sexta-feira, 22 de abril de 2011

«Villas-Boas vai ter a sua oportunidade na Premier League»

Orientador de estágio do treinador do F.C. Porto recorda 1994


1994. André Villas-Boas, no limite da idade de menor, tira o curso de treinador em Inglaterra. Bobby Robson abre-lhe as portas. 17 anos mais tarde, o português apresenta-se à Europa do futebol como o técnico do futuro. A Premier League chama por ele.

A reviravolta na meia-final da Taça de Portugal reforçou a popularidade de Villas-Boas. A Liga e a Supertaça são uma realidade, as meias-finais da Liga Europa estão à porta, a Taça da Liga foi o único objectivo a cair por terra ao longo de uma época promissora. Cumpre-se um sonho de adolescente.

O treinador do F.C. Porto completou a primeira parte da sua formação em Lilleshall, antes de rumar à Escócia. Pelo meio, como estágio curricular, acompanhou o Ipswich de George Burley. Em conversa com o Maisfutebol, este recorda o menino ruivo que queria saber tudo.

«Lembro-me vagamente dele. Já se passaram cerca de 17 anos desde essa altura. Lembro-me apenas de um jovem entusiástico, trazido por Sir Bobby Robson para ver os meus métodos de trabalho no Ipswich», começa por dizer Burley.

Mentalidade ofensiva como Robson

O treinador escocês explica os contornos daquela vivência em 1994. «Ele era um rapaz muito inteligente e interessado. Tinha estado a tirar o curso em Lilleshall, ainda muito novo mesmo. Bobby Robson tinha sido treinador do Ipswich e tive a honra de ser treinado por ele. Foi por isso que o André veio cá estagiar», explica o seu orientador de estágio, por assim dizer.

«Quando ele começou a aparecer como treinador, recordei aquele miúdo que tinha estado a ver os meus treinos. Fico muito satisfeito pelo seu progresso. Vi vários jogos do F.C. Porto esta época e praticam um futebol muito atractivo, voltado para o ataque», considera George Burley, acrescentando: «Nessa mentalidade ofensiva, há nítidas parecenças com Bobby Robson. Eu era lateral no Ispwich e, mesmo assim, Sir Robson só me pedia para atacar, atacar, atacar.»

Pinto da Costa blindou André Villas-Boas com a renovação de contrato. Contudo, Burley acredita que o treinador regressará ao Reino Unido, mais cedo ou mais tarde.

«O André está muito bem, é um jovem treinador que está a ter muito sucesso. Estou seguro que ele vai ter a sua oportunidade na Premier League num futuro próximo. Ficarei à espera, até porque nunca mais o vi», remata o antigo treinador de Ipswich, Southampton, Crystal Palace e selecção da Escócia, entre outros, em declarações ao Maisfutebol.




in "maisfutebol.iol.pt"

DRAGÕES ESTÃO NAS MEIAS-FINAIS DOS PLAYOFFS

O FC Porto Ferpinta qualificou-se esta sexta-feira para as meias-finais dos playoffs da Liga portuguesa de basquetebol, ao obter o terceiro triunfo consecutivo face ao CAB, agora no Funchal, por 98-88. Stempin, com 16 pontos e sete ressaltos, foi o jogador em maior destaque.

Depois das vitórias por 88-78 e 81-62, nos dois primeiros jogos, o FC Porto fechou a eliminatória num encontro em que foi dominador. Os Dragões venceram a luta das tabelas (34 ressaltos contra 17 do CAB), não perdoaram nos triplos (11 em 22) e apenas falharam um lance livre (17 em 18). Ao intervalo, os azuis e brancos já ganhavam por 49-41.

O FC Porto Ferpinta irá defrontar nas meias-finais o vencedor da eliminatória entre o Vitória de Guimarães e o Penafiel. O conjunto vimaranense já somou duas vitórias e o terceiro encontro disputa-se esta sexta-feira.

O FC Porto alinhou e marcou: Julian Terrell (10), Greg Stempin (16), José Costa (7), Nuno Marçal (13) e Carlos Andrade (13) – “cinco” inicial; Diogo Correia (8), Sean Ogirri (15), João Soares (3) e Miguel Miranda (13).


in "fcp.pt"

Casa do FC Porto em Coimbra novamente vandalizada

A delegação de Coimbra do FC Porto voltou a ser palco de actos de vandalismo, precisamente um mês depois de acontecimentos idênticos que se verificaram aquando da deslocação do Benfica a Paços de Ferreira.

O presidente da casa dos dragões na cidade do Mondego, Pedro Figueiredo, em declarações a A Bola, lamenta a situação, adiantando que os prejuízos acabaram apenas por ser materiais.

«O alerta foi dado por alguns vizinhos, que vivem perto da sede, por volta das 3 horas, que nos relataram que viram pessoas a fugir. Foram danificados os vidros da frente e avaliamos o prejuízo em cerca de 650 euros. As pedras que foram utilizadas para este acto de vandalismo eram enormes. Apresentámos uma queixa contra desconhecidos na Polícia de Segurança Pública de Coimbra», afirmou.


in "abola.pt"

Pressões e vergonha na nomeação de Carlos Xistra

Um processo opaco, feito de lutas intestinas entre o Conselho de Arbitragem da FPF e a Comissão de Arbitragem da Liga, ou vice-versa - eis, no mínimo, o que caracterizou uma semana de vergonha que culminou na nomeação de Carlos Xistra para o Benfica-FC Porto das meias-finais da Taça de Portugal. Se já é público que Carlos Xistra surgiu no Estádio da Luz como terceira escolha - embora em vários círculos há mais de duas semanas fosse o nome garantido -, O JOGO conta-lhe agora todos os passos de um processo feito de poderes, contrapoderes e falta de coluna vertebral de vários protagonistas - sem que nenhum se demita!

Dia 12 Abril | Terça-feira
Benquerença preferido

Reunião do Conselho de Arbitragem da FPF - entidade responsável pela designação dos árbitros da Taça de Portugal. O cenário de nomeações aponta, de fora da AF Lisboa e AF Porto, três nomes de internacionais possíveis: Olegário Benquerença (Leiria), JBruno Paixão (Setúbal) e Carlos Xistra (Castelo Branco) - João Ferreira (Setúbal) não, por ter marcado férias. Em articulação entre o presidente do CA, Carlos Esteves, e o vice responsável pelas nomeações, José Pereira, conclui-se pela preferência por Benquerença. Fica definido nomear André Gralha como quarto árbitro e designar João Santos e Tiago Trigo (reside na Bélgica e faz normalmente equipa com… Pedro Proença) como assistentes.

Dia 15 Abril | Sexta-feira
Tiago Trigo avisado

Em vez de partir para a nomeação e ponto final, o presidente do CA resolve ter uma conversa com Olegário Benquerença - entretanto nomeado pela Liga para o Nacional-Braga de segunda-feira seguinte - e o seu psicólogo, João Pacheco. Patati, patatá, Benquerença fica de dar uma resposta. Pelo sim pelo não é contactado Tiago Trigo, sem lhe dizerem com quem deverá fazer equipa (e este dado é essencial).

Dia 16 Abril | Sábado
Vítor Pereira sinaliza Proença

O presidente da Comissão de Arbitragem da Liga vai assistir ao Belenenses-Trofense da Liga Orangina. Encontra Pedro Proença - normalmente Tiago Trigo é seu assistente - e diz-lhe que está a contar com ele para apitar a final da Taça da Liga de amanhã.

Dia 17 Abril | Domingo
Benquerença alega pressões

À noite, finalmente Olegário Benquerença dá sinal de si. E diz a Carlos Esteves que fez várias consultas, está farto de sofrer pressões e não quer apitar o Benfica-FC Porto. Perante este quadro, Carlos Esteves equaciona o nome de Carlos Xistra, que não é consensual, e chega a acordo com o seu vice-presidente: a alternativa chama-se… Pedro Proença (AF Lisboa), já que não há nada dos regulamentos que impeça a nomeação do árbitro de uma das associações dos clubes envolvidos. Telefona a Proença e este dá-lhe conta
da conversa do dia anterior com Vítor Pereira, mas não recusa o cenário.

Dia 18 Abril | Segunda-feira
Proença nomeado e desnomeado com e-mails desencontrados

Logo pela manhã a Liga dos clubes coloca no seu "site" a nomeação de Pedro Proença para a final da Taça da Liga - mas não o faz oficialmente. Curioso: por volta do meio-dia Carlos Esteves equaciona outra vez Carlos Xistra, fala com ele, e coloca-o de sobreaviso. Só que por volta das 15h00 Pedro Proença contacta Carlos Esteves, diz-lhe que a Liga ainda não lhe formalizou a nomeação para a final da Taça da Liga… e Carlos Esteves nomeia-o, às 15h15 por e-mail. Só 40 minutos depois, às 15h55, o Conselho de Arbitragem recebe um e-mail da Liga a dar conta das nomeações de Vítor Pereira (lá está Tiago Trigo com Proença no Paços de Ferreira-Benfica de amanhã). A Liga enviara antes um e-mail às 11h46, mas para os serviços gerais da FPF, não para o CA, como é habitual, e era ignorado pelos senhores da arbitragem. Está montada uma enorme trapalhada. E porque se encontra na sede da FPF a participar numa reunião, o presidente da Liga dos clubes, Fernando Gomes, intervém, junto de Carlos Esteves. Fala-se de pressões e contrapressões. Finalmente aparece o tal e-mail das 11h46! E Carlos Esteves, perante este novo cenário, acaba por capitular! Segue a desnomeação a Pedro Proença… e de motu próprio o presidente do Conselho de Arbitragem repega no nome de que todos falam há semanas: Carlos Xistra!

Dia 19 Abril | Terça-feira
Conselheiros "engolem" nomeação de Xistra

Os membros do Conselho de Arbitragem reúnem-se para consensualizar, como é prática, a designação do árbitro do Benfica-FC Porto. Todos chegam convencidos, pelos contactos entretanto estabelecidos entre si, que em cima da mesa está o nome de Pedro Proença. Mas não! Espanto geral: Carlos Esteves historia o processo da véspera. Todos estão contra mas, confrontados com a terceira nomeação já feita e hotéis marcados, acabam por não fazer mais ondas. Carlos Xistra é publicamente anunciado como o árbitro do Benfica-FC Porto. Confirma-se o nome que surgira nos bastidores há muitos dias. E foi o que se viu…

… A seguir | Maio

É João Ferreira?

Agora que se conhecem os finalistas da Taça de Portugal - FC Porto e Vitória de Guimarães - qual o nome do árbitro que estará no Estádio Nacional a 22 de Maio?
Os contactos feitos por O JOGO apontam todos num único sentido de aposta: João Ferreira - até porque não foi "queimado" com a realização do Benfica-FC Porto.
Vale uma aposta?

in "ojogo.pt"

André atrás da coroa do rei Artur

André Villas-Boas não pára de bater recordes esta temporada, mas há um especial que só poderá ser igualado em Dublin: alcançar cinco vitórias sobre o Benfica na mesma época. Artur Jorge detém o melhor registo na temporada de 1984/85, embora com contornos específicos e muito particulares. Na altura, FC Porto e Benfica encontraram-se por quatro (!) ocasiões só para decidir a Supertaça, disputada então a duas mãos; depois de uma vitória (1-0) para cada lado, seguiu-se novo desempate a... dois jogos. E, no desempate, os portistas venceram as duas vezes. Depois, os dragões repetiram as vitórias nas partidas do campeonato. Esta época, André Villas-Boas derrotou o Benfica na Supertaça, nos dois jogos do campeonato e ainda na Taça de Portugal. Sendo assim, só há uma forma de André Villas-Boas igualar o registo do "rei" Artur: esperar que as duas equipas cheguem à final da Liga Europa para depois... derrotar novamente o Benfica.

Mas, neste mundo dos recordes, há mais um para André Villas-Boas. É que o FC Porto desta época é a equipa mais vitoriosa de sempre em Portugal. Até ao momento, 44 vitórias em 51 jogos disputados, totalizam um aproveitamento de 86,2 por cento de triunfos. A segunda melhor marca dos portistas aconteceu em 1939/40 (21 vitórias em 25 partidas - 84%), sendo que a terceira decorreu em 1984/85 (37 vitórias em 45 jogos - 82.2%). O actual registo do FC Porto também serve para ultrapassar as melhores marcas históricas dos principais rivais: o Benfica tem o melhor registo em 1972/73, com Jimmy Hagan, altura em que somou 30 vitórias em 36 jogos (83.3%), enquanto o Sporting garantiu o seu recorde em 1940/41 com 26 vitórias em 31 jogos (83.8%).
Para este registo contribuiu a mais recente vitória que foi a primeira da história do FC Porto em jogos para a Taça de Portugal disputados no Estádio da Luz. Pois é, Villas-Boas foi o primeiro a vencer o Benfica na Luz para a Taça de Portugal, depois de as 12 tentativas anteriores terem resultado em dois empates e dez derrotas. É caso para perguntar: onde chegará este FC Porto?
86 | O FC Porto tem um registo de 86,2 por cento de vitórias esta temporada, sendo a equipa com melhor aproveitamento da história do futebol português.
1 | A mais recente vitória dos portistas no Estádio da Luz foi a primeira na casa do Benfica em jogos referentes à Taça de Portugal. Nas 12 partidas anteriores, registaram-se dois empates e 10 derrotas.
5 | Artur Jorge venceu o Benfica por cinco vezes na época de 1983/84; Villas-Boas já leva quatro triunfos e poderá igualar o "rei" em caso de vitória na final da Liga Europa com os encarnados

Villas-Boas já virou aposta

Da Roménia, a Inglaterra, passando por Itália: Villas-Boas não sai das páginas dos jornais. Os romenos do "ProSport", por exemplo, contavam a "incrível história do treinador de Sapunaru" - era esse o título de um longo artigo que recuperava os passos da carreira de Villas-Boas até à vitória de anteontem, na Luz. Mas houve mais. Em Itália, o "Tuttosport" fazia eco sobre as apostas promovidas pelas casas da especialidade sobre o futuro do treinador portista. Inglaterra, por ser tido como destino mais provável, era também aquele que renderia menos aos eventuais apostadores: Liverpool encabeçava a lista de probabilidades, seguindo-se o Chelsea e o Manchester City.
Apesar dessas apostas - e apesar da garantia já dada por Villas-Boas de que continuará no Dragão na próxima época para comandar o FC Porto na Liga dos Campeões -, os italianos não desarmam. Além do suposto interesse do Roma, já desmentido pelo próprio Villas-Boas mas sucessivamente ressuscitado, ontem ganhou outra vez força a hipótese Juventus e, num cenário ainda mais suculento no que toca a especulações, já há quem o aponte ao Inter para... 2012. André Villas-Boas era mesmo apelidado de "novo fenómeno do banco". Além de uma massagem ao ego, as especulações provam a Villas-Boas o impacto mediático da sua ainda curta carreira.

in "ojogo.pt"

Falcao, a "raça" de um goleador de recordes

Falcao está imparável. Imparável. O avançado colombiano igualou, em pleno Estádio da Luz, a melhor série de jogos consecutivos a marcar pelo FC Porto: cinco. Mas há mais e melhor. Há também o registo de oito golos nestes tais cinco jogos, igualando, desta forma, mais um recorde individual que já tinha sido alcançado esta temporada. Desta vez, no entanto, com uma particularidade importante; Falcao arrancou este registo impressionante em confrontos com um grau de dificuldade elevado: Sporting, Benfica e, duas vezes, Spartak de Moscovo, para além do Portimonense.

A primeiro época do colombiano no Dragão parecia irrepetível, de tão fantástica que foi (34 golos em 43 jogos), mas a verdade é que Falcao não pára de marcar, tendo alcançado, no último clássico com o Benfica, o 30º golo da temporada em apenas 38 jogos. Os números são impressionantes, de tal forma que voltaram a chegar à Colômbia, onde o jornal "El Periódico Deportivo" faz questão de mencionar os mais recentes feito do avançado numa peça intitulada "Falcao bate recordes". Os elogios do jornalista ao portista multiplicaram-se a cada linha que se percorre. "Não há nada a fazer. Falcao é um goleador de raça." Pois bem, uma coisa parece certa: Falcao está em grande no FC Porto, mas também faz sonhar os colombianos, que acreditam cada vez mais no avançado para verem a sua selecção brilhar já na próxima Copa América.

Mais um tributo aos adeptos

Já não é novidade para ninguém que Falcao adora partilhar experiências profissionais através das redes sociais. Desta vez, e no dia que se seguiu à vitória no Estádio da Luz, o avançado optou por fazer duas referências específicas aos adeptos. "Obrigado a todos os portistas que me apoiam, especialmente a quem carrega um lindo estandarte", podia ler-se no Twitter, numa referência devidamente acompanhada com uma foto da bandeira. Depois, Falcao anunciou o vencedor de uma das camisolas que tinha para oferecer, publicando nova foto para assinalar o momento.

in "ojogo.pt"

"Não jogamos de olhos fechados, mas quase"

Juntos, Hulk e Falcao valem 63 dos 122 golos marcados pelo FC Porto esta época. Número suficientemente redondo para cativar atenções por essa Europa fora - ainda ontem, no rescaldo de mais uma demonstração da qualidade de ambos em nova passagem pela Luz, não faltavam notícias a garantir o suposto interesse dos mais variados clubes num e noutro, e até nos dois em simultâneo: Milan, Tottenham ou Lázio, só para citar os mais fresquinhos.
Hulk não promete que estará com a camisola do FC Porto na próxima Liga dos Campeões, mas procura driblar o assunto refugiando-se no óbvio. "Tenho mais três anos de contrato", lembra. "As especulações são muitas", avisa, garantindo não estar obcecado com o assunto. "A minha vontade é jogar. Se ficar no FC Porto, ficarei feliz. Se tiver de sair e se for bom para ambos, sairei."
Se, do futuro, pouco se arranca a Hulk, há no presente motivos de sobra para cativar atenções. A começar pelo tal entendimento com Falcao. "Não jogamos de olhos fechados, porque seria difícil, mas quase", brinca o brasileiro. Mais de 50 por cento dos golos portistas esta época comprovam o peso de ambos no ataque. O mais recente que marcou ao Benfica, sublinha, "não foi um golo de raiva". Antes, ainda tentou de livre - "E não fui feliz", admitiu -, mas depois de tanto insistir acabou mesmo por facturar. Se estava ou não em posição irregular era algo de que não tinha noção no final do jogo. "Não vi, não sei. Estava a olhar para o Álvaro, que me fez um excelente passe."
A festa feita no fim certificou o significado especial de nova vitória na Luz, mas Hulk lembra que só ficou garantido o "acesso a uma final". Ainda é preciso ganhá-la. "O Guimarães merece respeito." Isso fica para depois, porque primeiro é preciso cumprir outro grande objectivo que começa já na próxima quinta-feira, dia do primeiro jogo com o Villarreal, no Dragão. "Vamos jogar o nosso futebol diante dos nossos adeptos para fazer um resultado bom que nos permita chegar à final." A receita a aplicar será a do costume: "No futebol, destaca-se quem faz bem o trabalho dentro de campo. Somos humildes, temos grandes jogadores, não nos preocupamos em falar, mas sim em dar o melhor." A Liga Europa exige uma demonstração de força idêntica à da Luz, onde o FC Porto carimbou a quarta vitória da época sobre o Benfica. Qual foi a mais saborosa? "As quatro foram excelentes", diz Hulk. "Agora vamos comemorar, mas sem esquecer que vêm aí jogos importantes." Festejar na Luz, desta vez sem apagão, voltou a ser difícil. "Já sabíamos que ia ser assim", rematou.

"Disse-lhe: 'O próximo golo é teu, Falcao!'"

Ainda na primeira parte do jogo da Luz, aos 41 minutos, Hulk galgou metros com a bola controlada e ofereceu um golo de bandeja a Falcao, que o desperdiçou. Mesmo aí, o brasileiro não achou que as hipóteses de passar tivessem ficado reduzidas a pó. "Havia muito jogo, e pensei que ele ia guardar para uma nova oportunidade", justifica, destacando o facto de a equipa ter surgido "mais concentrada" na segunda parte. E o que tanto segredou Hulk a Falcao durante o jogo? "São situações de jogo. Não digo para não desvendar o nosso segredo", começou por brincar, mas depois, já noutra resposta, o brasileiro lá tratou de tornar público o que disse a El Tigre depois de ter feito o 2-0. "Quando fiz o segundo golo, disse-lhe: "O próximo é teu, vamos lá!' Graças a Deus, ele fê-lo e foi muito importante", lembrou Hulk num tributo ao companheiro de uma parceria que tem sido muito eficaz.


in "ojogo.pt"

Villas-Boas. 15 milhões chegarão para travar a saída do Dragão?

Em Dezembro, o FC Porto renovou contrato com o treinador até 2013, com uma cláusula de rescisão elevada. Se sair, Domingos é opção e pode ser o terceiro técnico (depois de Mourinho e Villas-Boas) a virar para o Dragão depois de estar na rota do Sporting


A grande época do FC Porto tem posto André Villas-Boas nas bocas do mundo. A AS Roma ou o Liverpool são apenas alguns dos grandes do futebol europeu interessados em apostar no jovem técnico português. Conscientes do valor do seu treinador, os dragões têm uma cláusula que os protege de investidas. Assim, quem quiser contratar Villas-Boas, cujo contrato foi renovado em Dezembro até Junho de 2013 terá de pagar 15 milhões de euros. Um valor elevado, se comparado com os 16 milhões de cláusula de rescisão no vínculo entre o Inter de Milão e José Mourinho.

Elevado mas não impossível para os clubes da elite europeia (Inglaterra, Espanha ou Itália). E se depois da conquista do campeonato Villas-Boas somar a Liga Europa e a Taça de Portugal ao seu palmarés, quem garante que não chegará um cheque de 15 milhões ao Dragão?

Coincidentemente ou não, o i sabe que Domingos Paciência, actual treinador do Sp. Braga, foi aconselhado a não fechar já um acordo com o Sporting. O nome do técnico minhoto tem sido apontado como o sucessor de José Couceiro, desde que Godinho Lopes venceu as eleições leoninas. Contudo, nem o presidente do Sporting nem Domingos confirmaram qualquer acordo, até porque a época ainda não terminou e os dois clubes lutam pelo terceiro lugar no campeonato.

As boas relações de Carlos Freitas, antigo director desportivo do Sp. Braga - que ocupa agora o mesmo cargo em Alvalade -, com Domingos terão ajudado às negociações para uma eventual transferência do treinador para o Sporting. Porém, segundo o i apurou, não existe qualquer contrato escrito entre as partes. Assim sendo, apenas com um acordo verbal, não é um dado certo que Domingos seja treinador dos leões em 2011/12.

Marcha-atrás

Voltando ao Dragão, e caso Villas-Boas saia no final da época, o nome de Domingos será sempre um dos equacionados para substituir o actual técnico. O antigo avançado do FC Porto recolhe simpatia entre a direcção do clube, o seu filho joga nos juvenis dos dragões e, apesar de viver em Braga, o treinador continua a ter o círculo de amigos na Invicta. Para Domingos, um regresso ao FC Porto, para treinar a equipa principal - começou como técnico nos escalões de formação do clube -, seria sempre um passo positivo na carreira. Ainda para mais, com a crise que se vive em Alvalade, não é garantido que o acordo verbal com Freitas seja impeditivo de Domingos ir parar, afinal, ao Dragão. É preciso não esquecer que em 1999 o então avançado do Tenerife se dirigia para Alvalade, na A1 (para acertar com o Sporting), e depois de um telefonema e um encontro com Pinto da Costa a meio da viagem voltou para trás e acabou a jogar no FC Porto.

Mourinho e Villas-Boas tiveram pré-acordos com o Sporting (em 2000 e 2010, respectivamente), mas, por diferentes motivos, foram treinar o FC Porto. No caso de Domingos, o pré-acordo com os leões nem sequer existe, mas se o técnico minhoto ocupasse a vaga de Villas-Boas seria, como a célebre música dos Propellerheads, "just little bits of history repeating".

All in

A direcção portista quer apostar em força na próxima temporada, que marca o regresso à Liga dos Campeões. Tal como fazer um all in no poker, Pinto da Costa quer ter todo o poder de fogo à disposição em 2011/12. Assim, a manutenção de Villas-Boas, Hulk e Falcao é encarada como a grande prioridade do clube para voltar a vencer o campeonato e poder fazer uma boa carreira na liga milionária. Neste trio, Hulk é o que está mais blindado a ataques externos, com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros. Sobre Falcao, o FC Porto não diz publicamente se o avançado colombiano tem alguma cláusula.

Chelsea pagou ao FC Porto cerca de 5 milhões por José Mourinho e o Real Madrid, depois das negociações com o Inter de Milão, contratou o Special One por 8 milhões. Com estes valores, a cláusula de Villas-Boas parece dar alguma tranquilidade ao FC Porto. Mas, se o técnico e o clube forem colocados perante uma proposta irrecusável, os planos podem ser alterados.


in "ionline.pt"

A redenção de Moutinho

AJUDOU A CARIMBAR O PASSAPORTE PARA O ESTÁDIO NACIONAL ONDE JÁ TRAMOU O DRAGÃO


Face à vitória no Estádio da Luz, o FC Porto prepara-se agora para escrever mais um capítulo no álbum de ouro do clube. É que, em caso de triunfo na final da Taça de Portugal, frente V. Guimarães, os azuis e brancos conquistarão o seu primeiro tri na referida prova. Algo que já podia ter acontecido na anterior edição da competição caso a equipa da Invicta tivesse ganho a final de 2007/2008, frente ao Sporting de João Moutinho.
Curiosamente, quis o destino que o ex-leão tivesse dado uma preciosa ajuda ao FC Porto, ao carimbar o passaporte para o Jamor. Em jeito de redenção, Moutinho não só inaugurou o marcador na reviravolta da eliminatória com o Benfica, como também assinou uma exibição de encher o olho, tendo sido considerado o melhor em campo pelos três jornais desportivos portugueses. Com a época perto do fim, e numa altura em que o meio-campo está privado de dois importantes jogadores, como são os casos de Belluschi e Guarín, Moutinho assume as despesas e mostra a qualidade que levou Pinto da Costa a considerá-lo “um jogador à Porto” quando ainda vestia a camisola verde e branca do clube de Alvalade.
in "record.pt"

Dragões podem pedir livro de reclamações

XISTRA VOLTA A FECHAR UM JOGO COM BALANÇO NEGATIVO PARA O NOVO CAMPEÃO NACIONAL


Assumida 3.ª escolha para o jogo da Luz – Olegário Benquerença revelou-se psicologicamente abatido e pediu dispensa, enquanto Pedro Proença foi “desviado” para a final da Taça da Liga –, Carlos Xistra apitou esta época o terceiro jogo do FC Porto e mais uma vez os dragões saíram com a sensação de que nos estádios devia haver um livro de reclamações.
A nomeação de Xistra esteve longe de ser pacífica. O árbitro da Associação de Castelo Branco esteve no “tal” Sp. Braga-Benfica onde Javi García foi expulso e este simples facto e ainda o alarido daí resultante aconselhavam que não voltasse esta temporada a cruzar-se com o Benfica. Tanto mais que o clube da Luz ampliou bastante a avaliação negativa que o árbitro teve no lance capital desse jogo, avaliação que na passada semana a Comissão de Arbitragem da Liga inverteu para níveis positivos...
Mas Carlos Xistra tinha também sido o árbitro do V. Guimarães-FC Porto para o campeonato, partida que os dragões empataram a uma bola. Os vitorianos reclamaram um penálti aos 56’, enquanto os azuis e brancos queixaram-se de um erro que a avaliação de Record considerou “clamoroso”, aos 88’, quando o árbitro cortou um lance no qual Falcão se isolava, com o resultado em 1-1.
in "record.pt"

Villas Boas vai bater recorde de jogos numa época

O contador de recordes de André Villas Boas dispara à velocidade dos 407 kms/h que atinge um Bugatti Veyron: perde-se com incrível rapidez o rasto às proezas avulsas, e apura-se a correr o tremendo somatório de fertilidades que saem da sua cabeça para o onze executar como mais ninguém consegue, esta temporada, por cá e pela Liga Europa. 

Uma fonte inesgotável de jogos, vitórias, títulos e demais perspectivas que evoluem de semana para semana... Pois bem, o último horizonte, em matéria de recordes pessoais e/ou históricos, com marca AVB alastra a todo o vapor: nunca ninguém fez mais de 56 jogos oficiais numa temporada ao serviço do FC Porto. 

Ao vencer o Benfica, anteontem, André Villas Boas rubricou mais uma proeza assinalável: tem desde já garantida a realização de 57 jogos esta temporada, será um, ou mais um, recorde absoluto, mas ainda pode melhorar essa marca e torná-la até mais inacessível ou difícil, se tratar da saúde ao Villarreal, como os dragões desejam.

Fechando a época com duas finais, André Villas Boas somaria então 58 jogos oficiais numa só época, situação que estava vagamente em aberto pela mais que previsível dificuldade em recuperar os dois golos de atraso na Luz, mas que ele e os jogadores, em cerca de 10 minutos, transformaram em mais uma vitória épica e que lhe permite, agora, demarcar-se positivamente de Fernando Santos, o recordista pendente, com 56 jogos em 2000/2001.


in "abola.pt"

Cinco nações atrás de Hulk

Russos juntam-se a ingleses, espanhóis, alemães e italianos. Agente fala em «casamento perfeito» mas a pressão aumenta. City à frente. 

Hulk não está a concurso, mas quase: são, para já, cinco nações de alto poderio económico a tentarem levar o incrível cabo de alta tensão que serpenteia pelos relvados e explode várias vezes no jogo.

Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e Rússia, diz Theodoro Fonseca, seu representante. 

Cinco poderosas ligas frente ao dragão e à cláusula de 100 milhões, tão incrível como ele.

«Há, como se sabe, imensos clubes interessados, isso nem é novidade, mas depois de sondagens e propostas de Inglaterra, Alemanha, Itália e Espanha, até a Rússia o quer agora levar», admite a A BOLA Theodoro Fonseca, agente do jogador.

Hulk, cujos direitos económicos pertencem ao FC Porto e ao uruguaio Juan Figer em percentagens idênticas (mas há quem garanta que os dragões já alienaram 10 por cento da sua quota), tem contrato com o FC Porto até 2014, não sendo, dessa forma, estranho que não haja, para já, movimentações para ele prolongar o contrato, até porque, normalmente, esse exercício de gestão decorre ou processa-se no sentido de melhorar a cláusula de rescisão, e ela já é suficientemente inacessível à maioria dos grandes clubes mundiais.

«Não, não foi ainda convidado a renovar, mas até pode acontecer. Penso que Hulk não teria problemas com isso», diz Theodoro Fonseca. 

Mas, caso Hulk permaneça em Portugal uma época ou mais, é naturalíssimo que o próprio FC Porto lhe melhore as condições sem novas contrapartidas, já que a actual cláusula defende perfeitamente o Dragão. 


in "abola.pt"