quarta-feira, 2 de maio de 2012

GUILHERME AGUIAR "Decisão sem implicações desportivas, mas que não ajuda à acalmia"

Hulk, Helton, Sapunaru, Fucile e Cristian Rodríguez são acusados de ofensas à integridade física, na forma simples, de dois seguranças privados do Estádio da Luz. A data do julgamento ainda não foi marcada, mas o caso vai a julgamento.


José Guilherme Aguiar, ex-director executivo da Liga, em declarações a Bola Branca, esclarece que o caso do túnel da Luz "não terá qualquer implicação" no campo desportivo.

Guilherme Aguiar, também ex-dirigente do FC Porto, sublinha que o julgamento "não significa que existam provas concludentes das acusações" de que são alvo os cinco jogadores. "O processo cumpriu todas as formalidades, a magistrada concluiu que há indícios, e sublinho indícios... Não ajuda à acalmia entre os clubes. Do ponto de vista desportivo, não é a solução desejada", refere Guilherme Aguiar.

Recorde-se que o caso do túnel da Luz foi uma das grandes polémicas da época 2009/2010, na qual o Benfica se sagrou campeão. Tudo se passou no final do desafio entre o Benfica e o FC Porto, que os encarnados venceram por 1-0, com um golo de Saviola.


in "rr.pt"

Hulk, o melhor de Abril para o Sindicato

O avançado brasileiro do FC Porto foi eleito o melhor jogador do mês de Abril. Isto depois da votação do Sindicato dos Jogadores.


O atacante brasileiro dos portistas bateu a concorrência de Candeias (Nacional) e Fabiano (Olhanense). Esta é a primeira vez que Hulk vence este prémio na presente temporada.

Candeias (Nacional) venceu o prémio da juventude e o 'título' de 'Fair Play' foi conquistado pelo Gil Vicente.


in "rr.pt"

Savich: «Há sempre clubes a perguntar por Alvaro Pereira»

EMPRESÁRIO CAUTELOSO COM PROPOSTAS



O "negócio" parece ser simples: quem quiser tirar Alvaro Pereira do FC Porto terá de pagar a cláusula de rescisão do jogador que se cifra em 30 milhões de euros. Quem o garante é Alejandro Savich, empresário do uruguaio.

"Mais do que falar do futuro, acho que há que falar do presente. O FC Porto ainda tem dois jogos. A seguir veremos se vai surge alguma proposta para o Alvaro. Uma oferta que agrade ao clube e ao jogador também", adiantou o agente do jogador ao Maisfutebol.

E prosseguiu: "A realidade é que há sempre clubes a perguntar pela situação do Alvaro. Isso é verdade. Não posso falar só de um clube. São vários, mas a todos a resposta foi a mesma: o jogador tem contrato com o clube, tem uma cláusula de rescisão e essa é a situação atual. O Alvaro é um jogador muito profissional, tem o seu contrato [até 2015] e quer sempre respeitá-lo. Claro que se houver uma proposta boa para ele e para o clube, o Alvaro vai avaliá-la. Mas não é correto falar de hipóteses".

in "record.pt"

Cinco jogadores do FC Porto vão a julgamento no caso do túnel da Luz

Hulk, Helton, Sapunaru, Fucile e Cristian Rodríguez são acusados de ofensas à integridade física. A data do julgamento ainda não foi marcada.


O caso do túnel da Luz vai mesmo a julgamento. A decisão do juiz de instrução foi conhecida esta quarta-feira no Campus de Justiça, em Lisboa. 

Cinco jogadores do FC Porto vão ser julgados por agressões a dois seguranças no túnel de acesso ao relvado no Estádio da Luz. A data do julgamento ficou por marcar, mas o certo é que Hulk, Helton, Sapunaru, Fucile e Cristian Rodríguez vão mesmo ter de responder pelos seus actos em tribunal. 

Sapunaru viu confirmada a acusação de dois crimes de ofensa à integração na forma simples. Todos os outros jogadores são acusados de um crime do mesmo teor. Os dois seguranças agredidos reclamam uma indemnização no valor de 45 mil euros. 

O caso do túnel da Luz foi uma das grandes polémicas da época 2009/2010, em que o Benfica se sagrou campeão. Tudo se passou no final do jogo entre o Benfica e o FC Porto, que os encarnados venceram por 1-0, com golo de Saviola.


in "rr.pt"

Ficar no FC Porto é o próximo passo de Kelvin

O médio emprestado ao Rio Ave aposta em integrar o plantel do FC Porto já na próxima temporada. Kelvin ficou satisfeito por ter contribuído para antecipação da festa do título.


Kelvin já se imagina com a camisola azul e branca na próxima temporada. O jovem médio, cedido ao Rio Ave, diz, em declarações a Bola Branca, que "o próximo passo é ficar lá [no Dragão]". Contratado ao Paraná, no início da época, Kelvin ainda chegou a integrar os trabalho, sob comando de Vítor Pereira, e realizou alguns encontros de preparação, mas o empréstimo foi a solução encontrada e que acabou por agradar ao jogador.

"É o primeiro ano aqui na Europa e quando fui emprestado senti que podia aprender mais. Não joguei tanto como queira, mas aprendi muita coisa", diz o jogador que depois desta época em Vila do Conde se sente preparado para ficar no Dragão: "Vim do Brasil para ficar no Porto. Estive lá algum tempo e gostei muito", recorda.

Com apenas 18 anos, Kelvin custou cerca de três milhões de euros ao Porto. Com 17 ganhou a titularidade no Paraná, da Série B brasileira, e quando chegou a Portugal encantou os adeptos no jogo de apresentação frente ao Peñarol, apresentando-se como um jogador com muitos recursos técnicos. "Fui contratado pelo Porto por ter habilidade dentro de campo e rapidez com a bola. Isso é algo que quero guardar para sempre na minha carreira", explica.

No domingo, Kelvin foi titular, pelo Rio Ave, frente ao Benfica e foi um dos melhores em campo, fazendo a assistência para o golo do empate. O resultado permitiu ao Porto festejar, desde logo, a conquista do campeonato, daí que o jogador também sinta que contribuiu para a festa: "Somos jogadores do Porto [Atsu também está emprestado pelo Porto ao Rio Ave e marcou o primeiro golo] e sinto que ajudámos nesse último jogo. Empatámos e deu para o Porto ser campeão".

Manutenção do Rio AveNesta entrevista a Bola Branca, Kelvin fez questão de sublinhar, regularmente, que apesar de pensar o seu futuro no FC Porto, o presente é dedicado ao Rio Ave. Daí que o jogador tenha sublinhado que o que faltou frente ao Benfica foi a vitória dos vila-condenses. Ainda assim, o brasileiro está convencido de que a equipa vai atingir o objectivo da época que passa por manter o clube na I Liga.

O Rio Ave desloca-se à Mata Real e Kelvin quer "entrar parta ganhar de forma a acabar com este 'vai e não vai', porque se conseguirmos a vitória ficamos tranquilos". O formação de Vila do Conde tem 27 pontos, mais quatro do que a Académica, a primeira equipa em zona de despromoção. Em caso de vitória diante do Paços garante a continuidade na I Liga.


in "rr.pt"

Cerro Porteño quer Iturbe de volta

Juan Iturbe continua com o futuro indefinido e a saída é um cenário que volta a ser colocado, embora o seu pai acredite que é no Dragão que vai vingar. 

«O presidente disse que a partir de Julho vão dar-lhe mais oportunidades. É um jovem que está a adaptar-se ao futebol europeu», realçou Juan del Carmen à Rádio 970 AM. 

Confrontado com o interesse do Cerro Porteño, clube do qual foi transferido para o FC Porto, o pai de Iturbe acha «difícil» o regresso ao Paraguai. 

Certo é que o jovem argentino viaja para o seu país a 14 de maio, um dia depois do fim do campeonato. «Voltar ao Cerro não depende de mim nem dele. As negociações são feitas entre os clubes. O que eu quero é que ele jogue», insistiu.


in "abola.pt"

Alimentar a chama

TERMINAR A LIGA EM ALTA



O FC Porto assegurou a revalidação do título a duas jornadas do fim do campeonato e, sem grandes objetivos no horizonte, Vítor Pereira procura focos de interesse para os jogos que restam, a começar desde logo na receção ao Sporting.

A alimentar a chama dos dragões está a possibilidade de a equipa poder terminar a prova com vários registos que, desde que a Liga Zon Sagres se disputa em 30 jornadas, só ficam atrás dos conseguidos na última época por André Villas-Boas.

É assim relativamente ao número de pontos conquistados por cada equipa azul e branca desde 2006/07, época em que o campeonato foi encurtado para apenas 16 equipas.

O muro do dragão
MAIS 86 MINUTOS SEM SOFRER GOLOS

Terá ficado o melhor FC Porto guardado para o fim da época? Aparentemente, ficou mesmo. Basta ver, por exemplo, que frente ao Marítimo, na última ronda da Liga, a equipa atingiu a sua melhor série de vitórias consecutivas na presente temporada (4).

Agora, o clássico com o Sporting, no Dragão, pode garantir outro recorde aos bicampeões: o de minutos sem sofrer golos nesta Liga. Para isso acontecer “basta” que os dragões fechem a baliza aos leões durante, pelo menos, 86 minutos.

Com o título assegurado, são os objetivos intercalares que vão mover o dragão nos 2 jogos que faltam disputar e o de manter a baliza inviolável é um deles.

in "record.pt"

Paulo Barbosa "Varela só sai se for para melhor"


Varela está a um passo de renovar o título de campeão nacional com a camisola do FC Porto e não tem planos para mudar de ares, a julgar pelas palavras do seu empresário, Paulo Barbosa. "Ele está bem no FC Porto. Não fazemos falsa publicidade, nem andamos por aí a dizer que recebemos propostas deste e daquele clube só para aparecer. Mas isso não quer dizer que não sejamos abordados e que o Varela não tenha clubes interessados em contratá-lo. Só que nós preferimos o silêncio, é essa a nossa maneira de trabalhar. Se aparecer alguma coisa, pois conversaremos com o Varela e com o FC Porto para avaliarmos a questão", explicou a O JOGO.
O extremo vai na sua terceira temporada ao serviço dos azuis e brancos e ainda tem outras tantas para cumprir. "O Varela tem tido tantas ou mais propostas do que os outros jogadores do FC Porto, simplesmente não as tornamos públicas. Mas ele também não está interessado em sair", insistiu. Para que tal hipótese pudesse ser posta em cima da mesa, muitas questões teriam de ser conjugadas. "Teria de ser para um clube melhor do que o FC Porto e como todos sabemos não há muitos. E os que há talvez não estejam disponíveis, ou acham que o Varela ia deixar o FC Porto para ir para um Atlético de Madrid, um Génova, ou um Saragoça? Não, ele só sai se for para melhor do que o FC Porto", garantiu Paulo Barbosa, fazendo uma clara alusão às transferências de Falcao, Belluschi e Rúben Micael.
O título nacional será o oitavo troféu com a camisola azul e branca, o que o leva a pensar duas vezes quando surge algum interessado. "Ele está num dos maiores clubes da Europa, que lhe dá visibilidade, que lhe permite jogar na Liga dos Campeões, para quê sair? Isso não quer dizer que não tenha ambição, como os outros, mas para ir para um clube onde não ganhe nada não interessa, nem ele se vai esconder", reforçou.
A mudança de ares vai, portanto, muito para além das questões financeiras para o internacional português de 27 anos que, recorde-se, passou a ter uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros desde que renovou contrato, em 2010. Nesse dia, disse a O JOGO que não se importaria de terminar a carreira no Dragão. "É um jogador importante no plantel do FC Porto, que vai cumprir contrato porque prefere continuar onde está, apesar de poder haver alguns clubes interessados nele", insistiu o empresário, que não pretende, com este discurso, fechar as portas de saída. "No dia em que aparecer um clube interessante e ele gostar poderemos sempre conversar com o FC Porto. Se o negócio for bom para todos, pois muito bem, mas nas circunstâncias atuais não me parece que possa vir a deixar o FC Porto", garantiu Paulo Barbosa, um dia depois de Varela ter regressado à titularidade, numa época de altos e baixos para o internacional português.

