terça-feira, 25 de janeiro de 2011

F.C. Porto: Sapunaru chamado à selecção da Roménia

Lateral premiado pelo bom momento no Dragão


O bom momento de Cristian Sapunaru valeu-lhe mais uma chamada à selecção da Roménia. O lateral direito foi chamado pelo seleccionador do seu país para o «Torneio do Chipre», a disputar-se nos dias 8 e 9 de Fevereiro. A Roménia defronta primeiro a Ucrânia e no dia seguinte o Chipre ou a Suécia. 

Sapunaru, 26 anos, tem sete presenças na selecção principal da Roménia. Estreou-se a 31 de Maio de 2008 contra Montengero e esteve presente na Fase Final do Eur0-2008. 


in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Pereira para Benfica e F.C. Porto: «Valerá a pena continuarem?»

Troca de acusações não serve o espectáculo


Vítor Pereira questiona F.C. Porto e Benfica sobre as declarações de responsáveis ambas as partes desde o início do campeonato sobre a arbitragem. 

«A animosidade entre Benfica e F.C. Porto não beneficia o espectáculo. Esta constante troca de acusações não traz nada de bom para a competição. Até a imagem pessoal pode ser afectada. A reflexão que deixamos é: valerá mesmo a pena continuarem?», analisou o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga.

O dirigente assinalou ainda que as críticas sucessivas são compreensíveis, mas não ajudam: «As críticas podem entender-se em três dimensões: a individual, a do clube e a da organização do jogo. No nosso entendimento usamos a terceira. Vemos o que mais importa ao espectáculo. No entanto, entendemos as criticas. A maioria tem alguma razão de ser. Do nosso ponto de vista, achamos que deve ser visto o que mais interessa à actividade. E achamos que as críticas não trazem mais-valia à actividade.»

Dirigentes do Rio Ave reuniram com Vítor Pereira

O presidente da Comissão de Arbitragem confirmou, ainda, já ter reunido com dirigentes do Rio Ave, no seguimento do pedido feito pelos mesmos, após a arbitragem de Bruno Paixão na recepção ao V. Guimarães na última ronda. «Escutámos e dissemos o que entendíamos. Não vou tornar público o que foi dito por uma questão de ética pessoal», justificou.

«A nomeação do Bruno Paixão assenta na dificuldade que, à partida, prevíamos para esse jogo. Escolhemos um árbitro internacional para fazer frente às dificuldades do jogo. Percebo os comentários de ambos os treinadores no final do jogo e o que fazemos, nestes casos, é accionar os mecanismos que temos dentro da organização, dando todo o apoio ao árbitro para o ajudar a perceber o desempenho que teve. Curiosamente as situações não foram do ponto de vista técnico mas disciplinar e comportamental», frisou. 

«Árbitro que erra é como jogador que falha penalty»

Vítor Pereira desvalorizou, de resto, as críticas de André Villas-Boas à nomeação de João Ferreira para o jogo com o Beira-Mar, lembrando que os padrões definidos para as nomeações estão a ser cumpridos. 

«Não há pena de morte em Portugal. O facto de um árbitro ter um erro hoje não o inibe para o futuro. Um jogador que falha um penalty não fica inibido de marcar outros. Não podemos ter essa atitude tão punitiva», lembrou.

Por fim, o dirigente considerou o nível global da arbitragem portuguesa «aceitável» e garantiu que a estrutura está preparada para a profissionalização do sector, assim haja leis que o permitam.


in "maisfutebol.iol.pt"

«Hulk é um atacante que temos de trabalhar mais», diz Mano Menezes

Seleccionador brasileiro explica chamada do avançado do F.C. Porto


Mano Menezes explicou a chamada de Hulk, avançado do F.C. Porto, à selecção brasileira para o amigável de dia 9, em Paris, frente à França. O treinador entende que tem nas mãos um diamante por lapidar.

«Já fez parte de uma convocatória, quando treinámos uma semana em Barcelona. É um jogador com características muito peculiares: tem muita força, uma explosão muito forte. É um atacante que temos de trabalhar mais e seguir essa linha de articulação», afirmou.~


in "maisfutebol.iol.pt"

Brasil: Hulk, David Luiz e Luisão convocados para a França

Mano Menezes chamou Hulk, David Luiz e Luisão para o amigável de dia 9, em Paris, frente à França. 

Ramires, agora no Chelsea, também faz parte das opções e Júlio César está de volta; Ronaldinho Gaúcho, que se transferiu para o Flamengo, fica de fora.

As novidades são Renato Augusto e Jadson. A lista só inclui jogadores a actuar fora do Brasil.

Lista de convocados:

Guarda-redes - Gomes (Tottenham), Julio Cesar (Inter) e 
Neto (Fiorentina);

Defesas - Daniel Alves (Barcelona), David Luiz (Benfica), André Santos (Fenerbahçe), Breno (Bayern), Luisão (Benfica), Marcelo (Real Madrid), Rafael (Manchester United) e Thiago Silva (Milan); 

Médios - Anderson (Manchester United), Elias (At. Madrid), Hernanes (Lazio), Jadson (Shakhtar Donetsk), Lucas (Liverpool), Ramires (Chelsea), Renato Augusto (Leverkusen) e Sandro (Tottenham);

Avançados - Alexandre Pato (Milan), André (D. Kiev), Hulk (F.C. Porto) e Robinho (Milan)


in "maisfutebol.iol.pt"

CD mexe-se com denúncia


A Comissão Disciplinar (CD) da Liga de Clubes reúne-se hoje e, entre outros despachos, terá de decidir se abre um processo de inquérito aos incidentes ocorridos no final do Benfica-Nacional envolvendo o treinador Jorge Jesus e o jogador Luís Alberto. Embora os relatórios do árbitro (Rui Costa), dos delegados da Liga e das autoridades policiais nada refiram sobre o sucedido no Estádio da Luz, já terá sido feita denúncia ao órgão disciplinar, que assim, de acordo com os regulamentos, será obrigado a agir para averiguar os factos e aplicar punições, caso conclua que há motivos para tal. Em questão, recorde-se, está uma alegada agressão ou tentativa de agressão do treinador do Benfica ao jogador do Nacional, que, por seu turno, respondeu na mesma moeda.

Tanto da parte do Benfica como da equipa madeirense, não existe interesse na abertura de um processo de inquérito, dado que haveria hipóteses de verem o seu treinador e jogador, respectivamente, castigados. Portanto, a suposta denúncia, elaborada com base nas imagens televisivas que deram dimensão mediática ao caso, terá sido feita por terceiros. De acordo com os regulamentos, lembre-se, Jorge Jesus pode incorrer numa pena de uma semana a nove meses; já Luís Alberto arrisca um mês e meio.

Ontem, refira-se, o técnico do FC Porto, André Villas-Boas, foi altamente crítico para com a atitude do seu homólogo benfiquista, chamando a atenção da Comissão Disciplinar para a matéria (ver texto à parte). Ao mesmo tempo, na habitual reunião de segundas-feiras dos dirigentes do Benfica o assunto nem sequer foi abordado, dado que reina a total tranquilidade quanto à não-abertura de um processo de inquérito.

Na origem do arrufo entre o treinador do Benfica e o jogador do Nacional, recorde-se, esteve um atrito entre este último e Franco Jara que já vinha do decorrer do jogo. Jorge Jesus saiu em defesa do seu atleta, acertando de raspão em Luís Alberto. Disse que apenas o afastou. Este ripostou e disse ter sido empurrado por Jesus.

Artigos determinantes para o caso

Moldura penal

Agressão

» 3 semanas a 9 meses de castigo


Tentativa de agressão

» 1 semana a 3 meses de castigo

» O artigo 171º refere que "a decisão ou deliberação de instauração de procedimento disciplinar ou processo de inquérito poderá ter lugar com base no relatório do árbitro ou Delegado da Liga, do relatório das forças policiais, ou na sequência de denúncia fundamentada e deverá ser determinada no prazo máximo de 3 dias úteis a partir do momento em que a CD tenha conhecimento do facto susceptível de integrar o conceito de infracção."

» O regulamento enquadra os treinadores no artigo 137º como se de dirigentes desportivos se tratassem. Com uma diferença: em caso de suspensão de técnicos, os prazos são reduzidas a um quarto.

» O artigo 104º estabelece que os dirigentes que agridam outros agentes são punidos com "penas de suspensão de três meses a três anos. Prazos que, no caso dos treinadores, serão reduzidos a um quarto. A tentativa é punida com os limites das penas acima previstas reduzidas a um terço."

in "ojogo.pt"

Villas-Boas:: "Afinal, o graúdo faz coisas piores"


Os incidentes registados no final do Benfica-Nacional, mais concretamente a troca de "mimos" entre Jorge Jesus e Luís Alberto, mereceram uma chamada de atenção de Villas-Boas na conferência de Imprensa que serviu de antecipação ao jogo com o Nacional. Indirectamente, o treinador portista aproveitou a oportunidade para criticar as acções do seu homólogo da Luz. Mas, antes de o fazer, o treinador portista acusou a forma como "alguma comunicação social" dinamitou as suas expulsões em Guimarães e Alvalade e que agora, disse ele, procurou minimizar o incidente que envolveu o treinador do Benfica. "Isto é da conta da Comissão Disciplinar da Liga ou das autoridades, mas cada um é responsável pelos seus actos. Registo com curiosidade a discrepância brutal e preponderância das análises deste caso com as minhas duas expulsões, em Guimarães e em Alvalade. Disseram que eu era um miúdo que não sabia reagir à pressão, que era expulso quando empatava, que não me sabia comportar, que isto e aquilo. Afinal, o graúdo faz figuras piores. Deixo ao vosso critério a análise", atirou.

