sábado, 18 de dezembro de 2010

F.C. Porto: Rolando e Sapunaru regressam para P. Ferreira

Villas-Boas faz três mexidas na lista de convocados para a Mata Real


André Villas-Boas promoveu três alterações na lista de convocados do F.C. Porto para a difícil deslocação a Paços de Ferreira, onde este domingo os líderes da liga defrontam o P. Ferreira: saíram Maia, Sereno e Ukra, entraram Kieszek, Rolando e Sapunaru. Os dois últimos devem aliás ter entrada directa no onze.

De fora da lista dos eleitos de André Villas-Boas continuam os quatro lesionados que limitam as opções do treinador: Fernando, Beto, Rodriguez e Varela. O primeiro mantém-se em trabalho condicionado, os três últimos fazem apenas tratamento e todos falham este último compromisso do ano de 2010.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Kieszek;
Defesas: Sapunaru, Fucile, Maicon, Otamendi, Rolando e Alvaro Pereira;
Médios: Guarín, Belluschi, João Moutinho, Souza, Castro e Rúben Micael;
Avançados: Falcao, Hulk, Walter e James.

Conhece a Bíblia do F.C. Porto?

Livro sobre a história do clube chega às bancas em altura de natal


Sabe qual foi o onze do F.C. Porto na primeira vitória sobre o Benfica? O Maisfutebol diz-lhe. Aconteceu em 1920 e os azuis e brancos jogaram com António Lino; Magalhães Bastos e José Ferreira; Velez Carneiro, Floriano Pereira e Lopes Carneiro; Norman Hall, Joaquim Reis, Moreira, Cal e Rafael.

E já agora, sabe que o F.C. Porto tem a maior taça do mundo? E que Pedroto bate Villas-Boas em um mês na lista dos treinadores mais jovens de sempre? Pois todas estas e outras informações estão disponíveis na «Bíblia do F.C. Porto», um livro que pretende trazer tudo o que de mais importante aconteceu no clube.

Escrito por João Pedro Bandeira, com prefácio de Júlio Magalhães e editado pela Prime Books, a «Bíblia do F.C. Porto» encontra-se nas bancas desde quinta-feira pelo preço de quinze euros. Em 224 páginas, e mais de 400 entradas, o livro conta centenas de curiosidades, factos históricos, estatísticas e frases marcantes.

No livro cabe também o «Cântico Negro», o poema de José Régio que Pinto da Costa tanto gosta de recitar em encontros públicos. Mas cabe ainda um «diário do presidente», cabem as muitas superstições que escrevem o lado mais ligeiro da história do clube, cabem até as letras das músicas marcantes do F.C. Porto.

Curioso é que a obra não tem ordem nem método. Sem respeitar uma organização cronológica, vai contando histórias, citando frases, recordando equipas e revelando pormenores do clube numa disposição dinâmica. No fundo pretende afirmar-me como um indispensável livro de cabeceira para os adeptos do F.C. Porto.



in "maisfutecol.iol.pt"

AVB: "Parece que o Paços quer ajudar outros"

O jogo com o Paços de Ferreira não podia ter melhor lançamento. As palavras do presidente pacense serviram para André Villas-Boas motivar o plantel numa deslocação sempre difícil. Fechar o ano sem derrotas é a meta seguinte no plano do treinador portista, que lembra ter perdido o jogo que fez na Mata Real na última época, com a Académica. E, aos 85 minutos desse jogo, até ganhava por... 1-0.


O presidente pacense já disse que queria ser o primeiro a derrotar o FC Porto...


Sim, está criado o ambiente ideal à volta do jogo. Em jeito de brincadeira, até agradeço as palavras do presidente do Paços de Ferreira, que nos pôs nos píncaros da motivação, da ambição e da agressividade para ultrapassarmos este último jogo com uma vitória, sabendo que continuaremos em primeiro com uma margem boa, e uma equipa motivada. Se havia distracção com férias, malas e compras de Natal, deixou de haver, porque a concentração tornou-se absoluta à volta de um jogo que, para nós, é extremamente importante. O Paços quer derrotar uma equipa que luta pelo título, não para cumprir os seus objectivos, porque não se trata de manutenção, mas para ajudar no cumprimento de objectivos de outros, essa é a mensagem que me parece clara da outra parte e nós agradecemos...

