terça-feira, 26 de outubro de 2010

FC Porto 5 - Leiria 1 (videos)







Um Dragão que embala, atropela e... foge


Foi fácil, fácil. Para quê complicar se a vitória portista se resume assim, de uma forma tão simples? E simples continuam a ser também as contas do campeonato: a suposta pressão dos adversários directos não passou, afinal, de cócegas nos pés do FC Porto, que voltou a esticar a vantagem para sete pontos. Sem comichões, Hulk embalou para mais uma exibição de gala, serpenteando sem travões pelo meio de uma defesa leiriense desgovernada e desprotegida, muito por culpa de uma táctica algo suicida. Já lá vamos.

Antes disso, há mais uns adjectivos a distribuir por conta do recital de Hulk, goleador da equipa, do campeonato, e verdadeiro combustível de um FC Porto explosivo. Pelo menos, suficientemente explosivo para não se ficar por resultados magros, isto porque, além de Hulk, houve ainda um Falcao solidário e também sintonizado com a baliza. A parceria foi demolidora.

Abriu-se o primeiro parágrafo a dizer que a 14ª vitória de André Villas-Boas foi fácil. Falta explicar porquê. Com Fucile, Varela e Rúben Micael devolvidos ao onze, os portistas mantiveram a identidade e o código genético do costume, assumindo um papel dominador que, por si, já seria motivo de sobra para complicar a noite ao Leiria. Mas, como estava prometido, é preciso acrescentar à explicação das tais facilidades o facto de a aposta de Pedro Caixinha ter saído ao lado. A revolução que fez - prescindindo, entre outros, de Carlão - tinha como objectivo aproximar as linhas e, com isso, reduzir espaços, numa espécie de táctica do acordeão, com a qual, supostamente, teria ainda a capacidade de desdobrar-se em raides de ataque. No papel não estaria mal, mas a aplicação no relvado falhou com estrondo: Caixinha projectou um jogo de sombras, quase de marcação homem a homem, que só podia dar no que deu. Asneira da grossa.

Se há coisa que não falta neste FC Porto é quem desequilibre. Contra um adversário que se desmontava ao mínimo movimento de combinação de criatividade, não foi difícil ao dragão rasgar avenidas e acelerar rumo à baliza de Gottardi, resolvendo o assunto em cinco minutos. Literalmente: dos 14 aos 19. Hulk, servido por Rúben Micael, abriu o livro com um chapéu e escreveu o capítulo seguinte, após assistência perfeita de Falcao. Dois golos que destaparam em definitivo as fragilidades de um Leiria incapaz de emperrar como queria a circulação de bola. Pior: incapaz também de contrariar o encolhimento em campo que fazia de Helton um espectador distante. O FC Porto, que até tinha um desgaste europeu para gerir, pôde cansar-se menos porque o adversário o convidava a jogar num espaço reduzido. O Leiria tinha ainda desatenções fatais, como aquela que Moutinho aproveitou, na marcação de um livre rápido, para colocar Varela a rolar numa passadeira rumo ao terceiro golo.

Caixinha corrigiu ao intervalo. Melhor: corrigiu-se. Apostou no trinco clássico que tinha deixado no banco e trocou um dos centrais, por necessidade. O quarto golo do FC Porto, obra de Falcao, parecia desmentir a ideia de maior consistência leiriense, mas, daí para a frente, porque os portistas perderam algum fôlego com as substituições, percebeu-se que o desenho do Leiria era bem mais equilibrado - Leandro Lima no apoio a Zhang e N'Gall e um meio-campo, enfim, com alguma solidez. O golo de Carlão, de penálti, não mudou grande coisa, mas talvez tenha servido de lição a Caixinha. Ter estratégia é bom; sobrepô-la à identidade habitual da equipa é capaz de ser um risco pouco compensador.

Ao golo de honra do Leiria, o FC Porto respondeu de mão-cheia. Hulk serviu Falcao, noutro capítulo de um entendimento perfeito, e o colombiano não perdoou. Villas-Boas projectou, então, um ensaio novo. Aproveitando a substituição de Hulk para uma ovação justa, juntou Walter e Falcao na frente, colocando James Rodríguez (estreia no campeonato) nas costas de ambos, como vértice mais atacante de um meio-campo em losango: Fernando a trinco; Souza à direita; Rúben à esquerda. Não fosse o egoísmo de Fucile, o FC Porto teria chegado à meia dúzia. Um detalhe, apenas, porque dos cinco aos sete foi um instantinho: cinco golos ao Leiria, sete pontos de vantagem no campeonato.

FC Porto, 5
União Leiria, 1

Estádio do Dragão

Relvado Excelente

Espectadores 29.112

Árbitro Vasco Santos

Golos

1-0 Hulk 14'
2-0 Hulk 19'
3-0 Varela 37'
4-0 Falcao 51'
4-1 Carlão 73' g.p.
5-1 Falcao 75'

FC Porto

Helton, Fucile, Rolando, Maicon, Álvaro Pereira, Fernando, João Moutinho (Souza 58’), Ruben Micael, Varela (Rodríguez 69’), Hulk (Walter 79’) e Falcao.

Treinador André Villas-Boas

Leiria

Gottardi, Panandetiguiri, Bruno Miguel(Tall 46’), Zé António, Patrick, Brígido (Soares 46’) Paulo, Lima, Pateiro, N’Gal e Zhang (Carlão 63’).

Treinador Pedro Caixinha
 
in "ojogo.pt"

Declarações


André Villas-Boas: "Não acusámos a pressão-extra"

Mais uma vitória e logo no dia em que completou um ano após a estreia como treinador na I Liga, um facto que para André Villas-Boas "pouco interessa", nesta altura, mas que não deixa de ser significativo numa campanha imaculada ao comando do FC Porto. "É importante mantermo-nos em alerta. As dificuldades são sempre acrescidas. Os jogadores não acusaram pressão-extra pelos resultados dos adversários directos e mantiveram o nível de exibição", comentou o técnico do FC Porto, satisfeito por manter uma distância de segurança em relação ao Benfica. "Queremos continuar com esta senda de vitórias para mantermos esta diferença pontual em relação ao Benfica. Quis e quero manter em Coimbra a distância e aumentá-la quando recebermos o Benfica para repor a vantagem que tínhamos antes do jogo com o Guimarães", acrescentou.

Com a vitória sobre o Leiria o "percurso continua limpo", revelando o mais substancial dos dragões, pois, explica, "jogar com esta qualidade sob pressão dos adversários, só os jogadores de topo são capazes". "A confiança é bem-vinda; a equipa está confiante e forte", disse ainda André Villas-Boas, minimizando o facto de o FC Porto estar a viver o melhor início de época dos últimos anos, realçando antes "a vantagem confortável" na tabela classificativa. "É importante não a perder. Perder essa vantagem, além dos pontos, significa perdermos uma chama que, julgo, que os outros não têm", destacou, sem notar grandes diferenças na sua vida, desde a estreia, há um ano, à frente da Académica. "Mudou pouco. Talvez esteja um pouco mais experiente. É o clube e os jogadores que me dão prestígio e não o contrário", respondeu humildemente André Villas-Boas, justificando a aposta em Rúben Micael. "Porque tem treinado bem, achámos que era o momento justo para ele entrar. Trata-se de um jogador importante no último terço do terreno e nas assistências", explicou o técnico, lançando já o olhar para a deslocação a Coimbra, onde encontrará um grupo que, diz, "treina como poucos". "Só vi igual, em termos de coesão e responsabilidade, o FC Porto de 2002/03".

João Moutinho : "Queremos que nos apoiem em Coimbra"

Quinze jogos, catorze vitórias: o balanço não podia ser mais positivo. Mas pelo que se viu contra o Leiria, o saldo ameaça ser bem melhor no final. "Queremos continuar assim. A par disso estamos a fazer jogos de qualidade", começou por adiantar o médio que, confrontado com a tal qualidade exibicional da equipa foi mais longe: "Foi uma grande exibição. Criámos várias oportunidades, marcámos três na primeira parte, mas podiam ter sido mais. Saímos daqui com uma boa vitória e moralizados para o próximo jogo." Ora o próximo jogo é em Coimbra, frente à Académica, uma equipa que André Villas-Boas conhece bem. "Vai ser um jogo difícil com a Académica, mas vimos de uma série de vitórias e queremos dar continuidade. Quero aproveitar para agradecer aos adeptos que aqui estiveram, que nos deram um grande apoio. Esperamos agora que nos apoiem em Coimbra."

Com um balanço tão positivo, fica a ideia de que a concorrência não estará à altura deste FC Porto, mas Moutinho optou pelo caminho mais simples: "Fazemos o nosso trabalho, sabemos que há outras equipas que nos querem derrotar e só queremos dar continuidade. Ganhar tantas vezes é muito bom para todos e é sinal que estamos bem, estamos unidos, todos a correr para o mesmo objectivo." Pessoalmente, as coisas não podiam ser melhores. "Saí para o FC Porto para melhorar, acho que estou a conseguir e posso dar mais", frisou. Agora só falta marcar: "Está difícil, mas desde que ganhe já é bom. É claro que procuro, tenho tentado e vai aparecer."

Hulk: "Estou bem porque a equipa está forte"

Hulk voltou a estar num plano verdadeiramente incrível mas na hora dos elogios reconhece que a força está em toda a equipa. "Todos os jogos são motivantes e importantes. Contribuí para a vitória e fico feliz. Estou a fazer boas exibições porque o colectivo está muito bem e quando assim é as individualidades destacam-se", comentou. De resto, Hulk dá a entender que o actual explosivo momento de forma poderia ter surgido na passada temporada, se não fosse o castigo que teve. "Tive aquele problema disciplinar quando estava no meu melhor nível. Este ano estou a ter ritmo e continuidade", comparou o avançado.

Varela: "Resultado justíssimo"

Autor do terceiro golo do FC Porto, Varela deixou elogios para o comportamento da equipa. "Foi mais uma boa exibição colectiva. A equipa esteve bem e confiante, daí que o resultado tenha sido justíssimo. E foi bom ter marcado", disse. Em relação à concorrência, Varela prefere fintar o tema, olhando para dentro. "Só temos que olhar para nós e para os nossos jogos. Agora vamos tentar ganhar em Coimbra."

in "ojogo.pt"

FC Porto: Um-a-um

A ESTRELA

Hulk 8

Marcou, assistiu e encantou

Depois dos dois golos em Istambul, o brasileiro repetiu a dose, elevando para oito o número de vezes que fez o gosto ao pé no campeonato e para 13 contando com todas as provas. Incrível e sem sinais de enfartamento. O avançado esteve imparável e formou, com Falcao, uma sociedade perfeita e demolidora. O primeiro golo merece uma vénia especial: lançado por Rúben Micael, esperou pela saída do guarda-redes e fez-lhe um chapéu primoroso. Foi o início de um baile com vários números artísticos. Iniciou a jogada do segundo golo ao desmarcar Falcao e ainda foi a tempo de receber o passe do companheiro para bater Gottardi pela segunda vez. Motivado, Hulk foi encantando a plateia com malabarismos que incluíram um cruzamento de letra e uma assistência para Falcao fechar o resultado. Saiu ovacionado, claro.

Helton 5

Contra a ex-equipa, passou uma das noites mais tranquilas no Dragão. Defesas? Duas. Golos sofridos? Um, de penálti.

Fucile 5

Não foi submetido a grande trabalho e deu conta do recado sem dificuldade. Aos 85', surgiu isolado frente a Gottardi e… rematou contra o guarda-redes.

Rolando 6

Anulou as investidas leirienses com sobriedade e formou, com Maicon, uma dupla segura.

Maicon 6

Foi aliviando o pouco perigo que o adversário criou e ainda experimentou os passes longos.

Álvaro Pereira 7

Assistiu Falcao para o quarto golo com um cruzamento perfeito e esteve sempre em foco nas acções ofensivas. Tanto assim que quase conseguiu marcar perto do fim.

Fernando 6

Fez o primeiro remate do jogo, que deu canto, e também várias recuperações. Foi ao ataque e participou bem na construção de jogo. Esteve na origem do golo de honra do Leiria ao carregar Pateiro (fora ou dentro da área, ficou a dúvida).

João Moutinho 7

Mais um jogo intenso. Continua à procura do primeiro golo e até esteve perto de o conseguir aos 22', quando fez uma habilidade na recepção e rematou ligeiramente por cima. A maior ovação foi quando ganhou uma falta junto à bandeira de canto e, inteligente a decidir, assistiu rapidamente Varela para o terceiro golo.

Rúben Micael 7

Formou, com Moutinho, uma dupla criativa e não regateou esforços quando a equipa não tinha a bola. Importante a desbloquear o nulo com uma assistência letal para Hulk.

Varela 7

Marcou o quarto golo no campeonato depois de um bailado que adormeceu o defesa que o marcava. Foi o ponto alto de uma exibição em que criou desequilíbrios na defesa leiriense.

Falcao 8

Marcou mais dois golos, um com uma cabeçada fulgurante e outro com um disparo à entrada da área, e ainda fez uma assistência para Hulk. Números que justificam uma exibição de categoria. E até podia ser melhor, não fosse a excessiva pontaria (remate ao poste aos 9') e um chapéu que falhou o alvo por pouco.

Souza 5

Refrescou o meio-campo com músculo, e a equipa continuou a triturar o adversário.

James 5

Estreia no campeonato com um livre para a bancada e pouco mais.

Walter 5

Para ganhar ritmo.

in "ojogo.pt"

O Tribunal de O JOGO

Penálti bem assinalado e um por marcar

Embora Paulo Paraty defenda que, em caso de dúvida, deve ser dada razão ao árbitro, Jorge Coroado e Pedro Henriques concordam que Vasco Santos esteve mal ao não assinalar grande penalidade favorável ao FC Porto, quando aos 20', Bruno Miguel empurrou Varela em plena área do Leiria. No outro lance polémico, os três especialistas consideram ter havido razões para assinalar grande penalidade a favor do Leiria.

Momento mais complicado

72'

É bem assinalada a grande penalidade a favor do Leiria por falta de Fernando sobre Pateiro?

Jorge Coroado

+

A grande penalidade é bem assinalada. O empurrão começou fora, mas teve conclusão no interior da área. Castigo máximo impunha-se. O árbitro revelou foi dualidade de critérios, comparando com a análise feita no lance ocorrido aos 20'.

Pedro Henriques

+

Fernando empurra Pateiro pelas costas, apenas a dúvida se a infracção é cometida dentro ou fora da área. Mas como o futebol é dinâmico e em movimento, benefício total para a decisão do árbitro.

Paulo Paraty

+

A televisão auxilia-nos a ver que Fernando apenas utiliza o braço para empurar Pateiro. Poderá haver a dúvida se a falta é dentro ou fora da área de grande penalidade, mas começando fora acaba dentro. Correcta a decisão.

in "ojogo.pt"

Venda de parte do passe de James Rodriguez por concretizar

Comunicado enviado pela sad dos dragões à cmvm
 
 
A SAD do FC Porto anunciou que o negócio de venda de parte dos direitos desportivos sobre o futebolista colombiano James Rodriguez ficou por concretizar, segundo comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"(...) Em virtude de não ter sido alcançado um acordo definitivo sobre o clausulado do respetivo contrato de investimento, não foi ainda formalizado o contrato com a Gol Football Luxembourg para a alienação, em regime de associação económica, de 35 por cento dos direitos económicos do jogador James Rodriguez", lê-se no documento.

Assim, ficou, para já, sem efeito o negócio de 2,55 milhões de euros com o fundo de investimento Gol Football Luxemburg, relativo ao jogador sul-americano, contratado esta temporada pelo FC Porto.

Na mesma altura, a SAD "azul e branca" anunciou a venda de 37.5 por cento do passe do internacional português João Moutinho à Mamers B.V., por 4,125 milhões de euros, e de 25 dos direitos desportivos sobre o brasileiro Walter Pearl à Design Holding Ltd, por 2.125 milhões de euros.

in "record.pt"

Hulk recebe prémio de jogador do mês

Distinção referente a agosto e setembro
 

Hulk foi o jogador eleito pelos treinadores e pelos adeptos como o melhor jogador nas jornadas decorridas em agosto e setembro. O prémio será entregue esta segunda-feira, antes do jogo com a U. Leiria agendado para as 20 e 15.

Este é o primeiro troféu Jogador do Mês da Liga Zon Sagres desta temporada. Segundo os regulamentos do prémio, o troféu é entregue ao vencedor no primeiro jogo em casa, após a eleição.

in "record.pt"

F.C. Porto e Académica têm os cinco melhores marcadores da Liga

O F.C. Porto, com dezanove golos, e a Académica, com quinze, têm os melhores ataques da Liga e, os dois juntos, ocupam os cinco primeiros lugares da lista dos melhores marcadores da competição.

Com Hulk à cabeça, destacado com oito golos, seguem-se Sougou, Varela, Miguel Fidalgo e Falcao, todos com quatro golos. Dados que apontam para um aliciante duelo de artilheiros marcado para o próximo sábado para o Estádio Cidade de Coimbra.

Será o grande jogo da 9ª jornada com o líder a receber o terceiro classificado na semana que antecede o clássico com o Benfica que está marcado para o Dragão depois de mais uma ronda europeia.

Nome Clube Golos
 
  • Hulk F.C. Porto 8

  • Sougou Académica 4

  • Varela F.C. Porto 4

  • Miguel Fidalgo Académica 4

  • Falcao F.C. Porto 4

  • Óscar Cardozo Benfica 3

  • Marcelo Toscano V. Guimarães 3

  • Lima Sp. Braga 3

  • Edgar V. Guimarães 3

  • Carlão U. Leiria 3

  • Luis Aguiar Sp. Braga 2

  • Maurício Olhanense 2

  • Nélson Oliveira P. Ferreira 2

  • Claudemir Nacional 2

  • Mario Rondon P. Ferreira 2

  • Carlos Martins Benfica 2

  • João Pedro Naval 2

  • Wanderson Baiano P. Ferreira 2

  • Laionel Académica 2

  • Markus Berger Académica 2



  • in "maisfutebol.iol.pt"

    FC Porto. Mais uma mão-cheia de razões para dizer que não há concorrência

    Hulk bisa e tem mais golos (oito) que metade das equipas da liga, Villas-Boas soma recordes. Dragões vão passeando classe (15 jogos, 14 vitórias). Vitória por 5-1 sobre a U. Leiria


    O FC Porto nunca teve uma relação muito saudável com a comunicação social mas a versão 2010-11 é um descanso para qualquer jornalista - ao intervalo, já todos têm a noção de quem vai ganhar o jogo, fica apenas a faltar o resultado final. Mesmo nos marcadores nunca há desvios: Hulk marca um ou bisa; Varela e Falcao gostam de deixar marca. Assim continua o passeio dos dragões no campeonato, desta vez com um opositor (?) que demorou 70 minutos a fazer um remate à baliza. O pesadelo da U. Leiria acabou nos 5-1 mas o filme podia, e devia, ter sido bem pior.

    ANTES Ainda antes do início do encontro, Hulk recebeu o prémio de jogador mais valioso da liga em Agosto/Setembro. Começou o jogo e bastaram 20 minutos para o avançado mostrar que os troféus individuais não ficarão por aqui: primeiro com um chapéu fantástico após passe de Rúben Micael, única novidade no onze; a seguir com um tiro fortíssimo depois de assistência de Falcao (que já tinha disparado um míssil à trave). É só fazer as contas: o brasileiro tem mais golos nesta liga que mais de metade dos restantes conjuntos (Sporting incluído) e corre a passos largos para conquistar o título de melhor marcador. Ah, mas há mais: ao todo, Hulk já tem 13 tentos noutras tantas partidas.

    DURANTE Os leirienses eram um pinhal de atletas perdidos em campo. E antes do intervalo Varela aproveitou a atrapalhação de Bruno Miguel para aumentar; logo no reatamento, foi Falcao a sobrevoar os centrais e a fazer o 4-0. Fim de jogo com 40 (!) minutos por realizar e, já agora, mais dois golitos à mistura.

    DEPOIS Villas-Boas já superou o arranque de Oliveira (14 triunfos e um empate), mantém-se o sucesso caseiro na liga (40 jogos sem perder) e contra os leirienses (17 jogos, 16 vitórias). Quem consegue travar este FC Porto?

    in "ionline.pt"