sábado, 31 de agosto de 2013

DRAGÕES A UMA VITÓRIA DA EHF CHAMPIONS LEAGUE


A equipa do FC Porto Vitalis venceu o Elverum Herrer, por 29-28, neste sábado, no Dragão Caixa, apurando-se assim para a final do Torneio de Qualificação da EHF Champions League. Numa partida recheada de emoções e extremamente equilibrada, os comandados de Obradovic conseguiram superiorizar-se à bem organizada equipa norueguesa.

A primeira parte foi extremamente equilibrada, com as duas equipas a tentar impor o seu ritmo de jogo e com o FC Porto quase sempre na frente do marcador. Os noruegueses, com uma boa prestação dos seus extremos, foram mantendo os portistas de sobreaviso e conseguiram impor as suas transições rápidas nos momentos mais delicados. Os Dragões, por seu lado, demonstraram eficácia no remate e tiveram na sua baliza um Alfredo Quintana em excelente nível, defendendo nada menos que três (!) livres da marca de sete metros - uma eficácia de 100% - e impedindo várias das incursões dos dinamarqueses. A primeira parte terminou empatada a 13 golos, sendo de destacar os três golos de Wilson Dayves, num resultado que espelhou bem o equilíbrio dos 30 minutos iniciais.

A segunda parte começou com os comandados por Ljubomir Obradovic a tentar criar uma diferença no marcador que lhes permitisse sonhar com a presença na final de domingo. Empurrados por um público entusiasta, a segunda parte dos portistas foi emocionante e, por vezes, com um andebol polvilhado de qualidade e classe. Destaque, entre os portistas, para João Ferraz, Wilson Davyes e Gilberto Duarte, bem como para a excelente prestação do regressado Tiago Rocha.

No entanto, e quando o FC Porto Vitalis tinha uma diferença de cinco golos, a forte linha defensiva dos noruegueses e as suas saídas rápidas permitiram a sua aproximação, reduzindo a diferença e aumentando o suspense no pavilhão. Aos 29m02, Wilson Davyes colocou os azuis e brancos a vencer por duas bolas e sentiu-se que o apuramento para a final estava mais perto nesse momento. O Elverum ainda reduziu, mas os Dragões não deixaram fugir a vantagem e terminaram o jogo vencendo por 29-28, numa partida emocionante e que qualifica os portistas para a final deste Torneio de Qualificação da EHF Champions League. A equipa do FC Porto Vitalis joga neste domingo, às 14h, contra o vencedor do encontro que coloca frente-a-frente o HCM Contanta e o HV Volendam.

O FC Porto Vitalis alinhou com: Alfredo Quintana (g.r.), Gilberto Duarte (6), Pedro Spínola (2), Tiago Rocha (4), Ricardo Moreira (4), Wilson Davyes (6), Mick Schubert (1). Jogaram ainda Hugo Laurentino (g.r.), João Ferraz (4), Daymaro Salina e David Davis (2).




“FIZEMOS UM BOM JOGO, MAS FOI SÓ A PRIMEIRA PARTE DA MISSÃO”

Na conferência de imprensa após a vitória com os noruegueses do Elverum, Ljubomir Obradovic era um treinador satisfeito, mas cauteloso quanto ao jogo de domingo que poderá qualificar o FC Porto Vitalis para a fase de grupos da EHF Champions League. Gilberto Duarte, por seu lado, realçou o trabalho que tem de ser feito para a equipa recuperar os níveis físicos e anímicos.

Obradovic
“Já estivemos nesta situação de poder atingir o objectivo da EHF Champions League várias vezes. Hoje estamos contentes com o jogo que apresentamos e com a vitória, que até podia ter sido mais fácil. O andebol nos países nórdicos é muito bom, não há faltas no ataque nem falhas técnicas, há, isso sim, um andebol limpo e com muita corrida. O Elverum não foi uma surpresa; os nossos jogadores precisam deste tipo de jogos para crescer, pois somos uma equipa jovem e ainda precisamos de mais experiência. Mesmo os mais experientes, como o David Davis e o Mick Schubert ainda precisam de se adaptar ao ambiente do pavilhão, dos adeptos e a importância que estes jogos têm para nós".

"Quero dar os parabéns aos nossos adeptos, que apoiaram a nossa equipa até ao fim e dizer-lhes que amanhã precisamos ainda de mais apoio. Obrigado também aos jogadores, que fizeram um bom jogo e que sabem que esta é só a primeira parte da nossa missão. Amanhã teremos outro adversário, é necessário agora preparar a equipa para tentar ganhar e qualificar-se, visto que o FC Porto entra sempre para ganhar. Foi difícil hoje, a nossa equipa precisa de se recuperar física e psicologicamente porque amanhã precisamos de dar mais e melhor do que hoje. Estou confiante de que estaremos prontos".

Gilberto Duarte
"Foi muito intenso, mas nós na pré-época tivemos uma especial atenção para nos prepararmos para estes dois jogos seguidos e treinámos duro para isto mesmo. O mais difícil é o psicológico - creio que terermos tempo para recuperar e que este ano estaremos bem. Estamos prontos para o próximo desafio, pois passa pela cabeça de todos entrar na EHF Champions League. Falta o segundo jogo e amanhã, com a ajuda dos adeptos, vamos dar tudo para lá chegar".


in "fcp.pt"

Kléber ao Maisfutebol: «Gostava de ficar na Europa»


Kléber está a aguardar com paciência estes últimos dias de mercado na Europa para ficar a conhecer o seu futuro imediato. Sem espaço no F.C. Porto, o avançado brasileiro que esteve emprestado ao Palmeiras deixa o futuro nas mãos do empresário. 

É, aliás, para ele que remete quando contactado pelo Maisfutebol. «Nesta altura não sei de nada, deixo isso com o meu empresário», afirma. As tentativas de falar com Carlos Neto revelaram-se, contudo, infrutíferas.

A revista francesa France Football avança com a possibilidade de Kléber reforçar o Bastia, garantindo haver conversações entre as duas partes. O avançado garante desconhecer: «Tenho contrato com o F.C. Porto e essas coisas têm de ser vistas com eles e com o meu empresário.»

Ainda assim deixa uma dica importante depois de o regresso ao Brasil não ter sido feliz. «Gostava de ficar a jogar na Europa», assume. 

Segundo foi possível apurar, a hipótese Bastia não é aquela que mais agrada ao F.C. Porto, mas não está totalmente posta de parte.

Kléber, de 23 anos, tem contrato com o F.C. Porto até 2016 e terá interessados também em Espanha, Rússia e Turquia.


in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto: Jean Michel Seri assina pelo P. Ferreira

Médio de 22 anos vai assinar por três temporadas com a formação pacense


O P. Ferreira garantiu a contratação de Jean Michel Seri: o médio defensivo de 22 anos estava ao serviço da equipa B do FC Porto e vai assinar por três épocas com a formação pacense.
A transferência foi confirmada à Agência Lusa por Rui Seabra, vice presidente do P. Ferreira.
«O Séri é internacional pela Costa do Marfim, vem dar mais músculo ao meio-campo, setor onde faz várias posições, e acreditamos que nos vai ser bastante útil», referiu. 
Costinha vê desta forma reforçado o meio campo defensivo com um jogador que chega a custo zero, depois de ter sido libertado pelo FC Porto. 
O costa marfinense não será ainda, contudo, opção para o jogo desta jornada, precisamente com o FC Porto, por não ter a inscrição regularizada na Liga de Clubes.

in "maqisfutebol.iol.pt"

SAD resiste a assédio aos principais craques


Os responsáveis da SAD do FC Porto estão determinados em rejeitar todas as abordagens que possam conduzir a negócios de última hora no mercado. 

Os dragões estão precavidos para quase todas as situações, exceção, talvez, para a posição de ponta de lança, mas esperam aguentar todos os eventuais ataques que surjam até segunda-feira, algo que aconteceu na época passada, por exemplo, com João Moutinho.

O único problema está relacionado com as cláusulas de rescisão, todas elas elevadas mas ainda assim perigosas. 

No entanto, o FC Porto tem plena confiança nos jogadores e acredita que qualquer um dos alvos mais apetecíveis do mercado rejeitará a mudança nesta altura. 


in "abola.pt"

Minhotos descartam Izmailov


O V. Guimarães continua à procura de um avançado, de preferência habilitado a desempenhar as funções de extremo. 

Ricardo, do FC Porto, era a prioridade dos minhotos, mas o técnico Paulo Fonseca não prescinde do jovem atacante e a possibilidade de o internacional sub-20 regressar ao castelo foi anulada. 

Os dragões sugeriram outra hipótese e, tal como A BOLA anunciou ontem, ofereceram o russo Izmailov, que ainda não soma qualquer minuto de competição nesta época, mas os responsáveis do clube vimaranense declinaram a oferta. 

Com um vencimento altíssimo para os números dos minhotos (o orçamento do V. Guimarães está bem espremido), a eventual entrada de Izmailov nos quadros vitorianos rapidamente desequilibraria a folha de salários da equipa e poderia colocar em causa a harmonia do balneário. 

Mais: o facto de o portista já ser trintão (a aposta em jovens promessas é para continuar no castelo) e possuir um feitio muito especial (Izmailov é tudo menos um jogador sociável) ajudam a explicar o porquê de o V. Guimarães ter descartado o russo dos planos para a campanha 2013/2014.


in "abola.pt"

Recusada proposta do Man. City por Mangala


O FC Porto terá recusado uma proposta de 45 milhões de euros do Manchester City pelo defesa-central Eliaquim Mangala, noticia o L’Equipe. Segundo o jornal gaulês, os dirigentes portistas declinaram a oferta por considerarem que não irão encontrar um substituto à altura do internacional francês antes do fecho do mercado de transferências.

Contratado em 2011 ao Standard Liège, por seis milhões de euros, Mangala tem sido igualmente apontado como alvo do Barcelona e do Manchester United. O jogador de 22 anos tem contrato com os dragões válido até junho de 2016 e uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.


in "abola.pt"

Iturbe volta a sair dos convocados

A esperada ausência de Mangala é colmatada com a chamada de Abdoulaye. Ricardo toma o lugar do argentino nos convocados para o jogo com o Paços de Ferreira.
Iturbe voltou a ser excluído da lista de convocados do FC Porto, à semelhança do que sucedera na Supertaça de Portugal e na deslocação a Setúbal. Aliás, o argentino foi apenas chamado para a receção ao Marítimo, tendo até participado na fase final do jogo.

Convocados

Guarda-redes: Helton e Fabiano.

Defesas: Danilo, Fucile, Otamendi, Abdoulaye, Maicon e Alex Sandro.

Médios: Fernando, Defour, Herrera, Josué, Lucho e Quintero.

Avançados: Licá, Ricardo, Jackson e Ghilas.

in "ojogo.pt"