domingo, 30 de outubro de 2011

FC Porto vence Os Tigres (9-3)

O FC Porto obteve este domingo um triunfo confortável na receção aos Os Tigres de Almeirim (9-3), em encontro da 2.ª jornada do campeonato.
Pedro Gil (3), Caio (3), Felipe Santos (2) e Gonçalo Suíssas foram os autores dos golos formação portista, numa partida onde venciam por 4-2 ao intervalo.
IN "RECORD.PT"

Hulk já é o jogador mais caro da história do futebol português

Ao todo, Hulk já custou aos cofres azuis e brancos 22 milhões de Euros, tornando-se no jogador mais caro da história do futebol português.


A SAD do FC Porto revelou, na noite de sexta-feira, alguns pormenores do Relatório e Contas da época desportiva de 2010/11, no qual se podem verificar dados interessantes quanto ao investimento do clube no sector do futebol.

Ao todo, Hulk já custou aos cofres azuis e brancos 22 milhões de Euros, tornando-se no jogador mais caro da história do futebol português.

Em 2008, 5,5 milhões de Euros por 50% do passe. Em Maio de 2011, mais 40% por 13,5 milhões, acrescidos de encargos adicionais de cerca de 3 milhões de Euros.

Somando tudo: 5,5 milhões iniciais mais 16,5 milhões resulta em 22 milhões. E tudo isto, ressalve-se, por 85% do passe do Incrível, que é a percentagem na posse dos dragões depois do clube ter cedido 5% desses direitos.


Danilo e Alex Sandro mais caros que o inicialmente avançado
O investimento da SAD do FC Porto continua a ser avultado e isso traduz-se, simplesmente, nas contratações de Danilo e Alex Sandro ao Santos.

O defesa-direito, que chegará ao Porto em Janeiro, passará a ser o segundo jogador mais caro do plantel. É que aos 13 milhões pagos pela totalidade dos direitos desportivos e económicos do jogador há que acrescentar 3,1 milhões em serviços de intermediação. Total: 16,1 milhões de Euros.

Quanto a Alex Sandro, não são "apenas" 9,6 milhões, mas sim 10,3. Os 700 mil Euros de diferença seguiram para os intermediários no negócio.



in "rr.pt"

Nélson Oliveira, Rodrigo, Mangala e James nomeados


Portugal volta a ter um representante na lista de candidatos a melhor jogador sub-21 europeu do ano. Mario Götze, Wilshere, Hazard e Thiago Alcântara entre os favoritos à vitória.
Já são conhecidos os 40 candidatos ao prémio Golden Boy 2011, galardão que premeia o melhor jogador da Europa Sub-21, atribuído pelo jornal italiano "Tuttosport".
Nélson Oliveira, ponta-de-lança do Benfica que foi eleito o segundo melhor jogador no Mundial de sub-20 na Colômbia, é o único representante português na lista, sucedendo ao compatriota Bebé.
James Rodríguez, do FC Porto, foi nomeado pelo segundo ano consecutivo, enquanto Mangala (FC Porto) e Rodrigo (Benfica) são estreantes na lista.
As hipóteses de um dos jogadores da Liga portuguesa em conquistar o galardão são, contudo, altamente remotas, face à elevada concorrência existente: Mario Götze (Borussia Dortmund), Eden Hazard (Lille), Thiago Alcântara (Barcelona) e Jack Wilshere (Arsenal).
O polémico Mario Balotelli, actualmente ao serviço do Manchester City, venceu na época passada.
in "dn.pt"

CAIO: "ESPERAMOS QUE O SUCESSO SE MANTENHA ATÉ AO FINAL DA TEMPORADA"

De regresso ao FC Porto, dois anos depois, Caio já festejou duas vitórias e a conquista de uma Supertaça. Este domingo (16h00), os Dragões recebem os Tigres de Almeirim, na segunda jornada do campeonato, e o avançado conta com a "ajuda do público" para manter a equipa na liderança.

Passado e futuro
"O regresso a casa é sempre bom, ainda para mais com uma vitória. Espero que o bom resultado alcançado no domingo, frente ao Paço de Arcos (6-3) seja o primeiro de muitos. Em relação à Supertaça, já tinha saudades de festejar com o FC Porto, até porque estive ausente dois anos. Essa conquista foi boa para relembrar outras que tivemos e imaginar como será conquistar as provas que se seguem."

Em busca da segunda vitória
"No domingo, esperamos um jogo com características idênticas às da primeira jornada. Vamos defrontar uma equipa teoricamente acessível, mas que só conseguiremos ultrapassar se encararmos a partida com a mesma atitude e estivermos ao nosso melhor nível. Para tal, contamos novamente com a ajuda do nosso público, de forma a conseguirmos a segunda vitória no campeonato e mantermo-nos no topo da tabela."

Vantagem sobre os adversários
"Estamos preocupados somente connosco, com o mal dos outros vivemos bem. Logicamente que reconhecemos o facto de estarmos em vantagem sobre dois adversários directos, mas tanto nos jogos como no campeonato as contas só se fazem no final. Arrancámos bem, temos dois jogos oficiais, duas vitórias, um troféu conquistado e esperamos que o sucesso se mantenha até ao final da temporada."

O sonho da Liga Europeia
"Treinamos e damos o nosso máximo diariamente para alcançar o sucesso a cada época. Penso que este ano estão novamente reunidas todas as condições para que tal se repita e quem sabe conquistar a Liga Europeia. É um objectivo que a maior parte dos jogadores ainda não conseguiu e que estamos desejosos de alcançar."


in "fcp.pt"

SPÍNOLA LIDEROU O TRICAMPEÃO NA HORTA

O FC Porto Vitalis somou a oitava vitória na fase regular do Andebol 1, ao derrotar o Sporting da Horta, nos Açores, por 26-28, em jogo da décima jornada da competição disputada na noite de sábado, na Ilha do Faial.

O tricampeão nacional, que atingiu o intervalo a vencer por 16-18, teve em Pedro Spínola o melhor marcador, com sete golos, seguido por Gilberto Duarte, com seis. Os restantes golos dos Dragões foram apontados por Filipe Mota (2), Daymaro Salina (2), Tiago Rocha (4), Ricardo Moreira (4), Hugo Santos (2) e Nenad Malencic (1)



in "fcp.pt"

Mangala reclama continuidade

Mangala tem sido aposta recente de Vítor Pereira, somando três titularidades consecutivas em jogos com equipas portuguesas, interrompidas apenas na recepção ao APOEL, para a Liga dos Campeões, prova em que ainda não se estreou pelos portistas. Porém, isso pode estar prestes a mudar: a qualidade das exibições, em crescendo, com o Pêro Pinheiro, mas sobretudo com o Nacional e o Paços de Ferreira deve ser suficiente para manter o lugar ao lado do "intocável" Rolando. A lista de convocados pode dar uma pista caso Otamendi continue fora das escolhas de Vítor Pereira.
Refira-se que Mangala já esteve em cinco jogos da Champions pelo Standard de Liège e, inclusive, marcou um golo.

in "ojogo.pt"

Falcao deu uma ajuda mas vender é preciso

Com as primeiras parcelas da transferência de Falcao já garantidas, o FC Porto não dispensa um valor ainda significativo resultante da venda de um dos activos do actual plantel. É isso que ressalta numa leitura mais detalhada do orçamento para 2011/12, que estabelece um recorde de custos projectados em 101 milhões de euros, tal como O JOGO adiantou em primeira mão.
O lucro previsto à luz da estimativa de encaixes na ordem dos 109 milhões assenta na necessidade de realizar quase 51 milhões com a transferência de jogadores, sendo que nesta rubrica cabem já os nomes de Falcao e Rubén Micael, bem como parcelas que a SAD ainda terá a receber dos negócios por Bruno Alves ou Raul Meireles.
Garantias à parte, o FC Porto está dependente de mais uma ou outra operação, o que está longe de ser um facto inesperado, na medida em que o modelo de negócio da SAD privilegia uma postura agressiva no mercado de transferências de jogadores.
Os dragões têm mais de 30 milhões para reforçar a equipa e também já esgotaram boa parte dessa verba com nomes como Danilo, Alex Sandro, Defour ou Mangala. Aliás, sabe-se agora que o negócio pelo lateral-direito do Santos não se ficou pelos 13 milhões de euros declarados aquando da sua aquisição, contemplando mais 3 milhões em comissões e prémios de assinatura.
Uma operação de vulto e que aumenta as expectativas em torno do campeão do mundo'sub-20, que chegará ao Dragão em Janeiro. Nessa janela de transferências, é garantido, a porta da saída está mais do que blindada para os principais jogadores da equipa.

in "ojogo.pt"

Hulk ferve com os assobios

Já estou a ficar um bocado farto dos assobios. Os adeptos têm de meter na cabeça que não vale a pena assobiar" - 19 de Janeiro de 2008. A frase pertence a Quaresma e seguiu-se a uma vitória (2-0) do FC Porto sobre o Aves no Estádio do Dragão. Mais de três anos depois, a história repetiu-se; no jogo de sexta-feira, as manifestações de desagrado voltaram a ser uma constante, quase sempre com o mesmo alvo: Hulk. O brasileiro não gostou de ter sido assobiado na própria casa, sobretudo porque esses assobios apareceram muito cedo no jogo, logo aos 20 minutos, depois de uma perda de bola no meio-campo defensivo. Mais do que a substituição, Hulk ficou revoltado com aquilo que sentiu ser uma tremenda ingratidão dos adeptos perante um dia menos positivo no plano individual. O avançado não o disse no final - apenas pediu desculpa por não ter ido para o banco de suplentes -, mas a verdade é que não gostou nada da atitude dos adeptos, por sentir que tem sido de uma enorme dedicação e fidelidade ao clube. E são vários exemplos que poderia ter esgrimido: apesar do estatuto que conquistou nos últimos anos, nunca manifestou vontade de sair e ainda esta época se disponibilizou para jogar frente ao Leiria no dia imediatamente a seguir à partida que realizou pela selecção brasileira. Rui Moreira, conhecido adepto do FC Porto, também se colocou ao lado do avançado nesta luta em particular. "Não consigo compreender os assobios dos adeptos, muito menos a um jogador com esta dedicação ao clube", referiu.
Apesar disso, Hulk não gosta de ser substituído, nunca gostou; quer jogar sempre - partida com o Leiria é um bom exemplo -, seja na Liga dos Campeões ou na Taça de Portugal. Aliás, na época passada, o brasileiro também se mostrou descontente quando foi substituído com o Rapid de Viena e, sobretudo, no jogo frente ao CSKA de Sófia. Villas-Boas chegou mesmo a comentar o assunto. "O Hulk tem apenas um lado de homem extremamente competitivo. E como qualquer outro jogador gera insatisfação quando é substituído e pensa que está bem. Foi isso que aconteceu em Sófia. Desde que não me batam...", explicou.
A verdade é que o Estádio do Dragão tem um imenso historial de casos similares, mesmo estando o FC Porto habituado a vencer quase sempre ao longo dos últimas décadas. Também aconteceu - imagine-se! - na época passada: na partida com o Pinhalnovense, para a Taça de Portugal, ouviram-se assobios pelo facto de os portistas terem conseguido vencer apenas na fase final do jogo, curiosamente com dois golos de Hulk.
"Criámos um patamar elevado, e os adeptos também. Se a ideia dos adeptos for ver sempre 5-0, aviso já que isso não vai acontecer. Se estão à espera de ópera, é melhor partirem para outra, para não se chatearem muito", respondeu na altura André Villas-Boas. Carlos Abreu Amorim, outro conhecido adepto portista, também não consegue compreender o ambiente que se viveu no último jogo do Dragão. "Os adeptos do FC Porto devem ser exigentes, mas não devem tornar-se num obstáculo à própria equipa. Aqueles assobios foram um exagero", afirmou.
A verdade é que, internamente, o caso está ultrapassado e Hulk até tem a garantia de continuar na equipa titular na partida que se segue frente ao APOEL. "Apesar de tudo, o assunto está resolvido e a postura dele no final foi óptima", reconheceu Carlos Tê, outro dos adeptos portistas ouvido ontem por O JOGO. Hulk está perdoado.

Opinião VIP

Carlos Abreu Amorim

Deputado

"Quem é que nunca perdeu a cabeça no trabalho?"

"Há uma frase do Nuno Gomes, que diz isto: os jogadores também são seres humanos como as pessoas. Quem é que nunca perdeu a cabeça no trabalho e depois, a frio, pensou que errou? Já me aconteceu. Hulk não fez nada de grave, não insultou ninguém, não exagerou, tendo-se limitado a ir para o balneário. Estava chateado consigo mesmo. Mas os adeptos exageraram nos assobios, algo que gostava de não ver repetido"

Rui Moreira

Presidente da Associação Comercial do Porto

"Não consigo compreender os assobios ao Hulk"

"Acabou por ser um episódio bom para a equipa. A saída do Hulk justificou-se e o Vítor Pereira mostrou a sua personalidade e autoridade, algo muito importante nesta altura. Mas não consigo compreender os assobios dos adeptos, que desestabilizam sempre um jogador, sobretudo os dirigidos ao Hulk, que foi sempre dedicado ao clube. Os adeptos de hoje acham que vai correr sempre tudo bem, mas têm de compreender que o futebol não é assim"

Carlos Tê

Compositor

"Hulk teve uma óptima atitude no final do jogo"

"Hulk anda a testar a liderança de Vítor Pereira e o treinador esteve muito bem ao mostrar quem manda. O Hulk saiu chateado com os adeptos, mas andou o jogo todo a incorrer em opções erradas. Se quiser ir ao Mundial ou para um clube maior, tem de ser mais maduro. Apesar disso, isto nem chega a ser um caso, porque ele teve, com aquelas declarações, uma óptima atitude no final do jogo"

in "ojogo.pt"

O banco faz-lhe bem mas a hora é de voltar ao onze

Dilema curioso para Vítor Pereira se entreter até ao APOEL: esta época, os números revelam que João Moutinho rende mais quando é suplente utilizado. Deve, por isso, manter o estatuto? A resposta será conhecida terça-feira e, ao que tudo indica, vai contrariar a estatística. Vítor Pereira deve devolver a titularidade ao português, em detrimento de Defour, o elemento do meio-campo com pior rendimento com o Paços de Ferreira.
Após o empate com o APOEL no Dragão, Moutinho assumiu que não estava a atravessar um bom momento, levando Vítor Pereira a tirá-lo da equipa nos jogos que se seguiram - Nacional e Paços - e a terapia do banco parece ter feito bem ao jogador, que voltou a ser influente, como foi em vários jogos na primeira época de azul e branco.
Na condição de suplente utilizado, o médio tem dois golos - os únicos que apontou - ao Setúbal e ao Paços; duas assistências (ambas contra o Nacional) e ainda a participação directa no lance de mais um golo, no caso o que Kléber marcou contra o Paços de Ferreira. A jogar de início, o melhor que o internacional português apresenta no currículo actual é uma assistência (Leiria) e um passe a desmarcar Hulk na direita que resultaria no segundo golo ao Guimarães, na Supertaça. Além disso, somou exibições discretas em muitos dos 14 jogos em que participou. Aliás, só por uma vez foi o melhor em campo para O JOGO, na recepção ao Setúbal em que só jogou os segundos 45 minutos.
Contas feitas, fica então a dúvida: Moutinho de início ou no banco em Nicósia, onde o FC Porto vai defrontar o APOEL? A estatística atira-o para o lado do treinador, mas Vítor Pereira deve contrariar essa ideia, voltando a apostar naquele que ainda é o médio mais utilizado esta temporada, com um total de 1025 minutos e o elemento com mais experiências nas provas europeias, com 73 jogos realizados, mais 13 do que Helton.

in "ojogo.pt"

Vítor Pereira não descansa antes de mês duro

Treinador do F.C. Porto está em Coimbra para observar as incidências do Académica-Sp. Braga


Vítor Pereira não descansa e, horas após a vitória do F.C. Porto frente ao Paços de Ferreira (3-0), já estava a caminho de Coimbra para observar as incidências do Académica-Sp. Braga. Os dragões vão defrontar as duas equipas no duro mês de Novembro.

Com o triunfo de sexta-feira, a formação azul e branca manteve a liderança da Liga 2011, a invencibilidade e o rótulo de um dos melhores ataques da história do clube.

Após três jogos consecutivos em casa, o F.C. Porto faz as malas. Começa por visitar o Apoel de Nicósia, num encontro decisivo para as aspirações do clube na Liga dos Campeões, seguindo-se Olhão (Olhanense para a Liga) e Coimbra (Académica para a Taça).

A 23 de Novembro, os portistas vestem de novo a pele de visitantes, jogando no reduto do Shakhtar Donetsk para a Champions. O último compromisso do mês permite o regresso ao Estádio do Dragão. O F.C. Porto recebe o Sp. Braga, na 11ª jornada da Liga.

Vítor Pereira aproveita, assim, a oportunidade para assistir ao comportamento da Académica como equipa visitada e o desempenho do Sp. Braga na condição de visitante. 

Jogos do F.C. Porto em Novembro

01/11: Apoel Nicósia-F.C. Porto (Liga dos Campeões)
05/11: Olhanense-F.C. Porto (Liga portuguesa)
19/11: Académica-F.C. Porto (Taça de Portugal)
23/11: Shakhtar Donetsk-F.C. Porto (Liga dos Campeões)
27/11: F.C. Porto-Sp. Braga (Liga portuguesa)

in "maisfutebol.iol.pt"

Incrível mas não insubstituível

VÍTOR PEREIRA FOI O PRIMEIRO A "CASTIGAR" HULK


A questão acabou por ser pacífica e aquilo que poderia transformar-se num caso não passou do ponto de partida. O FC Porto ganhou, Hulk retratou-se, Vítor Pereira desculpou-o e a caravana azul e branca seguiu em frente. O que de mais importante se reteve deste episódio foi simples: o brasileiro é Incrível mas não insubstituível, ao contrário do que Pinto da Costa vaticinou no último verão.
Os campeões nacionais provaram que sabem estar em campo sem a sua figura mais mediática, mesmo num jogo que estava longe de estar ganho. Face ao sub-rendimento do avançado, o técnico portista não teve problemas em retirá-lo do relvado. Foi aplaudido e nem sequer terá atingido o significado da ovação. Vítor Pereira foi o primeiro treinador que teve a “coragem” de substituir Hulk num momento de menor inspiração do craque. É certo que os episódios negativos do brasileiro, de 25 anos, não são assim tantos, mas o homem que tem atrás de si o legado de André Villas-Boas soube ler o jogo.
in "record.pt"

Totalidade de Kléber custou 3,5 milhões

VALOR ELEVADO GASTO COM EMPRESÁRIOS



O FC Porto adquiriu a totalidade do passe de Kléber por pouco mais de 3,5 milhões de euros. Contrariamente ao que era conhecido, a SAD não adquiriu somente os 50 por cento que eram propriedade do Atlético Mineiro e negociou também a percentagem da Onsoccer Internacional. Aos custos da transferência, acresce ainda o montante de 250 mil euros pago por serviços de intermediação.
De resto, este é um item no qual o FC Porto apresenta gastos superiores a 5,5 milhões de euros, somente nas aquisições de Danilo, Alex Sandro, Mangala e Kelvin. Além dos 13 milhões de euros acordados na aquisição do médio do Santos, os dragões vão desembolsar também 3,1 milhões de euros para serviços de intermediação, mais 700 mil euros na transação do defesa-esquerdo – que custou 9,6 milhões de euros –, 500 mil euros pelo central – cuja transferência foi concretizada por 6,5 milhões de euros – e 900 mil euros na aquisição de Kelvin, cuja contratação ficou acordada por 3 milhões de euros.
in "record.pt"

Revolta de Moutinho

BOA RESPOSTA À CONDIÇÃO DE SUPLENTE



João... mortinho pelo onze. É esta a sensação que o médio internacional português está a transmitir, desde que foi remetido para o banco de suplentes por Vítor Pereira. Mas a atitude revoltosa de Moutinho é praticamente uma iniciativa interior, quase própria, com repercussões, essas sim, exteriores e que têm beneficiado muito a equipa. A sua entrada no desafio com o P. Ferreira, anteontem, confirmou isso mesmo e coloca-o na “pole position” para recuperar a titularidade frente ao Apoel.
O médio, de 25 anos, sentou-se no banco de suplentes nas duas últimas partidas, depois do próprio ter admitido publicamente que não estava a passar por uma boa fase. Sem que se vislumbrassem quaisquer laivos de amuo, João Moutinho passou ao lote de segundas opções técnicas e das duas vezes em que foi chamado a entrar em campo respondeu com serviço de categoria superior. Em 63 minutos, repartidos entre os jogos com o Nacional e o P. Ferreira, marcou um golo, fez duas assistências e recuperou uma bola que viria a terminar poucos segundos depois no fundo da baliza adversária, no caso, o lance do 2-0 sobre os castores, finalizado por Kléber.
in "record.pt"

E que tal... Ricardo Carvalho?

Especulação nasceu em Espanha: o FC Porto tenta seduzir o central a voltar ao Dragão.

Ricardo Carvalho pode estar de volta ao Dragão, concretizando a intenção do FC Porto em ver o internacional português do Real Madrid terminar a carreira onde começou. 

A notícia chegou de Espanha, ontem, carece de todas as confirmações e assume contornos de especulação, embora seja do conhecimento de todos os portistas a admiração que Pinto da Costa nutre pelo defesa-central que acarinhou desde muito cedo, quando lhe vaticinou largo e risonho futuro.

Segundo o site fichajes.net, o FC Porto estará em contactos com o Real Madrid para chegar a um acordo económico para a transferência de Ricardo Carvalho no próximo verão, acrescentando que o jogador está seduzido por esta ideia de voltar a jogar no palco que o projectou na Europa.


in "abola.pt"