sexta-feira, 22 de abril de 2011

«Villas-Boas vai ter a sua oportunidade na Premier League»

Orientador de estágio do treinador do F.C. Porto recorda 1994


1994. André Villas-Boas, no limite da idade de menor, tira o curso de treinador em Inglaterra. Bobby Robson abre-lhe as portas. 17 anos mais tarde, o português apresenta-se à Europa do futebol como o técnico do futuro. A Premier League chama por ele.

A reviravolta na meia-final da Taça de Portugal reforçou a popularidade de Villas-Boas. A Liga e a Supertaça são uma realidade, as meias-finais da Liga Europa estão à porta, a Taça da Liga foi o único objectivo a cair por terra ao longo de uma época promissora. Cumpre-se um sonho de adolescente.

O treinador do F.C. Porto completou a primeira parte da sua formação em Lilleshall, antes de rumar à Escócia. Pelo meio, como estágio curricular, acompanhou o Ipswich de George Burley. Em conversa com o Maisfutebol, este recorda o menino ruivo que queria saber tudo.

«Lembro-me vagamente dele. Já se passaram cerca de 17 anos desde essa altura. Lembro-me apenas de um jovem entusiástico, trazido por Sir Bobby Robson para ver os meus métodos de trabalho no Ipswich», começa por dizer Burley.

Mentalidade ofensiva como Robson

O treinador escocês explica os contornos daquela vivência em 1994. «Ele era um rapaz muito inteligente e interessado. Tinha estado a tirar o curso em Lilleshall, ainda muito novo mesmo. Bobby Robson tinha sido treinador do Ipswich e tive a honra de ser treinado por ele. Foi por isso que o André veio cá estagiar», explica o seu orientador de estágio, por assim dizer.

«Quando ele começou a aparecer como treinador, recordei aquele miúdo que tinha estado a ver os meus treinos. Fico muito satisfeito pelo seu progresso. Vi vários jogos do F.C. Porto esta época e praticam um futebol muito atractivo, voltado para o ataque», considera George Burley, acrescentando: «Nessa mentalidade ofensiva, há nítidas parecenças com Bobby Robson. Eu era lateral no Ispwich e, mesmo assim, Sir Robson só me pedia para atacar, atacar, atacar.»

Pinto da Costa blindou André Villas-Boas com a renovação de contrato. Contudo, Burley acredita que o treinador regressará ao Reino Unido, mais cedo ou mais tarde.

«O André está muito bem, é um jovem treinador que está a ter muito sucesso. Estou seguro que ele vai ter a sua oportunidade na Premier League num futuro próximo. Ficarei à espera, até porque nunca mais o vi», remata o antigo treinador de Ipswich, Southampton, Crystal Palace e selecção da Escócia, entre outros, em declarações ao Maisfutebol.




in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: