terça-feira, 19 de abril de 2011

Helton é o novo mind game

Helton dificilmente vai recuperar a tempo de defrontar amanhã o Benfica. As poucas dúvidas que subsistem sobre o assunto só vão ficar totalmente desfeitas hoje, por altura da divulgação da lista de convocados agendada para o final da manhã, embora seja pouco provável que o guarda-redes brasileiro esteja em condições de disputar a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Apesar da dúvida, e de uma baixa eventualmente importante para este clássico, o dia de ontem acabou por trazer uma boa notícia para o FC Porto; Helton sofreu apenas uma "contusão no compartimento interno do joelho esquerdo" no lance acidental com Guarín. Dito de outra forma, e segundo a informação oficial avançada pelos portistas, não houve lesão ligamentar, o que, na pior das hipóteses, colocará Helton na baliza já na próxima semana, por ocasião da recepção ao Villarreal - os portistas não jogam este fim-de-semana, que será reservado para a final da Taça da Liga. No entanto, a questão relativa à sua utilização no jogo de amanhã adensa-se através da informação demasiado vaga que o FC Porto fez questão de colocar cá fora; é que uma "contusão no compartimento interno do joelho esquerdo" pode ter vários graus de gravidade... O mistério, esse, vai durar pelo menos mais algumas horas, tal como tinha acontecido, na partida da primeira mão, com a lesão de Falcao, que acabaria por afastar o colombiano desse clássico.

Certo, para já, é que a lesão do brasileiro não é grave, pelo menos numa perspectiva de médio-longo prazo. Isso, porém, parece ter ficado logo esclarecido na altura da substituição, uma vez que o guarda-redes ainda deu meia volta olímpica ao Estádio do Dragão depois de sair, saudando os adeptos do FC Porto, mas também José Couceiro. Depois, já no banco, saltou para festejar o golo apontado por Walter, o terceiro dos portistas na partida, tendo ainda percorrido alguns metros ao longo da linha lateral para abraçar o compatriota. Estes factos não significam, porém, que Helton estará em condições de defrontar o Benfica, muito pelo contrário; pretendem apenas confirmar que a lesão não é demasiado grave - como se chegou a temer nos primeiros momentos - e que o guarda-redes estará disponível para a partida com o Villarreal. Pelo menos.

"Apagão na Luz era previsível"

Helton confidenciou à "Marca Brasil" que o apagão no Estádio da Luz não foi propriamente uma surpresa. "A atitude deles foi previsível. Ninguém gosta de ver o visitante fazendo a festa, ainda mais quando este é o seu maior rival. Mas isso não nos irritou. Levamos na desportiva porque faz parte do futebol", referiu o guarda-redes menos batido do campeonato nacional e que está em dúvida para o quinto confronto da época com o Benfica.

Este é para a Taça de Portugal, uma das duas provas que o FC Porto ainda pode vencer - a outra é a Liga Europa - e Helton, como capitão quer levantar os dois troféus. "Estamos a trabalhar para isso. Sabemos das dificuldades que essas competições nos apresentam, mas estamos confiantes. Vamos pensar em dar um passo de cada vez. Quero muito o título da Liga Europa. É uma competição que falta no meu currículo pelo FC Porto", salientou. O brasileiro já conta com cinco títulos nacionais, três Taças de Portugal e três Supertaças Cândido de Oliveira. De todos, o título ganho na Luz foi o mais especial. "Não é todos os dias que se ganha na casa do rival. Foi um dia maravilhoso, que ficará na minha memória para sempre".

Helton sofreu apenas 21 golos esta temporada, dez dos quais no campeonato, e está a a atravessar um excelente momento de forma que atribui, em parte, a Villas-Boas. "Deve-se ao trabalho de todo o grupo, à liberdade e à confiança que o mister Villas-Boas deposita em mim. Ele dá-me todo o respaldo que preciso para ir ao campo e fazer o melhor. Esta tem sido uma época especial, sinto-me realizado por estar contribuindo efectivamente para as conquistas do FC Porto", frisou.

Helton: dois momentos históricos, um troféu e uma... desilusão

O FC Porto já defrontou o Benfica por quatro vezes esta temporada e Helton esteve presente em todos os clássicos com o rival da Luz. Logo a abrir, na Supertaça, os dragões venceram (2-0) e conquistaram o primeiro troféu deste ano; depois, seguiram-se os triunfos históricos (5-0 e 2-1) para o campeonato, ligeiramente manchados pela derrota (0-2) na Taça de Portugal. Amanhã, e na eventualidade de não estar Helton, Beto defenderá pela segunda vez frente ao Benfica - a primeira foi na vitória (3-1) da última época.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: