quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Jackson: «Conseguimos o resultado e isso é que importa»


Jogador do F.C. Porto diz que foi «um jogo muito complicado»


Jackson Martinez, jogador do F.C. Porto em declarações à Sport tv no final do V. Setubal-F.C. Porto
«Foi um jogo muito complicado. Eles procuraram fazer um bom jogo e nós, para fazermos a diferença tínhamos que dar o nosso melhor. Conseguimos o resultado e isso é que importa».

[Sobre ser o melhor marcador da Liga] «É sempre bom marcar, mas tenho estado tranquilo e paciente. Houve jogos em que não marquei, mas trabalhei da mesma forma»

[Sobre o 1º lugar na classificação] «A equipa está a trabalhar bem e vamos tentar manter-nos nesta posição».

[Sobre a concorrência de Liedson] «Que seja bem-vindo. Eu vou continuar a trabalhar sempre da mesma forma e a opção depois é do treinador».

Vítor Pereira sobre Liedson: «Porquê, já chegou?»


Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto, foi confrontado com a contratação de Liedson, após o triunfo frente ao V. Setúbal. Declarações na flash interview da SportTV:

«Falar de Liedson? Porquê, já chegou? Ainda não tenho confirmação. Quando tiver confirmação, falarei sobre esse assunto com todo o gosto.»

Vitor Pereira: «Arbitragens? Gostava de ver os outros...»


Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto, comentou desta forma o triunfo dos dragões no reduto do V. Setúbal. Declarações na flash interview da SportTV:

«Entrámos bem no jogo, criámos duas ou três situações e marcámos. Houve uma reação clara do V. Setúbal, que foi uma equipa agressiva, disputou cada lance e criou-nos problemas. Até final da primeira parte, foi isso a que se assistiu. Criaram-nos de facto alguns problemas. Na segunda parte fomos muito mais equipa, aproveitámos também o facto de estarmos a favor do vento, criámos mais oportunidades, claro que as expulsões facilitaram e marcámos mais dois golos. Dizem que não falo quando sou beneficiado. Gostava de ver outros treinadores a fazer isso, gostava também de ver árbitros a admitirem quando não estão bem. Hoje, com sinceridade, as expulsões foram lances de segundo amarelo. Sinceramente, neste último lance, não percebi o que foi marcado. Foi um jogo muito difícil, com mérito para o V. Setúbal, e levamos daqui três pontos importantes.»

in "maisfutebol.iol.pt"

O FC Porto é isto: três golos sem resposta (0x3)


Três golos do FC Porto, duas expulsões no Vitória de Setúbal e os três pontos no bolso azul e branco. Os bicampeões nacionais colam-se ao Benfica no topo da classificação e terminam - tal como o rival encarnado - a primeira volta sem derrotas.
Jackson não facilitou na marca de grande penalidade
Vitória de Setúbal e FC Porto subiram ao relvado do Estádio do Bonfim para colocarem as contas da Liga portuguesa em dia. No último jogo da primeira volta da Liga - encontro que ficou em atraso da 12.ª jornada devido ao mau tempo – os bicampeões nacionais tiveram uma entrada forte e podiam ter chegado à vantagem bem cedo.
Aos sete minutos, Jackson Martínez apareceu isolado na cara de Kieszek, tirou o polaco da frente mas rematou para fora. Ainda assim, a jogada foi invalidada por Pedro Proença por fora-de-jogo no ataque portista.

Jackson marcou mais dois para a sua conta pessoal ©Carlos Alberto Costa
O árbitro português – que Lucho González achou estranho não ser chamado ao clássico com o Benfica – voltou a ser o juiz da partida no Bonfim (tal como o seria no dia em que foi adiado o jogo) e, aos nove minutos, assinalou uma grande penalidade a favor dos portistas. Proença entendeu que Pedro Santos, do Vitória de Setúbal, carregou Varela pelas costas.
Chamado a marcar o pontapé dos onze metros... Jackson Martínez não falhou e colocou os azuis e brancos na frente.
Pouco depois, aos 10, foi Kelvin a ficar perto do segundo. O brasileiro atirou para uma boa defesa do guarda-redes sadino, após cruzamento rasteiro de Lucho.
O FC Porto, sobretudo nos primeiros 25 minutos, ia mostrando que queria resolver rapidamente a partida.
Quanto ao Vitória de Setúbal, por seu lado, não conseguia sacudir a pressão a que era sujeito pelos nortenhos. De resto, apenas aos 22 minutos, os setubalenses chegaram com perigo à baliza de Helton; Meyong atirou com força mas a bola foi embater em Mangala. Na recarga, Bruno Turco ganhou um canto.
Este foi o primeiro de vários lances que levaram algum calafrio à defesa portista. É que até ao final da primeira parte, o FC Porto tentou colocar "gelo" na partida mas os sadinos tentavam – aqui e ali – ameaçar as redes de Helton. Seja como for, os portistas foram a vencer por 0x1 ao intervalo.
Duas expulsões para o V. Setúbal e mais um de Jackson
No recomeço, o treinador do FC Porto deixou Kelvin nos balneários e lançou em campo o regressado Maicon. A equipa azul e branca arrumou-se, pois, da seguinte forma: Alex Sandro a extremo, Mangala desviou-se para o lado esquerdo da defesa e Maicon passou a assumir a zona central ao lado de Otamendi.
Tal como na primeira parte, o FC Porto voltou a tentar imprimir dinâmica no seu jogo na busca do segundo golo. E ele podia ter chegado logo ao segundo minuto da segunda metade; Moutinho, de livre direto, levou perigo para a baliza de Kieszek.

Proença expulsou dois jogadores do Vitória ©Carlos Alberto Costa
Com Ricardo Sá Pinto a assistir ao encontro e pouco mais de duas mil pessoas numa fria noite em Setúbal, seria a vez de Helton, pouco depois, testar o coração dos portistas. O internacional brasileiro, em lance individual à entrada da área, tirou três adversários do caminho, empurrou um deles e depois sacudiu a bola para longe. Vítor Pereira, no banco, não gostou da iniciativa do guarda-redes portista.
Os minutos que se seguiram foram de fraco futebol. O encontro foi sofrendo várias paragens, perdeu andamento e ambas as equipas iam jogando afastadas das respetivas zonas de perigo. A equipa do FC Porto ia gerindo a sua magra vantagem de um golo e os vitorianos não pareciam ser capazes de ameaçar Helton.
Até ao final, o FC Porto segurou e ainda aumentou a vantagem. Aos 86 minutos, o Cha Cha Cha aproveitou o espaço dado pela defesa sadina e, à entrada da grande-área, rematou rasteiro e bateu Kieszek. Aos 90', Lucho fechou a contagem num remate cruzado, após um passe de classe de João Moutinho.
Assim, os azuis e brancos colam-se ao Benfica no topo da classificação com 39 pontos. Os portistas, tal como os benfiquistas, encerram a primeira volta sem derrotas, tendo apenas perdido três pontos (fruto de três empates).
Já a equipa do Vitória de Setúbal, que acabou a partida reduzida a nove jogadores por expulsão de Bruno Gallo e Jorginho, continua nos lugares baixos da classificação.

in "zerozero.pt"

V. Setúbal-FC Porto, 0-3 (destaques)


A figura: Jackson Martínez
Terceiro «bis» da época, segundo na Liga, que permite ultrapassagem a Meyong e estatuto de líder da lista de melhores marcadores da principal competição nacional, com catorze golos. Inaugurou o marcador logo aos nove minutos, de penalty, e voltou a festejar aos 86, de bola corrida. Pelo meio, mesmo quando o F.C. Porto foi inferior no jogo, esteve muito ativo a segurar jogo na frente, procurando ajudar a equipa a subir no terreno.

O momento: duplo erro de Pedro Santos
Estavam cumpridos apenas nove minutos quando o jovem extremo sadino quis fintar Alex Sandro em zona proibida, e acabou por perder a bola, para depois cometer penalty sobre Varela. Um duplo erro, muito cedo, que condicionou a estratégia da sua equipa.

Outros destaques:

Meyong
Para além da derrota ainda viu Jackson Martínez ultrapassá-lo na liderança da lista de melhores marcadores, mas a verdade é que fez tudo para que a noite fosse mais feliz. Ao penalty do colombiano e a duas oportunidades portistas que se seguiram respondeu com duas iniciativas individuais que colocaram a defesa contrária em sentido. Deu muito trabalho a Otamendi e Mangala, primeiro, e depois também a Maicon. Merecia um golo.

Lucho
Não sabe jogar mal, como já é do conhecimento geral. Não esteve especialmente inspirado, mas mesmo quando isso acontece é um dos melhores elementos em campo. Foi deixando apontamentos de classe, aqui e ali, e fechou as contas em cima do minuto 90.

Bruno Amaro
Como sempre, procurou ser o «pulmão» da equipa. Estar em todo o lado, procurar o desarme e depois também aparecer perto de Meyong. Foi uma autência «carraça» para Defour, Lucho e Moutinho, mas sobretudo na primeira parte, que na etapa complementar pareceu acusar desgaste.

Bruno Gallo
Apenas nove minutos em campo bastaram para ver dois cartões amarelos e ir para o banho mais cedo (79m), condicionado ainda mais as esperanças sadinas. Noite para esquecer!


in "maisfutevbol.iol.pt"

FC PORTO B DÁ A VOLTA E VENCE PORTIMONENSE


O FC Porto B derrotou no final da tarde desta quarta-feira o Portimonense por 2-1, em jogo da 24.ª jornada da Segunda Liga, num jogo em que a equipa teve de recuperar no marcador, em condições climatéricas muito difíceis.

Num terreno encharcado e sempre sob forte chuva, o FC Porto B entrou bem no jogo, a pressionar, mas viu-se a perder aos 13 minutos, quando um erro de Sérgio Oliveira isolou Simy, que não desperdiçou a oportunidade. 

Aos 26 minutos nova contrariedade para o FC Porto B, obrigado a retirar do campo o lesionado Anderson, substituído por Tiago Ferreira.

Sempre a mandar no jogo, o FC Porto B chegou à igualdade aos 31 minutos, num golo de Edu e que dava alguma justiça ao bom jogo da equipa.

Na segunda parte a pressão do FC Porto B acentuou-se, com várias jogadas na área algarvia, uma delas a terminar no poste da baliza, após remate de Edu.

A reviravolta concluiu-se a sete minutos dos 90, quando Zé António emendou à boca da baliza um remate desviado pelo corpo de um adversário.

Até ao final, nota só para um fora de jogo muito mal assinalado a Dellatorre, que seguia isolado para a baliza, após passe de Sérgio Oliveira.

FICHA DE JOGO

FC Porto B-Portimonense, 2-1
Segunda Liga, 24.ª jornada
23 de Janeiro de 2013
Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia

Árbitro: Luís Ferreira (Braga)

FC PORTO B: Stefanovic; Diogo Mateus, Anderson (Tiago Ferreira 26´), Zé António, Victor Luís; Pedro Moreira, Edú, Sérgio Oliveira, Michael Seri (Fred Maciel 79´); Fábio Martins (Dellatorre 57´), Vion.
Treinador: Rui Gomes.

PORTIMONENSE: Márcio Ramos, Chico, Ricardo Nascimento, Ruben Fernandes, Nelsinho, Wacaso, Zambujo, Vitor Gonçalves, Gonzalez (Dódó, 84) Márcio Madeira (Mika, 70) e Simy.
Treinador: Lázaro Oliveira.

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Simy (13m), Edu (31m), Zé António (83m)

Cartões amarelos: Michael (17), Diogo Mateus (35), Chico (44), Ricardo Nascimento (56), Wakaso (64), Nelsinho (83) e Zambujo (90).


in "fcp.pt"

JACQUES "Liedson será útil ao FC Porto"

Jacques, antigo avançado do FC Porto, aprova a contratação de Liedson. O brasileiro vai integrar, nas próximas horas, o plantel de Vítor Pereira.


Jacques, que já foi o melhor marcador do FC Porto, pensa que o FC Porto toma uma boa decisão ao contratar Liedson, por cinco meses. Na opinião do antigo avançado, "independentemente da idade, o Liedson é um jogador válido e vai ser muito útil ao FC Porto".

O ex-jogador, em entrevista a Bola Branca, ressalva o facto do Porto ter "só um ponta-de-lança [Jackson Martínez]" para justiticar a necessidade de ir ao mercado. A chegada de Liedson, de 35 anos, é observada como uma "boa aquisição".


in "rr.pt"

Dia de acertar calendário


Deveria ter sido a 14 de Dezembro, mas o relvado não deixou. Duelo entre sadinos e portistas representa toque de extremos na tabela e nos objectivos de época. Vitória de Setúbal-FC Porto, a partir das 20h15,


40 dias depois, haverá pontapé de saída. Em princípio. O tempo parece não querer nada com Setúbal e pode vir a afectar o reencontro entre Vitória e FC Porto.
A mera previsão meteorológica fica de parte, por agora. Se tudo correr pelo normal, sadinos e dragões estarão a jogar, pelas 20h15, os primeiros instantes de uma partida que deveria ter sido realizada a 14 de Dezembro. Nessa noite de sexta-feira, o mau tempo afectou o relvado do Bonfim e ambas as equipas acertaram novo encontro para hoje.
De lá para cá, muito mudou. O dragão está a três pontos do líder Benfica e precisa de vencer para não perder terreno na luta pelo título. Em meados de Dezembro, o Vitória não andava por lugares de descida mas, hoje, é abaixo da linha d'água que a equipa se encontra.
No encerramento definitivo da primeira volta do campeonato, há dois homens privados de ir a jogo, pela mesma razão.
Os regulamentos estipulam que o jogador que não esteja inscrito por uma das equipas à data inicial da partida não poderá alinhar na data do reagendamento do desafio. É o caso de Izmailov, contratado pelos portistas ao Sporting somente este mês. É o caso de Makukula, que assinou pelos setubalenses na semana passada.
A hora de Castro
Após a goleada sofrida diante do Sporting de Braga (4-1), é expectável que José Mota mude algo no figurino sadino.

Nomes como Amoreirinha ou Cristiano podem dar lugar a Miguel Lourenço e Bruninho.
Vítor Pereira vai ser forçado a mexer no onze que bateu o Paços de Ferreira (2-0). Fernando concluiu uma série de cinco amarelos diante dos castores e está castigado. Castro deve ocupar o posto do "Polvo" no "miolo" azul e branco.
No Bonfim, dragão é rei
Vitória de Setúbal e FC Porto defrontaram-se por 64 vezes para o campeonato no Bonfim. A vitória sorriu aos nortenhos por 33 ocasiões, contra os dezasseis triunfos da equipa verde e branco. Pelo meio, houve quinze empates.

Esta época, as duas equipas já se defrontaram. Para a fase de grupos da Taça da Liga, o FC Porto levou a melhor, vencendo por 1-0, no estádio do Dragão.

Pedro Proença apita para o início do Vitória de Setúbal-FC Porto às 20h15. NaRenascença, haverá relato. Em rr.sapo.pt, haverá acompanhamento ao minuto.


Liga Zon Sagres: 12ª jornada
Estádio do Bonfim, Setúbal
Árbitro: Pedro Proença (AF Lisboa)

Equipas prováveis
Vitória de Setúbal
Kieszek; Pedro Queirós, Jorge Luiz, Miguel Lourenço e Nélson Pedroso; Ney, Bruno Amaro e Paulo Tavares; Bruninho, Meyong e Pedro Santos.
FC Porto
Helton; Danilo, Mangala, Otamendi e Alex Sandro; Castro, Moutinho e Lucho; Defour, Jackson Martínez e Varela.


in "rr.pt"

"VAMOS AOS AÇORES IMPOR O NOSSO HÓQUEI"


O FC Porto Império Bonança mal tem tempo para respirar. Após vencer no sábado, em França, o Saint Omer, por 8-3, os Dragões regressam ao Campeonato nacional para enfrentar a deslocação mais longa da prova, ao recinto do Candelária, na ilha açoriana do Pico. Hélder Nunes conhece as dificuldades, mas garante que os Dragões vão "impor" o seu jogo.

"Eles começaram a época pior do que esperavam, porque pensam sempre nos lugares cimeiros. Agora mudaram de técnico e conheço melhor o Vítor Silva. Foi meu treinador e é um bom profissional, mas o Candelária também tem bons jogadores e é uma equipa forte. Sabemos que estão a crescer mas vamos lá impor o nosso hóquei e ganhar", declarou o jovem Dragão, de apenas 18 anos.

Hélder Nunes reconhece que deslocação é "das mais difíceis" da época, "também pela viagem", que implica três voos. Porém, mostra-se optimista, mesmo depois da equipa portista ter ficado retida no estrangeiro mais um dia do que era esperado, após o jogo frente ao Saint Omer. "Somos profissionais, temos de esquecer tudo quando for a hora do jogo. Sabemos que vai ser um jogo difícil mas vamos entrar para ganhar", justificou.

O defesa-médio fez ainda um balanço da jornada da Liga Europeia, em França: "O nosso objectivo era garantir o apuramento. Acho que o fizemos bem e mostrámos o nosso hóquei. Tivemos lá uma boa massa adepta, com elementos dos Super Dragões a apoiar-nos. Sentimos isso, quisemos dar-lhes uma alegria e conseguimos".


in "fcp.pt"

"ESPERO MANTER DINÂMICA DE VITÓRIA"


Rui Gomes antecipou esta terça-feira a recepção de amanhã ao Portimonense, com o desejo de manter o FC Porto B na rota das vitórias, perante uma equipa mais bem classificada e que está a fazer "um excelente campeonato", mas o técnico também sente a sua "equipa a crescer".

Na primeira volta o FC Porto B empatou em Portimão, como vai ser desta vez?
Espero que consigamos desta vez vencer, apesar do Portimonense estar a fazer um excelente campeonato, está à nossa frente. Aliás, nesta sequência de quatro jogos defrontamos equipas que estão à nossa frente, quer a Naval, quer o Tondela, quer o União, quer agora o Portimonense. Na altura, foi um jogo bastante complicado, com o nosso empate a surguir mesmo no fim, fizemos um jogo muito interessante lá, espero que consigamos repetir a exibição e que desta vez conquistemos os três pontos.

Que análise faz ao adversário e à sua equipa?
O Portimonense vem de uma vitória, está moralizado, equipa que está provavelmente a fazer um campeonato acima das suas expectativas e que vem com esse sentimento, de equipa que não tem nada a perder. Em relação, a nós, acho que estamos mais fortes, estamos mais coesos, somos uma equipa com maior capacidade de responder às diferentes nuances do jogo. O jogo não deixa de ser um jogo e o adversário por mérito pode-nos criar problemas. Eu sinto que a equipa tem vindo a crescer.

A vitória na Madeira é um bom alento para este jogo?
Muito importante, há 14 jogos que o União não perdia, essas coisas não acontecem por acaso, uma equipa que está tanto tempo sem perder é porque tem qualidade, mas a vitória foi completamente justa, apesar das dificuldades, em especial na segunda parte, por causa do factor vento, que estava bastante forte. Fizemos uma excelente exibição e podíamos perfeitamente ter ganho por números mais tranquilos, mais confortáveis. Espero que consigamos manter essa dinâmica de vitória e que nesta quarta-feira somemos mais três pontos.


in "fcp.pt"

«Vamos para uma super equipa», afirma Morgillo


Na Venezuela, já são dadas como certas as transferências de Victor Garcia e Luis Morgillo para o FC Porto, ambos para as próximas três temporadas.

Os dois jovens internacionais sub-20 pela Venezuela deixaram a Argentina, onde decorreu o Sul Americano sub-20, há duas semanas, para efetuarem os respetivos exames médicos, e viajaram para o Uruguai, onde a imprensa venezuelana garante que os dois assinaram contrato com um diretor do FC Porto.

Morgillo, central de 19 anos, deve agora ser emprestado a outro clube português, enquanto o futuro de Garcia deve passar pela equipa de juniores.

«Ir para a Europa é o sonho de qualquer jogar. Isso e ir à seleção. Na minha carreira tem sido tudo muito rápido e está bem encaminhada. Aconteceu tudo de repente, até estou surpreendido. Que mais posso pedir no futebol?», afirmou Victor Garcia que, com 16 anos já jogava na primeira divisão daquele país.

