sexta-feira, 9 de março de 2012

Liderança absoluta

O FC Porto está bem encaminhado para repetir a glória da época de 2010/11, em que venceu o campeonato nacional nas principais modalidades coletivas. O triunfo no Estádio da Luz, à custa dos golos de Hulk, James e Maicon, permitiu aos dragões ultrapassarem o Benfica na tabela classificativa, assumindo a liderança isolada do campeonato de futebol, à semelhança do que já acontecia no basquetebol, andebol e hóquei em patins.
Neste momento, a supremacia azul e branca é absoluta no panorama desportivo nacional. O FC Porto só não está à frente nas provas em que não participa, como o campeonato de voleibol ou de futsal.
Recorde-se que já nas temporadas de 1998/99 e 2003/04 o FC Porto tinha conquistado o título nacional em todas as modalidades em que participou. Para já, é líder, mas ainda faltam jogos decisivos em todas as competições. Sobretudo no futebol em que o equilíbrio tem sido a nota dominante. No hóquei, o clube parece embalado para o 11º título consecutivo, no andebol para o tetra e no basquetebol, tal como no futebol, para o bi.

Dragões nas várias frentes


FUTEBOL

A vitória na Luz deixou o FC Porto isolado na tabela classificativa pela primeira vez desde a 4ª jornada. Um volte-face na história da Liga ZON Sagres que a equipa tem de capitalizar na reta final da temporada. A saída a Braga e a receção ao Sporting são os pontos críticos do calendário.

JOGOS DECISIVOS

Braga-FC PORTO 26ª jornada (7 de abril)
Marítimo-FC PORTO 28ª jornada (29 de abril)
FC PORTO-Sporting 29ª jornada (6 de maio)

CLASSIFICAÇÃO

1º FC PORTO 52
2º Benfica 49
3º Braga 49
4º Sporting 38
5º Marítimo 38

Andebol

O FC Porto terminou a fase regular do campeonato em primeiro lugar. É com dois pontos de vantagem sobre o Benfica que o tricampeão nacional passa à fase final, composta por dez jornadas, as quais arrancam já depois de amanhã (sábado, dia 10). O FC Porto joga a primeira jornada em casa do vice-campeão nacional Madeira SAD. Defrontará depois duas vezes o Benfica e o Sporting.

JOGOS DECISIVOS

FC PORTO-Benfica (11 de abril) 4ª jornada (fase final)
Sporting-FC PORTO (14 de abril) 5ª jornada (fase final)
Benfica-FC PORTO (9 de maio) 9ª jornada (fase final)
FC PORTO-Sporting (12 de maio) 10ª jornada (fase final)

CLASSIFICAÇÃO

1º FC PORTO 31
2º Benfica 29
3º Águas Santas 28
4º Sporting 27
5º Madeira SAD 26

Hóquei em patins

O campeonato tem 18 jornadas cumpridas e termina à 30ª no dia 16 de junho. O decacampeão FC Porto é, neste momento, líder, com dois pontos de vantagem sobre o Benfica, com o qual joga, na Luz, na penúltima jornada, depois de ter vencido este rival, em casa, por 6-5 (4 de fevereiro). Esse será um jogo decisivo, mas o FC Porto ainda recebe, na última ronda, o Candelária, única equipa que derrotou os dragões quando estes se deslocaram aos Açores na 15ª jornada.

JOGOS DECISIVOS

Benfica-FC PORTO 29ª jornada (9 de junho)

CLASSIFICAÇÃO

1º FC PORTO 48
2º Benfica 46
3º Candelária 36
4º Física 29
5º Oliveirense 28

Basquetebol

A fase regular da Liga Portuguesa ainda não terminou. Este sábado (dia 10) o FC Porto, líder isolado do campeonato, joga em casa com o Vitória de Guimarães, na 19ª jornada, e até à 22ª, que encerra a fase regular, ainda recebe o Benfica. Na primeira volta o campeão nacional perdeu na Luz por 79-69. A fase decisiva (play-off) começa a 14 de abril. As finais do play-off disputam-se entre 12 e 23 de maio.

JOGOS DECISIVOS

FC Porto-Benfica 20ª jornada (24 de março)

CLASSIFICAÇÃO

1º FC PORTO 35
2º Benfica 34
3º Ovarense 31
4º Barreirense 30
5º CAB Madeira 26

in "ojogo.pt"

Sem comentários: