terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Fucile perto do regresso ao Uruguai

Defensor Sporting pretende o lateral-direito do FC Porto para os próximos seis meses. Conversações prosseguem com intermediação do empresário de Fucile. Empréstimo por seis meses pode ser confirmado até amanhã.


O director de futebol do Defensor Sporting, do Uruguai, acredita que o clube poderá fechar a contratação de Jorge Fucile ao FC Porto entre "hoje ou amanhã", devendo a confirmação do empréstimo do lateral-direito surgir nas próximas horas.

O clube uruguaio aguarda que a SAD azul e branca responda, o quanto antes, à proposta de cedência de Fucile por um período de seis meses. 

Richard Marthelli revela, numa entrevista a Bola Branca, que o representante de Fucile está em contacto com os dragões para que, até quarta-feira, seja possível alcançar um acordo.

"Estamos interessados num empréstimo por seis meses. Estamos em conversações através do representante do Jorge Fucile e ainda não está nada assinado. Isto tem que ser rápido. Esperamos uma resposta hoje ou amanhã. Estamos muito interessados no Jorge Fucile, um miúdo que é bom jogador e é uma solução que nos interessa", afirma o dirigente.

Jorge Fucile, de 28 anos, não entra nos planos de Vítor Pereira, depois do regresso de um empréstimo ao Santos. O defesa tem contrato com o FC Porto até Junho de 2014, estando "blindado" com uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros.

O lateral, refira-se, tem vindo a treinar no Uruguai.


in "rr.pt"

Esquerdinha lembra o dia em que defrontou Figo pelo FC Porto


Ex-lateral dos dragões recorda a passagem pelo FC Porto e o dia em que finalmente cumpriu um sonho: tentar travar Figo. Secretário disse-lhe que iam sair de jogo para uma oficina.
Esquerdinha representou o FC Porto durante três temporadas - entre 1998/99 e 2000/01 - e recorda a passagem pelas Antas numa reportagem do Globoesporte. O ex-lateral esquerdo recorda, por exemplo, como foi enfrentar Figo na Liga dos Campeões. 

"Eu sempre fui fã de Roberto Carlos (que na época jogava no Real Madrid) e, para mim, ele era o melhor da posição. Mas via que nem ele conseguia marcar Figo na perfeição. Fiquei com aquilo na cabeça. Queria enfrentar Figo para ver como era. Aconteceu na Champions League. Antes do jogo toda a gente dizia que eu ia sair todo torto de campo. No balneário, um dos meus companheiros, Secretário, olhou para mim e disse: 'Vamos sair daqui diretos para uma oficina. Tu com Figo e eu com Rivaldo'. Levei minha família para ver. Foi tudo muito engraçado, até porque no primeiro lance ele fez-me uma grande finta. Só que depois ganhei uma bola, numa dividida, e moral. Apesar da derrota, fiz um excelente jogo. Fui aplaudido pelos colegas e por boa parte dos adeptos", recorda, referindo-se ao jogo em Camp Nou, com os catalães, em 1999/2000, que acabou com uma derrota por 4-2.

Na chegada a Portugal, Esquerdinha recorda que sentiu dificuldades com o treinador Fernando Santos. "Diziam que eu era africano, pelo estilo agressivo de atuar. No Brasil, eu não me preocupava muito em marcar. Atuávamos com dois médios de contenção. Em Portugal, não. O técnico usava o 4-3-3, com dois pontas e apenas um cabeça de área, que ficava fixo no meio. Ou seja: tive que fazer um trabalho especial para poder adaptar-me com esta nova necessidade e assim afirmar-me. Após todos os treinos, durante um mês, ficava com o preparador físico Roger Spry. Ele tinha feito algo semelhante com o Roberto Carlos. E valeu a pena. Com 15 dias, eu estava a voar", referiu. 

Depois do FC Porto, Esquerdinha passou ainda por Saragoça e Académica, antes de regressar ao Brasil. Nos dragões, venceu um campeonato, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. 

in "ojogo.pt"

Rota do título: F.C. Porto espreita perigo no início da primavera


A pouco mais de três meses do final da Liga, faz sentido começar a olhar mais além. Analisar os desafios que F.C. Porto e Benfica, os dois candidatos ao título, têm ainda pela frente. As fases teoricamente mais complicadas, assim como os períodos aparentemente menos exigentes.

Não está assim tão distante o ciclo teoricamente mais difícil para o F.C. Porto. É pela altura em que o inverno abre caminho à primavera que a equipa de Vítor Pereira enfrenta maiores dificuldades, tendo em conta também os compromissos europeus.

O mês de março começa com uma visita a Alvalade, mas no dia 13 os «dragões» têm uma importante visita a Málaga, para a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. É a primeira de três deslocações consecutivas, sendo que as duas seguintes são para a Liga: Marítimo e Académica. Depois, já no início de abril, o F.C. Porto recebe o Sp. Braga. 

Deve-se ter em conta ainda que, caso a formação azul e branca passe aos quartos de final da Liga dos Campeões, o jogo com os «arsenalistas» surge entre os dois encontros da eliminatória europeia. 

Mas ainda que este seja, em teoria, o período mais difícil, a reta final da Liga apresenta uma exigência simular: o mês de maio começa com uma visita à Choupana, segue-se a receção ao Benfica, em jogo que pode decidir o título, e por fim a visita a Paços de Ferreira.


Calendário do F.C. Porto até final da época:
15/2: Beira Mar (f)
19/2: Málaga (c) [Liga dos Campeões]
23/2: Rio Ave (c)
27/2: Rio Ave (c) [Taça da Liga]*
3/3: Sporting (f)
10/3: Estoril (c)
13/3: Málaga (f) [Liga dos Campeões]
17/3: Máritimo (f)
30/3: Académica (f)
(1ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões)
7/4: Sp. Braga (c)
(2ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões)
(14/4: Final da Taça da Liga)
21/4: Moreirense (f)
(1ª mão das meias finais da Liga dos Campeões)
28/4: V. Setúbal (c)
(2ª mão das meias finais da Liga dos Campeões)
5/5: Nacional (f)
12/5: Benfica (c)
19/5: P. Ferreira (f)

Notas:
A participação na Taça da Liga está pendente do processo por alegada utilização irregular Fabiano, Abdoulaye e Sebá.
Em itálico estão jogos dependentes de apuramento em rondas prévias.
No que diz respeito à Liga, apenas os compromissos até à receção ao Rio Ave têm data definitiva. Os seguintes estão, por definição, marcados para o domingo do fim de semana reservado para a respetiva ronda.


in "maisfutebol.iol.pt"

Jackson: «James tem condições para jogar em qualquer equipa»


James Rodríguez e Jackson Martínez foram protagonista de uma entrevista conjunta ao jornal espanhol “Marca”, onde falaram um pouco da vida pessoal. Companheiros no FC Porto e na seleção colombiana, ambos desfazem-se em elogios mútuos.

“James tem condições para jogar em qualquer equipa do Mundo, por maior que ela seja: Barcelona, Real, Bayern ou City… Apesar de ser novo, tem condições para ser titular em qualquer lado”, afirmou Jackson.

Já o extremo portista destacou o bom momento que Jackson atravessa: “Está a atravessar uma boa fase. Sei que ele quer mais e vai continuar a marcar golos. Também pode jogar a bom nível em qualquer clube”.

James falou ainda da ajuda que deu ao colega na adaptação à cidade do Porto: “Quando veio para cá estava sozinho e, como compatriota que sou, tive a oportunidade de o ajudar a adaptar rapidamente. Fui uma boa ajuda”.

in "record.pt"

Pinto da Costa: "Nomeação foi atentado ao futebol"


O presidente do FC Porto recordou, no editorial na revista do clube, que o árbitro João Ferreira nem deveria ter sido nomeado. E explica porquê.
Já passou um mês, mas Pinto da Costa ainda não se esqueceu do empate na Luz, da arbitragem de João Ferreira e daquilo que classifica como "desejos da Liga". Na sua página habitual na revista "Dragões", o presidente portista foi cáustico e disparou em várias frentes. "Contrariando os desejos até da Liga de Clubes, o FC Porto continua a mostrar que é a melhor equipa em Portugal e só não tem mais pontos porque as interferências extrafutebol não o permitem", começou por escrever, para chegar àquilo que considera mais importante. "Do clássico da Luz, mais do que os foras de jogo mal assinalados e as expulsões perdoadas, que só podem surpreender quem não conhece os protagonistas, o que é um atentado ao futebol e à verdade desportiva foi a nomeação do único árbitro em que havia razões objetivas para o deixar de fora", classificou. 

Depois, explica porquê: "Não é internacional, e o presidente da Comissão de Arbitragem sempre defendeu os melhores árbitros para os melhores jogos, só tinha arbitrado quatro jogos na Liga, foi quarto árbitro no célebre jogo do túnel, tendo tido papel fundamental na acusação aos jogadores do FC Porto; foi o árbitro escolhido pelo presidente do Benfica numa escuta em que de muitos nomes só o João «pode ser» Ferreira satisfez."

Tal como previa, Pinto da Costa sentiu-se igualmente prejudicado no final da partida. "Isto tudo além de ter um passado permissivo em relação ao cumprimento das leis de jogo, especialmente no que se refere a entradas violentas dos jogadores do Benfica, que mais uma vez se verificou. A entrada violenta de Maxi Pereira sobre João Moutinho foi a sétima falta do jogador, mas só aí viu amarelo", recordou.

in "ojogo.pt"

"Todos vão querer Mangala"

O empresário do defesa-central do FC Porto afasta qualquer conversa sobre clubes interessados no jogador, mas revela o objetivo de chegar à seleção francesa.


Mangala é, por estes dias, um dos jogadores do FC Porto mais falados. Desde a exibição no Estádio da Luz, no clássico com o Benfica, a que se seguiram outros desempenhos, o nome do central passou a ser pronunciado mais vezes. 

O empresário do jogador, Fabrizio Ferrari, revela a satisfação com a atual fama do central, mas é o primeiro a colocar alguma água na fervura sem deixar de aproveitar o momento. "Todos vão querer Mangala, não serão apenas Manchester United, Bayern de Munique ou Milan", disse aproveitando os nomes dos clube que têm sido apontados como estando atentos ao jovem jogador do FC Porto.

No início da semana, o ex-selecionador, Raymond Domenech revelou ter aconselhado Mangala ao atual selecionador francês, esta terça-feira o empresário do jogador explicou, à Antena 1, que o defesa-central dá prioridade ao clube. "Vamos ver como tudo corre até final da temporada, ele está bem e com muita vontade de jogar na Liga dos Campeões, ganhar tudo pelo FC Porto e chegar à seleção da França", disse, não deixando de dar mérito ao clube. "O FC Porto fez um excelente trabalho com Mangala", concluiu Ferrari.


in "ojogo.pt"

James Rodríguez à vista


"El Bandido" está a ser integrado paulatinamente no trabalho de grupo, ao qual se juntaram na manhã desta terça-feira sete elementos da equipa B
Vítor Pereira está quase a receber mais um "reforço" para atacar em força a conquista do título. James Rodríguez, ausente desde a receção ao Nacional (5 de janeiro), devido a uma rotura muscular na coxa direita, apareceu integrado no grupo no treino matinal desta terça-feira, ainda que com alguns condicionalismos.

Ausentes continuaram o belga Defour (lesão muscular) e ainda Atsu. O internacional ganês já está no Porto, depois de ter participado na CAN, mas os responsáveis do FC Porto decidiram dar-lhe um dia de descanso, pelo que o regresso acontecerá apenas amanhã.

Para suprir estas ausências, Vítor Pereira recorreu mais uma vez aos "bês". Desta vez, Tiago Ferreira, Tozé, Sérgio Oliveira, Pedro Moreira, Anderson, Diogo Mateus e Dellatorre foram os contemplados com uma chamada para trabalhar com a equipa principal.

in "ojogo.pt"

Helton prefere Moutinho a CR7

O guarda-redes do FC Porto é o primeiro a admitir que está a "puxar a sardinha para o próprio saco", mas garante que a opinião é sincera.


"Cristiano Ronaldo é excelente", mas é João Moutinho quem lhe enche as medidas. "As pessoas perguntam-me porquê o Moutinho e não Ronaldo. Eu acho o Moutinho mais sereno. É um jogador diferenciado. Como o Fernando, passa despercebido, mas é crucial", elogiou Helton, numa entrevista à "Dragões" em que sublinha também o papel do terceiro médio da equação portista: "Lucho é elegante."

O guarda-redes, que já foi avançado e lateral-direito, conta que foi para a baliza por ser "muito preguiçoso" e admite que tudo o que envolveu André Villas-Boas, o treinador que tem como "um amigo" e que mais o marcou, foi especial, desde o dia em que recebeu a braçadeira ao que levantou a taça da Liga Europa.

Na retrospetiva de carreira, Helton contou que só aos 21 anos assinou um contrato que o livrou de outros trabalhos, como "trolha, assistente de pedreiro ou eletricista", e que esteve "várias vezes perto de abandonar o futebol." Veio para Leiria porque era o "mais mal pago" do Vasco e diz-se "grato a Vítor Baía" pelo "respeito e boa recetividade" quando chegou. Hoje, tem uma máxima: "Nunca me sinto titular."


in "ojogo.pt"