quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Kléber reintegrado sob o olhar de Pinto da Costa

O plantel azul e branco prepara-se para receber o City, esta quinta-feira.


O FC Porto continua a preparar-se para a recepção ao Manchester City, esta quinta-feira, na primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa. 

Os dragões treinaram, no Olival, às ordens de Vítor Pereira e com Kléber integrado nos trabalhos do restante plantel. O avançado brasileiro poderá estar já às ordens de Vítor Pereira frente aos ingleses. 

O presidente portista, Pinto da Costa, marcou presença no treino matinal que marcou a estreia de Paulinho Santos na equipa técnica. O FC Porto recebe, amanhã, o Manchester City, às 20h05, no Estádio do Dragão.



in "rr.pt"

Pinto da Costa e a abordagem a Domingos: «Uma imbecilidade»

Presidente do F.C. Porto desmente contactos com ex-treinador do Sporting


O presidente do F.C. Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, veio a público, nesta quarta-feira, desmentir qualquer abordagem de dirigentes portistas a Domingos Paciência, um cenário avançado por fonte anónima do SPorting, citada pela agência Lusa e que já esteve na base de um comunicado do ex-treinador dos leões.

«Essa notícia difundida pela Lusa não merece qualquer credibilidade. Foi posto em causa o nome e o profissionalismo do Domingos e espero que ele mantenha a intenção de avançar com um processo judicial. Apelo ao Ministério Público para averiguar de onde partiu essa invenção. Estou disponível para ajudar a provar que essa notícia foi cozinhada», afirmou, antes de classificar como «uma imbecilidade» a hipótese de o ex-treinador do Sporting estar nesta altura a ser considerado como opção para o F.C. Porto.

O presidente do F.C. Porto, no seu jeito irónico, disse que Vítor Pereira tinha ficado «nervosíssimo» ao saber que Domingos saíra do Sporting. «Mas depois acalmei-o e ele ficou bem.»

Os castigos aplicados a Antero Henrique e Rui Cerqueira mereceram um comentário ao dirigente. 

«Uma discussão no túnel deu origem a três suspensões de um mês e três multas. A expulsão do jogador do Leiria [Shaffer], que teve uma entrada violentíssima sobre João Moutinho, só valeu um jogo de castigo. É o mesmo que uma expulsão por acumulação de amarelos. Para mim isto é incitamento à violência.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Pereira fala das situações de Domingos e Villas-Boas

Técnico do F.C. Porto solidário com os colegas de profissão


Vítor Pereira conhece bem André Villas-Boas e Domingos Paciência. Numa altura em que o técnico do Chelsea e o ex-treinador do Sporting vivem dias sensíveis, Vítor Pereira não deixou de lhes enviar uma mensagem através da comunicação social.

Sobre Villas-Boas, com quem trabalhou na época anterior, Vítor Pereira foi sucinto. «O André é um técnico de grande qualidade e ainda vai provar a sua qualidade no Chelsea», sublinhou.

A saída de Domingos Paciência do Sporting também mereceu um comentário. «Lamento a saída do Domingos. Tenho pena que assim seja. Reconheço competência a toda a sua equipa técnica.»

Vítor Pereira: «Temos argumentos para vencer o City»

Técnico do F.C. Porto apela ao apoio do público diante do Man. City


Vítor Pereira vai ter de mexer na estrutura atacante do F.C. Porto, para o jogo desta quinta-feira com o Manchester City, devido à ausência forçada de Janko, que não pode actuar na Liga Europa. 

Ainda assim, o técnico portista promete uma equipa a manter a identidade: «Vamos abordar o jogo de acordo com os nossos princípios. Com intervenientes diferentes, pois não temos o Janko. Mas vamos manter a dinâmica, que terá de ser forte», garantiu.

Quanto ao Manchester City, Vítor Pereira dispensou apresentações e foi directo ao assunto: «Não vale a pena perder tempo a falar deles. Todos conhecem a equipa. É líder da liga inglesa, com um plantel fortíssimo. Queremos é proporcionar um grande espectáculo e puxar a massa associativa para o nosso lado», resumiu.

«O City tem uma grande equipa. Mas estou focado na qualidade do nosso jogo. Se jogarmos ao nosso nível temos argumentos mais do que suficientes para vencer a partida», acrescentou o treinador do F.C. Porto. 

«Trabalhamos para entusiasmar os adeptos. Sentir o conforto e o apoio deles é fundamental. Espero um Dragão cheinho para chegarmos a um jogo de qualidade.»

O F.C. Porto é o campeão em título da Liga Europa e pretende honrar as insígnias. Vítor Pereira não hesita e afirma que os dragões podem repetir o sucesso de Dublin.
«Acredito que somos um dos maiores favoritos. Temos é de provar dentro do campo a nossa qualidade», afirmou o treinador do F.C. Porto.

Vítor Pereira explica «o princípio da chiclete»

Técnico explica de forma curiosa a situação de Maicon e a exclusão de James Rodríguez em favor de Silvestre Varela


A teoria é patenteada por Vítor Pereira. Surgiu no seguimento de uma pergunta do Maisfutebol ao técnico. Com Danilo a mostrar qualidade inatacável, é de excluir totalmente a colocação de Maicon como lateral direito? A resposta, curiosa, chegou de imediato e levou-nos até outros exemplos no plantel.

«Não vou dizer em que posição vai jogar o Maicon. Pode ser lateral, central ou nem jogar», começou por referir o técnico, antes de uma declaração firme. 

«Não se pode liderar uma equipa segundo o princípio da chiclete. O Maicon correspondeu ao que pretendíamos. Depois, como tínhamos outro jogador para o lugar, a chiclete perde o sabor e tiramos o Maicon? Não, não é assim.»

E ainda mais. «Em relação à situação do James e do Varela, por exemplo, existe o mesmo princípio. Criticar é bonito para quem está de fora e nunca liderou ninguém. Quando temos um grupo e atletas para motivar as coisas são diferentes.»

Em resumo, Vítor Pereira gosta de premiar quem é lançado e corresponde. Para o treinador do F.C. Porto, não faz sentido excluir da equipa alguém que está a cumprir os seus desígnios. Mesmo que no banco esteja uma alternativa, em teoria, superior. 

in "maisfutebol.iol.pt"

João Moutinho: «O Porto precisa de jogadores como Lucho»

Médio português encantado com o novo colega do meio-campo


O regresso de Lucho Gonzalez ao F.C. Porto reformulou o meio-campo azul e branco. O argentino assentou de imediato a sua qualidade e João Moutinho agradece. Para o internacional português, os dragões precisam «de atletas deste tipo».

«O entendimento tem sido bom. O Lucho já conhecia o clube e tentámos ambientá-lo ao nosso grupo rapidamente. Se mudou algo no meu jogo? Continuo a jogar da mesma forma, a ajudar da mesma maneira. Um jogador da qualidade do Lucho acrescenta sempre algo à equipa. O F.C. Porto precisa deste tipo de jogadores.»

Em relação ao Manchester City, João Moutinho só deixou elogios. «É a melhor equipa do campeonato inglês. Temos as nossas armas e vamos trabalhar para sermos a melhor equipa. Os duelos no meio-campo? Vamos ter duelos interessantíssimos e que podem ser decisivos.»

A finalizar, mais uma certeza. «O Porto tem a ambição de conquistar toda e qualquer prova. A Liga Europa não é diferente.» 

in "maisfutebol.iol.pt"

EuroLucho toma as rédeas

AMEAÇA AS LINHAS DEFENSIVAS DOS CITIZENS



O FC Porto vai avançar em força rumo à baliza do Manchester City sob as ordens de El Comandante a meio-campo. Tendo em conta que os dragões nunca venceram em Inglaterra, torna-se fundamental adquirir vantagem na 1.ª mão e Lucho González, que regressa às batalhas europeias com a camisola azul e branca, possui um papel fundamental na ameaça às linhas defensivas do líder da Premiership.
Contra a U. Leiria, a visão de jogo do argentino ficou obstruída pela aglomeração de camisolas brancas da formação visitante no último terço do terreno. Por onde quer que o camisola 3 tentasse abrir para encontrar espaço, a ocupação excessiva do terreno tornou-se um espartilho que toda a equipa demorou mais de uma hora a superar e, mesmo assim, aproveitando o facto de o conjunto de Cajuda ter ficado com menos um jogador, pela expulsão de Shaffer.
in "record.pt"

Só uma história feliz até... Gelsenkirchen

MARCAR A DIFERENÇA PARA SEGUIR EM FRENTE



O nome do Manchester City atual serve logo para assustar, mas os dragões jogam amanhã contra outro fator que tem sido bem desfavorável às cores portuguesas. Não é preciso recuar muito no tempo para perceber que as eliminatórias frente a equipas inglesas têm um sabor amargo, sendo que nos últimos anos só há uma história feliz para contar neste peculiar aspeto. Uma história imensamente feliz e que acabou em Gelsenkirchen na conquista da Liga dos Campeões.
Mal acabou a fase de grupos, o sorteio ditou o Manchester United e logo os piores cenários foram desenhados, mas a célebre equipa de José Mourinho tinha um coração demasiado grande para poder ser ignorado. O United chegou ao Dragão e até marcou cedo (Quinton Fortune aos 14’), mas dois golos de Benni McCarthy (29’ e 78’) levaram a decisão para Manchester, onde todos se lembram o que aconteceu. O FC Porto não perdeu em Inglaterra, o que foi uma notícia num país onde perdera e sempre e onde continua sem ganhar, empatando com aquele golo de Costinha que fez Mourinho correr como um louco até à linha de fundo. Os dragões seguiram em frente e acabaram a festejar em Gelsenkirchen com a vitória sobre o Monaco.
in "record.pt"

Entrada de mão direita

 FC Porto começou a terceira edição da Supertaça Compal com uma vitória sobre os moçambicanos do Maxaquene por 74-56. O encontro acabou por ter um duelo espanhol de treinadores, isto porque a equipa de Maputo está sob o comando de Joseba García, que também é seleccionador nacional de Moçambique. Perante esta "equipa desconhecida", como a classificou Moncho López de véspera, os dragões começaram a comandar o jogo, enquanto o Maxaquene tinha pouca eficácia ofensiva.
Ainda assim, os moçambicanos reagiram no segundo período - estiveram mesmo na frente do marcador (25-28) -, algo que serviu de alarme para os azuis e brancos. Sem deslumbrar, os campeões nacionais asseguraram o triunfo no terceiro período, sobretudo na linha de lance livre, registando grande eficácia final (13 lançamentos convertidos em 16 tentativas), enquanto o Maxaquene não apresentava argumentos (fez apenas dois pontos nos primeiros cinco minutos da segunda parte). Moncho López decidiu não utilizar Carlos Andrade, condicionado, e tentou rodar o plantel. João Soares acabou por ser um dos jovens que melhor resposta deram, terminando com 12 pontos e oito ressaltos. Hoje, o grau de dificuldade aumenta para o FC Porto, que mede forças com o 1.º de Agosto num encontro que põe frente a frente os dois últimos seleccionadores nacionais.

in "ojogo.pt"

Pinto da Costa: "Guarín não aceita o banco"

A convicção de que André Villas-Boas irá para o Inter quando sair do Chelsea não é, para Pinto da Costa, apenas um exercício de lógica. "Villas-Boas tem o perfil certo para o Inter. Disse a mesma coisa a Mourinho, em 2004, quando o Liverpool se interessou. Disse-lhe que o Inter é o clube mais adaptado ao seu perfil, carácter e imagem", contou em entrevista à "Gazzetta dello Sport".
O presidente portista reiterou que não foi só pela "grande proposta do Chelsea" que Villas-Boas saiu. "Foi também pela dificuldade de igualar a Champions de Mourinho", salvaguardou. Ainda sobre esse negócio, conta que o Chelsea "pediu um desconto", mas que "nem por 14,9 milhões o venderia."
Ao mesmo jornal italiano, Pinto da Costa disse que Guarín tem tudo para "se dar bem" no Inter e explicou o que falhou no FC Porto: "Neste momento não seria titular e há jogadores que não sabem aceitar o banco. O problema de Guarín é que a sua carreira é mal gerida pelo agente. Disse-lhe que faltavam poucos detalhes para fechar com a Juventus, mas um empresário da nossa confiança estava em Milão a tratar com o Inter."
Numa espécie de balanço sobre a carreira, o presidente demarcou-se do "amigo" Berlusconi, que disse ser o dirigente com mais títulos no mundo. "Eu não conto os meus nem quero nenhum estádio com o meu nome. Quando o propuseram, ameacei demitir-me", garantiu.
A propósito de Itália, confirmou uma história antiga. "Soubemos que a Juventus ia observar Madjer no jogo da Supertaça Europeia e, de propósito, não o colocámos a jogar. Mas o Rui Barros fez um jogo esplêndido e a Juve quis contratá-lo logo", lembra.

in "ojogo.pt"

Antero Henrique fora do clássico da Luz

A Comissão Disciplinar da Liga de Clubes aplicou um mês de suspensão a Antero Henrique, que assim fica impedido de se sentar no banco de suplentes do FC Porto até 15 de Março, falhando naturalmente o clássico com o Benfica, agendado para dia 2. Além disso, perde também a visita ao V. Setúbal e as recepções a Feirense e Académica. O director-geral portista terá ainda de pagar 1500 euros de multa.
A mesma medida foi aplicada a Rui Cerqueira, director de comunicação do FC Porto e a Rodolfo Vaz, dirigente do Leiria que, como Antero Henrique, foi delegado ao jogo no último confronto entre as equipas. Recorde-se que os dois se desentenderam no túnel de acesso aos balneários e foi daí que resultaram as sanções agora aplicadas.

in "ojogo.pt"

Colômbia estuda caso James

Tal como O JOGO adiantou, o FC Porto pretende que James não esteja no particular da Colômbia com o México, em véspera do clássico na Luz, tentando que o esquerdino interferisse junto da sua selecção. Ontem, correu na Imprensa colombiana a notícia de que os dragões teriam já entrado em contacto com a federação daquele país.

Janko está engripado

Janko foi o grande ausente do treino. O austríaco ficou em casa por estar engripado. "Infelizmente, os meus receios concretizaram-se. Já não me sentia muito bem no último jogo e agora é oficial: estou constipado e tive de ficar de cama", escreveu o avançado nas redes sociais. Kléber voltou a treinar condicionado e não deve ser opção para o City.

Já garantidos mais de 40 mil espectadores

O Dragão promete encher para a recepção ao City. Ontem, dia em que os detentores de Dragon Seat deixaram de ter o lugar reservado, já estavam vendidos mais de 40 mil bilhetes. Ontem, ficou a saber-se que o árbitro será o turco Cuneyt Çakir, de 35 anos.

Souza vai estrear-se

Apontando aos Jogos Olímpicos, o médio Souza, cedido ao Grémio de Porto Alegre, deve começar no sábado a vincar a sua candidatura a Londres. O jogador deve alinhar de início contra o São José se o seu certificado der entrada nos serviços federativos. "É um óptimo jogador, mas não é fácil jogar no FC Porto", disse o treinador Caio Júnior.

in "ojogo.pt"

Hulk: "Uma das melhores equipas do mundo"

Hulk não é ponta-de-lança, mas vai voltar a assumir esse papel contra o Manchester City, uma das melhores equipas do mundo, conforme considerou ontem o Incrível. Kléber está lesionado e Janko não pode ser opção porque já participou na Liga Europa esta época com a camisola do Twente. Resta a Vítor Pereira apostar, uma vez mais, no brasileiro para jogar entre os centrais do líder do campeonato inglês. Uma posição que Hulk vinha ocupando antes da lesão muscular sofrida com o Rio Ave e que não o assusta.
Essencial, diz, é aproveitar o embalo do Dragão para encaminhar já a eliminatória europeia. "Jogar em casa diante dos nossos adeptos é sempre importante. Mas vamos defrontar um grande adversário. Conhecemos a qualidade do Manchester, o actual líder do campeonato inglês e uma das melhores equipas do mundo neste momento", considerou. Por isso, apelou à união entre os adeptos e a equipa. "Vai ser um jogo muito difícil. Temos que estar muito concentrados e precisamos do apoio dos nossos adeptos para conseguirmos um resultado positivo", frisou à sua assessoria.
Em declarações ao "Globoesporte", Hulk falou, também, do seu futuro. "Tenho um contrato com o FC Porto e pretendo cumprir até o final. No momento estou focado em dar o melhor de mim aqui no clube", garantiu.
De regresso ao centro do ataque, importa lembrar que foi a actuar como número 9 que Hulk marcou os últimos dois golos (ao Braga) no Estádio do Dragão, já lá vão quase três meses. E são precisamente mais dois os golos que precisa para igualar Falcao na qualidade de maior artilheiro do estádio portista. O colombiano tem 40 contra 38 do Incrível.
Porém, há mais um elemento motivacional para o brasileiro na partida com o City: falta-lhe apenas um golo para atingir os 150 em toda a carreira, somando os que marcou no Kawasaki Frontale, Consadole Sapporo, Tóquio Verdy e, agora, no FC Porto. Quando jogou no Vitória da Baía era ainda muito novo e não fez qualquer golo, assim como ainda está em branco na selecção brasileira.

Ansiedade pelo primeiro golo

Para o Incrível esta chamada ao escrete é mais uma oportunidade para se estrear a marcar. "Estou feliz por voltar à selecção e quero aproveitar a oportunidade que o técnico me está a dar. No último jogo pude ajudar com uma assistência e joguei um pouco mais. Espero voltar a ajudar ao máximo e, se Deus quiser, com golos agora", referiu. O jogo é na Suíça, a 28 de Fevereiro, e Hulk não se importava que essa data ficasse para sempre no seu currículo. "O primeiro golo na selecção fica gravado na memória, mas não haver uma ansiedade negativa, mas sim positiva. Espero que seja já no próximo jogo", destacou. Hulk tem 8 partidas e 371 minutos pela selecção brasileira

in "ojogo.pt"