quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

FC Porto e Benfica. Unidos sem derrotas até 2012

É inédito: até agora nunca duas equipas tinham passado o ano sem perder um único jogo na Liga. Vítor Pereira e Jorge Jesus não se entendem em muitas discussões, mas estão juntos neste recorde



Estão unidos desde a quinta jornada, como inseparáveis siameses. FC Porto e Benfica partilham o primeiro lugar e com o Natal dividem também um momento único no futebol português: é a primeira vez que duas equipas chegam a esta altura do ano sem derrotas na Liga – nestas contas esquecemos a década de 1940, quando havia no máximo meia dúzia de jornadas até à passagem de ano. A obra conjunta de Vítor Pereira e Jorge Jesus podia ter caído por terra logo à sexta jornada, quando dragões e águias se defrontaram. O empate ajudou a prolongar o dueto até agora.
A frase feita – “no final apenas um ganhará” – está pronta a servir. E nem uma época inteira sem derrotas é garantia de conquista do título. Se tiver dúvidas quanto a isto pergunte a John Mortimore, que em 1978 conseguiu a proeza de não perder um jogo e ficar no segundo lugar. O Benfica acabou com os mesmos pontos do FC Porto, só que o desempate caiu para o lado azul e branco da força. E Mortimore ganhou um lugar único na história.
Nesse livro cabe também o Sporting de Carlos Queiroz, em 1994/95, o último a passar o Natal e o ano novo invencível sem depois transformar o estatuto em faixa de campeão no fim da temporada. Os leões eram líderes (a par do FC Porto) e depois disso tiveram apenas duas derrotas – o suficiente para ficar no segundo lugar, a sete pontos do campeão.
De resto, não é preciso recuar mais do que um ano para encontrar uma equipa que tenha mantido um registo imaculado na Liga do princípio ao fim. Além da vitória na Liga Europa, o FC Porto de André Villas-Boas foi campeão nacional e ainda deu substância a uma série impressionante que começou em Março de 2009 e já vai em 52 jogos sem perder.
Mas se a caminhada dos dragões em 2010/11 já impressionou, o que dizer do Benfica de Jimmy Hagan em 1972/73? Quando as doze badaladas assinalaram a mudança de ano os adeptos encarnados tinham mais uma razão para celebrar: uma equipa que vencera 16 vezes em 16 jogos. O Benfica quase não perdeu o ritmo e terminou o campeonato com 28 vitórias e dois empates. E na época anterior já tinha passado o ano invicto.
Nem tudo em Hagan é perfeito. Já no Sporting, em 1976, repetiu a dose mais uma vez, mas a seguir veio o descalabro. A equipa leonina perdeu cinco vezes e ficou no segundo lugar, a nove pontos do Benfica. O mesmo acontecera a Aymoré Moreira, no FC Porto, dois anos antes. O técnico brasileiro também passou o Natal e o ano novo feliz e contente para depois acordar para uma dura realidade: uma mão cheia de derrotas e um segundo lugar – a cinco pontos do Benfica – a servir de consolo.
Os anos 70 foram o expoente máximo desta capacidade de aguentar até ao dia 25 de Dezembro sem saber o que é perder. Em dez anos houve seis equipas a consegui-lo. Uma delas foi o Boavista de José Maria Pedroto, o único além dos três grandes a entrar na lista. Mas não foi dessa, o título dos axadrezados só chegaria 35 anos mais tarde.
Se a classificação actual não diz tudo sobre o que vai acontecer até ao fim da época, a cronologia dos imbatíveis deixa uma dica para reflexão. Das 23 equipas da lista, nenhuma acabou abaixo do segundo lugar. O dueto FC Porto-Benfica, Vítor Pereira-Jorge Jesus prossegue em 2012. Ao Sporting cabe a tarefa de tentar destruir o presságio. O jogo com os dragões, na primeira jornada de Janeiro, é uma boa oportunidade para se intrometer. Até lá, o campeonato vai de férias.

in "ionline.pt"

DAYMARO SALINA: "O MEU RENDIMENTO VAI SUBIR"

No sábado, frente ao Belenenses, Daymaro Salina foi o melhor marcador do FC Porto Vitalis, com oito golos. O cubano, que chegou ao Dragão Caixa em Outubro, considera que esse foi o seu melhor jogo em Portugal e quer prolongar a subida de forma esta quarta-feira (21h00), no pavilhão do Xico Andebol. O pivô fez a antevisão do encontro ao www.fcporto.pt.

"Todos os jogos para mim têm o mesmo objectivo, são para ganhar. Sinto que tenho muito para dar e que com o decorrer da temporada o meu rendimento vai subir. Até agora, o meu melhor jogo foi com o Belenenses", afirma Daymaro Salina.

Frente ao Belenenses, o FC Porto venceu por 48-29, atingindo um máximo de golos marcados desde o campeonato 2002/03. "Nunca pensei que o jogo nos fosse correr tão bem. Acertámos em tudo: na defesa, no ataque, nos golos", reconhece o cubano.

Na 17.ª jornada, a última de 2011, o desafio é no pavilhão do nono classificado, o Xico Andebol: "Espero que com o Xico o jogo corra tão bem como o último. Não conheço muito bem a equipa mas espero que, depois do apito inicial, tudo aconteça naturalmente".



in "fcp.pt"

Helton vai estar em jogo de beneficência

Helton será uma das figuras de um jogo de beneficência promovido por três ex-jogadores do Flamengo, entre os quais Ibson, que passou pelo F.C. Porto. 

O guarda-redes dos dragões ainda treinou esta terça-feira mas, como não foi convocado para o jogo da Taça da Liga, com o Paços de Ferreira, deve viajar para o Brasil esta quarta. 

O jogo realiza-se na quinta-feira, no Rio de Janeiro, e vai ter em campo jogadores como Williton, do Spartak Moscovo, ou Vinícius Pacheco, do Estrela Vermelha, para além de vários artistas que, por 90 minutos, vestirão a pele de jogador de futebol. 

«É sempre um prazer promover essa pelada e ajudar as pessoas de Niterói e São Gonçalo, locais onde fomos criados e que temos um enorme carinho. Vamos rever amigos, nos divertir e ainda dar um pouco de alegria para quem for nos prestigiar», afirmou Ibson, agora no Santos. 

O jogo, que também é organizado pelo guarda-redes Diego e o lateral Léo Matos, tem ainda uma particularidade extra: os bilhetes podem ser comprados em géneros. Dois quilos de alimentos valem uma entrada.


in "maisfutebol.iol.pt"

Kléber: «Entrar com a mesma determinação»

LANÇA JOGO COM PAÇOS DE FERREIRA



O brasileiro Kléber lançou o encontro entre FC Porto e Paços de Ferreira, no arranque do Grupo D da Taça da Liga. Para o avançado dos campeões nacionais, este é um embate de extrema importância e que os dragões querem começar com o pé direito.
"O nosso grupo é muito forte, por isso entraremos em campo com a mesma determinação que entramos nas últimas partidas. Sabemos que são competições distintas, mas estamos sempre em busca de títulos e na Taça da Liga não será diferente”, referiu, em declarações à sua assessoria de imprensa.
“O Paços não está bem na Liga, mas nesta competição tudo pode mudar. A determinação e a vontade de vencer podem ser outras. Portanto, qualquer cuidado é pouco para alcançarmos os nossos objetivos, que, nesse caso, é começar a competição com o pé direito e vencendo", rematou.
in "record.pt"

Hulk à beira do jogo 150 com a camisola do FC Porto

Número redondo para Hulk, ou mais uma marca que atesta a dimensão do Incrível no Dragão. O brasileiro tem à vista 150 jogos com a camisola do FC Porto, para atingir hoje, se for utilizado na Mata, ou para aguardar: dia 7 de Janeiro, há clássico com o Sporting, em Alvalade. Encantador de plateias, o atacante é o grande deus do momento no plantel azul e branco e o portista de quem mais se fala e escreve na Imprensa internacional. O futuro? No fundo, no fundo, (também) a ele pertence...

Há uma grande certeza na carreira de Hulk, o contrato que o vincula aos dragões até 2015 e que prevê a famosa cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, barreira olímpica até agora capaz de proteger o brasileiro das tentações que desperta noutras ligas europeias. Hulk é ouro sobre azul realidade do futebol portista, é o trunfo sempre pronto a fazer a diferença e um natural acumulador de oportunidades, daí a visão da soma de 150 jogos chegar relativamente depressa em três anos no clube, extraindo-se dos 149 encontros já disputados a presença do futebolista em todas as montras possíveis.


in "abola.pt"

Éder será dragão na próxima época

Éder vai ser jogador do FC Porto na próxima temporada, assinando contrato até 2016. Recentemente, o avançado da Académica recusou uma proposta muito apetecível dos italianos do Palermo, numa transferência que seria concretizada em Janeiro e que rendia aos cofres dos estudantes cerca de 1,5 milhões de euros.

Há muito que os dragões seguem o atacante que deu nas vistas no Tourizense, antes de dar o salto para Coimbra, onde permanece há três anos. Forte no jogo aéreo e com uma excelente mobilidade na área, Éder atravessa o melhor momento desde que chegou à I Liga e neste momento já leva cinco golos em 13 jogos do Campeonato.

O poder de fogo de Éder, que amanhã celebra 24 anos, despertou o interesse de vários emblemas estrangeiros, mas o Palermo adiantou-se à concorrência e formalizou o interesse junto da direcção da Académica, só que o negócio acabaria por abortar por decisão do futebolista que tem outros planos para a sua carreira.


in "abola.pt"

Pinto da Costa: "Nota-se a equipa a crescer"

A evidente melhoria do FC Porto faz eco na opinião de Pinto da Costa. Por isso, o presidente não equaciona contratar reforços no mercado de Inverno, ainda que não tenha sido contundente sobre o assunto. "Não deve ser preciso ir ao mercado, embora não se possa garantir isso. Não andamos à procura de nada em especial", respondeu, já depois de ter constatado a "evolução da equipa". "É jovem e nota-se que as últimas exibições têm sido melhores do que as anteriores. A equipa está a crescer", resumiu.
Pinto da Costa falou depois de ter recebido o protótipo de um busto em prata. A ideia partiu da comissão de apoio às suas sucessivas recandidaturas, que ontem mesmo aproveitou o jantar de Natal para lançar mais uma. Apesar do dia ser de festa, o presidente portista acedeu a comentar alguns temas quentes. Desde logo as declarações de Eduardo Barroso [ver na página 6]. "Não falo do Sporting porque nunca falei de outros clubes. Disse apenas para passarem imagens dos penáltis. Se isso incomodou o Sporting, fico um bocado desconfiado", começou por dizer. "Respondo-lhe quando ele falar na qualidade de presidente da mesa da AG. Não vou descer ao nível dos programas onde ele fala", prosseguiu.
Para Pinto da Costa, nem o assumir do erro por parte de Duarte Gomes desculpa o penálti não assinalado contra o Marítimo. "É preciso tomar precauções antes da chuva cair. Ele não lamentou. Como tal, seguiu em frente como se nada tivesse acontecido", respondeu. Mais "estranho", considerou, é o facto de "estar a ser branqueado que o Venâncio Tomé - ex-assistente de Lucílio Baptista - que estava em frente da jogada e sem ninguém a tapá-lo, visse e nada assinalasse", referiu.
Ainda assim, o líder portista acha que a arbitragem em Portugal goza de boa saúde. "Basta ver que um português vai ao Europeu. O Pedro Proença está ao nível de grandes árbitros, como António Garrido ou Vítor Pereira. Uma má arbitragem não significa que a arbitragem esteja mal. O nível está muito melhor e é bom", considerou.
Por fim, uma crítica aos responsáveis do futebol, pelo aumento do IVA dos bilhetes. "Isso foi falado há muitos meses e nem Federação nem Liga reagiram. E isso preocupa-me. Houve outros aumentos que acabaram por não se concretizar porque tomaram medidas. Houve uma inércia total de quem tem responsabilidades no futebol. Mas quando a selecção ganha colam-se todos à fotografia...", finalizou.

Recandidatura em marcha apesar de "ser prematuro"

Será já em Janeiro que a comissão para a sua recandidatura começará a tentar recolher 20 mil assinaturas para convencer o presidente a prolongar por mais três anos a sua permanência no FC Porto. "É prematuro, pois as eleições são só em 2013. Há muita coisa para fazer até lá, como inaugurar o museu. Compreendo o entusiasmo de Fernando Cerqueira [líder da comissão], mas tudo tem o seu tempo e tudo tem um fim", avisou Pinto da Costa.

in "ojogo.pt"

Danilo reavaliado em Minas Gerais

Danilo só saberá a real gravidade de sua lesão ao longo desta semana. O lateral foi dispensado pelo Santos para férias e seguiu directo de São Paulo para Minas Gerais (de onde é natural), mas por recomendação dos médicos realizará uma ressonância magnética antes da viagem para Portugal. O atleta ficou incumbido de transmitir o diagnóstico aos médicos do clube brasileiro, que não descartam tratá-lo no Brasil. "Orientamos o Danilo para fazer uma ressonância e comunicar-nos sobre o resultado por e-mail. Aí sim saberemos a real situação. Vamos ajudá-lo, e ele seguirá o nosso tratamento. Teremos algum resultado ainda este mês e a partir daí entraremos em contacto com o FC Porto para instruí-los quanto ao tratamento adequado", explicou a O JOGO Maurício Zenaide, médico dos santistas.
O jogador queixa-se de dores lombares, razão pela qual saiu ainda no primeiro tempo da final do Mundial de Clubes contra o Barcelona, no último dia 18. "Foi uma surpresa porque ele não tinha nenhuma queixa anterior no local. Na partida, sentiu uma dor lombar intensa, que atrapalhou os seus movimentos, e não teve outra solução a não ser sair", confirmou Zenaide.
Para jogar pelo Santos desde que foi consumada a sua venda, no fim de Agosto, Danilo fez um seguro com o FC Porto. O clube brasileiro acredita que a lesão não deverá impedir a apresentação do lateral, em 31 de Dezembro, mas também não descarta tratar o jogador antes da ida para Portugal. "Depende sempre da gravidade da lesão e do clube. O FC Porto tem uma boa estrutura médica, já tive contactos com os médicos de lá devido às transferências do Alex Sandro e do próprio Danilo. Acho que não vão precisar de nós, mas alguns atletas muitas vezes recorrem ao nosso centro médico para o tratamento", concluiu.

in "ojogo.pt"

Empresário de Guarín em Itália

Depois de Pinto da Costa ter dito que por quatro milhões de euros nem alguns juniores venderia, a Juventus parece disposta a subir a parada por Guarín até aos 10 milhões. A notícia foi ontem publicada pela Imprensa italiana, que adianta que as intenções da Vecchia Signora são sérias, ao ponto de o empresário do jogador, Marcelo Ferreyra, estar a caminho de Itália para negociar os termos do contrato. A Juventus procura urgentemente um médio e o colombiano do FC Porto encaixa no perfil pretendido.



Belluschi é sonho impossível para o River


Daniel Passarella, presidente do River Plate, confirmou ontem que gostaria de contratar Belluschi, mas admitiu que é um sonho muito complicado de concretizar por causa dos valores envolvidos e porque o médio não está interessado em voltar já à Argentina. "É um jogador interessante, que joga bem, e que tem experiência no River Plate. Oxalá pudéssemos trazê-lo, mas vai ser muito difícil", referiu. Admitindo contactos com o representante do jogador, Daniel Passarella, deixou entender que não vai conseguir convencer Belluschi a regressar. "O assunto está a ser tratado por Miguel Pires [empresário], mas pelo que falei com ele é impossível que ele venha. O Belluschi não pensa em regressar à Argentina neste momento", reforçou. "Além disso, pelo que sei, está à espera de renovar contrato com o FC Porto", acrescentou o dirigente argentino.
in "ojogo.pt"

Hulk tem o voto de Jorginho

Hulk está nomeado para o prémio "Samba de Ouro", que elege o melhor jogador brasileiro a actuar na Europa e ontem recebeu o voto de Jorginho, ex-técnico adjunto de Dunga na selecção. "O Hulk fez uma época maravilhosa, não podia ter sido melhor. Há já algum tempo que vem sendo o melhor jogador do campeonato português", justificou.


in "ojogo.pt"

Fucile e Sapunaru: um sai em Janeiro

Vítor Pereira anunciou a intenção de dar a oportunidade a alguns jogadores menos utilizados nesta partida com o Paços de Ferreira, mas mesmo assim deixou de fora os dois laterais direitos do plantel. Fucile e Sapunaru perderam o lugar para Maicon e com Danilo a chegar, é certo que um deles vai abandonar o Dragão na reabertura do mercado. E esta decisão do treinador reforça, precisamente, a ideia de que um deles não tem espaço no plantel que vai atacar a segunda metade da época.
Com Rolando e Álvaro Pereira de fora, mais provável se tornaria a chamada de um lateral-direito, para permitir que Maicon fosse solução para o eixo, jogando ele próprio na posição que mais lhe agrada. Só que nem um nem outro fazem parte das opções de Vítor Pereira. É certo que estiveram afastados muito tempo por lesão, mas estão aptos há já algumas semanas e, teoricamente, nada melhor do que um jogo de Taça da Liga para serem lançados novamente.
Helton, Rolando e Álvaro Pereira, por opção, e James Rodríguez, por estar lesionado, também não foram convocados. A lista inclui três juniores (embora Kadú faça também parte do plantel principal), um deles defesa-central (Tiago Ferreira), para constituir alternativa a Otamendi e Mangala, a dupla prevista, já que Maicon se mantém à direita. O outro é o avançado dos Sub-19, Vion. Ambos já trabalharam com a equipa principal e Tiago Ferreira esteve mesmo no estágio de pré-época. Com tantos titulares poupados e ainda as lesões de Guarín e Defour, Vítor Pereira fez regressar Varela à convocatória.
No onze é certo que Bracali, Alex Sandro e Mangala serão novidades. Mas há outras previstas: Souza, Cristián Rodríguez, que marcou o primeiro golo frente ao marítimo, e Kléber estão na linha da frente para jogarem. Mas Iturbe e Varela também espreitam o lugar de Hulk, que vai para o banco, para ser utilizado apenas em caso de emergência. Djalma é a outra hipótese para a direita do ataque.

Vion

NOME COMPLETO Thibaut Vion
IDADE 18 anos (11/12/1993)
ALTURA 1,85 m
PESO 68 kg
POSIÇÃO Ponta-de-lança
CLUBE ANTERIOR FC Metz
Foi a contratação mais sonante para a formação. Vion é internacional sub-19 e marcou 19 golos pelo Metz na época passada, despertando o interesse do FC Porto. Nos cinco jogos que conta pelos juniores marcou outros tantos golos.

Tiago Ferreira

NOME COMPLETO Tiago Emanuel Canelas Almeida Ferreira
IDADE 18 anos (10/07/1993)
ALTURA 1,83 m
PESO 76 kg
POSIÇÃO Defesa-central
CLUBES ANTERIORES Infesta, Pasteleira, Boavista e Padroense
David Luiz e Puyol são as referências deste central que esteve presente no último mundial sub-20, na Colômbia. Depois de ter integrado parte do estágio do FC Porto em Marienfeld, Tiago espreita uma oportunidade na equipa principal.

in "ojogo.pt"