sexta-feira, 15 de março de 2013

JORGE SILVA: "QUEREMOS TERMINAR ESTA FASE SEM DERROTAS"


Este sábado (21h locais, menos uma em Portugal Continental), o FC Porto Império Bonança defronta o Noia, em Espanha, na sexta e última jornada da fase de grupos da Liga Europeia. Jorge Silva sublinha em superflash que o Noia está pressionado, enquanto os Dragões, já apurados para os quartos-de-final, vão procurar conservar a invencibilidade.

Em declarações à imprensa, Jorge Silva analisou o percurso nesta fase de grupos: “Conseguimos o objectivo rapidamente. Sabíamos que quanto mais cedo garantíssemos o primeiro lugar melhor e foi assim que aconteceu. Este jogo é praticamente para cumprir calendário, mas partimos para Espanha com outros objectivos: queremos terminar esta fase sem derrotas, sem jogadores castigados e livres de lesões. Andamos a trabalhar já para os quartos-de-final e esperar o próximo adversário”. 

Ciente de que a formação do Noia depende deste jogo para se classificar, Jorge Silva lembrou que é deles “a preocupação do apuramento”. “Nós vamos apostar no mesmo tipo de jogo com os objectivos bem delineados. Sabemos que o jogo é importante para o Noia e certamente que teremos um ambiente hostil, mas as contas são para eles. Vamos sem pressão porque já estamos apurados”, declarou.
A ausência de pressão não será motivo para falta de ambição: “A descontracção vem pela satisfação de já estarmos apurados, mas quando o jogo começar a descontracção acaba, já que não queremos sair derrotados”. 

Jorge Silva relembrou ainda o jogo, no Dragão Caixa, contra a equipa do Noia. “Ficou gravado, correu-me bastante bem e aguardo que este também seja igual. Mas nunca poderemos esquecer que é uma equipa espanhola que joga muito bem e fez-nos passar por dificuldades. Apenas esperamos fazer lá o que fizemos cá, para sairmos satisfeitos”, frisou.

Antevendo a próxima fase, o avançado relembra que o adversário ainda não é conhecido, podendo ser o Benfica ou os espanhóis do Reus. “Sabemos que serão dois jogos extremamente complicados, seja com quem for, e teremos a vantagem de o segundo jogo ser em casa. Quando terminarmos o nosso jogo já saberemos qual será o nosso adversário e, a partir daí, iremos pensar mais concretamente nessa fase. Para já, garantimos o primeiro objectivo traçado no início da época, que era chegar à final four”, recordou.


in "fcp.pt"

Danilo apto para os Barreiros

Lateral-direito regressou de Málaga com uma contusão na perna esquerda


Afastado do treino de quinta-feira devido a uma contusão na perna esquerda, Danilo já participou na sessão de trabalho realizada na manhã desta sexta-feira, no Olival. O lateral-direito constitui, assim, mais uma opção para Vítor Pereira utilizar no jogo de domingo, com o Marítimo.

Entregues ao departamento médico do FC Porto continuam ainda João Moutinho e Quiñones. De acordo com o boletim revelado pelos dragões, o médio português e o lateral-esquerdo colombiano limitam-se a fazer tratamento às respetivas lesões.


in "ojogo.pt"

VITOR PEREIRA: "VAMOS REDIRECCIONAR TODA A NOSSA CONCENTRAÇÃO PARA O MARÍTIMO"


No futebol de alta competição, um plantel só se pode dar ao luxo de sentir emocionalmente um desaire durante um dia. Por isso, Vítor Pereira lembrou que o trabalho desta sexta-feira já foi completamente virado para o confronto com o Marítimo (domingo, 18h). Após a eliminação da Champions, a revalidação do título emerge como um objectivo ainda mais motivador.

“A este nível só nos podemos dar ao luxo de ficar ressacados emocionalmente um dia. Esse dia já passou, hoje estamos preparados para outra guerra que vai ser o jogo com o Marítimo. Mentiria se não dissesse que a eliminação da Liga dos Campeões nos entristeceu e foi uma expectativa grande que não se concretizou, mas também sabemos que temos um campeonato para ganhar, que queremos muito revalidar. Trabalhamos muito para isso e o próximo jogo será fundamental. Vamos redireccionar toda a nossa concentração para o Marítimo. Os jogadores têm de estar preparados para as dificuldades que o adversário nos vai criar e com rigor, seriedade e um carácter grande pretendemos chegar lá e provar que queremos ganhar o título”, afirmou, em conferência de imprensa, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.

O técnico admitiu que o estádio dos madeirenses é um “campo extremamente difícil”, onde o Marítimo “não cede muitos pontos”, mas prometeu uma equipa portista “a acreditar claramente” nas suas ideias de jogo. “Andamos a trabalhar para revalidar o título desde o primeiro jogo, desde aí que sabemos qual é a nossa responsabilidade. Sabemos que vamos defrontar um Marítimo com qualidade, que está mais forte neste momento do que quando os recebemos em casa. Têm jogadores com qualidade individual, rápidos na frente, e uma matriz bem definida. A nossa responsabilidade é ir à Madeira buscar os três pontos e revalidar o campeonato”, declarou.

Vítor Pereira aproveitou a conferência de imprensa para abordar de novo o jogo em Málaga e “encerrar de vez” esse capítulo: “Entrámos no jogo tal como somos, a querer controlar e mandar no jogo, de forma agressiva e pressionante. Do outro lado também estava uma equipa pressionante, de qualidade e que quis ganhar o jogo, dificultando-nos a circulação e essa posse que gostamos de ter. A partir da expulsão é evidente que isso se tornou mais difícil de concretizar. Passados estes meses todos, seria de estranhar que não lidasse com o elogio e a crítica de forma diferente. Percebo que no momento da eliminação é isso que se valoriza e o que foi feito de bom é desvalorizado, mas a equipa tem de ter consciência do trabalho que fez. Fizemos grandes jogos nesta Champions, passámos uma imagem de grande qualidade e fomos a única equipa portuguesa que passou a fase de grupos. Mesmo no jogo que perdemos em Paris mostrámos a nossa força e em casa com o Málaga mostrámos qualidade. Fomos eliminados dando a cara, olhos nos olhos, querendo ganhar da nossa forma”.

O treinador do FC Porto precisou: parte da crítica tem como objectivo “atingir” a equipa, numa “fase importante do campeonato”, tentando que ela caia “depois de levar uma pancada”. Daí o surgimento de algumas notícias que dão conta de uma suposta fragilidade da sua posição no clube: “O que saiu hoje faz-me lembrar uma outra notícia de há cerca de um ano, antes de irmos a Braga, que dava conta de que estaria fora do FC Porto, independentemente de sermos campeões ou não. Quando me referi à honestidade intelectual e da crítica quis referir isso mesmo. Há uns meses reagiria emocionalmente, mas depois de já me tiraram tantas vezes do lugar e de termos sido campeões nacionais continuo aqui, a acreditar que vamos revalidar o título e que o próximo jogo é importantíssimo para essa revalidação. Sabemos cá dentro qual é a intenção e isso já vem de há muitos anos. Não me aquece nem arrefece, fico exactamente na mesma”.

Em relação à condição física de João Moutinho, ficou a saber-se que está “entregue ao departamento médico”. Vítor Pereira considerou ainda que o facto de estar fora das competições europeias não torna o caminho mais fácil ao FC Porto na Liga portuguesa: “Todos fazem uma gestão física e emocional, o ano passado estávamos mais ou menos nas mesmas condições”.


in "fcp.pt"

GILBERTO: "O IMPORTANTE É CONTINUAR A GANHAR"


Após a vitória "suada" sobre o ABC no passado sábado, o FC Porto Vitalis joga este sábado (18h00) a segunda jornada da fase final do Andebol 1, em Águas Santas. Gilberto Duarte anteviu este jogo ao Porto Canal e www.fcporto.pt e frisou que não espera que o adversário "ofereça" a vitória "de mão beijada".

"O jogo da semana passada é a prova de que já não há jogos tranquilos. Portanto, desde início, vamos entrar com tudo para no fim alcançarmos a vitória. Nós sabemos que o Águas Santas não nos vai dar o jogo de mão beijada", afirmou. O lateral-esquerdo acrescentou que a equipa portista conhece bem as rotinas dos maiatos: "Não sei se eles andaram a trabalhar algo novo, mas nós já analisamos tudo o que tínhamos para analisar da equipa adversária e estamos a trabalhar sobre isso. No sábado, esperamos conseguir combatê-los para trazer os três pontos".

Gilberto confessa que o FC Porto passou por grandes dificuldades em Braga: "Foi importante começar esta fase com uma vitória. Apesar de ter sido muito sofrida conseguimos os três pontos e o importante é continuar a ganhar. Fizemos uma primeira parte muito má em termos atacantes e, consequentemente, na segunda parte tivemos de correr atrás do prejuízo. Tivemos de entrar mais calmos e lúcidos para o que tínhamos de fazer e aplicarmos tudo aquilo que sabemos. É muito difícil fazer aquilo que fizemos".


in "fcp.pt"

Vítor Pereira imune a notícias que o despedem do FC Porto

O jornal "Correio da Manhã" diz que Pinto da Costa está atento à situação de Jorge Jesus.
.

As notícias que dão conta da eventual saída de Vítor Pereira, do comando técnico do FC Porto, "não aquecem nem arrefecem", o treinador. Habituado àquilo que classifica de "contra-informação", Vítor Pereira explica que já não reage de forma emocional, porque há um ano que convive com esse tipo de notícias.

O "Correio da Manhã", na edição desta sexta-feira, avança que Pinto da Costa "está atento à situação de Jorge Jesus e já lhe terá feito chegar que lhe irá apresentar uma poposta para treinar o FC Porto a partir da próxima temporada".

"Nós sabemos qual é a intenção da publicação desse tipo de notícias, numa altura destas", registou Vítor Pereira, durante a conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Marítimo. "Continuo aqui. Continuo a acreditar que vamos revalidar o título", encerrou o treinador.


in "rr.pt"

Herrera longe de estar fechado


O médio Héctor Herrera ainda não tem qualquer compromisso assinado com os dragões, garantiu ontem à ESPN México um dirigente do Pachuca.

«As negociações com o FC Porto estão em curso mas não foi encontrada uma solução definitiva connosco ou com o jogador», salientou o responsável pela área do futebol do clube mexicano, Gabriel Caballero.

Os rumores a anunciar a transferência têm corrido na imprensa mexicana, mas a verdade é que Herrera continua a larga distância dos dragões, ao contrário do seu compatriota Diego Reyes, com quem FC Porto garantiu um acordo rapidamente. 

As verbas altas que o Pachuca pede pela transferência do médio serão motivo principal para o impasse que está a viver-se.


in "abola.pt"

Danilo: «Grupo tem grande caráter»

ASSUME A DESILUSÃO MAS GARANTE RESPOSTA


A eliminação europeia não vai desorientar o FC Porto na procura da revalidação do título. Quem o garante é Danilo, apesar do sentimento de desilusão no balneário.

“O grupo de trabalho tem um grande caráter. Apesar da desilusão, vamos trabalhar e dedicar-nos muito, especialmente ao campeonato”, referiu o lateral de 21 anos, apontando desde logo ao regresso às vitórias na Madeira: “É importante dar a volta por cima já na próxima jornada da Liga, frente ao Marítimo, porque a prova é muito disputada e temos jogos difíceis pela frente”.

De acordo com o defesa, a tristeza que tomou conta dos dragões é agudizada pelo facto de a “equipa estar habituada a ganhar seja em que campo e contra que adversário for”. Danilo foi excluído do treino de ontem devido a uma contusão na perna esquerda, o que levanta algumas dúvidas sobre a sua utilização na Madeira.

Sem a expulsão tudo seria bem diferente

“É difícil falar e analisar o jogo de Málaga”, esclareceu Danilo quando lhe foi solicitada a sua leitura do encontro. Depois de uma pequena pausa, o defesa catalogou como determinante a expulsão de Defour. “Se o jogo tivesse permanecido 11 contra 11, sem dúvida que tudo seria diferente. Estávamos determinados no início da segunda parte e esperávamos jogar melhor do que na primeira. Depois surgiu aquele golo de bola parada, que não é nada normal em nós”, assentiu o brasileiro, ressalvando que oFC Porto perdeu com um adversário “de grande qualidade e extremamente motivado”.

Por fim, Danilo desvalorizou o facto de não se ter apresentado ao melhor nível, tendo em conta o seu possível regresso à seleção brasileira: “Isso é secundário. Sei que estes jogos são mais vistos, mas o que eu queria era ajudar a equipa...”

in "record.pt"

NÉLSON MOUTINHO "João Moutinho disse-me que está melhor"


Pai do médio do FC Porto mantém a dúvida sobre a utilização do filho contra o Marítimo
Substituído ao intervalo frente o Málaga devido a lesão, João Moutinho é uma incógnita para o jogo com o Marítimo. O médio está entregue ao departamento médico do FC Porto, mas o pai do jogador revelou à TSF que está a melhorar. "Perguntei-lhe como estava e ele disse-me: 'estou melhor, a recuperar'", contou Nélson Moutinho.

in "ojogo.pt"

COSTINHA CRITICA DECLARAÇÕES "Mostrem os vídeos ao James..."

O colombiano contrariou Vítor Pereira e afirmou que estava em condições de jogar os 90 minutos em Málaga. Costinha, agora treinador do Beira-Mar, não compreendeu a atitude do jogador...


James repetiu na edição desta sexta-feira de O JOGO o desconforto pelo facto de não ter sido titular em Málaga (pode ler as declarações exclusivas do colombiano naedição e-paper ou impressa) e Costinha, agora treinador do Beira-Mar, criticou a atitude do jogador.

"Li as palavras do James Rodriguez e não compreendo. Ele disse no final do jogo com o Málaga que se sente a 100 por cento, contrariando o que disse o treinador Vítor Pereira. É um sinal de que algo não está bem, porque quando eu lá jogava os companheiros eram os primeiros a recriminar uma situação dessas. Ele acha que está bem? Alguém que lhe mostre os vídeos dos últimos jogos para que ele tire outro tipo de conclusões."

Quando foi convidado a comentar a questão sobre o título, Costinha mostrou algumas cautelas: "Quem vai ser campeão? Não é fácil. Tudo vai depender da forma como o FC Porto reagir ao empate em Alvalade e à derrota com o Málaga já no jogo com o Marítimo."

Estas palavras de Costinha foram extraídas de uma entrevista exclusiva que o treinador condeceu a O JOGO esta sexta-feira e que pode ler na edição e-paper ou impressa. 


in "ojogo.pt"