domingo, 10 de abril de 2011

Liga Europeia: FC Porto empata no reduto do US Coutras

DRAGÕES DEFRONTAM BARCELONA


Com a presença na final-8 da Liga Europeia assegurada, o FC Porto deslocou-se a França para defrontar o US Coutras e de lá saiu com um empate a sete golos, em partida da 6.ª jornada do grupo D da prova.
Na fase decisiva da Liga Europeia, os dragões voltam a encontrar o Barcelona, equipa com quem jogou no ano passado também na fase decisiva. Na altura, os dragões empataram a 4 golos com os catalães, num dos melhores jogos da prova.
Ordem de jogos:
Liceo Corunha-Noia, 18 de maio
Blanes-Candelária, 18 de maio
FC Porto-Barcelona, 19 de maio
Valdagno-Reus, 19 de maio

in "record.pt"

De volta a casa pela porta grande

MOUTINHO COMEÇOU A CARREIRA NO PORTIMONENSE


João Moutinho, pois claro… O internacional português foi o centro das atenções, ontem à noite, na chegada da comitiva portista ao Algarve. O filho pródigo voltou a casa e fê-lo com o estatuto de novo campeão nacional. Motivos suficientes para a euforia que se gerou no seu redor.
O jogador, de 24 anos, bem tentou passar de forma discreta pelo aeroporto de Faro, escondendo-se atrás dos mediáticos Villas-Boas, Hulk e Falcão. Contudo, essa estratégia não surtiu o efeito desejado e o médio acabou por tirar fotografias e dar autógrafos da praxe às duas dezenas de adeptos presentes. Dessa forma, acabou por ser o último portista a entrar no autocarro do clube.
in "record.pt"

Portimonense-F.C. Porto (antevisão): História e sobrevivência

Dragão quer festejar sem derrotas, Portimonense quer... resistir


Conquistado o título agora é hora de descomprimir. Ou não, porque a cultura dos dragões não permite. Até porque outro valor se levanta: ser campeão sem derrotas. Um feito que a equipa de Villas-Boas quer certamente alcançar para igualar o registo da equipa do Benfica de 1972/73, a única que se pode gabar desse feito. Há pois um objectivo extra no FC Porto, depois de garantir o campeonato com mérito e antecedência. 

Enquanto a equipa de Villas-Boas tenta um feito inédito no clube, o Portimonense luta pela sobrevivência. E, para ficarem na História, os azuis-e-brancos não podem (mesmo) descomprimir. Levantar um pouco o pé do acelerador, talvez, mas sem travar a fundo. É que em Portimão mora um conjunto a lutar pela sobrevivência, e que, apesar do último lugar, tem mostrado carácter e muita vontade de continuar a manter-se vivo. 

Villas-Boas terá pois que ter algum cuidado na rotação (e poupanças) que efectuará para não ser surpreendido e deixar cair por terra o único aliciante que a sua equipa ainda tem na prova: terminar sem derrotas.

Fucile, Otamendi e Álvaro Pereira eram baixas já conhecidas, por estarem castigados. Não vão a jogo e Helton e Varela, com pequenos problemas físicos também não. Resta saber se André Villas-Boas dará descanso a outros elementos mais utilizados.

No Portimonense, Carlos Azenha também está privado de elementos importantes, como André Pinto, Soares e Pedro Silva II, ausentes por castigo. Por lesão, Ivanildo, Vilas Boas e Aragoney também estão afastados do jogo. Com estas limitações, só sobraram dezassete jogadores. Mas ambição não falta a Carlos Azenha que só pontuando continuará a alimentar a esperança do Portimonense poder chegar à última jornada a depender de si próprio.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

PORTIMONENSE: Ventura; Ricardo Pessoa, Di Fábio, Ruben Fernandes e Ricardo Nascimento; Elias e Pedro Moreira; Lito, Hélder Castro e Candeias; Kadi
Outros convocados: Pedro Silva I, Nilson, Wakaso, Pires, Mourad e Patrick

FC PORTO: Beto; Sapunaru, Maicon, Rolando e Sereno; Fernando, Guarin e João Moutinho; Hulk, Falcao e James
Outros convocados: Kieszek, Belluschi, Souza, Ruben Micael, Cristian Rodríguez, Mariano Gonzalez e Walter

in "maisfutebol.iol.pt"

Rúben e Belluschi no menu de gestão

Três castigados e quatro jogos em 10 dias mudam face do dragão. Apenas quatro habituais titulares no onze provável (Rolando, Fernando, Hulk e Falcao). E há seis em risco para o leão! 

O FC Porto entra em campo pela primeira vez na Liga já campeão: a honra das boas vindas ao novo rei pertence ao Portimonense, dirigido por um ex-técnico adjunto bicampeão (Carlos Azenha, com Jesualdo, em 06/07 e 07/08), mas com um Portimonense em aflições, não será muito cómodo a André Villas Boas fazer a gestão que pretende ou entende, pois, embora subliminar, AVB mantém forte o desejo de ser campeão sem derrotas, para se juntar ao inglês Jimmy Hagan (Benfica, 72/73, 28 vitórias e 2 empates) nesse circulo restrito apenas ao gentleman de County Duhran, falecido há pouco mais de 12 anos.

Com a equipa a acumular jogos sobre jogos, uma maioria de titulares já perto e/ou acima das 40 partidas, mas com uma ponta final de época previsivelmente ainda mais desgastante, a redistribuição de papéis e tarefas vai sendo pensada, nesta altura, de acordo com um facto incontornável acima dos calores recentes: quatro jogos nos próximos dez dias! Logo, e com a defesa destroçada (Fucile, Otamendi e Álvaro Pereira castigados), AVB não teria grandes condições para mexer mais no sector, mas deixa Helton no Porto, entregando a baliza a Beto (já campeão), mas admitindo-se, até, que possa jogar Kieszek, a zero na Liga.



in "abola.pt"

Cristian Rodriguez à beira da centena

Cristian Rodriguez deverá completar hoje 100 jogos com no FC Porto. Caso jogue em Portimão, como é previsível, seja a titular seja a suplente utilizado (saiu do banco em 12 dos 13 jogos que fez na Liga Zon-Sagres), o Cebola arredonda o currículo para a primeira grande marca de referência no universo azul, um marco que celebrará já como campeão nacional, o que o deixaria, então, duplamente feliz. 

Rodriguez foi a grande bicada do FC Porto na águia durante o defeso de 2008/2009, um daqueles desvios provocadores em que o dragão assenta parte da sua estratégia anual de combate ao rival dos rivais, e na altura os inimagináveis sete milhões de euros pagos ao PSG não geraram qualquer crítica na órbita azul e branca: afinal, o FC Porto tinha roubado um dos jovens mais influentes e queridos do Benfica!

E Rodriguez entrou, de facto, a deslizar sobre carris no Dragão: enérgico, fértil, agressivo, desenvolto, eficaz, engenhoso, goleador. Foram 45 jogos e cinco golos na primeira época, com Jesualdo, a época do tetracampeonato e a sua melhor até agora, embora na temporada seguinte, ainda com o professor, tenha marcado mais golos (7), mas realizando já muito menos jogos, basicamente por um cúmulo de lesões musculares. 


in "abola.pt"