sexta-feira, 19 de julho de 2013

Iturbe e Fucile a bordo


FC Porto começa com o Avanca

Dragões jogarão em casa na primeira jornada do Campeonato Nacional, ao passo que o Sporting recebe o Belenenses e o Benfica o Fafe
O pentacampeão nacional FC Porto vai iniciar a defesa do título em casa frente ao Avanca, ditou o sorteio realizado esta sexta feira na sede do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa.

Além do encontro dos dragões, a primeira jornada do campeonato nacional, marcada para o dia 7 de setembro, terá ainda um dérbi lisboeta entre Sporting e Belenenses, além os confrontos Benfica-Fafe, ABC-ISMAI, Sporting da Horta-Madeira SAD e Águas Santas-Passos Manuel.

Nas primeiras quatro jornadas, haverá três clássicos, com o FC Porto a receber o Sporting na segunda ronda, antes de visitar o Benfica na seguinte, com os dois grandes lisboetas a defrontarem-se na quarta ronda.

À margem do sorteio da primeira fase do campeonato nacional, foram entregues os prémios da última edição da prova, com Pedro Solha (Sporting) a ser o melhor jogador, Pedro Cruz (Águas Santas) o melhor marcador e Vicente Álamo (Benfica) o melhor guarda-redes.

in "ojogo.pt"

F.C. Porto: Matos (ex-Leixões) reforça baliza da equipa B

Atleta de 34 anos junta-se a Kadu e Caio no lote de guarda-redes


Ricardo Matos é o nome escolhido para fechar o lote de guarda-redes do F.C. Porto B, pode adiantar o Maisfutebol. O atleta de 34 anos deixou o Leixões no final da época e assinou por uma temporada com os dragões. 

Formado nas escolas de Boavista e Senhora da Hora, o atleta contabiliza passagens por Sandinenses, Limianos, Serzedelo, Rio Tinto, Tirsense, Famalicão, Ribeirão, V. Setúbal e Leixões. Pelos sadinos, Matos atuou na I Liga. 

O F.C. Porto procurava um guarda-redes experiente para acompanhar os jovens Kadú (18 anos) e André Caio (19 anos) na luta pela baliza da equipa B, um pouco à semelhança do que fez com o defesa Zé António. 

A escolha recaiu em Ricardo Matos, um elemento que garante qualidade e serenidade ao conjunto treinado por Luís Castro. 

Senhor de uma excelente estampa física (1,91 metros e 86 kgs), Ricardo Matos jogou no Estádio do Dragão contra o F.C. Porto a 5 de fevereiro de 2012, para a Taça da Liga. 

Apesar da derrota do Vitória de Setúbal por 2-0, Ricardo Matos foi um dos melhores homens em campo. 

Ventura e Bracali têm contrato com o

in "maisfutebol.iol.pt"

Rui Costa iguala feito de Agostinho ao vencer mais uma etapa no Tour

Três dias depois, o português voltou a ser o mais forte na Volta a França. Ciclista da Movistar faz história.


É um ano perfeito. Vitória na Volta à Suíça pelo segundo ano consecutivo, campeão nacional de contra-relógio e duas vitórias no Tour 2013. Mais: Rui Costa acaba de igualar um feito só conseguido pelo maior nome de sempre do ciclismo português - Joaquim Agostinho.

Três dias depois de ter vencido a 16ª etapa da Volta a França, Rui Costa voltou a ser o mais forte. O atleta português da Movistar cruzou isolado a meta em Le Grand-Bornand, com 48 segundos de vantagem sobre Andreas Klodën. Antes de Rui Costa, só um português conquistou mais de uma etapa na mesma edição do Tour: Joaquim Agostinho, em 1969, ano em que foi o mais rápido em dois dias.

Esta sexta-feira, na 19ª etapa da edição centenária da Volta a França, Rui Costa lançou-se para a dianteira a 17 quilómetros do final, com os Alpes como cenário. O atleta natural da Aguçadoura, na Póvoa do Varzim, fechou o trajecto de 204,5 quilómetros com 5h59m01s. 


Rui Costa é agora 24ª da geral individual, a 42m16s do líder, Christopher Froome. O português ficou de fora da luta pela geral há vários dias, depois de ter sido forçado a ficar para trás numa das etapas, de forma a ajudar o espanhol Valverde, afectado por um furo. 

O ciclista da Movistar é um dos cinco portugueses com vitórias no Tour e já soma três no total: duas este ano e uma em 2011. Sérgio Paulinho (que está em competição na edição deste ano), Joaquim Agostinho (cinco etapas), Acácio da Silva (três etapas) e Paulo Ferreira (uma etapa) compõem o quinteto com triunfos no Tour.

Para o ciclismo português trata-se de mais uma conquista importante em poucos dias. Há uma semana, Rui Oliveira conquistou a primeira medalha de sempre de Portugal num campeonato europeu de pista, arrebatando a prata.


CLASSIFICAÇÃO DA 19ª ETAPA
1. RUI COSTA (MOVISTAR TEAM) 05h 59' 01''  
2. ANDREAS KLÖDEN (RADIOSHACK LEOPARD) + 00' 48''
3. JAN BAKELANTS (RADIOSHACK LEOPARD) + 01' 44''
4. ALEXANDRE GENIEZ (FDJ.FR) + 01' 52''
5. DANIEL NAVARRO (COFIDIS, SOLUTIONS CREDITS) + 01' 55''
6. BART DE CLERCQ (LOTTO-BELISOL) + 01' 58''
7. ROBERT GESINK (BELKIN PRO CYCLING) + 02' 03''
8. ALESSANDRO DE MARCHI (CANNONDALE) + 02' 05''
9. MIKEL NIEVE ITURRALDE (EUSKALTEL - EUSKADI) + 02' 16''
10. RUBEN PLAZA MOLINA (MOVISTAR TEAM) + 02' 44''

CLASSIFICAÇÃO GERAL
1. CHRISTOPHER FROOME (SKY) 65h 15' 36''  
2. ALBERTO CONTADOR (TEAM SAXO-TINKOFF) + 05' 11''
3. ROJAS QUINTANA (MOVISTAR)  + 05' 32''
4. ROMAN KREUZIGER (TEAM SAXO-TINKOFF) + 05' 44''
5. JOAQUIN RODRIGUEZ OLIVER (KATUSHA TEAM)  + 04' 14''
...
24. RUI COSTA (MOVISTAR) + 42' 16''

in "rr.pt"

Hulk, Falcao, James. FCP como rei do top 20 do mercado

Cavani no Paris SG altera o ranking das maiores transferências mas o Porto, esse, continua a ser o único com três representantes. Se alargarmos para o top 50, lá aparece um clube a estorvar os dragões. Espante-se, é a Lazio (quatro)

Boite, ballet, bibelot, chauffeur, complot, dossier, ecrã, matinée, pivot, toilette. Para onde quer que nos viremos, o galicismo está invariavelmente presente no nosso dia a dia. Como se isso fosse pouco, ainda há o Tour e aquelas paisagens. Magnifique! Se puxarmos um pouco mais pela cabeça, recordamo-nos da final do Mundial sub-20 no sábado à noite. Quem ganha? Oh la la, tu queres ver? Oui, c'est vrai.

A França. é quem mais ordena mas, atenção, é um país sui generis - e isto já não é um galicismo, é "só" latim. Em selecções, a França é a primeira (e única) a ganhar todas as cinco competições FIFA, entre Mundial AA, Mundial sub-20, Mundial sub-17, Taça das Confederações e Jogos Olímpicos. Em clubes, o rendimento é quase, quase inexpressivo: só uma Taça dos Campeões (Marselha-93) e uma Taça das Taças (PSG-96). E o campeonato deles? Ui, é um cambalacho sem memória: 74 edições, 19 campeões, sete deles no século XXI (Nantes-2001, Lyon-2002, Bordéus-2009, Marselha-2010, Lille-2011, Montpellier-2012 e PSG-2013).

Très bien, o futebol assim é engraçado. Ou talvez não... Vai daí, Paris SG e Monaco puxam das carteiras e assumem-se como reis do mercado. Bastam duas transferências para abalar a estrutura do mercado, dois nomes que entram directamente no top 20 das mais valiosas de sempre: Cavani, mais conhecido como 64-milhões-de-euros, é o quinto mais caro de todos os tempos. James é o monsieur 45 M?, o 17.º dessa lista.

Okay (isto é um anglicismo), a França é dona e senhora do mercado mas o que é isso comparado com o FC Porto? Pardon? (e pronto, voltámos aos galicismos) Nesse top 20 das transferências, o FCP é o rei. Único, insuperável, sensacional e mais uns quantos adjectivos. Nos 20 mais caros, figuram o 10.º Hulk (55 M? para o Zenit em 2012), o 14.º Falcao (47 para o Atlético Madrid em 2011) e o 17.º James (45 para o Monaco).

Se estendermos as transferências para o top 50, o FC Porto mantém os três da vida airada mas aí já não é o líder de mercado. Culpa de quem, adivinha? Pode tentar todos os clubes e mais alguns: Milan (três jogadores), Juventus (dois), Barcelona (um, Figo), Real Madrid (um, Robinho), Atlético Madrid (três), Liverpool (dois) e Inter (dois).

Uma achega: é de Itália? Como, se já dissemos Milan, Juventus e Inter? Pois é, recue lá uns tempos e lembre-se dos novos-ricos de fim de século como o... Parma. Ahhhhh, com o dinheiro da Parmalat, n'est ce pas? Sim: Crespo (11.º), Buffon (12.º) e Thuram (26.º). Mas são só três jogadores. Quem dá mais, quem dá mais? Lazio! Entre 1999 e 2003, a equipa da capital vende Vieiri (19.º) e Crespo (46.º) ao Inter, Verón (22.º) ao Manchester United e Nedved (27.º) à Juventus. Ao todo, 164,8 milhões de euros. É o clube mais cheio de argent. Money. Dinheiro. Nesse capítulo, o FC Porto é "só" o quarto, com 147 M?.

Se mudarmos a tabela para os mais co
mpradores, é o Real Madrid quem "joga" melhor com um quarteto no top 10 (Ronaldo 1.º, Zidane 2.º, Kaká 4.º e Figo 7.º) e um total de 446,4 milhões de euros. Seguem-se Barcelona (277,9, com um tal Saviola 35,9 M? lá no meio), Chelsea (219,5) e PSG (188). É só grana.

in "ionline.pt"

Domingos sobre SC Braga, Académica, FC Porto e... Benfica

Atualmente sem clube, Domingos Paciência abordou vários temas do seu passado e não se coibiu de se debruçar sobre a possibilidade de treinar o FC Porto.

O técnico garantiu, em entrevista à Sport TV, que mantém uma relação de «amizade» com o presidente dos dragões, Pinto da Costa, e que é «do Porto, cidade e clube», acrescentando que «é normal ter a ambição de treinar o FC Porto».

Contudo, o treinador, de 44 anos, ressalvou que não existe uma obrigatoriedade em treinar os dragões e aceita o facto de não ter sido opção para suceder a Vítor Pereira: «Há que respeitar o facto de o FC Porto não entender que eu seria a pessoa indicada».

©Catarina Morais
Confessando que já foi «um técnico barato», Domingos, que esteve perto de orientar o Olympiakos e o PAOK, relembrou a sua carreira e destacou que o seu «topo foi a final da Liga Europa», ao serviço do SC Braga.

Sobre a sua passagem pelos minhotos, o técnico explicou que se tratou da experiência que o tornou «mais treinador», embora não esqueça a passagem por Coimbra, onde treinou a Académica: «Atingimos a melhor classificação do clube das últimas décadas, mas o ponto de maior alegria para as gentes de Coimbra foi a vitória na Luz, 53 anos depois, e logo por 0x3».

Aliás, o antigo avançado foi ainda questionado sobre a possibilidade de um dia treinar o Benfica, ao que Domingos respondeu que a sua «ligação ao FC Porto torna muito difícil poder um dia treinar o grande rival».

Além destes assuntos, Domingos Paciência pronunciou-se também sobre a sua passagem pelo Sporting e sobre a proposta que recusou do PAOK.

in "zerozero.pt"

Empresário de Oblak nega FC Porto

O guarda-redes esloveno Jan Oblak tem vindo a ser apontado, nos últimos dias, ao FC Porto. Uma hipótese que o seu empresário, Miha Mlakar, nega liminarmente. 
«Isso está completamente fora de questão», afirmou  Miha Mlakar, citado pelo jornal Record, negando um desvio de Oblak para o Dragão e apontado outro destino para o guardião esloveno, que na última época representou o Rio Ave por empréstimo do Benfica.
«Como já disse, estamos a negociar em Espanha. O Oblak não vai regressar a Portugal», afiançou o agente do guarda-redes de 20 anos.

in "zerozero.pt"

BARROSO "Fernando é fundamental para o FC Porto"

Antigo médio do FC Porto elogia o jogador dos dragões e não acredita na sua saída da Invicta.

"Um elemento fundamental": é assim que Barroso vê Fernando no plantel do FC Porto. O antigo médio-defensivo dos dragões considera o brasileiro "um jogador de qualidade" e, por isso, "essencial para o clube". 

O jogador azul e branco tem sido alvo de interesse de outros emblemas, mas a estrutura dos portistas não o considera transferível. 

"Com a saída de James e Moutinho, o FC Porto ficava com o meio-campo desfeito e teria que o refazer", argumenta o ex-atleta. 

Ainda assim, Barroso admite que, "às vezes, depende da oferta e da negociação que os clubes fazem". 

"O jogador desde que assina o contrato, sabe que é para cumprir. O Fernando já demonstrou que é um excelente profissional, que já na passada época teve ofertas e manteve um nível alto", acrescentou. 

"FC Porto é o candidato número um"
Em relação ao novo técnico da formação, Paulo Fonseca, não há dúvidas: "Independentemente do treinador, o FC Porto tem sempre uma equipa para ganhar. Não pensa noutra coisa. Tem uma estrutura muito forte e pessoas de grande categoria. É o candidato número um [ao título]."

in "rr.pt"

Bruma azul e branca

Refugiado em parte incerta, a jovem promessa Bruma não deixa escapar notícias sobre o seu paradeiro, nem alimenta polémicas sobre a sua situação.

A imprensa lá vai tentando evitar que se apague a fogueira, que pelos vistos já esteve mais incandescente, com o objectivo de manter o caso em permanente ordem do dia mas, em boa verdade, muito pouco tem sido dito que possa ajudar a construir cenários de um desfecho que ninguém ousa prever.

A CAP - Comissão Arbitral Paritária - um tribunal que serve para dirimir litígios entre jogadores e clubes, dispõe agora de quarenta dias para trabalhar num processo que se diz complicado, sendo previsível que só em finais de Agosto venha a ser tornada pública a sua sentença em função de toda a documentação carreada para o extenso dossier, e da qual não haverá recurso.

As partes continuam a esgrimir argumentos de teor diverso, não sendo legítimo, nesta altura, avançar prováveis desfechos.
O que para já parece inquestionável é a impossibilidade de um retrocesso em toda esta polémica, por estarem já demasiado extremadas as posições de ambos os lados.

Num futebol rico em fenómenos do género, eis surgiu agora também o caso Atsu, cuja ligação ao Futebol Clube do Porto passa por momentos de grande ebulição.
O jogador ganês, pouco utilizado por Vítor Pereira, já se havia recusado a prolongar o vínculo que o prende aos dragões apenas por mais um ano e, para acentuar a crise, manifestou até vontade de ir jogar para Inglaterra.

Atsu foi para a jarra, uma expressão tão querida do futebol português, e Paulo Fonseca já comunicou que não contava com a sua colaboração, tendo o jogador africano sido recambiado para a equipa B.

Acusado por sectores portistas de ingratidão por tudo quanto o clube lhe proporcionou no que toca à sua formação e crescimento, Atsu tornou-se inesperadamente num émulo de Bruma.
Será que andam ambos a ser mal aconselhados?

Ribeiro Cristovão in "rr.pt"

Atsu comunica saída

MENSAGEM NO FACEBOOK

Christian Atsu anunciou na sua página do Facebook a saída dos dragões. O jogador revelou que deixa os dragões para "concretizar sonhos".

Atsu agradece ao FC Porto por ter sido rampa de lançamento e pede "desculpa" aos adeptos por este desfecho.

Por fim, faz votos para que que "tudo se resolva de forma amigável".

Christian Atsu está a trabalhar junto da equipa B dos dragões, uma vez que não faz parte do plantel principal. A recusa em renovar fez com que o processo seguisse esse rumo.

A 14 de maio deste ano, o empresário Tony Appiah já tinha referido a Record que o Benfica estava atento à situação do extremo ganês, podendo tirar partido no futuro. Quinta-feira ao "Mais Futebol" acrescentou o nome do Sporting.

O vínculo de Atsu acaba no final desta época. Se o FC Porto não o vender até ao fecho do mercado, não receberá nada.

in "record.pt"

Espanhóis na mesma batalha

ATL. MADRID E SEVILHA AO LADO DOS PORTISTAS

Os jogos do FC Porto na Venezuela e na Colômbia estão inseridos na primeira edição do torneio batizado de Taça Euro-Americana, cuja organização está a cargo da Direct TV, cadeia televisiva sul-americana que também patrocina o evento. O certame será realizado em sete países diferentes e os clubes participantes nesta competição terão o objetivo de vencer de uma forma regional e não particular.

Explique-se: com um ponto atribuído por cada vitória, o objetivo passa por definir qual o continente, americano ou europeu, que sairá vencedor. Assim sendo, nesta “guerra”, os espanhóis serão aliados dos portugueses, uma vez que para além do FC Porto, só há mais dois representantes do Velho Continente, o Sevilha e o Atlético Madrid.

A título de curiosidade, refira-se que os azuis e brancos já estarão em solo português quando o vencedor for encontrado.

A terminar, refira-se apenas que tanto o Sevilha como o Atlético Madrid vão disputar três jogos nesta competição, enquanto que os dragões se ficam-se por dois.

in "record.pt"

Tony Appiah: «Benfica e Sporting estão atentos a Atsu»

EMPRESÁRIO DO GANÊS LANÇA AVISO

Enquanto Christian Atsu continua a trabalhar em silêncio junto da equipa B do FC Porto, o seu empresário vai-se mexendo no mercado, no sentido de tentar resolver a situação do extremo, de 21 anos.

Ontem, em declarações ao Maisfutebol, Tony Appiah voltou a lançar um aviso. Tal como tinha dito a Record, há pouco mais de dois meses, o agente FIFAcolocou novamente o Benfica na órbita do jogador. Mas não só: “Sabe quem está atento a tudo isto em redor do Atsu? Benfica e Sporting, claro. Conhecem-no e sabem que podem ficar com ele sem pagar nada.”

Tony Appiah não tem dúvidas de que, “no próximo ano, Christian Atsu estará num clube tão bom ou melhor do que o FC Porto”, deixando aberta a porta do Liverpool. Os reds tentaram contratar o extremo neste defeso, mas a SADportista recusou a proposta. “O Liverpool dava 4 milhões, mas o FCPorto não quis. Agora vão esperar por janeiro e oferecem-lhe um pré-contrato. Nessa altura, o FC Porto já nada recebe”, advertiu o agente do extremo.

De resto, o grande objetivo de Atsu é mesmo jogar em Inglaterra, onde foram diversos os clubes que já manifestaram interesse nos seus serviços. “O rapaz tem o sonho da Premier League. Todos temos sonhos. Isso é motivo para afastá-lo do plantel?”, estranha Appiah, lembrando que os dragões têm até 31 de agosto para fazerem um eventual encaixe.

PONTO DA SITUAÇÃO

Christian Atsu está a trabalhar junto da equipa B dos dragões, uma vez que não faz parte do plantel principal. A recusa em renovar fez com que o processo seguisse esse rumo

A 14 de maio deste ano, o empresário Tony Appiah já tinha referido a Record que o Benfica estava atento à situação do extremo ganês, podendo tirar partido no futuro

O vínculo de Atsu acaba no final desta época. Se o FC Porto não o vender até ao fecho do mercado, não receberá nada

in "record.pt"

Todos a postos para a Venezuela

Fonseca só tem de escolher quem vai disputar a Copa Euroamericana. A viagem está marcada para as 16 horas
Todos os 28 jogadores do plantel do FC Porto alinharam sem limitações no treino desta manhã, no Olival, e estão à disposição do treinador para a Copa Euroamericana. Paulo Fonseca só terá de escolher quem viaja, esta tarde, para a Venezuela.

A convocatória será conhecida ao início da tarde, pouco antes de os campeões nacionais embarcarem no vôo que os conduzirá à Venezuela, onde, no domingo, disputam o primeiro jogo do torneio, com o Anzoátegui. Na quarta-feira, o FC Porto joga, na Colômbia, com o Milionarios.

in "ojogo.pt"

ATSU PEDE DESCULPA EM EXCLUSIVO A O JOGO "Fui injusto com o clube"

Ganês quebra o silêncio em declarações a O JOGO, explicando o que quis dizer quando apontou à Premier League e revelando que nunca quis colocar em causa a sua posição no FC Porto. Disponível para clarificar tudo com os responsáveis, garante estar grato aos dragões.


Um grande mal entendido. É desta forma que Atsu resume os desenvolvimentos dos últimos meses, os mesmos que o colocaram à margem no FC Porto e com a porta da saída tapada. Tudo começou com uma confissão: no final da última temporada, o ganês disse pretender transferir-se para o futebol inglês. Uma frase que caiu mal no Dragão, motivando a sua exclusão do grupo de Paulo Fonseca e a transferência para a equipa B, com a qual se treina perante a recusa das propostas que, revelou o empresário, Tony Appiah, foram surgindo.

Atacado nas redes sociais, Atsu resolveu quebrar o silêncio e fê-lo em declarações a O JOGO. "Quero pedir desculpa a toda a estrutura e a todos os adeptos", arrancou.


in "ojogo.pt"