sábado, 6 de outubro de 2012

Arbitragem: Duarte Gomes admite que é do Benfica (fez bem?)

Confissão surpreendente do árbitro internacional

A confissão surgiu de forma surpreendente durante o XI Encontro Nacional do Árbitro Jovem. «Sim, sou adepto do Benfica», admitiu Duarte Gomes durante um encontro com juízes em início de carreira.

«Todos [os árbitros] têm clube. São jovens com as suas ideias bem formadas, a forma de estar na vida, sabem do que gostam, de futebol, de clubes, geralmente dos três 'grandes' com os quais se identificam e portanto é perfeitamente normal que em pleno século XXI haja esta aceitação, com muita tranquilidade», disse Duarte Gomes, citado pela Agência Lusa.

Apesar de assumir esse benfiquismo, Duarte Gomes assegura que tal não o limita no exercício da arbitragem. «Quando estou em trabalho, estou em trabalho. Nada me move a não ser o querer ser justo e conseguir passar a integridade para as minhas decisões que, às vezes, são falíveis, infelizmente.»

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-Sporting (antevisão): dois mundos, um Oceano

Nunca um clássico terá sido tão desequilibrado à partida

O MOMENTO

F.C. Porto: este dragão parece fadado para os grandes jogos. Motiva-se, torna-se atrae
nte, não deixa nada por fazer e o que faz, faz com qualidade. A exibição frente ao PSG, por exemplo, foi tão boa como o resultado. Seguiu-se a uma aparição amorfa e desligada em Vila do Conde.

Neste clássico, os dragões quererão comprovar a imagem da última quarta-feira e derrotar um rival histórico, que tão mal está a passar. Qualquer outro resultado que não seja a vitória do F.C. Porto, aliás, será sempre uma tremenda surpresa.

Estes dois gigantes do futebol indígena habitam dois mundos distintos, nos dias que correm.

Sporting: o que esperar de uma equipa ferida na alma e no orgulho? Sá Pinto já não faz parte da história e é Oceano o escolhido para tentar juntar as pontas e dar equilíbrio à equipa. Equilíbrio desportivo e emocional, que tanto têm faltado a este Sporting.

Um clássico motiva sempre, seja em que circunstância for. Por aí, o técnico interino não encontrará problemas. Mas o que fazer deste amontoado de jogadores perdidos em campo e na classificação. Matéria-prima de qualidade há. Falta o resto. E é tanto.


AUSÊNCIAS

F.C. Porto: Emídio Rafael (lesionado);

Sporting: Pereirinha (lesionado);


DISCURSO DIRETO

Vítor Pereira: «O Sporting vem com o orgulho ferido, vai querer mostrar que está vivo, que tem capacidade para dar a volta a esta situação. Não acredito que esteja fragilizado por dois jogos maus, acho que vem unido. O Sporting virá a querer correr, correr, correr pelo resultado.»

Godinho Lopes: «Estamos todos focados e concentrados no jogo do Porto. Uma coisa de cada vez. A primeira aposta foi um desafio que o Oceano aceitou. Um desafio difícil. Poderíamos ter tomado a decisão que parecia mais fácil, que era decidir após o jogo do Porto, mas entendemos que o Sporting não pode perder mais pontos.»


REGISTO HISTÓRICO

O domínio do F.C. Porto é avassalador. Em 78 jogos, os dragões derrotaram o Sporting 41 vezes na condição de visitado. Os leões conseguiram empatar 24 vezes e ganhar apenas 13. A última vitória teve lugar a 17 de março de 2007, na noite em que o pé esquerdo de Rodrigo Tello tudo decidiu.

Antes disso, o Sporting ganhara na época 1996/97 por 1-2. Barroso marcou para o Porto, Beto e Pedro Barbosa para os leões. Duas exceções a uma ditadura que se vem acentuando com o decorrer dos anos.

Na época passada, o resultado foi 2-0. Dois golos de Hulk nos últimos dez minutos.

Equipas prováveis:

F.C. PORTO: Helton; Danilo, Maicon, Nico Otamendi e Alex Sandro; Lucho Gonzalez, Fernando e João Moutinho; Silvestre Varela, Jackson Martinez e James Rodríguez.

Outros convocados: Fabiano Freitas, Mangala, Castro, Steven Defour, Kelvin, Christian Atsu e Kléber

SPORTING: Rui Patrício; Cedric, Bouhlarouz, Marcos Rojo e Insúa; Elias, Rinaudo e Izmailov; André Carrillo, Ricky van Wolfswinkel e Diego Capel.

Outros convocados: lista não divulgada

in "maisfutebol.iol.pt"

Sporting B-FC Porto B: uma análise individual

Esgaio foi decisivo, João Mário inteligente, Tiago Ferreira liderou

O Sporting B tem o melhor marcador da II Liga e neste sábado Ricardo Esgaio voltou a ser letal. Frente ao FC Porto, o extremo direito dos leões procurou desequilibrar pelo flanco que ocupa. Tanto quis receber a bola no pé, como quis ir em busca do espaço. O golo, aos 43 minutos, foi assim, por exemplo. Viu terreno livre pela frente, iludiu o fora de jogo e aproveitou a visão de João Mário para o 1-0. Decisivo, mais uma vez, com o oitavo golo na prova.

O assistente João Mário teve um espelho em Sérgio Oliveira. Ambos são referência no meio-campo de Sporting e FC Porto. O primeiro fez uma excelente assistência para o golo de Esgaio e tem as costas mais bem guardadas, (o apoio de Zezinho foi fundamental) enquanto Sérgio Oliveira tentava criar algo no miolo azul e branco, mas esteve demasiado só na construção de jogo. Um dos problemas do FC Porto passa por aí, até porque Mikel não fugiu à luta (por vezes exagerou nas faltas), mas não teve capacidade para «sair a jogar».

A crónica do jogo

Depois há Sebá, que desde logo se destaca no FC Porto pelo tamanho. É, porventura, o
que tem maior porte, o que aguenta melhor o choque, o mais forte, portanto. Também parece ser o projeto mais interessante nesta equipa B. «Extremo de pé contrário» (joga na direita, mas é canhoto), teve uma ocasião flagrante nos pés, mas falhou de forma incrível. A diferença entre Sporting e FC Porto acentuou-.se e de que maneira depois desse falhanço, até porque depois chegou o 1-0.

Tiago Ferreira assumiu-se como voz de comando da equipa. Foi, provavelmente, aquele que mais perto esteve da imagem a que os portistas habituaram o futebol nacional. Nunca deixou de ir a um lance e ainda foi solidário com colegas, mesmo que a conversa (desaguisado entre Pedro Mendes e Sérgio Oliveira) não fosse dele. Em resumo, se há um líder nesta equipa B, é ele.  

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto x Sporting: Edmilson lembra clássicos com as duas camisolas

Jogou no FC Porto e no Sporting. Nos clássicos entre os dois clubes marcou de dragão e leão ao peito e também foi campeão nacional, tanto nas Antas como em Alvalade. Falamos de Edmilson, jogador que já terminou a carreira mas que no Brasil continua a seguir com atenção o futebol português.

Este domingo, os dois clubes que o brasileiro representou vão encontrar-se no Estádio do Dragão. Edmilson não arrisca prognósticos mas a realidade atual dos dois clubes, aliado ao facto do FC Porto jogar em casa, faz com que o ex-jogador atribua maior favoritismo aos azuis e brancos.

«Com tudo o que se tem passado, até porque joga em casa, o FC Porto leva vantagem. Mas também joguei vários jogos destes com o Sporting em pior posição e ganhámos. Nos jogos grandes é difícil fazer um prognóstico porque tudo pode acontecer», revela Edmilson, entrevistado pelo zerozero.pt.

Edmilson não concorda com saída de Sá Pinto

O Sporting desloca-se ao Estádio do Dragão com Oceano no lugar de Sá Pinto, que não resistiu à pesada derrota dos leões frente ao modesto Videoton, a contar para a fase de grupos da Liga Europa. A demissão do técnico foi a solução encontrada pela direção leonina, mas Edmilson discorda da opção.


Pelo FC Porto, Edmilson decidiu um clássico contra o Sporting ©paulobizarro.blogspot.pt
«Eu apostava na continuidade de Sá Pinto porque é um leão a 100 por cento, uma pessoa fantástica, que como jogador e meu colega foi sempre impecável», comenta, ainda antes da saída de Ricardo Sá Pinto ter sido oficializada.

«O Sá Pinto era a pessoa certa para estar no momento à frente do Sporting, que precisa de estabilidade. Sei que nesta altura as coisas não estão a correr bem dentro do campo mas não é contratando um novo treinador, com nova mentalidade e outros jogadores que as coisas vão mudar. Tem que haver uma continuidade», comenta.

Os clássicos que mais o marcaram com a camisola de FC Porto e Sporting

Edmilson estreou-se no principal escalão do futebol português em 1993/1994 ao serviço do Salgueiros. Apenas uma temporada depois assinou pelo FC Porto e o encontro frente ao Sporting datado de 12 de outubro de 1996 é dos mais lembrados pelo brasileiro.

«Tenho várias recordações, tanto de um lado como do outro. Do lado do FC Porto lembro-me do golo que marquei em Alvalade. Ganhámos 0x1, passámos para a frente do Sporting, nunca mais nos apanharam e fomos campeões nesse ano», lembra Edmilson.

Em 1997 Edmilson saiu para França, onde representou o PSG. Mas a estadia em terras gaulesas durou pouco tempo e o regresso a Portugal não se fez esperar, mas com a camisola do Sporting. A 21 de março de 1998 deu-se o reencontro com o FC Porto.

«Lembro-me de termos ganho ao FC Porto por 2x0 e eu marquei o segundo golo. Foi muito bom porque tinha regressado de França e contribuí para a vitória do Sporting», recorda.

A realidade dos dois clubes: «Quem vai para o FC Porto arrisca-se a ser campeão. Sporting pode passar por novo longo período sem ganhar»



Com a camisola do Sporting, Edmilson apontou dois golos ao FC Porto ©sporting.footballhome.net
As realidades de FC Porto e Sporting são bem diferentes nesta altura. Os azuis e brancos são bicampeões nacionais e desde que Edmilson deixou Portugal, em 2001, já venceram o campeonato por mais oito ocasiões, tendo pelo meio a conquista de uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões, uma Taça Intercontinental e uma Liga Europa, entre outros títulos nacionais.

O Sporting, por sua vez, ganhou apenas mais um campeonato, além de ter conquistado algumas Supertaças e Taças de Portugal. Na Europa chegou a perder a final da Taça UEFA em Alvalade. Mas afinal, o que difere os dragões dos leões?

«O FC Porto tem uma estrutura bem montada há muito tempo. Qualquer jogador que vá para lá tem uma uma maior probabilidade de ser campeão», atira Edmilson, que em duas temporadas nas Antas venceu dois campeonatos.

«Acredito que o Sporting pode voltar a passar por um período tão grande sem ganhar o campeonato. Primeiro, o Sporting tem de resolver as questões internas mas tenho a certeza que o presidente é uma pessoa sensata e que vai conseguir reverter a situação. Lembro-me perfeitamente que o Benfica há uns anos atrás estava numa crise profunda e hoje é uma das grandes equipas da Europa. O Sporting, com uma boa gestão, pode conseguir isso», analisa, ele que com os leões venceu uma Supertaça e um campeonato, acabando com um jejum de 18 anos sem ganhar a Liga.

«Esse campeonato teve um gosto especial. Tinha vários títulos no FC Porto mas o campeonato pelo Sporting, depois de 18 anos sem ganhar, foi memorável e está guardado nas minhas recordações. Foi um dos pontos altos da minha carreira. Ganhámos 4x0 não foi? Lembro-me que fui suplente em Vidal Pinheiro e que tinha regressado de lesão», conta ao zerozero.pt.

 in "zerozero.pt"

Sporting B-FC Porto B, 2-0 (crónica)

Um oceano de diferenças entre estes leões e dragões; muda tudo de sábado para domingo?

Há um oceano de diferenças entre o Sporting B e o FC Porto B, que nesta tarde se defrontaram em Rio Maior. Um oceano e 17 pontos. Um oceano em termos coletivos e em individuais. A matéria-prima com que se trabalha na Academia é superior à disponível no Olival. Evidências que a classificação mostram e que foram visíveis no mini-clássico deste sábado. Um mundo ao contrário da I Liga do xuto e pontapé na bola.

O jogo foi demasiado desinteressante até ao minto 41 para que os comentários até esse momento sejam alongados. O Sporting teve mais bola, o Sporting dominou, o Sporting mostrou sempre ter mais qualidade que o opositor, mas o Sporting chegou àquele momento com os mesmos números do FC Porto no marcador.

Um remate de Sebá ao lado fora, até então, o melhor que os dragões apresentaram em RioMaior. A semelhança entre o FC Porto B e a equipa principal fica-se quase no esquema. Nem vale a pena falar de que aqui não há Moutinho, Fernando ou Lucho. O problema é que na B não há pressão coletiva, não há uma imagem do que é o FC Porto. E, por isso, esta equipa B está longe de ser vencedora.. Sebá tenta dar ânimo a um ataque muito vítima do que o meio não consegue fazer. Enfim, também aqui a diferença para a formação de Vítor Pereira é gigante, claro: uma diferença de 30 equipas, ou seja, um campeonato inteiro.

E eis o minuto 41: Eric Dier falha uma interceção e Sebá tem a baliza inteira, menos a figura de Golas, para fazer o 0-1. O guarda-redes defende. O jogo, finalmente, ganhou interesse. E mesmo que só tenha dado verde e branco, o encontro ganhou contornos, por fim, de mini-clássico. Teve bons golos, polémica e até um cartão vermelho direto. Um Sporting-FC Porto em ponto pequeno, sim.

A resposta leonina foi imediata. Esgaio foi-se entre a defesa azul e branca e João Mário deixou-o na cara do golo. Enquanto a «zaga» portista levantava os braços, o melhor marcador da II Liga fazia o 1-0. o lance levou a protestos do FC Porto, que pdeiu fora de jogo.

Dez minutos depois, o Sporting acabou com as dúvidas. Já as equipas tinham ido e voltado dos balneários, quando Eric Dier, de livre, fez o 2-0. um golaço, a bater Stefanovic, aos 53 minutos. O 2-0 pode dizer alguma coisa sobre as diferenças entre leões e dragões, mas o estilo, ou ausência dele no caso portista, a mentalidade ou a falta dela, uma vez mais do lado azul e branco, façam com que aqueles números, o 2 e o 0, sejam apenas uma consequência lógica.

Neste domingo, entram as equipas principais em campo. Prevê-se que tudo isto mude em pouco mais de 24 horas, que tudo se altere de sábado para domingo, como um acontecimento trágico na madrugada de um fim de semana. Para o FC Porto, a lição a ter deste mini-clássico é simples: não perder a mentalidade de vitória que que a equipa B não tem; para os leões, o efeito contrário: é preciso olhar para os mais novos e reaprender, saber como se vence, enfim, encontrar a identidade do leão. Ela anda aqui, ao que parece, mas ninguém a puxa para cima. A rivalidade Sporting-FC Porto segue neste domingo, agora no Dragão, agora bem mais escaldante.


FICHA DE JOGO

Estádio: Municipal de Rio Maior
Árbitro: Carlos Xistra

SportingVictor Golas; Arías, Tiago Ilori, Pedro Mendes e Eric Dier; Zezinho e Kikas; ; Esgaio (Rubio, 78), João Mário (Stojanovic, 87) e Bruma; Betinho (Mica, 87)

Suplentes não utilizados: Luís Ribeiro, Sunil Chhetri, Jorge Chula e Plange

FC Porto Stefanovic; David Bruno, Anderson, Tiago Ferreira e Victor Luís;Sérgio Oliveira e Mikel e Tozé; Fábio Martins (Frédéric Maciel, 67), Tozé e Sebá (Edu, 75); Vion (Dellatorre, 80)

Suplentes não utilizados: Elói, Pedro Moreira, Diogo Mateus e Tomas Podstawaski

Disciplina: cartão amarelo a Victor Luís, Esgaio, Eric Dier, Pedro Mendes; cartão vermelho direto a Tozé

Ao intervao: 1-0

Marcadores: 1-0, Esgaio (43 min); 2-0, Dier (53)  

in "maisfutebol.iol.pt"

Empate com Paço de Arcos no arranque do campeonato


O FC Porto Império Bonança empatou este sábado, no Dragão Caixa, por 4-4, frente ao Paço de Arcos, na primeira jornada do campeonato nacional. Os azuis e brancos estavam a vencer por 2-0 ao intervalo e lideravam por 4-3 no último minuto, mas um tento de Nélson Ribeiro impediu que o caudal ofensivo portista se materializasse num triunfo.

Os Dragões abriram o marcador logo no arranque, por intermédio de Reinaldo Ventura, e ampliaram para 2-0 a cinco segundos do intervalo, num desvio de Tiago Losna, após remate de Hélder Nunes. Na segunda parte, o Paço de Arcos deu a volta ao resultado, mesmo sem alterar a sua matriz de jogo defensiva e de aposta no contra-ataque, graças a tentos de Rui Pereira, aos 29 e 38 minutos, e de Rui Ribeiro, aos 30. Pelo meio, na marcação de uma grande penalidade, Reinaldo Ventura acertou no poste. No total, quatro remates do FC Porto foram aos “ferros”.

Em desvantagem, a 12 minutos do apito final, a equipa da casa lançou-se no ataque e chegou ao 3-3 num remate de meia-distância do Reinaldo Ventura, logo aos 39. Quatro minutos depois, com uma “picadinha”, Tiago Losna concretizou a reviravolta.

Nada fazia prever o empate, mas Nélson Ribeiro, já no último minuto, atirou para o 4-4, não dendo tempo aos Dragões de reagir. Foi um final cruel para uma equipa que rematou por 85 vezes à baliza e forçou o guardião Carlos Silva a 41 defesas. Por seu turno, o Paço de Arcos realizou apenas 35 remates.

Perante 713 espectadores, a equipa orientada por Tó Noves alinhou com Edo Bosch (g.r.), Reinaldo Ventura, Pedro Moreira, Ricardo Barreiros e Vítor Hugo. Jogaram ainda Tiago Losna, Hélder Nunes e Jorge Silva.


in "fcp.pt"

Dragões erguem a quinta Supertaça consecutiva

A equipa masculina de bilhar do FC Porto conquistou a sua quinta Supertaça consecutiva na variante às três tabelas, depois de vencer o Benfica, por 3-1, na final da competição. A prova decorreu esta sexta-feira, no Salão do Centro Norton de Matos, em Coimbra.

in "fcp.pt"

Augusto Inácio Sporting "sujeita-se a goleada" no Dragão

Augusto Inácio, antigo jogador de FC Porto e Sporting, pensa que os leões podem sair do Dragão com um resultado pesado, caso insistam numa táctica com apenas um trinco.

Augusto Inácio está convencido de que o Sporting corre o risco de ser goleado pelo FC Porto, no clássico de domingo, para a 6ª jornada da Liga Portuguesa. O antigo treinador dos leões, que como jogador representou os dois clubes, sustenta que "se o Sporting jogar da mesma forma que o fez contra o Gil Vicente e com o Estoril, apenas com um médio defensivo e os restantes todos ao ataque e se sofrer um golo primeiro, sujeita-se a ser goleado".

Como Inácio está convencido de que isso não acontecerá, o cenário altera-se, ao ponto do treinador pensar que, nessa circunstância, os leões "podem discutir o jogo".

O FC Porto-Sporting realiza-se no domingo, às 20h45, no Dragão. O Porto divide a liderança do campeonato com o Benfica, com cinco pontos de vantagem sobre o Sporting.

in "rr.pt"

Locomotiva brasileira rende a pleno vapor

alex sandro risca do mapa memória de alvaro pereira 

O debate em torno do FC Porto tem sido centrado no posicionamento de James Rodríguez, na evolução de Jackson Martínez, até no que a equipa pode ganhar ou perder com a rotação entre os laterais-direitos Danilo e Miguel Lopes. É por entre essas gotas da chuva que tem passado a enorme qualidade demonstrada por Alex Sandro.

O esquerdino tinha em cima dos ombros a responsabilidade de riscar do mapa a memória de Alvaro Pereira e a sua missão está a ser cumprida com brilhantismo. O internacional brasileiro, de 21 anos, tem sido eficaz nas tarefas defensivas mas sem que isso o impeça de dar uma tremenda profundidade atacante ao seu corredor. Precisamente o aspeto no qual o seu antecessor, agora no Inter Milão, mais se destacava. Talvez Alex Sandro até acabe por atingir um nível superior, dado que, ao contrário do Palito, é menos propenso a deixar o flanco descoberto. 

in "record.pt"

Kléber deixa aviso antes do clássico "Não podemos relaxar depois do PSG"

O avançado é de opinião de que o melhor FC Porto da época foi visto na receção ao Paris Saint-Germain.
 
Kléber acha essencial o FC Porto não distrair com os elogios que se seguiram à vitória, a meio da semana, alcançada diante do Paris Saint-Germain. "Fizemos uma de nossas melhores partidas nesta temporada, mas não podemos relaxar", disse, como que concentrando todas as atenções no duelo com o Sporting para a I Liga. "As duas equipas vêm de um empate e com certeza será um jogo bastante disputado. Partidas como essas são decisivas na corrida pelo título", disse.

A evidência é impossível de esconder. O FC Porto chega ao clássico mais forte do que o Sporting. O avançado brasileiro prefere o princípio de que todo o cuidado é pouco. "Clássicos são sempre jogos de superação. Apesar de estarmos bem, isso não garante nada. A vitória é construída dentro de campo, com dedicação e suor. Mais uma vez, teremos o nosso 12º jogador, que é a nossa claque, o nosso combustível. Esperamos sair de campo com mais um resultado positivo", concluiu.

in "ojogo.pt"

"Temos obrigação de ganhar ao Sporting"

Confiança de Alex Sandro - Na ressaca da "importante" vitória com o Paris Saint-Germain, o brasileiro falou a O JOGO e apontou para a responsabilidade de derrotar o Sporting no clássico de amanhã 
 
Depois da vitória frente ao Paris Saint-Germain, segue-se o Sporting para o campeonato. Alex Sandro prepara-se para disputar o seu terceiro clássico em Portugal, o segundo frente ao leões (foi titular na vitória da época passada no Dragão), mas, apesar do mau momento do adversário, o lateral garante que os jogadores estão à espera de dificuldades numa "partida sempre especial". "Vai ser mais um jogo difícil, um clássico, e temos de entrar concentrados. 

in "ojogo.pt"