quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Defesa que dá garantias corta o mal pela metade

Já se disse que a derrota do FC Porto em Coimbra (3-0), que marcou o afastamento dos azuis e brancos da Taça de Portugal, foi um momento de viragem para a equipa. Daí para cá, foram muitas as mudanças que Vítor Pereira operou e se os reflexos se notaram nos resultados, a verdade é que a equipa evoluiu, sobretudo, em termos defensivos. Até ao jogo de Coimbra, a defesa do FC Porto concedia, em média, um golo por jogo, acabando por sofrer 18 em outros tantos encontros. Mas de então para cá, Vítor Pereira conseguiu estabilizar o sector, de tal forma que nos últimos sete encontros sofreu apenas quatro golos, reduzindo para quase metade a permeabilidade defensiva.
As razões desta melhoria de rendimento assentam na dupla Rolando/Otamendi, que se afirmou finalmente, depois de o técnico ter experimentado Mangala até com um sucesso relativo. Mas nos últimos encontros tem sido flagrante sobretudo a subida de rendimento de Álvaro Pereira. Em Alvalade, o uruguaio regressou ao seu melhor, numa exibição marcada pelo lance em que evitou o golo em cima da linha da baliza de Helton.
A única aposta que subsistiu à derrota de Coimbra foi Maicon, que o técnico vai justificando com o facto do central lhe garantir um equilíbrio defensivo que Sapunaru e Fucile não lhe proporcionavam, mas que tem tido em Djalma outro factor que tem contribuído para dar consistência àquele sector.

in "pjpgp.pt"

Sem comentários: