sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Danilo. Melhor reforço chega em Janeiro

Dragões gastaram uma verba recorde no Verão passado mas o brasileiro, o reforço mais esperado, só agora se vai poder estrear em Portugal. A expectativa é enorme



“No Verão os dias ficam maiores. No Verão as roupas ficam maiores. No Verão o calor bate recordes. E os corpos libertam seus suores.” A música dos Fúria do Açúcar fez furor nos anos 90 mas pecou por incompleta. Pelo menos no que ao futebol diz respeito. O calor do Verão também está associado a mais expectativas. Os adeptos perdem horas de sono a pensar em reforços e é sempre nos meses de Julho e Agosto que os jornais desportivos aumentam as vendas. E quando isso acontece não é apenas o calor que bate recordes. As transferências também.
Danilo é o nome que não sai da cabeça dos portistas desde que foi confirmado no Verão, na altura por 13 milhões de euros. Era destaque no Santos, na selecção brasileira de sub-20, e esteve a um passo de assinar pelo Benfica. Por outras palavras, era, tal como Iturbe, o jogador que mais expectativas criava no Dragão. O problema é que ia ficar no Brasil até ao final do ano e o FC Porto teria de esperar por Janeiro para o receber no aeroporto. Nos quatro meses seguintes, muito poderia acontecer, inclusive a subida de preço. De um momento para o outro, com 3,1 milhões de euros de comissão pelo meio, o valor final passou a ser de 17,8. Já não havia volta a dar: Danilo pode até nem ser o melhor reforço da época mas é com certeza o mais caro.
HERDEIRO DE BOSINGWA Dentro das quatro linhas, Danilo é considerado um todo--o-terreno. Consegue jogar no lado direito da defesa mas tem mais rotinas no meio-campo, como o próprio confessou em Abril: “Não me vejo como um lateral. Considero-me mais um jogador do meio-campo. Estou adaptado e tenho coisas para evoluir, mas vejo um caminho muito bom nesta nova posição.”
As comparações com Bosingwa surgem de forma natural. Tal como o brasileiro, o actual jogador do Chelsea era conhecido por conseguir actuar no meio--campo e no lado direito da defesa. A evolução é que foi a oposta. No Boavista de Jaime Pacheco era mais utilizado no meio-campo, mas só com a variação para a defesa é que se assumiu definitivamente como uma figura do futebol português. Tornou-se um dos laterais mais ofensivos no campeonato e ganhou um lugar na selecção nacional. Agora o FC Porto espera estar perante um herdeiro com a mesma ou mais qualidade.
O mau período do FC Porto em Novembro chegou a fazer de Danilo o único salvador da pátria capaz de evitar a hecatombe na temporada. A eliminação na Taça de Portugal e a eventual eliminação das competições europeias fez com que a ausência de Danilo fosse falada cada vez com mais insistência. Dois meses depois, o jogador contratado ao Santos já não tem o peso de ser o salvador, mas tem a possibilidade de ser o factor que fará a diferença. Há opções para a defesa e para o meio-campo, mas Danilo tem valor para entrar no onze de caras. Vítor Pereira sabe e também já aguarda este momento. O treinador parece ter reconquistado a equipa e o nível de contestação já diminuiu. Por isso ficou com mais tempo para pensar nas garantias e nas soluções que Danilo vai oferecer.
LATERAL VS. MÉDIO Sapunaru, Fucile e Maicon têm dividido o lado direito da defesa. No meio-campo, Fernando, Belluschi, Defour, João Moutinho e Guarín (Sousa parece estar de saída) também têm rodado e oferecem mais garantias. Para Vítor Pereira, a solução mais fácil e a que mais impacto imediato criará na dinâmica portista é a utilização de Danilo como lateral. Mesmo que isso vá contra a tendência do jogador.
Com o brasileiro do lado direito e Álvaro Pereira na esquerda, os portistas ficam com uma dupla de laterais muito ofensivos e capazes de oferecer outra dinâmica no ataque, retirando pressão e oferecendo espaço aos jogadores do meio- -campo. Esta variante permite também que Hulk e James Rodríguez, os dois maiores desequilibradores da equipa, percam a obrigação de se encostar à linha para fazer a diferença.
O jogo do Sporting é o primeiro de 2012 e o tempo para ganhar rotinas com os adversários será escasso. Ainda assim, tanto Vítor Pereira como os adeptos têm razões para estar confiantes. Afinal há 17,8 milhões a ser justificados.
in "ionline.pt"

Racing segura Teo com o melhor contrato da Argentina

AVANÇADO DEVERÁ FICAR EM AVELLANEDA



Afinal, aquilo que Teófilo Gutiérrez desejava era um aumento salarial que esteja de acordo com o seu valor e posição no seio do Racing Avellaneda. Desta forma, a equipa argentina prepara-se para oferecer um salário milionário para segurar o craque.
Segundo adianta o diário "Olé", o desejo do avançado é ter o melhor contrato da Argentina. Do lado dos dirigentes, a vontade é aceitar as exigências, de modo a segurar a sua grande estrela. Fica assim mais longe a possibilidade de Teo rumar ao FC Porto, situação que parecia praticamente definida há alguns dias.
Do ponto de vista técnico, Alfio Basile já disse que Teo é peça chave nas aspirações da equipa e a direção parece apostada em garantir as verbas necessárias para segurar o colombiano, de 26 anos.
"Insistimos em vários aspetos e finalmente conseguimos. Foi uma conversa positiva. Falámos de várias coisas: futebol em geral, da equipa, da família... O Teo é um homem importante para o projeto do clube. Há vontade de o ter a 4 de janeiro para o regresso aos treinos", confessou Roberto Ayala, coordenador técnico do clube.
"Disse-me que não cumpriram algumas promessas. Já tinha falado com os dois elementos mais importantes do clube e apenas me faltava falar com o Teo, agora o panorama está completa. Não vemos como opção a sua saída", acrescentou.
in "record.pt"

Acaz Fellenger: «Madaíl disse que Baía não criava bom ambiente»

ASSESSOR DE SCOLARI ESCLARECE



Depois de, em entrevista à RTP, na semana passada, Gilberto Madaíl disse que "Vítor Baía merecia uma explicação de Scolari", o assessor do antigo selecionador nacional respondeu ao anterior líder da Federação Portuguesa de Futebol, admitindo que a opção foi influenciada pela opinão de Madaíl.
"Quando iniciou o trabalho, o Scolari perguntou ao presidente Gilberto Madaíl sobre a participação de Portugal no Mundial'2002 e aí foi dito por Madaíl que o guarda-redes Vítor Baía não criava bom ambiente no balneário, não era um bom atleta de balneário", comentou Acaz Fellenger, assessor de imprensa de Luis Felipe Scolari, em declarações à RTP.
"Essa era uma das opinões do Gilberto Madaíl que foi passada a Scolari e, juntando a outras opções, foram essas as razões que levaram à não convocatória de Vítor Baía", concluiu
in "record.pt"

Liverpool "ataca" Fernando

Segundo o "Daily Mail" o clube inglês está disposto a pagar 20 milhões de euros ao FC Porto, para conseguir levar o médio brasileiro.


O interesse dos clubes ingleses em contratar o jogador do Porto continua.

Depois de ter surgidos noticias que davam conta do interesse do Chelsea em contratar Fernando, desta vez é o LIverpool que surge na rota do jogador brasileiro.

A equipa de Dalglish procura um reforço para o meio-campo, já que Lucas Leiva e Steven Gerrard, não disponíveis para jogar pelo Liverpool.
Fernando é uma possibilidade, sendo que o clube da cidade do Beatles está disposto a oferecer 20 milhões de euros pela sua saída do FC Porto.



in "rr.pt"

MERCADO

Agente diz que Guarín não está à venda

O FC Porto não está interessado em vender Guarín, pese embora a recorrência com que se fala do assédio de clubes italianos no médio. Quem o garante é Marcelo Ferreyra, empresário do jogador, que tem mantido contacto directo com os responsáveis portistas. "Gostaria de salientar que o Roma não fez qualquer proposta pelo jogador, pelo menos até este momento. Se estiverem interessados, estamos disponíveis para conversar. Mas também é verdade que FC Porto não quer vender o jogador nesta altura", explicou, ao site Roma GialloRossa, a propósito da notícia do "Corriero dello Sport", que diz na sua edição de ontem que o Roma ofereceu oito milhões de euros ao FC Porto pelo passe do colombiano.
Ainda de acordo com aquele jornal, os dragões só estarão disponíveis para conversar com 12 milhões de euros sobre a mesa. A cláusula de rescisão de Guarín é mais do dobro: 30 milhões de euros.

Inter na órbita do Cebola

O "Corriero dello Sport" escreveu ontem que o Inter de Milão pensa em Cristian Rodríguez para reforçar o seu ataque. De acordo com aquele jornal italiano, a ideia seria contratá-lo em Junho, livre de qualquer compromisso com o FC Porto. Mas, se o preço for bastante acessível, os milanenses não descartam negociá-lo já em Janeiro.

Souza diz que Cluj é "impossível"

O interesse do Cluj no empréstimo de Souza não tem pernas para andar. Real ou não, o médio tratou imediatamente de dizer que não está interessado em jogar naquele país. E não esteve com meias medidas. "Roménia? Impossível", escreveu na sua página do Facebook, depois de ter tido contacto com as notícias que falavam dessa possibilidade. O brasileiro não escreveu, contudo, que ficará no Dragão. Apenas negou aquele país.

in "ojogo.pt"

A longa procura de um ponta-de-lança

Foram tantos os nomes apontados ao ataque do FC Porto desde que se começou a especular a saída de Falcao. O JOGO faz um apanhado do que tem sido noticiado sobre o supostos alvos. Estes foram os mais badalados, entre outras referências circunstanciais: Vágner Love, Erick Torres, Lukaku ou Bendtner, por exemplo...

JACKSON MARTINÉZ
Dois golos para abrir mais o apetite

Martínez é mais um colombiano apontado aos dragões na rota da sucessão de Falcao. Podendo não ser primeira opção, os portistas seguem-no de perto para o atacar em força se o mercado não permitir a solução desejada. Jackson Martínez joga no Jaguares de Chiapas, do México, mas isso não significa que seja acessível. O presidente do clube admitiu sondagens, mas já reforçou mais do que uma vez que não está interessado em vendê-lo. Fala-se de 12 milhões de euros para convencer o clube a libertá-lo. Ontem, o dianteiro de 25 anos marcou dois golos na primeira jornada da Taça Mesoamericana e reforçou a importância no seio da equipa em que marcou sete golos na primeira volta do campeonato.

DIEGO TARDELLI
Anzhi quer ver-se livre dele

Chegou à Rússia há cerca de nove meses.Nessa fase chegou a falar-se da possibilidade FC Porto, mas os milhões do Anzhi foram decisivos na sua opção. Sem qualquer golo marcado neste período, a equipa milionária admite negociá-lo por quatro milhões de euros, metade do investido. Tardelli quer voltar ao Brasil, mas pode acabar no Catar. Ganha 185 mil euros por mês e, nesta fase, já não é uma prioridade.

LEANDRO DAMIÃO
Preço deixou-o fora de alcance

Altamente valorizado pelas constantes chamadas à selecção brasileira, o seu valor disparou depois do Internacional de Porto Alegre ter recusado 18 milhões de euros propostos pelo Tottenham. Os dragões queriam-no mesmo, mas não poderiam pagar mais e, por isso, Damião ficou fora da rota portista. Hoje tem cláusula de rescisão de 60 milhões de euros e alguns tubarões na sua peugada, como PSG ou Juventus.

FUNES MORI
Vale menos do que Belluschi

Primeiramente associado ao Benfica, o seu nome saltou para a órbita dos dragões no Verão passado e regressou agora, pois supostamente o River Plate, onde joga, ofereceu-o para tentar desbloquear o regresso de Belluschi à Argentina. Tal como no Verão, os dragões terão recusarado. Agora porque não quererão perder o médio. Antes porque Funes Mori tarda em provar o porquê de ser apontado como grande promessa.

STRACQUALURSI
Everton deu razão aos dragões

A época brilhante feita no Tigre, da Argentina, entusiasmou o FC Porto, que depois de o ter referenciado chegou a pensar na sua contratação. A hipótese foi entretanto descartada e o jogador foi emprestado ao Everton. Em Inglaterra, o avançado tem dado razão ao esquecimento a que os dragões o vetaram. Em meia época, apenas foi suplente utilizado cinco vezes e não marcou qualquer golo.

CARLOS BACCA
Brugge acaba de o assegurar

Carlos Bacca foi outro colombiano apontado aos dragões. O mais barato de todos ainda joga no seu país (Júnior de Barranquilla) e se os dragões o quisessem mesmo não teriam grandes dificuldades em assegurá-lo... até ontem, dia em que foi anunciada a venda por dois milhões de euros, mas sem ser revelado o destino. A Imprensa lembra o FC Porto, mas diz que o acordo é com os belgas do Brugge e que Bacca vai ficar no Júnior mais seis meses.

WELLITON
Segunda escolha por sete milhões

Aos 25 anos, o goleador do Spartak de Moscovo foi apontado aos dragões há algumas semanas, mas descrito como uma opção de segundo plano. O brasileiro, que soma 47 golos nos últimos 71 jogos do campeonato russo custaria sete milhões de euros. Tal como Gutiérrez, é baixo (1,74 metros) e joga em qualquer posição do ataque. Contra si tem o facto de não ter rotinas como ponta-de-lança único.

in "ojogo.pt"

Teo força, mas está difícil

A novela em torno da transferência de Teófilo Gutiérrez não terá desfecho breve. O empresário do jogador disse ontem a O JOGO que "nas próximas duas semanas não haverá desenvolvimentos", por causa da paragem para as festividades da passagem de ano e porque o Racing ainda precisa de tempo para pensar. Na Argentina, porém, insiste-se na ideia de que o avançado não está disposto a perder a transferência com que sempre sonhou e que está a forçar a barra, ao ponto de ameaçar não se apresentar no regresso aos treinos do Racing, já no dia 4. "Sobre isso não falamos", respondeu-nos Efraín Pachón, o agente do dianteiro. "São assuntos nossos", explicou, dando um claro indício de que, mesmo que isso não venha a acontecer, a intenção passa por aí. Ao diário argentino "Olé", já havia confirmado que o Teo não voltará mesmo à Argentina. "O Racing prometeu que em Dezembro o deixava sair para a Europa", explicou.
Para Gutiérrez, essa será a melhor forma de provar ao presidente do Racing que não quer ficar mais seis meses na Argentina. E, depois das palavras deste, o avançado acredita que a falta injustificada ao trabalho seria suficiente para o convencer a ceder às pretensões de o libertar. "Não queremos reter um jogador que não queira ficar connosco", disse Gaston Cogorno, o presidente do clube, mas deixando um aviso ao jogador: "Tem de se apresentar para começar a pré-época. É um compromisso que deve cumprir por ele e por respeito aos companheiros", frisa.
Para o convencer, Gaston Cogorno tem elogiado o jogador nos últimos dias. Alfio Basile, o novo treinador do Racing, também, como OJOGO escreveu ontem. "Comigo marcaria 15 golos. É um jogador muito importante. Quero conversar com ele. É fundamental para o meu estilo de jogo", disse Basile. "Gostaríamos de o manter o maior tempo possível, pelo menos mais um semestre", concordou o presidente. Ainda assim, confirmou que "se chegar uma oferta" a vai analisar. "Se for conveniente para todos, aceitaremos", continuou.
Enquanto cresce a especulação em torno do seu futuro, o jogador continua de férias. "Está tranquilo. Sabe que há cinco clubes interessados e que, por isso, tem tudo para melhorar de vida", contou a OJOGO Efráin Pachón, que, de forma indirecta, confirma estar a fazer um "forcing" para que o Racing não lhe corte as pernas a Teo. "Queremos que ele saia e estamos a bater-nos por isso. Mas tem de haver acordo entre as partes. Infelizmente não posso garantir que saia em Janeiro", lamenta. "O FC Porto é, entre os interessados, o clube onde ele gostaria de jogar", frisou.
Ao MaisFutebol, o pai do jogador confirmou também essa vontade. "O Téo está entusiasmado e ansioso por uma definição. Esperamos que a direcção do Racing não complique. Ele já sabe tudo do clube e reza por um entendimento. O FC Porto é o clube perfeito para ele. As pessoas do FC Porto demonstraram um interesse enorme, foram extremamente correctas e o Téo vai responder com golos e muita entrega", referiu. "A opção dele está feita. Quer jogar no FC Porto, impor-se na Europa e ficar muitos anos em Portugal. Falcao só nos disse bem sobre o clube. O Téo quer ser o seu sucessor", continuou. "Eles estão a fazer tudo para segurá-lo, mas o ciclo no clube acabou", finalizou.
O FC Porto aprecia Gutiérrez, isso é seguro, mas não está disposto a cometer loucuras e não trabalha apenas no jogador do Racing. Os dragões admitem outras soluções, mas ainda procuram ver o que resulta deste braço-de-ferro entre jogador e clube. Ao mesmo tempo, trabalham em alternativas. Aliás, a procura de um avançado tem sido um processo longo, como se pode ver aqui ao lado.

Nomeado

Teófilo Gutiérrez foi nomeado para integrar a equipo ideal de 2011 na América do Sul, numa votação que está a ser promovida pelo diário uruguaio "El País". O avançado que o FC Porto está a tentar contratar foi incluído nesta lista à custa da excelente temporada realizado ao serviço do Racing de Avellaneda. Exibições essas que, como se sabe, despertaram a cobiça de vários emblemas europeus nos últimos meses. Curiosamente, há mais um jogador que está a caminho dos dragões, este já contratado, que também foi nomeado para o 11 do ano. Trata-se de Danilo. O lateral-direito está a gozar os últimos dias de férias antes de viajar para Portugal e pode despedir-se do Brasil com mais esta distinção. A votação encerra hoje, mas o avançado na mira dos dragões não estava, ontem, entre os mais votados.

Assobiado

Em rota de colisão com o Racing, Teófilo Gutiérrez foi ontem muito contestado pelos adeptos do clube que ainda representa. O facto de estar, aparentemente, a forçar a saída, mas sobretudo ter manifestado disponibilidade para representar os grandes rivais do Racing, o River Plate e o Boca Juniors, não caiu bem na grande massa associativa do quarto clube argentino com mais adeptos. Cerca de dois mil participaram ontem numa festa de comemoração do 10º aniversário do título nacional ganho em 2001, o último que o clube alcançou. E foi durante esse evento que Teo Gutiérrez foi assobiado quando passaram imagens suas nos ecrãs que relembravam o percurso da equipa no último Torneio Abertura. Refira-se que o avançado teve o mesmo tratamento que o antigo treinador Diego Simeone, que abandonou o Racing na semana passada para assinar pelo Atlético de Madrid.

in "ojgo.pt"

MAriano: "Criticar a equipa neste momento não faz sentido"

"Que lindo que é voltar a ter esta camisola nas minhas mãos". Bastou um olhar para as cores azul e branca para que a felicidade se estampasse no rosto. "Foi com esta que ganhámos tudo", disse, referindo-se ao modelo usado na inesquecível época de 2010/11. As recordações que lhe passam em seguida pela cabeça abrem-lhe o sorriso porque Mariano González ainda se sente parte do FC Porto. Esta camisola significa uma grande parte da sua vida, talvez a mais importante. Por isso, fala com entusiasmo e emoção da sua passagem pelo clube e sofre ainda mais agora à distância, como um adepto fanático, quando os resultados não saem. O antigo capitão do FC Porto recebeu O JOGO na Argentina de onde apoia os antigos companheiros e o treinador Vítor Pereira e abre as portas a uma segunda etapa no Dragão, já não como futebolista, mas numa qualquer função como dirigente. "O FC Porto foi o clube que mais me marcou na minha carreira na Europa. Identifiquei-me com o clube, ganhei títulos importantes e tive a honra de ser capitão da equipa, algo muito valioso para mim. Quando saí, o senhor Antero Henrique disse que tinha as portas abertas e não descarto um dia voltar", confessou Mariano.

Mantém contacto com as pessoas do FC Porto?
Sim, falo com a maioria, sobretudo com os argentinos, uruguaios, os colombianos... com o clã sul-americano. Incluindo o Falcao, que agora está em Madrid. Também com Hulk, com Raul Meireles. E com alguns dirigentes e pessoas que trabalham no clube, como o fisioterapeuta e o psicólogo.

Foi uma surpresa a eliminação na Liga dos Campeões?
Sim, surpreendeu-me pela qualidade do plantel. Estiveram muito perto do apuramento, mas faltou um golo no último jogo, nada mais. Foi uma pena porque a equipa fez os possíveis por vencer o Zenit. Paciência, a época é longa e é preciso seguir em frente com outros desafios.

Como imagina o sentimento dos adeptos depois dessa desilusão?
É difícil porque estão habituados a que o FC Porto cumpra os objectivos. De certeza que não estão contentes, mas devem ter paciência. Recordo-me que na época passada à medida que avançávamos, os adeptos iam ficando mais contentes. Ganhar a Liga Europa foi uma felicidade para todos e agora há que apontar outra vez a isso. Além disso, no campeonato o FC Porto também está muito bem. Criticar a equipa neste momento não faz sentido, ainda falta metade da época.

A Liga Europa ganhou candidatos de peso com a entrada das equipas de Manchester. Pelo menos foi o City a sair no sorteio e não o United...
De facto, o Manchester United é das equipas mais complicadas do mundo, mas é preciso lembrar que também ficou de fora da Champions. A concorrência é muito dura e o FC Porto tem de pensar em defender o título que alcançou na época passada. E tem um plantel capaz de o fazer.

Que opinião tem do trabalho de Vítor Pereira?
Ele era quem falava mais, a nível individual, com os jogadores na época passada. Também é um pessoa com grande carácter e personalidade, pensa sempre no grupo e no trabalho. Não sei como se adaptou às novas funções porque uma coisa é falar de um assunto com um jogador e outra é falar com 30. Mas vejo-o com condições para ser treinador principal.

Foi criticado muitas vezes. É complicado gerir a pressão de continuar a ganhar títulos?
Sim. É difícil manter o nível do ano passado porque foi bárbaro. Por vezes critica-se em demasia. O Vítor e os jogadores estão conscientes do trabalho que fazem e com isso vão atingir os objectivos.

Como vê a luta com o Benfica no campeonato?
Esta época está muito equilibrada e, no geral, a luta pelo título é palmo a palmo. O FC Porto marcou a diferença nos últimos anos, mas a luta é constante, a equipa não pode relaxar. As duas equipas têm grandes plantéis, mas ainda falta muito. A rivalidade é intensa. Recordo-me que a semana dos clássicos é sempre diferente, as pessoas faziam-te sentir isso nas ruas. Preparávamo-nos de forma distinta, todos queríamos jogar e ganhar. São jogos decisivos.

O Sporting renovou o plantel. Também está na luta?
Sim. É como o Braga na época passada. O Sporting renovou a equipa, contratou muitos jogadores e está a realizar uma boa campanha. Há que tê-lo em conta.

Que dizem os ex-companheiros sobre as expectativas para a temporada?
Estão bem, contentes e a trabalhar... Sabem que será difícil, foi um golpe duro ficar de fora da Liga dos Campeões e terão de se recompor o mais rápido possível. Os dias de férias servem para recarregar baterias. Mas a fé mantém-se e pensam em ganhar. Essa é a mentalidade a manter para conseguir todos os objectivos propostos. E eles têm-na.

"Tenho as portas abertas para voltar"

Assim, com paixão, é como Mariano González recorda o FC Porto. No balanço da sua passagem pela Invicta, encontra meses complicados, os primeiros, mas depois surge uma catarata de alegrias que o marcaram para sempre. Golos, voltas olímpicas, a braçadeira de capitão e a inesquecível despedida. "A reacção dos adeptos no meu último jogo foi linda, sobretudo depois do que tinha sido esse ano para mim, por causa da lesão e não estar inscrito para jogar até Janeiro. Os adeptos apoiaram-me sempre e reconheceram o meu trabalho. No dia em que regressei à competição, gritaram o meu nome e emocionei-me. Foi muito forte. Por isso, estou muito agradecido ao clube e aos adeptos", confessa o agora jogador do Estudiantes de la Plata.

Imaginava sair do FC Porto como um ídolo?
Foi algo incrível, sobretudo depois de tudo o que vivi aquando da chegada ao clube, porque os primeiros meses foram complicados. Não entrei bem na equipa. Depois, dei a volta e os adeptos apoiaram-me e também recebi a confiança das pessoas do clube e dos meus companheiros.

Que significa o FC Porto na sua carreira?
No FC Porto atingi o ponto mais alto a nível futebolístico porque o clube tem uma marca registada muito importante. Está ao mesmo nível de ter jogado pela selecção da Argentina e no Inter. É uma marca impossível de apagar da minha vida.

Que título traz melhores recordações?
Os dois primeiros no campeonato foram muito importantes, desde logo pelo facto de os primeiros tempos terem sido difíceis para mim. Participei em muitos jogos. Também destaco o que conseguimos a nível europeu, ainda que não tenha jogado a Liga Europa. Foi um conjunto de alegrias inesquecíveis.

Quando o Lucho saiu ofereceram-lhe a hipótese de voltar quando quisesse para jogar ou trabalhar no clube. Passou-se o mesmo consigo?
Sim, também. Quando saí, o Antero Henrique disse-me que a mesma proposta que fez ao Lucho era válida para mim. Isso não acontece a todos... É algo que te reconforta. Lucho, por exemplo, foi dos melhores jogadores que passaram pelo FC Porto, deu tudo por esta camisola. Destacava-se pela humildade que tinha e elevou alto a bandeira do clube. Daí a vontade de o FC Porto o ter sempre por lá. Colocarem-me a esse nível é impressionante.

E quais são as hipóteses de voltar?
Deixei muitas coisas lá. Tenho a minha casa, as minhas filhas (Morena, de dois anos, e Camila, de sete meses) nasceram lá e estou a pensar passar por lá nas férias. Tenho muitos amigos fora do clube também. O FC Porto marcou a minha vida futebolística e também quotidiana. Receberam-me e trataram-me bem.

"É difícil despegar-me ainda me sinto parte do grupo"

Mariano deixou o FC Porto em Maio, tendo assinado pelo Estudiantes, onde está a realizar a pré-temporada para preparar o Torneio Clausura da Argentina. Entretanto, passou mais de meio ano, mas o médio/extremo não consegue desligar-se do que se passa em Portugal. "Ainda me sinto parte do grupo. É difícil despegar-me porque passei muito tempo lá. Até ao último momento hesitei se me ia ou se ficava. Era muito complicado deixar tudo. Tenho saudades do Porto. Cada vez que falo com alguém de lá vêm-me à memória todas as recordações. Estou sempre atento ao que se passa no clube e vivo como mais um adepto: fico chateado ou feliz consoante os resultados", frisou.

"Jesualdo era um mestre, Villas-Boas marcou a história"

Que aprendeu com Jesualdo Ferreira e Villas-Boas?
Com Jesualdo muitíssimo, era um mestre. Não foi por acaso que nos anos em que esteve no clube se venderam tantos jogadores a preços impressionantes. Ele sabia melhorá-los. Tacticamente aprendi muito porque utilizou-me em várias posições e isso serviu para crescer. O trato pessoal também foi espectacular, foi ele que me elegeu capitão. Com o André tive outro tipo de relação, conheci-o um pouco mais. Justamente por ser capitão falámos muito, também sobre temas extrafutebol. Tem condições incríveis, trabalhou muito bem e conseguiu coisas difíceis de igualar. Não me surpreende que esteja no Chelsea. Marcou a história com uma equipa que jogava muito bem e que tinha capacidade para enfrentar qualquer adversário.

No início havia muita desconfiança por ver um treinador tão jovem...
Ele sempre demonstrou carácter e confiança no seu trabalho. No início, recebeu algumas críticas, mas manteve-se firme na sua posição e convenceu-nos de qual era o caminho certo. Deu resultado. Na primeira partida, ganhámos ao Benfica por 2-0 e a equipa teve uma actuação impressionante. Serviu como trampolim para o resto da época.

in "ojogo.py"

Alvaro Pereira: "Se me chamam negro parto-me a rir"

O que acontece nos relvados fica nos relvados. Álvaro Pereira saiu, ontem, em defesa do compatriota Luiz Suaréz, do Liverpool, acusado de insultos racistas ao francês Patrice Evra, do Manchester United, situação que lhe custou oito jogos de suspensão e uma multa de 46 mil euros. Palito questionou a reacção do francês. "Tem algum complexo, não sente orgulho em ser negro. Eu sinto. Se me chamam negro parto-me a rir. Os meus companheiros chamam-se isso e no Uruguai também se utiliza esse termo de forma carinhosa. Obviamente, pode ser dito de forma maldosa. O Evra é capaz de ter algum problema por ser negro, ou de inferioridade. Eu não tenho"


in "ojogo.pt"

Chelsea não está a pensar em avançar por Hulk

Teodoro da Fonseca, empresário de Hulk, disse esta semana que o avançado "aceitaria trabalhar no Chelsea com Villas-Boas". Uma declaração que foi aproveitada pelos média ingleses para maximizar rumores sobre uma eventual investida dos blues. Porém, a frase de Teodoro Fonseca não foi contextualizada, até porque Hulk não poderia jogar, por exemplo, na Liga dos Campeões pela equipa londrina depois de o ter feito pelos dragões. Ainda assim, multiplicaram-se as notícias e até o jornal "The Times", na sua edição online, escreveu ontem que o Chelsea se preparava mesmo para fazer uma oferta pelo Incrível. O que, sabe O JOGO, não corresponde à verdade. Hulk, ao que se diz cobiçado também pelo PSG, é uma peça-chave na estratégia portista e os dragões não abrem mão dele até ao final da época. O jogador disse há dias que não achava impossível alguém bater (ou ficar muito próximo...) a cláusula de 100 milhões. Até hoje, que se saiba, só os russos do Anzhi se aproximaram...


in "ojogo.pt"

Chelsea disposto a bater cláusula de Hulk

"DAILY MAIL" GARANTE QUE AVANÇADO É DESEJADO



Os maus resultados na primeira fase da temporada, que colocam o Chelsea já a 11 pontos da liderança da Premier League, poderão obrigar Roman Abramovich a abrir os cordões à bolsa e, segundo refere o "Daily Mail", o brasileiro Hulk é um dos nomes mais desejados em Stamford Bridge.
Nem a cláusula de 100 milhões de euros que blinda o Incrível parece afastar o interesse londrino, pois o jornal inglês admite mesmo que o negócio poderá avançar já no mês de janeiro.
Recorde-se que Thedoro Fonseca, empresário do Incrível, admitiu, em declarações à TSF, que Hulk gostaria de trabalhar novamente com André Villas-Boas.
"O André conhece muito bem o Hulk, têm uma relação muito boa. O Hulk adora o André, tiveram uma fase fantástica no FC Porto", disse o empresário do dianteiro dos dragões.
in "recprd-pt"