Já Morgillo, que se formou como jogador no San Agustín de El Paraíso, não foge à regra de qualquer jovem:

«Isto é um sonho. Sabemos que vamos para uma super equipa, importante a nível mundial.»


in "abola.pt"

FAZ EXAMES E ASSINA ATÉ AO FINAL DA ÉPOCA


Deixou o carnaval do Rio de Janeiro para trás e chega com vontade de voltar a sambar nos relvados portugueses. Liedson aterra hoje em Portugal acreditando que, aos 35 anos, será capaz de dar à sua carreira uma segunda juventude.

A motivação está em alta, não tendo sido por acaso que o Levezinho insistiu para que as negociações com o Flamengo tivessem um desfecho positivo, disponibilizando-se para um contrato de empréstimo que lhe garante, para já, pouco mais de quatro meses ao serviço do FC Porto. Marcar golos e convencer os dragões a exercer a opção de compra do passe é o seu próximo desafio, dado que no Brasil dificilmente voltará a ter mercado, em face do seu salário elevado.

Apontado para ganhar 80 mil euros líquidos por mês ao serviço dos azuis e brancos, o Levezinho apenas tem de superar uma derradeira formalidade, os exames médicos, antes de colocar o preto no branco. Embora as informações oriundas do Brasil garantam que o dianteiro está em condições de jogar, o facto é que padece de dores crónicas no joelho esquerdo, sequela de três cirurgias – duas quando representava o Sporting e outra já no Brasil, determinada pelos médicos do Corinthians. “Vai ser assim pelo resto da vida dele, porque é um joelho sofrido há anos”, comentou Joaquim Grava, o responsável pela derradeira artroscopia.

Escrutínio

Tendo em conta que o FC Porto confia em Jackson Martínez como primeira opção para a posição 9, essa eventual dificuldade de Liedson em suportar uma utilização contínua acaba por esbater-se. Trata-se de uma questão clínica que terá, certamente, de ser analisada pelos médicos portistas, mas ao que tudo indica superável. Até porque o Levezinho, no Brasil, somou um número elevado de jogos nos últimos dois anos, tendo a sua aptidão sido novamente escrutinada quando se mudou do Corinthians para o Flamengo, em julho passado. Caso a contratação seja oficializada, como se prevê, Vítor Pereira passará a contar com uma solução válida, tanto para render Jackson como para alargar a frente de ataque, solução tática que com Kléber só muito raramente foi utilizada.

Veterano atuou em 88 jogos no Brasil

• A condição física de Liedson é um ponto fulcral para que a contratação seja oficializada. Apesar da idade, e dos problemas que chegou a arrastar, o facto é que o dianteiro realizou um total de 88 jogos desde que deixou o Sporting para voltar a competir em solo brasileiro, em fevereiro de 2011. Nesse ano, ainda obteve 23 golos ao serviço do Corinthians, acabando por quebrar em 2012 para um total de 8 golos entre o período que passou no emblema de São Paulo e os encontros que realizou já com a camisola do Flamengo. Nos 25 jogos que fez pelo Sporting, em 2010/11, o Levezinho ainda somou 10 tentos ao seu pecúlio.

in "record.pt"

Promessa venezuelana no Dragão


O médio Víctor Garcia deve ser confirmado como reforço até final do mês e, apesar de apontado à equipa B, o mais provável é que evolua junto do plantel de juniores.
O FC Porto deve avançar para a contratação, por empréstimo, do médio venezuelano Víctor García, que esteve recentemente no Sul-americano sub-20 que ainda se disputa na Argentina. 

O jogador do Real Esppor, de 18 anos, é uma possibilidade para os dragões, devendo reforçar, numa primeira fase, a equipa de juniores. Ao que O JOGO apurou, foi ainda oferecido à SAD o também venezuelano Luis Morgillo, defesa do mesmo clube que não entra nos planos portistas. 

Quanto a Víctor García, há interesse no mais jovem jogador utilizado na primeira equipa do Real Esppor, que milita no principal escalão da Venezuela. García estreou-se com 16 anos e 3 meses e já soma mais de 30 jogos, sendo ainda internacional sub-17, sub-20 e AA pelo seu país (um jogo pela seleção maior, contra as Honduras, em 2011). O médio deve ser confirmado como reforço até final do mês e, apesar de apontado à equipa B, a verdade é que o mais provável é que, até final da época, evolua junto do plantel de juniores.

in "ojogo.pt"