segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Fucile no relvado

HELTON E MOUTINHO FALHARAM A SESSÃO


O problema do FC Porto no lado direito da defesa está aparentemente resolvido. Isto porque, esta segunda-feira, Fucile já se treinou nos relvados do Olival, após a lesão que sofreu frente ao Nacional da Madeira, no jogo da Taça da Liga.
Já Sapunaru, que foi substituído frente ao Marítimo, devido a problemas físicos, ficou de baixa. Resta saber qual é a lesão do romeno, mas isso só será conhecido no final da sessão, quando for divulgado o boletim clínico.
O romeno, de resto, não foi o único ausente. Helton e Moutinho também não foram vistos nos 15 minutos de treino abertos aos jornalistas. Beto, Alvaro Pereira, Cristian Rodríguez e Falcão, isto é, os lesionados de longa data, completaram o rol de ausentes.
in "record-pt"

Regresso aos treinos para rever estado de Sapunaru

O FC Porto corre o risco de ter apenas um lateral de raiz disponível para a partida com o Pinhalnovense, depois de amanhã. Isto porque Sapunaru abandonou mais cedo o jogo com o Marítimo, na sequência de uma bola dividida com Djalma, e será reavaliado esta manhã. Para já, tudo indica que se trata apenas de uma contusão na face dorsal do pé direito. Ainda assim, um problema que o deverá afastar do próximo compromisso dos dragões.

Se a isto se acrescentar o facto de Álvaro Pereira estar a recuperar de intervenção cirúrgica ao ombro direito e de Fucile ter ficado de fora do último jogo por causa de uma mialgia, sobra apenas Rafa do quarteto de laterais.

A confirmar-se este cenário - e o treino de hoje será importante nesse sentido -, restará a Villas-Boas a alternativa de adaptar um dos centrais. Foi o que fez nos minutos finais do jogo com o Nacional encostando Otamendi à direita.

in "ojogo.pt"

James conformado por falhar Sul-Americano de sub-20

James fez o quinto jogo consecutivo pelo FC Porto e voltou a rubricar uma boa exibição, coroada com mais um golo, o segundo de azul e branco. "É sempre importante fazer golos", referiu, procurando desvalorizar o feito. "O FC Porto jogou bem e foi sempre superior", acrescentou, mostrando-se surpreendido com o facto de Pinto da Costa ter festejado efusivamente o seu golo na tribuna presidencial do Dragão. "Não sabia disso, mas, repito, o importante é que o FC Porto ganhe; o resto vem por acréscimo." Depois da primeira derrota da época, com o Nacional, James admitiu que era "fundamental" voltar aos triunfos, considerando a conquista dos três pontos "muito importante" nas contas do campeonato.
A nível pessoal, James passou de raramente utilizado a indiscutível nos últimos jogos, beneficiando das lesões de Varela e Rodríguez. Na opinião do esquerdino, nada mudou na sua atitude. "Quero jogar sempre e trabalho para isso. Creio que estou bem, trabalho diariamente para estar disponível, e a decisão cabe ao treinador", lembrou.

A terminar, James admitiu que gostaria de estar a representar a Colômbia no Torneio Sul-Americano de sub-20, mas entende a razão de Villas-Boas não o ter permitido. "Ficaria contente por ir, mas é importante estar aqui no FC Porto, porque é bom para o meu crescimento", sublinhou.

in "ojogo.pt"

Falcao: "Só penso no FC Porto"

Notícias e mais notícias, a maior parte delas sem fundamento. Nos últimos tempos, multiplicaram-se os clubes interessados na contratação de Falcao, mas o colombiano voltou a garantir que não pensa em sair na actual reabertura de mercado. Não pensa nem vai, porque é também essa a vontade dos responsáveis portistas. "Neste momento, só penso no FC Porto. Quero fazer uma boa temporada com a equipa. Sobre o interesse dos clubes de que se fala, não sei de nada", revelou ontem na sua página oficial do Twitter. Tal como O JOGO já noticiou, está posta de parte a possibilidade de Falcao sair em Janeiro, até porque, e apesar de algumas abordagens, os valores lançados para a mesa estão longe de se aproximar dos 30 milhões de euros, o valor estabelecido na cláusula de rescisão.

Falcao explicou ainda que não defrontou o Marítimo devido a um "problema muscular", antes ainda de confirmar a notícia sobre a data prevista para o regresso à competição. "Esta semana vou integrar o trabalho com o restante plantel e estarei disponível para o jogo de domingo [com a Naval]." O avançado, que assistiu da bancada ao encontro deste sábado, aproveitou ainda as redes sociais para elogiar a exibição dos companheiros, sobretudo os dois compatriotas da equipa. "Foi uma grande vitória do FC Porto, com grandes golos do Guarín e do James, para além do regresso, depois de tanto tempo, do Mariano González." Por fim, uma recomendação. "Vejam o golo do Guarín. Foi uma bomba impressionante."

in "ojogo.pt"

"Ele está muito mais confiante"

Inesquecível, é o mínimo que se pode dizer da noite de Guarín, contra o Marítimo. Uma grande exibição coroada com dois golos e que golos! Em especial o primeiro, uma bomba que desobstruiu o caminho para uma vitória/goleada importante do FC Porto a seguir à derrota com o Nacional. Mas o que é que mudou em Guarín, que aproveitou a lesão de Fernando para ganhar um lugar na equipa? A esta questão respondeu Andreina, sua esposa, em exclusivo a O JOGO. "Fez dois golos impressionantes, sobretudo o primeiro! Estava muito feliz e todos os jogadores o felicitaram. Já no fim-de-semana anterior tinha feito uma boa exibição. Desde que o Fernando se lesionou começou a jogar bem e tudo lhe tem saído muito melhor. Oxalá continue por esse caminho e se mantenha na equipa", comentou. Mas a lesão de Fernando e a oportunidade concedida por André Villas-Boas, que o colombiano soube agarrar tem uma explicação: "Com estes jogos seguidos, Freddy ganhou confiança e sente menos a pressão. Antes entrava apenas uns minutos, no final dos jogos, e não tinha tempo para mostrar grande coisa, ou começava como titular e tiravam-no no final da primeira parte. Agora o treinador deu-lhe uma oportunidade e nota-se que está muito mais confiante. Sinto-o mais tranquilo e isso nota-se no seu rendimento".

Mas foi desde a época passada que as coisas começaram a mudar realmente, facto a que não é alheia uma melhoria substancial de rendimento no último terço do campeonato. "A chegada de Falcao ao plantel foi muito importante. Eles conhecem-se desde as selecções jovens, mais tarde cruzaram-se na Argentina, em clubes diferentes, e têm uma relação muito boa, dentro e fora do campo. Eu acho que a chegada do Falcao ajudou o Freddy a alcançar uma certa estabilidade. Conversam muito e nota-se a diferença. Juntamo-nos em família também, com Loreley, a esposa de Falcao, mais o James, que se juntou a nós com a sua noiva. Todos temos os mesmos costumes e que melhor há que ter companheiros que nasceram no mesmo país?", frisou Andreina.
À custa desta boa fase no FC Porto, Guarín já pensa na selecção: "Ele espera que o chamem para o particular com a Espanha a 9 de Fevereiro e também tem muita vontade de jogar na Copa América".

Guarín está ansioso por ser pai pela segunda vez

Guarín atravessa uma das melhores fases da sua vida. Pai de Daniel (5 anos), o colombiano está a poucas semanas de ver nascer uma filha. "Estou no meu último mês de gravidez, esperando a chegada de uma menina que vamos chamar Danna", revelou Andreina. Com Daniel, Guarín não conseguiu acompanhar o processo todo, mas desta vez tem vivido muito mais esta gravidez. "Temos vivido tudo de uma maneira diferente e isso fez muito bem animicamente ao Freddy", explicou. Em termos de adaptação a Portugal, as coisas também melhoraram e a cidade do Porto já é considerada como uma casa: "Este é o nosso terceiro ano cá e sentimo-nos muito bem, juntamo-nos a um grupo numeroso de latinos muito unido. Mudou muito, até o nosso filho está mais feliz. Agora, quando vamos à Colômbia, passado uns dias já estranhamos não estar em Portugal".

Médio avisou que ia marcar de véspera

Guarín sabia que ia marcar na noite de sábado, só não adivinhou que seria por duas vezes. A revelação foi do empresário, Marcelo Ferreyra, que revelou o teor de uma conversa que manteve com o médio poucas horas antes do início do jogo frente ao Marítimo. "Ele estava mesmo muito confiante. Aliás, até me disse que ia marcar um golo", começou por contar a O JOGO. Marcelo Ferreyra fala assiduamente com Guarín pelo telefone e garante que o médio vive um grande momento no Dragão. "Ele dizia-me que só lhe faltava marcar golos para ficar completamente satisfeito. Sente-se muito bem. Para além disso, a perna dele parece um ferro... É forte e sempre rematou com muita potência", contou.
Marcelo Ferreyra recordou ainda que Guarín está perto de voltar a ser pai pela segunda vez - "a mulher dele está grávida de oito meses" - e que, por isso, também atravessa um "excelente momento a nível pessoal". Para além desse pormenor, no FC Porto também não lhe tem faltado apoio, sobretudo de André Villas-Boas, que tem apostado muitas vezes no internacional colombiano. "Ele contou-me que está muito bem, de tal forma que o treinador preferiu apostar nele para este jogo, inclusivamente no lugar de Fernando, que já estava em condições de regressar à competição. Isso é também uma prova de grande confiança", afirmou.
A verdade é que se sentiu, sobretudo nos primeiros minutos do encontro, que Guarín estava a forçar o espaço para rematar. Só encontrou aos 37 minutos, ainda a tempo de fabricar uma obra de arte.