Teófilo Gutiérrez divide e abre via para o Dragão

ASSOBIADO PELOS ADEPTOS



Já não parecem estar reunidas as condições necessárias para Teófilo Gutiérrez permanecer noRacing Avellaneda, da Argentina, tendo o avançado agora via aberta para rumar ao Dragão, onde o espera um contrato chorudo.
O internacional colombiano, de 26 anos, continua a ser visto como peça fundamental para a equipa argentina pelo treinador e pelo presidente, mas os adeptos, esses não o perdoam por ter assumido a sua vontade de deixar o clube no imediato, gerando-se assim um cenário de rutura que só beneficia o FC Porto.
in "record.pt"

Miolo blindado

OS SEIS MÉDIOS DO PLANTEL ESTÃO IMUNES AO MERCADO



É muito provável que o FC Porto ataque a segunda metade da corrente temporada com os mesmos seis médios que estão no plantel desde o início.
Fernando, Souza, João Moutinho, Belluschi, Guarín e Defour têm dividido as despesas do miolo e estão aparentemente imunes ao mercado de janeiro.
in "record.pt"

Última derrota para o campeonato foi... em Alvalade

É necessário recuar até 28 de Fevereiro de 2010 para se encontrar a última derrota do FC Porto em jogos do Campeonato. O deslize aconteceu em Alvalade, que será, curiosamente, o primeiro adversário dos campeões no novo ano. Haverá contas para ajustar com o leão, mas o mais importante deste sensacional reencontro será conseguir os três pontos, para assim seguir na liderança da competição.

São quase dois anos a trabalhar ao ritmo de um lança-chamas, chamuscando todos aqueles que lhe foram surgindo pela frente. Quando chegarem a Alvalade, no próximo dia 7, a equipa orientada por Vítor Pereira somará uns impressionantes 681 dias (!) em que apenas soube ganhar ou empatar nos 52 jogos disputados para a Liga. 

Vistas bem as coisas, os dragões encontram-se apenas a oito desafios de perfazer dois campeonatos sem desaires. É obra!


in "abola.pt"

Belluschi segue até 2015

O FC Porto tem sido previdente na renovação com os jogadores mais consistentes e destacados do plantel e depois de ao longo do ano ter chegado a acordo com Hulk, James ou Álvaro Pereira prepara-se para dar sequência a este nível de prolongamento com outra figura de expressão na equipa: Fernando Belluschi. 

O médio argentino tem contrato válido até 2013 e vai ficar seguro por mais duas temporadas, assinalando a sua presença em Portugal, portanto, até 2015. O argentino, aliás, tem a renovação prometida desde o final da temporada passada.

O novo acordo com Belluschi será formalizado durante o mês de Janeiro e vai recompensar o esforço e a atitude que o médio tem tido desde que chegou ao Dragão em 2009, oriundo do Olympiakos, da Grécia.

Com o selo do novo acordo ficará por terra uma hipotética venda ao River Plate, já publicitada na Argentina mas a que os responsáveis portistas não deram grande crédito.


in "abola.pt"

Cruzeiro oferece jovem revelação para ter Walter

O Cruzeiro está empenhado em poder contar com Walter e o presidente do clube brasileiro, Gilvan Tavares, revelou esta quinta-feira que está disposto a incluir o jovem avançado Sebá nas negociações com o FC Porto.

«O FC Porto deixaria o Walter vir para o Cruzeiro por empréstimo, com salários pagos, e nós emprestaríamos o Sebá, em contrapartida, com valores fixados, por empréstimo também de um ano», disse Gilvan Tavares, em entrevista à Rádio Itatiaia.

O líder do clube de Belo Horizonte, contudo, referiu que tudo ainda não passou de conversa com o empresário. «Oficialmente ainda não existe nada», referiu.

Sebá, de 19 anos, é alcunha de Sebastião de Freitas Couto Júnior e fez 10 jogos pela equipa principal do Cruzeiro, sem qualquer golo. É, no entanto, visto como uma grande promessa.


ub "abola.pt"