quinta-feira, 17 de outubro de 2013

"Acredito que vamos manter a dinâmica"


Líder indiscutível da zona Norte do Campeonato nacional de juniores A, o FC Porto continua sem conhecer o sabor da derrota. Na antecâmara da recepção ao FC Paços de Ferreira (sábado, 15h), Nuno Capucho prevê as dificuldades habituais – um adversário fechado e motivado –, mas deixa a promessa de uma equipa fiel aos seus princípios.

"O Paços de Ferreira tem feito um bom campeonato, é uma equipa bem organizada e sofre poucos golos. Vai tentar criar-nos dificuldades e jogar no nosso erro, mas acredito que vamos manter a dinâmica dos últimos jogos e somar mais uma vitória, até porque jogamos em casa e assumimos o nosso favoritismo", começou por afirmar o técnico dos Sub19.

A atravessar um excelente momento de forma, alicerçado numa série de cinco triunfos consecutivos no campeonato, o FC Porto consentiu apenas um empate (1-1 em Braga) nas dez jornadas já disputadas. Além disso, os azuis e brancos possuem o melhor ataque da zona Norte (26 golos marcados) e a terceira defesa menos batida (sete golos sofridos). Oito pontos separam os Dragões do segundo classificado, o SC Braga.

"Mais importante do que as dificuldades que os adversários nos criam, é a forma como nós respondemos a essas mesmas dificuldades. Sabemos o que temos de fazer pois é normal as outras equipas fecharem-se mais contra nós. Temos de ser dinâmicos, criativos e inteligentes nas movimentações com e sem bola. Se assim for, tenho a certeza de que vamos ganhar", concluiu Nuno Capucho.

O jogo entre FC Porto e FC Paços de Ferreira, referente à 11.ª jornada da zona Norte do Campeonato nacional de juniores A, disputa-se este sábado, às 15h, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.


in "fcp.pt"

Fernando elogia Paulo Fonseca

Em entrevista ao site da UEFA, fala do sonho de chegar à final da Champions e de como evoluiu.

«É um grande treinador [Paulo Fonseca] e um grande homem. Dedicado e rigoroso.
Tenho aprendido muito», disse Fernando ao site da UEFA, cuja entrevista foi passada pelo Porto Canal. «É uma pessoa humilde, que tem uma relação mais próxima com os jogadores e nos tem ajudado muito», acrescentou ainda o polvo.

Sobre as aspirações na Champions, Fernando foi objetivo. «Não começamos como queríamos, face à derrota em casa com o Atl. Madrid. Mas as nossas aspirações estão intactas. somos segundos no grupo. Chegar à meia-final ou final é nosso propósito. Temos equipa para isso», fez notar. 

in "abola.pt"

Hulk pronto para regresso emotivo ao Porto

O antigo avançado Hulk está pronto para um regresso emotivo ao Estádio do Dragão, pelo Zenit, declarando que jamais irá "celebrar um golo marcado ao Porto". 

Apenas posso prometer uma coisa, jamais vou festejar um golo marcado ao Porto pelo imenso respeito que tenho pelo clube e pelos seus adeptos", disse Hulk no ano passado, sobre a possibilidade de o FC Zenit vir a enfrentar o seu antigo clube, algo que será realidade na próxima terça-feira.

Givanildo Vieira de Souza, mais conhecido por Hulk, está pronto para um regresso emotivo ao Estádio do Dragão, local onde se afirmou no futebol europeu, quando o clube russo visitar o FC Porto em partida da terceira jornada do Grupo G da UEFA Champions League.
"O Hulk é um jovem apenas com um ano de trabalho a sério", disse o então treinador do Porto, Jesualdo Ferreira, em 2009, após o brasileiro cumprir a primeira época no clube depois da formação feita no EC Vitória e três temporadas no Japão antes de rumar a Portugal. Contudo, o jogador causou sensação imediata e foi recompensado com uma internacionalização após o seu ano de estreia, depressa tornando-se o favorito dos adeptos, conquistando quatro campeonatos, três Taças de Portugal e uma UEFA Europa League pelo clube.

"Após três anos no Japão surgiram várias oportunidades para jogar na Europa, mas escolhi o Porto, porque quando tinha 15 anos estive no estádio do Porto e disse a mim mesmo: 'Um dia vou jogar aqui'." O avançado fez 170 partidas pelos "dragões", tendo apontado 78 golos em todas as competições. Contudo, a relação cessou quando o clube russo estabeleceu um recorde de transferências em Setembro de 2012, e onde Hulk teve um arranque mais lento do que o previsto, marcando sete golos na sua época de estreia, com o clube a terminar em segundo lugar na Liga atrás do campeão PFC CSKA Moskva.

No entanto, esta temporada já se vislumbrou o Hulk que rasgou as defesas em Portugal, marcando seis golos em sete jogos no campeonato. Apesar de ter sido prejudicado por lesões foi dele o único golo do clube no Grupo G até o momento. Com apenas um ponto em dois jogos até agora na UEFA Champions League, uma vitória em Portugal daria um impulso enorme ao clube e um grande desempenho do brasileiro poderia levar o Zenit aos três pontos. Se Hulk conseguir empurrar a sua equipa rumo à vitória, o antigo herói do Porto viverá, certamente, uma mistura de sentimentos.

in "uefa.com"

Kléber entra nas contas para a Taça

Entrega do brasileiro vai ser recompensada com a convocatória para o encontro com o Trofense. Deixa de haver totalistas na equipa 

O bom trabalho de Kléber na equipa B do FC Porto vai ser recompensado por Paulo Fonseca com a convocatória para o jogo contra o Trofense, da terceira eliminatória da Taça de Portugal. Ghilas será o responsável pelas despesas do ataque dos portistas, ficando o brasileiro com um lugar assegurado no banco de suplentes. Jackson, ao que O JOGO apurou, será dispensado, numa medida já a pensar nos confrontos que se seguem com o Zenit e o Sporting. O colombiano fez os 90 minutos no triunfo da Colômbia sobre o Paraguai e, por causa das ligações aéreas, ainda não deve treinar esta manhã no Olival. Por isso, Paulo Fonseca vai optar por fazer o seu artilheiro descansar neste encontro contra o último classificado da II Liga: o Trofense é, aliás, a única equipa dos campeonatos profissionais que ainda não venceu qualquer partida esta época.

in "ojogo.pt"

Paulo Fonseca: «Confio em todos os jogadores»

O FC Porto inicia a caminhada na Taça de Portugal em busca da sua 17.ª taça. Após a pausa para os trabalhos da seleção, a competição de clubes regressa e Paulo Fonseca está espera de «uma boa resposta» do seu plantel.

«Trabalhámos bem estas duas semanas, apesar da ausência dos jogadores. Isso nunca será motivo de desculpas», afirmou Paulo Fonseca, na antevisão do jogo com o Trofense, marcado para este sábado, às 19h, no Estádio do Dragão, referente à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

O técnico não quis, porém, revelar aos jornalistas se vai proceder a muitas mexidas.

     Izmaylov tem todo o nosso apoio. Quando regressar terá que ter uma atenção especial
«Veremos! Terão que esperar até sábado para confirmar, ou não isso. Confio em todos os jogadores, independentemente dos nomes. Acredito que a equipa vai dar uma boa resposta. A equipa que perder sai da competição. É preciso ter cuidado, já que é decisivo», sublinhou.
Paulo Fonseca explicou ainda que espera um Trofense «forte».

 «Já vi o Trofense jogar embora num contexto diferente, com outro treinador. Agora tem um novo técnico e a equipa está mais motivada, com ideias novas. Temos de estar preparados para a exigência do jogo. Corremos sérios riscos de sermos surpreendidos e não podemos admitir isso aqui. Jogadores sabem que se não estiverem no seu melhor, se não derem respostas, correm o risco de não estarem presentes nos próximos jogos.»

 
Questionado sobre uma possível dupla de ataque formada por Kléber e Ghilas, o treinador dos tricampeões nacionais sorriu e soltou um curto...«sábado verão».
 
Trofense antes do Zenit e do clássico
Depois do Trofense, o FC Porto vai enfrentar o Zenit (Champions League) e o Sporting, em duelo do campeonato. O técnico azul e branco não escondeu que na sua posição tem de «pensar em tudo», mas destacou que o grupo está, para já, focado no Trofense, uma vez que é «um jogo decisivo».

O treinador não quis, por isso, comentar as recentes declarações do presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, no lançamento do clássico.

«Sobre esse jogo só irei falar na sexta-feira. Estamos naturalmente focados apenas no jogo com o Trofense. O resto não nos diz respeito. Não estamos virados para o que possam dizer», revelou.

Paulo Fonseca comentou ainda a ausência Izmaylov, jogador que está ausente dos treinos há cerca de três semanas.

     Ainda não consegui ver a tal cuspidela do Josué
«Quanto o Izmaylov, posso dizer-vos que quando regressar terá que ter uma atenção especial, sendo integrado de forma progressiva. Ele tem todo o nosso apoio», observou.
 
Paulo Fonseca comentou ainda o castigo a Josué, na sequência do jogo com o Arouca.
«Não vou contar com o jogador, não pode ser convocado, por isso, não vai jogar. Conheço bem o Josué, muito bem. Já analisei o lance e, sinceramente, ainda não consegui ver a tal cuspidela de que é acusado. O que conta aqui são os factos. E os factos dizem que ele não vai jogar», destacou.

Na conferência de imprensa, Paulo Fonseca mostrou-se ainda convicto na qualificação da seleção portuguesa para o Mundial do Brasil, em 2014, apesar de ter que disputar um playoff.

in "zerozero.pt"

Valdano elogia Jackson: «Cabe em qualquer equipa, incluindo o Real Madrid»

O Real Madrid tem vindo a ser dado como interessado em Jackson Martínez, do FC Porto. Antigo dirigente dos merengues, Jorge Valdano deixa enormes elogios ao avançado colombiano que «cabe em qualquer equipa» do Mundo. 

«A Colômbia tem, felizmente, cada vez mais jogadores entre a elite do futebol mundial, entre os que justificam lugar nos melhores clubes. Ainda assim, e neste momento, Falcao, Jackson e James são, provavelmente, os únicos que pertencem ao topo», começou por analisar, de uma forma mais geral, Jorge Valdano, em declarações ao jornal O Jogo, direcionando, depois, os elogios para o atual goleador do FC Porto. 

«Jackson está entre a elite internacional, cabe em qualquer equipa, incluindo o Real Madrid, obviamente. Está na categoria de James», enaltece, em jeito de comentário à notícia avançada esta semana pelo jornal Marca, que dizia que os merengues tinham Jackson sinalizado como alvo para a próxima época.

Acima de Jackson, sublinha Valdano, só Radamel Falcao, que também passou pelos azuis e brancos.

«Falcao está acima de todos, sem dúvida nenhuma. É, provavelmente, o melhor ponta de lança da atualidade. É enorme e eleva a Colômbia a outra dimensão», completou. 

O que Jackson, Falcao ou James têm em créditos firmados tem Juan Quintero em ambição e promessa, sendo considerado um dos jogadores de futuro da Colômbia. Jorge Valdano fala em potencial.

«Conheço pior. É muito novo, tem potencial para lá chegar, mas tem de dar provas», avisou o antigo  avançado ex-diretor desportivo do Real Madrid.

in "zerozero.pt"

Jackson Martinez quer continuar de Dragão ao peito

Depois de várias especulações durante o verão da possível saída de Jackson Martinez do FC Porto, o avançado colombiano ficou mesmo na equipa azul e branca. Na presente temporada Jackson Martinez continua a ser uma das grandes apostas de futebol do FC Porto e continua a chamar a atenção de algumas equipas europeias.

Contudo apesar de novas especulações terem aparecido novamente o empresário do Jogador, Luís Manuel Manso, afirmou que quer resolver o mais rápido possível a renovação do avançado colombiano com o FC Porto, afirmando ainda que Jackson está totalmente concentrado na equipa azul e branca.

A nova especulação surgiu esta semana com a notícia publicada no jornal espanhol “Marca”, que escreveu que o Real Madrid estará interessado em Jackson Martinez.

 "Naturalmente que é um privilégio ler e ouvir esse tipo de notícias, mas Jackson tem outras prioridades. Só pensa em renovar com o FC Porto e as coisas estão a resolver-se", explicou Luís Manso.

Apesar do empresário ter ficado agradado com o possível interesse dos Merengues, garante que a notícia não passa de rumores e que não houve nenhum contacto oficia entre as duas equipas, afirmando novamente que a vontade do colombiano é continua a jogar de Dragão ao peito.

O FC porto que é líder neste momento do campeonato de futebol português volta a entrar em campo no próximo dia 19 de Outubro frente ao Trofense num encontro que irá contar para a Taça de Portugal. Este encontro vai realizar-se no Estádio do Dragão, as 19:00 horas.
Referir que dia 27 de Outubro, os campeões nacionais terão um encontro muito importante frente ao Sporting, num encontro em que o FC Porto caso ganhe poderá isolar-se ainda mais no topo da Liga Zon Sagres. 

por David Simples