terça-feira, 19 de abril de 2011

Carlos Xistra arbitra clássico da Luz

JUIZ DE CASTELO BRANCO NO BENFICA-FC PORTO

O árbitro da AF de Castelo Branco foi o juiz escolhido pela Comissão de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para arbitrar o encontro entre Benfica e FC Porto, a contar para a 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal

in "record.pt"

Falcao explica diferença entre F.C. Porto e Benfica

Segredo do título esteve nos jogos com equipas teoricamente mais acessíveis


O que separou Porto e Benfica foram os jogos, ditos, menos complicados. A ideia foi deixada por Radamel Falcao, goleador dos dragões, numa entrevista concedida ao programa «Dando la Vuela», de uma rádio argentina. Os dragões têm, neste momento, a maior vantagem da história sobre os encarnados (19 pontos) e o colombiano explica porquê.

«A grande diferença esteve nos jogos com as equipas que parecem mais acessíveis. Enquanto o Benfica perdia pontos, nós íamos ganhando os nossos jogos. E, claro, mesmo quando jogamos contra eles, vencemos os dois jogos», lembrou.

Falcao é já um dos líderes do grupo portista. No plantel, destaca a «união» entre todos como um dos factores decisivos para o sucesso, o avançado reiterou a intenção de continuar a vestir de azul e branco, a não ser que surge algo irrecusável: «Só penso no FC Porto. Tenho mais dois anos de contrato e espero cumpri-los. Se surgir algo excepcional, que se decida o melhor para as duas partes.»

«Pode ser que Fucile jogue em Dublin»

Num grupo com muitos sul-americanos, Falcao destacou a «entreajuda» entre todos e frisou que o seu bom relacionamento não se restringe aos colombianos James e Guarín. «Dou-me bem com o «Cebola» Rodríguez, Fucile, Alvaro Pereira...A lesão do Fucile? Tem para um mês. Pode ser que volte para a final da Liga Europa, em Dublin», atirou, entre risos.

Aliás, a Liga Europa dominou grande parte da conversa, até porque Falcao tem brilhado na competição. «Seria lindo vencer a Liga Europa e ser o melhor marcador», confessou.

«Maioria das equipas em Portugal joga à defesa»

Questionado sobre o nível do futebol português, Falcao destacou a qualidade do futebol jogado. «A Liga não tem a repercussão de outras, mas joga-se bom futebol aqui. Há o F.C. Porto, o Benfica, o Sporting e o Braga. Os outros clubes têm uma expressão muito menor. Jogam quase sempre à defesa quando nos defrontam, mas esta época resolvemos esse tipo de situações muito bem», lembrou. 

O colombiano elogiou, também, a estrutura azul e branca, comparando-a às dos melhores clubes da Europa. «É uma instituição muito organizada, não só no plano desportivo. É impressionante. Não fica atrás dos grandes da Europa. Impressionou-me desde o primeiro dia», confessou, deixando, também, elogios para o plantel. 

«Quase todos os jogadores são internacionais, todos têm um grande nível. O James, por exemplo, tem respondido bem quando joga, mas não é indiscutível porque é muito difícil. Há muita qualidade», frisou.

Por fim, Falcao foi convidado a abordar a importância dos jogadores do Benfica no grupo encarnado: «O país está muito bem representado em Portugal e os jogadores argentinos do Benfica foram muito importantes para o título do Benfica na época passada.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Villas-Boas e o Benfica: «Ficar a 19 pontos é diferente...»

Treinador do F.C. Porto responde a comentários dos encarnados


André Villas-Boas não perdeu a oportunidade de responder a comentários recentes do Benfica. Um responsável do clube encarnado disse aguardar ansiosamente por uma conferência do F.C. Porto a comentar a arbitragem de Artur Soares Dias no clássico frente ao Sporting.


«Ficar a 17 é diferente de ficar a 19 pontos, que é a maior diferença da história. É a frustração natural de quem investiu forte para ser campeão, se calhar é melhor mandar na própria casa e não falar da casa dos outros», afirmou o treinador portista, aludindo aos números apresentados na segunda-feira pelo Maisfutebol.



Na conferência de imprensa realizada no Olival, Villas-Boas comentou ainda a incerteza sobre o árbitro para o jogo da Taça de Portugal, a um dia da partida agendada para o Estádio da Luz: «É curioso, no mínimo, como foi a diferença entre os dois jogos. Talvez possa ser uma própria defesa do árbitro do jogo. Desde que lhe corra bem o jogo, é o que todos desejamos.»



«Clássicos são vividos a grande intensidade e fico satisfeito por defrontar Jorge Jesus mais uma vez. Tenho respeito máximo e absoluto pela sua competência, pela forma como as suas equipas jogam», disse o treinador do F.C. Porto, comentando ainda a discrepância entre o castigo proposto e a sanção aplicada ao homólogo do Benfica: «Quanto ao seu castigo, a realidade é que saiu, não tenho nada a ver com ele. Mas é naturalmente estranho para toda a gente.»

Villas-Boas: «F.C. Porto pode mudar o destino»

Treinador admite que a sua equipa treinou grandes penalidades


André Villas-Boas reconhece que o F.C. Porto está numa posição complicada para chegar à final da Taça de Portugal. O Benfica tem vantagem na eliminatória mas o técnico portista não perde a esperança. Aliás, nesta terça-feira, pediu à sua equipa para treinar a marcação de grandes penalidades, pensando num possível desempate.


«Tivemos a oportunidade de treinar grandes penalidades. Hoje mesmo», reconheceu o técnico portista, durante a conversa com os jornalistas no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.



O Benfica venceu no Estádio do Dragão (0-2) e o F.C. Porto precisará de fazer o mesmo na Luz: «Se estivermos ao melhor nível, conseguiremos um resultado positivo. Se isso será suficiente para passar, não sei. O Benfica é um adversário extremamente competitivo e a nossa motivação é total. O jogo dá acesso a uma final prestigiante, mas temos de perceber que a desvantagem é significativa.»



«F.C. Porto pode mudar esse destino»



«É uma boa oportunidade. A nossa abordagem no final do jogo do título foi essa mesmo. Tudo parece encaminhado para o Benfica vencer a Taça mas o F.C.Porto pode mudar esse destino anunciado por algumas pessoas. Não vamos demasiado acelerados, tudo tem de correr na perfeição, não podemos cometer erros», frisou o técnico, acrescentando: «Se o que se espera que aconteça é que o Benfica esteja na final, é uma boa oportunidade para provar o contrário. Jogaremos 90 ou 120 minutos com o objectivo de estar na final».



O F.C. Porto prepara um desafio inédito: jogar a segunda mão de uma eliminatória em desvantagem. «Nas eliminatórias da Liga Europa, tivemos sempre vantagem. Confrontámo-nos pela primeira vez na época com esta situação de desvantagem. Queremos uma entrada forte, para tentar dar a volta ao rumo das coisas, mas temos de perceber a realidade. Temos uma identidade sólida, iremos dessa forma, esperando que essa identidade nos permita fazer golos», prometeu Villas-Boas.



Encaramos todos os objectivos para ganhar e este não foge à regra. Agora, naturalmente, há clubes que vão ficando pelo caminho. Ainda temos uma palavra a dizer, ainda podemos chegar à final da Taça. Vencemos as últimas duas, o Benfica caiu nessas, agora temos nós esse desafio. Se o conseguíssemos, alcançaríamos a dobradinha, mas o campeonato está ganho, é o objectivo principal de qualquer clube», rematou o jovem treinador.



André Villas-Boas não quer saborear mais uma derrota num clássico do futebol português. «Perdi um e não gostei, mas seja contra quem for. Aconteceu com o Benfica no Dragão. Vamos fazer tudo para que isso não aconteça, mas ganhando pode não chegar para seguir em frente», concluiu.



Clássico: Helton está bem mas joga Beto, diz Villas-Boas

Guarín é baixa para a decisão de Taça na Luz


Helton está recuperado, mas André Villas-Boas revelou que vai apostar em Beto na Luz, para o clássico que decide a passagem à final da Taça de Portugal. Freddy Guarín, por outro lado, é baixa garantida.

«O Helton estava disponível a cem por cento mas o Beto já sabia que a decisão estava tomada há algum tempo. Isso nunca foi discussão. O Beto tem mostrado mais que competência, tal como o Pavel. O jogo seria sempre para o Beto. Temos mais que confiança nele», disse o treinador, na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Benfica: «O Freddy não recuperou da lesão, estende-se a este novo lote de indisponíveis q nos está a atingir nesta fase final.»

Em relação à lista de convocados para o jogo com o Sporting saiu ainda Maicon, este por opção, que Villas-Boas explica assim: «Opção técnica, tendo em conta a alternância nas laterais, o Sereno oferece garantias como lateral ou central.»

Kieszek, Sapunaru e Fernando são as novidades em relação à última lista, enquanto Fucile, Belluschi e Emídio Rafael estão indisponíveis por lesão.

Convocados:

Guarda-redes: Beto e Kieszek;
Defesas: Sapunaru, Sereno, Otamendi, Rolando e Alvaro Pereira
Médios: Fernando, Souza, Ruben Micael, João Moutinho e Mariano
Avançados: Varela, Hulk, Falcao, Walter, James e Cristian Rodriguez

in "maisfutebol.iol.pt"

James: «Quero ser indiscutível e ganhar mais títulos no Porto»

Jovem colombiano satisfeito com a adaptação ao futebol europeu


A viver o seu primeiro ano no futebol europeu, James Rodríguez já tem motivos para dizer que valeu a pena a aposta no futebol português. O jovem extremo, já campeão pelo F.C. Porto, nunca conseguiu ser titular indiscutível no onze dos dragões, mas foi deixando boas indicações que fazem dele uma aposta forte para o futuro.

«A minha adaptação ao futebol europeu melhor a cada dia. O futebol cá é mais rápido e muito mais vertical. No meu primeiro ano, chegar a ganhar o título é muito importante. Não tenho um lugar garantido, por isso trabalho sempre para estar entre os titulares», afirmou James, em entrevista ao portal colombiano «Futbolred».

No F.C. Porto, encontrou os compatriotas Guarín e Falcao que têm sido uma preciosa ajuda dentro e fora dos treinos. «Estamos juntos nos treinos e jantámos juntos, com as nossas famílias. É muito importante esta relação com eles», frisou. 

Ora, por tudo isto, pode-se dizer que a vida de James, um jovem de 19 anos, parece um filme? «Não. Penso que se deve ao trabalho que desenvolvo todos os dias, nos treinos e nos jogos. Quando se trabalha as coisas vão saindo bem», lembrou.

Por fim, deixou os desejos para o futuro: «Primeiro, quero ganhar um lugar entre os titulares, quero ser indiscutível. Depois, ganhar muitos títulos com o F.C. Porto.»

in "maisfutebol.,iol

TRÊS ALTERAÇÕES PARA O JOGO DA TAÇA DE PORTUGAL

André Villas-Boas promoveu três alterações para o encontro da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal: entram Kieszek, Sapunaru e Fernando; saem Helton, Maicon e Guarín. O FC Porto visita o Benfica esta quarta-feira, às 20h30, no Estádio da Luz.

Os azuis e brancos finalizaram a preparação da partida frente à equipa de Lisboa esta terça-feira, no Olival, com Rafa, Belluschi, Fucile e Guarín a permanecerem em tratamento.

Lista de convocados: Alvaro, João Moutinho, Falcao, Cristian Rodríguez, Mariano, Hulk, Rolando, Sereno, Varela, Walter, James, Sapunaru, Souza, Beto, Fernando, Rúben Micael, 


in "fcp.pt!

Dragão Caixa atingiu 100 000

Praticamente dois anos após a inauguração, a 23 de Abril de 2009 - embora só tenha recebido o primeiro jogo no dia 7 de Maio, com uma vitória da equipa de andebol sobre o Madeira SAD, nas meias-finais do play-off de um campeonato que o FC Porto veio a ganhar -, o Dragão Caixa ultrapassou a barreira dos cem mil adeptos. O número redondo atingia-se com 163 espectadores no encontro de anteontem frente ao CAB Madeira, o segundo dos quartos-de-final do play-off de basquetebol, mas a partida registou a presença de 1111 adeptos, o que elevou a contagem até aos actuais 100 948.
Sendo uma estrutura preparada para receber o mais diverso tipo de eventos - a entrega dos Dragões de Ouro e o jantar de Natal do clube já ali se realizaram -, o Dragãozinho recebeu 108 jogos, mas a contagem é feita considerando apenas 105, uma vez que três, do Troféu António Pratas (basquetebol), foram à porta aberta.

Assim, em 105 partidas, o recinto das modalidades do FC Porto teve uma média de 961 espectadores, o que, perante os 2009 lugares de público disponíveis, se traduz numa taxa de ocupação de 47,80%. Para se ter uma noção do significado deste número, basta referir que, na Liga ZON Sagres, apenas o Dragão e a Luz têm médias superiores (71,78% e 59,68%, respectivamente), ou seja, o Dragão Caixa tem uma taxa de ocupação superior a Alvalade (Sporting, com 47,04%), D. Afonso Henriques (Guimarães, com 46,83%) ou AXA (Braga, com 44,83%)...

Ainda que alguns clubes de futebol possam argumentar o mesmo, é de salientar que muitos destes jogos do Dragão Caixa se disputaram à noite e a meio da semana, especialmente os de hóquei em patins e andebol.

Nove troféus conquistados

Desde a inauguração do pavilhão, as três modalidades do FC Porto conquistaram... nove competições oficiais.
As contas são fáceis de fazer: o andebol leva dois campeonatos e uma Supertaça; o basquetebol uma Taça de Portugal e um Troféu Hugo dos Santos; o hóquei em patins conquistou dois campeonatos, uma Supertaça e uma Taça de Portugal. E os números podem aumentar em breve. Esta época, o FC Porto está em condições de ganhar os três campeonatos.

in "ojogo.pt"

Helton é o novo mind game

Helton dificilmente vai recuperar a tempo de defrontar amanhã o Benfica. As poucas dúvidas que subsistem sobre o assunto só vão ficar totalmente desfeitas hoje, por altura da divulgação da lista de convocados agendada para o final da manhã, embora seja pouco provável que o guarda-redes brasileiro esteja em condições de disputar a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Apesar da dúvida, e de uma baixa eventualmente importante para este clássico, o dia de ontem acabou por trazer uma boa notícia para o FC Porto; Helton sofreu apenas uma "contusão no compartimento interno do joelho esquerdo" no lance acidental com Guarín. Dito de outra forma, e segundo a informação oficial avançada pelos portistas, não houve lesão ligamentar, o que, na pior das hipóteses, colocará Helton na baliza já na próxima semana, por ocasião da recepção ao Villarreal - os portistas não jogam este fim-de-semana, que será reservado para a final da Taça da Liga. No entanto, a questão relativa à sua utilização no jogo de amanhã adensa-se através da informação demasiado vaga que o FC Porto fez questão de colocar cá fora; é que uma "contusão no compartimento interno do joelho esquerdo" pode ter vários graus de gravidade... O mistério, esse, vai durar pelo menos mais algumas horas, tal como tinha acontecido, na partida da primeira mão, com a lesão de Falcao, que acabaria por afastar o colombiano desse clássico.

Certo, para já, é que a lesão do brasileiro não é grave, pelo menos numa perspectiva de médio-longo prazo. Isso, porém, parece ter ficado logo esclarecido na altura da substituição, uma vez que o guarda-redes ainda deu meia volta olímpica ao Estádio do Dragão depois de sair, saudando os adeptos do FC Porto, mas também José Couceiro. Depois, já no banco, saltou para festejar o golo apontado por Walter, o terceiro dos portistas na partida, tendo ainda percorrido alguns metros ao longo da linha lateral para abraçar o compatriota. Estes factos não significam, porém, que Helton estará em condições de defrontar o Benfica, muito pelo contrário; pretendem apenas confirmar que a lesão não é demasiado grave - como se chegou a temer nos primeiros momentos - e que o guarda-redes estará disponível para a partida com o Villarreal. Pelo menos.

"Apagão na Luz era previsível"

Helton confidenciou à "Marca Brasil" que o apagão no Estádio da Luz não foi propriamente uma surpresa. "A atitude deles foi previsível. Ninguém gosta de ver o visitante fazendo a festa, ainda mais quando este é o seu maior rival. Mas isso não nos irritou. Levamos na desportiva porque faz parte do futebol", referiu o guarda-redes menos batido do campeonato nacional e que está em dúvida para o quinto confronto da época com o Benfica.

Este é para a Taça de Portugal, uma das duas provas que o FC Porto ainda pode vencer - a outra é a Liga Europa - e Helton, como capitão quer levantar os dois troféus. "Estamos a trabalhar para isso. Sabemos das dificuldades que essas competições nos apresentam, mas estamos confiantes. Vamos pensar em dar um passo de cada vez. Quero muito o título da Liga Europa. É uma competição que falta no meu currículo pelo FC Porto", salientou. O brasileiro já conta com cinco títulos nacionais, três Taças de Portugal e três Supertaças Cândido de Oliveira. De todos, o título ganho na Luz foi o mais especial. "Não é todos os dias que se ganha na casa do rival. Foi um dia maravilhoso, que ficará na minha memória para sempre".

Helton sofreu apenas 21 golos esta temporada, dez dos quais no campeonato, e está a a atravessar um excelente momento de forma que atribui, em parte, a Villas-Boas. "Deve-se ao trabalho de todo o grupo, à liberdade e à confiança que o mister Villas-Boas deposita em mim. Ele dá-me todo o respaldo que preciso para ir ao campo e fazer o melhor. Esta tem sido uma época especial, sinto-me realizado por estar contribuindo efectivamente para as conquistas do FC Porto", frisou.

Helton: dois momentos históricos, um troféu e uma... desilusão

O FC Porto já defrontou o Benfica por quatro vezes esta temporada e Helton esteve presente em todos os clássicos com o rival da Luz. Logo a abrir, na Supertaça, os dragões venceram (2-0) e conquistaram o primeiro troféu deste ano; depois, seguiram-se os triunfos históricos (5-0 e 2-1) para o campeonato, ligeiramente manchados pela derrota (0-2) na Taça de Portugal. Amanhã, e na eventualidade de não estar Helton, Beto defenderá pela segunda vez frente ao Benfica - a primeira foi na vitória (3-1) da última época.

in "ojogo.pt"

Guarín parou, mas joga... um pouco mais à frente

Apesar de não ter sido obrigado a abandoná-lo mais cedo, Guarín também saiu tocado do clássico com o Sporting e, após uma reavaliação feita ontem de manhã, foi-lhe diagnosticada uma contusão na perna direita. Por isso não saiu da enfermaria do Olival no dia em que Villas-Boas começou a preparar o quinto confronto da época com o Benfica. O problema do colombiano não se afigura grave, e tudo indica que esteja em condições de fazer parte dos convocados que esta tarde viajam para Lisboa.
O mesmo quer dizer que Guarín pode continuar no onze do FC Porto - se for essa a intenção do treinador -, mas numa zona mais ofensiva do terreno. Isto porque Fernando estará seguramente de volta às escolhas depois de ter sido poupado do primeiro clássico da semana, e a posição 6 pertence-lhe por direito. Se Guarín mantiver a titularidade, deve ser Rúben Micael a voltar para o banco de suplentes, apesar da boa exibição do madeirense contra o Sporting.
O ataque poderá ser o único sector a não sofrer qualquer mudança entre os dois clássicos: Hulk vai a todas (é o segundo jogador mais utilizado por Villas-Boas, atrás de Rolando), Falcao está imparável - e o FC Porto precisa de fazer golos para reverter a eliminatória -, e Varela, apesar de tudo, apresentará melhores argumentos para jogar no lado esquerdo do ataque do que James ou Cristian Rodríguez.
No sector mais recuado, e sem falar da baliza (ver páginas anteriores), Villas-Boas estará a preparar duas alterações, promovendo os regressos ao onze de Sapunaru, que perdeu o jogo com o Sporting devido a castigo, e Otamendi, que não saiu do banco no Estádio do Dragão. Neste, saltarão da equipa Sereno e Maicon.

Departamento médico cheio com cinco clientes

O departamento médico do FC Porto lotou ontem de manhã, com cinco jogadores a requerer cuidados. Rafa é o cliente mais antigo e prossegue a recuperação da intervenção cirúrgica ao joelho esquerdo; Belluschi fez tratamento à coxa direita e ainda não volta esta semana; Fucile está na primeira fase de convalescença após a fractura da clavícula, no jogo com o Spartak. A estes juntaram-se ontem Helton e Guarín, cuja passagem pela enfermaria será mais breve.

Sapunaru e Otamendi à espreita

Além da reentrada de Fernando e da provável titularidade de Beto, à custa da lesão de Helton, há mais mexidas em perspectiva. Cumprido o castigo por acumulação de amarelos na Liga, Sapunaru voltará aos convocados e, ao que tudo indica, ao onze, relegando Sereno para o banco. Otamendi também espreita a titularidade, por troca com Maicon.

in "ojogo.pt"

São trocas baldrocas

JORGE MAIA

Mesmo por detrás dos maiores disparates, há quase sempre uma surpreendente centelha de genialidade. Tome-se a proposta de José Couceiro para mudar o lado dos bancos das equipas anfitriãs com o das visitantes nos jogos dos campeonatos nacionais de futebol. Assim à primeira vista parece apenas um disparate, mas se se tomar o FC Porto-Sporting de domingo como exemplo, percebe-se que há ali uma semente de génio a querer germinar. Afinal, talvez a forma mais fácil de o Sporting garantir uma vitória no Dragão fosse mesmo trocar os bancos de suplentes, mais os respectivos médicos, massagistas, delegados e, inevitavelmente, treinadores, um pelo outro. Aposto que pelo menos os adeptos sportinguistas assinariam de cruz uma proposta nesse sentido. Mais a sério, contudo, é óbvio que se o problema do Sporting fosse a posição do banco nos jogos fora de casa, certamente a equipa leonina não contaria cinco empates e três derrotas em Alvalade, nem teria mais pontos conquistados (22 contra 20) nos jogos realizados longe do seu estádio.

in "ojogo.pt"

"Museu inaugurado a 23 de Abril de 2012"

Jorge Nuno Pinto da Costa mostrou-se satisfeito pela marca ultrapassada pelo Dragão Caixa, mas, imparável, revelou a O JOGO mais uma boa nova para a massa adepta dos dragões. O museu abre portas dentro de um ano.

Praticamente dois anos depois da inauguração, mais de cem mil adeptos já foram ao Dragão Caixa. Que sentimento lhe desperta este número?

É um orgulho constatar que os nossos adeptos acompanham o clube nas suas diversas modalidades. Todos sabem que o futebol é a principal actividade do FC Porto, mas também temos uma história de ouro nas outras modalidades, e os adeptos reconhecem isso. Cem mil adeptos em menos de dois anos é um número que reflecte a fidelidade dos portistas.

Satisfeito com a adesão, mesmo depois de perdida a centralidade das Antas durante nove anos?

A centralidade das Antas nunca se perdeu, porque foi sempre à volta do estádio que tudo girou. É claro que se perdeu o hábito de assistir a um jogo das modalidades antes do futebol, mas isso está de volta há quase dois anos, e os adeptos têm respondido afirmativamente.

Era uma obra que muitos pensavam impossível. Não só está de pé como já tem dois anos e foi palco de muitos jogos, vitórias e títulos. A resposta aos que não acreditavam está agora dada?

Os portistas sempre acreditaram a partir do momento em que o prometemos, porque os nossos adeptos sabem que lhes falamos verdade. Os que não acreditavam não eram os nossos adeptos; eram os invejosos do costume e, a esses, já estamos habituados a fazer a desfeita.

Como consegue o FC Porto revelar-se vencedor no futebol, mas também no andebol [é primeiro na luta pelo tri], basquetebol [tem vantagem casa no play-off] e hóquei em patins [é primeiro na luta pelo deca]?

O único segredo não é segredo nenhum; as vitórias conseguem-se com trabalho e com competência, e essa é a marca do FC Porto. Para se vencer, é preciso ter bons jogadores, bons treinadores, bons funcionários e bons adeptos, mas depois é preciso trabalhar e ser competente. Temos cultura de trabalho, que faz sobressair a competência, e isso enche-nos de orgulho.

Acredita no pleno? Depois do futebol, também andebol, basquetebol e hóquei em patins têm fortes possibilidades de chegar ao título e em todas lutando com o Benfica...

O nosso destino é vencê-los.

Imaginava, em dois anos, festejar quatro títulos [dois de andebol e dois de hóquei]?

Imaginar, imaginamos sempre, porque ninguém compete para perder. Sabemos que não vamos ganhar todas as provas, isso é impossível, mas temos o dever de trabalhar e lutar por todas as vitórias. Os títulos são um hábito no FC Porto, e continuamos a trabalhar para manter o clube no primeiro lugar do desporto português.

Mesmo com muitos anos a jogar fora de casa, após a demolição do Américo de Sá, as três modalidades de pavilhão do FC Porto não só se mantiveram vivas como ganhadoras. Isso é um exemplo da mística do clube?

A mística do FC Porto é trabalhar e lutar. Somos uma organização importante no País e temos alguma vaidade por sermos um exemplo tantas vezes elogiado internacionalmente.

No dia em que se iniciou a demolição do pavilhão Américo de Sá, prometeu construir um novo recinto para as modalidades. Qual é o próximo projecto? O museu do clube?

O museu, espero vê-lo ser inaugurado no dia 23 de Abril de 2012 e vai surpreender positivamente todos os portistas. Prometemos um museu em que a história do clube estivesse à vista de todos e, dentro de um ano, ele será uma realidade. Vamos ter um dos mais modernos museus do mundo, mais uma valência que oferecemos à cidade. Todos vamos ter orgulho no nosso museu.

in "ojogo.pt"

Arbitragem de FC Porto-Sporting não influenciou resultado, diz Paulo Paraty

O antigo árbitro reconhece que houve um erro de análise no lance da lesão de Helton, mas entende que não há lugar à marcação de penalty na mão na bola de Rolando.


O antigo árbitro Paulo Paraty considerou que a arbitragem de Artur Soares Dias no FC Porto-Sporting «não foi isento de erros», contudo, não influenciou no resultado da partida, que deu o triunfo aos portistas por 3-2.
Em declarações à TSF, o ex-árbitro do Porto entende mesmo que a arbitragem contribuiu para a «fluidez» do encontro, tendo uma existido uma «interpretação disciplinar muito positiva».
«Em jogos de grande intensidade poderá haver sempre lances discutíveis e situações que uns avaliam de uma forma e outros doutra, mas o árbitro tem um momento para decidir e nesse momento toma as decisões. Não me parece que os lances mais contestados mereçam o peso que estão a ter», lembrou.
Apesar disto, Paulo Paraty reconheceu que existiu uma «falha da equipa de arbitragem» no lance da lesão do guarda-redes Helton, em que o guarda-redes do FC Porto foi tocado pelo seu colega de equipa Guarin e em que Soares Dias apitou uma falta contra o Sporting.
«De facto, o Helton choca com o Guarin e o Artur marca falta eventualmente iludido pela posição do Polga. O Polga movimenta-se de costas em direcção aos dois jogadores. Não interferência no lance, mas essa acção pode ter iludido o Artur Soares Dias», adiantou.

Relativamente ao lance em que Rolando toca a mão com a bola na grande área e que não resultou numa grande penalidade, Paulo Paraty reconhece que o central portista de facto toca com a mão na bola, mas não vê razão para penalty.
«É óbvio que o Rolando bate com a mão na bola, mas também é absolutamente claro que não qualquer acção deliberada. Não há qualquer intenção e é isso que a lei diz. A lei pede aos árbitros que avaliem se há uma acção deliberada. Não foi o caso», explicou.
Para Paulo Paraty, o central portista «apoia mal o pé e na sua tentativa de equilíbrio acaba para não cair totalmente acaba por bater acidentalmente com a mão na bola», daí não haver uma «acção deliberada» e por não não haver lugar a uma punição.


in "tsf.pt"

Villas-Boas teve mesmo acordo com o Sporting

PINTO DA COSTA CONFIRMOU NO ÚLTIMO DOMINGO


Record tinha escrito a 6 de abril de 2010, ou seja, há pouco mais de um ano, que André Villas-Boas havia rompido o seu pré-acordo com o Sporting (que o nosso jornal revelou em manchete a 6 de março) para assumir o comando técnico do FC Porto. Nem o treinador nem Pinto da Costa se haviam referido com clareza ao assunto – que na altura o técnico negou até com veemência... – até este domingo.
Quando foi convidado a comparar a trajetória de José Mourinho com a perspetiva de carreira de Villas-Boas (se o primeiro é o Special One, o segundo poderá vir a ser o Special Two?), o presidente confirmou que o técnico, de 33 anos, esteve mesmo com um pé no clube de Alvalade, tal como o seu antigo líder de equipa.
in "record.pt"

Espetáculo para inglês ver

TOTTENHAM ESTEVE NO DRAGÃO A OBSERVAR FALCÃO


Radamel Falcão continua a ser um dos alvos prioritários do Tottenham para a próxima época, tendo o clube inglês cumprido mais uma missão de observação no clássico frente ao Sporting. Se já andavam “loucos” ao ponto de se falar na possibilidade de pagarem qualquer coisa como 50 milhões de euros pela dupla Falcão/Hulk, mais entusiasmados terão ficado depois de terem visto o ponta-de-lança do FC Porto voar três vezes sobre os centrais leoninos.
A bola entrou por duas ocasiões e esbarrou no poste numa primeira tentativa. Já para não falar nas grandes paradas de Rui Patrício. Um recital que não é novidade quando o adversário é o Sporting. Já lá vai uma mão- cheia (3 para o campeonato e 2 na Taça de Portugal).
in "record.pt"

F.C. Porto a 19 pontos: a maior vantagem da história

Mais um registo que André Villas-Boas quer segurar até final


O F.C. Porto acumula recordes por bater, depois de conquistado o título nacional. A três jornadas do final da Liga, existe outra marca em cima da mesa. Um registo com peso histórico, por sinal: a maior diferença para o segundo classificado.

Os dragões venceram o clássico, enquanto o Benfica poupou meia equipa mas também somou três pontos, na recepção ao Beira Mar (2-1). Contudo, os 19 pontos que separam os dois emblemas já constituem uma distância sem paralelo no futebol português.

No sábado, André Villas-Boas não quis comentar a estratégia de Jorge Jesus, após críticas do V. Setúbal aos onzes utilizados pelo técnico encarnado nos últimos compromissos. De qualquer forma, o jovem treinador portista evita seguir o mesmo caminho, face à possibilidade de deixar este F.C. Porto na história do campeonato luso.

Seguindo o critério utilizado neste artigo sobre os melhores campeões de sempre, analisam-se apenas os valores concretos, frisando que a diferença do número de equipas, de jornadas e do número de pontos atribuídos à vitória pode levar a múltiplas interpretações.

Em termos absolutos, o registo actual supera o Benfica de Jimmy Hagan (18 pontos de diferença para o Belenenses em 1972/73) e o F.C. Porto de Jesualdo Ferreira. O antigo técnico portista terminou a prova com 20 pontos de vantagem sobre o Sporting, em 2007/08, mas ficaram apenas 14 na história da competição: os dragões perderam seis pontos na secretaria devido ao Apito Final.

Se conseguir manter esta diferença pontual até ao fim da competição, a equipa portista ultrapassará também o F.C. Porto campeão europeu de 1987/88 (15 pontos de vantagem).

Maiores distâncias pontuais entre 1º e 2º: 

1º Benfica de 1972/73 (18 pontos)
2º F.C. Porto de 1987/88 (15 pontos)
3º F.C. Porto de 2007/08 (14 pontos)
4º F.C. Porto de 1996/97 (13 pontos)
5º Sporting de 1950/51 (11 pontos)
F.C. Porto de 1995/96 (11 pontos)
F.C. Porto de 2002/03 (11 pontos)

in "maisfutebol.iol.pt"

Protagonista da jornada: Falcao já está ao nível dos melhores da Europa

Dadá Maravilha, um avançado brasileiro das décadas de 1960 e 1970, ficou conhecido como autor de frases cómicas e/ou inspiradas sobre futebol. “Me diz o nome de três coisas que páram no ar? Beija-flor, helicóptero e Dadá Maravilha”, brincava o avançado, para destacar o seu poder de impulsão, que lhe valeu inúmeros golos de cabeça.

A frase de Dadá Maravilha pode muito bem ser recuperada para falar de Radamel Falcao, um avançado de baixa estatura (1,77m) mas muito forte no jogo aéreo, como mostrou anteontem na vitória frente ao Sporting (3-2). O “bis” frente aos “leões” comprovou a qualidade do colombiano, que já é visto como um dos melhores avançados estrangeiros que jogaram no futebol português.

“É um ponta-de-lança de excepção, dos melhores que passaram por Portugal”, aponta Rui Águas, antigo avançado do Benfica e do FC Porto. “Já está ao nível dos melhores na Europa e até acredito que pode tornar-se no melhor avançado que passou pelo futebol português”, acrescenta Fernando Gomes, antigo goleador do FC Porto e do Sporting.

“Completo” é uma palavra a que os analistas recorrem frequentemente para descrever Falcao, um colombiano formado nos argentino do River Plate. “El Tigre” — alcunha que lhe foi dada por um ex-colega de equipa — é elogiado não só pela capacidade de impulsão e eficácia no jogo aéreo, mas também por um variado leque de atributos. “Destaca-se pela sua capacidade de finalização, com qualquer pé e a cabeça, e, acima de tudo, na forma como encontra pontos de contacto com a bola para finalizar”, sublinha Fernando Gomes, dando o exemplo do golo de calcanhar ao Benfica.

“É versátil, regular, muito móvel, dá profundidade e soluções à equipa. É bom no remate, uma referência no jogo aéreo e, além disso, tem uma humildade que lhe permite trabalhar muito para a equipa. Não vejo um ponto menos forte”, diz Rui Águas, que, se tivesse de escolher, preferia o colombiano a Jardel ou Liedson, dois dos melhores avançados que passaram por Portugal nos últimos anos.

Uma questão cada vez mais em cima da mesa é precisamente quanto tempo Falcao permanecerá em Portugal. Contratado na época passada ao River Plate, o colombiano soma 14 golos na Liga deste ano (quatro de cabeça, nove de pé direito e um de pé esquerdo) e é o melhor marcador da Liga Europa (11 golos). Registos que já despertaram a cobiça de grandes clubes europeus — Arsenal e Tottenham têm sido apontados como potenciais interessados em contratar o avançado que tem vínculo com o FC Porto até 2013 e uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. Um valor alto nos tempos que correm, mas que não é assim tão alto quando se fala de goleadores, normalmente os jogadores mais valorizados no mercado. Conseguirá o FC Porto segurar Falcao?


in "publico,pt"

"Águias" e "dragões" lutam pela supremacia de troféus


F.C. Porto e Benfica jogam amanhã, quarta-feira, no Estádio da Luz, o acesso à final da Taça de Portugal e também a supremacia nos troféus, quando cada um soma 67 conquistas na modalidade.
 
foto FABIO POÇO/GLOBAL IMAGENS
"Águias" e "dragões" lutam pela supremacia de troféus
F.C.P. venceu troféu no ano passado
 
Para se qualificar para a sua 28.ª final, o F.C. Porto, detentor do troféu, necessita de vencer o Benfica, que luta pela 35.ª presença no encontro decisivo, por pelo menos dois golos de diferença, depois de ter perdido em casa por 2-0.
Mais do que a presença no Estádio Nacional frente ao Vitória de Guimarães, a 22 de Maio, está em jogo a possível conquista do 68.º título da modalidade, que no caso do Benfica até pode acontecer já no sábado diante do Paços de Ferreira, na final da Taça da Liga.
Apesar disso, a "luta" pelo topo da hierarquia vai manter-se acesa, porque "águias" e "dragões", que já conquistaram este ano a Supertaça Cândido de Oliveira e a Liga, ainda estão também na corrida pelo triunfo na Liga Europa.
Apesar de ter sido a antecâmara da Taça dos Campeões Europeus, a Taça Latina, conquistada pelos "encarnados", em 1949/50, ficou de fora desta contabilidade por não ser considerada uma competição oficial.
No século XXI, o F.C. Porto soma 21 troféus conquistados, que fazem dos "dragões" o clube dos 30 primeiros países do "ranking" da UEFA com mais títulos, enquanto o Benfica somou apenas seis.

in "jn.pt"

Dragão procura em Lisboa melhor série da temporada

Após uma volta inteira a ganhar na Liga, próximo desafio é superar as 11 vitórias consecutivas. Tudo começou com o Benfica, em Aveiro. E só o Benfica poderá travar a cavalgada final dos portistas... 

O Douro a transbordar com os recordes de André Villas Boas, já não se sabe muito bem qual o último que ele igualou ou bateu (ah!, sim, anteontem, uma volta inteira a ganhar, como Oliveira em 96/97), e mais um recorde interno à vista na louca cavalgada do dragão, pois o FC Porto pode atingir amanhã 12 vitórias consecutivas esta temporada, abrangendo todas as provas.

O melhor que AVB fez até agora foram duas séries de 11 vitórias: uma a abrir a sua entrada oficial no banco dos dragões, precisamente com o Benfica pela frente. Ganhou a Supertaça Cândido de Oliveira, o ponto de partida para uma impressionante cadência vitoriosa que só viria a ser travada em Guimarães.

E outra agora, com o Benfica novamente na linha de tiro e do horizonte, pois se Villas Boas conseguir atingir a sua primeira final no Jamor como treinador principal, ainda adornará os seus cadernos pessoais com mais um recorde, pois, ganhando amanhã na Luz, estenderia a melhor marca vitoriosa absoluta para lá das onze vitórias, numa altura em que o calendário oficial já não permite mais interrupções e novas tentativas, no feérico desfraldar portista.

Nesta altura Villas Boas já não precisa de convencer ninguém, nem ninguém o pode embalar com a sorte de principiante, dúvida muito em voga quando começou a alcatroar o seu rasto vitorioso. Afinal, não foi sempre a ganhar, mas quase: 11 vitórias, empate; 4 vitórias, empate; 3 vitórias, empate; 5 vitórias, derrota; 6 vitórias, empate e derrota; 3 vitórias, derrota; e mais estas últimas 11 vitórias e tudo em aberto, com esta derradeira série, carregadinha de problemas (V. Guimarães, CSKA Moscovo, Benfica, Spartak Moscovo, Sporting...) a provar, se fosse caso disso, de que fibra é o Dragão, e de quantas páginas se fez e fará o livro dos recordes onde Villas Boas colocou a marca azul celeste...


in "abola.pt"

Guarín joga na Luz mas Helton talvez não

O guarda-redes do FC Porto concentra a dúvida principal dos dragões para a segunda mão das meias-finais da Taça, amanhã na Luz. Lesão no joelho esquerdo impõe grandes reservas. Guarín também só fez tratamento, mas recupera. 

Luz em contagem decrescente, algumas dúvidas no Dragão: Helton e Guarín saíram lesionados do FC Porto-Sporting e ontem não foram à relva. Sinal de alarme accionado, porque só há dois dias para recuperarem. O facto de terem ficado duas horas em tratamentos deu corda à dúvida. Dúvida que sobre Helton se arrasta até à uma da tarde de hoje, quando são conhecidos os convocados.

Há sérias reservas em relação a Helton, e toda a confiança sobre a recuperação de Guarín. Estas são, no essencial, as bases de abordagem ao duplo tema do dia, no Olival, onde a preparação para o encontro da Luz domina as atenções, mesmo que Villas Boas tenha feito horas extra para estar ao vivo no El Madrigal, seguindo o jogo Villarreal-Saragoça.

Havendo indicadores optimistas em relação a Guarín, vítima de contusão numa coxa e aparentemente capaz de recuperar para o jogo de amanhã, Helton acaba por ser a grande dominante no quadro geral de preocupações numa equipa que recupera Sapunaru e, no global, ficará apenas com a baliza em dúvida, já que a restante composição será esmagadoramente repetida em relação à base de Moscovo e do clássico (ao regresso de Fernando, já esperado, poderá juntar-se Otamendi).


in "abola.pt"