sábado, 16 de abril de 2011

Moutinho: "Se fosse adeptos comprava já viagem para Dublin"

João Moutinho vive um misto de emoções por esta altura. Entre o discurso cauteloso, do pensar jogo a jogo, e a confiança de que o FC Porto tem todas as condições para marcar presença em Dublin, na final da Liga Europa. A pergunta saiu assim: se fosse um mero adepto dos azuis e brancos comprava já passagem para a capital irlandesa? Moutinho não a driblou. "Claro que compraria porque acredito nas nossas capacidades, mas a meia-final será difícil", avisou. A vontade do médio é a mesma de todo o grupo de trabalho "Queremos muito estar em Dublin. Felizmente, já tive a oportunidade de estar numa final europeia [contra o CSKA, em 2004/05], mas não venci. Agora, espero voltar a estar numa final e ganhar", frisou. Pelo menos, ao serviço do FC Porto, já conseguiu vingar essa derrota diante dos russos, em Alvalade. "Ganhámos a duas equipas russas, mas o que importa é realçar o trabalho que temos vindo a fazer ao longo da época, com grandes vitórias", salientou.

João Moutinho considerou que o FC Porto tornou a eliminatória com o Spartak "mais fácil" devido à atitude da equipa nos dois jogos. "Interiorizámos bem o que pretendíamos e conseguimos uma grande vitória. Fizemos um bom jogo em Moscovo, sabendo que o Spartak iria dar tudo, apesar do resultado volumoso no Dragão. Conseguimos controlar o jogo e, nas oportunidades que tivemos, soubemos matá-lo. Ter marcado primeiro foi importante porque isso deu-nos ainda mais confiança e retirou-a ao Spartak", analisou, admitindo que, desta vez, foi mais fácil jogar no sintético do Estádio Luzhniki. "Estávamos um pouco mais habituados e circulámos melhor a bola, mas também sabíamos que tínhamos de gerir bem o jogo e foi o que fizemos".

Agora, seguem-se os espanhóis do Villarreal que também despacharam o adversário dos quartos-de-final [Twente] por uma grande diferença de golos. "Não há muito a dizer, é uma boa equipa, mas esperamos vencer esta meia-final. Primeiro, temos vários jogos antes desse para nos preocupar e ainda é cedo para começarmos a estudar o adversário europeu", atirou.

A terminar, João Moutinho mostrou-se satisfeito por ter saído de Moscovo sem ver um cartão amarelo, evitando assim o castigo. "Felizmente não vi nenhum, o que me deixaria de fora da fase seguinte da prova. Se o mister achar que devo jogar, estarei disponível para o jogo", referiu

"Jogar com o Sporting ainda é especial"

Não foi fácil, mas João Moutinho acabou por abordar o clássico de domingo, com o Sporting, em que o FC Porto vai jogar pela primeira vez diante dos seus adeptos depois da conquista do título. O médio admitiu que "ainda é especial" defrontar a antiga, mas não pretende facilitar porque a ideia é chegar ao fim do campeonato sem derrotas. "Representei durante vários anos o Sporting, mas agora estou no FC Porto e quero muito vencer este jogo", frisou. Em Moscovo, João Moutinho actuou apenas 45 minutos, mais por causa da gestão dos amarelos do que por questões musculares. "Foi o mister que assim entendeu e que há que realçar que estamos todos aqui para ajudar. Se ele precisar de mim no domingo, estou disponível", garantiu.

Um ano de estreia que pode ser de sonho

Depois de quase uma vida inteira de leão ao peito, João Moutinho trocou Alvalade pelo Dragão para "conquistar títulos", como referiu na altura da sua contratação. A pouco mais de um mês do fim da época, o médio já levantou dois troféus de azul e branco e está nas meias-finais da Taça de Portugal e da Liga Europa. No Dragão, Moutinho já conseguiu concretizar o desejo de ser campeão nacional.

A época está a ser de sonho, mas o jogador quer mais. "Estou contente com o trabalho desenvolvido, está a correr muito bem, mas ainda não estou satisfeito porque queremos dar continuidade, queremos mais títulos. No Sporting cheguei a uma final no primeiro ano e não a venci, agora quero fazê-lo. Mas primeiro há outros jogos para pensarmos antes das meias-finais da Liga Europa", salientou. Moutinho esteve na final da Taça UEFA pelo Sporting, em 2005, tendo perdido, em Alvalade, para os russos do CSKA de Moscovo, equipa que se cruzou com os portistas este ano.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: