sábado, 30 de outubro de 2010

Exame difícil ao líder F. C. Porto em Coimbra


          

Académica e F. C. Porto disputam, hoje, sábado, às 21.15 horas, o jogo mais aguardado da nona jornada da Liga portuguesa, que põe em confronto o terceiro e o primeiro classificados da tabela, marcado também pelo regresso de André Villas-Boas ao estádio do clube ao serviço do qual se estreou como treinador, há cerca de um ano, e por mais um reencontro de Jorge Costa com os dragões, agora no banco da equipa de Coimbra.

A uma semana do clássico com o Benfica, que poderá ser muito importante nas contas do título, Villas-Boas não entrará em qualquer tipo de poupanças de jogadores, até porque o F. C. Porto ainda vai jogar com o Besiktas antes de receber o rival lisboeta, na quinta-feira, e, essa sim, será a partida indicada para fazer descansar alguns dos habituais titulares.

Na convocatória elaborada ontem pelo técnico portista, merece destaque a ausência de Fucile, que passará directamente do onze para a bancada, abrindo caminho ao regresso de Sapunaru ao lugar de lateral-direito. Em relação ao jogo com a U. Leiria, voltam à convocatória Guarín e Emídio Rafael, para os lugares de Souza e James, que desta vez foram preteridos.

A dúvida no onze do F. C. Porto reside no meio-campo, já que Rúben Micael realizou uma boa exibição na partida anterior, na qual formou o trio do miolo com Fernando e João Moutinho, embora o cenário mais provável seja o regresso de Belluschi à titularidade. No ataque, Hulk, Falcao e Varela, os três melhores marcadores do campeonato (o colombiano e o português em igualdade com Miguel Fidalgo e Sougou, que hoje estarão na equipa adversária dos dragões) continuam de pedra e cal nas escolhas de André Villas-Boas.

in "jn.pt"


Pinto da Costa recusa proposta para ter estátua


Pinto da Costa não quer uma estátua sua no Estádio do Dragão e até diz, em jeito de provocação à ideia, que se a construírem contra a sua vontade deixa de ser presidente do clube no minuto seguinte. Na assembleia geral (AG) de quinta-feira, depois de aprovado por unanimidade o relatório e Contas de 2009/10 do clube, um associado pediu a palavra e, entre outras coisas, propôs que se fizesse uma estátua ao presidente, como reconhecimento por tudo o que tem dado nos 28 anos que já leva à frente dos desígnios do clube. A ideia foi recebida com entusiasmo por parte dos cerca de 200 portistas presentes na assembleia, mas prontamente recusada pelo visado.

Na resposta à proposta, Pinto da Costa prometeu aos sócios continuar a servir o FC Porto "enquanto tiver saúde, alegria e motivação diária" - posição defendida várias vezes publicamente -, mas acrescentou mais um dado. "Continuo como presidente enquanto não me fizerem uma estátua seja onde for", atirou, procurando, assim, demover os eventuais interessados em alimentar essa proposta.

Na verdade, a ideia de construir uma estátua a Pinto da Costa não é nova, embora tenha sido a primeira vez que foi assumida, formalmente, numa AG do clube.

Há muito que os adeptos, em surdina, insistem na ideia de uma homenagem que sublinhe a obra de Pinto da Costa, o responsável pela transformação do FC Porto naquilo que é actualmente. Aliás, no Facebook, por exemplo, foi mesmo criado o grupo "Vamos erguer uma estátua ao Pinto da Costa" que já conta com mais de 7500 seguidores. Circulam também na internet várias petições informais no mesmo sentido.

Contudo, todos estes movimentos esbarram na recusa de Pinto da Costa, que não quer ser distinguido, seja de que forma for.

Esta recusa da estátua vem de encontro a outra que já tem mais de sete anos, quando também afastou liminarmente a ideia de ter o seu nome associado ao novo estádio do clube. O Estádio das Antas foi destruído para ver nascer um novo palco para o Euro'2004 e houve quem sugerisse, com insistência, que fosse adoptado o nome do presidente portista para baptizar o novo recinto.

Na altura, Pinto da Costa também recusou essa proposta e disse ter um nome guardado que seria imbatível. Mais tarde apresentaria a proposta para apelidar o recinto de Estádio do Dragão. E o nome pegou.

in "ojogo.pt"

SAD do F. C. Porto apresenta lucro pelo quarto ano seguido


Pelo quarto ano consecutivo, a SAD do F. C. Porto apresentou lucro, desta vez relativo ao exercício da época de 2009/10. O resultado líquido foi de 77 mil euros, muito inferior ao das duas temporadas anteriores (5,1 milhões em 2008/09 e oito milhões em 2007/08).

A SAD do F. C. Porto fechou a época de 2009/10 com um resultado líquido de cerca de 77 mil euros, elevando para quatro o número de anos seguidos com lucro, embora os resultados do exercício que hoje, sexta-feira, foi apresentado no Estádio do Dragão sejam bem inferiores aos de 2008/09 (5,1 milhões) e de 2007/08 (8 milhões), o que se justifica com a performance menos positiva da equipa de futebol na temporada passada.

As receitas, excluindo as referentes a transacções de passes de jogadores, chegaram aos 57,6 milhões de euros (14,2 dos quais provenientes de publicidade e de patrocínios, num valor superior ao da bilheteira - 11,1 milhões - que baixou mais de 15% em relação à época anterior), enquanto as despesas atingiram os 63 milhões de euros (39,3 dos quais relativos a custos com pessoal, que baixaram 8,2 milhões relativamente ao ano anterior, tendo em conta a diminuição do número de prémios pagos). Este recuo nos custos salariais permitiu baixar para 68% o rácio entre salários e receitas, mantendo-se dentro do limite de 70% recomendado pela UEFA.

Como tem acontecido nos últimos anos, a SAD portista equilibrou as contas através da transação de jogadores, tendo registado 8,3 milhões positivos entre compras e vendas, o que lhe permitiu fechar o ano com resultados operacionais de 2,9 milhões de euros, longe dos 11,2 milhões de 2008/09 e dos 12,7 milhões de 2007/08. Convém referir, no entanto, que as contas ontem, sexta-feira, tornadas públicas ainda não contabilizam as mais valias geradas pelas transferências de Bruno Alves, para o Zenit, e de Raul Meireles, para o Liverpool, que se realizaram depois do fecho do exercício de 2009/10 e que renderam cerca de 35 milhões de euros.

A SAD azul e branca registou um activo total de 182,9 milhões e reduziu o passivo para 160,1 milhões, estabilizando os capitais próprios em 22,8 milhões.

in "jn.pt"

Angelino Ferreira : "Equilíbrio depende das vendas"

Angelino Ferreira explicou ontem as contas da SAD e, a O JOGO, admitiu que as transferências têm sido decisivas para as equilibrar. Mesmo sem a montra da Champions, os portistas confiam na valorização do plantel. Vendas em Janeiro, de Hulk por exemplo, não fazem parte dos planos.


Que balanço faz das contas?

O balanço que fazemos é forçosamente positivo. O futebol é uma indústria que depende dos resultados desportivos e, atendendo ao que foi a última época a esse nível, os resultados apresentados pela SAD são francamente animadores.

A ausência na Liga dos Campeões teve impacto?

O acesso à Liga dos Campeões é absolutamente essencial para qualquer sociedade desportiva, quer ao nível das receitas directas, quer ao nível da projecção que permite e o FC Porto não escapa aessa regra.

A Liga Europa é uma competição menor?

É uma realidade diferente. Para dar um exemplo, de acordo com as projecções, se conseguirmos atingir o nosso objectivo, que passa por vencer a competição, estimamos atingir uma receita na ordem dos sete milhões de euros. Para terem uma base de comparação, há dois anos, com a chegada aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, aproximamo-nos dos 20 milhões de euros. São realidades diferentes, mas isso não impede que o nosso objectivo passe por uma boa campanha europeia, também na Liga Europa.

A promoção dos jogadores ressente-se da presença na Liga Europa?

A grande montra europeia é, de facto, a Liga dos Campeões. A Liga Europa é uma competição com outras características e sem a mesma visibilidade. Mas o futebol de qualidade e os grandes golos, como aqueles que Hulk e Falcao têm marcado nos jogos da Liga Europa não passam despercebidos e são vistos em todo o mundo, ajudando à promoção dos nossos jogadores.

Admitem a venda de jogadores como Hulk em Janeiro?

Essa é uma questão que não se coloca neste momento. Não faz parte dos nossos planos, mas é normal que, com o potencial que os jogadores do FC Porto têm, surjam interessados. No momento certo, avaliaremos cada situação.

O FC Porto depende em larga medida da exportação de jogadores…

Não é apenas o FC Porto que depende financeiramente das exportações, mas toda a indústria do futebol. Aliás, não é por acaso que as contas das SAD separam os resultados com e sem as vendas de jogadores. O equilíbrio financeiro dos clubes depende, em larga medida, dos negócios de transferências, mas essa realidade, mesmo que em menor escala em países onde outras receitas são mais relevantes, é comum a toda a indústria.

Quanto tempo é possível ao FC Porto resistir fora da Champions?

O que podemos dizer é que esta época, já depois do encerramento das contas do exercício que foi aqui apresentado hoje, realizámos vendas na ordem dos 35 milhões de euros. De resto, com as performances apresentadas pela nossa equipa, a perspectiva é a de poder realizar mais operações. Procuramos encontrar soluções inovadoras que nos permitam aumentar a nossa independência em relação às participações na Champions. Esta época, por exemplo, fruto do investimento na equipa e das exibições que temos produzido, conseguimos registar grandes assistências no nosso estádio. O nosso objectivo é diversificar as fontes de receita, apesar de reconhecermos a importância da participação na Liga dos Campeões.

É possível fazer uma projecção do valor de mercado do plantel do FC Porto?

Esse é um valor que o próprio mercado fixa. O valor que apresentamos nas contas é o de aquisição do passe dos jogadores, mas a maior parte deles está francamente subvalorizado. Quanto a um valor concreto, esse é variável. Depende do comportamento da equipa e do rendimento dos próprios jogadores e é um valor que o mercado fixa no momento das vendas.

in "ojogo.pt"

FC Porto vence Porto Santo por 5-1

O FC Porto isolou-se no comando da tabela do Campeonato Nacional da I Divisão, ao vencer no no Dragão Caixa, esta sexta-feira, o Porto Santo SAD, por 5-1. Os dragões estiveram a perder por 1-0, mas Filipe Santos, Emanuel Garcia (2), Pedro Moreira e Pedro Gil deram a volta ao placar.

Os campeões nacionais ficam agora a aguardar pelos resultados de Benfica e Oliveirense, que jogam este sábado e que dividiam a liderança com os portistas, para saber se continuam sozinhos na frente do campeonato

in "record.pt"

Villas-Boas revisitado


Sábado, 21 e 15 – Duarte Gomes dá início ao Académica-FC Porto. Os holofotes do Estádio Cidade de Coimbra apagam-se, faz-se silêncio, e um foco, apenas um, aponta ao banco de suplentes da equipa visitante, centrando os seus raios luminosos em André Villas-Boas.

Se Massimo Furlan, o homem que reeditou o calcanhar de Madjer, pudesse encenar o jogo desta noite, o quadro inicial poderia muito bem ser este. André Villas-Boas será mesmo o ator principal neste seu regresso à casa onde debutou como treinador principal de um clube.

Coimbra não ficou indiferente à passagem do treinador portista pelo comando técnico do principal clube da cidade, assim como Villas-Boas também não ficou indiferente às gentes da “Cidade do Conhecimento”, que é o lema de boas-vindas para quem lá chega. É, portanto, um sentimento recíproco que será posto à prova, já esta noite, na estreia do treinador no banco de suplentes da equipa visitante, do estádio da Académica.

Será uma perspetiva diferente e única para o treinador do FC Porto, uma vez que não há outro clube que tenha representado em Portugal antes de chegar ao Dragão.

A Académica foi, assim, a rampa de lançamento do jovem André Villas-Boas, mas isso não influenciará a sua sede de vitórias. Conquistar os três pontos é o desejo do técnico, mesmo tendo pela frente o clube que o adotou, quando quis trocar um papel secundário por um principal. Estará, por isso, eternamente agradecido à Académica, um clube que o seduziu, conforme é possível ver nas declarações que faz sempre que se refere aos estudantes. Nesse sentido, Record fez-se à estrada para tentar saber mais do que foi a sua passagem por Coimbra: os caminhos que percorreu, os locais que frequentou, os amigos que ganhou...

Odisseia

Foram poucos mais de 7 meses no comando técnico da Académica de Coimbra, mas sendo uma pessoa discreta é quase como se não tivesse por lá passado. Nos locais que frequentou não se encontra um autógrafo seu nem tão-pouco uma fotografia. A era Villas-Boas na Académica está apenas na memória dos adeptos e dos locais.

“É uma situação normal. Se, por exemplo, tivesse treinado o FC Porto com sucesso antes de ter vindo para a Académica, isso seria bem diferente”, explicou-nos Zé Nando, que fez parte da equipa técnica de Villas-Boas na Académica e agora é adjunto na seleção do Burkina Faso.

De resto, nesta viagem às origens de Villas-Boas enquanto treinador principal, Record ficou a saber que o técnico também gosta de cerveja, apesar de se ter assumido como fã do vinho, na sua apresentação no Dragão. Um pequeno pormenor entre muitos, que pode encontrar na nossa reportagem. Só não se encontra quem diga mal do técnico...

Espionagem foi feita pelo próprio técnico



Villas-Boas esteve três vezes em coimbra após a saída

O regresso de André Villas-Boas a Coimbra foi preparado ao pormenor pelo próprio treinador. Nesse sentido, no último sábado esteve no Cidade de Coimbra a assistir ao jogo entre a Académica e o Nacional, tendo tirado as suas próprias ilações sobre as novas características da equipa que é agora sua adversária.


Na conferência de imprensa de antevisão ao compromisso desta noite, Villas-Boas fez saber que tinha passado três vezes pelo Municipal de Coimbra, numa afirmação que acabou por surpreender muita gente, uma vez que conseguiu passar (quase) despercebido nessas visitas. Nem os próprios jogadores academistas souberam disso, pois só assim se entende a declaração feita recentemente por Peiser relativamente ao conhecimento que Villas-Boas tem sobre a nova Académica. “Se calhar é-lhe mais fácil preparar o jogo por já ter cá estado, mas temos uma equipa técnica diferente e alguns jogadores diferentes também. Pode conhecer a maior parte do plantel, mas não todos”, disse o guardião.

A verdade é que, tal como todos os outros adversários, também a Académica foi alvo de um estudo pormenorizado por parte da equipa técnica portista. E, desta feita, talvez por conhecer os cantos à casa, Villas-Boas tratou, ele próprio, de fazer o serviço de espionagem. Foi também por esta sua busca constante pelo conhecimento que conquistou as gentes de Coimbra.
in "record.pt"

Cascavel surpreendido com ausência de Hulk da selecção do Brasil

O seleccionador nacional do Brasil, Mano Menezes, deixou Hulk de fora da convocatória para o jogo particular do próximo dia 17 de Novembro, no Qatar, frente à Argentina.

Depois dos elogios ao avançado do FC Porto que atravessa um grande momento de forma, Mano Menezes prescindiu do "Incrível", chamando para a linha atacante da "canarinha" jogadores como Robinho e Alexandre Pato (AC Milan), André (D. Kiev) e Neymar (Santos), que está de regresso.

O único jogador do futebol português chamado pelo seleccionador do Brasil é David Luiz, central do Benfica, sendo que o grande destaque da lista de convocados vai para o regresso de Ronaldinho Gaúcho, que não representava a selecção brasileira desde Março de 2009.

Mano Menezes não deu à imprensa brasileira explicações sobre a ausência de Hulk mas no Brasil, atento à lista, esteve o antigo ponta-de-lança Paulinho Cascavel.

O antigo avançado de FC Porto, Sporting e Vit. Guimarães, numa entrevista a Bola Branca, mostrou-se surpreendido pela ausência de Hulk nesta convocatória.

"Sinceramente, o Hulk tem feito bons jogos e golos. Porque não convocá-lo, já que está num grande momento de forma?", questionou.

Já quanto à presença de David Luiz, Cascavel considera-a "natural", ainda que na opinião do antigo avançado o defesa-central do Benfica precise de melhorar alguns aspectos.

"O David Luiz tem feito boas épocas em Portugal e tem sido convocado, pelo que a sua chamada é natural. Ainda assim, parece-me um pouco impulsivo e isso pode prejudicá-lo em algumas jogadas. Mas é um grande jogador e a sua chamada é natural", considerou

in "rr.pt"

Hulk a duzentos

Já na melhor época de sempre em Portugal, Hulk atinge duas centenas de jogos oficiais esta noite. O avançado amadureceu, estendeu o seu jogo fogoso ao colectivo e é cada vez mais a locomotiva do dragão. Segue à média épica de um golo por jogo.

Hulk: em sete anos, o antigo feirante tornou-se no malabarista do golo e chega aos 200 jogos em estado de incandescência. Raiou na Baía, aqueceu no país do sol nascente, fez-se lava em Portugal. Já não se percebe muito bem se ele é a extensão do golo ou se o golo é o mecanismo da sua extensão de homem-bala, sabe-se, e é isso que importa, que o golo é parte dele, que ele é a parte essencial do actual FC Porto, alimentado pelo seu poder de fogo. Andam a celebrar juntos.

Hulk a 200 é a página em viragem do impagável pé-canhão, em ano, ou temporada, de apanhado transcontinental de sete anos séniores. Só sete anos, e já leva essa extensão: duzentos jogos, mais de 100 golos, apenas 24 anos, dele, que só se destacava pela força, há cada vez mais a apurar por cá, enquanto ninguém tiver coragem de recontar 100 milhões de euros.

Numa linha evolutiva imparável, Hulk a 200 pode associá-lo a Usain Bolt, o verdadeiro homem-bala, corre perto dos 40 km/h mas não tem bola para controlar, jogadores para soterrar, redes para alvejar. Hulk não andará muito longe de Bolt em velocidade pura, mas tem outras preocupações: o FC Porto, a selecção, o salto para a dimensão supra.

Enquanto o inevitável não acontecer, o dragão agradece e vai explorando esses dotes milagrosos. Com ele em campo é impossível mentir aos resultados ou iludir a realidade: a diferença é brutal. Total.

in Wabola.pt"