quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Casemiro entra na justiça contra o São Paulo

Brasileiro reclama direitos de imagem do tempo que passou no clube

Casemiro, médio do FC Porto, colocou um processo na justiça contra o São Paulo, clube onde se formou e onde esteve até 2013, reclamando um valor em dívida por causa dos direitos de imagem. 

O advogado do médio emprestado pelo Real Madrid, Eduardo Novaes Santos, confirma a ação, mas não divulga os valores envolvidos, esclarecendo que só quando for conhecida a sentença será formado o valor. 

O advogado esclarece que em causa estão direitos de imagem relativos a «competições nacionais e internacionais». 

«O valor só é apurado depois do trâmite julgado, tanto pode ser uma ação com valor pequeno quanto grande, depende do entendimento do juiz que julgar o caso. É um processo longo. Geralmente leva três ou quatro anos», explicou, citado pelo site da ESPN, que avança que o pedido do jogador é de 1,5 milhões de reais (quase 500 mil euros). 

A primeira audiência está marcada para 16 de junho. 

O São Paulo garante estar tranquilo, apoiando-se na alteração na lei que, inicialmente, dava 20 por cento dos direitos de imagem aos jogadores, mas, a partir de 2011, passou a atribuir apenas 5 por cento. «É um problema de todos os clubes que tem de ser decidido no Tribunal do Trabalho», explicou o diretor jurídico do São Paulo Leonardo Serafim.

in "maisfutebol.iol.pt"

Lucho González perto do Sevilha

Unai Emery assume interesse e, em Espanha, já se fala em acordo

 Lucho González poderá reforçar em breve o Sevilha, dos portugueses Beto, Daniel Carriço e Diogo Figueiras. O antigo capitão do FC Porto deve assinar em breve pelo emblema espanhol, regressando assim à Europa um ano depois de rumar ao Al Rayyan, do Qatar. 
  
Unai Emery, treinador do Sevilha, assumiu o interesse no argentino no rescaldo do jogo com o Granada, para a Taça do Rei. 
  
«É uma opção de mercado. Nas avaliações que fizemos, tem o perfil que pretendemos. Todas as referências dos que o conhecem e de gente próxima dizem que é muito profissional e pode alargar a sua carreira porque está em boas condições», afirmou, referindo-se à idade (33 anos) do ex-portista. 
  
O jornal «AS» escreve esta quinta-feira que o acordo entre o Sevilha e o jogador já está alcançado, faltando agora negociar a saída com o Al Rayyan que estará a pedir mais dinheiro. 

Frederico Simonian, empresário, apenas confirmou estar a «negociar a saída», admitindo poder ter novidades esta quinta-feira.

in "maisfutebol.iol.pt"

Rentería: sem clube, treina na Colômbia para manter a forma

Primeiro colombiano do FC Porto à espera que o telefone toque

Wason Rentería, antigo avançado do FC Porto, está à procura de clube depois de deixar o Racing, da Argentina. O colombiano passou os últimos meses a recuperar de lesão e vai, agora, começar a treinar com o Independiente de Medellín para manter a forma enquanto não há uma luz ao fundo do túnel. 
  
«Estou agradecido ao presidente e ao treinador pela oportunidade que me deram para treinar», afirmou Rentería, em declarações ao site colombiano «FutbolRed». 
  
O empresário do jogador, Jorge Machado, está à procura de clube para Rentería no Brasil, que, nesta altura, se afigura como hipótese mais forte, embora uma mudança para o Médio Oriente também esteja a ser estudada, segundo o mesmo jornal. 
  
Rentería representou o FC Porto na temporada 2006/07, atuando em seis encontros. Ainda passou pelo Sp. Braga, cedido pelos Dragões.

in "maisfutebol.iol.pt"

Dinamarquês explica que FC Porto é superior ao Benfica em termos de «performance»


O escritor dinamarquês Rasmus Ankersen, também presidente do FC Midtjylland e cofundador do 21st Club - empresa sediada em Londres especializada na interpretação de dados no futebol de topo -, mostrou no Congresso Football Talks, no Centro de Congressos do Estoril, que o FC Porto tem estado melhor do que o Benfica em termos de rendimento global.

Ankersen apresentro mesmo uma comparação entre a classificação do campeonato português e o índice de performance das equipas. Nesse índice, calculado a partir da diferença do que o que se cria ofensivamente e do que se permite defensivamente, salienta-se o 1.º lugar do FC Porto em detrimento do Benfica, que é 2.º. O Sporting, tal como classificação real, é 3.º.

O nórdico mostrou ainda que o Estoril (6.º no índice) é o caso mais evidente na Liga de quem tem melhores performances do que resultados e que o Boavista representa exatamente o inverso (17.º). 

Quanto à restante classificação: 4.º SC Braga, 5.º V. Guimarães, 7.º Paços de Ferreira, 8.º Rio Ave, 9.º Marítimo, 10.º Nacional, 11.º Moreirense, 12.º Belenenses, 13.º Académica, 14.º Arouca, 15.º V. Setúbal, 16.º Gil Vicente e 18.º Penafiel.


in "abola.pt"

Kelvin renovou contrato

ANTES DE SER CEDIDO AO PALMEIRAS

Kelvin foi emprestado ao Palmeiras, do Brasil, até dezembro de 2015, mas, de acordo com as informações apuradas por Record, partiu já com o seu contrato renovado.

O extremo brasileiro, de 21 anos, cujo vínculo anterior terminava no final de 2015/16, viajou ontem de manhã para São Paulo, depois de na terça-feira ter prolongado a sua ligação aos dragões até uma data que, para já, ainda está por desvendar. Certo é que oFC Porto fica assim protegido da cobiça alheia no jovem internacional canarinho, uma vez que, à partida, Kelvin regressará ao Estádio do Dragão no início de 2016, apenas a seis meses do seu contrato anterior expirar. Caso contrário, o extremo sairia a custo zero em junho. Kelvin será apresentado no Palmeiras já neste sábado, juntamente com o também reforço Dudu, antes do jogo-treino que o conjunto brasileiro agendou com o Shandong Luneng, da China.

in "record,pt"

Lucas Lima protegido pelo Santos

CLUBE PAULISTA LIQUIDOU PARTE DA DÍVIDA

O Santos pagou dois dos três salários em atraso à maioria do seu plantel, uma medida que visa impedir os seus jogadores de avançarem para a justiça. Este não era um cenário equacionado por Lucas Lima, médio do Santos, de 24 anos, que tem sido apontado ao FC Porto, mas desta forma fecha-se ainda mais a porta a uma mudança imediata do brasileiro, cujo passe é detido, em 80 por cento, pela Doyen Sports.

in "record.pt"

Luciano Brustolini: «Portugal seria interessante para Marcos Rocha»

EMPRESÁRIO DO LATERAL MOSTRA-SE AGRADADO

Marcos Rocha continua a ser apontado como alvo do FCPorto e, a Record, o seu agente não fecha a porta a essa possibilidade. “Jogar em Portugal seria interessante para ele, mas não posso confirmar porque ainda não há nada em concreto”, defendeu Luciano Brustolini. “Não sei se o Atlético Mineiro quer deixá-lo sair, mas o jogador vale entre 8 e 10 milhões de euros”, acrescentou.

in "record.pt"

Ivo Rodrigues: «Cumpri um dos meus maiores sonhos»

FELIZ PELA ESTREIA NA EQUIPA PRINCIPAL

Através da sua conta pessoal no Facebook, o avançado Ivo Rodrigues mostrou-se feliz pela oportunidade de jogar pela equipa principal do FC Porto, lamentando apenas ter saído lesionado noencontro com o U. Madeira.

"Apesar de ter saído lesionado, cumpri um dos meus maiores sonhos e também um dos maiores sonhos da minha família e amigos, sentimento indiscritível, não há palavras! Vou trabalhar sempre para atingir todos os meus objetivos por mim e pelas pessoas que me acompanham sempre. Orgulho em ser portista e cumprir um sonho de infância, obrigado às pessoas que sempre acreditaram em mim", escreveu o jovem.

in "record.pt"

SAD veta a saída de Ivo

No início da época, chegaram boas propostas do estrangeiro, agora foi a vez de clubes da I Liga, que o queriam por empréstimo.


Foi a primeira oportunidade, mas não será certamente a última. Ivo Rodrigues estreou-se esta terça-feira pela equipa principal do FC Porto, mais de seis anos depois de ter chegado ao clube para jogar nos sub-15. O jogo frente ao U. Madeira não lhe correu bem - saiu ao intervalo, depois de se ter lesionado no último lance da primeira parte -, isto porque Ivo Rodrigues esteve longe de repetir as exibições que já fez pela equipa B e que lhe valeram esta oportunidade. Lopetegui encontrou no "nervosismo" natural de uma estreia, e logo no Estádio do Dragão, a explicação para tanta timidez.

Apesar disso, a aposta será para repetir. O FC Porto deposita grande confiança no futuro do avançado, ao ponto de já ter recusado, na atual reabertura de mercado, propostas de empréstimo de clubes da I Liga. O objetivo passa por manter o internacional sub-20 português por perto e oferecer-lhe, sempre que possível, a oportunidade de treinar e jogar na equipa principal.

Ivo Rodrigues é, neste momento, o projeto mais consistente da formação do FC Porto. Uma das provas desta aposta efetiva esteve na recente renovação de contrato, a segunda num curto espaço de tempo. Em maio, e na iminência de o perder para um clube italiano, a SAD renovou-lhe contrato até 2018 e colocou uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros; depois, em novembro, voltou a chamá-lo para lhe acrescentar um ano ao contrato, dez milhões à cláusula e, claro, alguns euros ao ordenado. Durante o último verão, também chegaram propostas ao Dragão, sendo que uma delas, de um clube estrangeiro, previa o empréstimo de um ano com opção de compra de seis milhões de euros no final da temporada. A resposta dos responsáveis do FC Porto foi pronta e negativa.

Ivo Rodrigues regressa agora à equipa B, ainda que com a promessa de novas oportunidades com o plantel de Lopetegui. Mesmo assim, o avançado de 19 anos (faz 20 em março) deixou uma mensagem nas redes sociais para marcar a estreia. "Apesar de ter saído lesionado, cumpri um dos meus maiores sonhos e também um dos maiores sonhos da minha família e amigos. Sentimento indescritível, não há palavras!", começou por escrever, antes de apontar ao futuro. "Vou trabalhar sempre para atingir todos os meus objetivos, por mim e pelas pessoas que me acompanham sempre. Orgulho em ser portista e cumprir um sonho de infância. Obrigado às pessoas que sempre acreditaram em mim", acrescentou.


in "ojogo.pt"

Adnan Januzaj apontado ao FC Porto

A imprensa inglesa garante esta quinta-feira que o FC Porto é um dos clubes europeus interessado no jovem belga do Manchester United.


FC Porto, Juventus e Paris Saint-Germain surgem esta quinta-feira na imprensa inglesa como estando na corrida pela contratação de Adnan Januzaj durante o atual mercado de transferências.

Adnan Januzaj não tem sido opção para Louis van Gaal, daí o interesse do jogador belga de 19 anos em mudar de ares, vontade que, segundo o tablóide inglês The Sun o FC Porto, bem como Juventus e PSG, pretende aproveitar. 


in "ojogo.pt"

Moyes: Januzaj like a young Rooney


David Moyes compared Adnan Januzaj to Wayne Rooney as the finest young talent he has seen and believes the 19-year-old will go on to become one of Europe's top players.
Former Manchester United manager Moyes gave Januzaj his debut in last season's Community Shield and promoted him ahead of more experienced players.
And the 51-year-old Scot, who was in charge of Everton when Rooney came through the youth system at Goodison Park, saw similarities with another teenage prodigy.

    "Adnan Januzaj is, in my managerial time, the est young talent up there with Wayne Rooney," Moyes told the Daily Telegraph.
    "You can see what he can become. When we had Wayne at Everton you could see the potential.
    "Adnan Januzaj has got all that at the same age as Wayne. He's one of the best young talents in Europe and he will go on to become one of the best players.
    "When we went on tour last year he was one of the pluses. He did very well. There was a lot said about him. We came back and within a month we could not believe the change in him - he could go past people inside, outside, to the left, to the right."
    Moyes tended to use Januzaj, who has opted to play international football for Belgium, on the flanks and compared him to an England winger of the 1980s and 1990s.
    He added: "He had a bit of Chris Waddle about him. Chris Waddle used to slow you down and make you feel comfortable and before you knew it he was gone. Adnan has that. He can eliminate people.
    "Yes, of course, he was young and he was going to not do it all the time but he has incredible skill, a good temperament and with the right degree of arrogance.
    "Wayne was different but in the same way as we saw something special in him at Everton we saw that in Adnan Januzaj. I can only see the boy going right to the top."
    © ESPN Sports Media Ltd

    OUVIRAM-SE AS JANEIRAS ANTES DO TREINO

    Desta vez, os “protagonistas” foram 160 crianças do Colégio Júlio Dinis
    ​O treino desta quinta-feira do FC Porto, no Centro de Treinos e Formação Desportiva, no Olival, começou de forma diferente. No cumprimento de uma tradição já enraizada, cerca de 160 crianças do Colégio Júlio Dinis cantaram as Janeiras ao plantel, tendo os jogadores mostrado também os seus dotes vocais, conforme pode ver na galeria de fotos abaixo.

    A letra era inspiradora e, além do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa e do treinador Julen Lopetegui, vários foram os atletas brindados com quadras personalizadas. De Fabiano a Jackson Martínez, passando por Maicon, Rúben Neves, Herrera, Casemiro, Óliver, Quintero e Ricardo Quaresma, não faltou alegria e boa disposição nos momentos que antecederam mais uma sessão de trabalho dos Dragões. Desafiados pela pequenada, os próprios jogadores e equipa técnica tiveram de mostrar o que valem.

    Eis três exemplos das quadras dedicadas pelas crianças ao grupo: "Nosso querido Pinto da Costa/ Mais um ano a liderar/ Serás sempre o melhor presidente/ Mais vitórias irás conquistar", "Uma quadra vamos dedicar/ Ao Herrera, o pensador/ Organiza todos os seus passos/ E assim se faz um bom jogador" e "Bem-vindo amigo Casemiro/ Para ti cantamos agora/ Para sempre vamos recordar/ O teu golo a 102 à hora". 

    De seguida, em mais uma sessão de preparação para a deslocação a Penafiel, agendada para sábado, às 20h15, para a 17.ª jornada da Liga, Lopetegui não pôde contar com o argelino Brahimi e o camaronês Aboubakar, que se preparam para a participação na CAN (Taça das Nações Africanas), e com Otávio, que se limitou a tratamento e trabalho de ginásio.

    O FC Porto volta a treinar esta sexta-feira, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, às 10h30, à porta fechada. Julen Lopetegui fará, depois, a antevisão da deslocação a Penafiel, em conferência de imprensa que será acompanhada pelo Twitter do FC Porto e transmitida em directo pelo Porto Canal.


    in "fcp.pt"

    DRAGON FORCE VOLTA ESTE SÁBADO AO PORTO CANAL


    Arranca a segunda temporada do programa dedicado às várias modalidades do projecto do FC Porto
    A segunda temporada do programa Dragon Force está de regresso à grelha do Porto Canal. O espaço dedicado às actividades do projecto de formação do FC Porto vai para o ar este sábado, pelas 14h30.

    Apresentado pela jornalista Susana Cunha Guimarães, o programa em que os protagonistas são os mais de 3.500 alunos que integram as escolas de futebol, basquetebol, andebol, hóquei em patins e bilhar do Dragon Force é repetido na manhã de domingo, pelas 10h30.


    in "fcp.pt"

    QUATRO DRAGÕES NO ONZE DO SÉCULO DO FUTEBOL PORTUGUÊS

    Vítor Baía, Fernando Couto, Ricardo Carvalho e Futre distinguidos na gala do centenário da Federação Portuguesa de Futebol
    O melhor onze do século do futebol português integra quatro antigos jogadores do FC Porto, todos eles campeões nacionais com a camisola azul e branca. O guarda-redes Vítor Baía, os defesas Fernando Couto e Ricardo Carvalho e o avançado Paulo Futre foram distinguidos na Gala Quinas de Ouro, integrada nas comemorações do centenário da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que decorreu na noite desta quarta-feira, no Casino Estoril.

    O ex-capitão João Pinto junta-se ainda aos antigos quatro jogadores - à excepção de Fernando Couto, todos eles campeões europeus pelos Dragões - no melhor onze contemporâneo, que distinguiu os que mais se destacaram entre a década de 1970 e os dias de hoje. José Mourinho, antigo técnico do FC Porto, recebeu o prémio de melhor treinador do século, na gala em que foram anunciados os resultados da votação online levada a cabo pela FPF e destinada a eleger os melhores do futebol português nestes 100 anos.

    in "fcp.pt"

    “BÊS” DERROTADOS AO CAIR DO PANO EM INGLATERRA

    Golo de André Silva não impediu a derrota dos ​Dragões, por 2-1, frente ao Chelsea Sub-21
    O FC Porto B perdeu, esta quarta-feira, com o Chelsea Sub-21, por 2-1, em encontro da segunda jornada do grupo A da Premier League International Cup, na partida que marcou a estreia dos portistas na competição, disputada no Estádio EBB, em Aldershot (Inglaterra). Num terreno pesado, face à chuva e ao vento que se faziam sentir, e a jogar frente à equipa que está em segundo lugar no campeonato de reservas (Sub-21) inglês, os Dragões marcaram primeiro, por André Silva, aos 13 minutos, tendo concedido o empate aos 20 e sofrido o golo da derrota já depois dos 90 minutos.

    Ambas as equipas entraram bem em jogo e, ainda antes do primeiro golo da partida, já tinham tido boas oportunidades para inaugurar o marcador. Seria André Silva a consegui-lo, ao aproveitar um cruzamento de Víctor García (e a colaboração do guarda-redes adversário) para rematar à boca da baliza e fazer um golo fácil, aos 13 minutos. Aos 20 minutos, um remate soberbo de Palmer, de bem longe da baliza, empatou a partida, num lance em que Kadú nada poderia fazer. O resultado não sofreu alterações até ao intervalo, havendo a destacar um lance, à passagem da meia-hora de jogo, em que André Silva sofreu uma grande penalidade que não foi assinalada pelo árbitro da partida.

    A segunda metade mostrou duas equipas com vontade de conseguir algo mais do encontro, mas o equilíbrio mantinha-se como nota dominante. Nas bancadas, não havia dúvidas: os adeptos portistas eram incessantes no apoio à equipa e Igor Lichnovsky, aos 71 minutos, podia ter dado uma alegria aos Dragões presentes, mas o remate não levou a melhor direcção. Na jogada seguinte, Scott também podia ter dado vantagem à formação londrina, tendo o remate saído fraco, numa altura em que até eram os “bês” controlavam as operações. E foi num lance fortuito, já aos 90+2 minutos, que os londrinos alcançaram o segundo golo, num remate de longe de Scott que transformou o resultado numa injustiça face à exibição dos “bês”.

    Com esta derrota, o FC Porto coloca-se no terceiro lugar do grupo A, empatado com o Norwich, que perdeu 5-0 com o Chelsea e conta também apenas com uma partida disputada. O Chelsea lidera o grupo, com sete pontos (duas vitórias e um empate), e o Borussia Mönchengladbach está em segundo lugar, com um ponto (um empate no único jogo disputado). O próximo encontro dos comandados de Luís Castro na competição será com a equipa alemã, a 11 de Fevereiro, em local e hora a confirmar.

    FICHA DE JOGO

    CHELSEA SUB-21-FC PORTO B, 2-1
    Premier League International Cup, 2.ª jornada
    14 de Janeiro de 2015
    Estádio EBB, Aldershot, Inglaterra

    Árbitro: Constantine Hatzidakis
    Assistentes: Nick Dunn e Karl May
    Quarto árbitro: Alex Gray

    CHELSEA SUB-21: Blackman; Chalobah, Conroy, Houghton (cap.), Dabo; Ake, Christensen e Loftus-Cheek; Mitchell, Ugbo e Palmer
    Substituições: Chalobah por Scott (56m), Palmer por Adamczyck (69m) e Ugbo por Sammut (75m)
    Não utilizados: Granger, Ali, Christie-Davies e Suljic
    Treinador: Adi Viveash

    FC PORTO B: Kadú; Víctor García, Igor Lichnovsky, Leander Siemann e Rafa; Tomás Podstawski (cap.), Francisco Ramos e Pavlovski; Frédéric, André Silva e Kayembe
    Substituições: Pavlovski por Graça (60m), Frédéric por Pité (76m) e Kayembe por Célestin Djim (79m)
    Não utilizados: Raul Gudiño, David Bruno, Leandro Silva e Roniel
    Treinador: Luís Castro

    Ao intervalo: 1-1
    Marcadores: André Silva (13m), Palmer (20m) e Scott (90+2m)
    Disciplina: cartão amarelo a Conroy (36m), Frédéric (54m) e Francisco Ramos (81m)


    in "fcp.pt"

    SUB-19 CIMENTAM LIDERANÇA EM PAÇOS DE FERREIRA

    ​Dragões derrotaram a equipa local (3-2) na 19.ª jornada do campeonato


    ​A equipa Sub-19 do FC Porto deslocou-se esta quarta-feira a Paços de Ferreira e venceu a equipa local (3-2), em jogo a contar para a 19.ª jornada da primeira fase da zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores A. Com este resultado, os Dragões passam a somar 44 pontos e mantêm a liderança isolada, agora com quatro pontos de vantagem sobre o Vitória de Guimarães, segundo classificado.

    Privado do treinador António Folha e de alguns jogadores, devido à presença dos Juniores na Frenz International Cup, o FC Porto entrou algo apático e só à passagem da meia hora assumiu definitivamente as rédeas do jogo, aproveitando esse momento para se adiantar no marcador com um golo de Élvis, na sequência de um lance de bola parada (32m).

    Pouco depois do reinício, em apenas três minutos, Sérgio Ribeiro (53m) (na foto) e Clever (53m) reforçaram a vantagem portista, mas a reacção pacense também chegou a dobrar (65m e 69m) e colocou em sentido o colectivo azul e branco, que segurou a vitória até ao derradeiro apito do árbitro.

    A equipa liderada por Pablo Sanz alinhou com João Costa (g.r.), Rui Silva, Malthe Johansen, Verdasca, Chidozie, Fidelis, Clever (Michael, 80m), Élvis, Sérgio Ribeiro (cap.), Ruben Macedo (Casimiro, 90m) e Leonardo (Idrisa, 66m).


    in "fcp.pt"