sábado, 17 de janeiro de 2015

DRAGÕES VENCEM EM PENAFIEL

Golos de Herrera, Jackson e Óliver Torres selaram a vitória frente aos penafidelenses (3-1)
​​O FC Porto venceu, este sábado, o Penafiel, por 3-1, em partida da 17.ª jornada da Liga, com golos de Herrera (30m), Jackson Martínez (34m) e Óliver Torres (62m), tendo Rabiola (50m) reduzido para a equipa da casa. Com este resultado, os portistas conseguem a melhor série de vitórias da temporada (seis consecutivas) e colocam-se a três pontos da liderança do campeonato, com mais um jogo disputado.

VITÓRIA CLARA NA MELHOR SÉRIE DA ÉPOCA

​Herrera, Jackson e Óliver marcaram no sexto triunfo consecutivo dos Dragões, em Penafiel (3-1)
Com golos de Herrera, Jackson Martínez (o 14.º na Liga portuguesa, em que é o melhor marcador) e Óliver Torres (terceiro jogo consecutivo a marcar na Liga), o FC Porto venceu em Penafiel por 3-1 e colocou-se, pelo menos temporariamente, a três pontos do líder Benfica, no segundo lugar da tabela. Tratou-se da sexta vitória consecutiva dos Dragões, que asseguram assim a melhor série de resultados da época, e do quarto encontro consecutivo para a Liga em que marcam três ou mais golos. Os portistas têm de resto o melhor ataque da competição (42 golos) e continuam sem perder fora de casa esta temporada, em 13 encontros, sendo que marcaram em todos eles.

Antes do arranque do encontro já era ​possível observar que o FC Porto iria ter um adversário adicional: um relvado difícil, pesado, e que ia piorando com o passar dos minutos, face a uma chuva persistente. Esta situação era favorável para um mais defensivo Penafiel, que se apresentou, tal como se esperava, compacto e organizado. A formação orientada por Rui Quinta, ex-treinador adjunto dos Dragões, não conseguia travar a posse de bola dos azuis e brancos, mas evitava a criação de grandes ocasiões de golo e até ia espreitando a área de Fabiano.

Porém, tudo mudou a partir dos 30 minutos, quando Herrera abriu o marcador. Grande parte do mérito do lance é de Jackson, que desmarcou Casemiro; o brasileiro fez a bola passar sobre o guarda-redes Tiago Rocha e depois o mexicano só teve de empurrar. As grandes equipas são assim, desbloqueiam os jogos numa fracção de segundos, em um ou dois lances dos seus melhores executantes, e foi assim que o FC Porto conseguiu dois golos no primeiro tempo. Quatro minutos depois do 1-0, Jackson fez o segundo (na quarta partida consecutiva a marcar na Liga portuguesa), servido por Óliver Torres. Até ao final da primeira parte, Quaresma e Jackson (num lance artístico, de calcanhar) ainda poderiam ter ampliado o marcador, o que seria demasiado penalizador para o esforço da formação da casa.

Como a chuva não parava, depois do intervalo tornou-se ainda mais difícil trocar a bola no relvado em Penafiel, que ficou alagado em determinadas zonas. Porém, a equipa da casa conseguiu chegar ao golo e recuperar a esperança, num lance feliz, cheio de ressaltos. Após um livre lateral, Maicon e Casemiro atrapalharam-se e a bola acabou por cair nos pés de Rabiola, que apontou o 2-1, aos 50 minutos. Lopetegui percebeu que as condições do encontro tinham mudado e trocou logo de seguida Quaresma por Marcano, reforçando o meio-campo com um jogador mais capaz de aguentar os choques e interceptar as bolas que os penafidelenses iam bombeando para o meio-campo portista.

O que aconteceu a seguir deu razão ao técnico espanhol: a reacção da equipa da casa foi travada e o FC Porto chegou ao 3-1 aos 62 minutos, após um lance fantástico de Jackson na direita e uma insistência de Casemiro na esquerda. O brasileiro não deixou a bola sair pela linha de fundo e colocou-a à disposição de Óliver Torres, que só teve de empurrar, tal como Herrera no 1-0. Logo de seguida, Lopetegui desfez o temporário duplo-pivô defensivo no meio-campo azul e branco, com a entrada de Evandro para o lugar de Casemiro. Sem sobressaltos, o FC Porto controlou até ao fim o encontro, no regresso feliz ao estádio em que comemorou o título 2005/06 e na partida 150 de Maicon com a camisola azul e branca.


in "fcp.pt"


PRIMEIRO LUGAR DO GRUPO ASSEGURADO EM VALDAGNO

Golo de Rafa, no último minuto, permitiu o empate (5-5) no rinque do vice-campeão italiano
O FC Porto Fidelidade empatou, este sábado, com o Valdagno (5-5), em partida da quinta jornada do grupo D da Liga Europeia, disputada no Palalido di Valdagno, em Itália. Com este resultado, os comandados de Tó Neves, que já tinham garantido o acesso aos quartos-de-final da competição, asseguraram o primeiro lugar do agrupamento.

Foi um jogo emotivo que se viveu no Palalido di Valdagno, com as duas equipas a proporcionarem um bom espectáculo. Entraram melhor os portistas, com Hélder Nunes a fazer o 1-0 aos sete minutos e Reinaldo Ventura a aumentar a vantagem portista (2-0) ainda na primeira parte. O Valdagno reagiu, a 30 segundos do intervalo, através de um golo de Alberto Bertoldi, colocando o resultado em 2-1 no final dos primeiros 25 minutos da partida.

A segunda metade começou de forma aziaga para os portistas, com Ordoñez a fazer o seu primeiro da noite e a empatar o encontro, cabendo a Bertoldi a reviravolta do marcador, apenas cinco minutos depois (3-2). Os portistas puxaram dos galões e inverteram novamente a marcha do marcador, com os golos de Reinaldo Ventura e de Hélder Nunes a colocarem o resultado em 4-3, mas o ritmo frenético da partida fazia adivinhar mais golos e foi mesmo isso que aconteceu.

Ordoñez fez dois golos seguidos (44 e 49 minutos) e colocou os italianos em boa situação para vencer, mas Rafa, a 45 segundos do fim, empatou a partida e garantiu o primeiro lugar do grupo D para os Dragões. A próxima partida dos comandados de Tó Neves é já esta quarta-feira, às 21h30, no Dragão Caixa, frente ao Tigres de Almeirim, e terá transmissão em directo no Porto Canal.

O FC Porto alinhou com: Nélson Filipe (g.r.), Ricardo Barreiros, Hélder Nunes (2), Jorge Silva e Reinaldo Ventura (cap., 2). Jogaram ainda: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira, Vítor Hugo, Caio e Rafa (1).

in "fcp.pt"

DRAGON FORCE MANTÉM LIDERANÇA E INVENCIBILIDADE NOS AÇORES

Triunfo sobre o Terceira Basket (76-41) na 12.ª jornada da Proliga

​O Dragon Force venceu este sábado o Terceira Basket (76-41), nos Açores, na 12.ª jornada da Proliga, competição que os azuis e brancos lideram isolados, cotando-se como a única equipa que até ao momento soma por vitórias todos os jogos disputados.

Confirmando o favoritismo que lhe era atribuído na antecâmara deste encontro, ainda que frente ao terceiro classificado, o campeão em título desta Proliga entrou a todo o gás e já liderava no final do primeiro período (21-14). Sem tirar o pé do acelerador, o conjunto azul e branco manteve-se por cima dos anfitriões e a diferença ao intervalo era já de 18 pontos (42-24).

Com uma segunda parte igualmente de grande nível, o Dragon Force continuou a cavar um largo fosso pontual no marcador e acabou por garantir mais um triunfo “gordo”, demonstrando uma vez mais toda a sua superioridade relativamente à concorrência. Ferrán Ventura (16 pontos) foi o melhor marcador do conjunto comandado por Moncho López, mas foi João Gallina (12 pontos e 7 ressaltos) (na foto) a receber a distinção de MVP.

FICHA DE JOGO

TERCEIRA BASKET-DRAGON FORCE, 41-76
Proliga, 12. ª jornada
17 de Janeiro de 2015
Pavilhão da Escola Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo

Árbitros: Carlos Santos e João Veiga

TERCEIRA BASKET: Pedro Mendes, Tiago Tomassi, Matthew Devine (8), Luís Tomassi (8), Miguel Romão (2), David Tavares (5), Renato Ramos (3), Ricardo Mendes (5), João Teixeira, Pedro Cardoso e Alexander Kravtsov (10)
Treinador: Daniel Sousa

DRAGON FORCE: João Ribeiro (2), André Bessa (5), João Grosso, Miguel Queiroz (9), Pedro Figueiredo (4), João Gallina (12), Ferrán Ventura (16), Pedro Bastos (8), João Fernandes (2), João Torrie (4), António Monteiro (8) e Diogo Brito (6)
Treinador: Moncho López


in "fcp.pt"

HEXACAMPEÕES ESTÃO NOS “OITAVOS” DA TACA DE PORTUGAL

Vitória tranquila no terreno do Boa Hora, por 39-27, permitiu também a estreia dos jovens Vasco Trindade e Miguel Alves
​O FC Porto venceu este sábado no pavilhão do Boa Hora, em Lisboa, por 39-27, garantindo assim o acesso aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. Os Dragões controlaram sempre o desafio frente ao primeiro classificado da zona Sul do Andebol 2, tendo chegado ao intervalo já com uma vantagem de sete golos (21-14).

No regresso dos Dragões à competição, quase um mês depois da conquista da Supertaça, em Águas Santas, Ljubomir Obradovic rodou toda a equipa, em períodos de 10/15 minutos, dando ainda a dois jovens a oportunidade de se estrear em encontros oficiais pela equipa sénior: o guarda-redes Vasco Trindade e o ponta-direita Miguel Alves, que tinha feito aantevisão da partida ao Porto Canal e www.fcporto.pt.

Os melhores marcadores do encontro foram Gilberto Duarte e Ricardo Moreira, com cinco golos, mas todos os jogadores de campo marcaram, à excepção de Edgar Landim. O sorteio dos oitavos-de-final é já esta segunda-feira, às 17h00, na sede da Federação de Andebol de Portugal, em Lisboa.

FICHA DE JOGO


BOA HORA-FC PORTO, 27-39
Taça de Portugal, 16-avos-de-final
17 de Janeiro de 2015
Pavilhão Fernando Tavares, em Lisboa

Árbitros: Gonçalo Santos e Luís Cardoso

BOA HORA: Denis Tiselta e Afonso Ruas (g.r.); André Bravo, Nuno Santos, Daniel Dias (2), Henrique Gonçalves (1), Tiago Caetano (5), Hugo Carvalho (4), Rafal Kowalczyk, Bruno Chantre (1), Ivan Dias (2), Sérgio Fonseca (2), Tiago Prata (1), Pedro Costa (2), Pedro Dias (4) e Miguel Barreiros (3)
Treinador: Luís Santana

FC PORTO: Alfredo Quintana e Vasco Trindade (g.r.); Babo (2), Gilberto Duarte (5), Edgar Landim, Yoel Morales (4), João Ferraz (2), Miguel Martins (3), Daymaro Salina (4), Nuno Gonçalves (3), Ricardo Moreira (5), Hugo Santos (2), Nuno Roque (3), Miguel Alves (3) e Mick Schubert (3)
Treinador: Ljubomir Obradovic

Ao intervalo: 14-21

in "fcp.pt"

SUB-19 VENCEM VARZIM E ASSEGURAM O PRIMEIRO LUGAR

Triunfo por 2-0 com golos de Leonardo e Ruben Macedo, ambos na primeira parte
​A equipa Sub-19 do FC Porto recebeu e venceu este sábado o Varzim (2-0), no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, em jogo a contar para a 20.ª jornada da primeira fase da zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores A. Com este resultado, os Dragões passam a somar 47 pontos e têm mais sete do que o Vitória de Guimarãres, segundo classificado, quando faltam disputar apenas duas jornadas. Assim, o primeiro lugar já não irá fugir ao FC Porto.

Com uma entrada muito forte em jogo, os azuis e brancos ficaram a milímetros de abrir o activo por intermédio de Leonardo (3m), mas a ameaça do avançado colombiano resultaria mesmo em golo pouco depois. Numa excelente combinação entre Ruben Macedo e Fidelis que deixou Leonardo em posição privilegiada, o camisola nove fez o que lhe competia e desviou para o primeiro da tarde (13m). Em jeito de confirmação de uma excelente primeira parte dos Dragões, Ruben Macedo, brilhantemente lançado por Malthe Johansen, aumentou a vantagem portista (27m) e estabeleceu o 2-0 que se manteria até ao intervalo. 

A toada do jogo manteve-se na etapa complementar e o FC Porto jogou a maior parte dos segundos 45 minutos no meio-campo do Varzim, com os poveiros a procurarem saídas rápidas em contra-ataque para tentar surpreender o colectivo portista. Apesar das constantes investidas dos Dragões, nomeadamente através de Verdasca (51m e 73m), Ruben Macedo (60m) e Sérgio Ribeiro (68m), o resultado não sofreria qualquer alteração. Como curiosidade, refira-se que Rui Moreira regressou à competição após seis meses de ausência devido a uma lesão.

A equipa liderada por António Folha alinhou com Felipe Ferreira (g.r.), Rui Silva, Malthe Johansen, Verdasca, David Sualehe (Francisco Afonso, 72m), Fidelis (Chidozie, 63m), Clever, Élvis (Rui Moreira, 70m), Sérgio Ribeiro (cap.), Ruben Macedo e Leonardo.


in "fcp.pt"

Lopetegui: «Felizmente conseguimos marcar na primeira parte...»


Julen Lopetegui, treinador do FC Porto, em declarações à entrevista rápida da SportTV após a vitória sobre o Penafiel (3-1): 

«Foi um jogo muito condicionado pelo relvado. Choveu muito durante o tempo todo. Na primeira parte ainda foi possível jogar, na segunda vimos outro tipo de situação completamente diferente. Felizmente conseguimos marcar na primeira parte, quando ainda era possível jogar um bocadinho mais, na segunda era muito difícil. Aí, a equipa mostrou outras características: hoje, era preciso saber adaptar-se, e foi o que fizemos, porque a equipa soube competir e entender as situações que ia enfrentar» 



Comentando a entrada de Marcano na segunda parte: 
«Estava a acontecer um tipo de futebol direto, com muita luta pela segunda bola, e além disso Casemiro já tinha um amarelo. Marcano entrou muito bem e resultou como esperávamos» 

Ponto de situação na viragem da primeira volta, após seis vitórias consecutivas: 
«As nossas ideias são consequência do trabalho dos jogadores, esta não é altura de fazer contas. Ganhámos um jogo difícil disputado em circunstâncias invulgares, temos de continuar assim.»


Jackson: «Tivemos a inteligência de perceber como devíamos jogar»

Colombiano diz que foi um jogo muito difícil


Jackson Martínez, jogador do FC Porto, em declarações à Sporttv, no flash-interview do final da vitória (3-1) em Penafiel: 
  
«Foi muito difícil. No momento em que saímos para aquecer percebemos como ia ser difícil, mas tivemos a inteligência de perceber que devíamos jogar como não gostámos, tratando menos bem a bola e apostando mais no futebol direto. Tivemos de apostar na força e no trabalho. 
  
Se este resultado vai colocar pressão no Benfica? Temos de pensar no nosso trabalho e em fazer pontos. Não nos preocupa o que acontece com os nossos rivais, temos é de pensar nos nossos pontos, e em somar o máximo. Depois no fim logo faremos as contas.»

in "maisfutebol.io..pt"

Penafiel-FC Porto, 1-3 (destaques)


O MOMENTO

Herrera confirma 
O jogo estava na meia-hora, o FC Porto dava mostras de lá chegar, mas a verdade é que ainda não tina feito o golo. O Penafiel dava luta e não seria de excluir uma surpresa, caso o 0-0 se arrastasse. Até que Jackson resolve fazer das suas, assinando belo passe para Casemiro. O brasileiro remata para o que seria o primeiro golo, mas Herrera fez questão de ficar com os louros. 
  
  
A FIGURA
 
Jackson, claro 
O Cha Cha Cha é mesmo «de outro campeonato». Abriu caminho à vantagem, foi dele boa parte do mérito do primeiro golo e do terceiro golo do FC Porto em Penafiel, e pouco depois aumentou a contagem e também adicionou na sua contabilidade pessoal o 14.º tento na Liga, o que faz dele, com grande destaque, o rei dos marcadores deste campeonato. 
  
  
Outros destaques:
 
Rabiola 
O avançado viu a bola em zona de remate, na área portista. Acreditou e fez mesmo golo: 1-2. 
  
Oliver 
O espanhol já tinha marcado em Barcelos e voltou a faturar em jogos fora para a Liga. Antes do 1-3, que até foi de execução fácil, o jovem internacional de sub-21 de Espanha já tinha participado em algumas das melhores jogadas construídas pela equipa azul e branca. 
  
Danilo 
Está em grande forma o internacional brasileiro. Voltou a fazer um jogo de grande qualidade, num misto de entrega, luta e acerto defensivo. É certo que não foi dos jogos em que Danilo mais vezes apareceu a ajudar o ataque, em cruzamentos, mas o terreno não estava para isso. Mesmo assim, assinou cortes fundamentais para que o Penafiel não sonhasse com mais que um golo. 


in "maisfutebol.iol.pt"

Penafiel-FC Porto, 1-3 (crónica)


Vitória clara e indiscutível de um FC Porto que, desde a derrota no clássico do Dragão com o Benfica, só sabe vencer (quatro triunfos para a Liga, dois para a Taça da Liga). 

Jackson foi o ás de trunfo do sucesso portista: marcou um golo e «inventou» os outros dois (Herrera e Oliver só tiveram que encostar). 

O duelo tinha tudo para ser desequilibrado: em disputa estavam o melhor ataque do campeonato e a pior defesa. 

Aflito, com apenas 11 pontos, o Penafiel sabia que não iria ter, propriamente, neste jogo perante o favorito FC Porto a sua hipótese de salvação. 
  
Mesmo assim, o conjunto de Rui Quinta entrou sem complexos. O primeiro remate perigoso do encontro até foi João Martins (ao terceiro minuto). 
  
Num relvado encharcado pela chuva que não dava tréguas, na primeira parte o jogo até ganhou velocidade com a água que existia no terreno. 
  
O Penafiel, até ao golo de Herrera, ainda deu resistência. Foi meia hora de partida com oportunidades para os dois lados, ainda que já com superioridade portista. 

O golo do mexicano, aos 30, com muito mérito de Jackson e Casemiro, veio mudar quase tudo. 
  
O Penafiel ainda esboçou reação nos minutos seguintes, mas não deu para acreditar muito. Logo a seguir ao 0-1, Jackson (quem havia de ser?) fez o 0-2. 
  
Ainda estávamos na primeira parte e já se sentia, no Municipal 25 de Abril, a sensação de que o jogo estava resolvido: o FC Porto ia ganhar, com relativa facilidade. 
  
Embalado pela vantagem de dois golos, o FC Porto teve boas hipóteses de chegar ao intervalo com diferença ainda mais gorda: só faltou mesmo que Quaresma tivesse a pontaria mais afinada. 
  
Rabiola relança a partida 
  
O jogo parecia feito, mas os primeiros minutos do segundo tempo mostraram que não era bem assim. 
  
Em jogada de insistência, Rabiola aproveita a cerimónia da defesa portista e faz o 1-2. 
  
O FC Porto não esperava o golo sofrido e, por minutos, vacilou. 
  
Lopetegui, pragmático, tira Quaresma e mete Marcano. O espanhol entou para a zona tampão do meio-campo, dando uma ajuda a Herrera e Casemiro. Oliver passou para a esquerda, onde estava Quaresma. 
  
Pronto, estava mesmo resolvido 
  
O golo de Oliver, mesmo sendo em lance muito confuso, tirou dúvidas: ia mesmo dar FC Porto.  

Danilo, prático, facilitou a vida ao dragão, cortando as vazas aos penafidelenses que ainda tentavam remar contra a maré. 

Os últimos minutos foram de declínio do espetáculo, perante um relvado cada vez mais pesado, por culpa da chuva, que não parava de cair. O Penafie lá foi tentando pelo menos o 2-3, mas no fundo, no fundo, já todos sabiam que o FC Porto tinha o jogo ganho. 

O dragão cumpriu a sua obrigação em Penafiel e colocou pressão para a visita do Benfica aos Barreiros. 


in "maisfutebol.iol.pt"

Penafiel-FC Porto (antevisão): o melhor ataque visita a pior defesa

Super favoritismo do dragão no terreno de um Penafiel desesperadamente à procura de pontos

O MOMENTO 

Penafiel: A equipa de Rui Quinta, com apenas 11 pontos em 16 jogos, está desesperadamente à procura de pontos. Tendo em conta a diferença de classificação e de estatuto, seria normal que o jogo com o FC Porto fosse um dos que poderiam ser excluídos das contas da salvação do conjunto duriense. Mas a realidade do Penafiel obriga a que todos os pontos sejam tentados para fugir à descida. A ausência de Quiñones, colombiano emprestado pelos dragões, é a grande novidade. 

FC Porto: Cinco vitórias seguidas (três para o campeonato, duas para a Taça da Liga) desde a derrota do clássico dão conta do bom momento do conjunto portista. A deslocação a Penafiel é de vitória obrigatória para os dragões, na perseguição ao líder Benfica.   
  
AUSÊNCIAS 

Penafiel: Tony e Rui Miguel (lesionados); Haghighi na Taça da Ásia; Coelho e M'Bala (castigados); Quiñones (opção) 

FC Porto: Otávio (lesionado); Aboubakar e Brahimi na CAN 

DISCURSO DIRETO 

Rui Quinta: «Ainda há muito campeonato pela frente. Se olhar para a tabela fico deprimido. Mas, neste momento, ela não define nada. As vitórias são o melhor comprimido que se pode tomar para a confiança e crença no trabalho que estamos a fazer. Os índices de confiança dos jogadores estão cada vez melhores». 

Julen Lopetegui: «O objetivo para esse jogo é o mesmo de todos: focalizar a máxima atenção, dar o nosso melhor, respeitar o adversário. Fazer as coisas bem de modo a poder superar o objetivo. O treinador do Penafiel já cá esteve, conhece a casa, sabe o que tem a fazer para nos dificultar». 

HISTÓRICO DE CONFRONTOS 
Em 12 jogos em Penafiel para a Liga entre estes dois emblemas, o FC Porto venceu por oito vezes e houve quatro empates. Os dragões nunca perderam para o campeonato no Estádio Municipal 25 de Abril. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Vitória, a quanto obrigas

Dragão joga em casa de um dos "aflitos" da tabela, com o objectivo de vencer para colocar pressão no líder Benfica. Penafiel-FC Porto, a partir das 20h15

O Penafiel recebe o FC Porto, este sábado, em jogo da 17ª e última jornada da primeira volta do campeonato.

Na rota da vitória, a conquista dos três pontos é o objectivo de ambas as equipas, embora a perda de terreno possa ser mais penalizadora para o segundo classificado da tabela da Primeira Liga.

A seis pontos do líder Benfica, o dragão respira a confiança que cinco triunfos seguidos concedem a qualquer equipa, mas a deslocação à região duriense obriga a manter os níveis de concentração. Vencer permitirá aos azuis e brancos colocar pressão nos encarnados, que jogam amanhã no Funchal, frente ao Marítimo.

Já a equipa de Rui Quinta, com apenas 11 pontos somados em 16 jogos, desespera em busca de pontos. E um ponto, então, poderá ser uma boa recompensa para o penúltimo da classificação.

No plano das opções, os penafidelenses vão estrear um novo guarda-redes na baliza. Haghighi está ausente na Taça da Ásia, em representação do Irão e Coelho cumpre um jogo de castigo, depois de ter sido expulso em Barcelos. Por isso, Tiago Rocha, de 24 anos assumirá a defesa das redes de uma equipa que não contará, de forma algo surpreendente, com Quiñones. O lateral emprestado pelo FC Porto ao Penafiel não foi convocado por Rui Quinta.

Do lado da equipa de Julen Lopetegui, os elementos do núcleo duro que foram poupados da partida da Taça da Liga, frente ao União da Madeira, regressarão ao figurino que se assume como o mais forte e consistente do contexto actual do FC Porto.

O Penafiel-FC Porto arranca às 20h15, no Estádio Municipal 25 de Abril, em Penafiel. O árbitro da partida é Artur Soares Dias (AF Porto). Jogo com relato na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt e em bolabranca.rr.sapo.pt.

Primeira Liga: 17ª Jornada
Estádio Municipal 25 de Abril, Penafiel
Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto)

Equipas prováveis

Penafiel
Tiago Rocha; Dani, Bura, Pedro Ribeiro e Vítor Bruno; Hélder Ferreira, Rafa Sousa e João Martins; Romeu Ribeiro, Rabiola e Aldaír.
Treinador: Rui Quinta.

FC Porto
Fabiano Freitas; Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro; Casemiro, Héctor Herrera e Óliver Torres; Cristian Tello, Jackson Martínez e Ricardo Quaresma.
Treinador: Julen Lopetegui.

in "rr.pt"

Nápoles avança para Jackson se Higuaín sair


Jackson Martínez é apontado pela Imprensa italiana como alvo prioritário do Nápoles para preencher o lugar que pode ser deixado vago por Gonzalo Higuaín no plantel de Rafa Benítez.

Escreve a Sportmediaset que o avançado argentino pode estar de saída neste mês de janeiro para representar Liverpool ou Arsenal, abrindo caminho para a chegada do internacional colombiano ao San Paolo.

Em Inglaterra, insiste-se no interesse do Tottenham no goleador dos azuis e brancos, estando o clube de White Hart Lane a preparar as vendas dos passes de Soldado e Adebayor a fim de avançar para a contratação de cha cha cha.


in "abola.pt"

Brahimi tentava imitar Zidane

FRANCÊS FOI REFERÊNCIA NA SUA JUVENTUDE

Na sua infância, Brahimi tinha Ronaldinho Gaúcho e Zidane como os seus ídolos. Num excerto de uma entrevista concedida à BBC, de Inglaterra, que será transmitida na totalidade depois de amanhã, o extremo revelou que “o sorriso e a alegria” do brasileiro sempre o cativaram e que quando “jogava futebol com os amigos na rua”, eram os “movimentos característicos” do também franco-argelino que “tentava imitar”.

Num balanço de 2014, Brahimi destacou o apuramento da Argélia para os oitavos-de-final do Mundial’2014 como o seu “grande momento” do ano: “Damos sempre 200 por cento pelo nosso país e pelos adeptos.”

in "record.pt"

Ex-jogadores indignados com atitude da FPF

CÂNDIDO COSTA E JORGE AMARAL PROTESTAM

Cândido Costa defende que Pinto da Costa e José Maria Pedroto não tiveram o reconhecimento que lhes era devido na gala da Federação Portuguesa de Futebol que distinguiu os melhores nomes do futebol nacional.

"São duas figuras ímpares na história do FC Porto e do futebol português e mereciam uma homenagem por parte da Federação. Não compreendo que tal não tenha acontecido. Ambos foram importantes na projeção do FC Porto e de Portugal a nível mundial e isso teria de ser reconhecido", afirmou o ex-jogador dos dragões a Record.

Também o antigo jogador Jorge Amaral mostrou descontentamento: "Mesmo que não recebessem nenhum troféu, tanto Pinto da Costa como José Maria Pedroto mereciam uma menção honrosa por parte da FPF. É o presidente com mais troféus conquistados no Mundo e o treinador que deu um grito de revolta no futebol português e que marcou muitos treinadores".

in "record.pt"

Turcos associam Quaresma ao Fenerbahçe

Jornal "Fanatik" diz que o extremo é um dos nomes que o clube onde jogam Bruno Alves e Raul Meireles tem em cima da mesa.


Ricardo Quaresma já representou o Besiktas na Turquia e parece ter lá deixado saudades. Isto porque o jornal "Fanatik" escreve que o extremo do FC Porto está em cima da mesa do Fenerbahçe, onde alinham Bruno Alves e Raul Meireles.

Segundo o diário, Quaresma é uma das possibilidades em equação, assim como Eto'o, que tem sido dado como reforço da Sampdária, Meier (Frankfurt) e Dzeko (Manchester City).

Quaresma jogou no Besiktas nas épocas 2010/11 e 2011/12.


in "ojogo.pt"

DANILO "Derrota com o Benfica mexeu no ambiente"

O lateral do FC Porto acredita que ainda que vai ser campeão este ano, mas admite que o Benfica tem uma "vantagem importante". Sobre o seu futuro não especula


Danilo deu uma entrevista à revista Placar e o lateral direito do FC Porto reconheceu que não será fácil à sua equipa conquistar o título esta época, embora esteja esperançado que isso venha a suceder. "É uma vantagem importante (seis pontos do Benfica para o FC Porto), mas temos toda a segunda volta para tentar recuperar. Temos de fazer o nosso trabalho e não nos preocuparmos com os outros", afirmou o internacional brasileiro admitindo que o desaire caseiro ante as águias foi difícil de digerir. "[A derrota com o Benfica] Ainda mexe com o ambiente, principalmente com o lado anímico, mas tenho a esperança de lutar pelo título."

Já sobre alguns rumores sobre o seu futuro, nomeadamente do interesse do Barcelona, Danilo fugiu à questão. "Desde que estou no FC Porto sou falado para grandes clubes. Já me acostumei. Mas é preciso lembrar que o Barcelona nem pode contratar jogadores [por castigo da FIFA até janeiro de 2016]. Mas de qualquer forma fico feliz por ser ligado a um clube como o Barça", esclareceu.

Danilo comentou ainda as suas possibilidades de estar presente na Copa América deste ano com a seleção brasileira, apesar de ter sido chamado pelo selecionador Dunga nos últimos jogos. "Sou cauteloso quanto isso. A Copa América ainda está distante e tenho de jogar bem pelo FC Porto e desempenhar bem o meu papel nos particulares com a seleção", afirmou, considerando a canarinha uma das "três candidatas" a vencer a competição.

A terminar, o lateral apontou ainda o alemão Lahm como o melhor jogador do mundo na sua posição na atualidade -- "é o mais completo", disse --, apesar de elogiar ainda os compatriotas Daniel Alves e Maicon.


in "ojogo.pt"

FC PORTO VOLTA À CASA DO 21.º TÍTULO

Dragões procuram a nona vitória consecutiva em Penafiel, num jogo que pode seguir através do Twitter
A 22 de Abril de 2006, a três jornadas do fim da Liga Portuguesa, sob o comando de Co Adriaanse, o FC Porto chegava a Penafiel com a possibilidade de se sagrar campeão nacional. Um golo do avançado brasileiro Adriano, de penálti, garantia o 21.º título dos azuis e brancos, o primeiro dos quatro consecutivos que viria a conquistar depois, já com Jesualdo Ferreira como técnico.

Foi a derradeira visita ao Estádio Municipal 25 de Abril por parte dos Dragões, que este sábado tentarão somar a nona vitória em 13 jogos aí disputados. O encontro será seguido em tempo real no Twitter do FC Porto e acompanhado no Facebook e Google+. Logo após o apito final, poderá sintonizar o Porto Canal para o rescaldo da partida e ler aqui a habitual crónica.

Após dois empates a zero, no início da década de 1980, o FC Porto estreou-se a vencer em casa do Penafiel numa partida que marcou a despedida de José Maria Pedroto do banco portista e que recentemente foi recordada pelo presidente Pinto da Costa. Foi a 4 de Dezembro de 1983, na 10.ª jornada do campeonato, que um golo de Bobó, aos 61 minutos, garantiu o primeiro dos oito triunfos dos portistas no Municipal 25 de Abril.

Desde então, e até agora, o FC Porto ganhou cinco jogos pela margem mínima e três por dois golos de diferença, tendo sofrido apenas um golo, em 2004/2005, num encontro em que Pedro Emanuel e depois Benni McCarthy, nos últimos dez minutos do jogo, apontaram os golos de um triunfo (2-1) arrancado a ferros. Quase nove anos depois, há novo encontro para a Liga Portuguesa (o último foi no Estádio do Dragão, na anterior edição da Taça da Liga) entre portistas e penafidelenses, defrontando-se agora o ataque mais concretizador e a defesa mais batida da competição.


in "fcp.pt"

MIGUEL ALVES: “ESTAMOS PRONTOS”

Jovem ponta anteviu o regresso dos hexacampeões à competição, frente ao Boa Hora, em jogo dos 16-avos-de-final da Taça
Quase um mês depois da conquista da Supertaça, em Águas Santas, o FC Porto regressa à competição para defrontar o Boa Hora, líder da zona Sul do Andebol 2, em encontro dos 16-avos-de-final da Taça de Portugal (sábado, 17h00). Numa partida em que o treinador Obradovic poderá dar oportunidade a alguns atletas mais jovens, o ponta-direita Miguel Alves, de 18 anos, foi o porta-voz do grupo e garantiu que os hexacampeões estão em condições de abordar em pleno o adversário lisboeta, apesar da longa paragem competitiva.

“Claro que estamos prontos. Tivemos jogos-treino para preparar as tácticas que o professor Obradovic quer e estamos com bom ritmo. Também temos tido treinos físicos para preparar os jogos que se aproximam”, afirmou ao Porto Canal e www.fcporto.pt o segunda linha, que tem evoluído na formação B portista e nos juniores. Miguel Alves, também conhecido por Tito, admitiu que o Boa Hora vai ser uma “equipa motivada”, mas assumiu a vontade dos azuis e brancos de “entrar bem, para ganhar o jogo”. Na Taça, o objectivo colectivo é “chegar ao fim e vencer”, como “sempre”.

A nível pessoal, Miguel Alves confirmou que este será um bom momento para “adquirir experiência na equipa sénior” e confessou que o nervosismo pela eventual estreia será “controlável”. “Vou aproveitar esta oportunidade e no futuro próximo espero estar presente nos convocados mais regularmente”, revelou.


in "fcp.pt"

SUB-19 QUEREM TORNAR “FÁCIL” O JOGO COM O VARZIM


Os Sub-19, primeiros classificados, com 44 pontos, recebem o Varzim, décimo classificado, com 17, na 20.ª e antepenúltima jornada da zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores A (sábado, 15h00). Rui Moreira, de regresso após uma lesão que o colocou fora das opções de Folha durante seis meses, espera uma formação poveira bastante defensiva, mas garante o empenho dos portistas. Em jogo está o primeiro lugar, ameaçado apenas pelo Vitória de Guimarães (segundo, com 40 pontos), mas que até pode ficar definido já neste ronda, em caso de derrota dos minhotos e vitória dos azuis e brancos.

Os Dragões empataram 2-2 frente ao Varzim na primeira volta, sofrendo um golo no último minuto, e Rui Moreira sabe que a missão também vai ser complicada no Olival: “Estamos à espera de uma equipa difícil. Sabemos que os adversários vêm cá para defender e à procura do nosso erro e tenho a certeza que o Varzim vai fazer o mesmo. Tudo depende de nós, porque se quisermos tornar o jogo fácil sabemos como fazê-lo e, se quisermos complicar, sabemos que vamos passar dificuldades”.


O jovem médio falou ainda da lesão que o afastou dos relvados e da sua recuperação: “Sinto-me bem, foi uma lesão grave e ao início custou-me a aceitar. Graças a Deus, recuperei e agora estou bem e sou mais um para ajudar a equipa. Agora vou trabalhar para ter o maior número de minutos possível e para me começar a preparar para a fase mais importante. Desde o início da época que sabemos quais são os nossos objectivos. O primeiro está alcançado, com o apuramento, e agora vamos fazer tudo para ficar em primeiro lugar e chegar à fase final em grande”, disse o jovem médio.



A partida disputa-se no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, no sábado, pelas 15h00, e conta com transmissão em directo do Porto Canal.


in "fcp.pt"