terça-feira, 16 de outubro de 2012

ANDREIA COUTO Uma dirigente da Liga com o azul no coração


É irmã de Fernando Couto, ocupa o cargo de directora-executiva da Liga de Clubes e não tem tabus quanto à cor clubística. Familiares directos do ex-internacional português são "portistas ferrenhos".

Não é habitual ver um dirigente de um dos órgãos que rege o futebol português assumir uma cor clubística, mas Andreia Couto vai mais além para quebrar algumas regras vigentes.

Em entrevista concedida a Bola Branca, a directora-executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) afirma-se adepta do FC Porto. Mas não se fica por aí. Até é uma apoiante bem "ferrenha" dos azuis e brancos.

A carreira do irmão Fernando Couto, defesa central internacional português que representou os dragões, contagiou toda a família, natural de Espinho. E, imagine-se, o pai de Andreia era benfiquista.

"O Fernando [Couto] teve uma influência muito grande na escolha do clube do coração. Somos oito irmãos - o meu pai era benfiquista -, mas a partir do momento em que o Fernando enveredou pela carreira profissional, os mais novos entusiasmaram-se. Somos portistas ferrenhos", admite a actual "número dois" da Liga.

Adepta do FC Porto sem "dissabores" no dia-a-dia profissional
A pergunta impõe-se: "Alguma vez teve algum dissabor por assumir a preferência pelo FC Porto?". A resposta, na ponta da língua, afasta qualquer mal-entendido.

"Não senti isso, sinceramente. Nunca nenhum dirigente me fez essa observação. Pelo menos, directamente [risos]", assegura.

in "rr.pt"

Gilberto segue na frente como MVP


Gilberto Duarte mantém-se como líder do ranking MVP do Andebol 1, pela segunda semana consecutiva, fruto dos 41,5 pontos amealhados até esta 6.ª jornada. Pedro Spínola é o outro Dragão em destaque nas estatísticas oficiais do campeonato, já que marca presença no quinto lugar, com 27 pontos.

Além disso, Gilberto Duarte destaca-se na listagem dos melhores marcadores, com 42 golos apontados e 66,67% de eficácia, o que equivale à 4.ª posição na geral e terceira na relação entre golos e remates. Em termos de primeira linha, está no terceiro lugar da geral (29 golos) mas é o mais eficaz, com 60,42%.


in "fcp.pt"

Porto com concorrência de peso por Waris

O avançado ganês foi apontados aos campeões nacionais. Imprensa internacional refere que PSV, Schalke, Chelsea e City também estão na corrida pelo jogador.

O site italiano "tuttomercato" noticia que Abdul Majeed Waris, avançado ganês dos suecos do Hacken, está a ser seguido por PSV, Schalke 04 e dois clubes ingleses, apontando Chelsea e Manchester City como os possíveis interessados.

Waris é o melhor marcador da Liga da Suécia e foi associado, na semana passada, ao FC Porto, pelo jornal "Expressen", daquele país escandinavo. Com 22 golos, em 25 jogos, o avançado ganês, de 21 anos, tem contrato válido com o Hacken até Dezembro de 2015.

Segundo a imprensa internacional, será difícil, para os suecos, manter, o jovem talento.

in "rr.pt"

Empresário considera prematuro falar sobre futuro de Rolando

Davide Lippi, agente FIFA e suposto intermediário de Rolando no mercado italiano, diz que é cedo para falar sobre o interesse da Roma no defesa-central do FC Porto.

«É cedo para falar do mercado, estamos apenas em outubro. Não consigo prever o
que vai acontecer em janeiro, tão pouco em junho. Certamente Sabatini [diretor desportivo da Roma] tem acompanhado o jogador, mas neste momento não há novidades», diz o agente, citado pelo site vocegiallorossa.it, salientando, porém, a escassa utilização do internacional português na formação orientada por Vítor Pereira: «Está fora da equipa e não joga». 

in "abola.pt"

James "Quero ser o melhor do Mundo"

Jogador garante estar apenas concentrado no FC Porto quando questionado sobre o interesse do Manchester United. 
James está em alta no FC Porto e na seleção colombiana e sonha ser o melhor jogador do mundo. Isso mesmo disse o jogador numa entrevista ao sítio colombiano "Futbolred". "Desde os cinco, seis anos de idade, que queria ser futebolista, agora estou a completar muitos sonhos, mas ainda tenho muitos por cumprir. Quais? Primeiro quero ir a um Mundial, ganhar uma Champions e ser o melhor do Mundo. Mas para tudo isso tenho muito que trabalhar", afirmou James.

E será que já se considera uma figura dos dragões? "É algo que muito me orgulha ser reconhecido dessa forma. Mas sou jovem e tenho muitas coisas para aprender. Tenho de ir passo a passo. O caminho é longo", respondeu.

Muito se tem falado e escrito do alegado interesse do Manchester United, mas James garante ter a cabeça no FC Porto. "Todos sabemos que o Manchester United, em Inglaterra, é um grande clube, uma excelente Liga, mas agora só penso no FC Porto. Estamos a atravessar um grande momento e a nível pessoal sinto-me muito bem", sublinhou, antes de dizer que acredita que Falcao venha a ganhar a Bola de Ouro.

"Porque não? Claro que pode pensar nisso. Está em grande em Espanha, ao mesmo nível que Cristiano Ronaldo e Messi, logo pode ambicionar ser o melhor", terminou.

in "ojogo.pt"

James voltou, Maicon já treina

O FC Porto voltou a treinar hoje no Olival e Vítor Pereira viu o grupo à disposição aumentar consideravelmente.
 
O segundo treino do FC Porto com vista ao jogo da Taça de Portugal, com o Santa Eulália - sábado, às 14h30, em Vizela -, contou com uma mão cheia de novidades.

Apesar de Vítor Pereira continuar obrigado a recorrer à equipa B e até de juniores, o treino desta matinal ficou marcado pelo regresso de três internacionais: James, dispensado do compromisso particular da Colômbia; Atsu, de regresso da seleção do Gana; e Abdoulaye, que esteve ao serviço do Senegal. Deste trio, é provável que apenas o central senegalês venha a ser opção para o compromisso da Taça de Portugal.

As novidades não se ficaram por aqui: é que se Castro passou a estar definitivamente integrado nos trabalhos da equipa, esta recebeu hoje mais dois jogadores que estavam ao cuidado do departamento médico: Danilo e Maicon, com o central a mostrar-se recuperado da lesão que o obrigou a ser substituído no clássico com o Sporting, ainda no decorrer da primeira parte.

in "ojogo.pt"

Paraguaios colocam Caballero no Dragão

Caballero não tem contrato profissional, trunfo que o FC Porto facilmente poderá tentar utilizar para fechar a contratação.
 
Mauro Caballero é dado no Paraguai como reforço do FC Porto . Segundo a imprensa daquele país sul-americano, o acordo estaria finalizado prevendo um contrato de quatro anos para o jogador e quatro milhões de euros a pagar ao Libertad. Um valor que, ao que O JOGO apurou, os dragões não estão dispostos a gastar, apesar de as qualidades do avançado agradarem aos responsáveis do campeão nacional.

Mauro António Caballero, pai do jogador fez 18 anos na semana passada, já teria mesmo estado na cidade do Porto, acompanhado de um advogado, para acertar os termos do contrato. Carlos Guggiari, vice-presidente do Libertad, porém, garantiu nada saber sobre o assunto.

Conforme O JOGO noticiou na semana passada, Caballero não tem contrato profissional com o clube paraguaio, trunfo que o FC Porto facilmente poderá tentar utilizar para fechar a contratação.

in "ojogo.pt"

Falcao "FC Porto ajudou ao meu rendimento"

O avançado do Atlético de Madrid arrefece as comparações e agradece a quem elogia a sua capacidade de marcar golos.
 
A pergunta do jornalista do diário argentino Clarin não podia ser mais direta: Acha que está ao nível de Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo? Falcao respondeu de forma clara: "Eles são de outra galáxia... Agradeço os elogios que tenho recebido, especialmente quando feitos por pessoas como Guardiola", disse.

Ora, em Fevereiro o ex-treinador do Barcelona não hesitou em colocar Falcao no topo. "Disse que eu era o melhor avançado de área e isso deixou-me muito feliz. Foi sensacional ouvir isso de alguém tão importante, um dos melhores treinadores do Mundo", contou.

Questionado sobre o seu momento de forma, Falcao concorda com a ideia de que está a viver uma fase muito boa. "Sim, é o melhor momento da minha carreira. O meu rendimento individual destaca-se por causa das importantes conquistas alcançadas tanto no FC Porto como no Atlético de Madrid. Essas vitórias fazem que esta fase seja ainda melhor", concluiu.

in "ojogo.pt"