sábado, 13 de julho de 2013

Marselha-F.C. Porto (0-3), crónica


Duas estreias e um golaço: saldo positivo, claro, para um jogo que era apenas de preparação. 


Deu para lançar Herrera e Reyes (só na segunda parte) e deu para apreciar um golo de antologia de Iturbe (será que é desta que o jovem argentino pega de estaca no dragão?).



O F.C. Porto venceu o Marselha, em partida realizada em Sion, na Suíça, por 3-0.



Izmailov, aos 29, Jackson, aos 56, e Iturbe (77, e que golaço!!) fizeram os golos do conjunto portista, que voltou a dar boas indicações.



No primeiro grande teste para Paulo Fonseca, a formação azul-e-branca respondeu bem, embora tenha tido a tarefa facilitada, dado que o Marselha, por expulsão de Morel (ato indesculpável sobre Fucile), atuou com menos uma unidade, durante mais de meio jogo.



O Marselha criou algumas oportunidades até à expulsão de Morel, mas depois baixou de produção e foi mais fácil para o F.C. Porto controlar.



Numa partida que ficou muito descaracterizada com as alterações que foram feitas, valeram alguns bons momentos individuais, sobretudo o tiraço do jovem argentino Iturbe, no 3-0, sem dúvida o momento do jogo.



A primeira parte deu bons indicadores, ainda do que ponto de vista defensivo haja muito a acertar por Paulo Fonseca. Mesmo assim, a verdade é que o Porto continua sem sofrer golos nesta pré-epoca. O técnico fez alinhar 25 unidades neste encontro, o que dá conta das indefinições que ainda pairam no esquema portista.



F.C. PORTO (1.ª parte): Helton; Fucile, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Lucho e Josué; Izmailov, Kelvin e Jackson Martínez



F.C. PORTO (2.ª parte): Fabiano; Danilo (Licá, 81), Otamendi (Maicon 60'), Mangala (69) e Fucile (Abdoulaye 60'); Fernando (Herrera, 60) Carlos Eduardo (Reyes, 81) e Defour (Tiago Rodrigues, 81); Varela, Iturbe e Jackson Martínez (Ghilas, 69).



Brice Samba; Rod Fanni, Lucas Mendes, Souleymane Diawara e Baptiste Aloé; Benoît Cheyrou (Romao 66') e Morgan Amalfitano (Payet, 53'); Jordan Ayew (Anani 75'), André Ayew e André-Pierre Gignac (Valbuena 60').


in "maisfutebol.iol.pt"

Marseille 0-3 FC Porto - All Goals por simaotvgolo12

Juan Quintero: um talento «pequeno de mais para jogar futebol»

Eduardo Lara traçou-lhe a sentença: nunca dará jogador. Vai respondendo a cada toque na bola


Juan Quintero, o talento que foi uma das grandes revelações do Mundial Sub-20, não nasceu para jogar futebol. A afirmação não é nossa, no entanto. Pertence a Eduardo Lara, ex-selecionador sub-17 da Colômbia. E terá sido dita, cara a cara, ao reforço do F.C. Porto. 

«Não só privou-me de um Mundial Sub-17 como me disse umas palavras muito duras, que nem quero repetir, e que me fizeram sentir muito mal e desiludido comigo mesmo», assumiu o jogador numa entrevista ao jornal «El Tiempo», do seu país, em 2010.

O problema? Era demasiado pequeno. A história nunca foi contada oficialmente, mas Lara terá mesmo dito a Quintero para deixar o futebol e arranjar outra ocupação. «Talvez te safes como vigilante...» Na flor da idade e com muitos sonhos a preencher a cabeça, é difícil encontrar algo que magoe mais. 

O novo reforço portista teve de ser muito apoiado para continuar. Felipe Paniagua, presidente do Envigado, onde o colombiano se formou, conta ao Maisfutebol como o ajudou a ultrapassar esse período.

«O Lara gostava de jogadores grandes, potentes. Privilegiava o contacto físico. Ora, isto não tinha nada a ver com as características do Juan. Nunca soube ao certo o que lhe disse, foi algo que ficou entre eles. O Juan ficou algo afetado mas teve sempre o apoio do clube», conta Paniagua. 

O Envigado garante que nunca teve dúvidas sobre o talento que descobriu com 12 anos. «Ele foi a figura de um torneio muito importante no país para aquelas idades. Aos 16 já treinava com a equipa principal e assinou o primeiro contrato», revela. 

Um golo nos descontos e uma lesão arrepiante

A verdade é que o perfil de Juan Quintero não desagradava apenas a Eduardo Lara. «No início, como ele era assim pequeno e parecia frágil, os treinadores tinham algum receio em colocá-lo a jogar na primeira equipa. Mas em 2009 começou a jogar de vez em quando e mostrou logo qualidades», acrescenta. 

Uma eliminatória com o Deportivo Pasto, que permitia a subida de Divisão, ficou na memória dos adeptos e do próprio Quintero. Por bons e maus motivos. 

«No jogo da primeira mão, entrou aos 90 minutos e ainda conseguiu mandar uma bola ao poste e marcar o golo da vitória. Na segunda mão correu pior. Entrou a 15 minutos do fim e sofreu uma lesão gravíssima: fratura da tíbia. Esteve parado seis meses», conta Paniagua, que frisa que voltou ainda mais forte. «Em 2010 já era, praticamente, uma certeza no clube», refer.

«Com a bola nos pés faz maravilhas»

Felipe Paniagua acredita que Quintero poderá explodir em Portugal. «A Liga portuguesa adapta-se mais ao estilo dele. Em Itália há muitos cuidados defensivos. Em Portugal o jogo é mais coletivo e, além disso, está numa das duas melhores equipas do país e vai jogar competições importantes», recorda. 

Para o Envigado já é normal ver jogadores formados no clube a brilhar no estrangeiro. Foi assim com Fredy Guarin ou James Rodríguez, por exemplo. O presidente aproveita para separar as águas entre James e Quintero, contudo. 

«James joga melhor na ala do que o Juan. Ele é um dez puro. Não é tão forte sem bola, mas com a bola nos pés faz maravilhas. Tem uma técnica impressionante e é muito inteligente», sublinha. 

Por isso, acredita que o F.C. Porto fez a escolha certa e Quintero também. E deixa uma última nota que serve para uma reflexão paralela: «Ainda bem que em Portugal não têm regras a bloquear os jogadores estrangeiros, como em outros países. A Colômbia tem um potencial enorme e era, até há pouco, um mercado inexplorado.»

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto x Marseille: Teste elevado à chama do dragão

Depois do Valadares e do Maastricht, o «novo» FC Porto fabricado por Paulo Fonseca enfrenta este sábado (19h30) o primeiro teste de fogo da pré-temporada. Em Sion, na Suíça, o tricampeão português coloca-se à prova perante o histórico Olympique Marseille, no reencontro de Lucho González com a antiga equipa.
Depois das goleadas, um choque a «doer»
Nos já tradicionais duelos de menor grau de exigência a abrir a pré-temporada, o FC Porto acabou por trabalhar essencialmente os processos ofensivos e a finalização, tarefas traduzidas em goleadas sobre o Valadares (14x0) e o Maastricht (6x0).
Agora surge um adversário bem mais cotado e capaz de colocar problemas ao dragão de Paulo Fonseca, que destacou isso mesmo na antevisão ao duelo com os franceses, inserido na Valais Cup 2013: «O Marseille é uma equipa muito forte e tenho a certeza que vão ter a mesma abordagem que nós. Por isso, estou à espera que seja um jogo muito interessante.»
Será também uma oportunidade de outro nível para os reforços provarem que podem entrar no onze do tricampeão nacional. Ghilas, um dos destaques das primeiras duas semanas de trabalho, voltará a estar no centro das atenções, embora tenha saído mais cedo do treino de sexta-feira.
Os mexicanos Diego Reyes e Hector Herrera também podem ser lançados por Paulo Fonseca, que já deixou claro que os dois sul-americanos precisam de mais tempo para se adaptarem à nova realidade.
Jogo especial para Lucho
O jogo deste sábado tem ainda um condimento extra, uma vez que vai permitir a Lucho González defronta a ex-equipa. O médio argentino passou por Marselha entre 2009 e 2012, tendo conquistado uma Liga francesa logo no ano de estreia.

in "zerozero.pt"

F.C. Porto B perde primeiro jogo de preparação


O Desp. Chaves venceu o F.C. Porto B por 1-0 no primeiro jogo de preparação da formação secundária portista, este ano orientada por Luís Castro. 

O único golo do encontro realizado no Centro de Treinos do Olival foi apontado por Kuka, logo aos onze minutos. 

A partida decorreu de forma diferente do habitual, mas comum nas pré-temporadas. Em vez de duas partes de 45 minutos, jogaram-se três de 30 minutos.

Onze inicial do F.C. Porto B: Ventura, David, Bruno, Zé António, Quiñones, Mikel, Frederic, Graça, Caballero, Francisco Ramos e Ivo. 

Jogaram ainda Caio, Vítor Garcia, André Silva, Belinha, Vítor Andrade, João Costa, Ruben Macedo, Rui Moreira, Sérgio Ribeiro, Tomás Mota e Ricardo.


in "maisfutebol.iol.pt"

Festa e alegria a três horas do Marselha-FC Porto


Aglomerados de adeptos, provenientes de várias zonas da Suíça e Paris, já aguardam pelo começo do particular entre o FC Porto e o Marselha, marcado para as 19.30 horas.

Estão presentes ranchos, foram criadas zonas para as crianças permanecerem e estão nas ruas inúmeros comes e bebes. 

Ambiente festivo, em Sion, antes do particular entre os campeões nacionais e o Marselha.


in "abola.pt"

Cinco milhões por Rolando


Galatasaray e Zenit foram clubes associados ao central, que quer voltar ao estrangeiro.

Rolando continua sem saber o que lhe reserva o futuro. O defesa-central quer decidir depressa e bem, uma vez que os clubes estão a iniciar as respetivas temporadas e o jogador pretende abraçar um projeto que lhe permita alimentar esperanças em voltar a ser convocado para a Seleção Nacional, com vista à eventual participação no Campeonato do Mundo do próximo ano, no Brasil. 

Galatasaray e Zenit foram clubes ontem apontados como estando interessados em Rolando e o preço parece fixado: os dragões querem cinco milhões de euros pelo seu passe, sendo seguro, também, que o central pretende continuar a jogar no estrangeiro.


in "abola.pt"

Quintero celebra nas redes sociais

O nono reforço do FC Porto não demorou a revelar a satisfação pelo contrato com o FC Porto. E escolheu as redes sociais Twitter e Instagram para se mostrar equipado a rigor.

in "ojogo.pt"

Izmailov tem novo desafio

FONSECA DEDICOU ATENÇÃO ESPECIAL AO EXTREMO

Cumpres, mas não estás a ser suficientemente decisivo. Terá sido este o sumo da conversa que Paulo Fonseca manteve com Izmailov ontem de manhã, a julgar pelas poucas palavras que foram percetíveis.

A bem da verdade, não foi uma conversa... foram duas. E a segunda, após o final do treino, durou praticamente 20 minutos. Treinador e jogador, sozinhos, enquanto todos os outros elementos recolhiam ao balneário.

“Tens de arriscar mais”, percebeu-se na boca de Paulo Fonseca, quando se dirigia com Izmailov para a zona de acesso aos balneários. A mensagem acabou por surgir na sequência da iniciativa do russo, de 30 anos, que abordou o treinador quando os seus companheiros realizavam exercícios de alongamento muscular. Antes disso, mesmo antes do apronto, tinha sido o treinador a chamar o extremo para conversar – à altura com a conversa longe das linhas laterais a ficar totalmente em segredo entre os dois.
Antes de fazer uma “perninha” a lateral.

Ainda assim, percebe-se que Paulo Fonseca, de 40 anos, pretende espicaçar o russo para que mostre mais do futebol que chegou a encantar Alvalade.

Nos flancos

Mas Izmailov não foi o único elemento que joga nas alas a merecer atenção técnica ontem. Também Kelvin e Iturbe foram corrigidos e aconselhados pelos seus técnicos, sendo que o argentino, que tem andado algo cabisbaixo nas sessões de trabalho, nem pareceu muito concentrado nas palavras que tanto Paulo Fonseca como Nuno Campos lhe dirigiram. No entanto, acabou por apresentar-se a melhor nível nos exercícios posteriores às correções efetuadas pelos treinadores.

Reviver velhos tempos dando exemplo prático

• Paulo Fonseca concentrou-se ontem no trabalho dos homens que atuam sobre os corredores, mas, sobretudo, nos extremos. Tanto que até decidiu vestir o colete para mostrar aos seus pupilos como deveriam movimentar-se e abordar as jogadas frente aos laterais contrários. No caso, Paulo Fonseca foi, ele mesmo, o adversário, atuando durante largos minutos como defesa-esquerdo. Do outro lado do campo, o seu adjunto Nuno Campos também se colocou na pele de jogador e tentou limitar as ações de Licá, Iturbe e Kelvin, ele que, recorde-se, foi lateral-direito durante a sua carreira. Só a falta de “pernas” os retirou de campo...

in "record.pt^"

Pescara recebe perto de 8 milhões por Quintero

Cumprida a formalidade dos exames médicos, e tendo Quintero, de 20 anos, o preto no branco com o FC Porto, será então altura de serem conhecidos os contornos finais do negócio com os italianos do Pescara.

O valor da transferência será inferior a 10 milhões de euros, podendo cifrar-se nos 8 milhões. Todavia, ao contrário de Herrera, desta vez seria pela totalidade do passe.

in "record.pt"

Reyes e Herrera para analisar

PROVÁVEL ESTREIA DA DUPLA DE MEXICANOS

O segundo jogo-treino dos dragões aberto ao público nesta pré-temporada conta com um aliciante – melhor, com dois. E ambos falam castelhano. Diego Reyes e Héctor Herrera já devem ser utilizados por Paulo Fonseca frente ao Marselha, às 19h30, em Sion.

Os dois mexicanos do elenco tricampeão nacional farão assim a sua estreia não oficial com a camisola do FC Porto, depois de terem ficado de fora do jogo-treino realizado ainda durante esta semana, frente ao MVV Maastricht, em Mopertingen. A dupla acabou por ser preterida no desafio de quarta-feira, tendo realizado um treino rápido seguindo as ordens do treinador-adjunto Pedro Moreira.

No final, e embora tenha utilizado Ghilas, que se encontrava numa situação semelhante às de Reyes e Herrera, Paulo Fonseca acabou por justificar a decisão com o pouco tempo de preparação que os mexicanos ainda contabilizavam no FC Porto. Hoje tudo será ser diferente, na Suíça.

O desafio desta noite tem ainda uma outra curiosidade que pode servir de incentivo aos azuis e brancos: manter a sua baliza inviolável. É que feitas as contas entre o ensaio com o Valadares Gaia e o jogo-treino frente ao MVV Maastricht, os tricampeões marcaram 20 golos e não sofreram nenhum. Enfrentar uma equipa de cartel europeu, como é o caso do Marselha, permite aferir com dados de maior rigor analítico, a atual capacidade defensiva portista.

in "record.pt"

Nápoles fora dos planos de Jackson

RENOVAÇÃO de contrato está IMINENTE

A renovação contratual de Jackson Martínez pelo FC Porto, até 2018, deverá ser oficializada na próxima semana. Giovanni Fiore, parceiro italiano do agente Luís Manuel Manso, confirmou ao Calciomercato que está marcada uma reunião, na Invicta, para acertar os derradeiros detalhes do processo. Tal como Record revelou em devido tempo, só as férias e o valor da cláusula de rescisão, atualmente cifrada em 40 milhões de euros mas que a SAD quer elevar, impediram o surgimento de fumo branco.

Dissipado o rumor dos salários em atraso, surgido na Colômbia, agora Fiore também esvazia o fantasma da pressão do Nápoles para render Cavani: “De momento é uma hipótese distante. Não houve nenhum contacto. A prioridade é o FC Porto e a renovação.”


in "record.pt"

Oficial: Quintero no FC Porto

O FC Porto oficializou na CMVM a contratação de Juan Quintero. O contrato é válido por quatro temporadas e inclui cláusula de rescisão.


Quintero é oficialmente jogador do FC Porto. A SAD portista comunicou este sábado à CMVM a aquisição dos direitos desportivos e de 50% dos direitos económicos do jogador colombiano.

Juan Fernando Quintero Paniagua nasceu a 18 de janeiro de 1993 (20 anos) em Medellín (Colômbia). Mede 1,70 metros.

Na Colômbia representou o Envigado e o Atlético Nacional antes de mudar-se para o Pescara, em 2012, da Série A italiana.


"Um passo muito importante"


O nono reforço do FC Porto foi oficializado este sábado. Palavras de circunstância e um discurso virado para objetivos: ganhar títulos.

"Sempre quis vir para este clube", afirmou Quintero momentos depois de ter rubricado o contrato de quatro épocas com o FC Porto.

Numa entrevista ao Porto Canal, o reforço portista disse também o que esperava com esta nova etapa na sua carreira, depois do Envigado, Atlético Nacional e Pescara. "Venho com uma grande esperança em ganhar títulos". 

"Estou muito contente porque este é um passo importante na minha carreira, agora o principal é trabalhar muito no dia-a-dia", disse ainda Quintero, de 20 anos.

O colombiano chega ao FC Porto poucas semanas depois de ter sido uma das estrelas do Mundial de Sub'20, que decorreu na Turquia. Ao serviço da seleção da Colômbia marcou três golos em quatro jogos e foi ainda votado como o melhor jogador da primeira fase pelos utilizadores do site da FIFA.

Quintero, o nono reforço


O FC Porto conta anunciar hoje a contratação de Juan Fernando Quintero ao Pescara.

É a imprescindível oficialização de um acordo já desvendado pelo jogador e pelo seu antigo clube, mas que ainda não passou ao papel, algo que a SAD vai concretizar nas próximas horas. 

As plataformas de entendimento estão mais do que definidas, mas o esquerdino só anteontem iniciou a sua viagem para a Invicta, como O JOGO documentou. 

Quintero saiu de Bogotá para Madrid, mas o FC Porto esclarece que o criativo só chega esta manhã a Portugal, seguindo-se os exames médicos e a assinatura do contrato que vai confirmar o internacional colombiano (um jogo pela seleção principal) como o nono reforço dos dragões para 2013/14. 

in "ojogo.pt