
Manuel Machado, no lançamento do jogo e bem ao seu estilo, não foi de modas e garantiu que o sorteio colocou uma «montanha» para o Nacional escalar, se quiser marcar presença no Jamor.
Na última época, o conjunto da Madeira ficou pelas meias-finais e, seguramente, quer fazer melhor este ano. Para isso, o Nacional vai tentar capitalizar o triunfo em Guimarães, na última jornada, para moralizar ainda mais o grupo.
No ano passado os dragões cairam nesta mesma 4ª eliminatória
Já o FC Porto, que continua invicto esta época, procura fazer melhor (bem melhor) depois de uma prestação na última temporada que ficou aquém do esperado. De resto, não se esperaria outra coisa de uma equipa que caiu na última temporada, nesta mesma 4ª eliminatória, com estrondo em Coimbra (3x0).
Na ronda anterior, diante do Santa Eulália, Vítor Pereira efetuou algumas mudanças e o FC Porto teve de lutar muito para arrumar a equipa da Serie B do campeonato nacional da terceira divisão. Os portistas, agora diante de um adversário bem mais forte, não podem facilitar e correr riscos.
Machado foi goleado pelo FC Porto da última vez que defrontou os portistas para a Taça
À partida, pelo historial, o FC Porto é favorito para este embate da Taça de Portugal. Basta, por exemplo, lembrar que a última vez que Manuel Machado defrontou o FC Porto para a prova rainha... perdeu 2x6, no Jamor com o Vitória de Guimarães.
Olhando, por outro lado, para os confrontos entre estas equipas na Taça de Portugal, verifica-se que apenas por uma vez se cruzaram no distante ano de 1981. Os portistas venceram na Madeira por 0x3.
30º jogo oficial entre ambas as equipas
FC Porto e Nacional já se cruzaram, em jogos oficiais, em 29 partidas, tendo os portistas vencido em 21 ocasiões, empatado duas e perdendo seis encontros.
Em casa do Nacional, e fazendo o registo de todas as competições, os insulares receberam os azuis em 15 jogos: 11 vitórias do FC Porto, dois empates, e duas vitórias do Nacional.
A contas com algumas lesões, o FC Porto pode apresentar algumas mudanças no habitual figurino.
Vítor Pereira, na antevisão da partida, não quis nomear as alternativas. Ainda assim, Fabiano pode assumir a baliza, sendo que James (que estive ao serviço da Colômbia) pode começar no banco de suplentes, ao contrário de Jackson Martínez.
Porém, o treinador portista, depois do que viu com o Santa Eulália e dado que o Nacional é um adversário do mesmo campeonato, não deve promover nenhum tipo de «revolução».
in "zerozero.pt"