quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

"UM PEQUENO ERRO PODE SER FATAL"

O acesso à Final a 8 da Taça de Portugal joga-se esta quinta-feira, em Ílhavo, a partir das 16h00, onde o Illiabum, segundo classificado da Proliga, merece a concentração absoluta de João Santos. Só depois de encerrado o jogo dos "oitavos", no Pavilhão Capitão Adriano Nordeste, a deslocação à Luz merecerá a atenção do extremo portista.

Concentrados num objectivo
"Vencer a Taça é um dos nossos objectivos da época e razão para nos mantermos concentrados ao longo dos 40 minutos, até porque temos consciência de que será um jogo difícil."

Compenetração absoluta
"O único jogo que, neste momento, exige absoluta compenetração da nossa parte é este, da Taça de Portugal. Só depois dele pensaremos no de domingo, na Luz."

Responsabilidade acrescida
"A Taça de Portugal é uma competição especial, mas com uma responsabilidade acrescida, porque o mais pequeno erro pode ser fatal e ditar o fim da linha."

Ritmo para manter
"Já revelamos uma grande intensidade de jogo, que só beneficia o estilo implantado pelo treinador e assimilado pelos jogadores. Queremos manter este ritmo e atingir assim os nossos objectivos."



in "fcp.pt"

Dragão invicto há 50 jogos

O FC Porto, ao vencer ontem, em casa, o São Bernardo (32-22), atingiu um registo que tem tanto de simbólico como de motivador, fazendo do Dragão Caixa mais do que uma fortaleza para o tricampeão português. Há 50 jogos, num total de 56 efectuados desde o regresso à casa nova, que o FC Porto não perde no seu reduto. A última derrota aconteceu em Maio de 2009, na recepção ao Xico e depois disso seguiram-se quatro empates: Göppigen (Taça EHF), Metalurg e Dínamo de Minsk (acesso à Liga dos Campeões) e Horta (campeonato).
Já esta época, o FC Porto, que ontem obteve a sétima vitória consecutiva no campeonato, após a derrota em casa do Sporting, dá uma imagem de solidez e determinação na perseguição ao tetra e, ontem, sem Dario Andrade, Wilson Davyes e Ricardo Moreira (lesionados), defrontou uma equipa que luta pela manutenção e aproveitou para rodar os que têm menos minutos em campo. O São Bernardo esforçou-se, a começar pelo guarda-redes João Pinho, tentou travar, sem sucesso, Gilberto Duarte, mas um parcial de 6-0 a favor dos dragões logo nos primeiros 15 minutos determinou o andamento do jogo.

FC Porto 32
S. Bernardo 22

Dragão Caixa
1º árbitro João Basto
2º árbitro Júlio Cardoso

FC PORTO
Alfredo Quintana 14/36
Hugo Laurentino nj
João Ramos 2/2
Gilberto Duarte 11/19
Vasco Santos -/1
Ricardo Costa -/1
Filipe Mota 2/6
Pedro Spínola 2/7
Daymaro Salina 2/3
Tiago Rocha 5/6
Sérgio Rola 3/4
Hugo Santos 1/1
Nenad Malencic 4/7
Duarte Carregueiro -/1
Treinador Ljubomir Obradovic

S. BERNARDO
João Pinho 18/49
Fábio Magalhães -/1
Paulo Alo nj
Tiago Teixeira -/-
João Vilar 5/10
Augusto Pereira 3/4
Tiago Portas 1/1
Fábio Ribeiro 5/8
Ricardo Meira -/1
Bernardo Portas -/-
Fernando Vilar -/-
Tiago Sousa 2/10
Hugo Silva 2/4
Gonçalo Carvalho 4/7

Treinador Juan Marques

ao intervalo 11-13
Marcha 2-2 (5'), 5-3 (10'), 8-3 (15'), 10-4 (20'), 12-7 (25'), 14-9 (30'), 17-12 (35'), 22-15 (40'), 25-18 (45'), 27-20 (50'),29-20 (55'), 32-22 (60')

Figura: Gilberto Duarte

Talento em estado puro
Joga com paixão e tudo lhe sai com naturalidade. Talentoso, Gilberto Duarte tem a juventude que lhe promete ainda uma grande margem de progressão. Da meia distância, aos seis metros ou em contra-ataque, Gilberto Duarte foi sempre imparável.

in "ojogo.pt"

Alex Sandro no relvado e preparado para o regresso

Nem tudo são más notícias para Vítor Pereira. O treinador já contou, no treino de ontem, com a participação de Alex Sandro a tempo inteiro, depois de o internacional brasileiro ter recuperado da lesão que trouxe precisamente da sua mais recente chamada à selecção. Apesar de ser pouco crível que tenha oportunidade de participar nos dois jogos que ainda falta disputar este ano - Álvaro Pereira continuará firme no onze -, o lateral-esquerdo pode agora recuperar a forma física que lhe permita entrar em grande em 2012, quando deverá ter mais oportunidades de se mostrar, até pelo arranque de mais uma edição da Taça da Liga. No que diz respeito aos outros casos clínicos do plantel, Guarín voltou a realizar treino condicionado, enquanto Cristian Rodríguez continua a trabalhar apenas no ginásio, um cenário que se mantém desde a partida com o Braga. Os portistas voltam a trabalhar hoje, mas desta vez à porta fechada.


in "ojogo.pt"

Um trauma a ultrapassar entre portas

Como é que se reage ao afastamento da Liga dos Campeões? Para perceber bem a situação, só quem já sentiu isso na pele consegue fazer a ponte entre esses momentos de frustração e no FC Porto é preciso recuar até 2005/06 para se viver uma situação semelhante. Ora nada como ouvir um protagonista de um passo em falso semelhante para se ter uma noção do que se passará por estes dias dentro do plantel azul e branco. Jorginho, hoje no Rio Ave, ajudou a fazer luz sobre o assunto. O brasileiro era jogador do FC Porto em 2005/06, quando os dragões baquearam na Champions depois do empate com os eslovacos do Artmedia. Jorginho recorda-se bem dos dias que se seguiram e então como agora, não vê outra saída. "Vão concentrar mais as atenções no campeonato e, neste caso, ainda têm a Liga Europa", apontou. Mas reagir implica antes de tudo conseguir resultados, o que, pelos vistos, Jorginho já percebeu ser possível com esta equipa: "A seguir às derrotas com o APOEL e com a Académica, já demonstraram que sabiam o que tinham de fazer. Têm futebol suficiente para dar a volta por cima e responder no campeonato. Estou convencido de que é uma questão de procurarem a sorte que lhes tem faltado."
Ontem, antes do primeiro treino de preparação para o jogo com o Beira-Mar, Vítor Pereira usou da palavra para motivar os jogadores e recuperar a equipa psicologicamente, num discurso um tanto ou quanto semelhante ao que se ouvira há seis épocas atrás. "A partir do momento em que fomos eliminados da Champions em 2005/06, Co Adriaanse disse logo que teríamos de ganhar o campeonato e a Taça de Portugal e foi o que aconteceu", recordou. Mas para que tal fosse possível, o brasileiro apontou outro factor decisivo para a mobilização necessária: "Além da motivação, é importante que se faça sentir a determinação de cada jogador."
Depois de uma exibição conseguida contra os russos, onde só faltaram mesmo os golos, Jorginho só vê uma solução para remediar a situação: "Não há segredos. Importa é continuar a trabalhar e a acreditar. Por vezes trabalha-se e não se vê nada, mas não podemos deixar de insistir." Até porque, na opinião dele, o clube não mudou nada: "Este FC Porto continua com mentalidade ganhadora, não funciona de outra forma. Estão sempre disponíveis para procurar títulos." Sem fórmulas ou palavras mágicas, Jorginho acredita que o FC Porto vai sair por cima: "Quando estas coisas acontecem, o grupo concentra-se mais".

Bruno Alves

"Vi desilusão no balneário"

O jogo com o Zenit foi a oportunidade para que Bruno Alves pudesse regressar ao Estádio do Dragão. O agora central do Zenit viveu o encontro de uma forma diferente, sentindo do banco o ambiente a ferver à sua volta, tantas foram as oportunidades que o FC Porto desperdiçou, até ser chamado a entrar nos oito minutos finais. Mal o árbitro apitou, os russos festejaram a passagem aos oitavos-de-final, mas Bruno Alves deixou o relvado sem se manifestar. "Fui falar com os meus ex-colegas. Estava um ambiente de desilusão no balneário. Penso que têm de dar tempo ao treinador, o que é sempre mais difícil", declarou o jogador à Antena 1.
As seis temporadas que viveu na casa azul e branca não deixaram o defesa indiferente neste regresso. "Foi uma experiência muito bonita. É sempre bom regressar a uma casa onde estive muitos anos. Foi bom também, porque o Zenit conseguiu a qualificação", declarou. Ainda assim, Bruno Alves não deixou de lamentar o facto de ter sido suplente: "Gostava de ter jogado de início, trabalho para isso, estou disponível, mas foi bom ter entrado para ajudar a minha equipa e ter sentido o ambiente do Dragão." A terminar, o central abordou de novo a polémica provocada pelos festejos de Danny em São Petersburgo: "O Danny é uma pessoa de respeito, que respeita os outros. Quando festejou na Rússia foi para responder a um pedido dos filhos, porque tinham comprado um cão. Nada mais."

Liga Europa

O painel VIP do FC Porto aponta quase todo ele no mesmo sentido e a Liga Europa, para além do campeonato, passou a ser o principal objectivo. Além disso, volta a sublinhar-se a carência de opções no ataque.

Manuel Serrão
"Plano B deve passar pelo bis na Liga Europa"

"Falharam a Taça de Portugal e a Champions. O plano B deve passar pelo bis na Liga Europa, o que seria um facto inédito. A Champions seria interessante se fossem ganhando, mas para chegar aos oitavos e ser eliminado, prefiro ver o FC Porto na Liga Europa. Cada vez que lá estivemos, ganhámos, portanto a obrigação volta a ser a mesma."

Álvaro Magalhães
"Com um Falcao estaríamos apurados"

"Este FC Porto não merecia o apuramento. A Liga Europa não serve de consolo, porque a Champions é que é o nosso habitat natural. Já não faz muito sentido reforçar o plantel, porque já se foram dois objectivos. Sem ponta-de-lança, o treinador vê-se obrigado a malabarismos com o Hulk. Mas com um Falcao já estaríamos apurados."

Miguel Guedes
"Precisamos de um bom ponta-de-lança"

"Financeiramente o FC Porto fica numa posição mais frágil para ir ao mercado em Janeiro e receio que isso possa condicionar algum reforço. É evidente que precisamos de um bom ponta-de-lança, porque um não é solução e o outro ainda não pode ser uma opção. A mágoa não pode tolher o discernimento e a Liga Europa é uma oportunidade para aproveitar."

in "ojogo.pt"

FC Porto não será cabeça-de-série

O FC Porto foi o quinto melhor 3º classificado da fase de grupos da Liga dos Campeões, o que equivale a dizer que não será cabeça-de-série no sorteio dos 16-avos-de-final da Liga Europa, a realizar no dia 16 deste mês. Os dragões ficam desde já a saber que podem defrontar Manchester City, Manchester United, Olympiacos ou Valência, sendo que este grupo de cabeças-de-série ficará completo com os 12 vencedores dos grupos da Liga Europa (entre os quais o Sporting, que não pode calhar ao FC Porto).


in "ojogo.pt"

"Atitude e carácter é este o caminho"

A eliminação precoce da Liga dos Campeões proporcionará a Vítor Pereira um dos maiores desafios da carreira: neste momento, adensa-se a dúvida de como é que o plantel irá reagir perante a ausência na competição mais aliciante da temporada e uma das poucas que a maior parte destes jogadores ainda não conseguiu vencer. No regresso ao trabalho depois do empate com o Zenit, Vítor Pereira começou por utilizar os primeiros cinco minutos do dia para conversar com o plantel; o treinador dissecou os acontecimentos da véspera, elogiou a exibição e entrega de todos os jogadores, mas olhou sobretudo para o que se segue. "Tenho confiança na nossa equipa", foi uma das frases que se ouviu do treinador, que não deixou de recordar a boa resposta oferecida pelos jogadores nos últimos jogos, nomeadamente na recepção ao Zenit. Os elogios ao passado recente, como forma de motivar a equipa para o futuro, foram o mote de uma conversa que reuniu todo o plantel disponível no meio de um dos relvados do Olival. "Atitude e carácter, é este o caminho", pediu também o treinador, de uma forma bem audível, no lançamento do jogo que se segue, a visita de sábado a Aveiro para defrontar o Beira-Mar.
Apesar do afastamento da Champions, um duro golpe nos objectivos definidos para esta época, o ambiente que se viveu no regresso ao trabalho esteve longe de ser parecido, por exemplo, com aquele que se seguiu à estrondosa derrota em Coimbra. Desta vez, e apesar de compreensivelmente não ter havido grandes manifestações de alegria, também não houve ninguém cabisbaixo ou em silêncio absoluto. No grupo, existe a noção de que tudo foi feito para colocar a equipa nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, pelo que, e apesar do afastamento, há o sentimento de que agora é preciso seguir em frente com a mesma atitude e dinâmica evidenciadas nos últimos três jogos. Falta saber, porém, qual será a resposta que a equipa dará em Aveiro. O futuro começa a jogar-se com o Beira-Mar...

in "ojogo.pt"

Confidente de Robson não deu sorte no Dragão

David Stephens recebeu a réplica da Taça de 1994 e assistiu ao empate do F.C. Porto com o Zenit.


David Stephens, o inglês que comprou a réplica da Taça cedida pelo F.C. Porto à fundação Bobby Robson, esteve no Estádio do Dragão para receber o troféu e assistir ao embate com o Zenit. O nulo estragou um dia de festa.

Maisfutebol contou-lhe a história no final de Outubro. Stephens pagou seis mil euros para ficar com a recordação da Taça de Portugal 1994/95.O empresário inglês conheceu Bobby Robson no Porto e quis, desta forma, homenagear o falecido treinador.

O actual director-geral da Retail Sparks Connect Ltd morou em São Mamede de Infesta no primeiro semestre de 1994, enquanto estudava no Invicta ao abrigo do programa Erasmus. Conheceu Robson e este mostrou-lhe o F.C. Porto. Nunca mais voltou a Portugal mas o carinho perdurou.

«Têm sido dias fantásticos. Volto amanhã a Inglaterra mas terei de regressar mais vezes ao Porto. Apaixonei-me de novo pela cidade e só foi pena o empate do F.C. Porto. Estive no estádio e fui bem recebido. Falei com o presidente Pinto da Costa e recebi a réplica da Taça pelas mãos de Fernando Gomes», explica David Stephens ao Maisfutebol.

Adepto do Ipswich e do F.C. Porto, o inglês viveu emoções fortes no Estádio do Dragão. «Fiquei a conhecer o novo estádio, que é fenomenal. Disse isso mesmo ao presidente. O ambiente criado pelos adeptos também é fantástico. Fui muito bem tratado pelo Porto, recebi o troféu, jantei na tribuna presidencial e assisti ao jogo no camarote.»

«Acho que o Porto merecia vencer o jogo. Aliás, ao ver aquilo, fiquei a pensar que a equipa de Robson de 1994 teria mesmo vencido o Zenit. Robson era mais ofensivo, seria assim desde o primeiro minuto. Mas o Porto jogou bem, tentou tudo no final e infelizmente não conseguiu», concluiu David Stephens, em conversa com o nosso jornal.

in "maisfutebol.iol.pt"

Caminho livre para o Samurai

BELLUSCHI PODE BENEFICIAR COM A LESÃO DE DEFOUR



O meio-campo portista poderá voltar a contar com a criatividade de Belluschi a tempo inteiro, no sábado, diante do Beira-Mar. O Samurai vê os seus concorrentes diretos por um lugar ao lado de João Moutinho encostados às “boxes” e posiciona-se já na linha da frente para regressar ao onze, o que não acontece desde a derrota dos dragões frente à Académica, a contar para a Taça de Portugal.
Este cenário ganhou força depois de ter sido diagnosticada uma contusão muscular na face anterior da coxa esquerda a Defour, na sequência de uma falta cometida por Fayzulin nos segundos finais da primeira parte do jogo de anteontem. O belga já não regressou dos balneários após o intervalo do confronto com os russos, cedendo o seu lugar ao ponta-de-lança Kléber. O período de paragem do médio deverá estender-se até ao final deste ano civil, regressando à competição apenas em 2012. Isto mesmo foi adiantado pelo representante do jogador, Paul Stefani, ao RTL Sport, da Bélgica, ao início do dia de ontem e confirmado, mais tarde, no sítio oficial do próprio jogador: “Vou ficar de fora durante três semanas.”
in "record.pt"

Moutinho entra no Chelsea com "ajuda" de David Luiz

VENDA DO CENTRAL PODE RENDER 17,5 MILHÕES



O Chelsea pretende investir o dinheiro da venda de David Luiz na compra de João Moutinho ao FC Porto, avança a comunicação social britânica esta quarta-feira.
Os relatos acrescentam que a Juventus estará disposta a pagar 15 milhões de libras (mais de 17,5 milhões de euros) por David Luiz, e dar mais 2 milhões (mais de 2,3 milhões de euros) por Alex, outro central brasileiro, que tem já garantida a saída de Stamford Bridge.
Só com estas duas transferências, o Chelsea conseguirá abater quase 20 milhões de euros na cláusula de rescisão de Moutinho, que é de 40 milhões de euros.
Todavia, a revolução que André Villas-Boas lidera com total apoio de Roman Abramovich, dono do clube, vai permitir gerar ainda mais algumas verbas resultantes do alívio sobre a folha salarial que representa as saídas de Drogba, Anelka ou até Lampard, como hoje também é noticiado na comunicação social britânica.
Depois, é preciso acrescentar que Abramovich também estará disposto a abrir os cordões à bolsa pagando por reforços de peso.
in "record.pt"

Bruno Alves foi ao "seu" balneário

CENTRAL FALOU COM EX-COLEGAS


Bruno Alves revelou ontem ter visitado o balneário do FC Porto, no final do jogo de terça-feira. “Fui falar com os meus ex-companheiros e estava um ambiente de desilusão no balneário. Mas eles deram e tentaram tudo; por isso, penso que foi nos jogos anteriores que não conseguiram o apuramento”, disse, em declarações à Antena 1, pedindo paciência aos “exigentes” adeptos portistas: “É preciso dar mais tempo ao Vítor Pereira, que tem novos métodos de trabalho. Nada na vida é imediato.”


in "record.pt"

Indisciplina afastou Rodriguez

Cristian Rodriguez foi afastado do grupo de trabalho do FC Porto após uma azeda troca de palavras com o técnico Vítor Pereira, no decorrer do treino realizado na quinta-feira passada. 

Desde essa altura o avançado uruguaio tem trabalhado no ginásio, longe dos companheiros e fora dos planos da equipa técnica. Os dragões confirmam que o jogador não pisa o relvado e não justificam o afastamento com qualquer lesão, pois, na verdade, foi uma quebra nas regras de disciplina interna que provocou esta ruptura entre o futebolista e o treinador Vítor Pereira. 

Rodriguez foi utilizado frente ao Shakhtar e ao SC Braga, dava mostras de poder voltar à equipa a qualquer momento, mas este acto considerado excessivo penalizou-o e teve efeitos negativos imediatos, ao empurrá-lo para fora dos convocados frente ao Zenit. 


in"abola.pt"

Álvaro Pereira, Rolando e Fernando para negociar

Os dragões estão agora mais receptivos do que nunca a vender alguns dos seus activos mais valiosos. A eliminação da Champions, a urgente necessidade de liquidez e até algum excesso de alternativas para uns quantos lugares da equipa são razões fortíssimas para o FC Porto poder agora abrir mão de alguns dos seus jogadores sem que isso coloque em causa as legítimas ambições do clube em revalidar o título nacional e defender o da Liga Europa.

A verdade é que é um desperdício, especialmente nos tempos que correm, ter tanto capital empatado para quem acabou de sair da Champions, igualmente da Taça de Portugal, e pode muito bem dar conta do recado com o que tem ou ainda o que está para vir. Como Danilo, que chega em Dezembro e ficou por qualquer coisa como quase 18 milhões de euros, Cristian Atsu, emprestado ao Rio Ave, e talvez um ponta-de-lança. Como Teófilo Gutierrez, por exemplo, que é de quem se tem falado mais. O avançado é companheiro de Radamel Falcao na selecção colombiana. 

Na linha da frente, nesta montra com preços menos inflacionados do que no Verão - as cláusulas de rescisão serão agora uma referência nas operações de transferência que estão em vista ou até mesmo já em cima da mesa - estão Rolando, Fernando e Álvaro Pereira, defesa uruguaio que a administração portista segurou em Outubro com a melhoria de contrato, extensão do mesmo e subida do montante da cláusula a troco de maior abertura e disponibilidade negocial já em Janeiro ou no máximo no final do ano.

O encaixe com a saída de dois ou mesmo três destes jogadores desta lista prioritária, mesmo não respeitando os valores das respectivas cláusulas, permitiria o ambicionado desafogo financeiro para os dragões. Guarín, Sapunaru e Fucile seriam outras soluções a ter em conta em operações conjuntas, assim como, no fim da lista, mas com preço já tabelado... João Moutinho. Jóia da coroa azul e branca muito desejada pelo Chelsea, sobretudo por Villas Boas.


in  "abola.pt"

«Defour assinava já por dez temporadas», diz empresário


Defour (foto ASF)

Steven Defour está feliz da vida no FC Porto. A lesão contraída ontem no jogo com o Zenit não desmotiva o médio belga que está a viver experiência incrível no Dragão.

«Defour não está contente, está super-contente. Está a ser uma experiência fantástica para ele, inacreditável. Espero que o FC Porto esteja tão satisfeito como ele. Defour assinava já por dez épocas. No clube todos fazem tudo por ele», disse Paulo Stefani em declarações à Antena 1.

O empresário espera que a primeira época de Defour no Dragão seja um sucesso: «Esperamos que consigam vencer o campeonato e fazer coisas boas na Liga Europa. Esperamos também que Defour jogue e faça um bom trabalho. No final da época veremos como estão as coisas.»
in "abola.pt"