sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Vítor Baía: «Falcão é um fenómeno»

TECE RASGADOS ELOGIOS AO AVANÇADO


Vítor Baía foi entrevistado pela rádio espanhola La Xarxa e não se furtou a alguns dos temas da atualidade do futebol espanhol. Sobre Radamel Falcão, o antigo guarda-redes não têm dúvidas - é um "monstro" que começa a ser demasiado grande para o Atlético de Madrid.

"É um fenómeno, um verdadeiro monstro. No FC Porto fazia coisas incríveis, porque é um avançado à antiga, que faz de tudo. Com Falcão na minha equipa ficava tranquilo. É um jogador de topo e que pode jogar em qualquer equipa", revelou Baía.

"O Atlético de Madrid começa a ser curto para Falcão. É uma equipa grande, mas sem a dimensão do Real Madrid ou do Barcelona", explicou depois.

"Cairia muito bem no sistema do José Mourinho, enquanto o Barcelona já teria de mudar o estilo. Seria um bom problema para Tito Vilanova se o tivesse na mesma equipa do Messi", assegurou depois.

in "record.pt"

Jackson e James à espera da titularidade pela Colômbia

Jornalista colombiano Quique Arango analisa o início de temporada de James Rodriguez e de Jackson Martinez no FC Porto, no dia em que a Colômbia defronta o Uruguai no apuramento para o Mundial 2014.


James Rodriguez e Jackson Martinez podem ser titulares esta sexta-feira, pela Colômbia.

Os dois jogadores foram chamados pelo seleccionador José Peckerman para o jogo da fase de apuramento para o Mundial do Brasil, frente ao Uruguai. 

O bom início de temporada de Jackson Martinez levou a que a imprensa colombiana especulasse sobre a possibilidade de o avançado do FC Porto fazer dupla com Falcao no ataque da Colômbia.

Neste início de época, Jackson Martinez, em jogos oficiais, só não marcou em Barcelos. Em Aveiro, apontou o golo decisivo da vitória portista na Supertaça, frente à Académica. Para o campeonato, marcou no Dragão ao Vitória de Guimarães, de grande penalidade, e em Olhão apontou o golo que colocou o FC Porto em vantagem no marcador depois de ter estado a perder por 1-0. 

Ouvido por Bola Branca, o jornalista Quique Barona Arango, da Rádio Cadena Nacional da Colômbia, diz não ficar surpreendido com os bons indicadores deixados por Jackson Martinez neste início de temporada. 

Na mesma entrevista, o jornalista colombiano diz-se convicto de que James Rodriguez saberá aproveitar o protagonismo que sobre ele recairá no FC Porto, depois da saída de Hulk para o Zenit de São Petersburgo.


in "rr.pt"

Saída de Hulk é oportunidade para Varela

Lito Vidigal, antigo treinador do avançado, acredita que Varela vai voltar a ser determinante no Dragão.


Lito Vidigal considera que, com a saída de Hulk, "abre-se uma vaga para Varela", mas o treinador ressalva que "mesmo com Hulk, Varela teve o seu espaço". O antigo técnico, que orientou o internacional português no Estrela da Amadora, sublinha que os adeptos não podem esperar que Varela seja o novo Hulk, mas observa que a venda do brasileiro "abre mais espaço" para os jogadores que habitualmente actuam pelas alas do ataque.

O FC Porto renovou com Silvestre Varela até 2016. Uma decisão que Lito Vidigal entende como normal, porque se trata de um jogador que foi "decisivo no primeiro ano no Porto". 

Aos 27 anos e depois de ter estado no Euro 2012, Varela é um jogador que já provou o seu valor. Qualidades que Lito Vidigal identificou há muito tempo: "Eu sempre disse que era possível o Varela jogar num clube grande e ser internacional. É internacional e já fez jogos de grande qualidade, sendo importante na selecção nacional".

Com a possibilidade de surgir mais vezes na equipa titular, e apesar da renovação, Varela, na opinião de Lito Vidigal, poderá ser transferido na próxima época. O actual seleccionador de Angola lembra que os clubes portugueses são vendedores e admite que o internacional português poderá tornar-se num activo apetecível para clubes europeus.


in "rr.pt"

JOSÉ MOURINHO "O homem que é treinador do Real Madrid nasceu no FC Porto"

Técnico português sente-se como no início da carreira e descarta, para já, a possibilidade de treinar a selecção nacional.


José Mourinho continua a lembrar-se dos tempos em que se deu a conhecer ao mundo no FC Porto. "Quando vejo as fotos do meu início no FC Porto, dou conta de que desse rapaz nasceu o homem que é o treinador do Real Madrid", explicou o treinador português em entrevista ao jornal "AS". 

Depois de ter passado por Inglaterra, Itália e ter aterrado no campeonato espanhol, Mourinho garante que continua "a sentir a mesma emoção e alegria do primeiro dia" em que ganhou e "a mesma raiva e decepção do primeiro dia" em que perdeu. 

"Por dentro, sinto-me exatamente igual ao que era há 20 anos", diz o técnico. "Vou terminar a época já com 50 anos e continuo a pensar que estou no início da minha carreira", acrescenta. 

Em relação à possibilidade de vir a treinar a selecção portuguesa, José Mourinho garante ser "muito patriota" e ter "um respeito muito grande pelo significado das selecções", mas, por agora, "ainda não são" para si.


in "rr.pt"

Equipa de andebol joga este fim-de-semana o play-off de acesso á Liga dos Campeões


A equipa de andebol do FC Porto Vitalis entra já no próximo sábado em acção no torneio que dá acesso à Liga dos campeões num jogo frente ao Partizan marcado para as 17:00 horas, em Belgrado, Sérvia.

Conseguir chegar à fase de grupos da Liga dos campeões é uma das principais apostas da temporada para a equipa de andebol do FC Porto e o jogador dos azuis e brancos Wilson Davyes até se refere à “oportunidade de uma vida”. A equipa acredita que é este ano que vai voltar a fazer história nas competições europeias.

Em entrevista Wilson Davyes falou às notícias desportivas do FC Porto sobre os próximos jogos de acesso à Liga dos Campeões e garante que a equipa tudo vai fazer para conseguir alcançar os objectivos traçados.

“É complicado prever o que vai acontecer mas, se depender de nós, será desta. Sabemos que temos de nos basear nas experiências passadas, que foram negativas, e naquilo que aprendemos com isso. Vamos tentar não cometer os mesmos erros e, acima de tudo, guiar-nos pelo sonho. É uma grande oportunidade, talvez até a oportunidade da nossa vida.”

A presença na Liga dos Campeões é um sonho para o plantel azul e branco e apesar de a equipa não conseguir passar a fase de grupos há três anos, o jogador garante que a equipa está preparada para as dificuldades que vão encontrar na Sérvia.

“Sim, na medida possível. Fizemos o trabalho de casa, vimos alguns vídeos e temos também a experiência do jogo do ano passado contra o Partizan, também no acesso à Champions. Creio que este ano estamos mais fortes, porque temos mais um ano juntos e porque temos dois jogadores novos que vieram trazer ainda mais qualidade à equipa.”

O jogador desvaloriza o facto de no último fim-de-semana terem perdido a Supertaça e garante que o assunto está arrumado e não via interferir nos próximos jogos.

“Isso já é passado, não conseguimos e é um assunto arrumado. Felizmente, esta semana já temos um novo objectivo por que lutar, um que é ainda mais importante. O que é bonito no desporto é que os objectivos se vão renovando e vamos agora tratar de alcançar esta meta chamada Liga dos Campeões.”

A equipa de andebol do FC Porto realiza o primeiro jogo de acesso á fase de grupos da Liga dos Campeões no próximo sábado dia 8 de Setembro frente ao Partizan, e no dia a seguir, dia 9 de Setembro irá defrontar o Lovcen ou o Sloga.


Danilo recuperado

O plantel do FC Porto vai ter direito a dois dias de folga este fim de semana mas no último treino da semana Vítor Pereira apenas pôde contar com 12 jogadores.

Entre esse grupo reduzido de atletas disponíveis, o destaque vai para a integração de Danilo, internacional brasileiro que nos últimos dias fazia parte do boletim clínico dos dragões.

Ao contrário de Danilo, o treinador do FC Porto não pôde contar com Fernando e Castro, que estão lesionados, Kadú, que treina com a equipa de sub-19, nem com nove atletas que estão ao serviço das respetivas seleções nacionais.

in "zerozero.pt"

Vítor Pereira crê que Hulk fez o "melhor" pelo FC Porto

Problemática do fecho do mercado voltou a merecer reparos. Vítor Pereira acredita que o brasileiro "estaria mais tranquilo para desenvolver o seu jogo se tivesse a vida definida em tempo justo".

Vítor Pereira acredita que Hulk deu o máximo pelo FC Porto desde o arranque da temporada, mesmo sabendo que a possibilidade de saída do Dragão era real e quase concretizada.

À margem do Fórum de Treinadores de Elite da UEFA, que decorre na Suíça, o treinador do FC Porto recusou-se a entrar em mais especulações sobre o agora jogador do Zenit São Petersburgo.

"O Hulk esteve concentrado, a querer fazer o melhor, mas não consigo dizer se noutras condições não teria feito mais. Não estou na sua cabeça", afirmou.

Certo é que Hulk - "um grande profissional", nas palavras de Vítor Pereira - "estaria mais tranquilo para desenvolver o seu jogo se tivesse a vida definida em tempo justo", completou o técnico dos campeões nacionais.

Vítor Pereira lança propostas no fórum da UEFA

 O treinador do FC Porto defende que os árbitros deviam receber relatórios das equipas que vão apitar. 

Vítor Pereira sustentou, esta quinta-feira, que os árbitros deveriam receber os relatórios das equipas dos encontros que vão arbitrar.

O treinador do FC Porto considera que os relatórios "poderiam ajudar os árbitros a preparar as partidas e, por isso, seria importante".

"Tenho uma equipa de scouting a trabalhar comigo, chegam-me às mãos os relatórios dos jogos dos adversários e aos árbitros também deviam chegar sobre as equipas que vão apitar", explicou o técnico dos dragões, numa proposta defendida no fórum de treinadores de elite da UEFA.

O campeão nacional pelos azuis e brancos defendeu ainda que "seria importante que um elemento da equipa de arbitragem visse o jogo num lugar mais alto e comunicasse com os outros".  


in "rr.pt

Dirigente do Zenit confirma negociações por João Moutinho e Nani

Nani contínua intransigente nas suas exigências. Depois de ser tornado público que o internacional português não havia chegado a acordo com o Manchester United para a renovação do seu contrato, a imprensa inglesa garante que foram novamente as exigências do jogador a abortar o interesse do Zenit na sua contratação.

O Daily Mail apelida mesmo os pedidos de Nani de «irreais», mas não concretiza quais foram na prática as premissas exigidas pelo luso para quiçá assinar pelo clube de São Petersburgo.

«É verdade que estamos a negociar Nani e Moutinho, mas Hulk e Witsel eram as nossas prioridades», afirmou ao diário britânico Maxim Mitrofanov, diretor geral do clube russo.

A informação foi avançada ao início da noite desta quinta-feira, ainda antes do fecho do mercado de transferências na Rússia, que ocorreu nas primeiras horas de hoje, 7 de setembro.

Ainda assim, é plausível que o Zenit regresse á carga em janeiro, principalmente se o clube conseguir a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

in "abola.pt"

Maicon fica mais perto da meta

chegou a liderar campeão na pré-época

Foi a grande revelação do FCPorto em 2011/12 e pretende continuar a ultrapassar barreiras de dragão ao peito. Maicon ganhou estatuto no plantel bicampeão nacional e, durante a pré-temporada, chegou mesmo a envergar a braçadeira de capitão no decorrer de alguns jogos de preparação. Mesmo assim, o brasileiro, de 23 anos, quer mais, conforme deixou claro numa entrevista que concedeu à revista Dragões, referente ao mês de junho.

“Que jogador não sonha ser capitão do FCPorto? Para falar verdade, essa é a minha meta. Seria um orgulho muito grande poder usar a braçadeira de capitão do FCPorto. Vou trabalhar para isso e fazer por merecê-la, porque sei que tenho condições para a conseguir. Vou dar tudo no campo para conseguir esse estatuto”, prometeu, sendo que pouco tempo depois viu esse seu desejo tornar-se realidade, faltando-lhe agora repetir o feito num compromisso de caráter oficial.

in "record.pt"

Atsu vai ser o próximo

brevemente premiado com melhoria do contrato

Christian Atsu tem sido a grande revelação do FC Porto neste início de época e isso surge como consequência do bom trabalho que foi desenvolvendo ao longo do trabalho de pré-época. Sempre atenta, a SAD do FC Porto já prepara um novo contrato para apresentar ao jogador, por forma a premiá-lo pelo bom desempenho que tem conseguido. É, de resto, muito provável que o ganês seja o próximo a prolongar o seu vínculo ao canpeão nacional, até para afastar possíveis clubes interessados nos seus serviços.

Com contrato até 2014, o internacional ganês, de 20 anos, tem uma cláusula de rescisão de apenas 10 milhões de euros e, como se encontra a subir patamares de qualidade a um bom ritmo, é de interesse do FC Porto segurá-lo o quanto antes, por forma a não deixá-lo ao alcance dos clubes financeiramente mais poderosos da Europa. Como a renovação está a ser preparada desde há algum tempo, é provável que seja brevemente colocado o preto no branco.

in "record.pt"

Pinto da Costa sem indícios

INVESTIGAÇÃO A CRIMES DUROU 6 ANOS

Foi uma sequela do processo Apito Dourado que terminou agora com o final do inquérito a Pinto da Costa por suspeita de crimes fiscais e de branqueamento. O presidente portista tinha sido constituído arguido em 2008 e várias testemunhas foram chamadas a depor pelo Ministério Público. Tudo partiu de uma denúncia de Carolina Salgado, a propósito de eventuais crimes praticados pela imobiliária que pertencia a Pinto da Costa, alegadamente usada para branquear o dinheiro de comissões resultantes das transferências de jogadores.

O inquérito foi o último conduzido pela equipa especial do processo Apito Dourado e desde o início Maria José Morgado afirmou que seria longo. Durou quase seis anos a concluir, tendo sido feitas várias diligências junto de bancos estrangeiros e outras entidades.

in "record.pt"

Braçadeira volta ao Comandante

partida de hulk promove lucho gonzález na hierarquia dos capitães

As implicações pela saída de Hulk para o Zenit não se vão verificar apenas na forma da equipa atuar. Fora das quatro linhas, mais concretamente no balneário portista, a partida do Incrível também terá reflexos ou não fosse ele, até há bem pouco tempo, o capitão de equipa. A liderança do grupo de trabalho será, agora, entregue a alguém que até conhece bem as funções: Lucho González, sabe Record, volta a ser o dono da braçadeira do bicampeão nacional já a partir do próximo compromisso.

É caso para dizer “a Lucho o que já foi de... Lucho.” Conhecido por El Comandante, o argentino, de 31 anos, envergou a braçadeira de capitão amiúde na sua primeira passagem pelo FC Porto e ocasionalmente desde que regressou à Invicta, em janeiro último. No entanto, a partir de agora, será ele a comandar a equipa em jogo, sempre que for primeira opção do treinador.

in "record.pt"

Dragões enfrentam gigantes na luta por Pedro Franco

city e psg querem central colombiano

O FC Porto continua a ser colocado no topo da lista de clubes interessados em Pedro Franco, mas agora concorre com Manchester City e Paris Saint-Germain (PSG) pela contratação do defesa-central colombiano que atua no Millonarios, revela o site italiano "tuttomercatoweb.com".

No final de julho, a comunicação social italiana deu conta da vantagem dos dragões para garantir o futebolista de 21 anos, referindo ainda o Lille na lista de interessados - Nápoles e Pescara desistiram do futebolista, com os napolitanos a optarem depois pelo brasileiro Bruno Uvini.

Desta feita, o relato coloca o FC Porto na "pole position" devido aos bons contactos que o clube português possui na Colômbia, mas acrescenta os dois gigantes europeus.

in "record.pt"

Portista Jaspers nos "oitavos"

O Mundial de Bilhar às 3 tabelas decorre em Vila Nova de Gaia até domingo. 
 
O holandês Dick Jaspers, campeão do Mundo de bilhar às três tabelas e que representa o FC Porto, vai defrontar o japonês Takeshima nos oitavos de final do Mundial, que decorre em Vila Nova de Gaia.

Jaspers venceu o Grupo A superiorizando-se hoje ao argentino Juan Pablo Sisterna, por 6-4, depois de na quarta-feira ter batido o egípcio Riad Nady, por 4-3.

Numa ronda que já não inclui portugueses, o espanhol Daniel Sanchez, também do FC Porto, vai defrontar o italiano Marco Zanetti, depois de ter derrotado no Grupo D o chileno Marco Sobarzo, por 5-2, e o venezuelano Marlin Romero, por 7-4.

in "ojogo.pt"

Marcelo bate Alex Sandro

O defesa do FC Porto não será titular no particular do Brasil com a África do Sul. Hulk, agora do Zenit, também não. 

O portista Alex Sandro não faz parte do onze provável do Brasil que esta sexta-feira defronta a África do Sul, em Brasília, num jogo de caráter particular.

Também Hulk, que no início da semana trocou o FC Porto pelo Zenit de São Petersburgo, não faz parte das opções iniciais de Mano Meneses para novo jogo com vista à preparação brasileira para o Mundial'2014, que decorrerá no Brasil.

O onze inicial

Diego Alves; Daniel Alves, Dedé, David Luiz e Marcelo; Rômulo, Ramires e Oscar; Lucas, Leandro Damião e Neymar.

in "ojogo.pt"