quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Vítor Pereira confirma: Danilo ainda não pode jogar

Treinador admite que não tem a confirmação de poder utilizar o brasileiro frente ao Rio Ave


Vítor Pereira confirmou, em conferência de imprensa, que Danilo ainda não está devidamente inscrito pelo F.C. Porto na Liga, num problema totalmente alheio ao clube, como, de resto, o Maisfutebol já tinha dado conta.

Confrontado com a possibilidade de utilizar o reforço contratado ao Santos já frente ao Rio Ave, Vítor Pereira foi esclarecedor: «Ainda não tenho a confirmação de que possa ser utilizado.» E se esta chegar entretanto? «Vamos ver», respondeu. 

O treinador do F.C. Porto falou de uma integração gradual, imprescindível para uma rápida adaptação do lateral ao futebol português. 

«O Danilo chegou vindo de uma paragem e tivemos de ter algum cuidado inicial com a integração, nos primeiros dias. Já está a assimilar algumas ideias e é um jogador com qualidade com o qual contamos», afirmou.

Polivalente, o brasileiro desempenha funções na ala direita da defesa ou no meio campo. No F.C. Porto será na linha mais recuada que deverá jogar mais vezes. O que não quer dizer que não possa migrar. 

«Veio para jogar a lateral direito, mas em função das necessidades que tivermos avaliaremos onde nos poderá ajudar mais. Só o tempo o dirá», concluiu. 

Vítor Pereira: «Quem não é exigente fica de fora»

Treinador do F.C. Porto explica opções no onze, com base nas críticas do empresário de Fucile


Vítor Pereira explicou, em conferência de imprensa, o critério que tem baseado as suas escolhas para os jogos do F.C. Porto. O técnico foi confrontado com a possibilidade de Fucile ou Sapunaru deixarem o clube, face à escassa utilização e ao aperto do mercado e explicou por que tem preferido outras opções. 

«A gestão que faço é muito fácil. Resume-se a esta ideia simples: exigência máxima. Quem me der resposta no sentido dessa exigência no jogo e no treino tem a minha confiança total. É esta ideia que me faz tomar as decisões», começou por dizer.

Perante a insistência e lembrando as críticas do empresário de Fucile que acusou Vítor Pereira de não falar com o lateral, o treinador repetiu a mensagem, frisando que não estava a referir-se apenas ao uruguaio. 

«O meu critério é muito simples. A minha ideia é: quem for exigente e quem responder com exigência em termos de trabalho no treino e no jogo faz parte das minhas escolhas. Quem não o faz fica de fora. O critério é este para o Fucile, para o Sapunaru ou seja para que jogador for. Como é esta ideia simples que sustenta todas as minhas decisões, estou de consciência tranquila», assegurou.

Vítor Pereira: «Esta é uma posição desconfortável para nós»

Treinador do FC Porto fala da liderança perdida e do Rio Ave


Vítor Pereira diz que o segundo lugar na Liga «é desconfortável» para o FC Porto e quer recuperar a liderança «o mais depressa possível».

«Perdemos o 1º lugar, mas foi uma semana normal. Preparámos o jogo da mesma forma. Queremos e vamos à procura do primeiro lugar porque não estamos satisfeitos com esta posição», afirmou o treinador na antevisão ao jogo de sábado com o Rio Ave: «Vamos ter pela frente um adversário organizado que tem um treinador que tem um feito um belíssimo trabalho ao longo dos anos.»


«Esta é uma posição desconfortável para nós. Não é normal. Não convivemos bem com isso, mas só podemos trabalhar para recuperar a posição que queremos. Queremos reconquistar o 1º lugar o mais depressa possível e queremos jogar bem, com qualidade», prosseguiu, falando da diferença para o Benfica, agora sozinho na frente: «São dois pontos. É verdade que uma equipa como a nossa prefere andar na frente. A condicionante psicológica pode advir daí.»

«Não vamos esperar o jogo com o Benfica para decidir o campeonato»

Vítor Pereira desvaloriza embate na Luz para as contas do campeonato, frisando que todos os jogos são decisivos


Vítor Pereira quer voltar a ser líder o mais rapidamente possível. A mensagem foi deixada com veemência pelo treinador do F.C. Porto, que não pensa no jogo da Luz como a chave para ser campeão. 

«Não vamos estar à espera do jogo com o Benfica para decidir o campeonato. É preciso ganhar já o próximo. Todos os jogos decidem os campeonatos e é já no próximo com o Rio Ave que estamos focalizados e temos de ganhar. Temos de trabalhar para ganhar mais três pontos e no fim faremos as contas», referiu o técnico do F.C. Porto, em conferência de imprensa.

Questionado sobre a importância do duelo com os encarnados, Vítor Pereira recusou-se a atribui-lhe o rótulo de embate capital: «Decisivo é o jogo do Rio Ave, no sábado. Temos de ganhar e somar três pontos. Depois vamos ter de somar três pontos no jogo seguinte e por aí fora. Ainda faltam muitos jogos até ao jogo com o Benfica.»

O F.C. Porto inicia, agora, um período com muitos jogos em casa, entre as várias competições que disputa. Para Vítor Pereira o facto não altera nada, porque a sua equipa entra em qualquer campo com a mesma responsabilidade: ganhar.

«Temos de ganhar em casa e fora. É assim a vida de um clube como o F.C. Porto. A nossa responsabilidade é lutar sempre pela vitória. Não temos qualquer responsabilidade acrescida por jogarmos em casa, mas sabemos que para termos a nossa massa associativa connosco temos de responder com compromisso total e entrega total ao jogo. É essa exigência que estamos habituados e queremos corresponder porque eles merecem», frisou. 

Sobre o mercado e a possível chegada de um avançado ao Dragão, o técnico evitou comentar, dizendo que o clube «está a trabalhar» e as suas funções são outras. «Só falo de saídas e entradas quando forem confirmadas», disse, em síntese.

in "maisfutebol.iol.pt"

Juventus volta à carga por Guarín

Frustrada a contratação de Martín Cáceres ao Sevilha, a Juventus volta a colocar a mira em Fredy Guarín, do FC Porto.

De acordo com a Imprensa italiana, o clube de Turim deverá sair de cena pelo internacional uruguaio, depois de ter visto o Sevilha declinar uma proposta de sete milhões de euros pelo jogador.

É neste contexto que Guarín volta a ser apontado como possível reforço da Juventus, resta saber se já em janeiro, ou na próxima época.

O médio colombiano, de 25 anos, está vinculado aos dragões até 2014, com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.


in "abola.pt"

Defesa que dá garantias corta o mal pela metade

Já se disse que a derrota do FC Porto em Coimbra (3-0), que marcou o afastamento dos azuis e brancos da Taça de Portugal, foi um momento de viragem para a equipa. Daí para cá, foram muitas as mudanças que Vítor Pereira operou e se os reflexos se notaram nos resultados, a verdade é que a equipa evoluiu, sobretudo, em termos defensivos. Até ao jogo de Coimbra, a defesa do FC Porto concedia, em média, um golo por jogo, acabando por sofrer 18 em outros tantos encontros. Mas de então para cá, Vítor Pereira conseguiu estabilizar o sector, de tal forma que nos últimos sete encontros sofreu apenas quatro golos, reduzindo para quase metade a permeabilidade defensiva.
As razões desta melhoria de rendimento assentam na dupla Rolando/Otamendi, que se afirmou finalmente, depois de o técnico ter experimentado Mangala até com um sucesso relativo. Mas nos últimos encontros tem sido flagrante sobretudo a subida de rendimento de Álvaro Pereira. Em Alvalade, o uruguaio regressou ao seu melhor, numa exibição marcada pelo lance em que evitou o golo em cima da linha da baliza de Helton.
A única aposta que subsistiu à derrota de Coimbra foi Maicon, que o técnico vai justificando com o facto do central lhe garantir um equilíbrio defensivo que Sapunaru e Fucile não lhe proporcionavam, mas que tem tido em Djalma outro factor que tem contribuído para dar consistência àquele sector.

in "pjpgp.pt"

Pinto da Costa reprova Alvalade

Pinto da Costa comentou ontem a polémica gerada pelas imagens do túnel de Alvalade, que já levaram a UEFA a pedir ao Sporting para as cobrir. Referindo-se ao assunto como "coisas consideradas negativas", Pinto da Costa também não gostou da ideia: "Nem colocava, nem nunca deixaria colocar as imagens que estão no túnel de Alvalade, no Estádio do Dragão", referiu à SIC.
Ontem, a Comissão de Apoio à Recandidatura (CAR) de Pinto da Costa, liderada por Fernando Cerqueira, organizou uma conferência de Imprensa para lançar oficialmente uma nova campanha para convencer o presidente do FC Porto a comprometer-se por mais um mandato. "Falta mais de um ano para as eleições e acho prematuro arrancar já com essa candidatura, porque não tenho ainda uma posição definida", comentou à Rádio Renascença. Quase a festejar 30 anos na presidência do clube, Pinto da Costa garantiu, para já, querer cumprir até 2013. "A única garantia que posso dar é que tenciono manter-me no meu lugar até ao final do mandato. Depois, veremos. Até 2013, está garantido. O futuro a Deus pertence e é muito cedo para estarmos a falar disso", sustentou.
A CAR ambiciona ver construída a piscina olímpica e uma revisão dos estatutos no próximo mandato de Pinto da Costa.

in "ojogo.pt"

Certificado de Danilo chega a tempo

Danilo vai ser opção para o Rio Ave. O certificado internacional ainda não foi emitido, condição essencial para que possa ser convocado, mas o Santos vai desbloquear a situação em breve. Pelo menos é essa a convicção do FC Porto, que acredita numa resolução em tempo útil para o encontro com os vila-condenses - até ao início da tarde de amanhã -, sem que seja necessário recorrer à FIFA, hipótese equacionada, conforme O JOGO noticiou.
Uma vez burocraticamente disponível, será Vítor Pereira a determinar se Danilo está já em condições de ser chamado. O jogador admitiu que precisaria de dez dias para estar operacional - período que completa amanhã -, mas não é seguro que o treinador considere o processo de adaptação adiantado ao ponto de o chamar já. Em todo o caso, hoje há conferência de Imprensa e Vítor Pereira poderá revelar as suas intenções.
Na prática, falta apenas que o Santos aceda ao Transfer Matching System para validar, através de um simples clique, a transferência. O presidente do emblema de Vila Belmiro está de férias na Bahia, mas o FC Porto não aceita isso como justificação para este adiamento, visto que o OK é dado informaticamente. Ou seja, não requer a presença de Luiz Álvaro Ribeiro, o líder do Santos, que, como se sabe, está em rota de colisão com o Grupo DIS, o mesmo que gere os interesses do reforço portista. E é no meio deste aparente braço-de-ferro que se encontra o FC Porto, que já pagou o jogador e o quer ver disponível o mais rápido possível.
Alheio a todo este imbróglio, Danilo vai trabalhando no Olival - "Os treinos estão intensos!", escreveu ontem no Twitter -, dando sinais de que está em condições de ser chamado. Pelo menos, como se pode perceber pelas declarações de Defour, já conquistou os novos companheiros.

in "record.pt"

«O James está preparado para ser o novo Hulk»

Saída do Incrível colocaria «mais pressão» em cima do jovem colombiano


Uma transferência de Hulk durante o mês de Janeiro não é uma perspectiva verosímil. De qualquer forma, quando e se o avançado brasileiro sair do F.C. Porto, os dragões podem estar descansados. É essa a mensagem passada pelo empresário de James Rodríguez

«O James está preparado para ser o novo Hulk», afirma Sílvio Sandri ao Maisfutebol. «É jovem, mas tem muita cabeça e qualidade. Só pensa no F.C. Porto e, se o Hulk saísse, teria de lidar com mais pressão e podia ser a maior figura do clube.»

James tem contrato com o Porto até 2016 e uma cláusula de rescisão no valor de 45 milhões de euros. E se fosse o próprio James a sair? «Não, é difícil. As condições pedidas pelo F.C. Porto são muito elevadas e ele tem um papel a desempenhar dentro do clube. Naturalmente, se algum emblema fizesse uma grande oferta, tudo podia acontecer.»

«Para já, e essa é a única verdade, o James só pensa em ser cada vez mais influente no F.C. Porto.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Desforra por Alex Sandro está a prejudicar Danilo

ANTOS RETÉM CERTIFICADO INTERNACIONAL



A hipótese de Danilo se estrear de azul e branco, no sábado, frente ao Rio Ave, está praticamente colocada de parte pelo facto do Santos não ter a intenção de libertar o certificado internacional do jogador até amanhã. Só uma mudança repentina – que não se adivinha – na forma como o seu anterior clube está a conduzir a fase final do processo de transferência permitirá ao brasileiro estar entre os disponíveis de Vítor Pereira.
Segundo informações recolhidas por Record, esta posição do Santos baseia-se num alegado atraso portista no pagamento dos direitos económicos sobre Alex Sandro – o emblema de São Paulo detinha 15 por cento do passe –, embora os azuis e brancos já tenham pago a totalidade dos 13 milhões de euros pelos quais foi acordada a transferência de Danilo.
in "record.pt"

Caudal sem travão

EQUIPA COM MAIS REMATES E MENOS FALTAS



Mesmo tendo perdido na última jornada o estatuto de ataque mais concretizador do campeonato, o FCPorto não deixou de ser a equipa que mais procura atingir a baliza adversária. Os dragões rematam muito e ganham cantos como mais ninguém na Liga.
É o futebol ofensivo de que Vítor Pereira não abdica desde o primeiro dia e é com essa mentalidade que os campeões nacionais vão encarar o encontro com o Rio Ave, onde procuram recuperar do empate de Alvalade e da consequente perda da liderança.
in "record.pt"