quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Falcão treina-se sem limitações

ALVARO PEREIRA E FERNANDO REINTEGRADOS


Depois de ter sido poupado no treino de ontem, Falcão trabalhou esta quinta-feira sem restrições integrando os trabalhos de preparação para o jogo de sábado com o Juventude de Évora, da 5.ª eliminatória da Taça de Portugal.
Segundo o site oficial do FC Porto, Alvaro Pereira e Fernando também foram reintegrados, ainda que de forma condicionada. Beto, Cristian Rodríguez e Varela permanecem em tratamento.
Para o treino desta manhã, André Villas-Boas chamou Maia, guarda-redes dos Sub-19.
O último treino dos dragões antes do jogo com o Juventude de Évora (sábado, às 18 horas) está agendado para amanhã, à porta fechada (às 10 e 30).
in "record.pt"

DRAGÕES NA FINAL 8 DA TAÇA

O FC Porto Ferpinta garantiu um lugar na Final 8 da Taça de Portugal, da qual é detentor, ao vencer esta quarta-feira, em Ílhavo, o Illiabum por 17 pontos de diferença (55-72), num dos três jogos dos "oitavos" que opõem equipas da Liga. Com 15 pontos, 8 ressaltos e 4 assistências, Greg Stempin foi o MVP da partida.

Os Dragões, que ao intervalo venciam por 31-39, regressaram dos balneários ainda mais determinados e resolveram a eliminatória no terceiro período, com um parcial favorável de 12-25, que desde logo sentenciou a partida, permitindo a Moncho López intensificar a rotação de todos os jogadores disponíveis.

Julian Terrell, que quatro dias antes se revelara absolutamente decisivo na vitória sobre o Ginásio, que deixou os azuis e brancos ainda mais isolados na liderança da Liga, distinguiu-se agora como o melhor marcador portista (18 pontos), sendo um dos três Dragões a ultrapassar a dezena. 

Os autores dos 72 pontos somados pelo FC Porto Ferpinta: Julian Terrell (18), Greg Stempin (15), Sean Ogirri (11), Carlos Andrade (6), Diogo Correia (5), João Santos (4), Nuno Marçal (3), João Soares (3), David Gomes (3), Miguel Miranda (2) e José Costa (2).


in "fcp.pt"

TAÇA DE PORTUGAL: FC PORTO VITALIS NOS QUARTOS-DE-FINAL

O FC Porto Vitalis qualificou-se, esta quarta-feira, para os quartos-de-final da Taça de Portugal, ao vencer, de forma categórica, o S. Bernardo, por 41-23, em desafio realizado esta tarde, no Pavilhão Dragão Caixa.

A actuar de início com apenas alguns dos habituais titulares, a equipa de Ljubomir Obradovic dominou o encontro desde o primeiro instante, avançando para um resultado mais expressivo a partir do minuto 9, tendo chegado ao intervalo já a ganhar por oito golos de diferença (21-13).

O ascendente azul e branco manteve-se na etapa complementar, com o treinador a lançar praticamente todos os atletas, incluindo o guarda-redes Miguel Marinho, que substituiu Hugo Laurentino.

Aos 34 minutos, o FC Porto Vitalis atingiu os 10 golos de vantagem (25-15); a cinco do final, os 16 (38-22), graças a um parcial de sete remates bem-sucedidos sem resposta; no fim das contas, o diferencial, que comprovava a supremacia dos Dragões, fixou-se nos 18 (41-23).

Marcaram Nuno Grilo (9), Ricardo Moreira (8), Ricardo Pesqueira (5), Jorge Silva (4), Gilberto Duarte (3), Augusto Pedro (3), Wilson Davyes (3), Filipe Mota (2), Inácio Carmo (2), Pedro Spínola (1) e Dario Andrade (1).



in "fcp.pt"

Gato por lebre

JORGE MAIA

Nas últimas quatro temporadas, entre 2006/07 e 2009/10, o FC Porto garantiu quatro vezes o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Em duas ocasiões assegurou o primeiro lugar durante a fase de grupos, sendo que, nesses casos em concreto, teve de enfrentar equipas como o Liverpool, o Marselha e o Besiktas ou o Arsenal, o Dínamo de Kiev e o Fenerbahçe. Provavelmente, foi a aparente facilidade com que o FC Porto assegurou esses apuramentos que levou os responsáveis do Benfica a apontar à conquista da Liga dos Campeões já este ano. Em Portugal, nenhum dirigente de nenhum clube grande pode admitir que aquilo que é fácil para os outros possa ser difícil para os seus. Entretanto, o tempo, como sempre, tratou de colocar as coisas no seu lugar, e as competições europeias, com o distanciamento que impõem, voltaram a mostrar que há uma diferença muito grande entre a lebre que por cá se vai vendendo e o gato que lá por fora, sem desculpas nem álibis, deixa o rabo de fora.

in "ojogo.pt"

Taça é a oportunidade de Walter

Limianos, Moreirense e... Juventude de Évora. O brasileiro Walter prepara-se para somar a terceira titularidade da temporada na Taça de Portugal, a prova em que tem sido mais utilizado por André Villas-Boas.Tirando isso, só foi mais uma vez titular, devido a um problema físico de Falcao, e a verdade é que também brilhou: marcou um golo ao Portimonense e abriu caminho à vitória por 2-0.

Mas é na Taça de Portugal que o ponta-de-lança contratado ao Internacional de Porto Alegre tem mostrado potencial. Três golos ao Limianos (um com o pé esquerdo, outro com o pé direito e o último de cabeça) colocam-no como o melhor marcador da equipa na prova (Varela e Falcao têm um golo cada). Com o Moreirense não marcou e protagonizou uma exibição frouxa, que terá sido responsável pela ausência na lista de convocados no jogo seguinte, com o Sporting, voltando a ficar de fora com o Rapid de Viena, depois de inicialmente ter sido chamado pelo treinador. Depois de amanhã, e numa semana em que Falcao está em gestão de esforço, o brasileiro volta a ter uma oportunidade para se afirmar como figura na Taça de Portugal e, eventualmente, dar mais algumas pistas sobre a necessidade, ou não, de o clube ir ao mercado em Janeiro. Se no campeonato o brasileiro é uma presença constante no banco e soma apenas 101 minutos, na Taça de Portugal regista 157 minutos somente em dois jogos.

Mas no sábado não será apenas Walter a mudar a face da equipa. André Villas-Boas prepara-se para efectuar mais algumas alterações e rodar o plantel no sentido de favorecer os menos utilizados. São os casos de Kieszek, Sereno, Emídio Rafael, Castro, Souza, Rúben Micael, James e Ukra. São todos candidatos a uma vaga no onze, havendo também muitos problemas físicos a condicionar a escolha da equipa. Ontem, para além de Falcao e de Álvaro Pereira, Beto, Fernando, Varela e Rodríguez não estiveram às ordens do treinador. E Mariano continua sem ser opção porque não está inscrito.

in "ojogo.pt"

Reis da europa também na defesa

O FC Porto é a melhor defesa da Europa, ou melhor, é a defesa com menos golos sofridos. Cinco golos concedidos em 13 jogos do campeonato é registo único nos 20 países mais cotados do Velho Continente. A grande temporada dos portistas, que continuam invictos 23 (!) jogos após o arranque da temporada, oferece marcas significativas em todos os tipos de registos. Este é apenas mais um, significativo, por sinal.

Organização, rigor, concentração e sentido colectivo são palavras constantemente repetidas por André Villas-Boas, mas também a base em que assenta todo o trabalho do mais jovem treinador da história do FC Porto. Os resultados estão à vista e, no que diz respeito à excelente marca defensiva, apenas o Olympiacos se aproxima - com seis golos sofridos nos mesmos 13 jogos -, sem que isso ofereça, à equipa grega, a liderança isolada no seu campeonato, que é repartida com o Panathinaikos de Jesualdo Ferreira. E por falar no professor, agora emigrado, importa recordar que, na última temporada, ao fim das mesmas 13 jornadas, os portistas tinham sofrido o dobro dos golos. Curiosamente, esta marca surge numa época em que as dúvidas iniciais sobre a equipa se concentravam na defesa, sobretudo depois da partida de Bruno Alves para a Rússia. André Villas-Boas resolveu o problema com a emancipação de Maicon, mas também por intermédio da capacidade para potenciar as características de Sapunaru, que tardava em se impor no Dragão.

Há mais um factor que ajuda a explicar este número, além das contingências normais dos próprios jogos: a nova forma de jogar do FC Porto. Agora, a equipa privilegia a posse de bola, ou seja, prefere defender com a bola nos pés - é uma exigência do treinador -, ao contrário do que acontecia num passado recente, em que a fórmula passava, sempre que a equipa se encontrava em vantagem no marcador, pelo recuo das linhas e por um jogo mais expectante. André Villas-Boas mudou o estilo, e os resultados estão aí. Afinal, a dúvida mantém-se: quem conseguirá parar este FC Porto?

5
O FC Porto sofreu apenas cinco golos nos 13 jogos já disputados no campeonato. Olympiacos (6), Shakhtar (7), APOEL (7), Maccabi de Telavive (8) e Barcelona (8) são os clubes que se seguem na lista dos 20 campeonatos mais cotados da Europa.

10
Na última temporada, por esta altura o FC Porto já tinha sofrido 10 golos no campeonato, o dobro dos actuais. No entanto, na época de 2007/08, Jesualdo Ferreira conseguiu chegar à 13ª jornada com apenas quatro golos sofridos.

3
Dos cinco golos sofridos até ao momento, três foram marcados por equipas minhotas: Braga (2) e Guimarães (1). Leiria, de grande penalidade, e Sporting, em Alvalade, fecham o restrito lote de equipas que conseguiram marcar ao FC Porto.

A dupla de reserva

Fucile e Otamendi, dois mundialistas transformados em reserva moral dos quatro habituais titulares da defesa portista. O lateral e o central têm sido quase sempre primeira opção quando há indisponibilidade dos mais utilizados. Sereno e Emídio Rafael completam o lote de defesas no plantel.

Helton sofre um golo a cada três jogos

Helton é o guarda-redes menos batido dos 20 campeonatos mais importantes do ranking da UEFA, com cinco golos sofridos, e o Braga é a única equipa que foi capaz de marcar duas vezes ao FC Porto com o brasileiro a defender a baliza. O jogo, recorde-se, foi mesmo um dos mais emotivos da liga portuguesa e terminou com a vitória portista (3-2). Mas Helton e, por conseguinte, a defesa azul e branca estão a dar-se mal contra equipas do Minho esta temporada, porque o Guimarães também conseguiu marcar no empate do FC Porto no D. Afonso Henriques. Pelo meio, o Leiria também marcou, mas acabou goleado (5-1). Por fim, Helton sofreu o último dos cinco golos recentemente, em Alvalade, num clássico que terminou empatado (1-1).

Alvaro Pereira à vista

URUGUAIO REALIZOU EXERCÍCIOS COM BOLA


Alvaro Pereira foi o único dos lesionados que surgiu no relvado ainda a tempo de os repórteres-fotográfios captarem algumas imagens. Só não foi possível apanhar o lateral a realizar exercícios com bola, mas deu, pelo menos, para o ver cumprimentar André Villas-Boas e o treinador adjunto Vítor Pereira de forma entusiástica.
Desde que se lesionou ao serviço da seleção uruguaia, no dia 17 de novembro, foi a primeira vez que Palito surgiu à vista nos trabalhos do plantel. Ainda o faz com limitações, mas tudo indica que estará em condições de alinhar frente ao Paços de Ferreira ou, até mesmo, diante do CSKA Sofia. Quanto ao Juventude de Évora, esse duelo ainda será para Emídio Rafael.
Fernando também já efetua treino condicionado, estando próximo de voltar à competição, o mesmo não acontecendo com Beto, Varela e Cristian Rodríguez. O trio ficou pelo tratamento às respetivas lesões, estando fora das opções do técnico até ao final do mês.
Com o grupo principal reduzido a 20 jogadores, dado que Falcão também foi poupado, o guarda-redes Kadú, de 16 anos, foi novamente chamado para trabalhar com Helton e Kieszek. Uma situação que deverá manter-se no dia de hoje, com o plantel a cumprir um treino, às 10.30, à porta fechada, no Olival.
in "record.pt"

Avança Kieszek

LESÃO DE BETO PERMITE ESTREIA DO POLACO



Beneficiando da lesão de Beto e do facto de o próximo adversário competir no 3.º escalão dos campeonatos nacionais, Kieszek vai fazer, este sábado, a sua estreia com a camisola do FC Porto.
Contratado ao Sp. Braga no último defeso, o guarda-redes polaco, de 26 anos, tem vivido na sombra de Helton e Beto, mas agora, frente ao Juventude de Évora, para a Taça de Portugal, terá a oportunidade de provar que não está no FC Porto para se treinar e pouco mais.
Segundo as perspetivas iniciais, o espaço competitivo destinado a Kieszek seria a Taça da Liga; no entanto, há vários fatores que vão acelerar a entrada em ação do polaco. Uma delas diz mesmo respeito aos seus concorrentes pela titularidade na baliza portista.
Acontece que Beto continua a recuperar da lesão que sofreu no aquecimento do jogo com o Rapid Viena – no treino de ontem apenas fez tratamento –, e como tem um longo período de paragem pela frente, Villas-Boas terá de dinamizar rapidamente o terceiro guarda-redes do plantel. É que, a somar à lesão do internacional português, é preciso não esquecer que, no campeonato, Helton está apenas a um cartão amarelo de atingir uma série de cinco, que o obrigará a cumprir um jogo de castigo. Se isso acontecer durante a lesão de Beto, o treinador terá mesmo de recorrer ao polaco, pelo que convém tê-lo moralizado e com um aceitável índice de competitividade. Por isso mesmo, nada melhor do que dar-lhe a titularidade na Taça de Portugal, no Dragão, frente ao modesto Juventude de Évora. É que Kieszek já não compete de forma oficial desde janeiro deste ano, quando, ainda no Sp. Braga, foi o escolhido por Domingos Paciência para ser o titular frente à U. Leiria, num jogo da Taça da Liga.
Habituado
De resto, Kieszek até já está habituado a assumir o papel secundário. Tem sido assim a sua carreira desde que aterrou em Portugal, na época de 2007/2008, para representar o Sp. Braga.
Nesse ano de estreia, refira-se, ainda jogou com alguma frequência, mas apenas na segunda volta do campeonato. Em 2008/2009 também, mas já no V. Setúbal, clube ao qual foi emprestado em janeiro.
No regresso a Braga, já com Domingos Paciência, apenas alinhou em dois encontros da Taça de Portugal e em três da Taça da Liga. Uma tendência que se mantém agora que serve o FC Porto.
in "record.pt"

Falcao em dúvida para a Taça

Falcao em cuidados, Villas Boas alerta: o melhor marcador do dragão (17 golos, tantos como Hulk), não subiu ontem à relva, fazendo apenas ginásio, situação enquadrada no âmbito da gestão de esforço, mas abrindo desde logo reservas quanto ao homem do eixo atacante para depois de amanhã, ele mesmo ou Walter. 

Falcao tem um peso esmagador na funcionalidade do “ataque perfeito” que engloba a fera brasileira (juntos significam 63% dos golos do FC Porto) e este início de semana fora do grupo pode indiciar descanso ou banco, face ao porte aparentemente acessível do adversário da Taça, Juventude de Évora, do terceiro escalão nacional.

Nos enquadramentos diversos em que se pode reler a gestão aplicada a Falcao destaca-se o facto de se ter lesionado frente ao Benfica, o que o levou a perder o segundo jogo da época (Portimonense), depois de ter estado fora dos convocados apenas uma vez, com o Limianos, precisamente para a Taça, onde descansou após 12 jogos seguidos.

Com o desgaste que foi sofrendo, agravado pelas condições em Viena, seguidas de novo jogo em clima de vendaval (V. Setúbal), é provável que Villas Boas comece a proteger um dos seus meninos de ouro.


in "abola.pt"