quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Rui Gomes: "É VANTAJOSO DEFRONTAR EQUIPAS QUE JOGAM O JOGO PELO JOGO"


Rui Gomes espera que o União de Madeira seja, em sua casa, um adversário diferente daquele que visitou Pedroso, em Agosto (0-0). Esta quinta-feira, em superflash, o treinador salientou que o FC Porto B vai encontrar um rival experiente, mas mais ofensivo do que na primeira volta. O jogo na Madeira disputa-se no sábado, às 11h15, no Estádio Municipal de Machico.

Que tipo de dificuldades pode causar o União da Madeira?
Creio que não perde há 12 jogos, desde que foi eliminado da Taça de Portugal pelo Pedras Rubras, há uns meses largos. Está claramente em crescendo e, não sendo muito exuberante na sua forma de jogar, é uma equipa extremamente sólida e típica da Segunda Liga. As dificuldades serão aquelas que temos na maior parte das partidas: defrontamos equipas muito organizadas e experientes, que aproveitam determinados momentos dos jogos, como as bolas paradas e situações de transição, para fazer a diferença. Espero um adversário tranquilo e confiante, porque vem de uma sucessão de bons resultados, mas também muito baseado nestes momentos do jogo, em que geralmente consegue fazer a diferença.

É também uma das equipas mais experientes da Segunda Liga...
Sim, e isso não os prejudica na questão física, porque os jogadores que chegam a esta idade cuidam bastante bem do factor físico e o desgaste não se nota. As mais-valias são típicas da sua experiência: sabem aproveitar aqueles momentos que referi para fazer a diferença a seu favor. Lidam bem com jogos equilibrados, como têm sido quase todos os que temos feito. Neste tipo de jogos, o factor maturidade é muito importante.

Na primeira volta, o União foi um adversário "aborrecido". Espera uma abordagem diferente desta vez?
Admito que sim, porque vão jogar em casa, numa situação mais confortável e com alguns jogadores diferentes, enquanto cá foram uma equipa de muita tracção atrás. Agora têm processos mais ofensivos e fluídos e espero uma equipa mais ousada.

Em que é que isso pode beneficiar o FC Porto B?
Poderemos tirar vantagem desde que nunca nos deslumbremos com as diferentes nuances do jogo. Em determinados momentos, a nossa equipa sente que está por cima, entusiasma-se porque quer ganhar e em determinados momentos esquecemos que um jogo é um processo de dois sentidos. Fomos penalizados, sobretudo em momentos de transição. Agora resolvemos esses problemas e isso acontece menos do que no início do campeonato, mas por vezes ainda “desligamos” momentaneamente, a pensar na forma como vamos conseguir chegar ao golo, e não conseguimos chegar a tempo de impedir que o adversário faça o mesmo. É vantajoso defrontar equipas que jogam o jogo pelo jogo, desde que sejamos muito fortes nos momentos em que ele se desequilibra.

Uma semana de treinos depois, que análise faz ao reforço Caballero?
Na semana passada ele tinha acabado de chegar e, por ser tão jovem e vir de uma realidade distinta, teríamos de dar-lhe tempo para se adaptar. Esta semana, as indicações que ele deu foram ainda melhores, está mais adaptado e conhece melhor os nossos processos e os colegas. Portanto, as indicações são boas, mas, tal como disse na semana passada, é um jogador de 18 anos e tem muito para aprender. Porém, estou satisfeito pelo que tem feito nesta semana de treinos connosco.


in "fcp.pt"

Dragões divulgam vídeo do clássico com indireta a Jorge Jesus


Disputado domingo no relvado do Estádio da Luz, o clássico entre águias e dragões continua a dar que falar. O mais recente capítulo da ´novela` surgiu esta quinta-feira, com um vídeo publicado na página oficial do clube azul e branco no Facebook, intitulado «Benfica-FC Porto, o fair play é mesmo uma treta». 


«Somos os campeões do jogo limpo, mas nem todos podem dizer o mesmo, não acham?», pode ler-se na introdução do vídeo com várias faltas cometidas por jogadores do Benfica, entre outros momentos do clássico.



A frase «o fair play é uma treta» ficou célebre nas palavras de Jorge Jesus, quando o atual treinador do Benfica orientava o Belenenses.


in "abola.pt"


James e Kléber praticamente arredados do jogo com o Paços

Colombiano e brasileiro continuam em tratamento. Recepção aos castores agendada para as 20h15 de sábado.


O plantel do FC Porto prosseguiu esta quinta-feira a preparação para a recepção ao Paços de Ferreira, agendada para sábado e a contar para a jornada 15 da Liga Zon Sagres.

Vítor Pereira não deverá contar com James Rodríguez e Kléber no encontro com os castores. O colombiano e o brasileiro continuam a recuperar de lesões, cumprindo planos específicos de tratamento junto do departamento médico azul e branco.

O técnico portista chamou ao apronto quatro atletas que actuam pela equipa "B": Diogo Mateus, Victor, Pedro Moreira e Sebá.

O FC Porto regressa ao trabalho na manhã de amanhã, pelas 10h30, no Olival. A sessão realizar-se-á à porta fechada.


in "rr.pt"

Liedson não aparece no treino

O avançado brasileiro, que poderá em breve tornar-se reforço do FC Porto, não esteve hoje no treino do Flamengo.


Liedson não esteve hoje no centro de treinos do Flamengo, oportunidade para a imprensa brasileira sublinhar que o avançado está de saída do clube carioca e que a partida deverá ser oficializada nas próximas horas.



O avançado, cujo destino deverá ser o FC Porto, era esperado hoje no Ninho do Urubu, mas acabou por não aparecer. O departamento de futebol do Fla já comunicou ao representante do jogador que o Flamengo pretende prescindir dos serviços do jogador de 35 anos com o intuito de baixar o "peso" da folha salarial, já mais leve com a partida de Vagner Love para o CSKA de Moscovo.



in "ojogo.pt"

Ventura assina hoje


Guarda-redes muda-se para o Sporting, ainda no âmbito do negócio de Izmailov, e deverá começar a treinar esta sexta-feira.
Ventura está a caminho de Lisboa para assinar pelo Sporting até final da época. O jovem guarda-redes muda-se para Alvalade por empréstimo do FC Porto, ficando os leões com opção de compra do passe no próximo verão. O futebolista deverá começar a treinar em Alcochete já esta sexta-feira.

Com a mudança de Ventura, fica assim concluído o negócio entre FC Porto e Sporting. Os dragões receberam o russo Marat Izmailov e cederam Miguel Lopes a título definitivo, a quem se acrescenta agora o empréstimo do guardião de 24 anos. que, nas últimas épocas, esteve emprestado a Olhanense (2009/10 e 2011/12) e Portimonense (2010/11).

in "ojogo.pt"

Herrera quase no FC Porto


Dirigente do Pachuca confirma que Héctor Herrera será transferido para um clube português em junho. O FC Porto é o destino.
Ainda não é oficial, mas a contratação de Héctor Herrera pelos dragões, de que O JOGO deu conta há cerca de um mês, está muito perto de se concretizar. Aliás, isso mesmo ficou subentendido nas declarações de Andrés Fassi, vice presidente do Pachuca, à ESPN mexicana.

"Havia três clubes muito interessados: um alemão, um francês e um português, a quem demos a nossa palavra. Por cláusula de confidencialidade, não posso revelar o nome desse clube, mas só há alguns detalhes a acertar", confirmou, percebendo-se que o destino é o FC Porto, que também já assegurou, para a próxima época, o central Diego Reyes.

Herrera tem 22 anos, é médio e foi campeão olímpico em Londres. Até junho, será jogador do Pachuca.

in "ojogo.pt"

Vítor Pereira: «Tenho respeito pelo Benfica. Não queria ofender»


Treinador do F.C. Porto diz que se sentiu «frustado» e quis «defender» a equipa. Mantém tudo o que disse, mas «o tom não seria o mesmo»


No passado domingo, foi um Vítor Pereira visivelmente transtornado que apareceu na sala de imprensa do estádio da Luz após o Clássico com o Benfica. Agora, quatro dias depois, o técnico portista volta a falar do jogo e, embora garanta que hoje não empregaria o tom utilizado, assegura que mantém tudo o que disse.

«Nós trabalhamos a semana toda para preparar o jogo, por isso, é natural que eu e a equipa nos sintamos frustrados por erros que condicionam o nosso trabalho e todo o esforço de uma semana. Disse o que me ia na alma para defender o grupo de trabalho», afirmou Vítor Pereira esta quinta-feira em conferência de imprensa, referindo-se às críticas que fez ao trabalho do árbitro João Ferreira.

«Não tenho nada contra o senhor João Ferreira. Disse o que disse reportando-me a factos. Disse-o de forma exaltada porque era o final do jogo, de um jogo de tensão. O tom, se fosse hoje não seria o mesmo, mas mantenho o que disse e vou manifestar-me sempre que achar que o trabalho do meu grupo é condicionado», garantiu.

O técnico rejeita que o seu objetivo seja colocar pressão sobre os árbitros para jogos futuros. «Não quero condicionar próximas arbitragens, não quero condicionar ninguém, mas, quem não se sente não é filho de boa gente».

Ainda assim, Vítor Pereira garante: «Hoje, para mim, o que é importante é ter em conta a qualidade da exibição da minha equipa. Saio da Luz com a satisfação de ver a minha equipa igual a si própria, crescer em termos coletivos e jogar com qualidade. O resto é passado».

O treinador dos dragões falou ainda sobre a apreciação que fez sobre o jogo dos encarnados e assegura que o objetivo nunca foi ofender o clube adversário. «Eu tenho respeito pelo trabalho do Jorge Jesus, pelo trabalho que se faz no Benfica. Num tom exaltado, a quente, provavelmente aquilo que disse sobre o jogo do Benfica... o Benfica jogou o que o F.C. Porto permitiu. Nós é que não permitimos que o Benfica fosse igual a si próprio».

«Não quis faltar ao respeito a ninguém. A quem se sentiu ofendido, tenho a dizer que não tive nunca intenção de ofender ninguém», assegurou.

V. Pereira: «Se Liedson vier a ser meu jogador, falarei sobre ele»

Treinador evita comentar ou confirmar avançado no Dragão


Vítor Pereira repete o discurso de que só fala dos jogadores que estão no Dragão, para não comentar a eventual ida de Liedson para o FC Porto.

«Posso falar do Izmailov, porque é meu jogador, não posso falar do Liedson, porque não é meu jogador. Quando ele for, se vier a ser, falarei sobre ele», disse o treinador portista em conferência de imprensa, recordado pelos jornalistas que também recentemente se recusava a falar do russo. «O Liedson não é meu jogador», frisou. 

«Agora fala-se do Liedson, falou-se do Meyong também. Eu nao posso estar a comentar cada jogador de que se fala, até porque é uma falta de respeito estar a fazer apreciações de jogadores de outros clubes. Por acaso estes dois eu até conheço, mas às vezes fala-se de jogadores de quem eu nunca ouvi falar», adiantou.

«Nós estamos a trabalhar com profissionalismo também nesse aspecto. As coisas são a ser feitas cá dentro e, se se concretizarem, eu estarei aqui para as comentar».

in "maisfutebol.iol.pt"

Liedson para dar outro ânimo ao dragão

JACKSON MARTÍNEZ SEM ALTERNATIVA


n A ausência de uma alternativa clara a Jackson Martínez foi a razão que obrigou a SAD a lançar-se no mercado de inverno. Uma vez mais, o fraco rendimento de Kléber, que agora até se encontra lesionado, obriga o FC Porto a gastar dinheiro. Em 2012, foi o austríaco Janko o repescado em finais de janeiro, por 3,5 milhões de euros pagos ao Twente. Desta vez, o investimento em Liedson deverá ser bastante mais baixo ao envolver, unicamente, o capítulo salarial.

O colombiano é um talento extraordinário na dianteira e os 17 golos apontados em 22 jogos oficiais configuram um registo notável. Todavia, como Pinto da Costa dizia em relação a Izmailov, “uma equipa não é formada apenas onze jogadores”. Nas últimas semanas, Vítor Pereira teve de posicionar tanto Varela como Sebá no eixo do ataque, algo que seria impensável, por exemplo, nos duelos a eliminar da Liga dos Campeões, isto com o Málaga já ao virar da esquina...

Liedson pronto para viajar
AVANÇADO ESTÁ NO RIO À ESPERA DO DESEJADO TELEFONEMA

Renato Santos, assessor de Liedson, confirmou à Antena 1, que faltam pequenos pormenores para o avançado brasileiro ser confirmado como reforço do Dragão.

"O Marcelo Robalinho é que está aí a tratar das coisas e o Liedson está no Rio à espera. Está pronto para viajar", referiu.

Renato Santos revelou que o interesse do FC Porto foi uma "grande surpresa". "Tivemos um indício há uns dias e este ganhou corpo. O Liedson ficou muito contente", frisou.

in "record.pt"

Baía entre os melhores guarda-redes do Mundo

RANKING DA IFFHS PARA OS ÚLTIMOS 25 ANOS


Vítor Baía é o guarda-redes português mais bem classificado no ranking da federação de história e estatística do futebol (IFFHS)referente aos últimos 25 anos, que é liderado pelo italiano Gianluigi Buffon (Juventus).

Baía, que deixou de jogar em 2007, com 37 anos, ao serviço do FC Porto, surge no 15.º lugar, com 94 pontos, bem à frente dos únicos guarda-redes portugueses ainda em atividade que estão na lista da IFFHS: Ricardo (Olhanense), que é 66.º (16 pontos), e Eduardo (Istambul BB), 107.º (9 pontos).

Buffon lidera à frente do espanhol Iker Casillas (Real Madrid), que soma 213 pontos, e dos já retirados Edwin van der Sar (Holanda, 201 pontos), Peter Schmeichel (Dinamarca, 179), e Oliver Kahn (Alemanha, 162).

Classificação:

1. Gianluigi Buffon (Itália), 226 pontos
2. Iker Casillas (Espanha), 213
3. Edwin van der Sar (Holanda), 201
4. Peter Schmeichel (Dinamarca), 179
5. Oliver Kahn (Alemanha), 162
6. Petr Cech (Repúblcia Checa), 154
7. José Luis Chilavert (Paraguai), 146
8. Walter Zenga (Itália), 132
. Andoni Zubizarreta (Espanha), 132
10. Claudio Taffarel (Brasil), 130


(...)

15. Vítor Baía (Portugal), 94
66. Ricardo (Portugal) 16
107. Eduardo (Portugal), 9


in "record.pt"

Vou crescer como jogador e pessoa"


O jogador russo escolheu o site da UEFA para explicar como se processou a passagem do Sporting para o FC Porto. Tudo na edição e-paper e impressa d'O JOGO.
Izmailov abordou pela primeira vez, numa entrevista publicada no site da UEFA, os detalhes da negociação que o levaram a trocar Alvalade pelo Dragão durante este mês de janeiro. O médio russo garantiu que não saiu a mal do Sporting, a quem está "agradecido por tudo", mas considerou também que a mudança para o FC Porto só pode ser "boa" para a sua carreira. "Aqui, com este elevado nível de profissionalismo, posso crescer como jogador e como pessoa", afirmou.

in "ojogo.pt"