sexta-feira, 9 de março de 2012

F.C. Porto-Académica (antevisão): destino nas mãos

O momento

F.C. Porto: Os dragões voltam a ter o seu destino nas mãos. O clássico do Estádio da Luz permitiu a Vitor Pereira recuperar a aura, ou conquistá-la pela primeira vez, e garantir apoio inequívoco entre os adeptos. A conservação da liderança é de exclusiva responsabilidade do F.C. Porto. Dar uma boa resposta nos jogos em casa, onde as primeiras partes nem sempre saíram bem, é uma obrigatoriedade antes de deslocações com elevado grau de dificuldade. A derrota em Coimbra para a Taça (3-0) foi um dos momentos mais conturbados para Vítor Pereira. Resistiu e o tempo pode dar-lhe razão.

Académica: Parece impossível mas a Briosa não ganha para o campeonato desde 12 de Dezembro de 2011. Ou seja, o ano de 2012 não tem sido particularmente feliz para Pedro Emanuel. Pelo menos, na Liga. O apuramento para a final da Taça de Portugal disfarçou essa quebra de rendimento no campeonato, a par do nulo há duas jornadas frente ao Benfica. Na Taça, o passaporte para o Jamor englobou uma vitória sobre o F.C. Porto por 3-0. Uma espécie de vingança pelo confronto da Liga, decidido pelos dragões com o mesmo resultado, em Coimbra (0-3).

As ausências

F.C. Porto: Mangala, Danilo e Varela ficam de fora por questões físicas. Iturbe excluído por opção técnica. 

Académica: Abdoulaye e Hélder Cabral castigados, João Real, Diogo Gomes, Orlando, Éder e Fábio Luís continuam em recuperação de lesões.

A palavra dos treinadores:

Vítor Pereira (F.C. Porto): «A equipa mais forte será aquela que ganhar no final o campeonato. As ligas não se ganham no início ou no meio. O campeonato é competitivo, como já não era há alguns anos. Não estamos aqui para dizer que somos os melhores. Estamos aqui para sê-lo, vencendo o campeonato. Isso é uma questão para embalar e nós, neste momento, não queremos ser embalados. Acreditávamos no título, mesmo antes da vitória na Luz, conscientes de que três equipas estão nessa luta. Vamos ter jogos complicados. O jogo prepara-se com um ritmo forte de treino.» 

Pedro Emanuel (Académica): «Se não fossemos com esse pensamento, nem fazíamos a viagem. Temos legitimidade, pelo que fizemos - já ganhamos, mas também já perdemos frente ao F.C. Porto -, para discutir os pontos. Temos a ambição de chegar ao Dragão, e, com humildade e espírito sacrifício, conseguir algo. Acima de tudo, temos de acreditar nas nossas capacidades, nos nossos princípios e coletivo.»

Outros confrontos:

119 jogos para o campeonato português com avassalador domínio do F.C. Porto. 84 vitórias portistas contra vinte empates e apenas 15 triunfos da Académica. Em casa, o favoritismo azul e branco sai reforçado pelos números (46 vitórias em 59 jogos). Este será o terceiro confronto da época. 3-0 para os estudantes na Taça, 0-3 para os dragões no campeonato, na primeira volta.

Equipas prováveis:

F.C. PORTO: Helton; Maicon, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; João Moutinho, Fernando e Lucho González; Hulk, Janko e James Rodriguez. 
Outros convocados: Bracali, Alex Sandro, Sapunaru, Defour, Djalma, Cristian Rodríguez e Kléber. 

ACADÉMICA: Peiser; Cédric, Flávio Ferreira, Reiner e Nivaldo; Adrien Silva, Habib e Diogo Melo; Saulo, Edinho e Diogo Valente.
Outros convocados: Ricardo, João Dias, Hugo Morais, David Simão, Danilo, Marinho, Rui Miguel e Magique.


in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: selecionador argentino «preocupado» com Iturbe

Walter Perazzo quer ver o dragão no Mundial-2014 e pede-lhe «paciência». «Está numa idade em que é importante jogar», diz ao Maisfutebol


Pedra preciosa, produto de sensibilidade extrema, reserva de luxo. Na federação argentina, ninguém cessa de acreditar em Juan Iturbe. Vítor Pereira retarda a aposta no avançado, alguns desabafos do atleta em redes sociais revelam algum mal-estar, mas desde Buenos Aires a mensagem é clara: «contamos com ele para o futuro». 

Faltam minutos e competição, sobra a esperança e a certeza de «um talento excecional». Walter Perazzo, selecionador sub-20 da Argentina, analisa ao Maisfutebol a situação de Iturbe. «Estamos a monitorizar a adaptação dele a Portugal com redobrada atenção. Há uma expetativa grande em relação ao que ele pode fazer e dar à Argentina, naturalmente.»

Oito meses de competição, apenas cinco chamadas a jogos oficiais e uma lesão complicada pelo meio. Para a receção à Académica de Coimbra, o único jogador disponível riscado por Vítor Pereira da convocatória foi... Juan Iturbe. 

«Há alguma preocupação de nossa parte, é normal. O Iturbe está numa idade em que é fundamental jogar pra crescer. Deu um salto muito grande do Cerro Porteño para o F.C. Porto, uma equipa enorme, e seria importante vê-lo a jogar mais vezes.»

«Argentina acredita em Iturbe no Mundial-2014» 

Walter Perazzo não fala «há alguns meses» com Iturbe. «Peço-lhe paciência e maturidade. Deve sentir-se contente pois está num clube fantástico. É triste que não possa ser protagonista, como estava habituado a ser no Paraguai. De qualquer forma, tem 18 anos e uma qualidade inata.»

A seguir, uma previsão forte. E surpreendente. «Na federação acreditamos que o Juan Iturbe pode representar a Argentina no Campeonato do Mundo de 2014. Tem dois anos em Portugal para desenvolver o potencial riquíssimo que possui.»

Até ao final de 2012, falhada a qualificação para os Jogos Olímpicos, Walter Perazzo deseja ter Juan Iturbe em dois estágios da seleção de sub-20. «Fazia-lhe bem estar connosco. Temos um torneio em África e outro em Valência, já em Agosto. A vinda dele depende também do F.C. Porto.» 

in "maisfutebol.iol.pt"

Chegamos aos 300.000 !!!

Antes de mais obrigado a todos que partilham comigo o amor pelo FC Porto !!!

Hoje cheguei ás 300.000 pageviews ... para mim é um motivo de orgulho porque nunca imaginei que num universo tão vasto como é a blogosfera azul e branca que num ano e meio destas lides, e independentemente de não ter colaboradores, de não ter o blog mais espectacular em termos gráficos, de não fazer a divulgação (que provavelmente deveria), tivesse tanta adesão.

Como alguns dos meus amigos sabem criei o blog numa altura complicada da minha vida e como mais uma forma de me manter activo diariamente ... e porque achava interessante um blog que divulgasse o que a CS diz sobre o nosso clube pus mão á obra.

Era uma das coisas que eu fazia diariamente quando estava activo, procurar todas as noticias sobre o clube que faz parte de mim á 40 anos. E por isso pensei ... porque não, e ja que agora tens "todo o tempo do mundo", criar um blog agrupando as noticias sobre o FC PORTO ??? ... e assim começou ...

Para alem de todos que visitam diariamente este meu / vosso espaço, mais uma vez tenho que fazer uma referencia especial a uns amigos, bloggers, que se dão ao trabalho de deixar uns "bitaites" por aqui ...

O Vila Pouca ...http://dragaodoente.blogspot.com/
O Meu homónimo Paulo ... http://pronunciadodragao.blogspot.com/
O Rui .... http://dragaopentacampeao2.blogspot.com/
O Armando ... http://longara.blogspot.com/
O Gaspar ... http://odragaozinho.blogspot.com/
O Cesar ... http://acoreseofutebol.blogspot.com/

e aos outros amigos dos blogs

http://tomoii.blogspot.com/
http://100porcentodragao.blogs.sapo.pt/
http://dragaoatento.blogspot.com/

Não me levem a mal se deixei alguem de fora ... prometo que para a poxima faço referencia ... a todos mais uma vez obrigado e se depender de mim vou continuar a dar-vos as noticias sobre o nosso clube.

Um abraço

Paulo Ungaro

PEDRO MOREIRA: “TODAS AS EQUIPAS QUEREM SURPREENDER-NOS”

O FC Porto Império Bonança recebe o Riba D’Ave (sábado, 15h00), na 19.ª jornada do campeonato nacional de hóquei em patins. Pedro Moreira admite que o adversário pode surpreender, ainda que o FC Porto seja “favorito em todos os jogos”. Ao mesmo tempo, o defesa-médio garante que o desafio no terreno do Liceo da Corunha não vai condicionar a exibição portista.

Quais são as expectativas para a recepção ao Riba D’Ave? Será teoricamente um jogo mais fácil, até por jogarem no Dragão.
Não gosto de atribuir rótulos, porque nada na vida é fácil e o Riba D’Ave é um adversário como os outros. O FC Porto é favorito em todos os jogos, mas isso tem de ser provado dentro de campo. Aguardamos por uma vitória e pretendemos elevar os níveis de confiança para a semana de preparação para o jogo com o Liceo da Corunha.

É inevitável pensarem já num jogo crucial para o acesso à próxima fase da Liga Europeia…
Sim, mas o nosso trabalho é feito por fases. Vamos pensando num jogo de cada vez, é essa a nossa mentalidade. Primeiro pensamos no encontro com o Riba D’Ave e depois teremos o pensamento focado no Liceo.

Sendo um jogo teoricamente mais fácil, será tempo de fazer alguma gestão e dar lugar aos mais novos?
É uma decisão que cabe ao treinador, mas acredito que haja alguma gestão.

Quais são os pontos fortes do Riba D’Ave?
Eles têm um grupo forte e unido. Vão tentar abrandar o nosso ritmo de jogo para adiar ao máximo o golo. Todas as equipas querem surpreender-nos, jogam bastante recuadas e tentam não sofrer golos. Cabe-nos contrariar isso.


in "fcp.pt"

Cadeira de Sonho 06-03-2012

Iturbe fora da convocatória

ÚNICA ALTERAÇÃO DE VÍTOR PEREIRA



Vítor Pereira divulgou esta sexta-feira a lista de convocados para o jogo com a Académica, partida da 22.ª jornada da Liga Zon Sagres agendada para sábado às 20 e 15.
A saída de Iturbe é a única alteração nos eleitos, em relação ao jogo da última jornada, frente ao Benfica.
O treinador dos azuis e brancos continua a não poder contar com Mangala (a treinar condicionado), Varela e Danilo (em tratamento).
Lista de convocados:
Guarda-redes: Helton e Bracali;
Defesas: Sapunaru, Maicon, Álvaro Pereira, Alex Sandro, Otamendi e Rolando;
Médios: Fernando, Defour, Lucho e Moutinho;
Avançados: Cristian Rodriguez, James Rodrigues, Djalma, Hulk, Kléber e Janko.
in "record.pt"

Hervé Renard: «Mbola jogará em breve na equipa principal»

SELECIONADOR DA ZÂMBIA ELOGIA JOVEM



O nome Emmanuel Mbola dirá pouco à maioria dos adeptos do futebol português, mas Hervé Renard, selecionador da Zâmbia, que levou a equipa à conquista da CAN'2012, admite que o jovem estará muito em breve a brilhar na equipa principal do FC Porto. Atualmente emprestado aos dragões pelo Mazembe, Mbola encontra-se integrado na equipa de juniores.
"Tenho a certeza de que ele só precisa de um pouco de tempo para mostrar às pessoas do FC Porto que pode jogar no clube. Conheço o valor do Emmanuel Mbola, tenho a certeza que em breve jogará na equipa principal", comentou o selecionador da Zâmbia, em declarações à imprensa local, falando de um jovem que se estreou na seleção principal daquele país aos 15 anos.
Mbola, agora com 18 anos, foi um dos "achados" de Renard desde que assumiu o posto de selecionador, mas acabou por não poder disputar a CAN'2012, devido a uma suspensão aplicada pela FIFA, depois de ter saído dos arménios do Pyunick Yerevan para o Mazembe.
in "record.pt"

Ricardo Carvalho na rota portista

CENTRAL PODE REGRESSAR AO DRAGÃO



Um dos assuntos em destaque na imprensa espanhola nas últimas semanas tem sido a continuidade, ou não, de Ricardo Carvalho no Real Madrid e, esta sexta-feira, o jornal catalão “Sport” escreve que o central português pode mesmo estar de saída do Santiago Bernabéu para regressar ao FC Porto.
Carvalho, de 33 anos, perdeu a titularidade na equipa de José Mourinho e chegou a ser mesmo assobiado pelos adeptos na partida frente ao Espanyol, pelo que a saída no final da época é um cenário bastante possível.
Caso se confirme este cenário, seria o regresso do defesa a uma casa onde foi campeão europeu de clubes em 2003/04.
Galatasaray, Anzhi, AC Milan e Shaghai Shenhua são alguns dos clubes que também estão interessados no experiente jogador, segundo aponta a imprensa espanhola.
in "record.pt"

Da liderança de Lucho à presença de Janko

VÍTOR PEREIRA EXPLICOU MUDANÇAS NO GRUPO



Em pouco mais de um mês, o FC Porto mudou o seu destino, que ameaçava andar de mãos dadas com uma temporada longe da glória. O que se alterou, entretanto? Os dragões recuperaram a desvantagem de 5 pontos que os separava do líder do campeonato nacional, o Benfica, e passaram eles próprios a estar no topo da tabela, com três pontos de avanço.
Pelo meio ainda se apuraram para as meias-finais da Taça da Liga. Como o fizeram? Através das correções levadas a cabo no grupo de trabalho, tanto ao nível do plantel como da estrutura técnica. Vítor Pereira disponibilizou-se ontem para explicar como o fez.
in "record.pt"

Paulinho Santos reforçou mística

COM A PASSAGEM DE RUI QUINTA PARA UM PLANO SUPERIOR



Vítor Pereira não se ficou apenas pelas alterações operadas ao nível do plantel. O técnico recompôs também a sua equipa técnica e fê-lo através da entrada de Paulinho Santos e da mudança de funções de Rui Quinta.
Paulinho Santos, um histórico do clube da Invicta, foi chamado dos escalões jovens azuis e brancos – era adjunto de Rui Gomes nos Sub-19 – e passou a exercer responsabilidades semelhantes junto do plantel principal. Mas o antigo médio não é um técnico comum. Vítor Pereira explicou porquê.
in "record,pt"

Filho do presidente da FPF quer singrar como treinador

Diogo Gomes, adjunto de Moncho López, está no FC Porto desde os oito anos, pois foi lá que se iniciou, como jogador, tendo passado ainda quatro anos no FC Gaia e Maia Basket, mas para se transformar cedo em treinador, nos juniores e cadetes portistas. Nos seniores desde que o técnico espanhol chegou ao Porto, na época 2009/10, não esconde que ambiciona uma carreira como técnico, afastando-se assim da vocação do pai. Fernando Gomes também foi basquetebolista do FC Porto, mas destacou-se depois como dirigente, o que o levou do clube à Liga e daí à presidência da Federação Portuguesa de Futebol.
O jovem técnico, de 30 anos, sabe o que pretende mas é realista. "Estrear-me como treinador principal no FC Porto... não. Mas com a paixão que tenho pelo clube não posso deixar de sonhar, um dia, ganhar aqui como treinador principal todos os troféus que já ganhei e certamente continuarei a ganhar", diz, fazendo notar que "o Moncho ainda tem um futuro longo e risonho no clube, e eu terei de seguir, e com muita vontade, o meu próprio caminho, iniciando uma carreira como treinador principal". "Face à diferença de idades, quando o Moncho acabar a carreira eu ainda terei mais 12 anos pela frente...", afirma, sorrindo.
Como adjunto, Diogo Gomes é responsável por um trabalho inovador: "Faço a análise coletiva e individual da nossa equipa. E acompanho os jovens na sua integração na equipa sénior, tática e técnica, mas também sociais". Em Angola, na Supertaça, assumiu pela primeira vez o comando dos portistas, rendendo Moncho frente ao 1º de Agosto. "Pelo inesperado, fiquei um pouco nervoso. Mas não correu mal, porque ganhámos".

"Moncho López é o melhor "

Para Diogo Gomes ,"é um orgulho fazer parte de uma equipa técnica liderada por Moncho López". Segundo o adjunto, "é extremamente fácil trabalhar com ele, porque os princípios e valores que segue na sua vida e no seu trabalho são aqueles com que me identifico". Além disso, "é muito motivador, segue muitas vezes as nossas opiniões e ouve-nos mais do que possa parecer". Considerando-o "o melhor treinador da atualidade no basquetebol português", revela que Moncho "tem uma paixão enorme pelo clube e pela modalidade, por isso tenta ser sempre melhor a cada dia e levar o FC Porto a um registo histórico". Além disso, diz que "Moncho tem os quatro valores do sucesso deste clube: ambição, competência, rigor e paixão". A relação de Moncho López com os adeptos é próxima e alimentada pela paixão que o técnico espanhol revela. Diogo Gomes foi dos que tiveram maior influência nessa mudança: "Desde miúdo que sou portista e vivo o FC Porto, por isso era difícil no nosso gabinete não lhe explicar a mística do clube. Aliás, foi fácil para ele perceber que este é um clube especial".

Pai e irmão são influências

Filho de Fernando Gomes, presidente da FPF, Diogo Gomes afirma que só o vê como um pai. "A sinceridade, integridade, honestidade, gratidão e intolerância com a incompetência foram valores que me incutiu". Quanto ao basquetebol, diz que "claramente herdei a paixão dele, tal como a paixão pelo FC Porto". "Já com o meu irmão gémeo tenho uma relação positivamente difícil. Com ele aprendi que não se cede apenas para quem está acima de nós", diz sobre Sérgio Silva, que também é ex-basquetebolista e agora administrador financeiro.

in "ojogo.pt"

Liderança absoluta

O FC Porto está bem encaminhado para repetir a glória da época de 2010/11, em que venceu o campeonato nacional nas principais modalidades coletivas. O triunfo no Estádio da Luz, à custa dos golos de Hulk, James e Maicon, permitiu aos dragões ultrapassarem o Benfica na tabela classificativa, assumindo a liderança isolada do campeonato de futebol, à semelhança do que já acontecia no basquetebol, andebol e hóquei em patins.
Neste momento, a supremacia azul e branca é absoluta no panorama desportivo nacional. O FC Porto só não está à frente nas provas em que não participa, como o campeonato de voleibol ou de futsal.
Recorde-se que já nas temporadas de 1998/99 e 2003/04 o FC Porto tinha conquistado o título nacional em todas as modalidades em que participou. Para já, é líder, mas ainda faltam jogos decisivos em todas as competições. Sobretudo no futebol em que o equilíbrio tem sido a nota dominante. No hóquei, o clube parece embalado para o 11º título consecutivo, no andebol para o tetra e no basquetebol, tal como no futebol, para o bi.

Dragões nas várias frentes


FUTEBOL

A vitória na Luz deixou o FC Porto isolado na tabela classificativa pela primeira vez desde a 4ª jornada. Um volte-face na história da Liga ZON Sagres que a equipa tem de capitalizar na reta final da temporada. A saída a Braga e a receção ao Sporting são os pontos críticos do calendário.

JOGOS DECISIVOS

Braga-FC PORTO 26ª jornada (7 de abril)
Marítimo-FC PORTO 28ª jornada (29 de abril)
FC PORTO-Sporting 29ª jornada (6 de maio)

CLASSIFICAÇÃO

1º FC PORTO 52
2º Benfica 49
3º Braga 49
4º Sporting 38
5º Marítimo 38

Andebol

O FC Porto terminou a fase regular do campeonato em primeiro lugar. É com dois pontos de vantagem sobre o Benfica que o tricampeão nacional passa à fase final, composta por dez jornadas, as quais arrancam já depois de amanhã (sábado, dia 10). O FC Porto joga a primeira jornada em casa do vice-campeão nacional Madeira SAD. Defrontará depois duas vezes o Benfica e o Sporting.

JOGOS DECISIVOS

FC PORTO-Benfica (11 de abril) 4ª jornada (fase final)
Sporting-FC PORTO (14 de abril) 5ª jornada (fase final)
Benfica-FC PORTO (9 de maio) 9ª jornada (fase final)
FC PORTO-Sporting (12 de maio) 10ª jornada (fase final)

CLASSIFICAÇÃO

1º FC PORTO 31
2º Benfica 29
3º Águas Santas 28
4º Sporting 27
5º Madeira SAD 26

Hóquei em patins

O campeonato tem 18 jornadas cumpridas e termina à 30ª no dia 16 de junho. O decacampeão FC Porto é, neste momento, líder, com dois pontos de vantagem sobre o Benfica, com o qual joga, na Luz, na penúltima jornada, depois de ter vencido este rival, em casa, por 6-5 (4 de fevereiro). Esse será um jogo decisivo, mas o FC Porto ainda recebe, na última ronda, o Candelária, única equipa que derrotou os dragões quando estes se deslocaram aos Açores na 15ª jornada.

JOGOS DECISIVOS

Benfica-FC PORTO 29ª jornada (9 de junho)

CLASSIFICAÇÃO

1º FC PORTO 48
2º Benfica 46
3º Candelária 36
4º Física 29
5º Oliveirense 28

Basquetebol

A fase regular da Liga Portuguesa ainda não terminou. Este sábado (dia 10) o FC Porto, líder isolado do campeonato, joga em casa com o Vitória de Guimarães, na 19ª jornada, e até à 22ª, que encerra a fase regular, ainda recebe o Benfica. Na primeira volta o campeão nacional perdeu na Luz por 79-69. A fase decisiva (play-off) começa a 14 de abril. As finais do play-off disputam-se entre 12 e 23 de maio.

JOGOS DECISIVOS

FC Porto-Benfica 20ª jornada (24 de março)

CLASSIFICAÇÃO

1º FC PORTO 35
2º Benfica 34
3º Ovarense 31
4º Barreirense 30
5º CAB Madeira 26

in "ojogo.pt"

Jogo na Choupana é sexta-feira

A seguir à Académica, o FC Porto tem uma deslocação complicada à Madeira, para defrontar o Nacional. O jogo foi antecipado para as 19 horas do dia 16 (sexta-feira). O Benfica joga logo a seguir (21h15). Estas antecipações foram motivadas pelo Benfica-FC Porto da meia-final da Taça da Liga, que ontem foi agendado para dia 20, a terça-feira seguinte. Por causa do horário do jogo na Madeira, a partida do FC Porto Vintage com o Sevilha (Liga Fertibéria) passou para as 17h30 do dia 16.


in "ojogo.pt"

"Atraem-me ligas alemã, espanhola e inglesa"

