quarta-feira, 4 de abril de 2012

Maicon fixa-se como central

Pela primeira vez esta época, sem que haja impedimento de nenhum outro central, Maicon prepara-se para fazer dois jogos consecutivos na posição pela qual sempre clamou, mesmo quando sistematicamente elogiado pelo desempenho a lateral-direito.
A boa exibição defensiva na receção ao Olhanense parece ter convencido Vítor Pereira e derrubado o estatuto de Rolando, que durante os oito meses que a época já leva foi sempre intocável. Maicon, indiscutível também desde que, em novembro, entrou para lateral-direito, deve então ter uma oportunidade para se fixar no centro, afinal aquilo que sempre desejou, até para aspirar à seleção brasileira.
Se o jogo fosse em casa, não restariam dúvidas, até porque os últimos encontros nessa condição confirmam que nesta fase Vítor Pereira prefere Sapunaru à direita, para que a equipa tenha alguma acutilância pelas duas laterais e não apenas pela esquerda. Jogando fora, a opção costuma ser Maicon à direita, com Rolando ao lado de Otamendi no centro. Desta feita, porém, não deve ser assim. O brasileiro é, para Vítor Pereira, o melhor central do FC Porto na atualidade. E, por isso, é no eixo que o treinador o prefere. Os números dão-lhe razão. Consigo a titular como central, o FC Porto sofreu cinco golos em dez jogos, à média de 0,5 por partida. Bem menos do que os 1,13 golos sofridos nos jogos em que qualquer outra dupla foi utilizada.
A cinco jornadas do final da época, e com Danilo próximo do regresso, podem finalmente ter chegado ao fim as constante alterações defensivas, especialmente as que dizem respeito à posição de Maicon. Rolando será o grande prejudicado. Nunca, em quatro anos de FC Porto, foi excluído por opção em duas semanas consecutivas. Agora parece ter caído para o terceiro lugar na hierarquia dos centrais.

"Airstrike" faz furor na internet


Há um vídeo no Youtube a fazer furor nas redes sociais. Trata-se de uma compilação de momentos de Maicon a jogar de cabeça, designada como "Airstrike", que em português significa "ataque aéreo." No seu Facebook, o jogador tem sido inundado de comentários e mensagens a esse propósito. As suas fortes cabeçadas, que para a Liga já valeram três golos, estão a ficar famosas e o nome "Airstrike" parece ter vindo para ficar e assentar definitivamente sobre as próximas ações similares.


3 questões: Rodolfo Reis, Ex-Jogador do FC Porto

"É o melhor neste momento"


1 Vítor Pereira deve manter Rolando de fora depois de ter vencido o Olhanense?

Ninguém assina contrato para ser titular, nem mesmo Messi ou Ronaldo. O treinador é que tem de avaliar, jogo a jogo, treino a treino, a regularidade dos seus jogadores. Mas é inequívoco que o Rolando não tem sido feliz nos últimos tempos. E o FC Porto fez um dos seus melhores jogos contra o Olhanense. Por isso, neste momento, tem de ir a Braga com a mesma equipa que disputou o último jogo. Não é só com a mesma defesa.


2 Quem é, para si, a dupla de centrais ideal neste momento?

Enquanto dupla não tenho a certeza qual funcionará melhor. Mas o melhor central, aquele que dá mais confiança e que, jogando num ou noutro lado, tem estado sempre bem é o Maicon. Otamendi e Rolando têm oscilado boas com más prestações. Mangala também. Por isso compreendo que se continue a procurar a dupla ideal.


3 Há 15 jogos consecutivos que o treinador muda a defesa. Isso explica alguma inconsistência?

Não vou culpar Vítor Pereira. Ele ainda anda à procura da equipa ideal, que seja boa a atacar ou a defender. Isto porque há sempre incerteza em relação ao desempenho de alguns jogadores que o ano passado eram indiscutíveis. O FC Porto foi brilhante contra o Olhanense e, por isso, eu não mudaria ninguém em Braga. Mas infelizmente isso não garante que volte a ser brilhante. Infelizmente, esta época tem provado que nem sempre vale a pena manter as equipas.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: