terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Antevisão Porto - Sevilha (video)





Helton: «Melhor momento em Sevilha foi quando terminou»

Guarda-redes fala do «risco» quando joga com os pés


A difícil, mas importante, vitória em Sevilha, no jogo da primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa, teve um sabor especial para o plantel portista. Helton foi o porta-voz do grupo na antevisão do jogo decisivo, esta quarta-feira no Dragão, e não teve dúvidas em escolher o melhor momento da partida na Andaluzia.

«O melhor momento foi o momento em que terminou o jogo. Não se trata de alívio, mas de satisfação, porque demos um grande passo rumo ao objectivo final. Agora, para este jogo, temos de ter atenção. Nós procuramos trabalhar em cima das nossas falhas, para que agora possamos evitá-las», explicou o guardião, que fará, frente ao Sevilha, o jogo 50 nas competições europeias.

Apesar da temível frente de ataque sevilhana, Helton não considera que seja um motivo de alerta maior do que qualquer outro na partida. «A preocupação é para todos os sectores. Mas eu acho que temos de nos preocupar mais connosco. Numa competição como esta não existe uma equipa fraca. Temos de nos preocupar em fazer o melhor naquilo que nos surgir pela frente», frisou.

O guarda-redes falou também do seu jogo de pés. Apesar da qualidade que apresenta, sendo uma posição nevrálgica, é comum alguns «sustos» para os adeptos portistas quando Helton tenta algo de mais arriscado. Nada que o preocupe.

«Em alguns momentos já fui rotulado de «puxa-saco». Mas eu hoje trabalho um pouco mais devido à confiança dos companheiros e à liberdade que o mister me dá. Vivemos em risco durante a carreira e se queremos melhorar temos de arriscar», afirmou.

E depois deixou uma comparação. «Nessas alturas, o coração dos adeptos bate com ansiedade, da mesma forma que nos bate a nós quando escutamos o que não devemos. É complicado trabalhar durante uma semana e depois, se o jogo não corre da melhor forma, sermos criticados. Mas só temos a agradecer aos adeptos pelo apoio. Quando estamos em nossa casa queremos fazer o melhor e protegê-la da melhor forma. Aqui no dragão queremos que seja da mesma forma», concluiu.

in "maisfutebol.iol.pt"

Villas-Boas e o recorde de Mourinho: «Tem pouco significado»

Treinador diz que marca só é importante se a equipa ganhar a Liga Europa


Adicionar legenda
André Villas-Boas não quer a equipa do F.C. Porto a pensar no empate frente ao Sevilha. O treinador pretende conseguir mais uma vitória na Liga Europa. Mas não a pensar no recorde, garante.

Se o F.C. Porto vencer, ultrapassa a marca de oito vitórias estabelecida pela equipa de José Mourinho em 2002/03, quando os «dragões» conquistaram a então Taça UEFA. Villas-Boas não valoriza esse dado: «Acho que tem pouco significado se não se passar à fase seguinte e não se conquistar o troféu, não tem valor absolutamente nenhum.»

«O Sevilha pôs-nos à prova, só um Porto extremamente competente é que vai levar de vencida esta eliminatória. Serve-nos uma vitória que foi boa, mas tudo pode acontecer amanhã no Dragão, é importante que os adeptos se unam à volta da equipa e que o Porto seja competente», antecipa de resto o treinador. 

«Queremos evoluir de alguns erros que cometemos em Sevilha, principalmente na gestão da nossa posse. A qualidade destes jogadores permite-nos ter posse de bola boa, é importante que eles e sintam bem com bola amanhã. Quanto mais tempo tivermos nós a bola menos oportunidades terá o Sevilha. Temos de tentar chegar ao golo, não pensar que o empate nos serve, serve-nos uma vitória, é nisso que temos de pensar», insiste.

Villas-Boas: «Esta é a última oportunidade do Sevilha»

Técnico lamenta a hora do jogo, mas garante que não vai faltar empenho


O F.C. Porto está preparado para enfrentar um Sevilha sedento por uma conquista importante, numa temporada que tem sido para esquecer. A garantia foi dada por André Villas-Boas, durante a conferência de imprensa de antevisão do encontro, que decorreu esta terça-feira no Estádio do Dragão.

«Podemos encontrar dois tipos de Sevilha: uma equipa que quer chegar ao golo rápido e corre riscos ou uma equipa que mantém a serenidade e espreita as oportunidades. Esta mensagem de um Sevilha ultra-motivado não é nova. Fizeram o mesmo na eliminatória da Taça do Rei com o Real Madrid. Temos de estar atentos porque são jogadores que se querem transcender. Resta-lhes pouco, esta é, parece-me, a ultima oportunidade deles», afirmou André Villas-Boas.

Villas-Boas diz que os dragões têm de estar num «estado emocional lúcido», frente a uma equipa nos «píncaros da motivação» que quer «manter um objectivo para a época». Para isso, o técnico quer o apoio do público, apesar da hora pouco habitual do jogo: 17 horas, de um dia de trabalho.

«A hora é decidida pela UEFA. Condiciona, parece-me claro, não sei se vamos ter o estádio cheio e para nós é fundamental o apoio a cem por cento. As claques têm sido fundamentais e esperemos amanhã encontrar esse tipo de ambiente para nos ajudar a seguir em frente», referiu.

Villas-Boas: «Falcao tem grandes probabilidades de regressar»

Técnico justifica ausência de Walter e faz inveja a Helton...com o cabelo


O encontro desta quarta-feira, com o Sevilha, pode marcar, definitivamente, o regresso à competição do avançado colombiano Radamel Falcao. A deixa é dada por André Villas-Boas que se apoia nos números da convocatória (passou de 20 a 18 jogadores), para alicerçar a ideia que começa a ganhar força: Falcao deve mesmo jogar frente ao conjunto espanhol.

«Não é novidade para ninguém que o jogador está a treinar integrado com o grupo há algum tempo, mas a importância da lesão levava a alguns cuidados. Enquanto ele não se sentisse confiante, fomos respeitando a sua opinião. Foi uma lesão destas que agravou uma das grandes lesões da sua carreira, no outro joelho. A equipa teve um rendimento global espectacular durante este período e o Falcao é mais um jogador numa convocatória de 18 e tem grandes possibilidades de regressar», explicou o técnico, em conferência de imprensa. 

Em sentido inverso, o brasileiro Walter voltou a ficar de fora de uma convocatória, facto que motivou mais um pedido de explicações. Afinal o que se passa? Está a treinar mal? «Não, fica de fora por opção, apenas. Compreendo o impacto que possa ter os jogadores que ficam de fora. As opções são estratégicas para o jogo, não têm nenhum peso de castigo. Só cabem 18, infelizmente, porque na minha opinião podiam caber todos. Já foi discutido em fóruns da UEFA a possibilidade de ter todos os jogadores disponíveis e penso que seria uma medida positiva», acrescentou.

Ainda numa ronda pelos jogadores do plantel, Villas-Boas voltou a lamentar a ausência de um «jogador querido» como Emídio Rafael e destacou o papel de Helton no grupo: «Tem estado a um nível altíssimo. Tem-nos transmitido confiança na organização defensiva. Tem encontrado uma grande motivação para esta época e isso satisfaz-nos.»

Questionado sobre o facto de ter menos tempo de treinador do que o guarda-redes como jogador e já ter um título europeu (ao serviço do F.C. Porto como adjunto de José Mourinho), Villas-Boas desvalorizou e brincou com o assunto.

«Sim, é verdade que ganhei um título europeu, mas sei bem o papel que tive. Nesse sentido ele já ganhou mais títulos que eu. Gostava de ter os títulos que ele tem, como ele gostava de ter tanto cabelo como eu...», atirou entre risos. 

«Benfica a 5 pontos? Por pouco até da Liga Europa ficavam de fora»

Villas-Boas devolve provocação de Jorge Jesus


O derby entre Sporting e Benfica não passou ao lado da conferência de imprensa de André Villas-Boas. O técnico portista foi questionado sobre o jogo e destacou a justiça da vitória encarnada.

«Penso que foi um jogo conseguido e uma vitória clara e justa do Benfica», começou por dizer.

Confrontado com as declarações de Jorge Jesus que, no rescaldo do derby, disse que para o Benfica «só contavam cinco pontos de desvantagem para o F.C. Porto», Villas-Boas desvalorizou e devolveu a «bicada». 

«Não é a primeira vez que declarações desse tipo acontecem. Nós vamos aguentando. Foi o mesmo treinador que disse que havia dois lugares para três equipas na Champions e a dele ficou de fora e por pouco não ficava também desta competição. As suas palavras pouco impacto têm para nós», garantiu.

in  "maisfutebol.iol.pt"

Falcao na lista do Inter de Milão para a próxima época


Radamel Falcao aparecia ontem mencionado em Itália como alvo do Inter de Milão para a próxima época se falhar o objectivo número um do campeão europeu: Alex Sanchez, da Udinese. O colombiano tem mais dois anos de contrato com os portistas e tem sido apontado a vários emblemas europeus.

Ensaio geral no Dragão antes das conferências de imprensa

O FC Porto treinou ontem à porta fechada, no Olival, e faz hoje o ensaio geral para o Sevilha no Dragão. O trabalho arranca às 10h30, com 15 minutos abertos à Comunicação Social. Duas horas depois, no auditório, André Villas-Boas antecipa em conferência de Imprensa a segunda mão da eliminatória com o Sevilha. Rafa continua a ser o único lesionado e a expectativa pelo regresso de Falcao ao onze mantém-se.


O inglês que deu azar no Dragão

A UEFA nomeou o inglês Howard Webb, que na época passada apitou as finais da Liga dos Campeões e do Mundial da África do Sul, para o jogo desta tarde. Webb, de 39 anos, é um ex-agente policial e agora árbitro a tempo inteiro, tendo-se cruzado duas vezes com o FC Porto - no Dragão, com o Schalke, em Março de 2008 (1-0), e em Madrid, com o Atlético, em 2009 - (2-0). Os três golos foram marcados por Lisandro. Apesar da vitória, os portistas foram eliminados pelo Schalke no desempate.


PSP também antecipa jogo europeu

O Comando Metropolitano do Porto da PSP marcou para esta tarde uma conferência de Imprensa onde dará a conhecer a operação de segurança traçada para o jogo com os andaluzes, assim como as restrições ao trânsito que estão previstas, á que o jogo coincide com a hora de ponta (começa às 17h).

A um triunfo de igualar o melhor registo europeu

Não é preciso derrotar o Sevilha para seguir em frente na eliminatória, mas se vencer outra vez os espanhóis o FC Porto de André Villas-Boas não só bate um recorde interno de José Mourinho - dado que O JOGO deu conta na sexta-feira - como iguala o melhor registo europeu dos dois grandes rivais de Lisboa. Explicando: a campanha europeia imaculada dos portistas esta época, incluindo o play-off de acesso à Liga Europa, traduz-se em oito vitórias em nove jogos. Ora, para ganhar a Taça UEFA em 2003, José Mourinho venceu o mesmo número de partidas, das 13 disputadas; o Sporting teve de ganhar nove jogos para chegar à final da Taça UEFA, em 2005, tendo perdido a decisão do troféu em casa; e na época passada, o Benfica de Jesus ficou pelo caminho na Liga Europa nos quartos-de-final após triunfar em nove dos 14 jogos.

Em estreia absoluta nas lides europeias, Villas-Boas está a um curto passo de entrar para a história do futebol português, podendo mesmo tornar-se no treinador com mais vitórias europeias numa só temporada, porque, se afastar o Sevilha, tem, pelo menos, mais uma eliminatória para bater a concorrência. Amanhã, pode deixar José Mourinho para trás e subir ao mesmo patamar de Jorge Jesus e Paulo Peseiro, os responsáveis pelas campanhas mais vitoriosas dos emblemas nacionais, ainda que não tenham conquistado os respectivos troféus. Depois, se passar, o FC Porto defronta o CSKA de Moscovo ou o PAOK, contra quem pode escrever mais uma página de ouro na sua história.


8 | FC Porto

2002/03 | 2010/11

Villas-Boas já atingiu o mesmo número de vitórias europeias de José Mourinho no FC Porto quando venceu a Taça UEFA em Sevilha. E foi nessa cidade que o actual técnico dos dragões também somou o oitavo triunfo, podendo amanhã bater esse recorde interno e igualar o dos dois rivais de Lisboa


9 | Benfica

2009/10

Foi na época passada que o Benfica somou mais triunfos nas provas europeias, ainda que tenha ficado pelo caminho nos quartos-de-final. A equipa de Jesus ganhou nove dos 14 jogos, em que marcou 29 golos e sofreu 13. Para ganhar as duas Taças dos Campeões Europeus só precisou de vencer sete jogos.


9 | Sporting

2004/05

A época da maior frustração europeia do Sporting é também aquela em que a equipa venceu mais jogos: nove. Os leões chegaram à final da Taça UEFA, disputada no Estádio de Alvalade, onde perderam com o CSKA de Moscovo. Para trás tinham ficado nove vitórias. O melhor registo europeu do clube.

in "ojogo.pt"

"Pode ser um fenómeno"

Há cerca de um mês a trabalhar no Paraguai, aos comandos do 3 de Febrero, clube da Ciudad del Este, o telemóvel do treinador Rui Capela talvez nunca tenha recebido tantas chamadas de Portugal como no dia de ontem. Motivo: o seu clube defrontou o Cerro Porteño. Ou seja, Iturbe, reforço do FC Porto para a próxima época, está metido na história.

Rui Capela viu Iturbe entrar para a segunda parte e ficou deliciado, apesar de o craque de dupla nacionalidade (paraguaia e argentina) não ter marcado qualquer golo. O 3 de Febrero perdeu em casa por 2-1. "O FC Porto acertou em cheio na contratação do Iturbe. É um jogador que faz a diferença, jogando de uma maneira vertical", diz o treinador do emblema paraguaio. Com 17 anos, o pequeno Iturbe é uma das sensações do campeonato paraguaio. "Com esta idade, e com a necessária adaptação aos modelos tácticos utilizados na Europa, o Iturbe é um jogador de futuro. Tem características únicas e, acima de tudo, tem uma velocidade de execução impressionante. Faz tudo com muita rapidez". Os elogios de Rui Capela não terminam aqui, mas apresenta já a conclusão: "Pode ser um fenónemo".

Com tanta qualidade, a pergunta impõe-se. E se Iturbe for marcado individualmente continua a desequilibrar? "Tinha um jogador preparado para o marcar. Vimos vídeos, mas ele teve dificuldades. O Iturbe sai muito bem da marcação", conta Rui Capela. A pergunta seguinte passou a ser óbvia. Mas afinal aquele que já foi apelidado de pequeno Messi tem algum defeito? "É um jogador irreverente, ou seja, apresenta um certo individualismo, o que é natural num jogador com a sua qualidade. Mas é pontual. O Iturbe é um jogador puramente ofensivo, que procura a baliza e não tem medo de ter a bola". Quanto ao trabalho defensivo, obrigatório em qualquer equipa europeia, o treinador do 3 de Febrero não conseguiu ficar com uma ideia concreta. "Como estávamos a jogar com dez, ele não foi obrigado a defender", contou.


Joga como avançado, no centro e na esquerda

Os ombros de Juan Manuel Iturbe têm aguentado bem o peso que a comparação com Messi sempre carrega. A Imprensa argentina, e também a brasileira, foram as responsáveis pela comparação, mas Rui Capela tem uma opinião ligeiramente diferente. "O Messi é único e nem é preciso falar dele. O Iturbe não é bem como o Messi, porque apresenta outras características", diz. As diferenças dizem respeito, essencialmente, aos lugares que Iturbe pode ocupar. "Ele pode jogar na esquerda, junto à linha, mas também no centro. Pode também ser um avançado mais recuado". Contas feitas, pode jogar em várias posições, uma espécie de jogador multifacetado. Certo é que "Iturbe tem um potencial enorme" e ainda uma margem de progressão assinalável.

Há pouco tempo no Paraguai, Rui Capela já percebeu que aquele campeonato sul-americano é fértil em talentos. "É sempre possível encontrar jogadores da qualidade do Iturbe. É uma questão de procura. Pela minha parte vou estar atento". Quanto contratou Iturbe, o FC Porto antecipou-se a alguns colossos europeus.


Na tripla fronteira

Aos 41 anos, e sem grandes hipóteses em Portugal, Rui Capela emigrou para o Paraguai. "Depois de terminar a carreira de jogador, trabalhei durante dez anos em Portugal, em clubes como o Quarteirense, Esperança de Lagos ou Portimonense. Um grupo de empresários viu o meu trabalho com a formação e convidou-me para o 3 de Febrero. O objectivo é estruturar todo o futebol". O clube da Ciudad del Este segue no sétimo lugar e os empresários portugueses Pedro Meixedo e Gonçalo Almeida, em conjunto com um brasileiro e um paraguaio, têm um projecto para tomar conta do clube.

Aos poucos, Rui Capela começa a habituar-se à Ciudad del Este. É a segunda maior cidade do Paraguai, com mais de 300 mil habitantes, e é uma das mais importantes zonas francas do mundo. Uma cidade de comércio, contrabando e violência, situada junto às famosas cataratas do Iguaçu, que faz fronteira com o Brasil e a Argentina. A tripla fronteira.

in "ojogo.pt"

Homens de confiança

BELLUSCHI E MOUTINHO SÃO OS ÚNICOS QUE ALINHARAM EM TODOS OS JOGOS


Não houve, na atual edição da Liga Europa, um único minuto em que o FC Porto estivesse em campo sem Fernando Belluschi ou João Moutinho. Aliás, estes dois jogadores são os únicos do plantel que marcaram presença nos nove compromissos já disputados pelo FC Porto na referida competição europeia.
Estes são, portanto, sinais claros da confiança que André Villas-Boas deposita nesta dupla de médios, que apenas se formou na corrente temporada, mas que já dá cartas tanto no panorama nacional como no internacional. Belluschi e Moutinho têm características diferentes e isso torna a dupla que os dois formam ainda mais completa. Algo que faz desesperar os candidatos aos lugares do meio-campo portista.
in "record.pt"

Clubes espanhóis sondam Hulk

SEGUNDO AVANÇA A CADENA SER


 Cadena Ser avançou esta segunda-feira que Atlético Madrid, Valencia, Villarreal e Sevilha - adversário do FC Porto nos 16 avos-de-final da Liga Europa - terão feito, nos últimos dias, sondagens ao FC Porto por Hulk.
O internacional brasileiro é um dos alvos mais apetecíveis do mercado europeu, tendo já sido noticiado no passado o interesse do Manchester City no seu concurso.
Hulk, de 24 anos, é o melhor marcador da Liga portuguesa, com 19 golos, e tem uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
in "record.pt"

Sevilha perde três para o Dragão

O guarda-redes Palop, o defesa Martín Cáceres e o médio Romaric, todos utilizados no jogo da primeira mão com o FC Porto, são «baixas» no Sevilha para a deslocação ao Estádio do Dragão.

Os três jogadores padecem de problemas físicos e ficam fora da convocatória de Gregorio Manzano para o jogo de quarta-feira, no qual a equipa andaluz está obrigada a anular a desvantagem (1-2) do jogo disputado no Sánchez Pizjuán.

Em sentido inverso, o avançado Rodri volta ser opção e está convocado para a deslocação à Invicta.

Eis a lista de 21 convocados: Javi Varas, Dani Jimenez, Fazio, Fernando Navarro, Jesús Navas, Zokora, Perotti, Luis Fabiano, Renato, Kanouté, Escudé, Alfaro, Diego Capel, Negredo, Dabo, Acosta, Alexis, Sergio Sánchez, Medel, Rakitic e Rodri.


in "abola.pt"

Falcao joga!

Nunca um regresso iminente foi tão nublado e dilatado no tempo como o cenário que envolve Falcao. 

O jogador é personagem incontornável do ataque do dragão e, no caso concreto da Liga Europa, referência máxima na prova, onde lidera a lista dos marcadores, com sete golos, um à frente de Necid e dois acima do pelotão liderado pelo franco-maliano Kanouté.

A questão-Falcao não ilude o essencial que está em jogo: seguir adiante na Liga Europa, num caminho parcialmente abreviado com o notório triunfo em Sevilha, mas não há forma de se dissociar da actualidade diária portista todo o quadro evolutivo/regressivo à volta do jogador. 

Uma situação que vai preocupando o universo envolvente ao dragão por se desmultiplicarem os rumores e a incerteza, falando-se até com alguma frequência em... potencial intervenção cirúrgica ao joelho, cenário que parece estar absolutamente fora de questão, pois o jogador está rigorosamente apto. Apto!

Mas, objectivamente, e sem colocar em causa as razões invocadas por Falcao para ter sido convocado e transitar bruscamente para as bancadas do Sanchez Pizjuan, esse facto surgiu objectivamente como quase incompreensível aos olhos de todos os que seguiram os primeiros minutos do treino de adaptação do FC Porto, reveladores de um Falcao no pique da alegria e da disponibilidade física e mental.



in "abola.pt"