quinta-feira, 11 de julho de 2013

JUAN FERNANDO QUINTERO CONFIRMA TRANSFERÊNCIA "Vou ao Porto assinar contrato"

Quintero confirma tudo: viagem para Portugal esta quinta-feira, contrato acertado por quatro anos e integração no plantel já em Bogotá, onde os dragões defrontam o Millonarios.


Juan Fernando Quintero será o nono reforço do FC Porto para 2013/14. O ex-Pescara viaja na tarde desta quinta-feira (noite em Portugal) desde Medellín, onde passou os últimos dias.

Sexta-feira estará na Invicta para os exames médicos e a assinatura do contrato, mas regressa depois à Colômbia para mais uns dias de férias, só se juntando ao plantel em Bogotá, onde a equipa estará desde dia 22 para disputar um particular com o Millonarios.

"Sim, praticamente está feito. Falta assinar e apresentar-me", confessou Quintero, que detalhou o seu plano: "Viajo a Portugal para os exames médicos e volto para uma semana de férias. Depois encontro-me com a equipa em Bogotá."


in "ojogo.pt"

CASQUILHA "Ghilas será a sombra de Jackson"

O treinador que lançou o franco-argelino na principal liga portuguesa acredita que este terá sucesso no FC Porto e que com muito trabalho será uma pressão acrescida para Jackson Martínez.


Jorge Casquilha foi o treinador que lançou Ghilas na primeira liga quando este jogava pelo Moreirense.

Actualmente ao serviço do FC Porto, o franco-argelino foi ontem titular no particular com o Maastricht, equipa da segunda divisão holandesa, estreando-se com um golo e uma assistência.

Ainda assim, o técnico coloca um travão à euforia quando relembra que "Jackson é um jogador de top e já formado". No onze dos portistas "o lugar é dele", mas isso não impedirá seja sempre "um jogador sombra que, a qualquer momento, sendo chamado à equipa, poderá estar ao nível" do colombiano e os campeões nacionais é que "vão ganhar com isso".

Nas diferenças com os restantes avançados do FC Porto, o treinador explica que o internacional argelino "é um jogador mais móvel, mais explosivo e com muita força física". Para além destes atributos, também "pode dar mais soluções ao ataque do FC Porto porque pode jogar nas 3 faixas do terreno".

Perante a oportunidade que teve de chegar a um grande, Casquilha acredita que Ghilas "terá um grande futuro, se não se deslumbrar".

O atleta tem contrato até 2017 e um cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.  


in "rr.pt"

Ghilas marca três, Jackson responde com quatro

O treino desta quinta-feira contou com a presença dos 26 jogadores do plantel, mas foram os dois avançados que mais brilharam na finalização.


Os exercício de finalização reservados para o treino desta quinta-feira valeram 10 golos, sete deles apontados pelos dois avançados da equipa. Depois de terem marcado na véspera frente ao Maastricht, Ghilas fez mais três no treino e Jackson respondeu com... quatro.

Para além desse momento, de referir ainda que o plantel continua sem baixas neste arranque de temporada e que Paulo Fonseca ficou a conversar, no final da sessão de trabalho, durante cerca de 10 minutos com os oito médios da equipa (Fernando, Castro, Defour, Lucho, Herrera, Carlos Eduardo, Josué e Tiago Rodrigues).


in "ojogo.pt"

Bruno de Carvalho ataca FC Porto e Ghilas

Presidente não gostou de ver o argelino no Dragão quando o Sporting tinha um direito de preferência.


Bruno de Carvalho voltou a lançar críticas ao FC Porto, com quem cortou relações, desta vez com Ghilas como pano de fundo. O presidente dos leões não gostou da forma como o argelino foi parar ao Dragão, quando o Sporting tinha direito de preferência.

"Havia um acordo de preferência do Sporting sobre o Ghilas. Esse acordo estava mal feito porque, primeiro, não contemplava qual era a preferência do jogador, e, segundo, não tinha o valor da cláusula da rescisão (três milhões de euros)", começou por dizer Bruno de Carvalho. 

"Quisemos exercer esse direito e falar com o jogador. Mas quando o íamos fazer o jogador já tinha chegado a acordo com o FC Porto. Isto não é um acordo de preferência, nós tínhamos que ter sido informados, isto é má fé", continuou o líder leonino.

Bruno de Carvalho continuou a lançar farpas aos dragões e ao próprio jogador, sem esquecer o Moreirense. "Há grandes clubes que efetivamente o são. Há outros grandes clubes que têm alma de pequenos. Há clubes pequenos que têm alma de grandes e outros que nem sequer deviam existir. Não podemos aceitar que façam as coisas nas nossas costas e é por isso que achamos que devemos ter relações com alguns clubes e não com outros. É bom verificar que um jogador foi transferido por valor bem superior ao da cláusula da rescisão. Foi uma vergonha", acusou. 


in "ojogo.pt"

Fucile um ano e meio depois

OUTRA VEZ PELOS DRAGÕES

Foi a 1 de novembro de 2011 que Jorge Fucile realizou o seu último encontro ao serviço do FC Porto. Ontem, um ano e meio depois, o uruguaio voltou a vestir a camisola dos dragões, embora o peso da responsabilidade entre a sua despedida e o seu regresso sejam bastantes diferentes. Fucile reapareceu em solo belga, como se sabe, num jogo-treino, quando em 2011 fez o seu último encontro na Champions, frente ao Apoel, do Chipre, num desafio que os tricampeões nacionais perderam por 2-1.

Lugares

Noutro âmbito, a reserva dos Dragon Seat do Estádio do Dragão termina amanhã. Os sócios que não renovarem os seus lugares até à data perderão a preferência.

in "record.pt"

Mãe de Mangala disse presente

VIU NOVA CAMISOLA DO FILHO

Eliaquim Mangala teve direito a uma claque de apoio extremamente personalizada, no jogo de ontem, frente ao MVV Maastricht. A mãe do defesa-central portista marcou presença nas bancadas e, antes do apito inicial, os dois ainda estiveram à conversa, até para matar saudades.

A progenitora conseguiu, desta forma, ver Mangala com a nova pele do dragão. Estamos a falar do equipamento portista para 2013/14, no caso o alternativo, que foi ontem estreado e logo com uma goleada...

in "record.pt"

Bernard marca e vai à final da Libertadores

Alvo dos dragões marcou o primeiro golo do Atlético Mineiro e uma eventual mudança para o Dragão nunca acontecerá antes do dia 24, data da segunda mão da final.


O negócio em torno da transferência de Bernard para o FC Porto terá de ser adiado, uma vez que o extremo disputará a final da Taça Libertadores. O Atlético Mineiro eliminou nas meias-finais o Newell's Old Boys com a ajuda fundamental do alvo dos dragões. Depois de ter perdido por 2-0 na Argentina, a equipa brasileira começou da melhor forma esta partida, com um golo logo aos 3 minutos, apontado por Bernard.


Apesar da entrada fulgurante, o Atlético só conseguiu empatar a eliminatória aos 86 minutos, por Guilherme, numa altura em que Bernard já não estava em campo, tendo saído quatro minutos antes. A decisão chegaria às grandes penalidades e aí os brasileiros foram mais fortes.



O Atlético Mineiro disputa a primeira mão da final dia 17, em casa do Olimpia, do Paraguai, e joga no Brasil dia 24. Apenas depois dessa data poderá ser acertada a eventual mudança de Bernard para o Dragão, uma que vez que o internacional brasileiro se comprometeu a ficar no clube enquanto este se mantivesse a disputar a Taça dos Libertadores.


in "ihigi,ot"

CARLOS EDUARDO "Estou a dar tudo para ficar"

É um dos reforços dos dragões e promete luta para ganhar um lugar no plantel. A concorrência não o assusta e até vê Lucho como uma referência.


Carlos Eduardo é um dos reforços do FC Porto para 2013/14, mas, segundo o médio deixou entender, ainda não é certo que permaneça no plantel. O ex-Estoril garante, todavia, que está a fazer tudo para convencer Paulo Fonseca.

"O mister vai escolher os melhores. O grupo está cheio e estou a dar tudo para ficar", referiu, disposto a jogar onde o treinador achar melhor. "Sinto-me bem quer a dez, quer a oito. Onde o mister me utilizar está ótimo", sublinhou.

A forte concorrência no meio-campo não assusta Carlos Eduardo. Lucho, por exemplo, é um dos principais "rivais" por um lugar, mas o brasileiro só tem elogios. "É excecional, é um craque. Uma referência para mim. Tenho a certeza que vou aprender muito com ele", respondeu, deixando também elogios a Paulo Fonseca. "Está a tentar implementar ume estilo novo, mas tenho a certeza que vai fazer o melhor para o FC Porto", apontou.

A conversa com os jornalistas também serviu para questionar o jogador sobre o alegado interesse do Benfica antes de assinar pelos dragões. Carlos Eduardo fintou a questão. "Não quero falar disso. Vou dar a vida pelo FC Porto", terminou.


in "ojogo.pt"

Quintero perto de ser oficializado

Jogador termina as férias na Colômbia e esta quinta-feira viaja para a Europa. Assina e, depois, volta a "casa" com a comitiva portista.


Quintero vai ser, oficialmente, jogador do FC Porto até ao fim de semana. O jogador do Pescara termina esta quinta-feira um curto período de férias na Colômbia e já tem viagem marcada para a Europa. Provavelmente fará uma curta escala em Itália antes de chegar a Portugal para assinar contrato e juntar-se ao plantel de Paulo Fonseca.

A ideia é que comece a treinar na próxima semana, bem a tempo de integrar a comitiva que a 19 de julho parte para um périplo na América Latina, com passagens pela Venezuela e Colômbia, onde será, seguramente, a par de Jackson, cabeça de cartaz.

O Génova, com quem o Pescara chegou a negociar o melhor jogador da primeira fase do Mundial de sub-20, ficou para trás. Aliás, na semana passada o empresário de Quintero, Ricardo Calleri, já tinha dito que em Itália os clubes não tinham dinheiro para contratar o médio.


in "ojogo.pt"

MVV Maastricht-F.C. Porto, 0-6 (crónica)

ADN do passado numa goleada simples e prometedora


Falar em tratado de bola será excessivo, mas a goleada aplicada ao Maastricht confirmou hábitos há muito adquiridos e boas novidades. O F.C. Porto marcou seis golos, podia ter marcado mais, e isso nem sequer é o mais relevante. 

Com dez dias de trabalho, já é possível garantir que a equipa transportará para a nova época o ADN idealizado por Vítor Pereira: pressão muito alta, alta percentagem na posse de bola, futebol paciente e giratório, a entontecer o adversário. 

As diferenças são subtis e prendem-se, sobretudo, com a movimentação dos três médios. Paulo Fonseca parece decidido a aproximar Lucho mais do ponta-de-lança (o estreante Ghilas no primeiro tempo) e a dar mais apoio ao homem da posição-seis. 

Castro teve sempre Josué por perto, tal como Fernando no segundo tempo com Steven Defour. O resto, leia-se os golos, surgiram como consequência lógica de um domínio absoluto, por vezes ditador, mesmo que a velocidade tenha sido barrada pelas pernas pesadas e a relva alta. 

Ghilas e Alex Sandro em plano de destaque

Falávamos de Ghilas dois parágrafos atrás e regressamos a ele. Por ter feito o segundo golo, após o primeiro de Varela num pontapé acrobático, e por ter dado marcar o terceiro a Castro. Entre um e outro momento, o argelino foi tudo aquilo que já se sabia: um poço de força e entrega total. 

Nesta primeira parte, outro homem merece uma palavra importante. Nem por ser o único lateral esquerdo de raiz Alex Sandro facilita. O brasileiro tem uma relação de confiança fraterna com a bola e já consegue fazer o corredor todo. Fintou, tabelou e fez cruzamentos. Muito bem. 

Tudo isto, naturalmente, foi feito perante uma equipa débil e limitada ao seu posicionamente defensivo. O Porto, sempre em rotações amenas, fez do jogo o que quis. Serviu-se e serviu os seus intentos para este período da época. O caminho está traçado e é seguro. 

Iturbe e Tiago Rodrigues entram bem

Para o segundo tempo, Fonseca mudou dez homens e lançou mais tarde Juan Iturbe e Tiago Rodrigues. Curiosamente, os dois jovens agarraram bem os minutos concedidos, mostraram irreverência e vontade de vincar espaço entre as escolhas. 

Jackson fez um golo fantástico de cabeça, após passe longo de Otamendi, Iturbe transformou um penalty no 0-5 e Izmaylov, algo complicativo, fechou as contas nos derradeiros suspiros. Helton, Hector Herrera e Diego Reyes foram os únicos atletas não utilizados. 

No sábado o adversário será o Marselha e as facilidades nulas. Esta etapa foi cumprida com critério e segurança. Mesmo que não tenha dado para rubricar um tratado histórico. 


FICHA DE JOGO:

MVV Maastricht: Castro; Verdellen, Knops, Stankov, Rutjes, Hyfte, Labylle, Braken, Veldmate, Ospitalieri e Njengo.

F.C. PORTO (1ª parte): Fabiano Freitas; Danilo, Maicon, Abdoulaye e Alex Sandro; Castro, Lucho e Josué; Varela, Licá e Ghilas. 

F.C. PORTO (2ª parte): Kadu; Fucile, Otamendi, Mangala e Alex Sandro (Juan Iturbe, 56); Defour, Fernando e Carlos Eduardo (Tiago Rodrigues, 75); Kelvin, Jackson e Izmaylov. 

GOLOS: Varela (22), Ghilas (23), Castro (30), Jackson (54), Iturbe (65, g.p.) e Izmaylov (88). 

MVV Maastricht-F.C. Porto, 0-6: análise aos novos dragões


GHILAS: um golo e uma assistência preciosa para Castro marcar. Nada mau para quem tem um só dia de trabalho com os novos colegas. A desmarcação e a finalização para o segundo dos dragões revela tudo o que este argelino pode dar: força, rapidez e frieza a encarar o guarda-redes contrário. Jackson será sempre a primeira opção para ponta-de-lança, mas Ghilas não veio para fazer número. Tabela, arrisca o remate sempre que pode, luta como um desalmado. 45 minutos irrepreensíveis. 

JOSUÉ: a inteligência e a capacidade de passe são atributos evidentes. As bolas paradas surgem como outra arma letal. Tudo isto, quando associado a um empreendedorismo competitivo ideal, fará de Josué um elemento importante para o F.C. Porto. O livre para o golo de Varela saiu do seu pé esquerdo, bem como uma abertura soberba para Varela, na direita. Tem a confiança de Paulo Fonseca e isso faz toda a diferença. 

LICÁ: ativo mas precipitado, irrequieto mas ansioso. Jogou sobre a esquerda, como gosta, fez coisas boas, naturalmente, embora tenha aparecido com um batimento cardíaco demasiado acelerado. A camisola do Porto pesa, naturalmente, e é natural que estes sintomas se dissipem com o avançar do tempo. Vai ser um avançado útil, pois não facilita nada de nada na entrega. 

CARLOS EDUARDO: elegante, esteta da bola, sósia da imagem inesquecível de Sócrates. Faz tudo sem aparentar esforço, pensa e executa com cuidado. Esteve meia-hora em campo, discreto mas cumpridor, até sair para dar minutos a Tiago Rodrigues. Pareceu ter ido para o banco a mancar ligeiramente, talvez com um ligeiro problema muscular. 

TIAGO RODRIGUES: fez pela vida em 15 minutos. Um bom pontapé, dois cruzamentos perigosos, um par de belos pormenores. Não vai desistir facilmente de um lugar no plantel. Tem qualidade para ser útil e destaca-se pela facilidade de remate. Indicações interessantes. 

in "maisfutebol.iol.pt"