segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

ELES VOLTARAM!

Prepara-te para regressar ao futuro, porque eles estão de volta. Gomes, Vítor Baía, Rui Barros e Capucho, entre outras estrelas, vestem de novo a camisola do FC Porto para integrar a Liga Fertiberia, prova de futebol indoor, que, à quinta edição, extravasa as fronteiras de Espanha e alarga o número de competidores com a inclusão da equipa azul e branca e dos mexicanos do América.

Na primeira fase da prova, que apura para os quartos-de-final os quatro primeiros classificados de dois grupos, a versão “Vintage” do FC Porto defronta o Sevilha, o Deportivo da Corunha, o Málaga, o Celta de Vigo e o Gijón, fazendo a estreia a 3 de Fevereiro, no Dragão Caixa, precisamente frente ao Gijón, que defende o título conquistado na época passada.

Entre as 12 equipas, todas elas compostas por jogadores com 35 anos ou mais, constam outros adversários sonantes, como Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid, Valência, Espanyol e América.

O plantel portista é composto por alguns dos nomes incontornáveis da história dos Dragões, como Fernando Gomes, Vítor Baía, Rui Barros, João Pinto, Fernando Couto, Paulinho Santos, Folha, Capucho, Bandeirinha, André ou Pedro Emanuel.

Os bilhetes para o jogo de estreia estarão à venda esta terça-feira, nas Lojas do Associado e nas Lojas Azuis, a cinco (sócios) e 10 euros (público).



in "fcp.pt"

RESULTADOS DA FORMAÇÃO

Conheça aqui os últimos resultados das equipas de formação de andebol, basquetebol e hóquei em patins.

ANDEBOL

Domingo
Campeonato Nacional de Juvenis da 1.ª Divisão, 1.ª fase, zona 1
Águas Santas-FC Porto, 21-26

BASQUETEBOL

Quarta-feira
Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de Sub20, 1.ª fase/Interdistrital Norte B
FC Gaia–FC Porto, 46-78

Sábado
Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de Sub18, 2.ª fase
FC Porto–CD Póvoa, 64-61

Domingo
Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de Sub16, 2.ª fase 
FC Porto–GDB Leça, 72-60

Torneio Nacional de Sub14A, 1.ª fase, Norte A
Salesianos–FC Porto, 70-77

Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de Sub14 B, 1.ª fase, série A 
FC Porto “B”–Vigorosa, 57-36

Campeonato Distrital da 2.ª Divisão de Sub14 C, 1.ª fase, série D2
FC Porto “C”–CLIP “B”, 76-28

HÓQUEI EM PATINS

Sábado
Campeonato Distrital de Iniciados, série A
FC Porto–Paço de Rei, 14-0
Marcadores: José Martins (2), Dinis Abreu (2), Filipe Ribeiro (3), Tomás Moreira (4), Bernardo Castanheira (2) e Miguel Guimarães

Campeonato Distrital de Infantis, série A
FC Porto–Paço de Rei, 15-1
Marcadores: Hugo Santos (8), Artur Silva (3), João Lima (2) e Alexandre Barreira (2)

Domingo
Campeonato Distrital de Infantis, série A
HC Marco–FC Porto, 0-13
Marcadores: Nuno Ferreira (4), David Silva (2), Alexandre Barreira (2), Vasco Casanova e Artur Silva


in "fcp-pt"

Danilo é do Santos até junho

GARANTIA DO PRESIDENTE DO CLUBE



Continua o impasse entre FC Porto e Santos por causa do defesa direito Danilo. Os brasileiros ainda não enviaram o certificado internacional do jovem, mas querem resolver o assunto o quanto antes. Porém, há novas revelações feitas esta segunda-feira.
De acordo com dirigentes do emblema paulista, o acordo pela venda de Danilo tinha uma alínea que previa o empréstimo de Danilo até junho. Porém, as palavras de presidente e vicepresidente do clube são de certa forma contraditórias.
Em declarações à Antena 1, Odílio Rodrigues, vicepresidente do clube paulista, mostrou-se otimista. "O contrato de Danilo é até meio do ano e o Santos queria transferi-lo com o certificado internacional em junho. Há um desejo do FC Porto e também do jogador em antecipar a saída em janeiro e é isso que estamos a negociar", esclareceu o vicepresidente do clube paulista.
Quanto a Luiz Alvaro Oliveira, em sentido inverso, deixou duras críticas à equipa portista, mas também garantiu que o assunto é para resolver em breve.
"Estou a chegar a Santos e tenho esse assunto para resolver, vou tentar falar com o FC Porto hoje, o mais tardar amanhã, e quero falar sobre tudo o que está pendente", começou por dizer, em declarações ao Maisfutebol, revelando depois a sua revolta para com o comportamento dos dragões.
"Não nos respeitaram, o Santos tem os seus direitos, o FC Porto não teve um comportamento correto, mas eu sou um homem de diálogo. Havia duas parcelas, a primeira vencia em agosto e eles só pagaram em janeiro, sem dar satisfações", acrescentou, revelando um novo detalhe:
"Quando o Santos negociou com o FC Porto, colocou uma cláusula de empréstimo até junho".
in "record.pt"

F.C. Porto não derrota campeão de Inverno há 26 anos

Um título oficioso que não pesa no grupo mas dá moral. Inácio estranha posição do F.C. Porto, Eduardo Luís pede calma a Vítor Pereira


«Terminar a primeira volta e não ver o F.C. Porto na frente é um bocado estranho». Quem o diz é Augusto Inácio, antigo jogador do clube, que abordou este final de primeira volta pela perspectiva histórica: há 26 anos que o F.C. Porto não consegue ser campeão depois de terminar a primeira parte da época abaixo do primeiro lugar. 

De facto, a última vez que os dragões atingiram o título num ano em que deixaram fugir a concorrência no final da primeira volta foi em 1985/86. Na altura, o F.C. Porto terminou no 4º lugar, atrás de Benfica, Sporting e V. Guimarães. Seria campeão no final e, no ano seguinte, levantava a Taça dos Campeões Europeus em Viena. 

«Era uma fase de transição, porque tínhamos perdido o líder, o senhor Pedroto. Artur Jorge tinha uma filosofia diferente e o arranque não foi tão bom. Mas sabíamos que tínhamos capacidade para mais. A confiança demonstrada em nós fez a diferença», explicou Inácio, em conversa com o Maisfutebol

Um pouco como agora, então. O presidente portista, Pinto da Costa, tem reforçado publicamente a moral do grupo e do treinador. «Demonstra grande confiança no Vítor Pereira e nos jogadores. Isso costuma fazer a diferença», diz Inácio. 

«Ser campeão de Inverno é ser campeão de nada»

Em relação ao título oficioso de campeão de Inverno a opinião de Inácio e também de Eduardo Luís, outro jogador do plantel de 85/86 ouvido pelo Maisfutebol, é semelhante. 

«Não pesa no grupo. Ser campeão de Inverno é ser campeão de nada. Não se ganha nada. Mas como há uma viragem costuma fazer-se esse balanço», diz Eduardo Luís, ao nosso jornal. 

Inácio frisa que é sempre melhor «acabar em primeiro» mas a margem de recuperação ainda é muito grande. «Falta muito campeonato. Dois pontos não significam nada, mesmo com esse peso histórico», diz o antigo lateral. Eduardo Luís partilha a opinião: «Há que ter calma e não fazer disto uma tragédia». 

A verdade é que o F.C. Porto costuma fazer do bom arranque a base da época de sucesso. É o clube mais vezes campeão de Inverno nos últimos anos e tem conseguido dar continuidade quase sempre. 

«Ir à frente dá moral, claro. A luta dos grandes clubes é estar sempre no 1º lugar. E se hoje se estranha que o F.C. Porto não esteja em primeiro é um excelente sinal. É porque não é um hábito», lembra Inácio. 

Já Eduardo Luís lembra que até os adeptos se empolgam com a liderança: «Sentem-se melhores e unem-se mais. Mas a diferença é muito pequena este ano.»

«Vítor Pereira precisa descontrair»

Eduardo Luís desvaloriza, por isso, toda esta conversa em torno de «campeões de Inverno». Interessa é chegar ao fim na frente. E, por isso, aconselha calma a Vítor Pereira. 

«Noto alguma ansiedade no treinador. Tem de ter um discurso mais descontraído, porque o F.C. Porto ganha quase sempre, ganha muito e até parece que vai perder tudo ou não vai ganhar nada. Se estivesse a oito ou dez pontos entendia algum mal-estar. Assim é preciso calma», aconselhou o antigo central dos dragões. 

Nos últimos dez anos, o F.C. Porto terminou a primeira volta na frente em sete ocasiões, tantas quanto os títulos que conquistou. O Sporting foi campeão de Inverno em duas ocasiões mas só festejou o título em 2001/02. O Sp. Braga dominou a primeira volta de 2009/10, mas o Benfica festejou no fim. 

Agora é a vez de os encarnados terminarem na frente, o que não faziam há 18 anos. A palavra está do lado do F.C. Porto.

«Quando não está em primeiro, o ambiente no clube é diferente. Mas continua-se a acreditar. Sabe-se a meta traçada e dá-se tudo. Depois também é preciso ter sorte», sintetiza Inácio.

in "maisfutebol.iol.pt"

Expulsão de Rolando abre porta a Mangala

FRANCÊS COM A TITULARIDADE À MERCÊ


Mangala tem tudo para integrar o onze que depois de amanhã recebe o Estoril, em partida a contar para a 2.ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga.
Já se adivinhava que o central francês, de 20 anos, teria uma nova oportunidades para mostrar o seu valor, e essa hipótese foi confirmada pela expulsão de Rolando, anteontem, frente aoRio Ave. O internacional português vai cumprir uma partida de castigo, o que é caso único nos seus registos domésticos.
in "record.pt"

Racing vai enviar proposta por Iturbe

JOVEM PRETENDIDO NA ARGENTINA



Alfio Basile, novo treinador do Racing Avellaneda, está à procura de reforços para o ataque e já identificou alguns alvos no futebol europeu. Depois de pedir jogadores como o benfiquista Jara (emprestado ao Granada) ou Salvio (At. Madrid), as baterias estão agora apontadas para Iturbe.
O jovem craque portista, de apenas 18 anos, chegou ao Dragão no início da temporada mas tem jogado pouco, pelo que o emblema argentino vê nele uma boa opção.
Fonte do Racing afirmou ao jornal “Olé” que estão a “estudar uma proposta” que irão fazer chegar ao FC Porto, que poderá passar pelo empréstimo ou mesmo pela compra de uma percentagem do passe de Iturbe, por parte de um grupo de investidores.
in "recor5d.pt"

Bolonha e Marselha disputam Varela

AVANÇADO MUITO COBIÇADO



Depois de ter sido associado a um interesse da Roma, Silvestre Varela vê agora o, também italiano, Bolonha e os franceses do Marselha interessarem-se pela sua contratação.
Segundo o “Il Resto del Carlino”, diário da região do clube italiano, o Bolonha está interessado em garantir o internacional português por empréstimo, com opção de compra no final da temporada.
Já o clube francês pensa em Varela para suprimir a ausência dos irmãos Ayew (Andre e Jordan) que vão estar na CAN ao serviço do Gana, podendo mesmo avançar com uma proposta para a compra do passe do avançado portista.
in "record.pt"

Entrevista PortoCanal a Steven Defour

Entrevista a Otamendi PortoCanal

Equipa de Hóquei em Patins do FC Porto também sabe jogar futebol


Pinto da Costa absolvido do crime de ofensa de pessoa colectiva

O Tribunal Criminal de Lisboa absolveu, esta segunda-feira, Pinto da Costa do crime de ofensa a pessoa colectiva. Em causa, estavam declarações do dirigente do F.C. Porto consideradas pelo tribunal como exercício da liberdade de expressão
 
foto PEDRO GRANADEIRO/GLOBAL IMAGENS
Pinto da Costa absolvido do crime de ofensa de pessoa colectiva
Pinto da Costa
 
O Tribunal Criminal de Lisboa absolveu, esta segunda-feira de manhã, Pinto da Costa, bem como a jornalista Felícia Cabrita, ambos arguidos no processo por ofensa a pessoa colectiva, acusados pelo Ministério Público.
Em causa, estavam as declarações do presidente do F.C. Porto na biografia «Luzes e Sombras de um Dragão», escrito pelas jornalistas Felícia Cabrita e Ana Sofia Fonseca, na qual Pinto da Costa compara o Ministério Público à PIDE.
"Não estou para viver num país onde a revolução de Abril acabou com a PIDE para agora a ver substituída pelo Ministério Público", afirma Pinto da Costa no livro.
Esta segunda-feira, o Tribunal Criminal de Lisboa considerou as declarações feitas no âmbito da prerrogativa da liberdade de expressão, referindo-se não a factos, mas um juízo de valor.

in "jn.pt"

JUNIORES C SOMAM 19.ª VITÓRIA CONSECUTIVA

A equipa Sub15 do FC Porto somou, este domingo, no relvado sintético do Estádio do Perafita, a 19.ª vitória em 19 jornadas da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores C, ao derrotar o Leixões, por 1-0. O resultado foi selado por um auto-golo, apontado aos 10 minutos do encontro.

A formação orientada por António Folha, que soma 57 pontos, goza de uma vantagem de 22 pontos sobre o segundo classificado, o Feirense, e tem quase o dobro dos pontos do Boavista, que é terceiro, com 29.





JUNIORES B GOLEARAM LEIXÕES

A equipa Sub17 do FC Porto goleou este domingo o Leixões, por 5-0, em encontro da 21.ª jornada da 1.ª fase do Nacional de Juniores B. No Campo Municipal de Leça da Palmeira, Ivo “bisou” (converteu dois penáltis), enquanto os restantes golos foram apontados por Francisco Costa, André Silva e Pedro Santos. Ao intervalo, os Dragões já venciam por 3-0.

A formação orientada por Nuno Capucho mantém-se isolada na liderança da série B do campeonato nacional, com 58 pontos, mais seis do que o Boavista.

O FC Porto alinhou com José Carlos, Marcelo (Hélder, 40m), José Pedro, Tomás Podstawski (cap.), Luís Rafael (Nuno Santos, 40m), Vítor, Francisco Costa, Belinha, André Silva, Graça e Ivo (Pedro Santos, 59m).



in "fcp.pt"

Queixa contra o Santos segue para a FIFA terça-feira


Dragões não admitem ceder Fucile ao clube brasileiro e dizem ter até Junho para pagar a primeira prestação da transferência de Alex Sandro. Danilo já terá sido pago na totalidade.
O Santos tem até terça-feira para enviar o Certificado Internacional de Transferência (CIT) de Danilo para o FC Porto, caso contrário os dragões vão apresentar queixa na FIFA, segundo avança o sítio brasileiro IG. Os dragões ponderam ainda pedir uma indemnização ao Santos por falta de cumprimento do acordo.
Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro, presidente do clube brasileiro, alegou este mês que o FC Porto ainda não pagou a primeira prestação da transferência de Alex Sandro, negócio que custou aos cofres dos dragões 9,6 milhões de euros. O prazo para o pagamento da primeira parcela, contudo, só terminará em Junho.
Perante a alegada falta de pagamento do FC Porto, o Santos decidiu não enviar o CIT de Danilo para a cidade do Porto, algo que deveria ter feito até 31 de dezembro. O reforço do FC Porto, contudo, já terá sido pago na totalidade, informa o IG.
Jorge Fucile, que ontem foi dado como certo no Santos, só sairá do Dragão a título definitivo. O Peixe estudou uma proposta para um eventual empréstimo, cenário que não seria do agrado dos dirigentes portistas. Entretanto, o Cruzeiro juntou-se a PSG e Liverpool na corrida pelo lateral.

in "dn.pt"

Iturbe: "Vou continuar de cabeça bem levantada"

Iturbe foi chamado ao jogo com o Rio Ave no minuto 65. Os adeptos aplaudiram a entrada do "menino" a quem auguram um grande futuro, mas a partida acabaria por não lhe sair bem; passes falhados, algumas perdas de bola e pouco discernimento foram as notas dominantes da exibição de Iturbe. Apesar disso, o jovem argentino não se deixa abater e até fez questão de deixar uma mensagem aos adeptos através do seu Twitter. "Muito obrigado pelo apoio de sempre! Hoje [sábado] não foi o meu dia! Mas vou continuar de cabeça bem levantada...", escreveu, pouco depois do final da última partida no Dragão.
No entanto, e apesar da noite menos boa, Iturbe deverá voltar a ter oportunidade para jogar já esta quarta-feira, dia em que o FC Porto irá receber o Estoril para a segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga. Até este momento, o argentino contabilizou, desde que chegou a Portugal, apenas 87 minutos de competição, repartidos por quatros jogos, três para o campeonato e um para a Taça de Portugal.

in "ojogo.pt"

Brilho no meio depois de ter pecado na linha

O regresso de James às grandes exibições trouxe de volta duas discussões sobre o colombiano: afinal, em que posição rende mais? Na ala ou no meio? E porque não tinha sido titular nos últimos jogos? Por muito paradoxal que possa parecer, a resposta a estas duas questões cruza-se. Para começar, James perdeu a titularidade porque Vítor Pereira lhe vinha apontando dois defeitos que o colombiano teimava em não corrigir: o primeiro, a pouca disponibilidade para defender e a reduzida agressividade que colocava em campo quando a equipa deixava de ter a bola; o segundo, a insistência para deixar sistematicamente uma ala e jogar pelo meio, quando lhe era pedido que actuasse mais colado à linha, de forma a não afunilar tanto o jogo da equipa. Ou seja, James perdeu a titularidade por, segundo Vítor Pereira, não cumprir tacticamente. Este é, de resto, um processo natural no crescimento de um jovem de apenas 20 anos e que está a cumprir apenas a segunda temporada no futebol europeu.
Curiosamente, no regresso à titularidade, James assinou uma exibição brilhante, tendo-se assumido como a principal referência da equipa depois da saída precoce de Hulk. O colombiano voltou a começar a partida colado a uma linha, mas, sobretudo depois da saída forçada do internacional brasileiro, teve ordens para procurar mais a zona central, numa alteração táctica que até levou Belluschi para o lado direito do ataque. Na segunda parte, e com o recuo assumido de Defour para o lado de Fernando, Vítor Pereira ofereceu finalmente o meio a James e o internacional colombiano justificou a presença numa zona central com um futebol de grande qualidade.
No final da partida, o treinador deu razão aos anúncios constantes de James, que diz preferir jogar no meio, onde, de resto, brilhou com grande intensidade no último campeonato do mundo de sub-20. A dúvida que se coloca agora é se esta será uma opção para manter nos próximos tempos, depois da experiência bem sucedida na partida com o Rio Ave. Aqui há também problemas para resolver: à enorme concorrência para o meio-campo (Fernando, Moutinho, Defour, Belluschi...), junta-se a ausência, neste momento, de grandes alternativas para as alas - Djalma na CAN, Hulk no centro, Varela intermitente, Iturbe ainda muito verde...
Para já, sobra a convicção de que depois da grande exibição de sábado, James terá a titularidade garantida frente ao Guimarães. Só falta saber em que posição...

Mais golos em menos jogos

Os números apresentados esta temporada por James são bastante interessantes: nos 18 jogos realizados em todas as competições - 14 como titular -, o colombiano apontou oito golos, sete no campeonato e mais um na Liga dos Campeões. Este registo de golos supera, desde já, a marca alcançada na última temporada, durante a qual James tinha apontado seis golos nas 32 partidas realizadas. Ou seja, o colombiano está agora mais concretizador, mesmo com menos jogos disputados. Estes dois golos apontados ao Rio Ave surgiram também na partida número 50 que realizou pelo FC Porto, um número igualmente interessante para quem está no clube há apenas um ano e meio. Sendo assim, e no total, James já participou em 26 jogos do campeonato, sete da Taça de Portugal, dois na Taça da Liga, nove na Liga Europa e mais seis na Liga dos Campeões.
Estes números vão continuar a aumentar, até porque dificilmente James sairá do Dragão nos próximos tempos. À cláusula de rescisão de 45 milhões de euros, junta-se ainda a vontade dos dirigentes portistas em contar com o contributo do colombiano por mais alguns anos. Esta é, de resto, uma opinião partilhada pelo próprio jogador, que pretende continuar a evoluir no campeão nacional.

in "ojogo.pt"

Alex Sandro para adepto ver numa equipa de caras novas

Tal como fez contra o Paços de Ferreira, na primeira jornada desta fase da Taça da Liga, Vítor Pereira vai apresentar um onze praticamente todo novo contra o Estoril. A decisão já foi tomada, não só porque esta prova é encarada como uma excelente oportunidade para dar minutos aos menos utilizados, mas também para ajudar os mais jovens a ganhar ritmo. Entre os que já sabem que vão jogar, o destaque vai para Alex Sandro, que custou 9,6 milhões de euros, mas ainda nem se estreou no campeonato. Contra Pêro Pinheiro e Paços de Ferreira, o lateral-esquerdo deixou água na boca e daí a curiosidade dos adeptos para verem um pouco mais daquilo que o jovem de 19 anos é capaz.
De resto, há outras alterações completamente naturais. Helton cederá a baliza a Bracali. No eixo da defesa estará Mangala, até porque Rolando está castigado e Maicon tem sido opção como lateral-direito. No meio-campo, Souza será o mais recuado e Defour estará à sua frente, restando saber quem é o terceiro elemento. Há João Moutinho, regressado de castigo, Belluschi, que tem menos minutos que o português e Guarín, se recuperar de lesão. Na frente, com Djalma na Can e Hulk lesionado, James e Rodríguez devem ser poupados para a recepção ao Guimarães. Se assim for, serão Iturbe e Varela a ladear Kléber, único ponta-de-lança disponível e nitidamente a precisar de um bom jogo, como golos, para ganhar confiança.

Convocatória para esclarecer dúvidas à direita

Ponto prévio: se Danilo já tiver recebido a validação do Santos para a sua utilização irá estrear-se com a camisola do FC Porto. A oportunidade, num jogo de pouca responsabilidade, contra um adversário acessível, é a ideal e Vítor Pereira estava a contar com isso desde que o brasileiro chegou.
Porém, se o brasileiro estiver indisponível, culpa da renitência do Santos em validar o certificado, então a convocatória de Vítor Pereira deve, finalmente, esclarecer o real papel de Fucile e Sapunaru nas contas azuis e brancas. Se Maicon for poupado, como é expectável, o técnico vai ter de escolher um para a equipa titular e assim colocar um ponto final nas dúvidas que persistem sobre qual dos dois é o mais "dispensável", numa fase em que já se sabe que pelo menos um vai deixar o plantel.
Se Vítor Pereira optar por manter Maicon à direita, a convocatória servirá para o mesmo efeito, uma vez que o treinador terá de escolher um para se sentar no banco de suplentes. Há a possibilidade de o treinador deixar a dupla de fora e optar, como fez em Paços de Ferreira, por chamar alguns juniores. Mas, se isso acontecer, estará a dizer que nem um nem outro farão parte do plantel até ao fim da época.

in "ojogo.pt"

Danilo já tem casa mas falta o certificado

Terminaram as férias do presidente do Santos e Danilo espera que a novela em torno do certificado internacional tenha hoje o último episódio, com a validação do documento através do Transfer Matching Service. É essa a expectativa do FC Porto que a partir de amanhã tem legitimidade para recorrer à FIFA, apresentando uma queixa contra os brasileiros por atraso injustificado.
Danilo conta estar disponível para o jogo com o Estoril, da Taça da Liga, até porque já está integrado no clube e na cidade. O lateral já alugou casa na Invicta, onde vive com o pai, José Luiz da Silva, mas pretende trazer brevemente o resto da família. Só que este impasse criado tem adiado a viagem. "O meu marido já encontrou casa, mas ainda estamos à espera que a situação se resolva", explicou a mãe de Danilo, Maria José da Silva.
Os irmãos do craque portista, Dêner, Denílson e Douglas, também já têm as malas feitas e estão descontentes com a atitude do Santos. "Já estávamos a acertas as coisas para ir embora e o Santos vem com essa?", questionou Dêner. "Estava tudo acordado verbalmente", acrescentou.
O presidente santista, Luís Álvaro de Oliveira, foi de férias para Salvador, deixando a ordem aos directores do clube para que não libertassem Danilo, baseando-se numa cláusula do contrato de venda que garantia a permanência do atleta por mais seis meses caso o Santos não vencesse o Mundial de Clubes. A família do jogador garante ter recebido a palavra da direcção de que essa cláusula não seria aplicada. "Para nós, a palavra de um homem vale mais do que qualquer papel", sublinhou a mãe de Danilo.
Luís Álvaro de Oliveira reinicia funções hoje e deve dar luz verde para que o certificado seja validado.

in "abola.pt"

Afinal ele é humano

Hulk assustou-se quando sentiu a picada no músculo que o obrigou a parar. E o caso não era para menos. Afinal, foi a primeira vez na carreira que o Incrível sentiu uma dor desse género. O super-herói é, afinal, feito de carne e osso e, como qualquer outro ser humano, também tem direito a magoar-se. Ainda assim, é extraordinário que Hulk tenha aguentado nove (!) anos sem qualquer problema desta natureza.
Recuperar o jogador para o jogo contra o Guimarães, no próximo domingo é a prioridade do FC Porto. Hoje, Hulk será reavaliado, para se saber ao certo que tipo de lesão tem. Mas ontem de manhã já foi sujeito a tratamento, uma vez que neste tipo de lesões as primeiras horas são determinantes para uma boa recuperação. Essencialmente fez gelo, o anti-inflamatório natural mais eficaz. A noite de descanso também foi benéfica para a coxa esquerda de Hulk e as dores à tarde eram já bem menores do que quando pediu a substituição. "Está bem melhor e felizmente não é nada de grave. Ele acredita que está disponível para jogar já na próxima semana", confirma o empresário Teodoro Fonseca, acabado de almoçar com o craque.
O passado indica que dificilmente Hulk não recupera a tempo. Isto porque já viveu situações piores e excedeu largamente as previsões de recuperação. Há quase três anos, na Amadora, saiu aos 12 minutos com uma entorse no tornozelo esquerdo, com rotura parcial do ligamento. Chegaram a apontar-lhe dois meses de recuperação, mas em menos de três semanas voltou aos convocados.
No FC Porto, aliás, foi esse o pior momento do goleador, que tem passado incólume a lesões. Além dessa e da que agora bateu à porta, só conta mais uma, também traumática e também esta época.

Mentalmente também é Incrível

"A vontade dele é jogar sempre, mesmo com dores", garantiu Teodoro Fonseca, a O JOGO. A certeza não é bem uma novidade, uma vez que já foi isso que aconteceu depois da lesão em Leiria. Por isso, é bem provável que esteja apto contra o Guimarães. "O Hulk é tão forte mentalmente como fisicamente. Ele suporta a dor e reage muito bem a todas as adversidades. E isso também é importante para recuperar depressa. Foi isso que me transmitiu. Está muito animado e motivado para ficar logo bom", resumiu.

in "ojogo.pt"

Hulk em tratamento

GUARÍN TAMBÉM NÃO SE TREINOU



O plantel do FC Porto regressou esta manhã aos treinos já focado na partida de quarta-feira, contra o Estoril, a contar para a Taça da Liga. Hulk e Guarín foram os dois grandes ausentes, aos quais se junta o já habitual Emídio Rafael, com especial destaque para o internacional brasileiro, que fez tratamento à mialgia que obrigou à sua substituição durante a recente receção ao Rio Ave.
O clube ainda não disponibilizou o boletim clínico, mas Guarín, que já não participou no último apronto da semana passada, também deverá ter realizado à tendinite no tendão de Aquiles direito.
Os dragões fazem o último treino antes do jogo com o Estoril terça-feira de manhã. Após a sessão, pelas 13 horas, Vítor Pereira fará a habitual antevisão ao encontro, em conferência de imprensa, no Olival.
in "record.pt"

Espírito de líder

JAMES RODRÍGUEZ SOMA 8 GOLOS



Se Hulk se chamasse Bat-man, então James só podia ser o Robin. Tal como acontece nessa banda desenhada, também no FC Porto há um craque mais experiente – no caso, o brasileiro... – e outro que vai ganhando estatuto, garantindo assim a sucessão do companheiro.
O Incrível e El Bandido só não combatem o crime, mas dão provas de qualidade no comando da equipa, embora o internacional colombiano, de apenas 20 anos, revele ainda uma enorme precocidade na execução dessa tarefa.
in "record.pt"

Juventus vem ao Porto por Guarín

De acordo com o jornal italiano Gazzetta dello Sport, o diretor desportivo da Juventus tem viagem marcada para a cidade Invicta, a fim de tentar convencer o FC Porto a ceder o médio colombiano Fredy Guarín.

Para o efeito, e sempre de acordo com a referida fonte, Giuseppe Marotta traz na sua posse oferta no total de 10,5 milhões de euros, mas com pagamento faseado, ou seja, dois milhões por empréstimo até final da presente época e os restantes 8,5 milhões para a transferência definitiva e obrigatória a partir de junho.

Guarín, que recupera atualmente de lesão, por isso não tem estado entre as opções de Vítor Pereira, tem contrato com o FC Porto até ao verão de 2014, com cláusula de rescisão fixada em 30 milhões.


in "abola.pt"

Fucile já acertou ordenado com o Santos

Estão avançadas as negociações entre o Santos e Jorge Fucile para que o lateral-direito do FC Porto seja reforço da formação brasileira.

Segundo a imprensa brasileira, o internacional uruguaio já chegou a acordo com o Santos, onde vai auferir o mesmo salário que no Dragão, a rondar os 60 mil euros, e tem mesmo o apoio da família nesta mudança para o Brasil.

Insatisfeito no FC Porto, onde cumpre a quinta época consecutiva, Fucile já confessou à família a vontade de mudar de ares e ficar mais próximo do Uruguai.

Para o negócio ficar fechado, falta apenas definir onde pode entrar Danilo neste negócio. O antigo jogador do Santos está a caminho do Dragão, faltando ainda o certificado do médio de 20 anos, que o Santos tarda em enviar devido ao atraso no pagamento do jogador.


in "abola.pt"

Jackson Martinez aguça apetite do Dragão

O avançado colombiano Jackson Martínez, apontado como alvo do FC Porto na presente abertura do mercado, esteve em destaque na noite de sábado, na vitória do Jaguares sobre o Chivas (3-1), em partida da segunda jornada do Torneio de Clausura do campeonato mexicano.

Martínez fez o terceiro golo da sua equipa, surgindo na área à ponta-de-lança, dando a melhor sequência de cabeça a cruzamento da direita. Ao 48.º jogo pelo Jaguares, o avançado apontou o 26.º golo.

Pouco depois, numa tentativa de fugir pela esquerda do ataque, o colombiano foi travado por Hector Reynoso. O árbitro considerou que o defesa do Chivas aplicou uma cotovelada a Marínez, mostrando o cartão vermelho e consequente ordem de expulsão. Antes já Jorge Enriquez também tinha sido expulso, ao pontapear um jogador do Jaguares na cabeça, pelo que o Chivas terminou reduzido a nove jogadores.


in "abola.pt"