"Tem sido o mais injustiçado"


Dois meses depois, Varela regressou à titularidade. A lesão muscular na face posterior da coxa esquerda sofrida contra o Feirense, em fevereiro, complicou-lhe a vida. O regresso só aconteceu contra o Benfica, para as meias-finais da Taça da Liga. "Se analisarem as últimas épocas dele no FC Porto, vão constatar que tem estado a um nível mais alto do que se pensa, mas infelizmente tem sido injustiçado. Aquilo que faz em campo nem sempre é valorizado como devia pela Imprensa, ao contrário do que acontece com outros jogadores", apontou Paulo Barbosa. "Se calhar, o Varela é um dos jogadores do FC Porto mais prejudicados em termos de reconhecimento, quando se lê o que escrevem dele. Mas ele é uma pessoa extremamente lúcida em relação ao que escrevem dele e tem a perfeita noção da sua importância na equipa", apontou ainda.


"Ele não faz parte dos amigos de Paulo Bento"


Paulo Bento vai divulgar a lista de convocados da seleção portuguesa para o Europeu no dia 14, mas Paulo Barbosa tem poucas esperanças de ver Varela incluído nos 23 escolhidos. Para o empresário, o mais provável será o extremo do FC Porto falhar a fase final da prova, que se disputa na Polónia e na Ucrânia. "Não acredito que o selecionador o chame, porque o Varela não faz parte do clube dos amigos do Paulo Bento", confessou a O JOGO. Os números de Varela nos últimos jogos da seleção confirmam-no como uma opção... regular no banco de suplentes. Na fase de apuramento para o Euro, Varela foi chamado para os jogos com a Dinamarca, Islândia, Noruega e Chipre, e foi sempre para o banco, jogando sete minutos repartidos pelos encontros com a Dinamarca (2') e a Noruega (5'). Contas feitas, o balanço não é muito animador, daí as poucas expectativas alimentadas pelo empresário. "Não vejo grande vantagem em ver o Varela ser chamado à Seleção só para ir fazer número. Para isso, mais vale ele ir de férias e aproveitar para descansar e começar bem a próxima temporada no FC Porto. Ganha mais com isso do que ir lá para passar a vida no banco e não jogar", acrescentou Paulo Barbosa.

in "ojogo.pt"


Defour ficou fã de Hulk e sonha com a Champions


Defour reconhece que festejou "bastante" a conquista do título, mesmo sem ter visto o empate do Benfica em Vila do Conde. "Estava a fazer uma tatuagem", assumiu numa das respostas às mais de cem perguntas que lhe fizeram ontem via Twitter. Em português, francês, inglês ou holandês, o belga respondeu a quase tudo. "Jogar mais, ser novamente campeão e ganhar outros títulos" é o que espera da próxima época no FC Porto. Manter Hulk é importante para o conseguir. "É o melhor com que já pude jogar. É super", elogiou. Sobre Vítor Pereira, foi mais contido: "É bom treinador."
Ser campeão jogando menos do que desejava "é um pouco estranho, mas não menos agradável." A concorrência é muito forte e, por isso, o belga não desespera. "Sinto-me muito bem no Porto. Quero jogar mais e vou trabalhar para ser indiscutível na próxima época", prometeu, sem descurar o que falta jogar ainda esta época, especialmente o clássico contra o Sporting. "Acho que vamos ganhar. Espero isso e uma grande festa", resumiu.
O médio, que fala regularmente com Onyewu, mas nem tanto com Witsel, tem em Mangala e no "divertido" Sapunaru os seus grandes apoios no FC Porto. Escolhe a Premier League como o melhor campeonato do Mundo e Real Madrid e Manchester United como os seus clubes de sonho. No FC Porto, porém, também tem direito a pensar em grande. "Acredito que posso ganhar a Liga dos Campeões com o FC Porto", atirou. "Jogá-la finalmente e ser campeão são as melhores recordações que guardo desta época", frisou, surpreendendo quem lhe perguntou sobre a experiência de jogar como trinco. "Gosto", respondeu. O pior da época "foi a lesão, pois estava num bom momento".
Os adeptos portistas são "os melhores de Portugal", e o clube superou as expectativas: "É o maior clube português. O ambiente é ótimo e a pressão diária." Sair está fora de questão. "Prefiro títulos a dinheiro", concluiu.

in "ojogo.pt"

Janko: "Base para o futuro está neste grupo"


Janko chegou, ganhou, mas já pensa em ganhar mais. Em declarações ao jornal austríaco "Kurier", o avançado recorda o "orgulho" pelo segundo título conquistado "no exterior" (venceu a Taça da Holanda no Twente), mas apontou baterias já para a próxima época. "Não se pode partir desde já do princípio de que vou ganhar muitos títulos no FC Porto, mas a verdade é que este clube é sempre candidato a vencer todas as competições. A base para a conquista de um novo campeonato está aqui, nesta grande equipa, mas agora vamos esperar para ver quem vai sair e quem vai entrar no próximo verão", afirmou.
Marc Janko referiu-se ainda aos "cinco golos importantes" que marcou desde que chegou ao FC Porto, mas promete ainda mais. "Acredito que vou melhorar, sobretudo quando alcançar todos os automatismos com a equipa. Ainda não tive tempo para me adaptar totalmente ao estilo de jogo dos meus colegas." Mas não é tudo: Janko referiu ainda outro aspeto que terá de melhorar. "O idioma. Aprender português não tem sido fácil, mas preciso de começar a falar para interagir melhor com os meus colegas de equipa", explicou.
Janko voltou ainda a desvalorizar as críticas ao seu estilo de jogo, preferindo sustentar as suas qualidades na estatística. "Encaro isso de uma forma relaxada. Para mim, no futebol, os objetivos coletivos são sempre mais importantes do que os individuais", concluiu.

in "ojogo.pt"

Iturbe orgulhoso pelo título

Quando se adensam as notícias sobre uma possível saída no final da época, Juan Manuel Iturbe deixou uma mensagem de satisfação, nas redes sociais, pela conquista do título. "Apesar de não ter tido muitas oportunidades, estou orgulhoso de pertencer a este grupo", escreveu o argentino. Também Falcao aproveitou o Twitter para mandar uma mensagem sobre a vitória no campeonato: "Parabéns ao FC Porto, a todos os adeptos e meus amigos pela conquista de mais um título."



Lotação quase esgotada para a festa

O Estádio do Dragão vai esgotar para a festa do título, no sábado. Os ingressos para o clássico foram ontem postos à venda e as bilheteiras encheram-se rapidamente de adeptos, que já compraram cerca de 42 500 bilhetes - lugares anuais contabilizados - para o último jogo da época no Dragão. A celebração de mais uma conquista vai fazer-se com o estádio cheio, uma vez que nos próximos dias devem ser vendidos os bilhetes ainda disponíveis - pouco mais de cinco mil. A venda vai manter-se em regime de exclusividade para sócios do FC Porto, e o preço dos ingressos varia entre os 15 e os 40 euros.
Esta será, de resto, a segunda vez que o Estádio do Dragão vai lotar durante esta temporada, depois de terem assistido ao jogo frente ao Benfica, na primeira volta do campeonato, 49 511 adeptos. Durante este ano de 2012, a melhor assistência foi na partida com o Manchester City (47 417), enquanto para o campeonato se ficou pelas 36 019 pessoas na receção à Académica.
Além do jogo com o Sporting e da previsível entrega do troféu de campeão, está prevista uma festa para o final da partida, tal como tem acontecido nas últimas conquistas do FC Porto.

in "ojogo.pt"

Fernando: "Todos querem ganhar ao campeão"


Ao terceiro campeonato que festeja pelo FC Porto, Fernando realça uma certeza: ganhar está cada vez mais difícil. A convicção reforça o valor que o plantel dá ao título matematicamente assegurado no domingo e que assenta, defende o Polvo, num espírito de grupo que resistiu aos momentos mais críticos. Por isso, e em declarações exclusivas a O JOGO, o médio recusou-se a eleger um episódio que defina esta época.
"Não destaco momentos porque o campeonato premeia a regularidade. Tivemos um ou outro resultado que não esperávamos, mas soubemos sempre aguentar firme e acreditar no nosso trabalho. Somos muito fortes como equipa dentro e fora do relvado", elogia o brasileiro, que puxa das estatísticas para confirmar um ciclo de evidente domínio dos azuis e brancos. "Não é por acaso que nos últimos 67 jogos para o campeonato perdemos apenas um. Gostava de ver isso valorizado por quem critica", atirou, expondo a derrota em Barcelos, com o Gil Vicente, como um mero acidente de percurso para uma equipa que está na dianteira desde a reta final do ciclo de Jesualdo Ferreira.
Um registo que, segundo Fernando, engrandece os dragões e estimula a concorrência. Vencer o FC Porto, sustenta, é um troféu à parte para os adversários. "Cada vez que ganhamos um título, o seguinte é mais complicado. Todos querem ganhar ao campeão e sentimos isso por parte de todos os adversários. Este é o meu décimo título no FC Porto e todos têm um sabor único, até porque sabemos e sentimos o que cada uma das nossas conquistas significam para os nossos adeptos", refere, perspetivando já a festa de sábado, frente ao Sporting, e convocando os portistas para um momento especial. "Especial é ser campeão e festejar com os adeptos que nos apoiam todo o ano. Especial é ver o Dragão cheio para nos apoiar. Queremos ganhar os dois jogos que faltam porque é assim que funcionamos. Sabemos que o Sporting chega num bom momento, fez uma fase final de campeonato muito forte, mas queremos ganhar para que a festa com os nossos adeptos seja perfeita", sintetizou, varrendo por fim qualquer picardia com o Benfica a propósito da reviravolta na tabela que, em finais de janeiro, dava cinco pontos de vantagem às águias.

Mais de dois títulos por época


As contas são de Fernando e não estão erradas. Em quatro temporadas ao serviço do FC Porto, o médio brasileiro soma já dez títulos, o que significa que, em média, leva mais de dois troféus por época para casa. O que o Polvo ainda não conseguiu, porém, foi a tão desejada convocatória para a seleção brasileira, o que retira parte da dimensão que Fernando gostaria que os seus feitos em Portugal tivessem. No Dragão, o trinco soma já três campeonatos (2008/09, 2010/11 e 2011/12), três Taças de Portugal (2008/09, 2009/10 e 2010/11), três Supertaças (2009/10, 2010/11 e 2011/12) e a Liga Europa (2010/11).


3 QUESTÕES


Jaime Magalhães, ex-Jogador do FC Porto
"Fernando é dos melhores do mundo"


1
Por opção ou lesão, Fernando jogou menos do que o habitual. Entre Souza e Defour, encontrou substituto à altura?
O Fernando tem muito valor. Mas o plantel do FC Porto tem outros jogadores que podem resolver. As equipas e os jogadores sofrem oscilações de forma e, por vezes, até têm quebras físicas. Depois de ganhar o campeonato é mais fácil analisar as opções alternativas. Porque se tudo correu bem, é porque estas resultaram.

2
O Fernando já mostrou vontade de jogar pela seleção brasileira. Coloca-o entre os melhores trincos do mundo?
Convém dizer que todos os jogadores do FC Porto estarão sempre sujeitos a estar em qualquer seleção, seja ela a portuguesa, argentina ou brasileira. O valor do plantel não permite exceções. Fernando é um dos melhores do mundo. Aliás, se há, como os jornais dizem, grandes clubes atrás dele, é porque é.

3
Depois de já na época passada ter manifestado vontade de sair, isso será agora inevitável?
Para já vamos ver se alguém o quer. E depois é uma questão de o negociar. O FC Porto percebe mais disso e tem feito grandes negócios. Mas também se falou que Hulk queria sair e ele acabou por ficar e foi preponderante no título. Mas é natural que Fernando queira dar outro passo. E acho que para ele, e para o clube, pode ser bom.

in "ojogo.pt"