terça-feira, 16 de novembro de 2010

Estádio do Dragão abriu as portas e mostrou um tal de Rafinha

Cerca de meio milhar de adeptos assistiram a treino em que brilhou um júnior


No dia em que cumpre o sétimo aniversário de vida, o Dragão abriu portas e recebeu meio milhar de adeptos. Na maior parte crianças, que fizeram a festa, tiraram fotos, coleccionaram autógrafos e aplaudiram os craques da equipa principal. Houve até quem confessasse que foi a primeira vez que entrou no estádio.

O treino ficou marcado por várias peladinhas que serviram para animar o público. Ora as peladinhas destacaram um miúdo de 18 anos: Rafael Diniz, avançado dos juniores (sub-19) que no Brasil é conhecido por Rafinha e por cá responde pelo diminutivo de Rafa. Não foi, aliás, a primeira vez que foi chamado por Villas-Boas.

Esta manhã, porém, deu nas vistas ao marcar quatro golos. O jovem brasileiro, que fisicamente é muito semelhante a James Rodriguez, mostrou desenvoltura, boa técnica e remate pronto. Fez quatro golos e mostrou serviço, ele que está no F.C. Porto por empréstimo do Pão de Açúcar, clube formador de São Paulo.

Rafinha não foi porém o único jovem chamado por Villas-Boas ao treino do plantel desta manhã. Ao lado de Hulk, Falcao e companhia trabalharam também o central Hugo e os médios Edu e Podotski, este ainda um sub-17, português de ascendência polaca. Nenhum deles, porém, deu nas vistas como o colega brasileiro.

O treino não contou de resto, com vários jogadores: Moutinho, Fucile, Rodríguez, Alvaro Pereira, Otamendi e James, mais os lesionados Fernando, Varela e Maicon. Sapunaru acabou por ser dispensado da selecção romena e fez o golo mais bonito da manhã, num toque de calcanhar que deu um chapéu perfeito.

Para além de Rafael e Sapunaru, marcaram ainda Castro (também quatro golos), Walter (dois golos), Mariano, Falcao e Belluchi (todos um golo). Ora Belluschi, precisamente, fechou a manhã de convívio entre plantel e adeptos com uma concorrida sessão de autógrafos na Loja Azul. Afinal de contas o argentino é o sete...

in "maisfutebol.iol.pt"


Falcão está apto e Fernando condicionado

Varela em tratamento
 
Decorreu no Estádio do Dragão uma sessão de treino aberta ao público - iniciativa inserida nas comemorações do 7.º aniversário do reduto dos azuis. Destaque para a recuperação de Falcão, o avançado treinou-se sem limitações. Fernando realizou trabalho condicionado sem bola e Varela fez tratamento.

O brasileiro Fernando tem estado de fora devido a lesão e prossegue os trabalhos de recuperação. O médio realizou treino condicionado sem bola na companhia do recuperador físico António Dias.

A boa notícia para Villas-Boas é o regresso, sem limitações, de Falcão. O colombiano falhou o embate com o Portimonense devido a lesão e já está apto para poder alinhar frente ao Moreirense para a Taça.

O alerta vai para Maicon. O central lesionou-se no decorrer da sessão e teve mesmo de abandonar o relvado na companhia do médico Nélson Puga. Segundo o site oficial dos dragões, o brasileiro dirigiu-se para o ginásio para realizar trabalho específico.

Ausentes, estiveram os internacionais João Moutinho, Fucile, Alvaro Pereira, Cristán Rodriguez, Otamendi e James Rodriguez. Já Varela, a contas com uma lesão muscular, fez tratamento.

Após o treino, Belluschi participou numa sessão de autógrafos na Loja Azul.

De acordo com o portal oficial do clube, estiveram cerca de 1000 pessoas nas bancadas - sobretudo crianças -, a assistir ao treino da equipa de Villas-Boas. Quarta-feira os dragões regressam aos treinos no Olival, com o apronto marcado para as 10 horas, com os 15 minutos iniciais abertos à comunicação social.

O Estádio do Dragão comemora 7 anos, recorde-se que a 16 de novembro de 2003, a vitória do FC Porto sobre o Barcelona por 2-0, inaugurou o reduto dos azuis.

in "record.pt"

Dragão: o estádio dos 6 milhões

Há sete anos, a 16 de Novembro de 2003, o ilusionista Luís de Matos descia ao relvado do Dragão de helicóptero, iniciando uma série de truques que prenderam a atenção dos mais de 50 mil adeptos que presenciaram ao vivo a inauguração do estádio. Inesquecível e mágico, diz quem viu. De então para cá, impôs-se a magia dos números: 14 títulos conquistados (uma Liga dos Campeões, uma Taça Intercontinental, cinco campeonatos, três Taças de Portugal e quatro Supertaças); 164 jogos disputados pelo FC Porto, entre particulares e oficiais; 120 vitórias, 28 empates e 16 derrotas; 309 golos marcados e 97 sofridos. Nas bancadas, excluindo jogos da Selecção, provas de automobilismo, concertos de música e até casamentos, já estiveram mais de seis milhões de adeptos - tudo somado, foram seis milhões 155 mil e 432 espectadores, mais exactamente, considerando a contagem oficial facultada pelos portistas.

Elogiado por quem o visita, a obra do arquitecto Manuel Salgado, actual vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, esteve quase a ganhar um irmão gémeo na Grécia. "Cheguei a estar eu próprio em Atenas, em 2007, para esse efeito, num projecto influenciado pelo Dragão e que depois não teve seguimento. Mas sendo obra de uma equipa alargada e de grandes profissionais, houve quem tenha assumido projectos noutros sítios depois do Dragão", conta Manuel Salgado a O JOGO.

Sete anos depois, o estádio portista continua a coleccionar prémios e admiradores, que lhe destacam não só a beleza, mas também a funcionalidade. "Gosto que digam que é funcional, porque foi concebido com um propósito, e a funcionalidade, adaptada ao que se destina, é um dos objectivos da arquitectura. Mas, também gosto quando os meus pares o elogiam enquanto obra arquitectónica e não apenas como funcional", acrescenta Manuel Salgado.

As obras do Dragão arrancaram em 2001 e ficaram concluídas em 2003, conforme exigia o caderno de encargos do Euro'2004. O relvado chegou a ser um problema e exigiu uma intervenção radical dos portistas, que solucionaram de vez o tapete voador que atrapalhou os primeiros jogos e obrigou mesmo ao regresso às Antas depois da inauguração.

Berço que embalou Messi

A inauguração do Estádio do Dragão não foi um marco só para o FC Porto, já que esse encontro também ficou marcado pela estreia oficial de Messi com a camisola do Barcelona. O argentino, ainda não na pele de astro, tinha 16 anos e 145 dias quando pisou o relvado, entrando para o lugar de Fernando e jogando os derradeiros 16 minutos da partida. Mas, de azul e branco, sob o comando de Mourinho, nomes como Evaldo, Pedro Mendes, Maniche, Hugo Almeida e Derlei, estes dois últimos autores dos golos, ainda faziam as maravilhas dos adeptos do clube. Curiosamente, de então para cá nenhum jogador se manteve no clube ainda no activo. Só Pedro Emanuel, elemento da equipa técnica de André Villas-Boas, poderá ainda contar histórias aos actuais jogadores do FC Porto, ele que acabaria por ser ver envolvido em alguns dos maiores feitos do clube dali para a frente.

FC Porto 2 Barcelona 0

Estádio do Dragão

Árbitro Martins dos Santos (AF Porto)

FC Porto

Vítor Baía (Nuno 48'); Secretário (Pedro Ribeiro 72'), Jorge Costa (Pedro Emanuel 48'), Ricardo Carvalho e Evaldo (Mário Silva 51'); Tiago (Hélder Barbosa 85'), Pedro Mendes, Maniche (Vieirinha 80'); Derlei (Paulo Machado 72'), Ricardo Fernandes (Hugo Almeida 63') e Bruno Moraes (Jankauskas 51')
Treinador José Mourinho

Barcelona

Jorquera; Óscar, Ros (Riera 76'), Oleguer (Tiago 80') e Fernando (Messi 74'); Márquez, Gabri e Xavi; Santamaria (Jordi 66'), Luis García (Exposito 20') e Luis Enrique
Treinador Frank Rijkaard

- Ao intervalo 0-0

Golos 54' (g.p.) Derlei, 68' Hugo Almeida

amarelos Nada a assinalar
vermelho Nada a assinalar

Manuel Salgado

"Dizem que é frio mas não o mudava"

Se o desenhasse hoje, mudaria alguma coisa no projecto do Dragão? "Apanhou-me de surpresa com a pergunta. Dizem que é um estádio frio, ventoso, mas acho que isso é genético e, como alguém já disse, o futebol é um desporto de Inverno. A minha resposta é: 'Não, não mudava nada'", garante o arquitecto Manuel Salgado a O JOGO sete anos depois de ter assistido à inauguração de um estádio que lhe saiu literalmente das mãos. "Ainda no que diz respeito à ventilação, sempre disse que esse seria um factor essencial para ter um relvado em boas condições", lembra, num tópico que se mantém actual, considerando exemplos menos conseguidos nesse particular.

Autor de vários projectos, o actual vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa assume o destaque assumido pelo Dragão no portefólio particular. "É uma referência emblemática. O CCB [Centro Cultural de Belém], os espaços públicos da Expo e o Dragão são as obras mais destacadas do portefólio, embora possa enumerar outras, como o porto de Ponta Delgada, a pólis do Cacém ou Viseu", diz, ele que agora trocou o desenho pelo gabinete de urbanismo da Câmara. "Faço arquitectura pela mão dos outros", brinca. Sobra-lhe menos tempo para ver futebol e menos ainda para se deslocar ao Porto e ver como evoluiu a zona envolvente ao Dragão. "Ainda não vi como ficou a Alameda, porque a última vez que estive na zona do estádio foi quando inauguraram o pavilhão. O que vi na altura, pareceu-me bem. Aliás, ainda no que respeita ao Dragão, gostaria de enaltecer o papel dos dirigentes do FC Porto. Recebemos um programa e orientações fundamentais para o sucesso do projecto." E desenhará mais algum estádio? "Gostaria de o fazer. Aprendi muito com o Dragão."

Um projecto premiado

Para lá de ter sido a casa do campeão nacional em cinco dos seus sete anos de vida, o Dragão tem acumulado prémios e títulos próprios. Para além de ostentar a classificação de cinco estrelas da FIFA, o estádio do FC Porto distingue-se em áreas como a ecologia - prémio Greenlight para melhor projecto europeu da Agência para a Energia da Comissão Europeia em 2003 -, a reciclagem - Certificação 100R da Sociedade Ponto Verde, que garante 100% de tratamento de resíduos em 2009 - e até a siderurgia - prémio para melhor projecto europeu da European Convention for Construction Steelwork de 2003. O Dragão também foi o primeiro estádio do mundo a receber a Certificação Integrada de Qualidade (ISO 9001) e Ambiente (isso 14001), sendo incluído pela FoxSports na lista dos 25 estádios mais sagrados do futebol mundial.

Concertos, corridas e até casamentos

Como seria de esperar, o futebol tem sido o prato principal na ementa do Dragão. Para além do FC Porto, a Selecção Nacional também é frequentadora assídua do recinto que recebeu uma semifinal do Euro'2004. Mas há vida para além da bola no estádio do FC Porto. Ao longo dos últimos anos, o Dragão já recebeu concertos de algumas das maiores bandas mundiais - como foi o caso dos Rolling Stones -, provas de automobilismo - destaque para a Corrida dos Campeões -, festivais de música, convenções, festas de aniversário e até casamentos. Ã prova da flexibilidade de um recinto que foi projectado para ser mais do que um estádio de futebol.

Treino aberto no Dragão para assinalar aniversário

O sétimo aniversário da inauguração do Estádio do Dragão - cuja maior enchente data do jogo com o Corunha em 2003/04, com 50 818 espectadores - será a oportunidade para que os adeptos possam assistir a um treino aberto. Mas esta será também a estreia de André Villas-Boas a treinar no estádio, ele que tem preferido o complexo do Olival para trabalhar durante a semana. Recorde-se que o treino está marcado para as 10h30 e que os adeptos poderão recordar os tempos em que o relvaldo secundário das Antas era o palco habitual.



in "ojogo.pt"

FC Porto e Sporting na TV

FPF anuncia transmissões da 4.ª eliminatória
 

A deslocação do detentor do troféu, FC Porto, ao recinto do Moreirense e a receção do Sporting ao Paços de Ferreira, ambos jogos da quarta eliminatória da Taça de Portugal, vão ter transmissão televisiva.

Segundo anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o Moreirense-FC Porto, agendado para as 18 horas de domingo, vai ser transmitido pelo canal codificado SportTV, tal como o Sporting-Paços de Ferreira, pelas 20 e15.

O encontro entre o Benfica e o Sporting de Braga foi adiado para 12 de dezembro, enquanto Ribeirão (Varzim, Cova da Piedade ou Gondomar) e União da Madeira (Bombarralense ou Louletano) ainda esperam pela resolução de processos disciplinares instaurados a Gondomar e Bombarrelense.

Programa da quarta eliminatória da Taça de Portugal:

Domingo (21 novembro):

14 horas:
Merelinense-Carregado
Espinho-Leixões
Atlético-Tourizense
Pinhalnovense-Tirsense
Mondinense-Torreense

15 horas:
Portimonense-Vitória de Guimarães
Beira-Mar-Académica de Coimbra
Olhanense-Nacional
Juventude de Évora-Santa Maria
16 horas:
Rio Ave-Feirense
Marítimo-Vitória de Setúbal

18 horas:
Moreirense-FC Porto (SportTV)

20 e15:
Sporting-Paços de Ferreira (SportTV)

in "record.pt"

Mais eficaz do ataque marca sempre a titular

Walter precisa de menos de uma hora para faturar
 

Não tem a mobilidade de Falcão nem a explosão de Hulk, e muito menos a velocidade de Varela, mas esconde a bola dos adversários como ninguém e esse aspeto é valorizado por André Villas-Boas. Mas não só. Walter é o homem do ataque que menos tempo precisa para marcar. Em 234 minutos de utilização em provas oficiais acertou por quatro vezes no fundo das redes, o que dá uma média de um tento por cada 58 minutos. O Incrível necessita de 87’, ao passo que El Tigre (114’) e o Drogba da Caparica (147’) estão bem mais atrás na eficácia ofensiva.

O Bigorna faz tudo para justificar a confiança que o treinador tem depositado nele, ao ponto de ter marcado nas duas vezes em que foi chamado à equipa titular. Frente ao Limianos, para a Taça de Portugal, respondeu com um hat-trick e, anteontem, com o Portimonense, abriu o marcador num jogo de baixo ritmo.

O brasileiro, de 21 anos, vai ganhando confiança e tudo indica que volte a fazer parte do onze diante do Moreirense, no próximo sábado. O papel secundário que Ernesto Farías desempenhava em épocas anteriores passou a ser assumido pelo possante avançado. Não é fácil viver na sombra de Falcão, mas Walter já mostrou que tem estofo para aguentar com firmeza essa missão. Quanto a Villas-Boas, não se tem cansado de enaltecer a evolução registada pelo brasileiro desde que chegou à Invicta. Está um jogador diferente sob o ponto de vista tático e trabalha para o coletivo com uma atitude brilhante. Um reforço a ganhar pontos.

in "record.pt"

Marca Villas-Boas encanta

Treinador em destaque no desportivo espanhol
 
O FC Porto já vai em 19 partidas sem conhecer o sabor da derrota. Uma marca que, entre os 20 principais campeonatos da UEFA, só tem paralelo em mais duas equipas: Manchester United e Real Madrid. Esta é uma situação que tem encantado o país vizinho, face à relação técnica que houve entre José Mourinho e André Villas-Boas e, nesse sentido, o jornal “Marca” voltou, ontem, a falar do treinador portista, tendo-o colocado acima do mestre.

O trabalho, intitulado “Villas-Boas, mais do que o discípulo proeminente de Mou”, traça comparações entre os dois treinadores, estando o atual líder dos dragões sempre em destaque.

“Villas-Boas é o técnico mais novo da Liga Zon Sagres. Na realidade, é bem mais precoce do que Mourinho. Abandonou o seu mentor – que, ao que parece, não aceitou bem a ‘traição’ – no início da época 2009/2010, com 31 anos. O atual técnico do Real Madrid decidiu sair da sombra de Louis van Gaal aos 37”, recorda a referida publicação espanhola, que prossegue assim: “Ambos foram futebolistas frustrados (...) e, no arranque das referidas carreiras, beneficiaram da orientação de Bobby Robson.”

O trabalho segue, então, com referências ao percurso de Villas-Boas até chegar ao FC Porto, num caminho em tudo idêntico ao de José Mourinho, e termina com uma comparação relativa à forma de ambos lidarem com a imprensa e com os técnicos rivais. “Parece certo que André Villas-Boas ainda se vai cruzar com José Mourinho e isso pode ser divertido.”

in "record.pt"

F.C. Porto: Ukra tinha prometido ao árbitro que não se lesionava

Jovem saiu de campo com um corte na cara e brincou com João Capela

kra não está a ser uma fase feliz na Liga. O jovem extremo foi utilizado apenas em dois jogos do campeonato e em ambos acabou por sair com marcas do relvado. A primeira foi logo na segunda jornada: na recepção ao Beira Mar, Ukra foi titular, mas após um choque com um adversário tirou-o de campo aos seis minutos.

A lesão foi grave: factura dos ossos do rosto. Ora este domingo, no regresso aos relvados em jogos do campeonato, o jovem reencontrou o árbitro do jogo com o Beira Mar. João Capela cruzou-se no caminho de Ukra, como tinha feito à segunda jornada, e aproveitou para brincar. «Veja lá se agora não se magoa», atirou.

«Respondi-lhe não, hoje não, não se preocupe. Depois acabei por sofrer um corte na cara. São coisas que acontecem, felizmente não é grave», brincou Ukra, e ele que saiu com um penso rápido no rosto a tapar uma ferida provocada num choque. «São lances que acontecem, uma pessoa está lá dentro e está sujeita a tudo.»

Mais importante, diz, foi ter participado no jogo. Entrou apenas na segunda parte, mas ainda jogou quinze minutos. «Trabalho para ser convocado e estar nos dezoito. Tive oportunidade de jogar e é sempre bom para um jovem poder jogar. Vou continuar a trabalhar para poder somar mais um minutinhos nos próximos jogos.»

O jogo em si, adiantou, «foi complicado». O Portimonense é um adversário difícil, que joga em contra-ataque e com jogadores rápidos na frente. Não foi um jogo tão bem conseguido quanto outros, foi complicado circular a bola e arranjar linhas de passe, mas o mais importante era ganhar e isso foi alcançado.

Agora segue-se o Moreirense, num encontro a contar para a Taça de Portugal. «Com a qualidade que temos, jogamos sempre para ganhar. Queremos conquistar todos os títulos que vamos disputar e a Taça não é excepção. Respeitamos o adversário e vamos lá jogar como temos feito ate aqui: para ganhar», finalizou.

in "maisfutebol.iol.pt"

Golo de Walter valeu convite para almoçar na casa do "Incrível"

Um golo ao Portimonense e mais uma boa exibição fizeram de Walter um dos heróis do F. C. Porto. Ontem, recebeu um convite especial e almoçou na casa de Hulk para recordar a noite mágica. À mesa, também estiveram dois jogadores da equipa algarvia.


No domingo, Walter viveu um dia especial. Na estreia a titular no campeonato, o avançado do F. C. Porto fez a diferença e marcou o primeiro golo do triunfo diante do Portimonense (2-0). Ontem, na ressaca de uma excelente exibição, teve direito a um almoço especial e foi recebido pela família de Hulk, um amigo que o tem ajudado a integrar-se na cidade e no clube. Curiosamente, o Incrível também esteve em destaque no encontro e fechou o resultado à custa de um penálti marcado no período de descontos.

Mas na mesa do craque também estiveram jogadores da equipa adversária. Nada mais do que os compatriotas Pedro Silva e Renatinho, representados por Teodoro Fonseca, agente que também trata dos direitos desportivos de Hulk e Walter e aproveitou a estadia na Invicta para se juntar ao repasto, composto por feijão, arroz e carne. No final houve bolo. Obviamente, os golos dos dois brasileiros dominaram a conversa.

Walter foi contratado ao Internacional de Porto Alegre por seis milhões de euros (75% do passe) já está adaptado, vive na companhia da namorada e tem contado com a ajuda dos colegas Fernando e Souza no processo de integração. "Está muito feliz. O presidente do F. C. Porto diz que tem tudo para ser um dos melhores. Creio que algum dia vai ser aquilo traçaram no Brasil, um segundo Romário", conta, ao JN, Teodoro Fonseca.

Estrelinha a brilhar nas estreias

O avançado tem sido pouco utilizado, mas já deu sinais suficientes de ser um ponta-de-lança talentoso e com um instinto felino pelo golo. No jogo de estreia a titular, assinou um hat-trick diante do Limianos, na Taça de Portugal, agora voltou a fazer o gosto ao pé na primeira vez em que integrou o onze no campeonato. Um chapéu de belo efeito deitou por terra os objectivos do Portimonense. "Walter tem um grande aliado, o treinador André Villas-Boas, que está a ajudá-lo muito nos treinos", sublinha o agente.

Por outro lado, também tem consciência de que tem pela frente uma forte concorrência face ao estatuto já adquirido por Falcao. "Não veio para ser titular, está contente e à procura do seu espaço. Sabe que um dia o momento dele vai chegar e tem a humildade suficiente para perceber que o Hulk e o Falcao estão à frente dele", explica Teodoro Fonseca, recordando que o F. C. Porto ganhou a corrida a vários clubes de nomeada como o "Shakhtar Donetsk, o Valência, o Tottenham e o Manchester United".

No final do jogo com o Portimonense, o brasileiro, de 21 anos, disse que a adaptação, no início, foi difícil porque tinha dores no joelho direito, uma lesão contraída no ano passado num amigável entre o Internacional e o São José. Walter foi operado no Brasil e o departamento médico dos portistas, entretanto, já eliminou qualquer resquício de mal-estar na articulação. Agora, o futebolista sonha com altos voos para conferir o estatuto que lhe deram: "Pelos clubes por onde passou foi sempre artilheiro. Finaliza bem desde os 14 anos. Talvez tenha uma estrelinha", sublinha o empresário. A estrelinha de marcar nas estreias.

in "jn.pt"

Hulk não sai em Janeiro por dívida de gratidão

Ajuda do clube azul e branco quando do falecimento da sua sobrinha não passa ao lado do avançado brasileiro.


Nem uma proposta à Cristiano Ronaldo retirará o brasileiro Hulk do Dragão em Janeiro, altura da reabertura de mercado. O clube não está disposto a vender e o jogador, mesmo com uma boa oferta financeira, não quer sair. Também pelo aspecto desportivo, mas sobretudo pela dívida de gratidão que o brasileiro entende ter para com os azuis e brancos desde o início da temporada, aquando da morte da sua sobrinha.

A 20 de Agosto, Allicya, uma sobrinha bastante próxima do jogador, morreu afogada numa piscina no Brasil. O jogador foi dispensado do encontro oficial que os dragões tinham na Bélgica, com o Genk, e desde então que a direcção do clube, soube o DN junto de fonte próxima do futebolista, se colocou à disposição do jogador para ajudar a sua família. Hulk não esquece esta dívida e fez saber aos seus mais próximos que não abandonará tão cedo do Dragão.

Hulk sabe do interesse de alguns dos principais clubes europeus, mas entende também que antes de sair tem de ganhar algo em Portugal, nomeadamente o título nacional, que este ano está bem encaminhado. Contudo, mesmo que este actual cenário fosse precisamente o contrário Hulk não sairia em Janeiro, se o clube assim também o entendesse.

Fonte próxima do avançado brasileiro contou ao DN que o jogador "está agradecido pelo que o presidente Pinto da Costa fez" quando a sua sobrinha morreu e também pela "oportunidade que lhe deu" quando este jogava, dá duas temporadas, na segunda divisão do Japão. E a prenda que Hulk quer oferecer ao máximo dirigente dos azuis-e-brancos "é o campeonato nacional".

Refira-se que recentemente o Manchester City, provavelmente o clube que neste momento tem mais poder financeiro, fez uma abordagem para saber da disponibilidade dos dragões em venderem o avançado. Receberam, no entanto, uma resposta negativa e o próprio Hulk, sabe o DN, nem quis saber qual a proposta feita pelo emblema britânico.

Depois do Tottenham, de Inglaterra, ontem foi a vez da imprensa italiana falar do alegado interesse da Fiorentina e também do AC Milan no colombiano Falcao. Essas notícias falavam mesmo numa possível oferta dos rossoneri na ordem dos 20 milhões de euros, mas segundo apurou o DN o clube italiano não equaciona, por agora, avançar para a contratação do sul-americano, até devido ao leque de avançados que tem, como Pato, Ibrahimovic, por exemplo.

in "dn.pt"

Otamendi quer consolidar lugar na selecção da Argentina

A lista de convocados da selecção da Argentina para o particular de quarta-feira diante do Brasil integra dois "portugueses": Nicolas Gaitán (Benfica) e Nicolas Otamendi (FC Porto).

O problema com o visto de Otamendi está ultrapassado e o central é esperado já esta terça-feira, no Qatar, pelo seleccionador Sergio Batista.

"Para mim significa muito continuar a ser chamado à selecção do meu país. Continuarei a buscar oportunidades e quero muito jogar esse clássico com o Brasil", salientou o defesa-central "azul-e-branco", que já havia sido um dos eleitos de Diego Armando Maradona no Mundial 2010

in "rr.pt"

Falcao intocável


Milan juntou-se a vários “tubarões” para o levar já. Pai e agente há uma semana no Porto e a renovação está em marcha. Nem “el tigre” nem Hulk “conversáveis”, pelo menos até Junho.

«Ninguém toca em Falcao», disse a A BOLA fonte próxima do círculo de decisões da SAD portista, na sequência de novas informações sobre El Tigre, postas a circular ao longo do dia de ontem na grande imprensa milanesa, e nas quais ficava claro que também o actual líder da Série A italiana, o AC Milan, também se prepara para tentar contratar o atacante do FC Porto.

O Milan é mesmo referido ontem em vários meios informativos como sendo o último clube já a procurar saber pormenorizadamente que meios terá de disponibilizar para contratar Falcao já na janela de Inverno, cedência que, aparentemente, o FC Porto não está disposto a fazer nesta altura, dentro do que puder evitar enquanto dono dos direitos desportivos.

A lista de pretendentes é encabeçada pelo Bayern, um velho namoro de ano e meio, praticamente desde que ele veio para o Porto, e Chelsea e Manchester United seguem-no desde o Verão, mas a exibição do atacante no último FC Porto-Benfica (seguido por oito dos dez maiores clubes europeus) terá necessariamente acelerado o processo em diversos gabinetes.

No entanto, e segundo confidenciaram a A BOLA, há acordos tácitos e compromissos assumidos na esfera do futebol sobre uma linha de intransigência até ao Verão: ninguém sai, ninguém toca nos jogadores prioritários até lá.

Essa garantia está de pé, mesmo podendo esbarrar em ofertas impensavelmente altas, como a que o Manchester City pretende fazer sobre Hulk, segundo relata frequentemente a imprensa inglesa.

in "abola.pt"