O golo no Estádio da Luz, três dias depois de ter sido decisivo no particular do Brasil contra a Bósnia, despertou o interesse da Imprensa internacional em Hulk. Ontem foi a vez do sítio "goal.com" publicar uma entrevista em que o Incrível admite estar preparado para um novo desafio na sua carreira, piscando o olho a três campeonatos. "Há três ligas que são as minhas favoritas: a alemã, a espanhola e a inglesa. O ambiente que se respira é incrível e os adeptos fazem com que cada jogo seja mais emocionante", revelou, dizendo que "um jogador está sempre pronto para um novo desafio".
Recorde-se que Hulk está no Dragão desde 2008 e assumiu recentemente o papel de capitão da equipa. "Tive várias propostas, mas o FC Porto foi uma boa escolha para mim porque sou brasileiro e há vários jogadores brasileiros por cá. Portugal é parecido com o Brasil, o clima, as pessoas, a comida e a língua. O FC Porto é um grande clube e a liga portuguesa é popular no Brasil. Sinto-me em casa mesmo estando longe", referiu.
Convidado a eleger o golo mais bonito e o mais importante da carreira, Hulk não precisou de puxar muito pela memória. "Foi no Benfica-FC Porto em que ganhámos por 2-1 e com esse golo fomos campeões. Significou tanto para o clube e para os adeptos, foi realmente indescritível marcar contra o maior rival na partida que decidiu o campeonato. Também gostei muito do golo na última jornada, uma bomba que aparentemente atingiu 108km/h! Fiquei feliz com esse golo", frisou, agradecendo aos pais pela potência do seu pé esquerdo. "Não treinei especificamente isso, acho que me abençoaram com uma boa genética, só isso". Ainda assim, sabe que pode melhorar. "Não fico satisfeito se não der cem por cento em campo. Para ser um dos melhores concentro-me, sobretudo, nos aspetos do meu jogo: velocidade, finta e remate".

Bilhar e videojogos nos tempos livres


Explosivo e difícil de agarrar em campo, Hulk é o oposto fora das quatro linhas. Pelo menos foi isso que garantiu nesta entrevista. De manhã, treinos no Olival, à tarde descanso. Algum, pelo menos. "Passo quase todo o tempo em casa, com os amigos e a minha família. Os meus filhos [Ian e Tiago] ocupam-me muito tempo e no que sobra gosto de jogar bilhar e, quando posso, videojogos", contou.
Puxando o filme um pouco atrás, Hulk falou também da experiência asiática, antes de assinar pelo FC Porto. "Gostei de viver no Japão. As pessoas são simpáticas e adoram o futebol. Vivi uma grande experiência jogando ao lado de jogadores japoneses muito fortes", referiu.
A terminar, Hulk comentou a saída de Guarín para o Inter de Milão. "É um excelente jogador e acho que fez a escolha certa, porque ele não estava a jogar com regularidade no FC Porto há algum tempo", explicou.


3 questões: Aloísio, Ex-jogador do FC Porto

"Se sair é mau para o clube"


1 Que destaque tem tido Hulk aí no Brasil?

Tem feito uma boa época e continua a ser decisivo, o que lhe permite ganhar fama aqui. As pessoas começam a reparar cada vez mais nele, porque tem força e marca golos. É um jogador muito interessante e que já está com uma grande cotação, sobretudo graças ao destaque que tem tido ao serviço da seleção.


2 Acha que já ganhou um lugar no grupo de Mano Menezes? É um indiscutível?

A concorrência é muito forte, pelo que ninguém pode sequer pensar em dar algo por adquirido. A verdade é que tem estado sempre no grupo do Mano Menezes, que gosta dele, e pode acrescentar algo, como já provou ainda no último jogo.


3 O final desta temporada será a altura ideal para mudar de ares?

Faria muita falta ao FC Porto. Não digo que seja insubstituível, mas seria mau para o clube. Por outro lado, financeiramente pode ser interessante para todos, mas se o FC Porto não precisar de o vender, penso que deve premiá-lo e mantê-lo no plantel. Pelas suas características, pela sua força, penso que cabe em qualquer grande campeonato, seja o italiano, o inglês ou o espanhol. O que me parece claro é que, a mudar, terá de ser para um clube maior do que o FC Porto, porque de outra forma não valerá a pena. Com a qualidade que tem, deve pensar sempre em grande.

in "ojogo.pt"