sábado, 6 de outubro de 2012

Sporting B-FC Porto B, 2-0 (crónica)

Um oceano de diferenças entre estes leões e dragões; muda tudo de sábado para domingo?

Há um oceano de diferenças entre o Sporting B e o FC Porto B, que nesta tarde se defrontaram em Rio Maior. Um oceano e 17 pontos. Um oceano em termos coletivos e em individuais. A matéria-prima com que se trabalha na Academia é superior à disponível no Olival. Evidências que a classificação mostram e que foram visíveis no mini-clássico deste sábado. Um mundo ao contrário da I Liga do xuto e pontapé na bola.

O jogo foi demasiado desinteressante até ao minto 41 para que os comentários até esse momento sejam alongados. O Sporting teve mais bola, o Sporting dominou, o Sporting mostrou sempre ter mais qualidade que o opositor, mas o Sporting chegou àquele momento com os mesmos números do FC Porto no marcador.

Um remate de Sebá ao lado fora, até então, o melhor que os dragões apresentaram em RioMaior. A semelhança entre o FC Porto B e a equipa principal fica-se quase no esquema. Nem vale a pena falar de que aqui não há Moutinho, Fernando ou Lucho. O problema é que na B não há pressão coletiva, não há uma imagem do que é o FC Porto. E, por isso, esta equipa B está longe de ser vencedora.. Sebá tenta dar ânimo a um ataque muito vítima do que o meio não consegue fazer. Enfim, também aqui a diferença para a formação de Vítor Pereira é gigante, claro: uma diferença de 30 equipas, ou seja, um campeonato inteiro.

E eis o minuto 41: Eric Dier falha uma interceção e Sebá tem a baliza inteira, menos a figura de Golas, para fazer o 0-1. O guarda-redes defende. O jogo, finalmente, ganhou interesse. E mesmo que só tenha dado verde e branco, o encontro ganhou contornos, por fim, de mini-clássico. Teve bons golos, polémica e até um cartão vermelho direto. Um Sporting-FC Porto em ponto pequeno, sim.

A resposta leonina foi imediata. Esgaio foi-se entre a defesa azul e branca e João Mário deixou-o na cara do golo. Enquanto a «zaga» portista levantava os braços, o melhor marcador da II Liga fazia o 1-0. o lance levou a protestos do FC Porto, que pdeiu fora de jogo.

Dez minutos depois, o Sporting acabou com as dúvidas. Já as equipas tinham ido e voltado dos balneários, quando Eric Dier, de livre, fez o 2-0. um golaço, a bater Stefanovic, aos 53 minutos. O 2-0 pode dizer alguma coisa sobre as diferenças entre leões e dragões, mas o estilo, ou ausência dele no caso portista, a mentalidade ou a falta dela, uma vez mais do lado azul e branco, façam com que aqueles números, o 2 e o 0, sejam apenas uma consequência lógica.

Neste domingo, entram as equipas principais em campo. Prevê-se que tudo isto mude em pouco mais de 24 horas, que tudo se altere de sábado para domingo, como um acontecimento trágico na madrugada de um fim de semana. Para o FC Porto, a lição a ter deste mini-clássico é simples: não perder a mentalidade de vitória que que a equipa B não tem; para os leões, o efeito contrário: é preciso olhar para os mais novos e reaprender, saber como se vence, enfim, encontrar a identidade do leão. Ela anda aqui, ao que parece, mas ninguém a puxa para cima. A rivalidade Sporting-FC Porto segue neste domingo, agora no Dragão, agora bem mais escaldante.


FICHA DE JOGO

Estádio: Municipal de Rio Maior
Árbitro: Carlos Xistra

SportingVictor Golas; Arías, Tiago Ilori, Pedro Mendes e Eric Dier; Zezinho e Kikas; ; Esgaio (Rubio, 78), João Mário (Stojanovic, 87) e Bruma; Betinho (Mica, 87)

Suplentes não utilizados: Luís Ribeiro, Sunil Chhetri, Jorge Chula e Plange

FC Porto Stefanovic; David Bruno, Anderson, Tiago Ferreira e Victor Luís;Sérgio Oliveira e Mikel e Tozé; Fábio Martins (Frédéric Maciel, 67), Tozé e Sebá (Edu, 75); Vion (Dellatorre, 80)

Suplentes não utilizados: Elói, Pedro Moreira, Diogo Mateus e Tomas Podstawaski

Disciplina: cartão amarelo a Victor Luís, Esgaio, Eric Dier, Pedro Mendes; cartão vermelho direto a Tozé

Ao intervao: 1-0

Marcadores: 1-0, Esgaio (43 min); 2-0, Dier (53)  

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: