sexta-feira, 2 de março de 2012

Hulk: «Somos a melhor equipa e foi a nossa resposta»

Brasileiro surgiu bem disposto na zona mista e garantiu que com o F.C. Porto tudo é possível: a vitória não o surpreendeu


Hulk, avançado do F.C. Porto, em declarações no final da vitória por 3-2, no Estádio da Luz, sobre o Benfica:

«Todo mundo deu o máximo e está de parabéns. O segredo foi a humildade e a força de vontade. Todos quiseram correr e dar o máximo até ao fim. O resultado disso veio no final: vitória e liderança. Agora vamos pensar em continuar na frente e ser campeões.

Como foi o meu golo? É um dos meus pontos forte. Tive a possibilidade de fazer um grande remate e deu um grande golo. Não foi decisivo, porque depois houve mais golos. Mas foi bonito de se ver. É sempre bom quando um jogo tem muitos golos.

O Emerson foi bem expulso, tocou no meu pé e já tinha um amarelo. Mas o que é importante são os três pontos. Faltam nove jogo, são mais nove finais. Conseguimos ganhar uma, mas o campeonato ainda não acabou. Vamos trabalhar para dar o título aos nossos adeptos.

Com humildade: quando se trata do F.C. Porto, quando se trata da melhor equipa portuguesa, tudo é possível. Mostramos mais uma vez que somos capazes. Temos uma grande equipa, temos humildades, temos um treinador que nos ajuda muito. Essa foi a nossa resposta.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Pinto da Costa destaca vitória "justa" e com "mérito"

Presidente do FC Porto ficou particularmente rendido à exibição de James Rodríguez. Um golo e uma assistência do colombiano em "jogo de sacrifício", sublinha Pinto da Costa.



Pinto da Costa considera que o FC Porto alcançou na Luz, esta sexta-feira, "uma vitória justa" e que foi alcançada "com mérito".

O presidente do FC Porto surgiu na "zona mista" do recinto encarnado compreensivelmente bem-disposto, mas não deixou de referir que o encontro entre águias e dragões foi "um grande espectáculo".

"Foi uma vitória com mérito. São duas grandes equipas, que proporcionaram um grande espectáculo. São duas grandes equipas, mas hoje a vitória foi justa", atirou o líder azul e branco.
"O James não pôde descansar e queria realçar o sacrifício dele. A entrada dele modificou completamente o jogo", acrescentou Pinto da Costa, não escondendo a satisfação pela terceira vitória consecutiva do FC Porto na casa do rival lisboeta.

Ainda assim, PC alinha pelo mesmo discurso de Vítor Pereira: "O campeonato não é uma prova de 'sprint', é uma prova de regularidade. Vencer aqui era importante mas nada está decidido. Vamos continuar a trabalhar".

"Hulk negociado com o Chelsea? É tudo falso"O presidente do FC Porto aproveitou para esclarecer que não falou com André Villas-Boas ou com qualquer dirigente do FC Porto sobre uma eventual transferência de Hulk para os "blues".
"É totalmente falso que eu tenha dito ao Chelsea e ao Villas-Boas que o Hulk só iria para o Chelsea sob determinadas condições. Nesta altura, não estou receptivo para falar com ninguém sobre transferências. É tudo falso", frisou.
in "rr.pt"

Benfica-F.C. Porto, 2-3 (crónica)

Dragões fecham a porta: mais do que isso, batem-na com o estrondo da polémica!


Notícia mais óbvia: o clássico da luz mantém os bons princípios domésticos. Depois do ano passado ter desligado a luz, este ano fechou a porta. O F.C. Porto venceu o tal jogo que valia mais do que três pontos e com isso deixou o Benfica do lado mais distante da corrida. No fundo não é só o atraso físico: é o atraso psicológico.

Os azuis e brancos saem de Lisboa com três pontos que na prática são quatro e deixam o adversário de rastos, no fim de três derrotas consecutivas. Nesta altura convém dizer que o F.C. Porto não fechou só a porta: bateu-a com força. A força de uma decisão errada de Pedro Proença que não viu um fora de jogo claro de Maicon.

O brasileiro fez o terceiro golo a cinco minutos do fim, rasgou um empate que parecia bem mais justo e manchou um clássico que foi disputado, rasgadinho e muito emotivo. Foi feio, portanto. Mas também acaba por penalizar o Benfica: a formação de Jorge Jesus partiu de trás e pareceu nunca mais ter fôlego chegar ao fim na frente.

Demorou vinte minutos a arrancar, correu depois o suficiente para dar a volta e ficou sem folgo para travar a parte final superior do F.C. Porto. Na última meia-hora apareceu um miúdo que tinha, também ele, feito uma maratona, e quatro fusos horários, para devolver tudo ao ponto inicial. O golo de Maicon fechou a discussão. 

Uma discussão que tinha sido aberta muito cedo, por Hulk: o brasileiro foi implacável com o atraso do Benfica. Quando o jogo começou os encarnados ainda não tinham chegado e Hulk castigou a ausência do adversário com uma bomba incrível. Aquele golo logo de entrada foi o melhor que o F.C. Porto podia querer.

Aconteceu mais ou menos a meio de vinte minutos de intenso domínio azul e branco, que começou no desequilíbrio do meio-campo encarnado: sem Rodrigo, Jorge Jesus adiantou Aimar para perto de Cardozo, mas deixou Witsel ao lado de Javi Garcia. Faltava portanto quem pegasse no futebol. Faltava sobretudo Aimar, longe do jogo.

O F.C. Porto, por outro lado, tinha o meio-campo bem juntinho e um Lucho que é um tratado de inteligência: o argentino surgia entre linhas, tocava a bola, criava desquilíbrios. Tudo mudou com a subida de Witsel no terreno. O belga tornou-se então fundamental pela forma como pressionava a zona de construção e encravava o futebol portista.

Depois dessa ligeira subida de Witsel no terreno, de resto, o F.C. Porto só criou mais uma situação de golo em bola corrida: Lucho isolou Janko, mas o austríaco falhou na cara de Artur. O Benfica, por outro lado, soltava-se a cada minuto, colocava mais gente na zona da segundas bolas e com isso ameaçava o empate: Cardozo foi mais longe.

A segunda parte abriu como a primeira: com um golo. Cardozo aproveitou uma falha de Otamendi para colocar o Benfica na frente. Logo a seguir Aimar lesionou-se, foi substituído por Rodrigo e a formação encarnada não voltou a ser a mesma. Os setores pareceram ficar outra vez muito separados, como se houvesse um fosso a meio.

Vítor Pereira respondeu com James: trouxe inteligência e poder de fogo. Empatou o jogo e deixou o Porto por cima. O Benfica voltou a ficar nervoso. Não era a primeira vez: começou muito por aí. Esta equipa de Jesus provou que é sobretudo um estado de espírito. Muito forte quando tudo corre bem, insegura perante as adversidades.

Sentiu o mundo cair-lhe em cima quando James igualou o jogo e não teve força para perceber que podia mais do que aquilo: que sabe mais do que aquilo. A expulsão de Emerson, à entrada dos dez minutos finais, foi o último golpe. Sobrou o sufoco. Até o golo de Maicon. Pena ter sido em fora de jogo: o clássico não merecia ser manchado. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Pereira: «Ainda há muito campeonato»

TÉCNICO NÃO DÁ O TÍTULO COMO ASSEGURADO



O treinador do FC Porto, Vítor Pereira, não dá o título por garantido apesar da vantagem de 3 pontos (e supremacia no confronto direto) sobre o Benfica, após a vitória frente aos encarnados (3-2), no clássico disputado no Estádio da Luz.
"Foi um jogo difícil e complicado. Vencer aqui são 3 pontos e ainda há muito campeonato pela frente. Vamos ter de trabalhar muito ate ao fim à procura do título", disse no flash-interview da Sport TV, esta sexta-feira.
O técnico dos dragões falou num triunfo "moralizador" sobre o rival lisboeta: "Nada ficou definido hoje. Temos deslocações muito difíceis. Foi uma boa vitória que nos moraliza. Parabéns às duas equipas que lutaram muito. Os meus jogadores fizeram um jogo excecional, que dedico aos nossos adeptos", referiu, destacando depois o "grande jogador" que é James Rodríguez e sublinhando o "jogo coletivo do FC Porto."
"Viemos com o objetivo de conquistar os 3 pontos. Hoje, com os nossos argumentos, conseguimos uma bela vitória. Fizemos um grande jogo coletivo", concluiu.
in "record.pt"

Lucho responde a Jesus: «Terá de pensar mais na sua equipa»

Argentino respondeu aos comentários do treinador do Benfica


Lucho Gonzalez, jogador do F.C. Porto, em declarações à «Sport Tv», depois da vitória sobre o Benfica em pleno Estádio da Luz em jogo da 21ª jornada da liga:

«Foi mais uma prova que esta equipa está empenhada, fizemos um grande show. Na segunda parte sofremos um golo por infelicidade, mas fizemos um grande jogo. Ainda falta muito, mas o resultado é mais do que justo».

[O F.C. Porto fica mais perto do título?]
«Já tínhamos capacidades quando estávamos em segundo, agora estamos em primeiro. Ainda falta muito, mas estamos a ir bem».

[Jorge Jesus tinha dito que o F.C. Porto não mudou muito com Lucho e com o Janko. Quer responder?]
«Não fico preocupado com o que rival diz, estou contente no Porto. O treinador que disse isso terá de pensar um pouco mais na sua equipa e no seu plantel, como nós fazemos, só pensamos em nós».

in "maisfutebol.iol.pt"

Benfica-F.C. Porto, 2-3

O F.C. Porto venceu o clássico do Estádio da Luz, impondo-se no terreno do Benfica (2-3). Desta forma, os dragões isolam-se na frente da tabela classificativa e fica com vantagem no confronto direto.

Hulk colocou o F.C. Porto em vantagem com um pontapé do outro mundo, antes dos dez minutos de jogo. Os dragões entraram melhor e conseguiram inaugurar o marcador. Contudo, o Benfica iria reagir em cima do intervalo.

Ao minuto 42, Maxi remata de pé esquerdo à entrada da área, Witsel desvia para o lado, Cardozo ganha a Janko e fuzila Helton. Empate no regresso às cabines.

O Benfica terminou a primeira parte com uma boa notícia e começou a segunda com outra. Três minutos após o reatamento, Cardozo bisou na partida após livre cobrado por Aimar. O argentino seria substituído pouco depois. 

O F.C. Porto tentou responder à desvantagem e conseguiu fazer o 2-2 já com James em campo. O colombiano foi mesmo o autor do golo, na conclusão de um contra-ataque, após tabela com Fernando. Emerson viu o segundo amarelo ao minuto 77, por falta sobre Hulk, comprometendo as aspirações do Benfica.

Os dragões chegariam mesmo ao 2-3, nos últimos minutos, na sequência de um livre cobrado por James. Maicon, que estava em posição irregular, antecipou-se de cabeça a Artur Moraes e garantiu o triunfo.


in "maisfuteboliol.pt"

Benfica-FC Porto, 2-3 (destaques dos dragões)

Hulk foi incrível e James um bandido


Figura: James
Fantástica a entrada do avançado colombiano, que fez a diferença em apenas cinco minutos. James foi o internacional com a viagem mais cansativa (Estados Unidos), fez um brilharete ao serviço da Colômbia, com a participação nos dois golos, tal como no clássico. Quando Hulk abriu o marcador ainda estava no banco, mas teve tempo para decidir o clássico. Assinou o 2-2 com um grande golo, aproveitando uma bola perdida de Witsel, correu o meio-campo, tabelou com Fernando e bateu Artur sem misericórdia. A três minutos do fim, marcou o livre que decidiria a vitória da sua equipa. Com o 11º golo, James tornou-se no terceiro melhor marcador do campeonato.

Positivo: Hulk
Jorge Jesus disse na antevisão do clássico que Benfica e FC Porto não tinham segredos e que apenas as individualidades podiam fazer a diferença. E assim aconteceu. Todos sabem o perigo que Hulk representa, não há jogador que não saiba que é ele quem pode decidir tudo. E assim aconteceu. Hulk marcou e o treinador do Benfica antecipou o desfecho. Não se pode dar tanto espaço a um jogador incrível, Jorge Jesus reclamou, assinalou, mas tanto Emerson como Nolito chegaram demasiado tarde. Hulk tirou as medidas à baliza de Artur e marcou um grande golo, estavam decorridos oito minutos. Jogou muito, veio buscar muito jogo atrás e deu trabalho em demasia a Emerson, que conseguiu expulsar aos 77 minutos.

Negativo: Djalma
Oportunidade desperdiçada, foi um dos elos mais fracos do FC Porto. Na ausência de Varela (lesionado), com James desgastado pelo jogo da Colômbia nos Estados Unidos e com Cristian Rodríguez a sentar-se no banco, tinha o caminho livre para encantar Vítor Pereira, mas não o fez. Melhorou apenas quando passou a lateral direito, aos 59 minutos, para a saída de Rolando.

Outros destaques

Lucho
Para o treinador do Benfica, «o FC Porto não melhorou muito com Lucho», do ponto de vista técnico e tático, acrescente-se, mas Vítor Pereira terá uma opinião diferente. Até porque com Lucho, o FC Porto melhorou a todos os níveis e fez do meio-campo um setor fortíssimo, onde até então Moutinho brilhava sozinho, e Fernando a espaços. Lucho assumiu o comando do meio-campo e da equipa, dentro de campo e no balneário, um senhor, uma voz de comando, que perfumou o FC Porto com qualidade. Não foi por acaso que Javi García não foi decisivo. Os golos do FC Porto nasceram de lances individuais, mas Lucho isolou Janko para aquele que podia ter sido o segundo golo dos dragões, mas o austríaco não conseguiu bater Artur.

Moutinho
Mais um peso-pesado no meio-campo azul e branco. Aos 39 minutos esteve muito perto de marcar, com um remate à trave, na marcação de um livre frontal. 

Helton
Não teve culpa nos golos sofridos, à queima-roupa (ou praticamente) seria difícil fazer melhor, mas é da sua responsabilidade o facto de o Benfica não ter empatado mais cedo. Aos 24 minutos, o guarda-redes brasileiro negou o golo a Cardozo, que surgiu sozinho a rematar, pouco depois, aos 33, segurou também um cabeceamento picado de Aimar, que também surgiu bem posicionado na área. Esteve muito bem.

Janko
Ficou na sombra do clássico quando podia ter feito muito mais. Terá sido afetado pelo ambiente na Luz. Não só falhou uma assistência de Hulk na cara de Artur como estava ao lado de Cardozo no empate (1-1).

in "maisfutebol.iol.pt"

Análise de Bruno Prata: diferentes até nas virtudes e nos defeitos

Anunciado há duas semanas como o jogo do ano, o Benfica-FC Porto de hoje continua a ser o jogo mais mediático que esta época terá lugar na Liga portuguesa. No que à corrida ao título diz respeito, perdeu o poder determinante que teria caso os benfiquistas não tivessem consumido, num estalar de dedos, a almofada de conforto dada pelos cinco pontos de vantagem. Mesmo assim, é provável que o resultado da Luz venha a ser decisivo na definição do campeão. Porque será um jogo em que o triunfo vale, de facto, quatro pontos (quem vencer fica em vantagem em caso de igualdade pontual) e porque o impacto psicológico funcionará como um poderoso suplemento vitamínico para o resto da prova.
Depois do confronto de hoje, continuarão a faltar nove jornadas. E o calendário reserva testes complicados a ambos. Sete dos adversários são exactamente os mesmos, sendo que o Sporting, 
o Sp. Braga e o Marítimo fazem parte deste lote.

O factor casa tem algum peso, mas apenas isso, até porque é sabido que o FC Porto habituou os seus adeptos a lidar bem com as visitas aos principais rivais. São equipas formadas por jogadores habituados à pressão dos grandes jogos. O plantel do Benfica é ligeiramente mais novo (26,5 anos em média, contra 26,9 do FC Porto), mais baixo (1,83m/1,84m) e mais leve (78,4kg/79,1kg).

O desgaste provocado pelos recentes jogos das selecções (no caso do FC Porto, isso irá inviabilizar ou, pelo menos, condicionar a utilização de James Rodríguez) também poderá vir a influenciar a produção de alguns dos principais protagonistas. Mas isso será só uma das parcelas a ter em conta num duelo em que se vai apurar o saldo das virtudes e defeitos das equipas.

Estratégia

Não é crível que Jorge Jesus e Vítor Pereira arrisquem mudanças substanciais ao nível do sistema de jogo e menos ainda no modelo. O benfiquista deverá optar entre o 4x2x3x1 e o 4x1x3x2. O primeiro desenho é mais conservador, com Witsel a surgir ao lado de Javi García, opção que tem o condão de dar outra estabilidade e equilíbrio à equipa. Garante ainda a presença das habituais “asas”, mas obriga a escolher entre Aimar ou Rodrigo para jogar nas costas de Cardozo. A outra alternativa permite a inclusão de ambos, mas pode obrigar à derivação de Witsel para a ala direita. Outra hipótese seria abdicar de jogar inicialmente com o belga, mas não é crível que Jesus o faça depois de isso lhe ter valido críticas (nem sempre bem fundamentadas) na derrota em Guimarães.

No resto, o Benfica irá procurar afirmar-se como uma equipa eminentemente de tracção à frente e que investe muito nos ataques rápidos, nos lances de bola parada e na capacidade individual das suas principais figuras para criar desequilíbrios.

O FC Porto também não irá contra o seu ADN. Irá manter o 4x3x3, embora o triângulo no meio- campo possa variar em função da posição mais ou menos recuada de João Moutinho. Já no que diz respeito ao modelo, o FC Porto tem sido menos estável do que foi seu apanágio durante muito tempo. A certa altura, Vítor Pereira pareceu querer inflacionar ainda mais a aposta na posse de bola que se mantinha desde que André Villas-Boas rompeu com os processos de Jesualdo Ferreira. Mas tem havido jogos em que o FC Porto voltou a investir nas transições rápidas e no jogo mais directo.

Defesa

Artur e Helton têm ambos 31 anos e são os dois melhores guarda-redes da liga. São capazes de disfarçar uma exibição desastrosa das suas equipas. Há sete épocas no FC Porto, Helton tem recursos técnicos e físicos excepcionais, mas só de há dois anos para cá pareceu ganhar estabilidade psicológica. Artur não precisou de tanto tempo para se afirmar como um guarda-redes de grande dimensão internacional, mas tem menos experiência em jogos desta dimensão.

Caso se confirme que Garay não tem nenhum problema físico, o Benfica pode levar alguma vantagem no sector. Os números até apontam no sentido de uma maior fiabilidade defensiva do FC Porto (sofreu apenas 13 golos, contra os 16 do rival), mas não deixa de ser verdade que o Benfica é hoje servido pela melhor dupla de centrais do futebol português e que o FC Porto sofreu oito golos nos últimos três jogos. No Benfica, Emerson continua a ser uma solução sofrível, mas até ele ganhou alguma estabilidade nos últimos tempos.

Num jogo de muitos duelos individuais, vai ser interessante descobrir qual o uruguaio que irá desequilibrar mais ofensivamente: Maxi ou Álvaro Pereira?

A defesa do FC Porto tem andado mais errática do que era hábito. A lesão de Mangala adiou a afirmação do jovem francês como titular, continuando assim o FC Porto sem um central de classe extra. Rolando e Otamendi têm tido falhas comprometedoras, mas o primeiro vai manter o lugar, quase de certeza ao lado de Maicon. Este merece duplamente o prémio: porque está em boa forma e porque aguentou estoicamente o disparate que constituiu a sua colocação a lateral-direito. Para o FC Porto foi uma grande infelicidade a lesão de Danilo, pelo excesso de milhões de euros que a sua contratação custou e pela evidente mais-valia que ele constitui para a equipa. De qualquer forma, o fim do ostracismo a que vinha sendo votado Sapunaru garante, pelo menos, uma solução minimamente credível.

Meio-campo

O duelo aqui será em torno de Aimar e Lucho González, diferentes, mas iguais na magia e na capacidade de resolverem individualmente quando tudo o mais fracassa. Lucho é um jogador que funciona mais em transição, mas tem aquela capacidade de escolher sempre os melhores caminhos. E continua forte tanto na definição como na finalização. Quando Moutinho se coloca mais na linha de Fernando, o argentino procura terrenos mais interiores, quase nas costas do ponta-de-lança.

O miolo portista continua a tirar partido do bom momento que atravessa Fernando, que disfarça algumas debilidades organizacionais e resolve imensos problemas.

Depois de escolher o desenho táctico, em que posição coloca Aimar e se arrisca o argentino em simultâneo com Rodrigo, Jesus terá ainda de decidir os protagonistas que irão funcionar como médios-interiores/alas. Na esquerda, Nolito garante mais iniciativa, mas Bruno César é mais lúcido nos processos. No lado contrário deverá manter-se Gaitán, o que desagrada muito aos que lidam mal com a irregularidade do argentino. Mas Jesus valoriza-lhe mais os momentos geniais e a capacidade de assistir ou de executar os lances de bola parada. A melhor notícia para Jesus é a certeza de que poderá contar com a dimensão física e com a agressividade que resultam do regresso de Javi García.

Ataque

Se Rodrigo for titular, vai ser interessante a comparação com Hulk. São os dois jogadores com mais capacidade de explosão do futebol português. O portista vai no sétimo jogo a seco e ainda não marcou em 2012, mas isso é apenas um dado estatístico que nada garante. Rodrigo é o segundo melhor marcador do Benfica e tem conseguido fazer uma dupla muito complementar com Cardozo, que também beneficia da companhia. As vantagens da sua titularidade são evidentes, mas também é verdade que tal implica menor capacidade na recuperação defensiva.

O ataque do FC Porto perdeu em mobilidade, mas ganhou em presença na área com Janko. O austríaco é apenas um jogador mediano e até tem menor classe pura do que Kléber. Mas ganha-lhe em experiência e estabilidade emocional.

Problema quase insolúvel seria a eventual ausência de James, até porque Varela não está agora disponível. Djalma é mais equilibrado do que Cristian Rodríguez, mas é apenas um razoável remendo.

FC Porto e Benfica têm os melhores ataques do século à passagem da 20.ª jornada (47 golos). Uma curiosidade: nos 20 jogos já realizados, o FC Porto terminou a primeira parte em branco em oito.

“Banco”

O Benfica tem mais e melhores segundas linhas, uma vantagem que pode vir a ser importante. Não tem um terceiro central ao nível dos titulares nem um lateral-esquerdo de primeira água, mas em tudo o mais possui pelo menos dois jogadores de classe e valor idêntico. O FC Porto já era menos forte neste capítulo e ficou ainda mais condicionado após os empréstimos autorizados em Janeiro. O de Belluschi foi verdadeiramente contraproducente.

Treinador

As equipas de Jorge Jesus são conhecidas por alguma volatilidade, daí que este jogo possa funcionar como uma espécie de prova dos nove psicológica. O Benfica não vence há três jogos e agora é o FC Porto que pode beneficiar das circunstâncias: é ao Benfica que se exige a vitória. Mas tudo isso é capaz de pesar bem menos do que uma outra evidência: Jesus é mais sagaz e activo do que Vítor Pereira tanto na definição da estratégia como na direcção do jogo. 

in "publico.pt"

Pedro Emanuel perspectiva um clássico morno

O treinador da Académica e ex-jogador dos dragões não espera um jogo de "vida ou morte". O Benfica recebe o FC Porto às 20h15, no Estádio da Luz.


Pedro Emanuel, actual treinador da Académica, não espera um grande jogo, esta noite, entre Benfica e FC Porto. 

O ex-central do FC Porto jogou por várias vezes na Luz e considera que este "não é um jogo de vida ou morte": "Não perspectivo um grande jogo. São duas equipas que sabem o valor uma da outra, estão ambas no primeiro lugar, e sabem que não se trata de um jogo de vida ou morte. Pode é ajudar em termos de confronto directo. Não espero um grande jogo, mas sim uma partida calculista de parte a parte, e, em momentos, poderá haver desequilíbrios pelas individualidades em campo". 

O técnico da Briosa vai ficar a torcer pelo FC Porto: "Pelo carinho pelo clube e respeito pela instituição, até pelos bons momentos que lá vivi, tenho a minha preferência. Não o direi publicamente, mas as pessoas têm a noção exata de como as coisas são".



in "rr.pt"

Dragões passearam em parque de Lisboa

Os jogadores do FC Porto passearam pelo parque Eduardo VII com a presença de Pinto da Costa. James Rodríguez ficou no hotel.


Jogadores e equipa técnica do FC Porto já realizaram o passeio no parque Eduardo VII, em Lisboa. 

Os dragões, acompanhados pelo presidente Pinto da Costa, aproveitam para descansar antes do clássico de mais logo, às 20h15, no Estádio da Luz.

Hulk e Lucho foram os mais apoiados pelos adeptos que se encontravam perto do hotel onde a equipa passou a noite. O colombiano James Rodríguez, que regressou esta manhã dos Estados Unidos, ficou a recuperar da viagem.



in "rr.pt"

FC Porto ultrapassa Benfica no ranking da IFFHS

O Benfica teve grande queda na actualização mensal do ranking de clubes da Federação de História de Estatística do Futebol (IFFHS), descendo do nono para o 21.º lugar. O FC Porto, que ocupa a 17.ª posição, é assim o melhor representante de Portugal.

O clube portista também desceu, uma vez que no mês anterior era 12.º classificado, mas a queda do Benfica foi bem mais acentuada, pelo que o FC Porto volta agora a ser o clube português mais bem posicionado no ranking

O Benfica tem agora o Sporting bem próximo, uma vez que o clube de Alvalade subiu 13 posições em relação ao mês anterior, estando agora no 22.º lugar. Diga-se que os restantes clubes portugueses presentes (SC Braga, Nacional e Marítimo) subiram todos no ranking.

O Barcelona continua a liderar, seguido do Real Madrid, enquanto o Vélez Sarsfield, terceiro, foi eleito o clube do mês.

Eis o ranking:
1. (1.) Barcelona, Espanha 369,0 
2. (2.) Real Madrid, Espanha 292,0 
3. (3.) Vélez Sarsfield, Argentina 291,0 
4. (4.) Manchester United, Inglaterra 255,0 
5. (5.) Manchester City, Inglaterra 251,0 
6. (7.) Universidad de Chile, Chile 245,0 
7. (8.) Universidad Católica, Chile 232,5 
8. (6.) Santos, Brasil 231,0 
9. (10.) Schalke, Alemanha 230,0 
10. (14.) Libertad, Paraguai 227,5
(...)
17. (12.) FC Porto, Portugal 206,5
21. (9.) Benfica, Portugal 196,5
22. (35.) Sporting, Portugal 186,0
27. (31.) SC Braga, Portugal 181,5
207. (216.) Nacional, Portugal 86,0
366. (447.) Marítimo, Portugal/3 62,0


in "abola.pt"

«Fui dispensado do FC Porto por causa da vida noturna» - Rubens Júnior

O brasileiro Rubens Júnior, que esteve contratualmente ligado ao FC Porto entre 1999 e 2004, assumiu que foi dispensado do clube azul-e-branco devido ao gosto pela vida noturna.

«Fui dispensado do FC Porto por causa disso [vida noturna]. Não era casado, tinha 24 anos, era difícil ir para a noite e dar apenas uma volta. Saía e no outro dia tinha uma reunião no clube para ser punido. A direção sabia sempre de tudo, o que tinha feito, o que tinha bebido», afirmou o antigo lateral-esquerdo, em entrevista ao Lancenet.

Rubens Júnior recorda até um episódio curioso vivido com José Mourinho, quando o agora treinador do Real Madrid estava no comando da equipa azul-e-branca: «O Mourinho chamou-me e disse: ‘Conto contigo, mas ninguém aguenta mais você’. O presidente queria mandar-me embora, o diretor também. Até o porteiro queria que saísse. O Mourinho bateu o pé, fiquei mais uns seis meses, no entanto a pressão foi grande e acabei por sair mesmo.»

O brasileiro não deixa de lamentar, até porque o FC Porto, com Mourinho, viria a conquistar todos os títulos a nível nacional e internacional: «Às vezes, penso: ‘Se tivesse tido cuidado, será que não estaria naquele timaço do Mourinho? Fui embora, passou pouco tempo e o FC Porto ganhou tudo...»

Atualmente, Rúbens Júnior, que em Portugal jogou também pelo V. Guimarães, tem 37 anos e já não joga a nível profissional desde 2007. Mas o gosto pela noite continua, ao ponto de ter virado DJ em São Paulo, tendo já lançado um CD. 

«Eu já era DJ antes mesmo de jogar futebol. Tenho esse dom desde pequeno, sempre me interessei por música. Quando era garoto, tocava nas discotecas aqui em Taubaté (interior de São Paulo). Mas com 16 anos passei nos testes do Taubaté e o pessoal disse-me para parar de tocar», revelou, explicando o quanto foi difícil tentar conciliar quando jogava futebol a nível profissional: «O futebol puxava-me para lá e a música puxava para cá. Tinha treino, tinha jogo, mas ao mesmo tempo queria ir a uma festa, sair, ouvir um som. Ficava uma guerra dentro de mim. Tinha hora que não dava para conciliar. Mas saía para curtir, não aprontava. Gostava muito. Hoje, não aconselho ninguém a fazer isso.»


in "abola.pt"

Jackson Martínez: «Há uma forte hipótese de ir para o Liverpool»

FRISA QUE NÃO TEM PROPOSTAS CONCRETAS



Jackson Martínez, avançado do Jaguares de Chiapas, revelou esta sexta-feira que há boas possibilidades de se transferir para o Liverpool, poucas horas depois da comunicação social mexicana ter adiantado que o seu destino mais provável era o FC Porto.
"Há várias equipas interessadas, mas nada em concreto", começou por dizer o avançado, antes de responder a uma questão sobre o Liverpool: "Existe uma forte hipótese de ir para esse clube."
in "record.pt"

RUI GOMES QUER "SENDA DE VITÓRIAS" PARA LUTAR PELO TÍTULO

A equipa de Sub19 visita este sábado o Campo Municipal da Várzea, em Setúbal, às 15h00, para a 2.ª fase do campeonato nacional. Depois de duas derrotas no arranque, a vitória por 3-0 frente ao Benfica deu ânimo à equipa de Rui Gomes. Para o jogo contra o Vitória de Setúbal, o treinador e o defesa André Teixeira estão confiantes, mas não são esperadas facilidades.

A equipa está agora mais confiante e mais tranquila depois da vitória com o Benfica?
Sim, sem dúvida. Sabíamos que o jogo passado poderia transportar-nos para esse estado de espírito e de confiança. Este jogo cumpriu totalmente essa necessidade e estou convencido de que temos todas as condições para entrar numa senda de vitórias que nos leve, eventualmente, a sermos novamente campeões.

A equipa já está mais próxima daquilo que pretende?
A determinados níveis, sem dúvida. Essencialmente, acho que o grande “upgrade” que fizemos neste jogo foi ao nível da concentração, da solidariedade, da entreajuda e dessa capacidade colectiva que nos pode levar a transcender-nos.

Foi isso que mudou dos dois primeiros jogos para o jogo com o Benfica?
Sim. E a eficácia, porque nos primeiros jogos tivemos oportunidades e não conseguimos concretizá-las. Neste jogo, fomos extremamente eficazes e passámos por uma situação pela qual ainda não tínhamos passado até aqui: a de estarmos a vencer. A partir do momento em que conseguimos essa vantagem, gerimos muito bem o resultado e isso levou-nos a conseguir um resultado confortável.

Tem agora dois jogos fora: Setúbal e Sporting. Falando em concreto do Setúbal, o que é que espera deste jogo, com uma equipa que ainda nem sequer venceu nesta fase?
Não venceu mas já jogou com o Sporting e com o Benfica e, em ambos os casos, fez jogos extremamente competentes. Fez uma excelente primeira fase e acho que nos vai criar problemas, num campo de reduzidas dimensões, segundo julgamos saber, e no qual seguramente se sentirão bastante confortáveis. Cabe-nos superar tudo isso, fazermos um óptimo jogo e ganharmos.

O facto de o Vitória de Setúbal ainda não ter ganho coloca-lhes pressão. Isso pode complicar a tarefa do FC Porto?
Sem dúvida. O facto de ainda não terem vencido pode-lhes criar uma maior preocupação mas não penso que isso altere grandemente o seu estado de espírito.

André Teixeira também está confiante na prestação da equipa depois da vitória com o Benfica. Para o jogo em Setúbal, o defesa acredita no potencial e na união do grupo mas reconhece que, nesta fase, todas as equipas são um desafio.

A equipa está mais confiante depois da vitória frente ao Benfica?
Sim, claro. Estamos mais confiantes e estávamos a precisar da vitória depois de duas derrotas. A equipa está moralizada e muito confiante para os próximos jogos.

Do que é que estão à espera em Setúbal?
Sabemos que eles têm alguns jogadores com qualidade e estamos à espera que nos criem alguns problemas. Porém, sabemos aquilo que temos a fazer e vamos dar o nosso melhor para conquistar mais uma vitória e alcançar o nosso objectivo.



in "fcp.pt"

"VAMOS CONTINUAR EM PRIMEIRO"

O FC Porto Ferpinta defronta este sábado, às 16h, o Casino Ginásio, no Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho. Em antevisão da 18ª jornada da Liga, o base Miguel Maria afirma que a equipa está no "pico da sua forma" e tem margem para "progredir até ao final da época e atingir os seus objectivos".

Equipa preparada
"Viemos de Angola e as viagens foram cansativas, mas trabalhámos e recuperámos bem. Esta semana já estamos preparados para enfrentar o Ginásio."

Continuar em primeiro
"O adversário é complicado e tem jogadores com qualidade. Vamos jogar fora, mas se encaramos este jogo como todos os outros, vamos sair com um resultado positivo e continuar em primeiro."

Ponto positivo e ponto negativo da época
"Perdemos uma vez com o Benfica para o campeonato, mas isso não chega a ser um ponto negativo, porque tirámos muitas coisas boas dessa derrota. O ponto positivo são todos os treinos. Assim podemos, ao fim-de-semana, mostrar o basquetebol que praticamos."

Prioridade: vencer a fase regular
"Temos um jogo fora e quatro em casa. Em casa já não perdemos há muito tempo, esperamos que se mantenha assim e que não percamos também fora. Junto dos nossos adeptos acho que vamos conquistar um dos objectivos da época, que é acabar em primeiro na fase regular."

Balanço positivo
"A época tem sido óptima. É o meu segundo ano aqui e isto é tudo o que sempre sonhei. Temos um grupo fantástico e isso ajuda a que tudo corra bem."



in "fcp.pt"

James Rodríguez já está com a restante equipa

O avançado colombiano chegou esta manhã a Lisboa proveniente dos Estados Unidos e juntou-se à restante equipa.


O avançado do FC Porto, James Rodríguez, já chegou a Lisboa esta manhã. 

James Rodíguez esteve a representar a selecção da Colômbia no particular frente ao México, nos Estados Unidos, que os colombianos venceram por 2-0. 

O jogador juntou-se já à restante comitiva dos dragões no hotel onde os azuis e brancos passaram a noite que antecede o clássico na Luz.  

Vítor Pereira dispõe agora dos 19 jogadores convocados. A equipa deve realizar ainda um passeio pelo Parque Eduardo VII, em Lisboa.



in "rr.pt"

Danilo: "Boas energias para os meus companheiros"

O atleta do FC Porto está lesionado e não acompanha a equipa ao Estádio da Luz. À saída para mais um dia de trabalho, Danilo aproveita para desejar boa sorte aos companheiros.


Danilo, o defesa do FC Porto não joga esta noite no clássico na Luz. Adepto das redes sociais, o jogador é um utilizador regular do "twitter" e hoje já desejou boa sorte aos companheiros de equipa: "Boas energias aos meus companheiros para hoje". 

O jogador está lesionado e tem estado ausente da competição. Danilo aproveitou para dizer que está "doido para voltar a jogar". A Renascença acompanha hoje, durante todo o dia, o que vai sendo dito nas redes sociais acerca do clássico entre Benfica e FC Porto por personalidades de destaque.



in "rr.pt"

Fernando (FC Porto) é alvo de José Mourinho


Técnico português terá apresentado as suas exigências - seis novas contratações - para continuar no Real Madrid.
A notícia de que José Mourinho comprou recentemente uma casa em Londres parece não comprometer a continuidade do técnico português no Real Madrid. Segundo o sítio espanhol "EcoDiario", Mourinho até já apresentou uma lista de jogadores que gostaria de ver no Santiago Barnabéu na próxima temporada.
Fernando, trinco do FC Porto, é um dos destaques na lista publicada, sobretudo porque Pepe, internacional português que representa o Real Madrid, disse no final do ano passado que havia dois jogadores em Portugal que encaixariam no plantel merengue: Gaitán e Fernando.
O brasileiro de 24 anos manisfestou a intenção de deixar o estádio do Dragão no final da época passada, mas acabou por permanecer na cidade Invicta, tendo inclusive pedido publicamente desculpa pelas declarações e reforçado a intenção de ficar no FC Porto, com quem tem mais dois anos e quatro meses de contrato.
Para além do médio defensivo dos dragões, que poderia substituir o "mal amado" Khedira no plantel blanco, Mario Fernandes (lateral do Grémio), Kyle Walker (lateral do Tottenham), Fernando, Vidic (central do Manchester United), Hazard (médio ofensivo do Lille ) e Götze (médio do Borussia Dortmund) também surgem como reforços prioritários para José Mourinho.
A possível saída de jogadores como Ricardo Carvalho, Albiol, Granero e Higuaín poderá alargar a lista de contratações do Real Madrid, que estará ainda atento a Javi Martínez e Llorente (Atlético Bilbau), Kun Agüero (Manchester City), Borja Valero (Villarreal), Van Persie (Arsenal) e Íñigo Martínez (Real Sociedad). Joselu, Morata, Carvajal e Jesé serão promovidos à equipa principal.
in "dn.pt"

Clássico: Aimar e Lucho, inteligência sacramentada por Redondo

O antigo internacional argentino junta a sua opinião às de Burruchaga e Victor Zapata: a Argentina de olhos na Luz. Portugal pode preparar-se para se deliciar...


no es inteligencia ni es sabiduría;
esta es mi manera de decir las cosas.
No es que sea mi trabajo,
es que es mi idioma


O tango embalado por Gardel invade o clássico. Insinua-se, provoca, deixa-se deslizar pela relva da Luz. Violinos, violoncelo, piano, Aimar e Lucho. A letra da música diz tudo. Cigarros ardem até o prazer se permitir queimar a boca, corpos movem-se altaneiros, meio bailarino e meio futebolista.

