sábado, 16 de abril de 2011

Pinto da Costa diz que não recebeu felicitações da CM Porto

Pinto da Costa esteve este sábado de visita à Afurada (Vila Nova de Gaia), onde se vai realizar o tradicional "jantar dos campeões" e sublinhou que «a grande mágoa dos portistas» é não ter recebido as felicitações da Câmara e que «a primeira visita depois do título deveria ser nos Paços do Concelho [do Porto]».


O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, disse hoje que o clube recebeu felicitações pela conquista do título nacional de futebol «de todo o país e ilhas», mas não da Câmara Municipal do Porto.
Pinto da Costa esteve este sábado de visita à Afurada (Vila Nova de Gaia), onde se vai realizar o tradicional "jantar dos campeões" e sublinhou que «a grande mágoa dos portistas» é não ter recebido as felicitações da Câmara e que «a primeira visita depois do título deveria ser nos Paços do Concelho [do Porto]».
Em alternativa, foi a São Pedro da Afurada, onde foi recebido na Junta de Freguesia, seguindo depois para a Casa do FC Porto daquela freguesia de Gaia, sempre num "banho de multidão".
«Há dois anos quando vim à Afurada na minha primeira visita oficial, prometi que no próximo título este seria o primeiro local que visitaria. No ano passado não foi possível porque não somos especialistas em túneis», disse o dirigente portista. «Ninguém pode fugir ao seu destino e o nosso é ganhar e voltaremos aqui», acrescentou.
Pinto da Costa falou ainda sobre a recente polémica envolvendo a Benfica TV e o comentador Sérgio L. Bordalo, que terá dito «desejar muito sinceramente que o presidente do FC Porto festeje o próximo título junto daqueles a quem dedicou este», ou seja Pôncio Monteiro e José Maria Pedroto.
«É importante não ter medo, mesmo quando esse canal televisivo deseja a morte de alguém, mas para esse senhor, o Vítor Hugo já o imortalizou ao escrever 'Os Miseráveis'», ironizou Pinto da Costa.
in "sapodesporto.pt"

Villas-Boas: «Premier League é a melhor do Mundo»

Treinador do F.C. Porto recorda vivências com Bobby Robson

O sucesso do F.C. Porto continua a motivar a curiosidade da imprensa internacional. Neste sábado, André Villas-Boas respondeu a várias questões em inglês, na recta final da conferência de imprensa no Olival, falando sobre a Premier League e a importância de Bobby Robson no seu trajecto. 


Antes de mais, o jovem técnico procurou explicar a fórmula vencedora dos dragões. «O segredo vem do talento que temos à nossa disposição. Temos a sorte de ter enorme talento, a cultura do clube também é determinante, tem sido decisiva nos últimos anos. Tudo isto tem um enorme impacto no que sentimos e na mística do clube. Todos os jogadores envolvidos sentem o desejo e a necessidade de vencer. É uma mistura de competência dos jogadores com a força do clube, a nível nacional e internacional», começou por dizer.



«Há maior possibilidade de sucesso numa estrutura de topo como esta. O caminho para o sucesso fica ligeiramente mais curto, desta forma. Tive a sorte de apostarem em mim, tenho apenas de agradecer-lhes, sinto-me muito feliz por poder viver esta experiência», acrescentou o treinador do F.C. Porto.



André Villas-Boas recorda Bobby Robson com saudade: «Foi há muitos anos, mas ele foi decisivo no amor que senti pela profissão. Não seria aceite em muitos cursos se não fosse ele, devido à uma idade. Também possibilitou a minha entrada no Porto. Mantivemos uma ligação até à sua morte. Sente-se um respeito enorme pela pessoa que nos abriu portas, e lembro-me muito bem dos treinos a que ele me levou no F.C. Porto.»



Respondendo a questões colocadas para a BBC World Service Radio, o jovem técnico deixou a sua opinião sobre a Premier League, onde trabalhou como observador de Mourinho no Chelsea. «A Premier League é sempre a liga de topo no Mundo. Houve um momento em que foi a Liga de Espanha, também em Itália nos anos oitenta, mas penso que esse título está entregue a Inglaterra, que atrai os melhores jogadores», considerou.



Espera voltar a Inglaterra, no futuro? «Como já disse, não quero estar muito tempo nesta carreira, mas quero ter orgulho no trajecto que fiz. Se chegar a esse nível, deverei muito às pessoas da Académica e do F.C. Porto. Não sou obcecado pelo que posso atingir ou não na minha carreira, vivo o presente e estou muito feliz aqui, pelo trajecto que me levou nos sub-8 até aos seniores», concluiu Villas-Boas.

Villas-Boas anuncia o titular à direita: «Sereno»

Treinador portista fala sobre o onze e a insatisfação de Walter


André Villas-Boas sem rodeios. Jorge Fucile está lesionado, enquanto Sapunaru cumpre castigo. Otamendi seria uma solução, depois de ter jogado à direita na selecção da Argentina, no Campeonato do Mundo, mas a decisão está tomada: Sereno será titular.


O treinador do F.C. Porto, aliás, revelou que já tinha escolhido o lateral antes da viagem a Moscovo. Ou seja, mesmo com Fucile em boas condições físicas, o central português surgiria no onze: «Antes de irmos para Moscovo, já tinha comunicado ao Sereno que seria ele a jogar nessa posição. Sentia que, pelo que se passou em Portimão, seria uma boa altura para o Sereno ser testado à direita. Tem cumprido de uma forma inexcedível na posição, à esquerda.»



Desfeita uma dúvida, sobra outra. Quem entra para o meio-campo portista, face à exclusão de Fernando? Ruben Micael surge na linha da frente, com Souza como alternativa ou até uma surpresa. Ainda assim, os dados apontam para o português. «Ainda não estão tomadas decisões, nessa questão», afirmou o técnico, quando confrontado com o nome do internacional luso.



«A ausência do Fernando tem a ver com algum cansaço, mas nada que os outros também não sintam. Achámos útil termos mais soluções atacantes no banco. O calendário é apertado, já jogámos quinta/domingo, mas é a primeira vez que jogamos com tão curto espaço de tempo de recuperação (ndr. dragões folgaram na sexta). Mas penso que não teremos problemas nesse aspecto. Acho que o tempo é curto mas suficiente para estarmos frescos», frisou Villas-Boas. 



Walter veio a público anunciar uma provável saída no final da época. O treinador compreende a insatisfação do jogador, apenas isso. O brasileiro está convocado e continuará a ser opção: «É um desabafo natural, nada mais que isso. Não é o menos utilizado, tem a felicidade de se ter mostrado a um grande nível mas chocou com competitividade máxima no plantel.



«É mais difícil triunfar num ambiente competitivo alto. Queremos que ele triunfe, sabe a mensagem que lhe transmiti, porque o fiz à frente de todos os outros. Esperamos ter ainda o Walter motivado e com mais vontade de ficar do que de sair», concluiu Villas-Boas.

Villas-Boas: «Ligeiro desconforto perante o Sporting»

Treinador do F.C. Porto pretende vitória no clássico do Dragão


André Villas-Boas, treinador do F.C. Porto, admite que os dragões têm uma motivação particular para enfrentar o Sporting. Os leões garantiram um empate no único confronto da temporada. Um pormenor que, ainda assim, aquece o clássico deste domingo no Estádio do Dragão.


«Fizemos um belíssimo jogo em Alvalade, com a nossa identidade, tivemos sequências de passe muito boas. É um empate, depois tivemos de resistir vinte minutos com dez jogadores. Muito possivelmente, com onze jogadores, iríamos vencer esse jogo. Não há qualquer sentimento de vingança, como não houve contra o V. Guimarães», começou por dizer o técnico.



Pouco depois, o treinador do F.C. Porto abriu mais o jogo. «Este é um clássico e os clássicos têm de ser ganhos. Já nos custou perder um (ndr. com o Benfica na Taça), não queremos perder outro» afirmou, acrescentando: «Acho que a motivação está inerente ao clássico. Não é por aí que os jogadores se sentem mais ou menos motivados. Há este sentimento, não de vingança, mas de ligeiro desconforto. Há muita vontade de vencer o Sporting, por ter sido uma das equipas que nos parou neste trajecto.»



«Espero que se encontrem rapidamente»



«O Sporting é uma equipa competente, com individualidades que são do conhecimento de todos. Queremos manter este percurso, numa segunda volta incrível», avisou André Villas-Boas. «O Sporting passou por um ano extremamente complicado, teve uma mudança de técnico e andam à procura de um rumo. Não tem sido um ano fácil, espero que se encontrem rapidamente porque é uma equipa de peso e faz falta, em termos de competitividade interna. Faz falta um Sporting a outro nível e seguramente chegarão a outro nível na próxima época.»



O treinador do F.C. Porto deixou ainda um elogio ao actual homólogo leonino: «O José Couceiro é um homem que passa mensagem de forma muito clara e positiva. Parece-me clara a mensagem de que querem vir cá para ganhar, mas nós também. Isso tem peso em termos motivacionais.»



O F.C. Porto não vive com a obsessão de terminar a Liga sem derrotas. Já conquistou o título de forma invicta. Isso basta a Villas-Boas. «Todos os jogos são difíceis para preservar a invencibilidade, todos perspectivam a vitória e o mesmo irá acontecer com o Sporting. Temos de ultrapassar a questão da invencibilidade. Se acontecer, aconteceu, se não, está bem entregue. Não podemos esquecer que o F.C. Porto é campeão sem derrotas. Se assim ficar até final, logo se verá», rematou.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-Sporting (antevisão): 32 motivos de interesse

Um clássico que vale por si só numa distância considerável


Um clássico desprovido de interesse? Longe disso. F.C. Porto e Sporting discutem 32 questões no duelo deste domingo. Uma por cada ponto que separa as duas equipas, numa distância considerável na tabela classificativa da Liga 2010/11. Orgulho em jogo, antes de mais.

O F.C. Porto persegue uma série de objectivos menores nesta Liga, depois de uma vitória matemática sem registo de derrotas. Os dragões pensam na Liga Europa, sobretudo, sem perder as esperanças na Taça de Portugal. Tudo o resto virá por acréscimo, com ambição, sem obsessão. 

Nesse contexto, André Villas-Boas vai motivando o grupo com todas as marcas possíveis, estimulando a mente para combater o cansaço muscular. O Sporting, por exemplo, é a única equipa sem registo de derrotas frente ao Porto, esta época. Só jogou uma vez, de qualquer forma. E isso basta.

«Há este sentimento, não de vingança, mas de ligeiro desconforto. Há muita vontade de vencer o Sporting, por ter sido uma das equipas que nos parou neste trajecto», admitiu o jovem treinador portista, neste sábado.

Leões para a história

José Couceiro prepara o futuro do leão, sabendo que a cadeira que ocupa será entregue a outro no final da temporada. «Em primeiro lugar esta em causa o prestigio de uma grande instituição que é o Sporting. Qualquer que seja a diferença pontual, há sempre o orgulho», lembrou o técnico.

Uma vitória colocaria o Sporting na história desta Liga, ao terminar o ciclo invencível do líder. O empate seria o mal menor: os leões poderiam ficar com a menção honrosa e única de uma época sem qualquer derrota frente ao F.C. Porto.

Resumindo: este clássico vale por si só. São 32 pontos de diferença, apenas o terceiro lugar em discussão para a formação leonina e a motivação de um triunfo na ronda anterior, frente à Académica. «O F.C. Porto não é imbatível. Perdeu em todas as competições, menos na Liga», atirou Couceiro, denotando ambição.

Izmailov contra um defesa improvisado

Nos leques de escolha, destaque para a chamada de Marat Izmailov. O russo terá recuperado a confiança, depois de longa ausência por lesão e inúmeras questões laterais, anunciando um divórcio com o clube que está, por ora, adiado. 

José Couceiro procura reabilitar o jogador, pensando uma vez mais no futuro. João Pereira, Maniche, Pedro Mendes e Grimi ficam de fora por motivos físicos. Daniel Carriço está de volta a um leque de opções com 20 nomes. Hildebrand e Tales foram os únicos excluídos por opção.

No F.C. Porto, André Villas-Boas poupou apenas o fatigado Fernando. Sereno será o lateral direito, face à lesão de Fucile e ao castigo de Sapunaru. Ruben Micael está na linha da frente para entrar no onze, com Guarín a recuar para a posição mais defensiva do meio-campo. Mariano González volta às convocatórias. Belluschi e Emídio Rafael completam o leque de lesionados.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

F.C. PORTO: Helton; Sereno, Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; João Moutinho, Guarín e Ruben Micael; Hulk, Falcao e Varela.
Outros convocados: Beto, Otamendi, Souza, Mariano, James, Cristian Rodriguez e Walter. 

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Anderson Polga, Daniel Carriço e Evaldo; André Santos e Zapater; Vukcevic, Matías Fernández e Yannick Djaló; Hélder Postiga.
Outros convocados: Tiago, Cedric, Torsiglieri, Nuno André Coelho, Valdés, Izmailov, Salomão, Cristiano e Saleiro.

in "maisfutebol.iol.pt"

Juniores: F.C. Porto a uma vitória do título

Triunfo no Clássico deixa festa à vista


Basta apenas mais uma vitória para que o F.C. Porto garanta o título nacional de juniores. Um dia antes do Clássico principal, os «dragões» venceram o Sporting em sub-19 (3-1).

Ao intervalo já a equipa orientada por Rui Gomes vencia por 1-0, graças a um golo de Christian (20m). Tiago Ferreira aumentou a vantagem aos 58 minutos, mas José Lopes recolocou o Sporting na luta pela vitória (68m). Um golo do suplente Pipo, a doze minutos do fim, garantiu o triunfo portista.

Com três jornadas por disputar, o F.C. Porto tem sete pontos de vantagem sobre o Sporting. Os «dragões» têm agora três tentativas para fazer a festa: visita à Figueira da Foz, recepção ao Gondomar e visita ao Benfica. 

Resultados da 11ª jornada:
Benfica-V. Guimarães, 1-1
U. Leiria-Sp. Braga, 1-3
F.C. Porto-Sporting, 3-1
Gondomar-Naval, 1-2

Classificação:
1. FC Porto, 30 pts
2. Sporting, 23
3. Benfica, 19
4. V. Guimarães, 18
5. Sp. Braga, 18
6. Gondomar, 8
7. Naval, 7
8. U. Leiria, 4

in "maisfutebol.iol.pt"

Fernando Póvoas diz que equilíbrio de FC Porto pode levar equipa a Dublin


O vice-presidente do FC Porto garante que os portistas são a melhor equipa para vencer a Liga Europa. Fernando Póvoas elogia ainda as condições físicas dos jogadores do Sporting de Braga.


Fernando Póvoas considera-se impressionado por todo o trajecto desta equipa do FC Porto e pela goleada que os portistas fizeram em Moscovo.
«Esta é uma equipa que joga sempre para ganhar. O FC Porto impressiona pela sua vontade de ganhar. Chegou a Moscovo para fazer um resultado positivo e conseguiu».
Por tudo isto, Fernando Póvoas considera que esta é uma das melhores equipas de sempre.
«Eu gosto muito deste Porto pela missão que tem e pela qualidade do futebol. Também no tempo do Mourinho foram anos de excelência, onde se jogou futebol de grande qualidade», disse.
Acrescenta que o FC Porto é um dos favoritos para vencer a Liga Europa. «Está equilibrada na defesa e a meio campo, mas temos quatro grandes equipas com qualidade para ganhar. O Braga mostrou que sabe sofrer, também é uma equipa ambiciosa. O Benfica mostrou qualidade com jogadores que conseguem desequilibrar».
Fernando Póvoas revela ainda que o Sporting de Braga surpreende e pode chegar à final. Basta pensar no percurso da equipa de Domingos Paciência, refere.
«A nível físico o Braga tem melhores jogadores do que o Benfica. Eliminou o Sevilha, o Arsenal, o Celtic e o Liverpool. Tem todas as condições para surpreender na meia final», conclui.


in "tsf.pt"

FC Porto com espírito de líder

O FC Porto, líder da fase regular com apenas uma derrota em 22 jornadas - cedeu apenas frente à Académica de Coimbra -, entrou com o pé direito no play-off ao bater em casa o CAB Madeira por 88-78. Liderou três períodos e garantiu a vitória, com grande eficácia, antes do intervalo. Gregory Stempin foi o MVP da partida, com 27 pontos e 14 ressaltos (oito defensivos e seis ofensivos). O reencontro está agendado novamente para a casa dos dragões e já amanhã, às 17h30. No dia 22, é a vez de o CAB Madeira receber, no Funchal, o FC Porto nesta primeira eliminatória à melhor de cinco jogos.

in "ojogo.pt"

Moutinho: "Se fosse adeptos comprava já viagem para Dublin"

João Moutinho vive um misto de emoções por esta altura. Entre o discurso cauteloso, do pensar jogo a jogo, e a confiança de que o FC Porto tem todas as condições para marcar presença em Dublin, na final da Liga Europa. A pergunta saiu assim: se fosse um mero adepto dos azuis e brancos comprava já passagem para a capital irlandesa? Moutinho não a driblou. "Claro que compraria porque acredito nas nossas capacidades, mas a meia-final será difícil", avisou. A vontade do médio é a mesma de todo o grupo de trabalho "Queremos muito estar em Dublin. Felizmente, já tive a oportunidade de estar numa final europeia [contra o CSKA, em 2004/05], mas não venci. Agora, espero voltar a estar numa final e ganhar", frisou. Pelo menos, ao serviço do FC Porto, já conseguiu vingar essa derrota diante dos russos, em Alvalade. "Ganhámos a duas equipas russas, mas o que importa é realçar o trabalho que temos vindo a fazer ao longo da época, com grandes vitórias", salientou.

João Moutinho considerou que o FC Porto tornou a eliminatória com o Spartak "mais fácil" devido à atitude da equipa nos dois jogos. "Interiorizámos bem o que pretendíamos e conseguimos uma grande vitória. Fizemos um bom jogo em Moscovo, sabendo que o Spartak iria dar tudo, apesar do resultado volumoso no Dragão. Conseguimos controlar o jogo e, nas oportunidades que tivemos, soubemos matá-lo. Ter marcado primeiro foi importante porque isso deu-nos ainda mais confiança e retirou-a ao Spartak", analisou, admitindo que, desta vez, foi mais fácil jogar no sintético do Estádio Luzhniki. "Estávamos um pouco mais habituados e circulámos melhor a bola, mas também sabíamos que tínhamos de gerir bem o jogo e foi o que fizemos".

Agora, seguem-se os espanhóis do Villarreal que também despacharam o adversário dos quartos-de-final [Twente] por uma grande diferença de golos. "Não há muito a dizer, é uma boa equipa, mas esperamos vencer esta meia-final. Primeiro, temos vários jogos antes desse para nos preocupar e ainda é cedo para começarmos a estudar o adversário europeu", atirou.

A terminar, João Moutinho mostrou-se satisfeito por ter saído de Moscovo sem ver um cartão amarelo, evitando assim o castigo. "Felizmente não vi nenhum, o que me deixaria de fora da fase seguinte da prova. Se o mister achar que devo jogar, estarei disponível para o jogo", referiu

"Jogar com o Sporting ainda é especial"

Não foi fácil, mas João Moutinho acabou por abordar o clássico de domingo, com o Sporting, em que o FC Porto vai jogar pela primeira vez diante dos seus adeptos depois da conquista do título. O médio admitiu que "ainda é especial" defrontar a antiga, mas não pretende facilitar porque a ideia é chegar ao fim do campeonato sem derrotas. "Representei durante vários anos o Sporting, mas agora estou no FC Porto e quero muito vencer este jogo", frisou. Em Moscovo, João Moutinho actuou apenas 45 minutos, mais por causa da gestão dos amarelos do que por questões musculares. "Foi o mister que assim entendeu e que há que realçar que estamos todos aqui para ajudar. Se ele precisar de mim no domingo, estou disponível", garantiu.

Um ano de estreia que pode ser de sonho

Depois de quase uma vida inteira de leão ao peito, João Moutinho trocou Alvalade pelo Dragão para "conquistar títulos", como referiu na altura da sua contratação. A pouco mais de um mês do fim da época, o médio já levantou dois troféus de azul e branco e está nas meias-finais da Taça de Portugal e da Liga Europa. No Dragão, Moutinho já conseguiu concretizar o desejo de ser campeão nacional.

A época está a ser de sonho, mas o jogador quer mais. "Estou contente com o trabalho desenvolvido, está a correr muito bem, mas ainda não estou satisfeito porque queremos dar continuidade, queremos mais títulos. No Sporting cheguei a uma final no primeiro ano e não a venci, agora quero fazê-lo. Mas primeiro há outros jogos para pensarmos antes das meias-finais da Liga Europa", salientou. Moutinho esteve na final da Taça UEFA pelo Sporting, em 2005, tendo perdido, em Alvalade, para os russos do CSKA de Moscovo, equipa que se cruzou com os portistas este ano.

in "ojogo.pt"

"Hulk quer voltar a jogar a Champions pelo FC Porto"

Apesar do assédio de vários clubes, Hulk pode mesmo continuar no FC Porto durante a próxima temporada. A garantia foi dada por Teodoro Fonseca, empresário do avançado, que encontra vários motivos para viabilizar a continuidade do brasileiro em Portugal. "Todos sabemos que ele é um jogador que tem sempre muitos clubes a perguntar por ele, mas também é público que Hulk tem a cabeça no FC Porto. Para além disso, na próxima época há uma Liga dos Campeões para disputar e ele quer jogar essa competição pelo clube. O FC Porto, pelo que sabemos, também não pretende libertar o jogador, e hoje o que podemos dizer é que ele vai ficar no clube na próxima temporada. No entanto, se chegar uma proposta de 100 milhões, aí a coisa muda de figura. Neste caso como em tantos outros, é o mercado a ditar se há ou não uma mudança", começou por explicar Teodoro Fonseca, em declarações a O JOGO, mesmo sabendo que tal proposta pelo valor da cláusula é altamente improvável, para não dizer impossível.

O empresário brasileiro, que trabalha com Juan Figer, adiantou mais factores que ajudam a cimentar a convicção de que Hulk não sairá no final da temporada. "Ele está concentrado no que ainda falta conquistar na presente época e, para além disso, sente que já está num grande da Europa. Não adianta que venha um clube interessado sem estrutura, condições ou ambições. Hulk não é um jogador barato, e são poucos os clubes na Europa que têm a mesma estrutura do FC Porto. A família dele está bem no Porto, e Hulk não esquece o apoio que teve quando esteve suspenso. Agora sente necessidade de retribuir, e o casamento está a ser perfeito."

No seguimento da conversa (ainda antes de Moscovo, e antes portanto de se saber que Walter, também representado pelo empresário, dissera estar de saída), Teodoro Fonseca, que mantém um contacto permanente com Hulk, anunciou os objectivos do avançado. "Para já conseguiu o primeiro, que era ser campeão nacional, e agora vem o segundo, que é a conquista da Liga Europa. Está muito motivado para os jogos que se seguem. Depois, claro, também pretende garantir um lugar na selecção brasileira e ir à Copa América. Esse é outro dos seus grandes objectivos." E a Copa América joga-se já no próximo Verão...

in "ojogo.pt"

A um passo de Oliveira

VILLAS-BOAS PODE SOMAR 15.ª VITÓRIA CONSECUTIVA NO CAMPEONATO FRENTE AOS LEÕES


O que une o principal acionista individual da SAD do FC Porto para o futebol ao treinador da equipa para além do portismo de ambos e do desejo de vencer? Atrás desta pergunta há um recorde prestes a cair: as 15 vitórias conseguidas por António Oliveira na época de 1996/97 no campeonato nacional. Marca que o jovem treinador portista pode, pelo menos, igualar quando, na próxima jornada, receber o Sporting.
Quando Oliveira conseguiu as tais 15 vitórias consecutivas no campeonato tinha 44 anos e caminhava para o primeiro tricampeonato da história do FC Porto, a que se seguiria o tetra (também obra dele) e o penta (já com Fernando Santos no comando técnico). André Villas-Boas, de 33 anos apenas, pode alegar a sua juventude para desempatar esta “contenda” caso, no domingo, bata o Sporting e passe a igualar Oliveira na galeria dos feitos notáveis da história do clube azul e branco.
Mas Oliveira também pode alegar que completou a tal série de 15 jogos sempre a ganhar no campeonato com um “score” mais expressivo fruto, sobretudo, dos 48 golos marcados nessa fase, embora o FC Porto de Villas-Boas já possa gabar-se de, com menos 1 jogo, ter sofrido também menos 3 golos que o 1.º FC Porto da era António Oliveira.
in "record.pt"

Pronto-socorro chamado à direita

SERENO OU OTAMENDI PARA TRAVAR OS LEÕES


Cristian Sapunaru já estava fora do duelo com o Sporting desde a semana passada, depois de ter visto o quinto cartão amarelo no campeonato. As coisas complicaram-se para André Villas-Boas quando Jorge Fucile teve de abandonar o relvado em Moscovo, devido a uma lesão na clavícula.
As opções de raiz para o lado direito da defesa reduziram-se... a zero. Para travar o flanco esquerdo dos leões, o treinador do FC Porto terá de recorrer a um pronto-socorro para minimizar os estragos. Sereno e Otamendi são os senhores em questão.
in "record.pt"

Quando os opostos colidem no Dragão

VILLAS-BOAS NUNCA PERDEU COM O SPORTING E COUCEIRO FOI SEMPRE DERROTADO PELO FC PORTO


Um está ainda a dar os primeiros passos na carreira de treinador principal mas já tem dois títulos no currículo (Campeonato e Supertaça); outro apresenta um vasto percurso como técnico mas persegue ainda o primeiro troféu. André Villas-Boas e José Couceiro defrontam-se, pela primeira vez, no clássico do Dragão, num confronto que, apesar de nada significar no que respeita à disputa do título – esse já está garantido pelo FC Porto –, rodeia-se de motivos de grande interesse. Desde logo porque o virtual campeão nacional defende a invencibilidade na Liga Zona Sagres, frente ao único adversário que ainda não conseguiu vencer esta época a nível interno.
Um cenário que o Sporting está obrigado a contrariar para continuar a alimentar o sonho de chegar ao 3.º lugar, atualmente pertença do Sp. Braga. Mas, também no plano individual, o jogo de domingo encerra um curioso tira-teimas entre André Villas-Boas, que nunca perdeu frente aos leões, e José Couceiro, que sempre que mediu forças com o FC Porto foi derrotado.
in "record.pt"

Dragões quase certos no Pote 1 da Champions

NA PRÓXIMA TEMPORADA


O FC Porto está muito perto de assegurar presença no Pote 1 do sorteio da Liga dos Campeões de 2011/2012, que reunirá os oito cabeças de série da prova maior do futebol europeu entre clubes.
Com a vitória de quinta-feira sobre o Spartak de Moscovo e o apuramento para as meias finais da Liga Europa, os dragões subiram ao nono lugar do ranking de clubes da UEFA, imediatamente à frente dos italianos do AC Milan, de Itália.
São cabeças de série os oito primeiros da classificação correspondente à atual temporada, sendo que Liverpool (5.º) e Bayern de Munique (4.º) ainda não asseguraram a presença na prova milionária através das classificações nos seus campeonatos.
Se a equipa inglesa ou a alemã não conseguirem a qualificação, então, os novos campeões nacionais, que só estiveram no Pote 1 em 2004/2005, na condição de detentores do título, estarão em posição de evitar os mais fortes adversários na fase de grupos.
Uma outra possibilidade pode impedir o FC Porto de assegurar o Pote 1: caso o Schalke 04 vença a Liga dos Campeões, entrando diretamente para a edição do próximo ano por via do grupo de cabeças de série, em defesa do título.
O Benfica, por sua vez, está perto de assegurar o Pote 2 (do 8.º ao 16.º classificados), encontrando-se no 17.º lugar, mas com os alemães do Werder Bremen 12.º já fora da corrida e a AS Roma (16.º) ainda fora do apuramento por via da classificação no campeonato italiano.
A possibilidade do Schalke 04 vencer a atual edição da Champions também afetará os lugares de conveniência ao Benfica, ocupando a vaga pretendida pelo clube português.
Até chegar aos potes 2 ou 3, o Benfica ainda terá que jogar a 3.ª pré-eliminatória e o playoff de acesso à Liga dos Campeões.
Lista dos 10 primeiros do ranking da UEFA (2006/2007 a 2010/2011):
1. Manchester United, 146,014 pontos
2. FC Barcelona, 135,208
3. Chelsea, 129,014
4. Bayern Munique, 118,887
5. Liverpool, 115,014
6. Arsenal, 108,014
7. Real Madrid, 102,208
8. Inter Milão, 100,110
9. FC PORTO, 94,91910. AC Milan, 94,110
...
17. BENFICA, 78,919
in "record.pt"

Iturbe já desperta todas as atenções

Juan Iturbe continua a dar que falar e mais que escrever. O seu caminho rumo ao sucesso, à glória (?) ainda não terá sequer começado, mas já merece ampla cobertura mediática, elogios sem fim. 

Ontem, o argentino deu mais um passo de gigante para se tornar muito em breve o centro das atenções no futebol europeu, no Dragão ou noutro qualquer estádio onde o FC Porto jogue: a 'Marca', diário desportivo espanhol, concedeu ao sul-americano uma das suas páginas, página inteirinha, na rubrica dedicada aos rookies, jovens com elevado potencial instalado para brilharem a curto prazo.
Sob o título «O novo Messi guarani» - por Iturbe ter sangue indígena, descendente que é de paraguaios -, são descritas ao pormenor as características técnicas do internacional sub-20 argentino, «um extremo fino, também eléctrico e desequilibrador, uma pérola do mercado», ele que custou aos azuis e brancos a módica quantia de 3,5 milhões de euros, por um contrato de cinco épocas.



in "abola.pt"

Celta quer contratar Addy

David Addy, lateral emprestado pelo FC Porto à Académica, poderá transferir-se para o Celta na próxima época.

Um emissário dos galegos esteve em Coimbra para observar o jogador e a exibição do ganês, que já tinha sido avaliado noutras ocasiões, voltou a agradar, sendo certo que o emblema espanhol vai sentar-se à mesa com os dragões, detentores dos direitos desportivos de Addy, para negociar uma transferência para a Galiza.

O defesa, de 21 anos, já estará a par do interesse dos espanhóis mas deixa o futuro nas mãos dos azuis-e-brancos. Certa é a saída de Coimbra no final de 2010/11.


in "abola.pt"