sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

FC Porto. Três tristes leões à procura da felicidade

Moutinho, Izmailov e Liedson fizeram 80 jogos juntos no Sporting sem grande glória mas venceram um título na estreia. Contra o FCP


O que têm em comum João Moutinho, Izmailov e Liedson? Há várias respostas certas. Durante três anos, de 2007 a 2010, partilharam o balneário em Alvalade e faziam parte da espinha dorsal do leão. Havia a pérola da formação que se tinha estreado ainda muito novo com José Peseiro, o goleador brasileiro que fez furor e ganhou a alcunha de Levezinho e o tímido russo que se tornou um favorito dos adeptos na estreia, ao marcar o golo que deu a Supertaça ao Sporting.
Os anos passaram e o clube de Alvalade não é mais do que passado. João Moutinho saiu directamente para o FC Porto em 2010, Izmailov seguiu-lhe as pisadas este ano e agora é a vez de Liedson, com duas escalas – Corinthians e Flamengo –, rumar ao Dragão. Exceptuando Moutinho, uma pedra nuclear no futebol do FC Porto, não haverá a mesma influência de Alvalade mas é possível que voltem a alinhar em simultâneo pela mesma equipa, ainda que dois pareçam ter o simples estatuto de suplentes prontos a entrar.
A vida em Alvalade também não foi um mar de rosas. Em três épocas, os três leões ganharam apenas um título com todos em campo, na tal Supertaça disputada em Agosto de 2007. De resto, a final da Taça de Portugal e a Supertaça em 2008 foram dois dos 54 encontros disputados pelo Sporting em que pelo menos um não esteve disponível. Neste capítulo, mais uma vez, João Moutinho é o indispensável. Liedson surge logo de seguida, apesar de algumas paragens por lesão, enquanto Izmailov foi aquele que teve sempre uma passagem mais inconstante.
A sintonia diminuiu de época para época. Depois de 38 jogos em simultâneo na época de estreia, o registo baixou para 24 em 2008/2009 e 18 em 2009/2010. Com ele, também o futebol dos leões tornou-se mais fraco. Dos 80 jogos que partilharam no relvado, 43 acabaram com vitória, 18 em empate e 19 em derrota. Como é natural, o campeonato foi o palco mais frequente (50), seguido da Liga dos Campeões (nove), Taça de Portugal e Taça da Liga (seis), Taça UEFA e Liga Europa (quatro) e Supertaça (um).
A presença do FC Porto foi sempre uma constante curiosa na carreira dos três no Sporting, bastando para isso notar que as estreias de Liedson (2003) e Izmailov (2007) foram precisamente contra os dragões. Mais do que isso, o primeiro encontro e único título partilhado pelos três no relvado foi contra o FC Porto. Depois disso, Izmailov falhou a primeira jornada do campeonato contra a Académica (17 de Agosto de 2007), mas regressou a tempo para o fim-de-semana seguinte, novamente contra o FC Porto, mas no Dragão – derrota por 1-0, com golo de Raul Meireles.
A estrutura do FC Porto tornou-se num chamariz para os títulos e João Moutinho teve uma época de estreia para mais tarde recordar, com a conquista do campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa. Agora, Izmailov e Liedson têm quatro meses para alcançar algo que teimou em escapar em Alvalade: o título de campeão nacional.

in "ionline.pt"

PEDRO SPINOLA: "PENSO QUE VAI SER UM JOGO EQUILIBRADO"


Na recta final da primeira fase do Andebol 1, o FC Porto Vitalis desloca-se ao terreno do Sporting, em encontro da 20.ª jornada (sábado, 18h). As equipas estão separadas por sete pontos (os Dragões lideram, com 52, e os lisboetas são terceiros), mas Pedro Spínola, em superflash, considera que o encontro será "equilibrado", tal como na primeira volta, em que os portistas venceram por 33-31.

"A vitória cá só foi conseguida mesmo no fim. Penso que vai ser mais um jogo equilibrado”, considerou o lateral-direito, que vê o adversário a melhorar. “Penso que agora estão a consolidar mais o jogo deles e a forma de jogar. O nosso objectivo é ganhar e não nos interessa se estão bem ou se estão mal. Temos é de nos preocupar connosco", sublinhou.

Terminar a primeira fase no primeiro lugar é um objectivo assumido dos azuis e brancos e, para tal, será provavelmente determinante triunfar no Multiusos de Odivelas, já que o Benfica está a apenas um ponto dos Dragões e restam apenas quatro jornadas por disputar: "Para conseguir o pentacampeonato temos de vencer em casa e fora, quer os jogos mais fáceis quer os mais difíceis. No pavilhão deles será mais difícil, mas o objectivo é ganhar. Temos de ver este jogo como mais um passo para ganhar o campeonato. Será determinante, mas não decisivo".

Pedro Spínola frisou que o plantel está "bem fisicamente" e que todos deverão estar aptos para jogar em Lisboa, deixando ainda uma mensagem de confiança: "Temos melhor equipa do que eles e provámo-lo aqui. Por algum motivo estamos nós em primeiro lugar".


in "fcp.pt"

Fucile chegou para voltar a ser dragão


Lateral tem contrato até 2014


Tal como o Maisfutebol avançou na semana passada, Jorge Fucile viajou para Portugal com intenção de se apresentar ao trabalho no F.C. Porto. O lateral chegou à Invicta na manhã de hoje.

Após o final do empréstimo ao Santos, onde a afirmação ficou condicionada por uma lesão grave, Fucile espera por uma decisão do F.C. Porto sobre o seu futuro.

O internacional uruguaio esteve a treinar por conta própria no centro de treinos da seleção do Uruguai. Agora, tem o desejo de ser integrado no plantel às ordens de Vítor Pereira.

«Ele chegou esta manhã ao Porto, bem cedo. Não viajei com o Jorge porque ele conhece bem a cidade e o clube, foi como se nunca tivesse saído. Agora pretende trabalhar no clube com o qual tem contrato», revela o seu empresário, Pablo Tomaduz, ao Maisfutebol.

Jorge Fucile está vinculado ao F.C. Porto até 2014. «Ele sabe que os adeptos gostam dele e o Jorge sempre adorou o Porto. Por isso, tem o desejo de voltar a treinar com o plantel e lutar por um lugar.»

«A decisão pertence ao clube, mas o Jorge tem contrato e viajou com esse objetivo. Espero que lhe seja dada essa oportunidade, até porque o F.C. Porto só tem o Danilo e o Alex Sandro para as laterais. Ele podia lutar por um lugar com o Danilo», frisa Tomaduz.

O F.C. Porto estuda o caso. «Até final do mês, há sempre a possibilidade de ser encontrada outra solução, mas esta viagem foi feita com o objetivo de o Jorge voltar a treinar e a jogar de dragão ao peito.»

«O Fucile foi Dragão de Ouro, não é fácil sendo um defesa. Deu muito ao clube e nunca esqueceu o F.C. Porto», remata Pablo Tomaduz, em exclusivo ao Maisfutebol.

in "maisfutebol.iol.pt"

Lucho chama por Riquelme


Nem Benfica, nem At. Madrid, nem Levante, nem Palmeiras. O jornal “Noticias Argentinas” revela que FC Porto é a única hipótese em cima da mesa para Juan Roman Riquelme, médio que terminou contrato com o Boca Juniors.

«Riquelme não espera outra oferta que não seja a do FC porto. Nem Palmeiras, nem nenhuma outra equipa argentina. O filho pediu-se que termine a carreira mas ele está disposto a esperar pela proposta do FC Porto. Se não chegar, já começa a pensar em deixar o futebol», disse uma fonte ligada ao processo em declarações ao referido jornal.

Na origem do processo terá estado um telefonema de Lucho Gonzales, capitão portista, a Riquelme para sondar a possibilidade de o compatriota se mudar para o Dragão. A partir daí, ter-se-ão iniciado os contactos entre os responsáveis do clube e os representantes do jogador de 34 anos, que brilhou ao serviço do Boca Juniors e do Villarreal.


in "abola.pt"

Jackson quer cantar de galo

MARCAR AO GIL É ESSENCIAL PARA O PLENO


Jackson Martinez cobiçado por Barcelona e ChelseaDepois do bis ao V. Setúbal, o P. Ferreira e o Gil Vicente passaram a ser as únicas equipas da presente edição da Liga que ainda não sofreram qualquer golo de Jackson Martínez. Assim sendo, para fazer o pleno nesta sua época de estreia no FC Porto, o Cha Cha Cha terá obrigatoriamente que cantar de galo no jogo de 2.ª feira, já que os dragões não voltarão a defrontar os gilistas em 2012/13.

É uma espécie de última chamada para o colombiano, que pode assim continuar a fazer história com a camisola do FC Porto, embora ninguém lhe leve a mal caso não consiga fazer o tal pleno de golos às equipas da Liga. No entanto, caso consiga marcar ao Gil Vicente, na próxima jornada, terá ainda de esperar pela última jornada para confirmar a tal marca, fazendo do P. Ferreira a sua última vítima.

O Gil Vicente, de resto, é também a única equipa da Liga à qual o FC Porto não apontou qualquer golo na presente temporada, fruto do empate a zero na ronda inaugural. E como Liedson ainda não será tido em conta para a titularidade nesse jogo, é sobretudo sobre Jackson Martínez que recai a responsabilidade de inverter esse cenário, ajudando a equipa a quebrar o enguiço frente aos gilistas.


Jackson apadrinha Liedson
1.º TREINO DO LEVEZINHO COM A CAMISOLA PORTISTA

Liedson fez, esta sexta-feira, o primeiro treino com a camisola do FC Porto. O Levezinho entrou no relvado junto com Jackson Martínez e Alex Sandro. A sessão de trabalho dos dragões começou com um ligeiro atraso em relação ao que estava previsto.

Kléber e James recuperam de lesões, Iturbe está ao serviço da Argentina e Atsu na CAN.


in "record.pt"

Dragões em risco na Taça da Liga

O FC Porto poderá ser desclassificado da Taça da Liga por utilização irregular de Fabiano, Abdoulaye e Seba no jogo frente ao V. Setúbal. E tudo por 15 minutos..


A agência Lusa revela que o FC Porto poderá ser desclassificado da Taça da Liga por utilização irregular de   Abdoulaye e Seba frente ao V. Setúbal, menos de 72 horas depois de terem alinhado na equipa B, contrariando assim o regulamento.

O Regulamento de Competições da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), sobre a inscrição e participação de equipas B na II Liga por clubes da I Liga, dita, no artigo 13.º, que "qualquer jogador apenas poderá ser utilizado pela equipa principal ou equipa B decorridas que sejam 72 horas após o final do jogo em que tenha representado qualquer uma das equipas, contadas entre o final do primeiro jogo e o início do segundo".

O trio em questão foi titular na vitória (1-0) dos dragões sobre o Setúbal, no encontro da terceira jornada da fase de grupos da Taça da Liga que se disputou a partir das 17h30 do dia 9 de janeiro, ou seja 71 horas e 45 minutos após o final do jogo anterior.

A 6 de janeiro, os três jogadores tinham alinhado, também de início e durante os 90 minutos, no encontro entre a equipa B do FC Porto e a Naval, da 21ª jornada da II Liga, que teve início às 16h00 e terminou por volta das 17h45.

Os portistas incorrem, agora, na pena prevista no Regulamento Disciplinar da LPFP, no seu artigo 78º, sobre a inclusão irregular de jogadores. O clube "será punido, no caso de provas por pontos, com as sanções de derrota e de subtração de pontos a fixar entre o mínimo de dois e o máximo de cinco pontos" e, acessoriamente, uma multa pecuniária a definir.

Já o artigo 44.º do mesmo regulamento frisa que a sanção da derrota "faz perder ao clube sancionado, na tabela classificativa, os pontos correspondentes ao jogo a que a falta disser respeito, os quais serão atribuídos ao clube adversário", isto é, os três pontos em disputa.

Ou seja, o FC Porto poderá perder os três pontos conquistados para o V. Setúbal, o que fará com que os dragões caiam do primeiro para o segundo lugar do Grupo A, precisamente por troca com os sadinos, que assim garantem a passagem às meias-finais da prova.

Neste caso, o V. Setúbal discutiria o acesso à final da Taça da Liga com uma receção ao Rio Ave, vencedor do Grupo C. Na outra meia-final, o Braga recebe o Benfica, detentor das últimas quatro edições do troféu.

Recorde-se que o Braga B corre o risco de sofrer a mesma sanção por utilização irregular de Emídio Rafael.


in "ojogo.pt"

Jackson supera Falcao e é elogiado em Espanha


Camisola 9 dos dragões terminou a primeira volta com 14 golos, mais quatro que Falcao em igual período na época de estreia. Jornal "Marca" fala em "operação perfeita".
A excelente carreira até ao momento de Jackson na época de estreia no FC Porto merece uma referência da "Marca". Partindo do trabalho que O JOGO publica na edição desta sexta-feira, o diário espanhol faz referência ao facto de o camisola 9 dos dragões ter superado o registo de Falcao na primeira temporada em Portugal.

Com o bis frente ao Vitória de Setúbal, Jackson terminou a primeira volta do campeonato com 14 golos (em 15 jogos), mais quatro que os concretizados pelo agora avançado do Atlético de Madrid que fez, todavia, menos um jogo.

O texto do diário espanhol aponta mesmo que Jackson é mais uma "operação perfeita" do FC Porto, elogiando a contratação do jogador ao Jaguares, do México, e salientando a valorização em tão curto período. 

in "ojogo.pt"

Diego Reyes e Herrera convocados

O defesa contratado pelo FC Porto e o médio que é apontado como reforço dos dragões foram chamados à seleção do México.


Diego Reyes, que já foi oficializado como reforço do FC Porto para 2013/14, bem como Herrera, que tem sido dado como tendo o mesmo destino do defesa, foram hoje convocados pela seleção principal do México.

Os dois jogadores foram chamados para o estágio que começa a 27 de janeiro e que tem em vista o particular com a Dinamarca, em Phoenix (Estados Unidos), três dias depois.



Herrera: "FC Porto é um grande desafio"


Médio mexicano do Pachuca confirmou a mudança para o Dragão já na próxima época

Héctor Herrera confirma que será reforço do FC Porto na próxima época, tal como O JOGO adiantou oportunamente. O médio mexicano deu uma entrevista ao jornal "Excelsior", na qual aborda a mudança para os dragões, onde terá como companhia o compatriota Diego Reyes, e fala do sonho de, mais tarde, se mudar para Inglaterra ou Espanha.

"Estou muito contente por saber que não vou sozinho, vou com um companheiro com quem convivi bastante e tenho uma boa relação. Será um grande desafio para os dois", referiu o jovem de 22 anos.

"Primeiro quero dar-me bem no FC Porto para, depois, emigrar para Espanha ou Inglaterra e jogar numa equipa de maior estatuto. Sei que pelo FC Porto passaram futebolistas importantes e que depois foram vendidos e triunfaram em grandes clubes europeus. Espero que o mesmo possa acontecer comigo", admitiu, sem esconder o nome dos clubes desejados. 

"Obviamente, gostava de uma equipa como o Real Madrid ou o Barcelona mas sou consciente do futebol que se pratica nesses clubes. Na verdade, gostaria de jogar no Manchester United, ou numa outra equipa grande, onde tivesse a certeza que podia jogar", atirou.

Sobre o futebol português, o jogador do Pachuca, campeão olímpico em Londres, refere ser "rápido e mais físico que o mexicano", mas acredita ser possível "adaptar-se rapidamente". 

in "ojogo.pt"