Sem Varela e Cristian Rodríguez, James mantém-se no onze?


Apesar de estes últimos dias terem sido dedicados à recuperação, amanhã [hoje], em regime estratégico, tomaremos as opções, mas, com dois alas fora, fica reduzido o leque de opções. Temos muitos jogadores a competir para essa posição, um médio também, mas tomaremos as decisões de acordo com o que acharmos mais importante, num campo estreito, complicado, onde encontrar espaços é fundamental e as nossas decisões serão tomadas de acordo com jogadores que têm critérios na ocupação do espaço.

Que dificuldades espera deste Paços de Ferreira, que, no ano passado, roubou quatro pontos ao FC Porto?


Como treinador que defende o humano e o motivacional, vão encontrar-se duas equipas que estão nos píncaros da motivação, e isso é óptimo. Relativamente à organização, o Rui Vitória iniciou o campeonato com uma série excelente de resultados. Eles ainda não tiveram uma quebra, mantiveram-se na Taça da Liga e, apesar destas constantes mudanças de treinador, ano após ano, a equipa é sempre muito competitiva e o ambiente difícil, num campo em que qualquer adversário sente dificuldades. No ano passado, ao minuto 85, e a ganhar 0-1 com a Académica, acabei por perder 2-1, num ambiente que se tornou muito hostil. Os nossos factores de organização estão bem, mas é sempre uma das deslocações difíceis desta Liga.

Adversário ao detalhe

O adversário é analisado ao detalhe e, como se sabe, André Villas-Boas não dispensa um bom relatório na preparação dos jogos. Ontem, o treinador portista distraiu-se por uns instantes e expôs um pouco mais dos estudos que faz semanalmente. Nele, como se percebe pela foto, projecta-se uma equipa provável do adversário, apoiada na utilização mais frequente e também nas notícias sobre as lesões. Ao lado ainda surge, a título de apoio, um texto mais detalhado sobre o comportamento do Paços de Ferreira, assim como do ambiente que o FC Porto pode esperar na Mata Real. "Campo difícil, proximidade das bancadas"; o adversário joga em "4x3x3", mudando "vértice do triângulo", dependendo se está "com ou sem bola". Enfim, detalhes, estes e outros, que talvez ajudem a explicar o início de época esmagador dos portistas.

Não há crise com os penáltis

Bastou que Falcao falhasse a transformação de uma grande penalidade contra o CSKA para que a questão voltasse a fazer fervilhar a cabeça dos adeptos em torno de um assunto que o técnico relativizou. "Sei que a questão perturba os portistas, mas parece-me que não é caso para tanto. No treino não conseguimos ter as emoções que se geram em jogo e se reflectem no homem que vai bater. Já tivemos Hulk, Falcao e Moutinho a falhar, eles que, no treino, dão máximas garantias". Não há razão para mudar os protagonistas. "Helton, Beto ou Pavel [Kiesek] conhecem bem Hulk, Falcao e Moutinho, mas os outros são diferentes. Vamos continuar a apostar nos que dão garantias. Jogadores da dimensão deles não se podem sentir pressionados por terem falhado. Estou seguro de que se tivessem nova oportunidade teriam mais probabilidades de sucesso, porque tentariam marcar com mais concentração".

Mariano é reforço e merece o prémio

Mariano é a única novidade assegurada no plantel do FC Porto em Janeiro. Conforme o técnico azul e branco sublinhou ontem, a inscrição já deverá permitir a utilização a partir do jogo com o Marítimo. "Obviamente que contamos com ele. Não vamos conseguir inscrevê-lo para o primeiro jogo da Taça da Liga, por questões burocráticas, mas a partir daí estará inscrito, como todos esperamos, para o Marítimo", frisou.
Mariano é mesmo visto com um jogador importante por todos os elementos do clube: "É um jogador fundamental, sendo o único capitão que transitou do plantel do ano passado. Os outros jogadores olham para ele como um líder, ele sente-se como um líder, é um homem exemplar e que reflecte toda uma imagem de positivismo dentro do clube. Além disso, é um profissional exemplar. Se o mercado tivesse fechado a 1 de Agosto, não teríamos passado por situações que nos aconteceram durante a Supertaça, prova em jogadores que jogaram poucos minutos acabaram por limitar-nos a inscrição do Mariano", disse Villas-Boas.
O contrato de Mariano termina no final da temporada e, pelos menos nos últimos meses, não houve ainda sinais de que o FC Porto pense na renovação. Para já, fica a certeza de que entra nas contas do técnico.

E pescar em Coimbra?

Numa altura em que se abre a janela de mercado e até porque, depois de Emídio Rafael, houve rumores sobre o interesse no avançado Éder, Villas-Boas foi confrontado com a hipótese de voltar a pescar reforços na Académica: " Foi um plantel que significou muito para mim, porque me permitiu uma boa margem de sucesso. Sabíamos que tínhamos competência para ir mais além, mas falhámos num período fundamental, em Fevereiro, e que depois nos limitou em Março. Não conseguimos chegar a um lugar que achávamos mais meritório. Há muitos jogadores que poderiam dar o salto, não vou individualizar, porque seria injusto para com outros. Partiram dois para outros campeonatos, mas acredito que há ali muita qualidade e isso reflecte-se no campeonato que estão a fazer. Somar 18 pontos é espectacular e podem ambicionar fazer o melhor campeonato".

"Benfica e Sporting mais regulares agora"

A primeira volta ainda não acabou, mas Villas-Boas traçou alguns momentos decisivos antes de reforçar que muita coisa ainda pode acontecer. "O futebol é sempre imprevisível, perspectiva-se muita coisa que não é a realidade depois, e as pré-épocas são muito enganadoras. As pré-épocas não são indicador de nada, pouco significado têm e, relativamente à experiência que tenho, os italianos têm uma análise pragmática, fazem uma leitura do colectivo, das mudanças, de árbitros, mais do que dos resultados. O peso da vitória na Supertaça foi importante no arranque inicial, numa primeira jornada sempre difícil para qualquer grande, em que conseguimos vencer e os outros perderam e isso foi fundamental para dar sustentabilidade às primeiras quatro ou cinco jornadas em que o FC Porto se mostrou muito forte e os outros não foram cumprindo objectivos. O Benfica e o Sporting encontraram agora uma certa regularidade, o Braga menos porque foi falhando aqui e ali e luta por outros objectivos, que não o título, mas as coisas podem mudar, porque a competição ainda está numa fase embrionária, com deslocações complicadas e toda uma volta para jogar. Sentimo-nos confortáveis com a vantagem que temos, mas sabemos que ainda há muito campeonato para jogar e que é extremamente competitivo.

James é que vai decidir se vai ao Sul-americano

Em Janeiro, o FC Porto pode ver-se privado de James, que deverá participar no sul-americano de sub-20, pela Colômbia. "Gostava de contar com ele, mas compreendo as suas obrigações para com a selecção. Caberá a ele decidir. Mas o FC Porto pouco pode fazer, talvez apelar um pouco à Federação colombiana, mas teremos poucas hipóteses de os ver ceder, perante as leis de obrigatoriedade de cedência dos jogadores", explicou. Por fim, voltou ao mercado de Inverno e às vantagens e desvantagens que os reforços podem trazer: "Só vale a pena se a procura for criteriosa... Na época passada, o FC Porto soube acrescentar quando contratou o Rúben e foi decisivo para o resto da época, agora se não for assim é perda de tempo".

in "ojogo.pt"

Noticias Breves

Tomás Costa cobiçado na Argentina

Emprestado ao Cluj, da Roménia, Tomás Costa não tem sido muito utilizado e está nos planos de dois clubes argentinos. Estudiantes e Independiente já sondaram para saber da viabilidade em receber o médio em Janeiro, hipótese que teria de passar pelo FC Porto e também pelo Cluj, embora os dois clubes tenham acertado, no contrato de empréstimo, a hipótese de Tomy sair da Roménia na reabertutra do mercado, como o próprio disse em entrevista recente a O JOGO.

Panathinaikos de olho em Cristian Rodríguez

Depois de no início da época ter tentado levar Ukra por empréstimo, o Panathinaikos, segundo a Imprensa grega, está interessado em Cristián Rodríguez. O emblema de Atenas agora orientado por Jesualdo Ferreira e que tem Carlos Freitas como director-desportivo, terá o uruguaio referenciado e poderia apresentar uma proposta em breve, aproveitando a reabertura do mercado, em Janeiro. Do lado do FC Porto haverá abertura para negociar, visto que Cebola é um dos jogadores mais caros do plantel e tem sido pouco utilizado, sobretudo devido a uma série de lesões.

in "ojogo.pt"

Belluschi fala de tudo, até do interesse do River: «Agora é difícil»

Elogios a Falcao, a dupla com Moutinho e os 5-0 ao Benfica


Fernando Belluschi é desejado em Buenos Aires, mas é na Invicta que está e vai continuar. O «samurai» do F.C. Porto disse isso mesmo em entrevista, apesar do interesse do River Plate em querer que o argentino regresse ao clube. Belluschi fala ainda de Moutinho, da selecção, de Falcao e dos 5-0 a0 Benfica. Mas primeiro, o River Plate.

O presidente do emblema de Nuñez, Daniel Passarella, foi o principal responsável pela chegada de Belluschi ao River, que impulsionou a carreira do médio. Agora, Passarela sonha com o «samurai». Mas o sonho cai na realidade, conforme explica Belluschi ao «Olé»: «Sinto-me muito cómodo em Portugal e tenho idade para continuar na Europa. Noutro momento pensaria em voltar, mas agora é difícil. Estou muito bem e a ideia é ficar mais anos.»

Mais tarde, o médio foi colocado perante o desejo de Passarella. «É um orgulho saber que me daria a possibilidade de voltar», declarou, para lembrar que tem mais três anos de contrato com o F.C. Porto e a vontade de ficar na Europa.

«Ganhámos 5-0 ao Benfica, um sonho¿»

«Uma pessoa sonha sempre em fazer uma transferência para Espanha ou Itália, que são as ligas com que sonhava quando estava na Argentina», revelou Fernando Belluschi. «Mas isso fica para mais tarde, agor estou muito bem no FC Porto, levamos oito pontos de vantagem sobre o Benfica, ao qual vencemos 5-0, num jogo impressionante», recordou.

O «samurai» continuou a falar da goleada ao rival: «É um sonho ganhar o clássico assim, só houve uma equipa em campo. Também estamos qualificados na Taça. Melhor é impossível e confio que será um grande ano.»

«Pediram-me que fosse o sucessor de Lucho»

Ora, a ideia que passa na Argentina é que Belluschi tem sido pouco utilizado. «Pelo contrário, estou no meu melhor momento», disse o médio, que explica a subida de rendimento, após a mudança de treinador no F.C.Porto.

«Custou-me quando cheguei, pediram-me que fosse o sucessor de Lucho Gonzalez, mas não tive a continuidade necessária e não rendi como queria», argumentou, para contrastar de seguida: «Esta temporada é diferente. Chegou João Moutinho, do Sporting, e fazemos uma boa dupla no meio-campo.»

A selecção, Falcao e um River-Boca

Questionado sobre se é a posição em que jogava no River, Belluschi disse que sim e desenhou o esquema, com palavras. «Jogamos com cinco atrás e dois mais adiantados, que acompanham os avançados, e eu sou um deles, um dos que gere os tempos da equipa», afirmou, para acrescentar que está «sempre em contacto com a bola» e que chega muitas vezes à área «para concretizar» as jogadas.

Quem também concretiza e muitas vezes é Radamel Falcao, colega no FC Porto e no River Plate. Por isso, «el Tigre» disse que Belluschi merecia ir à selecção: «Ah, ele é um amigo. É uma das figuras do campeonato, é impressionante a quantidade de golos que já fez. Para mim, fui uma ajuda tê-lo cá, porque já o conhecia e sabia como ele se movia. Lembro-me sempre do 2-0 ao Boca, no Monumental, em que fiz a assistência para o golo dele. O outro golo foi do Burro (Ortega), de penalty.»



in "maisfutebol.iol.pt"

Falcão prevê eliminatória muito disputada

"EL TIGRE" REAGE ONLINE


Falcão foi dos primeiros portistas a reagir ao sorteio da Liga Europa. Limitado pelos 140 carateres permitidos em cada atualização do Twitter, El Tigre escreveu assim na sua conta nessa rede social: “A próxima fase da Liga Europa é contra o Sevilha, vai ser uma eliminatória muito disputada.”
De resto, de Sevilha também já chegaram reações ao sorteio. O treinador Gregorio Manzano refere-se aos azuis e brancos como “um adversário forte”, lembrando que o FC Porto tem demonstrado a sua qualidade “tanto no campeonato português como na fase de grupos da Liga Europa, onde somou cinco vitórias e apenas um empate”. Ainda assim, o treinador encara o adversário sem grandes ondas: “O sorteio é puro e duro e temos de estar preparados para o que nos calhar. O problema é que a eliminatória será decidida em Portugal, pois é lá que se vai disputar o jogo da 2.ª mão. Essa situação é desfavorável para nós.”
Agora, resta esperar por essa fase da Liga Europa que, entre outras coincidências, vai promover o regresso do Fabuloso Luís Fabiano ao Estádio do Dragão, palco onde nunca marcou golos...
in "record.pt"

Villas-Boas: «Castro e Ukra têm liberdade de escolha»

TÉCNICO DESEJA QUE OS DOIS FIQUEM NO PLANTEL


Não é intenção de André Villas-Boas abdicar de qualquer dos jogadores que tem à sua disposição no plantel, mas também não quer ser responsável por eventuais casos de descontentamento. O técnico entende que haja gente com vontade de jogar com maior regularidade e dá dois exemplos em concreto.
“O Castro e o Ukra têm liberdade de escolha para ficar ou partir. A decisão é deles. Falei com ambos e disse-lhes que os quero cá, não só por aquilo que me dão nos jogos, mas também pelo que me dão fora do campo. O Castro dá-me muito nos treinos, ao passo que o Ukra é um elemento com preponderância no grupo, como elemento unificador. Acima de tudo, disse-lhes que não abdicava deles”, referiu Villas-Boas, explicando que não pretende mexer na estrutura do plantel.
Zero entradas
Para o treinador do FC Porto, ir ao mercado só se justifica se “a procura for criteriosa, para acrescentar alguma coisa, caso contrário pode servir mais para desestabilizar. O mercado de inverno, às vezes, é uma perda de tempo com compromissos e contratos. É importante não ceder à pressão de agentes”, reforçou a ideia, garantindo que nem para o ataque pretende reforços, já que Falcão e Walter tem dado bem conta do recado: “Há outras opções. O Hulk pode jogar a ponta-de-lança, tal como o Mariano (no apoio) ou o Cristian Rodríguez (móvel).”
in "record.pt"

Questão perturbante nos penáltis

O LADO IMPREVISÍVEL DO JOGO


Depois de Radamel Falcão ter desperdiçado a segunda grande penalidade em quatro tentativas na presente época, Villas-Boas não adiantou quem será o eleito para atirar à baliza, caso surja a oportunidade em Paços de Ferreira. O que o treinador do FC Porto se apressou a dizer é que não se trata de um problema para a equipa. “Sei que é uma questão que perturba os portistas, mas não é um caso. Nos treinos trabalhamos esse aspeto, mas não podemos controlar as emoções em jogo, tendo em conta o resultado, os minutos... Isso condiciona o homem que vai bater”, apontou o míster, lembrando que também Hulk e João Moutinho já falharam.
“Nos treinos, todos nos dão a máxima garantia de que vão marcar os penáltis, mas depois há aquele lado imprevisível. Provavelmente, o Hulk, o Falcão e o João Moutinho vão continuar a marcar e podem até voltar a falhar. Confiamos neles e sabemos que jogadores da condição deles não podem deixar-se influenciar”, justificou Villas-Boas.
Aqui também não foi esquecida a “habilidade e talento dos guarda-redes adversários” para contrariar a vontade dos jogadores portistas.
in "record.pt"

James com ausência à vista

COLOMBIANO NO CAMPEONATO SUL-AMERICANo

Com o Campeonato Sul-Americano de Sub-20 à vista (começa a 23 de janeiro), Villas-Boas está na iminência de perder o concurso de James Rodríguez, ele que tem sido titular nos últimos jogos. Resta ao técnico esperar que os colombianos se esqueçam do seu prodígio. “Gostava de contar com ele, mas o FC Porto pouco pode fazer para evitar a chamada. Cabe ao jogador decidir se quer ir ou não”, referiu a propósito, dando como praticamente adquirida a convocação do extremo.

in "record.pt"

Castro desejado para o miolo

MÉDIO DO FC PORTO NA MIRA

O portista Castro é o homem desejado para o meio-campo do Portimonense. Os algarvios pretendem o jogador desde o início da época mas o técnico do FC Porto não abriu mão dele, o mesmo sucedendo em relação a Ukra. Agora, face à pouca utilização dos dois jogadores, o quadro é diferente. Ontem, Valencia e Pedro Moita já não trabalharam sob as ordens de Litos e João Paulo e Fangzhuo não voltarão depois das férias de Natal (regresso aos treinos a 27 de dezembro).

in "record.pt"

Sorteio. O Fabuloso destino do FC Porto

"O erro foi meu", disse Luís Fabiano sobre a época de azul e branco. Agora volta ao Dragão pelo Sevilha


Chegou ao FC Porto depois de brilhar ao serviço do Brasil na Copa América, em 2004. Jogava no São Paulo e os dragões pagaram (apenas) 1,875 milhões de euros por 25% do passe. "Esta transferência é um sonho tornado realidade, já que representa uma excelente oportunidade para jogar na Europa", afirmou no dia da apresentação. Antes, entre 2000 e 2002, já tinha jogado em França, no Rennes. Contudo, a passagem por Portugal não correu bem. O sequestro da mãe (raptada em Campinas a 12 de Março de 2005 e libertada dois meses depois em São Paulo) marcou a primeira época - que viria a ser a última - de Luís Fabiano no Dragão. Depois apareceu o Sevilha para o levar para Espanha. E o Fabuloso, como era conhecido no Brasil, revelou-se por fim à Europa. Ganhou duas vezes a Taça UEFA e tem marcado golos atrás de golos.

Agora, passados cinco anos e meio, chegou a altura de Luís Fabiano preparar o regresso ao Dragão. As bolas do sorteio da Liga Europa juntaram FC Porto e Sevilha nos 16 avos-de-final, num confronto europeu inédito. Apesar de ter sido o primeiro adversário europeu do Benfica, em 1957/58, a equipa espanhola nunca se cruzou com os dragões em jogos oficiais. Assim, o avançado brasileiro já deverá ter o dia 22 de Fevereiro (ou outro que surja entretanto, porque as duas equipas querem alterar a data da segunda mão pela proximidade com os jogos do campeonato) marcado na agenda. Até porque Fabiano sente que deixou muita coisa por provar no FC Porto. "Nada deu certo, mas agora sei que tive grande culpa porque não tentei lutar contra as dificuldades que tive. Só pensava em sair, não quis permanecer e dar a volta por cima, como aconteceu aqui no Sevilha", disse em entrevista à "Veja". "Não dá para procurar desculpas, o erro foi meu. E ainda tive problemas como o sequestro da minha mãe e lesões. De qualquer forma, não estava com a mesma cabeça boa que tive desde que cheguei aqui ao Sevilha."

De qualquer forma, FC Porto e Sevilha estão em posições distintas nesta altura do ano. Os dragões, por culpa do terceiro lugar no campeonato, viajaram directamente para a Liga Europa, onde têm estado (quase) irrepreensíveis. Além disso, têm sido superiores à concorrência no campeonato. Já a equipa orientada por Gregorio Manzano começou mal a época - foi eliminada pelo Sp. Braga no playoff da Champions -, segue apenas no 11.o lugar do campeonato e só conseguiu apurar-se para os 16 avos na última jornada, com um empate frente ao Borussia Dortmund. Mas até Fevereiro muita coisa pode mudar.

MÁS MEMÓRIAS E UMA ESTREIA Rangers, Estugarda e Lech Poznan foram os outros adversários que surgiram no caminho das equipas portuguesas. Mas vamos por partes. O Sporting tem nos escoceses um tipo de adversário incómodo, sobretudo pelo estilo de jogo, que expõe os problemas defensivos da equipa de Paulo Sérgio. E o histórico de confrontos também não ajuda. Em 1971/72, o Rangers afastou os leões na célebre segunda eliminatória da Taça das Taças em que Damas defendeu quatro penáltis para nada - o árbitro esqueceu-se da nova regra dos golos fora. E em 2007/08 repetiu a dose nos quartos-de-final da Taça UEFA. O que têm em comum os dois confrontos? A equipa de Glasgow chegou à final em ambas as épocas (em 1972 venceu, em 2008 perdeu). Se se mantiver a lógica e vencer o Sporting, o Rangers irá à final desta Liga Europa. Deduções à parte, é certo que os escoceses têm condições para incomodar - e muito - os leões, apesar de não terem tido uma campanha fantástica na Champions (terceiro lugar com seis pontos, atrás de Manchester United e Valência).

Já o Benfica, que viu confirmado o adeus à Liga dos Campeões (que por pouco não era o adeus completo à Europa) com uma derrota caseira frente ao Schalke, volta a cruzar-se com um adversário alemão. Tal como o Schalke, o Estugarda está a passar um mau bocado na Bundesliga (é penúltimo, com 12 pontos em 16 jogos). Mas na Liga Europa revelou-se outra equipa: à excepção da derrota com o Young Boys, venceu todos os jogos. E a única vez que defrontou o Benfica (Taça UEFA, em 2004) ganhou por 3-0.

Neste sorteio, o mais feliz dos clubes portugueses acabou por ser o Sp. Braga. No entanto, o Lech Poznan pode ser um presente de Natal envenenado. Basta olhar para a classificação da fase de grupos e ver que os polacos deixaram a Juventus pelo caminho.

in "ionline.pt"

Pôncio Monteiro internado em "estado grave"

Pôncio Monteiro, 70 anos, está internado no Hospital de Santo António, no Porto, em"estado grave"Comentador televisivo e membro do Conselho Superior do FC Porto voltou a sofrer um AVC. (Veja vídeos no final do texto)


O membro do Conselho Superior do FC Porto e comentador televisivo Pôncio Monteiro está internado no Hospital de Santo António, no Porto, e em "estado grave", disse à Agência Lusa fonte hospitalar.
A mesma fonte adiantou que Pôncio Monteiro está nos cuidados intensivos da unidade hospitalar. Hoje, ao fim da tarde, o médico que se encontra a acompanhar o ex-vice-presidente portista afirmou que prognóstico do doente "mantém-se reservado". 
O dirigente desportivo sofreu um AVC (acidente vasculat cerebral), situação clínica que já motivara o seu  internamento, também em estado grave, em 2006.
Recorde aqui duas intervenções de Pôncio Monteiro relativamente recentes no programa "Prolongamento", da TVI:





in "expresso.pt"

Mariano está garantido como «reforço» em Janeiro

Mariano González vai «voltar à vida». O médio argentino, que passou o defeso a recuperar de uma lesão grave, não foi inscrito nas provas oficiais, mas vai estar apto a jogar já no encontro com o Marítimo. 

A garantia deu-a Villas Boas, que destinou elogios ao homem e ao futebolista.

Na ceia de Natal dos dragões, Mariano deu conta dos seus desejos de ainda ajudar este plantel a conquistar títulos. A disponibilidade do jogador é absoluta, não pensa em sair, está mortinho por voltar a mostrar-se nos jogos dos portistas... O treinador comentou ontem estes desejos do futebolista, um dos capitães da equipa:

«Conto com ele, obviamente que conto com ele. Não vou conseguir inscrevê-lo para o primeiro jogo de Janeiro (dia 2, com o Nacional) por questões burocráticas, mas já estará em condições de actuar no jogo seguinte, com o Marítimo».

Ninguém duvida da dedicação do futebolista e da importância que ele tem no balneário... Nem o treinador! «O Mariano é fundamental como capitão, que já vem da época passada, é um líder como homem e como futebolista. Os outros companheiros olham para ele como um líder, e ele sente-se como tal. É bom que se sinta assim, porque o Mariano é um homem exemplar e que reflecte toda uma imagem de positivismo dentro do clube».

André Villas Boas foi ainda confrontado com o facto de ter apenas dois pontas-de-lança, falou-se até em Kléber. A resposta saiu pronta: «Não temos necessidade, até porque o Hulk também faz esse lugar, tal como o Cristian e mesmo o Mariano, embora com características diferentes e posições diferentes na área. Se assim não fosse, não tínhamos fechado o plantel».



in "ojogo.pt"