sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Danilo. Melhor reforço chega em Janeiro

Dragões gastaram uma verba recorde no Verão passado mas o brasileiro, o reforço mais esperado, só agora se vai poder estrear em Portugal. A expectativa é enorme



“No Verão os dias ficam maiores. No Verão as roupas ficam maiores. No Verão o calor bate recordes. E os corpos libertam seus suores.” A música dos Fúria do Açúcar fez furor nos anos 90 mas pecou por incompleta. Pelo menos no que ao futebol diz respeito. O calor do Verão também está associado a mais expectativas. Os adeptos perdem horas de sono a pensar em reforços e é sempre nos meses de Julho e Agosto que os jornais desportivos aumentam as vendas. E quando isso acontece não é apenas o calor que bate recordes. As transferências também.
Danilo é o nome que não sai da cabeça dos portistas desde que foi confirmado no Verão, na altura por 13 milhões de euros. Era destaque no Santos, na selecção brasileira de sub-20, e esteve a um passo de assinar pelo Benfica. Por outras palavras, era, tal como Iturbe, o jogador que mais expectativas criava no Dragão. O problema é que ia ficar no Brasil até ao final do ano e o FC Porto teria de esperar por Janeiro para o receber no aeroporto. Nos quatro meses seguintes, muito poderia acontecer, inclusive a subida de preço. De um momento para o outro, com 3,1 milhões de euros de comissão pelo meio, o valor final passou a ser de 17,8. Já não havia volta a dar: Danilo pode até nem ser o melhor reforço da época mas é com certeza o mais caro.
HERDEIRO DE BOSINGWA Dentro das quatro linhas, Danilo é considerado um todo--o-terreno. Consegue jogar no lado direito da defesa mas tem mais rotinas no meio-campo, como o próprio confessou em Abril: “Não me vejo como um lateral. Considero-me mais um jogador do meio-campo. Estou adaptado e tenho coisas para evoluir, mas vejo um caminho muito bom nesta nova posição.”
As comparações com Bosingwa surgem de forma natural. Tal como o brasileiro, o actual jogador do Chelsea era conhecido por conseguir actuar no meio--campo e no lado direito da defesa. A evolução é que foi a oposta. No Boavista de Jaime Pacheco era mais utilizado no meio-campo, mas só com a variação para a defesa é que se assumiu definitivamente como uma figura do futebol português. Tornou-se um dos laterais mais ofensivos no campeonato e ganhou um lugar na selecção nacional. Agora o FC Porto espera estar perante um herdeiro com a mesma ou mais qualidade.
O mau período do FC Porto em Novembro chegou a fazer de Danilo o único salvador da pátria capaz de evitar a hecatombe na temporada. A eliminação na Taça de Portugal e a eventual eliminação das competições europeias fez com que a ausência de Danilo fosse falada cada vez com mais insistência. Dois meses depois, o jogador contratado ao Santos já não tem o peso de ser o salvador, mas tem a possibilidade de ser o factor que fará a diferença. Há opções para a defesa e para o meio-campo, mas Danilo tem valor para entrar no onze de caras. Vítor Pereira sabe e também já aguarda este momento. O treinador parece ter reconquistado a equipa e o nível de contestação já diminuiu. Por isso ficou com mais tempo para pensar nas garantias e nas soluções que Danilo vai oferecer.
LATERAL VS. MÉDIO Sapunaru, Fucile e Maicon têm dividido o lado direito da defesa. No meio-campo, Fernando, Belluschi, Defour, João Moutinho e Guarín (Sousa parece estar de saída) também têm rodado e oferecem mais garantias. Para Vítor Pereira, a solução mais fácil e a que mais impacto imediato criará na dinâmica portista é a utilização de Danilo como lateral. Mesmo que isso vá contra a tendência do jogador.
Com o brasileiro do lado direito e Álvaro Pereira na esquerda, os portistas ficam com uma dupla de laterais muito ofensivos e capazes de oferecer outra dinâmica no ataque, retirando pressão e oferecendo espaço aos jogadores do meio- -campo. Esta variante permite também que Hulk e James Rodríguez, os dois maiores desequilibradores da equipa, percam a obrigação de se encostar à linha para fazer a diferença.
O jogo do Sporting é o primeiro de 2012 e o tempo para ganhar rotinas com os adversários será escasso. Ainda assim, tanto Vítor Pereira como os adeptos têm razões para estar confiantes. Afinal há 17,8 milhões a ser justificados.
in "ionline.pt"

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Sem stress e sem pressão...

Ungaro, que 2012 seja, apesar de tudo, uma ano bom, com muita saúde, principalmente.

Abraço