domingo, 4 de setembro de 2011

Vítor Pereira explica Alvaro Pereira e Walter


Por um lado, os dragões resistiram ao assédio do Chelsea. Por outro, o treinador não colocou Walter na lista para a Champions


Vítor Pereira não fugiu a dois temas que marcaram os últimos dias do F.C. Porto. Por um lado, os dragões resistiram ao assédio do Chelsea e seguraram Alvaro Pereira. Por outro, o treinador ficou com Kléber como substituto de Falcao e não colocou Walter na lista de jogadores inscritos para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Antes de mais, o mercado. A pressão e o assédio fizeram-se sentir, naturalmente. «É um período complicado para os jogadores, que ficam sensíveis a propostas daqui e de acolá. É natural que isso mexa com as emoções dos jogadores. Para o treinador, é um período complicado porque a estabilidade é importante para o trabalho», começou por dizer.

«Já passou e estou muito satisfeito com o plantel. Acreditamos que vamos chegar aos títulos», acrescentou o técnico portista, garantindo que não ficou desiludido com a ausência de mais um reforço para a frente de ataque. «Nada desiludido. Temos um plantel com soluções suficientes.»

Vítor Pereira deixou um voto de confiança a Walter. Contudo, face à escassez de jogadores formados no clube, o avançado brasileiro foi um dos elementos afastados da Liga dos Campeões. «Inscrevemos os jogadores que nos podem dar a resposta pretendida. Os que não foram inscritos são jovens e precisam de tempo. Na reabertura da janela, veremos a situação. Agora, queremos ter os que nos permitem ter soluções», explicou.

«Walter vai ter oportunidade de provar»

«O Walter está a trabalhar muito bem e vai ter oportunidade de provar as suas qualidades. Quando o fizer, terá com certeza a sua oportunidade também depois na Liga dos Campeões. Tem trabalhado muito bem, está confiante e acreditamos que, após um ano de trabalho e adaptação, acreditamos que pode ser o Walter que se notabilizou no Brasil», frisou o treinador.

Alvaro Pereira foi alvo de intenso assédio do Chelsea. Segundo Pinto da Costa, o clube londrino abordou mesmo o lateral sem autorização. O F.C. Porto segurou o uruguaio e este tem trabalhado com afinco.

«O Alvaro é um profissional exemplar, que viveu um período em que surgiu uma proposta e, naturalmente, mexeu um pouco com o lado emocional. Mas foi sempre um profissional grande. A proposta foi abaixo da cláusula, a vontade do jogador era ficar, e temos um Alvaro a treinar a um nível altíssimo. Não vou dizer se vai ser convocado, mas está disponível», disse Vítor Pereira.

Na recta final da conferência de imprensa no Olival, o treinador do F.C. Porto desmentiu ainda uma notícia a relatar mau ambiente no balneário azul e branco. «A falta de seriedade é tanta que às vezes incomoda. Os jogadores estão a treinar com uma dinâmica muito grande. A diferença de personalidades é natural. O André tem a sua personalidade, eu sou diferente, mas vejo a resposta no dia-a-dia de grande qualidade e profissionalismo», rematou.



in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto falha acesso à Liga dos Campeões

APÓS DERROTA COM PARTIZAN BELGRADO



O FC Porto falhou o acesso à Liga dos Campeões, após perder com o Partizan Belgrado, este domingo, por 26-33.
Depois de um primeiro tempo equilibrado entre as duas formações, os homens do Partizan deram a volta ao marcador em cima do intervalo e a equipa nortenha nunca mais conseguiu recuperar.
O FC Porto vai agora disputar a Taça EHF, entrando para a 3.ª ronda da competição.
in "record.pt"

Guarín titular no triunfo da Colômbia

VITÓRIA POR 2-0 SOBRE AS HONDURAS



O portista Fredy Guarín alinhou os 90 minutos na vitória colombiana sobre as Honduras, por 2-0, na madrugada deste domingo, num encontro particular que se disputou na Red Bull Arena, em Nova Iorque.
Os dois golos dos cafeteros foram apontados pelo avançado Teófilo Gutiérrez, aos 25’, de grande penalidade, e aos 72’.
in "record.pt"

Por um Lugar na história


O FC Porto averbou ontem uma importante e histórica vitória na Eslováquia, frente ao Tatran Presov, pela margem mínima (29-28) e após um final sofrido, mas ficou a um triunfo de se apurar para a fase de grupos da Liga dos Campeões, algo que os campeões nacionais nunca lograram. A formação de Ljudomir Obradovic irá defrontar hoje, na final da qualificação, pelas 17 horas, o Partizan de Belgrado, que ontem, e também em Presov, venceu o AEK de Atenas (26-25).
Ontem, o jogo dos azuis e brancos começou bem mas vacilou de seguida. A defesa 3x2x1 não funcionou, o que permitiu ao Presov conseguir um parcial de 4-0 (12-8). Contudo, o FC Porto aproveitou da melhor forma a exclusão de Dainis Kristopanse e, com um parcial de 3-0, voltou a equilibrar.
No segundo tempo, as mudanças de sistema defensivo dos eslovacos não alteraram o jogo e os portistas, ao entrarem com um parcial de 6-2 (18-22), e obtendo um excelente aproveitamento das superioridades numéricas, acabaram por se estabelecer na frente do marcador até ao final da partida. Só mesmo no último minuto é que o Presov conseguiu reduzir a desvantagem para um golo e ameaçou com o empate. Mas Hugo Laurentino, com uma defesa no último ataque esloveno, manteve o sonho portista em aberto.

"Vamos ter de ganhar ao Partizan"

O treinador portista, Ljudomir Obradovic, mostrou-se feliz após o triunfo frente ao Presov e não deixou de dar uma palavra de apreço aos seus atletas: "Estou muito satisfeito. Parabéns aos meus jogadores, que lutaram sempre até ao fim e mostraram muita entrega."
Segundo o técnico portista, "o Partizan é uma equipa muito experiente e que joga a um nível mais lento". Contudo, Ljudomir Obradovic mostrou, a O JOGO, acreditar na vitória de hoje: "Temos de melhorar algumas coisas, sobretudo ao nível defensivo. Mas vamos ter de ganhar ao Partizan, porque só assim iremos conseguir o tão desejado apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

"Estamos mais perto..."

"A vitória frente ao Tatran Presov era um passo muito importante. Com ela, agora estamos mais perto de conseguir o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões que tanto desejamos", afirmou Ricardo Moreira a O JOGO, mostrando-se agradado com a presença na final. Para o capitão portista, "foi um jogo difícil e tal como era previsto foi disputado até ao último minuto".
Já a pensar na partida decisiva para o FC Porto, Ricardo Moreira afirmou: "O Partizan é uma equipa muito possante. Joga um andebol mais duro e mais lento, que aposta tudo na defesa, graças a atletas com grande altura."

Figura

Hugo Laurentino
Guardar o sonho

O guarda-redes do FC Porto, Hugo Laurentino, foi uma das grandes chaves da defesa. Nos últimos minutos da partida os dragões conseguiram gerir a vantagem no marcador de forma inteligente, mas foi Hugo Laurentino, que no último segundo defendeu um remate de longa distância, a acabar por impedir o Presov de chegar ao empate e ao... prolongamento.

in "ojogo.pt"

Pinto da Costa: "Chelsea falou com o Álvaro sem autorização"


O mercado encerrou e Pinto da Costa fez um balanço do defeso numa curta entrevista ao "Porto Canal" em que acusou o Chelsea de ter abordado ilegalmente Álvaro Pereira. "Tive uma conversa com ele em que me disse que foi convidado pelo Chelsea, mas mal porque falaram sem autorização do FC Porto, o que vai contra os regulamentos da UEFA e da FIFA. Fizeram-lhe uma proposta, ele ficou perante essa situação, mas nunca disse publicamente, nem a ninguém, que queria sair. E a prova disso é a forma como tem treinado, estando apto para jogar. Espero que na próxima actuação, pelo menos quando o virem entrar em campo, alguns senhores sintam vergonha do que andaram a dizer", sublinhou.
Pinto da Costa criticou ainda as constantes notícias sobre a saída de jogadores do clube. "Desde o Fucile, ao Álvaro Pereira, ao Guarín, ao Moutinho, não houve nenhum que não fosse dito categoricamente por alguns jornais, em particular por "A Bola", que era seguro que saíam", acusou, insistindo no assunto. "Foram ao ponto de dizer, no dia 31, estúpida e ignorantemente, que era seguro que ia sair e que estava metido no negócio o Lukaku, um belga que, nem que quiséssemos e o Chelsea também, nunca poderia vir porque já tinha jogado no Anderlecht e no Chelsea e, como todos sabem menos eles, não pode na mesma época representar três clubes", frisou.
Não saiu o Palito, mas El Tigre foi vendido para lamento do presidente portista. "Perdemos o Falcao, que foi um jogador importante, mas temos o Kléber em quem acreditamos muito", referiu.

in "ojogo.pt"

Defour à espera que lhe dêem asas


Aos 16 anos já jogava na 1ª Divisão belga; aos 18 era internacional pelo seu país; aos 19 tinha a braçadeira de capitão do Standard. Defour espera por oportunidades no FC Porto, mas para ele a vida é uma corrida. É a essa adrenalina que a Red Bull se associa, transformando o médio numa das suas principais coqueluches. Quando não está a jogar futebol, Defour pode andar pelos ares num dos aviões da marca de bebidas energéticas, num dos monolugares da sua equipa de Fórmula 1 ou, num momento de rara acalmia, sentado nas bancadas da Red Bull Arena, casa do actual líder da Bundesliga austríaca, o Red Bull Salzburgo.
Nem a marca nos soube explicar como começou esta história entre um dos melhores jogadores belgas e uma das bebidas mais famosas do mundo, mas quando Defour se lesionou com gravidade, há quase três anos, recebeu mais do que uma carta de Alex Ferguson a desejar-lhe as melhoras... Num momento de infortúnio, a Red Bull "pegou" no jogador e levou-o para a Áustria. Deu-lhe asas, literalmente. De muletas, Defour foi conhecer o aeroporto privado da marca em Salzburgo, teve uma experiência de voo e acabou o dia a ver um jogo de futebol.
Mais? O seu casamento, em inícios de Junho, foi patrocinado ao mais alto nível, reforçando uma ligação que já fez do médio um dos membros do júri de uma prova de "street style" (habilidades com bola) ou um dos rostos de um videojogo. A Red Bull adora Defour e quer associar aquilo que o futebolista representa aos valores de uma marca que vale cerca de cinco biliões de dólares por ano. Segundo contou a O JOGO um dos responsáveis pelo marketing, o médio sabe muito bem a que portas bater quando quiser algo tão simples como... organizar um churrasco em casa com os amigos!
Eventos, festivais, provas de automobilismo... Defour vai com a Red Bull a todas, num casamento sem contrato e que oferece tudo ao internacional belga, menos dinheiro. A essência está em viver experiências, como aquela que levou o jogador à fábrica dos cristais Val Saint Lambert, por onde Defour passava todos os dias a caminho dos treinos e onde jogou futebol com o guarda-redes Logan Bailly graças a uma iniciativa da marca. Sem fazer estragos, consta...
Para a empresa austríaca, Defour é uma mina. Para o FC Porto, ainda é um simples diamante. A Red Bull dá-lhe asas, mas só Vítor Pereira lhe pode oferecer minutos de jogo!

"Sabe que nada vai cair do céu..."

Defour está a lutar com Belluschi por um lugar no onze a apresentar na Marinha Grande, mas já percebeu que a concorrência é apertada. "Ficou surpreendido com a qualidade que encontrou e já sabe que nada vai cair do céu", diz-nos o seu empresário, Paul Stefani. Não é a Red Bull que lhe vai dar oportunidades, pelo que lhe resta correr atrás. "Foi bom não ter sido chamado à selecção, assim pode ganhar pontos no clube", insiste o agente, que revela que Defour está a escolher casa e a adaptar-se muito facilmente à cidade.

Manchete em Espanha e alvo assumido de Ferguson

Em 2008, Steven Defour foi considerado o melhor jogador na Bélgica. Tinha 20 anos e, naturalmente, o seu nome começou a ser apontado a voos mais altos. Muito mais altos. Ao ponto de o diário "Marca" o ter nomeado, em mais do que uma manchete, como a alternativa a Xabi Alonso para o reforço do meio-campo. Estávamos já em 2009 e Rafa Benítez prendia o agora merengue a Anfield Road, pelo que emergiu Defour como a solução para o Real Madrid. Por esta altura, também Alex Ferguson pensava no capitão do Standard para o Manchester United. Depois, e como se sabe, chegaram as lesões...

in !ojogo.pt"

A primeira vez de ... Gil


Chegou agora e já está com os craques

Vítor Pereira ainda não contou com nenhum dos internacionais e decidiu recrutar um jogador aos sub-19, entre aqueles que não estavam convocados para o encontro da tarde com o Braga (3-0 para os azuis e brancos). O eleito foi Gil Dias, um defesa-central que se estreou a treinar com o plantel principal. Também era difícil que já tivesse lá estado porque acabou de chegar ao clube, proveniente do Gondomar, onde fez toda a formação desde os 11 anos. Foi um dos pilares da equipa que surpreendeu na época passada ao chegar à fase final do campeonato. Trata-se de um central poderoso no jogo aéreo, especialmente "felino" na marcação individual, e rápido. Além disso, foi sempre uma referência no ataque, nas bolas paradas, uma característica que encaixa na perfeição no perfil dos centrais do FC Porto. As exibições ao serviço do Gondomar não só convenceram os responsáveis portistas a avançar para a sua contratação como o levaram à Selecção Nacional de sub-19, onde tem presença assídua nos últimos tempos.

NOME COMPLETO Gil Emanuel Viana Dias
IDADE 18 anos (18/08/1993)
ALTURA 1,89 m
PESO 75 kg
POSIÇÃO Defesa-central
CLUBES Gondomar e FC Porto

in "ojogo.pt"

Anzhi admite ataque a Hulk

CLUBE RUSSO NÃO REVELA VALOR OFERECIDO


Afinal o Anzhi Makhachkala, tal como Record escreveu em devido tempo, preparou e levou a cabo uma investida para contratar Hulk. Nem o facto do Incrível ter uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros serviu para desencorajar o emblema russo que se tornou um protagonista de mercado a partir da sua aquisição por parte do bilionário Suleyman Kerimov.
O propósito do emblema da República do Daguestão foi assumido pelo diretor-geral German Chistyakov, em declarações à imprensa russa. “É verdade que estivemos em negociações com o FC Porto, mas estas foram interrompidas 15 dias antes do fecho do período de transferências. Relativamente a quantias referidas na imprensa, apenas posso dizer que nunca fizemos uma proposta nesse moldes. Esses números não são apenas incorretos, como não têm nada a ver com a realidade do mercado do futebol”, salientou quando confrontado com as referências insistentes a uma oferta concreta na ordem dos 87 milhões que teria sido recusada pelos responsáveis da SAD portista.
in  "record.pt"

«Não vou ficar à espera da reforma de Helton» - Beto

Beto partiu para a aventura romena com vontade de voltar mais forte. «Coração fica no Dragão», vinca. Quer ser campeão no Cluj e regressar à Selecção, com o Europeu na mira.

Beto partiu ontem rumo à nova aventura na Roménia, com a firme determinação de vingar na equipa de Jorge Costa para voltar ao FC Porto e à Selecção Nacional. «Estou muito motivado e, naturalmente, com aspirações de jogar com maior assiduidade. Tenho contrato com o FC Porto e vou para o Cluj para regressar ainda mais forte», destacou o guarda-redes à partida para o Leste da Europa.

No Dragão, Beto não viu outra alternativa que não fosse a saída. Helton não tem dado hipóteses aos concorrentes e para o guardião português seria mau ficar mais um ano praticamente inactivo, apesar de não admitir que tal cenário fosse garantido caso continuasse...

«Parabéns ao Helton por tudo o que fez nos dois anos em que lá estive. Mas não me rendo a evidência nenhuma! Podia, eventualmente, estar a jogar eu. Ele é um grande guarda-redes, mas também acredito muito em mim», comentou Beto, que espera regressar dentro de um ano. Viaja para a Roménia à espera que Helton entre na reforma para agarrar o lugar no Dragão? «Não vou ficar à espera da reforma do Helton nem de ninguém. Não é com desistências que quero jogar no FC Porto, mas sim por mérito próprio», vincou ainda a propósito dessa questão.



in "abola.pt"