Guarín recorda um "dia inesquecível" e um golo para "desfrutar"

Poucas horas depois de terminado o encontro com o Marítimo, e já depois de ter conversado com os jornalistas no Estádio do Dragão, Guarín agradeceu os imensos elogios que recebeu na sua página pessoal do Twitter. "Muito obrigado pela felicitações. A verdade é que foi um dia inesquecível. Espero que desfrutem este golo, tal como eu o estou a fazer", escreveu o médio, antes de voltar a reforçar, com uma nova mensagem, os agradecimentos que recebeu. "A história continua. Obrigado a todos pelo grande apoio. Uma vez mais, obrigado, do fundo do coração". Por fim, Guarín deixou uma mensagem sobre o futuro, ao mesmo tempo que revelou ter passado os momentos que se seguiram ao jogo a ouvir "reggaeton ao máximo". "Alegre, relaxado, trabalhador, ganhador. Sempre a pensar no amanhã, em ser cada vez melhor".

in "ojogo.pt"

Terramoto nas laterais

OTAMENDI E SERENO SÃO OPÇÕES DE RECURSO


Como se já não bastassem os problemas físicos que afetam Fucile e Alvaro Pereira, agora foi a vez de Sapunaru lesionar-se no jogo com o Marítimo, criando uma equação difícil a André Villas-Boas na preparação do jogo com o Pinhalnovense, depois de amanhã. O romeno teve uma contusão no tornozelo direito que o obrigou a abandonar o relvado mais cedo, estando em dúvida para o duelo da Taça de Portugal.
Uma situação que deixa o técnico limitado apenas a um lateral de raiz, e para o lado esquerdo, que é Emídio Rafael. Desta forma, caso Sapunaru não esteja em condições no arranque dos trabalhos ou Fucile não recupere atempadamente, Villas-Boas não tem outra solução se não fazer uma adaptação. Neste caso, há duas possibilidades que ganham força: Otamendi e Sereno.
in "record.pt"

James: «É muito importante marcar golos»

MERECEU HONRAS PRESIDENCIAIS


James Rodríguez tornou-se de um momento para o outro num jogador com importância acrescida na estratégia de André Villas-Boas. Após um longo período de adaptação, o colombiano leva 5 jogos consecutivos como titular e neste último até fez com que Pinto da Costa se levantasse do lugar para aplaudir o seu golo. O momento é especial e a forma como festejou com os companheiros é o exemplo disso mesmo. “É muito importante marcar golos”, revelou o extremo.
Para chegar à baliza é preciso jogar e, nesse sentido, o prodígio, de 19 anos, não esconde que gostaria de continuar entre as primeiras escolhas do treinador. “É óbvio que quero jogar sempre e é com essa intenção que trabalho diariamente. Estou sempre disponível”, lembrou ainda, não colocando, porém, os seus interesses acima dos do clube. “O importante é que o FC Porto ganhe. O resto surge por acréscimo”, referiu, com humildade.
in "record.pt"

Guarín põe Fernando em sentido

Guarín parece que adivinhou o perigo com o regresso de Fernando ao activo e explodiu... com a baliza do Marítimo. Por duas vezes. 

A primeira, através de uma bomba nuclear, porque abriu o caminho para a vitória portista, mas também planadora, pois voou 37 metros; a segunda, num golpe estilizado, com um disparo bem calibrado e também a arrebatar os adeptos nas bancadas. Até parecia uma resposta à ameaça que espreitava no banco: Fernando, que acabou por entrar no jogo sem que o colombiano tenha saído.

Em cinco jogos, tantos quantos Fernando esteve de fora, depois de se ter lesionado em Viena, Guarín passou de jogador a prazo na equipa a intocável. Pelo menos, enquanto estiver a este nível alto Villas Boas não terá pretexto fácil para o retirar do onze. Não poderá e muito menos quererá. Afinal, na Liga já é o melhor marcador entre os médios do dragão com dois golos. 

Guarín é menos eficaz do que Fernando a filtrar o jogo ofensivo adversário, e não é só uma ilusão de óptica, por jogarem em diferentes registos, mas em contrapartida sempre foi melhor municiador e... faz golos: 12 até agora, desde que chegou ao Dragão, em 2008/09, proveniente do Saint-Étienne, por um milhão de euros (50 por cento do passe). 


in "abola.pt"