sábado, 6 de outubro de 2012

F.C. Porto-Sporting (antevisão): dois mundos, um Oceano

Nunca um clássico terá sido tão desequilibrado à partida

O MOMENTO

F.C. Porto: este dragão parece fadado para os grandes jogos. Motiva-se, torna-se atrae
nte, não deixa nada por fazer e o que faz, faz com qualidade. A exibição frente ao PSG, por exemplo, foi tão boa como o resultado. Seguiu-se a uma aparição amorfa e desligada em Vila do Conde.

Neste clássico, os dragões quererão comprovar a imagem da última quarta-feira e derrotar um rival histórico, que tão mal está a passar. Qualquer outro resultado que não seja a vitória do F.C. Porto, aliás, será sempre uma tremenda surpresa.

Estes dois gigantes do futebol indígena habitam dois mundos distintos, nos dias que correm.

Sporting: o que esperar de uma equipa ferida na alma e no orgulho? Sá Pinto já não faz parte da história e é Oceano o escolhido para tentar juntar as pontas e dar equilíbrio à equipa. Equilíbrio desportivo e emocional, que tanto têm faltado a este Sporting.

Um clássico motiva sempre, seja em que circunstância for. Por aí, o técnico interino não encontrará problemas. Mas o que fazer deste amontoado de jogadores perdidos em campo e na classificação. Matéria-prima de qualidade há. Falta o resto. E é tanto.


AUSÊNCIAS

F.C. Porto: Emídio Rafael (lesionado);

Sporting: Pereirinha (lesionado);


DISCURSO DIRETO

Vítor Pereira: «O Sporting vem com o orgulho ferido, vai querer mostrar que está vivo, que tem capacidade para dar a volta a esta situação. Não acredito que esteja fragilizado por dois jogos maus, acho que vem unido. O Sporting virá a querer correr, correr, correr pelo resultado.»

Godinho Lopes: «Estamos todos focados e concentrados no jogo do Porto. Uma coisa de cada vez. A primeira aposta foi um desafio que o Oceano aceitou. Um desafio difícil. Poderíamos ter tomado a decisão que parecia mais fácil, que era decidir após o jogo do Porto, mas entendemos que o Sporting não pode perder mais pontos.»


REGISTO HISTÓRICO

O domínio do F.C. Porto é avassalador. Em 78 jogos, os dragões derrotaram o Sporting 41 vezes na condição de visitado. Os leões conseguiram empatar 24 vezes e ganhar apenas 13. A última vitória teve lugar a 17 de março de 2007, na noite em que o pé esquerdo de Rodrigo Tello tudo decidiu.

Antes disso, o Sporting ganhara na época 1996/97 por 1-2. Barroso marcou para o Porto, Beto e Pedro Barbosa para os leões. Duas exceções a uma ditadura que se vem acentuando com o decorrer dos anos.

Na época passada, o resultado foi 2-0. Dois golos de Hulk nos últimos dez minutos.

Equipas prováveis:

F.C. PORTO: Helton; Danilo, Maicon, Nico Otamendi e Alex Sandro; Lucho Gonzalez, Fernando e João Moutinho; Silvestre Varela, Jackson Martinez e James Rodríguez.

Outros convocados: Fabiano Freitas, Mangala, Castro, Steven Defour, Kelvin, Christian Atsu e Kléber

SPORTING: Rui Patrício; Cedric, Bouhlarouz, Marcos Rojo e Insúa; Elias, Rinaudo e Izmailov; André Carrillo, Ricky van Wolfswinkel e Diego Capel.

Outros convocados: lista não divulgada

in "maisfutebol.iol.pt"

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

Amanhã temos um teste difícil no Dragão diante do Sporting, após um jogo bem conseguido diante do PSG.

Desenganem-se aqueles que pensam que este Sporting não vale mais do que tem mostrado.

É uma equipa jovem, com talento, à qual apenas falta um treinador à Obradovic (andebol FC Porto), que os repreenda e que os proteja.

Mesmo com o grande Oceano no banco amanhã, os de Alvalade irão querer demonstrar o seu valor.

Ao Porto cabe todo o favoritismo, mas para vencer há que manter a atitude patenteada diante dos gauleses, e não uma atitude apática e amorfa como a dos Estádio dos Arcos.

Espera-se um excelente jogo de futebol, com uma equipa de arbitragem que contribua para o espectáculo, e que o nosso Porto vença.

Que o ambiente entre adeptos seja salutar e que desfrutem do dérbi.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.pt