Convidado a comentar o facto de os incidentes terem ficado fora do relatório do árbitro, Villas-Boas encolheu os ombros. "É porque não viu, não sei", disse. "O que sei é apenas o que vi em imagens televisivas", complementou o treinador portista.

Por fim, Villas-Boas passou novamente ao ataque, carregando na acusação de que "alguma comunicação social" tem apostado em campanhas "de proteccionismo evidente de determinado tipo de situações e de clubes".

Convidado a concretizar as acusações, o técnico portista voltou a sublinhar que o principal na luta pelo título tem sido o clube protegido. "Parece-me clara essa protecção ao Benfica, não é nova, é cultural e acontece todos os anos, mas o FC Porto agradece, porque também é isso que nos faz chegar ao sucesso", concluiu.

in "ojogo.pt""

Pai de Iturbe diz que o filho foi tratado como estrela

A família Iturbe está encantada com o destino do filho e o pai, também Juan Iturbe, contou ontem à Imprensa paraguaia detalhes da viagem recente a Portugal. O acordo, disse, agradou a todas as partes e contou divertido o amplo destaque dado à transferência nos meios de comunicação portugueses. "Foi impressionante, porque o FC Porto e a Imprensa trataram o assunto ao estilo da chegada de uma grande estrela. Como pais de Juancito, ficamos cheios de orgulho", disse ao Última Hora, preparando-se para contar de viva voz ao filho, que está no Peru e que ontem voltou a jogar pela Argentina. "Ele está muito contente e cheio de vontade por começar nova etapa na carreira". Etapa essa adiada até ao Verão. Até lá, não está descartada a hipótese de voltar ao Cerro Porteño, mas o mais provável, admitiu Iturbe pai, será ficar na Argentina, preparando também a provável presença no Mundial de sub-20, em Agosto.

in "ojogo.pt"

Paulo Baptista dirige FC Porto-Nacional

JOGO ANTECIPADO DA 20.ª JORNADA


A Comissão de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol Profissional nomeou esta segunda-feira Paulo Baptista (Portalegre) para o FC Porto-Nacional, jogo antecipado da 20.ª jornada, que se disputa quarta-feira, às 19H15, no Estádio do Dragão.
Paulo Baptista terá Luís Tavares e José Braga como árbitros assistentes.
in "record.pt"

Drulovic: «Não há muitos como eu»

FOI O PRIMEIRO REFORÇO DE INVERNO PORTISTA


RECORD – Sabe que foi o primeiro reforço de inverno entre os grandes portugueses?
DRULOVIC – Fui o primeiro? Não sabia. Por acaso até me lembro muito bem de tudo, sei que assinei a 16 de dezembro de 1993, mas não tinha ideia de ter sido o primeiro. Foi um passo decisivo para a minha carreira, a realização de um sonho. Foi tudo muito rápido, só estive um ano e meio no Gil Vicente e até tinha tido contactos com o Sporting e o Benfica. Lembro-me que o presidente do Gil queria vender-me ao Benfica, mas havia uma crise diretiva por causa do Manuel Damásio e eu escolhi o FC Porto. Com alguma polémica à mistura, foi uma opção muito boa.
R – Ainda marcou 11 golos pelo FC Porto, mas o Benfica é que foi campeão…
D – Já levava 7 golos no Gil Vicente, o que não era fácil. Estava a jogar muito bem e assinar por um grande foi a sequência natural. Nessa época, fiz mais de 20 golos em todas as provas e fui o 2.º melhor marcador. Continuei a jogar bem no FC Porto, a equipa cresceu muito com Bobby Robson e acabámos o ano a ganhar a Taça ao Sporting. Nos anos seguintes, todos sabem o que aconteceu.
in "record.pt"

Falcão renova baixa médica

VAI FALHAR MAIS UM JOGO


Falcão está de fora do jogo com o Nacional, amanhã. O colombiano só fez um dos 6 jogos do FC Porto em 2011 (Naval, 1 golo) e vai falhar mais uma jornada, deixando Villas-Boas entre Hulk e Walter. O Incrível tem ganho a corrida e deve repetir a titularidade ao centro no encontro com os insulares, mantendo James e Varela nas alas, à imagem do que já aconteceu nos duelos com o Marítimo (4-1) e o Beira-Mar (1-0).
O FC Porto espera ter Falcão, que ontem já fez treino condicionado, disponível para a deslocação ao terreno do Gil Vicente (no sábado). Com fortes perspetivas de um clássico a meio da próxima semana, é importante recuperar El Tigre e confirmar a sua disponibilidade em competição.
in "record.pt"

Argentina: Otamendi e Gaitán convocados para enfrentar Portugal

O seleccionador da Argentina, Sérgio Batista, anunciou esta segunda-feira a lista de 24 jogadores que vai enfrentar Portugal no próximo dia 9 de Fevereiro, num encontro de carácter particular que vai ter lugar em Genebra, Suíça.

A lista integra os «portugueses» Gaitán, do Benfica, e Otamendi, do F.C. Porto. O ex-benfiquista Di María também está convocado, tal como Lionel Messi, a estrela da companhia. 

Em sentido inverso, destaque para as ausências de vários jogadores que são caras habituais na comitiva. Higuaín, do Real Madrid, está lesionado. Mas Carlos Tevez, Aguero, Heinze e Demichelis também não integram as opções de Batista, que já tinha prometido dar oportunidade a jogadores menos rodados.

As caras novas do grupo são o defesa Marcos Rojo, do Spartak de Moscovo, o médio Enzo Pérez, do Estudiantes, e Juan Manuel Martínez, avançado do Vélez Sarsfield.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Sergio Romero e Mariano Andújar.

Defesas: Zanetti, Zabaleta, Pareja, Burdisso, Garay, Marcos Rojo, Otamendi e Gabriel Milito.

Médios: Cambiasso, Fernando Gago, Lucas Biglia, Jose Sosa, Di María, Enzo Pérez, Mascherano, Banega e Pastore.

Avançados: Messi, Lavezzi, Diego Millito, Gaitán e Juan Manuel Martínez

Kleber: «Sair do Marítimo? Não sei, estamos a resolver isso»

Kléber, avançado do Marítimo, em declarações à Sport TV, no final da derrota caseira com o Sporting, por 0-3:

«Entrámos na primeira parte com força, sofremos o golo e tentámos o empate na segunda parte. Criámos muitas oportunidades. Parabéns ao Rui Patrício, que esteve bem, mas também para a nossa equipa que lutou até ao final. O jogo decidiu-se pelas oportunidades que tivemos e falhámos e eles marcaram. A equipa lutou e não pode baixar a cabeça. Quanto a mim, estou recuperado, mas fisicamente ainda não estou bem, mas vou trabalhar para encontrar a melhor forma. São quase dois meses sem jogar e torna-se complicado»

[Vai ficar no Marítimo até ao final da época?] «Isso já não sei, estamos a resolver isso. O Carlos Pereira sabe o que é o melhor para o plantel. Se tiver que ficar no Maritimo fico, se sair e for bom para o Maritimo, irei. Para o F.C. Porto? Não sei a equipa exacta e não posso falar porque as coisas não estão fechadas.»


in "maisfutebol.iol.pt"

Elogios promovem Walter

Walter pode estar a horas de um momento muito desejado: ser titular num encontro da Liga. Ainda não aconteceu desde que chegou ao FC Porto, mas tudo indica que André Villas Boas lhe dará uma oportunidade, atendendo ao que de bom vem fazendo o bigorna no trabalho diário e também na forma como vai aguentando a condição de suplente. 

No último sábado, por exemplo, apesar de ter entrado quando o período de compensação estava a começar a contar, Walter não fez mais cara. Entrou e ainda correu para tentar chegar perto ao golo. 

E nem andou longe de o conseguir. A atitude do brasileiro revela, antes de tudo, que está com um sentido mais colectivo, que compreendeu as mensagens do treinador de cada vez que o deixou de fora... Ainda recentemente, nem na lista de convocados figurou!

Desde há duas semanas que Villas Boas vem carregando de elogios o ponta-de-lança, de quem continua a dizer que é um dos avançados mais eficazes da Europa, atendendo ao tempo de jogo que tem e número de golos marcados (7 em 668 minutos).

Não se pode dizer que Walter seja aquela figura da arma-secreta que resolve jogos, mas é um facto que costuma marcar quando entra em campo. Já se viu a jogar de início, na Taça de Portugal, por exemplo, em que fez um hat-trick, mas a Liga acarreta sempre uma carga emocional mais intensa. 

Ontem, na conferência de Imprensa, Villas Boas voltou a elogiar o jogador: «O Walter está muito forte, ainda neste último treino voltou a demonstrá-lo, mas enfrenta a concorrência do Falcao e do Hulk. No entanto, está a ameaçar um lugar no onze inicial, tal como todos os outros».



in "abola.pt"