Num instante Pablo tira o chapéu, noutro surge de águia ao peito. Lucho sapateia o ritmo adormecido, desaparece e já é El Comandante. A perspicácia de dois artistas, cérebros de Benfica e Porto, inteligência e sabedoria. O que Gardel não daria para compor a banda sonora deste jogo.

A Argentina não os esquece. Nem os grandes. Os maiores. Fernando Redondo e Jorge Burruchaga. Glórias na terra das pampas. Também Victor Zapata, testemunha dos feitos de Aimar e Lucho no River Plate. Três vozes, a mesma ideia: «Aimar e Lucho são inteligência pura», dizem ao Maisfutebol.

Redondo mantém a aparente indiferença que levava a passear ao meio-campo. Imponente, ar maçado, carregava no pause e tudo ao seu lado parava. Fernando puxava da régua e do esquadro, planeava o mais simples dos passes com a paciência dos eleitos. Fala numa morosidade apressada.

«Aimar e Lucho são dois dos melhores médios argentinos dos últimos dez anos», sentencia, numa autoridade inapelável. Classe pura. «Nunca joguei com nenhum deles em clubes. Com o Pablo estive na seleção. Vejo-o quase como um avançado. O Lucho talvez seja mais parecido comigo. Posicional, forte no passe. Enfim, são dois enormes jogadores.»

Victor El Zurdo Zapata conhece-os profundamente dos tempos no River Plate. Entre 1999 e 2001 foi colega de Pablo Aimar. El Mago rumou a Valência e em 2002 chegou Lucho González. «Joguei três temporadas com ele. Fui colega de quarto em várias concentrações e é um tipo muito bem disposto. Mais conversador do que o Pablo, sem dúvida.»

«Explodiu rapidamente no River. Tenho imensas saudades dele. Vivemos grandes batalhas lado a lado. Sinceramente, raras vezes vi alguém a passar a bola com tanta qualidade. Fazia 50 metros em duas passadas. Ainda vamos falando de vez em quando», conta Zapata, 33 anos, atualmente no Veléz Sarsfield.

E Aimar? «Era um velho de 20 anos», ri Zapata. «Reservado, humilde, sempre no seu canto, uma pessoa excecional. Tinha pinta de craque, falava no balneário sobre assuntos que poucos entendiam. Saiu para Espanha sem surpresa. Era umchico com a cabeça no lugar.»

Jorge Burruchaga, devoto seguidor de D10S nos Mundiais de 86 e 90. 50 anos, treinador agora no Club Libertad, do Paraguai. «Aimar e Lucho? Falo como argentino e digo-lhe: podiam perfeitamente ter feito parte da nossa seleção campeã do mundo. Integram um lote de atletas especiais. Parecidos comigo? Isso não, eu era melhor finalizador e mais rápido. Eles são cerebrais.»

Há clássico em Portugal e a Argentina sabe. Redondo não vê muito futebol, mas estará «atento». «Como vão o Pablo e o Lucho? Bem? Não me surpreende. Envelheceram bem, a idade não lhes roubou nada.»

Victor Zapata clama mesmo por um regresso de ambos à seleção. «Fazem falta ainda. Sinto-me orgulhoso por ter sido colega deles. Que inteligência!»

Dados estatísticos (2011/12):



AimarDadosLucho
18Jogos3
1084Minutos238
2Golos0
7Assistências1
7 (6)Remates10(4)
3.33Média pontos Maisfutebol3.67
in "maisfutebol.iol.pt"

James é o melhor marcador dos dragões

TODOS OS GOLOS DO FC PORTO NA LIGA



Os dragões chegam à 21.ª jornada da Liga Zon Sagres, para o grande clássico frente ao rival Benfica, com um registo de 47 golos marcados e 13 sofridos.
Em 20 encontros os comandados por Vítor Pereira chegaram quase à meia centena de tentos na principal competição portuguesa, tendo no craque colombiano James Rodríguez o seu homem mais efetivo, com 10 golos assinados.
Mas o jovem dragão, que segue em 3.º lugar da lista de marcadores, atrás do bracarense Lima (15), do benfiquista Cardozo (14) e em igualdade com o ex-maritimista Baba, não é o único a faturar na turma azul-e-branca, contando com a preciosa ajuda de Hulk (7) e Kléber (6), entre outros companheiros.
Confira aqui a lista completa dos golos do FC Porto na Liga Zon Sagres 2011/12:
James Rodriguez, 10 golos
Hulk, 7
Kléber, 6
João Moutinho, 3
Varela, 3
Janko, 2
Maicon, 2
Sapunaru, 2
Walter, 2
Alvaro Pereira, 1
Belluschi, 1
Cristian Rodríguez, 1
Defour, 1
Fernando, 1
Guarín, 1
Otamendi, 1
Rolando, 1
Autogolos, 2
in "record.pt"

Souza vale 10 milhões

OPÇÃO DO MÉDIO AINDA PODE DAR LUCRO À SAD



No Relatório e Contas do 1.º semestre desta época, apresentado anteontem à CMVM, a SAD do FC Porto fez saber que o Grémio ficou com a opção de compra definitiva de Souza, pelo montante de 10 milhões de euros. Recorde-se que o médio, de 23 anos, foi recentemente emprestado a esse clube brasileiro até dezembro de 2012, depois de ter sido adquirido ao Vasco da Gama por 3,5 milhões em troca de 75 por cento do passe.
De resto, antes do empréstimo de Fucile, ao Santos, também ocorreu a aquisição de mais 20 por cento do seu passe, à Soccer Invest Fund, por 1 milhão de euros.
in "record.pt"

"As faixas já estavam entregues à equipa que ia em primeiro lugar"



A súbita queda do Benfica não galvanizou só os adeptos portistas. O treinador está também bem mais confiante e isso notou-se no discurso pré-clássico. Vítor Pereira não tremeu, apontou lanças aos detratores e garantiu que o "muito importante" jogo de hoje não lhe tira o sono.

Que podemos esperar do FC Porto na Luz?
Esperamos ganhar e como tal somar os três pontos em disputa. Vamos à procura de vencer.

Olhando para o histórico recente, o FC Porto ganhou cinco vezes nas últimas 10 visitas à Luz. Está à espera que os seus jogadores se superem novamente?
A história já passou. O futuro é que importa. O importante é amanhã [hoje] fazer o nosso melhor e construir a história que nos interessa.

Já disse que quer os três pontos. Olhando para o cenário atual, o empate pode ser bom?
Uma equipa como o FC Porto tem sempre obrigação de lutar para ganhar. Será assim.

Espera encontrar um Benfica fragilizado em função dos últimos resultados?
As equipas como FC Porto, Benfica e Sporting têm responsabilidades e têm de de assumir a responsabilidade de ganhar cada jogo. O Benfica e nós vamos jogar com essa responsabilidade. É nisso que acredito. Vamos procurar um jogo sério, com a nossa identidade.

Ao longo da época, nas análises a Benfica e FC Porto, muitos críticos foram dizendo que o Benfica estava muito melhor. Neste momento, com os mesmos pontos, qual é a sua análise? Quem é melhor?
Melhor será quem vencer o campeonato. Mas temos de esperar pelo fim para saber. E não podemos esquecer o Braga, que está a lutar pelo mesmo objetivo. As análises que se fazem ficam com quem as faz. O que a realidade traduz são duas equipas em igualdade pontual e a lutar pelo título.

O Benfica vem de três jogos consecutivos sem vencer. O FC Porto está numa marcha positiva. Isto conta alguma coisa?
No meu entender não. Há três semanas, ao ler e ver as notícias, a sensação que todos tínhamos era que o campeonato já estava entregue. Nós nunca nos convencemos disso. Desde o início que disse que este seria um campeonato mais equilibrado do que no ano passado. As equipas atrás de nós têm perdido menos pontos. Quando há três jornadas, muita gente quis atribuir as faixas à equipa que estava em primeiro lugar, nós nunca acreditámos nisso. E também não acreditamos, agora, que por estar na liderança podemos relaxar. Temos de estar no nível máximo para poder discutir o objetivo maior da época que é o campeonato.

Este é um jogo só muito importante ou decisivo?
Decisivo não sei porque não tenho uma bola de cristal e não posso dizer, mas faltam várias jornadas em campos muito difíceis. Mas que é um jogo muito importante é, não tenho dúvidas nenhumas.

As duas últimas viagens a Lisboa foram perfeitas e você fazia parte da equipa técnica. Isso agora pesa alguma coisa?
Não. O que passou, passou. Interessa é o futuro e este não se faz do passado.

Vai dormir de forma mais tranquila estando em igualdade pontual, do que dormiria a cinco pontos?
Normalmente durmo bem antes dos jogos. Preparo os jogos durante a semana e procuro uma boa noite anterior ao jogo para no dia seguinte estar nas melhores condições. Acredito que terei uma boa noite, mas o fundamental é a equipa estar bem. Ela é que tem de dormir bem.
Apontando à sua veia de apostador, metia as fichas todas na sua equipa ou guardava algumas?
Nunca fui apostador. Nem no Euromilhões jogo. Não gosto de fazer este tipo de projeção.

Depois deste jogo faltam nove jornadas para o fim do campeonato. Na sua opinião, quem tem o caminho mais livre para o título, entre os três candidatos?
O caminho faz-se andando. A equipa que andar melhor, de certeza que chega ao título.

"Pelas críticas que ouço, não deve ser a minha equipa..."



O FC Porto nunca marcou tantos golos neste século como agora (47) e além do melhor ataque da Liga tem também a melhor defesa (13 golos sofridos). A estatística não mente e daí a irritação perante aquilo que ouve semanalmente. "A sensação com que fico é que não deve ser da minha equipa que estão a falar. Com as críticas que ouço à equipa, ao treinador, à falta de ponta-de-lança, ao jogador que joga aqui e acolá... é curioso saber que marcamos tanto. E também acho piada, porque leio que a nossa equipa defende mal, que temos problemas na defesa e em todo o lado. Vamos ver no futuro o que a realidade traduz", comentou.


Pergunta O JOGO



"Sempre tratados com nível e de forma justa"
Vítor Pereira deixou escapar em toda a conferência o sentimento de injustiça relativamente ao que a crítica diz sobre o FC Porto. Instado a responder sobre isso, foi irónico.
Atendendo a grande parte do que acabou de dizer, sente-se ou sente a equipa injustiçada ou maltratada pelos críticos em comparação com o Benfica?
Não. Nós somos muito bem tratados. Sempre com nível, sempre de forma equilibrada e justa. Julgo eu que somos muito bem tratados.


"Que sejam os jogadores a determinar o resultado"



A falta de Javi García foi apontada como fundamental para a recente quebra do Benfica e Aimar é o perigo de que mais se fala. Mas não para Vítor Pereira, que recusa falar do adversário por estar "única e exclusivamente focado" no jogo do FC Porto." O técnico diz que a equipa azul e branca só se preocupa em estar ao seu nível, mas reconhece que há vários fatores que podem decidir o clássico. "Acredito que é preciso fazer um jogo sério, rigoroso do ponto de vista tático e acreditar na identidade da equipa. A qualidade individual também contará, de certeza, pois vão estar muitos jogadores com talento no campo. Será a conjugação de todos os fatores que determinará o resultado", começou por explicar, deixando depois um aviso também ao árbitro Pedro Proença: "Espero que não haja outros fatores que não os jogadores a determinar o resultado amanhã [hoje]."


Ao lado de Paulo Bento nas críticas à Liga



Vítor Pereira preparou o jogo sem oito dos 19 jogadores que convocou. As seleções prejudicaram, mas o treinador recusa usá-las como desculpa no caso de alguma coisa correr mal. "Já me pronunciei a esse respeito. É óbvio que as condições para preparar um jogo destes não foram as ideais, mas não queremos arranjar justificações para eventuais problemas", salientou. O caso mais problemático é o de James Rodríguez, que chegará a Lisboa já hoje. "Jogou há pouquíssimas horas. Avaliaremos as condições em que estará, mas não serão as melhores, de certeza absoluta", lamentou. A terminar o assunto, colocou-se ao lado de Paulo Bento, na crítica que o selecionador nacional fez à Liga de Clubes, por esta agendar o encontro para sexta à noite, 48 horas depois da maioria dos jogos internacionais: "Concordo inteiramente com ele. Mas teremos uma equipa preparada para vencer o jogo."


in "ojogo.pt"