sábado, 31 de agosto de 2013

DRAGÕES A UMA VITÓRIA DA EHF CHAMPIONS LEAGUE


A equipa do FC Porto Vitalis venceu o Elverum Herrer, por 29-28, neste sábado, no Dragão Caixa, apurando-se assim para a final do Torneio de Qualificação da EHF Champions League. Numa partida recheada de emoções e extremamente equilibrada, os comandados de Obradovic conseguiram superiorizar-se à bem organizada equipa norueguesa.

A primeira parte foi extremamente equilibrada, com as duas equipas a tentar impor o seu ritmo de jogo e com o FC Porto quase sempre na frente do marcador. Os noruegueses, com uma boa prestação dos seus extremos, foram mantendo os portistas de sobreaviso e conseguiram impor as suas transições rápidas nos momentos mais delicados. Os Dragões, por seu lado, demonstraram eficácia no remate e tiveram na sua baliza um Alfredo Quintana em excelente nível, defendendo nada menos que três (!) livres da marca de sete metros - uma eficácia de 100% - e impedindo várias das incursões dos dinamarqueses. A primeira parte terminou empatada a 13 golos, sendo de destacar os três golos de Wilson Dayves, num resultado que espelhou bem o equilíbrio dos 30 minutos iniciais.

A segunda parte começou com os comandados por Ljubomir Obradovic a tentar criar uma diferença no marcador que lhes permitisse sonhar com a presença na final de domingo. Empurrados por um público entusiasta, a segunda parte dos portistas foi emocionante e, por vezes, com um andebol polvilhado de qualidade e classe. Destaque, entre os portistas, para João Ferraz, Wilson Davyes e Gilberto Duarte, bem como para a excelente prestação do regressado Tiago Rocha.

No entanto, e quando o FC Porto Vitalis tinha uma diferença de cinco golos, a forte linha defensiva dos noruegueses e as suas saídas rápidas permitiram a sua aproximação, reduzindo a diferença e aumentando o suspense no pavilhão. Aos 29m02, Wilson Davyes colocou os azuis e brancos a vencer por duas bolas e sentiu-se que o apuramento para a final estava mais perto nesse momento. O Elverum ainda reduziu, mas os Dragões não deixaram fugir a vantagem e terminaram o jogo vencendo por 29-28, numa partida emocionante e que qualifica os portistas para a final deste Torneio de Qualificação da EHF Champions League. A equipa do FC Porto Vitalis joga neste domingo, às 14h, contra o vencedor do encontro que coloca frente-a-frente o HCM Contanta e o HV Volendam.

O FC Porto Vitalis alinhou com: Alfredo Quintana (g.r.), Gilberto Duarte (6), Pedro Spínola (2), Tiago Rocha (4), Ricardo Moreira (4), Wilson Davyes (6), Mick Schubert (1). Jogaram ainda Hugo Laurentino (g.r.), João Ferraz (4), Daymaro Salina e David Davis (2).




“FIZEMOS UM BOM JOGO, MAS FOI SÓ A PRIMEIRA PARTE DA MISSÃO”

Na conferência de imprensa após a vitória com os noruegueses do Elverum, Ljubomir Obradovic era um treinador satisfeito, mas cauteloso quanto ao jogo de domingo que poderá qualificar o FC Porto Vitalis para a fase de grupos da EHF Champions League. Gilberto Duarte, por seu lado, realçou o trabalho que tem de ser feito para a equipa recuperar os níveis físicos e anímicos.

Obradovic
“Já estivemos nesta situação de poder atingir o objectivo da EHF Champions League várias vezes. Hoje estamos contentes com o jogo que apresentamos e com a vitória, que até podia ter sido mais fácil. O andebol nos países nórdicos é muito bom, não há faltas no ataque nem falhas técnicas, há, isso sim, um andebol limpo e com muita corrida. O Elverum não foi uma surpresa; os nossos jogadores precisam deste tipo de jogos para crescer, pois somos uma equipa jovem e ainda precisamos de mais experiência. Mesmo os mais experientes, como o David Davis e o Mick Schubert ainda precisam de se adaptar ao ambiente do pavilhão, dos adeptos e a importância que estes jogos têm para nós".

"Quero dar os parabéns aos nossos adeptos, que apoiaram a nossa equipa até ao fim e dizer-lhes que amanhã precisamos ainda de mais apoio. Obrigado também aos jogadores, que fizeram um bom jogo e que sabem que esta é só a primeira parte da nossa missão. Amanhã teremos outro adversário, é necessário agora preparar a equipa para tentar ganhar e qualificar-se, visto que o FC Porto entra sempre para ganhar. Foi difícil hoje, a nossa equipa precisa de se recuperar física e psicologicamente porque amanhã precisamos de dar mais e melhor do que hoje. Estou confiante de que estaremos prontos".

Gilberto Duarte
"Foi muito intenso, mas nós na pré-época tivemos uma especial atenção para nos prepararmos para estes dois jogos seguidos e treinámos duro para isto mesmo. O mais difícil é o psicológico - creio que terermos tempo para recuperar e que este ano estaremos bem. Estamos prontos para o próximo desafio, pois passa pela cabeça de todos entrar na EHF Champions League. Falta o segundo jogo e amanhã, com a ajuda dos adeptos, vamos dar tudo para lá chegar".


in "fcp.pt"

Sem comentários: