terça-feira, 3 de agosto de 2010

Bruno Alves: excessivo, conflituoso, imprescindível

Espírito de dragão, defesa indomável, portador da mística azul e branca. O F.C. Porto perde Bruno Alves, perde muito mais do que um simples jogador. Perde o principal pilar da defesa, uma voz de comando ouvida e respeitada. Mas a história de Bruno Alves nem sempre foi assim, contaminada por adjectivos em tom de elogio.

Os primeiros anos no futebol sénior foram difíceis, entrelaçados em empréstimos a Farense, V. Guimarães e AEK Atenas, longe da equipa principal do F.C. Porto. Em 2005, as primeiras aparições mostraram um atleta fisicamente poderoso e emocionalmente instável. Uma agressão a Nuno Gomes, durante um F.C. Porto-Benfica, afastou-o da equipa e envolveu-o num coro de assobios. Recuperou, equilibrou-se, tornou-se imprescindível.

112 jogos e 14 golos nas últimas quatro edições da Liga reflectem, na medida exacta, a influência de Bruno Alves. Intratável na arte de bem defender, aqui e ali excessivo, até conflituoso. Amado pelos seguidores do dragão e detestado no reino dos contrários.

Ampliou a sua área de influência, tornou-se titular da Selecção Nacional, conseguiu 33 internacionalizações e cinco golos nas últimas três épocas. A clubite aguda, crónica, irracional, não permite uma opinião consensual em seu redor.

Talvez a partida para o extremo europeu atenue as trompas da intolerância.

Não é todos os dias que um clube oferece 22 milhões de euros por um defesa de 28 anos.

Na Rússia só vai faltar «a areia da Póvoa»

Na Rússia, em São Petersburgo, Bruno Alves vai ter futebol, família e amigos. Só não vai ter praia e beach volley, o hobby da sua perdição. «Tínhamos vindo a falar sobre o Zenit nos últimos dias. Ele vai gostar da Rússia, pois terá a oportunidade de viver numa cidade histórica e muito bonita. O Bruno só está triste por não poder ter lá a areia da Póvoa», diz Geraldo (Steaua Bucareste), irmão do novo jogador do Zenit, ao Maisfutebol.

«O estrangeiro é uma aventura, mas estou certo que tudo lhe vai correr bem. O Bruno não é aquilo que as pessoas vêem nos relvados. É uma pessoa afável, discreta e que nunca esqueceu as raízes. Tenho um irmão humilde e que adora crianças. Quem o conhece diz sempre que ele não é nada do que aparenta ser.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Bruno no seu melhor (Video)

É oficial, Bruno Alves no Zenit de St. Petersburg - segundo o comunicado que a SAD dos «Dragões» enviou à CMVM -, por 22 milhões de euros.


COMUNICADO:


A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código os Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a um acordo de princípio com o Football Club Zenit St. Petersburg (Zenit) para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Bruno Alves pelo valor de 22.000.000 € (vinte e dois milhões de euros).

Mais se informa que a formalização final deste acordo está dependente da celebração do contrato de trabalho do atleta com o Zenit, assim como da conclusão dos exames clínicos a que se irá submeter, com o consentimento da Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD.

O Conselho de Administração

Porto, 3 de Agosto de 2010

Supertaça: João Ferreira é o árbitro do clássico



João Ferreira foi o árbitro nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação para apitar a Supertaça do próximo sábado, entre Benfica e F.C. Porto.


O juíz de Setúbal, terceiro na classificação de árbitros da época passada, foi assim designado para o primeiro jogo oficial da época, marcado para o Estádio Municipal de Aveiro, às 20h45.

in "maisfutebol.iol.pt"

Zenit anuncia Bruno Alves quarta-feira na Rússia para assinar



A notícia já estava a ser avançada por vários jornais russos e foi confirmada pela voz do director-geral Maxim Mitrofanov ao Maisfutebol: Bruno Alves vai ser jogador do Zenit. O central viaja esta quarta-feira directamente para São Petersburgo para fazer os necessários exames médicos e assinar contrato com o clube russo.


O acordo entre Zenit e F.C. Porto está concluído. «Temos acordo total com o F.C. Porto», revelou Maxim Mitrofanov. «Hoje à noite vamos finalizar os detalhes do contrato do atleta. A ligação que vamos propor é de quatro anos, mas se o Bruno Alves pretender cinco anos, por exemplo, não será impeditivo.»

Com este anúncio fica concluída a longa ronda negocial. Maxim Mitrofanov não revela os valores do negócio, que a imprensa russa situa abaixo dos vinte milhões, dizendo só que é uma transferência apenas financeira. «O negócio não envolve a troca de mais nenhum atleta, embora essa tenha sido uma possibilidade falada.»

O director-geral rejubila de resto com a transferência que deve ser oficializada amanhã. «O Zenit está a escrever uma página brilhante na sua história com esta transferência. O Bruno Alves é um jogador de topo e sinto-me extremamente feliz por poder dar esta prenda ao Zenit. Vamos ficar muito mais fortes e maiores.»

Já esta terça-feira, pela manhã, tinha sido o treinador Luciano Spaletti a falar da possível contratação do central portista. O italiano referiu que o Zenit «vai comprar um central», fechando-se em copas quando se perguntava pelo nome do portista. «Bruno Alves é um jogador de que gostamos. Mas nesta altura ainda não assinou.»

A transferência de Bruno Alves para o clube russo onde já alinham Danny e Fernando Meira estava iminente há vários dias, depois de uma longa ronda negocial entre os clubes. O capitão portista ainda não realizou, de resto, qualquer jogo de preparação com a camisola do F.C. Porto desde que regressou de férias.

in "maisfutebol.iol.pt"

Nomes grandes aguardam sorteio


O FC Porto é um dos nomes grandes do futebol europeu a entrar em cena no "play-off" da UEFA Europa League, com Sporting e Marítimo em boa posição para acompanharem os "dragões" no sorteio de sexta-feira.
FC Porto, PFC CSKA Moskva e PSV Eindhoven são algumas das equipas que vão entrar em cena no sorteio do "play-off" da UEFA Europa League, sexta-feira, em Nyon, pelas 12h30 (de Portugal Continental), transmitido em directo no UEFA.com.


Presenças habituais na UEFA Champions League, as três equipas encontram-se entre as 24 que vão iniciar a sua participação europeia da presente temporada na primeira mão do "plays-off" da UEFA Europa League, agendada para 19 de Agosto, estando as partidas da segunda mão marcadas para uma semana mais tarde. A elas juntar-se-ão as 35 equipas provenientes da terceira pré-eliminatória da prova e as 15 derrotadas na terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League.

Sporting e Marítimo estão em boa posição para ultrapassar, quinta-feira, os respectivos adversários na terceira pré-eliminatória da UEFA Europa League e juntarem-se, assim, ao FC Porto no sorteio dos "play-offs", o mesmo sucedendo a outros nomes grandes do futebol europeu, como a Juventus e o Liverpool, apenas dois dos vários antigos campeões europeus a marcar presença no sorteio de sexta-feira. Para além deles, e do FC Porto, envolvidos estarão também PSV, FC Steaua Bucureşti, Aston Villa FC, Feyenoord e BV Borussia Dortmund.

Merecedoras de destaque são, igualmente, as presenças do Manchester City FC e do CSKA de Moscovo, vencedor da Taça UEFA em 2005. Nota ainda para a presença do Dundee United FC, hoje uma equipa mais modesta, mas que disputou, no passado, uma final da Taça UEFA, em 1987, da qual saiu derrotado, ao perder por 2-1 diante do IFK Göteborg.

Formato do sorteio

Os 74 clubes presentes serão divididos em sete grupos para o sorteio (cinco grupos de dez equipas e dois de 12). Em cada um desses sete grupos as formações estarão divididas em igual número de cabeças-de-série e não cabeças-de-série, de acordo com a sua posição no ranking de clubes da UEFA no arranque da temporada. Será sorteada uma bola do pote dos cabeças-de-série e outra do pote dos não cabeças-de-série para um terceiro pote, vazio, onde as duas bolas serão baralhadas. A equipa correspondente à primeira bola a ser, depois, sorteada de entre as duas, disputará em sua casa a partida da primeira mão. Equipas da mesma federação não se poderão defrontar.

Clubes com entrada directa no "play-off" da UEFA Europa League

Clube Coeficiente

FC Porto (POR) [VT] 76.659

PFC CSKA Moskva (RUS) 66.758

PSV Eindhoven (NED) 66.309

FC Steaua Bucureşti (ROU) 47.898

LOSC Lille Métropole (FRA) 46.748

Bayer 04 Leverkusen (GER) 40.841

Paris Saint-Germain FC (FRA) [VT] 39.748

Club Brugge KV (BEL) 36.580

US Città di Palermo (ITA) 35.867

Getafe CF (ESP) 33.951

Manchester City FC (ENG) 33.371

AEK Athens FC (GRE) 25.979

Aston Villa FC (ENG) 25.871

FC Lokomotiv Moskva (RUS) 25.758

FC Metalist Kharkiv (UKR) 25.410

Feyenoord (NED) 16.309

SSC Napoli (ITA) 14.867

BV Borussia Dortmund (GER) 14.841

Grasshopper-Club (SUI) 12.675

SC Vaslui (ROU) 11.398

Trabzonspor (TUR) [VT] 10.390

SC Tavriya Simferopol (UKR) [VT] 7.910

Dundee United FC (SCO) [VT] 5.158

in "uefa.com"

Liga Europa: F.C. Porto é a equipa mais cotada já no «play-off»

O F.C. Porto é a equipa mais cotada entre as que esperam pelo sorteio do «play-off» da Liga Europa, marcado para esta sexta-feira, pelas 12h30. Os «dragões» encabeçam uma lista onde estão equipas como o PSV, Bayer Leverkusen ou Manchester City e são naturalmente cabeças-de-série.


O Sporting também terá esse estatuto se afastar o Nordsjaellands e garantir o apuramento, enquanto o Marítimo, virtualmente apurado depois de vencer o Bangor City por 8-2 na primeira mão, já sabe que não será cabeça-de-série.

Das equipas já em competição na terceira pré-eliminatória, a única com melhor coeficiente que o F.C. Porto é o Liverpool, que está em vantagem frente ao Rabotnicky.

Antes do sorteio, as equipas serão divididas em sete grupos, tendo cada um número igual de cabeças-de-série e não cabeças-de-série. Os confrontos são definidos dentro de cada um desses grupos.

As equipas já no «play-off» são: F.C. Porto, CSKA Moscovo, PSV Eindhoven, Steaua Bucareste, Lille, Bayer Leverkusen, PSG, Club Brugge, Palermo, Getafe, Manchester City, AEK Atenas, Aston Villa, Lokomotiv Moscovo, Metalist, Feyenoord, Nápoles, Borussia Dortmund, Grasshopers, Vaslui, Trabzonspor, Simferopol, Dundee United.

in "maisfutebol.iol.pt"

Ruben no terreno - mas ainda trabalha à margem do grupo

Já foi possível ver Ruben Micael nos relvados do Olival, em mais um treino de preparação para a Supertaça. O madeirense está a contas com uma mialgia na coxa direita e, ontem, apenas fez tratamento, mas na sessão desta manhã já evoluiu no terreno. Em todo o caso, fê-lo à margem do resto do grupo de trabalho.


O médio teve uma sessão mais ligeira do que a dos colegas e na companhia do recuperador-físico António Dias. A três treinos e quatro dias do jogo com o Benfica, a presença de Ruben Micael entre as opções para a Supertaça começa a estar garantida. A entrada para o onze portista é que ainda é incerta...

Quem estará garantidamente de fora dessa partida são Mariano González e Bruno Alves. O argentino, que foi o único ausente no treino desta manhã, continua a recuperar de uma lesão grave e o português está castigado, pois foi expulso no final da Taça de Portugal, frente ao Chaves. Para além disso, o central está de saída do FC Porto e deve assinar pelo Zenit ainda esta semana. Ou seja, o jogo no Jamor deverá ter sido o seu último com a camisola do FC Porto...

In "record.pt"

«Prediger está há dez dias apreensivo no Porto», diz irmão

Sebastian Prediger está na cidade do Porto há dez dias e sem saber o que o futuro lhe reserva. «O meu irmão sente-se apreensivo e não pode treinar com a equipa principal», confessou na noite desta segunda-feira, Ezequiel Prediger ao Maisfutebol.


O empresário do médio-defensivo contratado pelo F.C. Porto no Verão de 2009 ao Colon, pela módica quantia de 3,7 milhões de euros, continua a indicar o Aris Salónica como o passo seguinte na carreira do atleta. «O que falta? Acordo entre os clubes sobre a quantia a pagar pelo empréstimo. Apenas isso», revela.

Farías apresenta-se quinta-feira no Cruzeiro

«O Sebastian quer muito ir para o Aris. Vai jogar na Liga Europa e trabalhar com o Hector Cúper, que gosta dele desde os tempos do Colón. O mais importante para nós é que continue a haver uma ligação ao Porto.»

Para o irmão de Prediger, está a faltar a Sebastian «uma adaptação mais eficiente» ao futebol europeu. «Para isso acontecer, ele tem de somar jogos num clube da Europa. A partir daí, estou certo que ele vai mostrar valor para ser jogador do F.C. Porto.»

3,7 milhões divididos em 239 minutos

Internacional argentino, passe avaliado em 3,7 milhões, contrato de quatro temporadas. Os dados lançados inicialmente sugeriam uma relação profícua e harmoniosa entre as partes. Debalde. Sebastian Prediger fez somente três partidas oficiais com a camisola do F.C. Porto: duas para a Taça da Liga (149 minutos) e uma na Taça de Portugal (90 minutos).

Tudo sobre o mercado de transferências

«Ele sempre elogiou o clube e a cidade. O problema era mesmo não jogar, pois o treinador nunca apostou nele. O pior foi quando ele viu o Tomás Costa a jogar no lugar dele.»

Prediger acabou por ser cedido ao Boca Juniors e a sua condição de suplente raramente utilizado não se alterou. Nesta altura, é justo afiançar que numa temporada Prediger passou de promessa esfusiante a preocupante decepção

in "maisfutebol.iol.pt"

Belluschi ganha força


Fernando Belluschi deve juntar-se a Fernando e João Moutinho no trio de meio-campo que André Villas-Boas vai lançar, sábado (20.45), no jogo frente ao Benfica, referente à Supertaça Cândido de Oliveira. O argentino já estava na calha para a titularidade, mas a lesão contraída por Ruben Micael, frente ao Bordéus, vem trazer mais força a essa possibilidade. O camisola número 7 dos azuis e brancos poderá dar, assim, seguimento à boa exibição que assinou no derradeiro jogo da pré-temporada portista.


Mais uma vez, o azar de uns é a sorte de outros, pois foi precisamente frente a essa equipa francesa que Ruben Micael se ressentiu de uma lesão que havia contraído na véspera perante o PSG. O madeirense até deve recuperar a tempo de ser opção frente ao Benfica, mas falhou o treino de ontem e começou a perder terreno para o seu concorrente direto. A época é longa e todas as armas são necessárias, pelo que não vale a pena arriscar nova recaída. Belluschi fica, desta forma, com via aberta para o primeiro onze oficial da era Villas-Boas.

Reavaliação

No final do jogo com o Bordéus, recorde-se, o treinador abordou a lesão de Ruben Micael e garantiu que não era preocupante. O médio português foi ontem reavaliado pelo departamento médico do clube e acabou por não se treinar com os restantes companheiros, tendo feito apenas tratamento ao seu problema físico. No final da sessão, o boletim clínico dissipava as dúvidas: Ruben está a contas com uma mialgia na coxa direita.

Cenário

De resto, e apesar de André Villas-Boas ter escondido o jogo relativamente ao onze que vai utilizar no primeiro encontro oficial da época, tudo leva a crer que João Moutinho e Fernando estão seguros no meio-campo titular. Basta analisar a pré-época das restantes opções para o miolo.

Raul Meireles, por exemplo, ainda não fez qualquer jogo e a sua saída está iminente; Souza ainda está em processo de adaptação ao clube e ao futebol europeu; Castro continua verde para um clássico com o principal rival; e Guarín vem de lesão, pelo que apenas somou 52 minutos de competição durante esta pré-temporada. Visto isto, o meio-campo titular parece estar definido...

Gomes dá a cara na UEFA


O FC Porto vai conhecer na sexta-feira o nome do adversário com quem discutirá um lugar na fase de grupos da Liga Europa. O sorteio do playoff, cujos jogos se disputam a 19 e a 26 deste mês, marca também a estreia de Fernando Gomes nestas lides. O antigo matador e atual funcionário da SAD vai representar os dragões em Nyon, assumindo um papel que, no passado, era desempenhado por Vítor Baía.


O antigo guarda-redes pôs um ponto final no seu trabalho como diretor das relações externas, tendo mesmo abandonado a estrutura da SAD. Apesar de não haver, oficialmente, qualquer anúncio de um novo titular da pasta, a verdade é que o Bibota se perfila como a figura emergente para representar a imagem do FC Porto. Integrado por Pinto da Costa na estrutura dirigente, o ex-avançado tem surgido amiúde nas casas e delegações azuis e brancas.

No último fim de semana, acompanhou a equipa no Torneio de Paris, confirmando-se que vai ser uma presença mais regular nos grandes eventos. Aos 53 anos, passará a ser o rosto do clube nos sorteios nacionais e europeus

in "record.pt"

À espera de Kléber

André Villas-Boas quer mais um avançado e Kléber ainda está nas cogitações portistas. Esta é uma grande novela que só não conhece fim porque o Marítimo exige contrapartidas para libertar o jogador com quem tem um contrato por empréstimo.


Entre dragões e Atlético Mineiro está tudo certo e os clubes estudam uma tomada de posição conjunta que desbloqueie esta operação. O caso é jurídico e assenta no entendimento que as partes fazem daquilo que está estipulado entre os brasileiros e os insulares.

Entre muitos avanços e recuos, há a convicção de que Kléber acabará por ser jogador do FC Porto, ele que se treina à parte há várias semanas e que espera pela conclusão do negócio, dependente da tal desvinculação ao Marítimo.

Farías resolvido

De acordo com Dimas Fonseca, diretor de futebol do Cruzeiro, Farías é esperado em Belo Horizonte na quinta-feira. “Está tudo resolvido”, disse este responsável, que informou que o avançado rescindiu o seu contrato na Invicta ontem, só conseguindo voo para Minas Gerais amanhã

in "record.pt"

Igor Korneev: «Fechar o negócio ainda esta semana»

Igor Korneev garantiu, ontem, a Record que prosseguem as negociações entre o Zenit e o FC Porto para a transferência de Bruno Alves. Mais do que isso, o diretor-desportivo do Zenit mostrou-se esperançado de que tudo fique resolvido o mais brevemente possível.


“Esse é o nosso desejo. Esperamos fechar o negócio ainda esta semana”, afirmou o dirigente ao nosso jornal, mas sem querer alongar-se muito mais sobre esse assunto. “Estamos em negociações e, por isso, não posso falar de valores nem tão-pouco da proposta inicial que apresentámos. Vamos aguardar na esperança de que tudo fique resolvido quanto antes”, acrescentou.

Bruno Alves, de resto, continua a treinar-se com o FC Porto há já duas semanas, mas não foi utilizado em nenhum dos três jogos de preparação que a equipa disputou nesse período. “Não, não sei os motivos pelos quais ele não tem jogado. Isso é uma pergunta que terão de fazer ao treinador”, atirou Korneev. Villas-Boas, de resto, já se pronunciou sobre o assunto, deixando claro que ainda não chegaram propostas válidas ao Dragão. Não só pelo defesa-central, mas também por Raul Meireles.

“Têm um valor alto de mercado e, portanto, não abdicaremos deles. Se o mercado os deseja, que paguem o valor que têm os jogadores de qualidade”, disse o treinador, no final da partida com o Bordéus, deixando no ar a hipótese de vir a utilizá-los nos jogos oficiais que se avizinham, caso até lá nenhum clube apresente a proposta desejada pelos portistas. “Neste momento, contam tanto como os outros. Não temos de os gerir em função dos clubes aos quais eles possam interessar.”

in "abola.pt"

Bruno Alves pronto a sair

Valores da transferência finalmente acordados entre os clubes. Detalhes do negócio estão a adiar a mudança do central para o Zenit. Patrocinador dos russos já anuncia uma estrela.


A transferência de Bruno Alves estava ontem, até ao fecho desta edição, presa por detalhes. Ao que A BOLA conseguiu apurar, FC Porto e Zenit já nem sequer discutiam os valores da operação, dado terem chegado finalmente a acordo.

Montante desconhecido, ainda que balizado entre os 18 milhões de euros que o emblema de São Petersburgo propunha e os 23 milhões que os portistas reclamavam.

As condições oferecidas pelo Zenit ao jogador já tinham sido entretanto acauteladas. Se bem que oficiosamente, números vindos a público revelavam que Bruno Alves poderá vir a receber de salários qualquer coisa como 1,9 milhões anuais.

Até ontem à noite, e a reforçar a ideia que Bruno Alves poderá de uma vez por todas fazer as malas, a operação já não envolvia os presidentes dos dois clubes, mas sim os seus quadros superiores, porque se tratavam apenas de questões do foro burocrático e jurídico. Como estavam a ser ultimadas as negociações, tudo indicava que ainda durante a madrugada a transferência pudesse ser concretizada.
 
in "abola.pt"

Cruzeiro confirma Farías

Farías deveria chegar hoje a Belo Horizonte para formalizar o contrato com o Cruzeiro, mas, afinal, só chegará ao Brasil esta quinta-feira. O atraso, segundo Dimas Fonseca, director do futebol, não significa qualquer problema no acordo, que está fechado. O FC Porto recebe em troca os 50 por cento do passe de Maicon que pertenciam ao Cruzeiro, como já se sabia

in "ojogo.pt"

Rúben Micael só fez tratamento


Após duas derrotas no Torneio de Paris, o FC Porto iniciou a preparação da Supertaça Cândido de Oliveira com Pinto da Costa a assistir ao treino. O presidente portista quis dar um sinal de que confia no grupo de trabalho, apesar dos maus ensaios do fim-de-semana. Enquanto os jogadores aqueciam, o presidente falou demoradamente com André Villas-Boas no relvado.


Mariano e Rúben Micael foram os únicos ausentes. O médio saiu lesionado do jogo com o Bordéus e, segundo o clube informou, está a contas com uma mialgia na coxa direita. O problema deve ser solucionado a tempo do clássico que abre a temporada. Mariano será, assim, o único indisponível, ainda que haja jogadores com pouco ritmo.

Villas-Boas e a maldição dos últimos dez minutos


Villas-Boas parece ter levado para o FC Porto um problema que foi notório na Académica que orientou na época passada: os golos sofridos nos últimos dez minutos dos jogos, fruto de distracções defensivas, muitas delas em lances de bola parada. Dos 31 golos sofridos pela Académica com Villas-Boas como treinador, quase um terço (10) sucedeu nesse período fatídico e só num dos jogos isso não custou pontos. Dito de outra forma, se os jogos tivessem 80 minutos, a Académica teria mordido os calcanhares aos emblemas que ficaram nos lugares europeus. Nesta pré-época, mais concretamente no Torneio de Paris, o FC Porto perdeu os dois jogos por causa de golos sofridos aos 84' e 90' minutos. Claro que tem a atenuante de estar em testes e de as constantes substituições quebrarem o ritmo e a concentração dos atletas. Contudo, são erros que precisam ser trabalhados para evitar dissabores quando os jogos forem a "doer". E o primeiro é já no sábado contra uma equipa bastante forte nesses lances ofensivos.

in "ojogo.pt"

Leis de mercado atrapalharam na preparação

À margem do que se passou nas quatro linhas, a pré-época portista está a ser marcada pela gestão de mercado. Walter demorou a entrar e, nas saídas, enquanto não chegam (ou não chegavam...) propostas que representassem o seu valor de mercado, conforme Villas-Boas referiu, Bruno Alves e Raul Meireles limitaram-se a treinar. Não foram usados em nenhum dos jogos tendo, inclusive, ido a Paris apenas para ver os companheiros jogar. Se o caso de Bruno Alves se encaminha para o desfecho, ainda há Raul Meireles para resolver. Um e outro ficaram sempre fora das opções. Independentemente de qualquer negócio, Bruno Alves seria sempre carta fora do baralho para o jogo da Supertaça com o Benfica, porque cumpriria castigo. Meireles não tem essa condicionante, faltando saber se o facto de estar apontado ao mercado condiciona a escolha. Curiosamente, para além do papel defensivo, Bruno Alves era igualmente um elemento fundamental nas bolas paradas, surgindo várias vezes a marcar livres ou na zona de conclusão. Meireles assumia também papel nuclear na marcação de livres e de cantos, elementos que Villas-Boas tem trabalhado sem o contributo de ambos nestes primeiros ensaios.

in "ojogo.pt"

Esqueleto ainda abana na defesa

Terminaram as experiências da pré-temporada e o Torneio de Paris acentuou os problemas defensivos do FC Porto nas bolas paradas, que Villas-Boas já admitiu ser urgente rectificar. É nesse cuidado que se centrará a semana de trabalho iniciada ontem, mas há mais questões para afinar de maneira a tornar a equipa mais competitiva para o início de época, que arranca com um clássico em que se discute um troféu. Villas-Boas testou várias combinações, procurando que todos ficassem em igualdade de circunstâncias, e ainda não definiu o onze para a Supertaça. Ou melhor: pela soma dos minutos, percebe-se que o esqueleto do meio-campo para a frente deverá coincidir com os mais utilizados (dúvida no lado esquerdo do ataque), sobrando interrogações na defesa. Muitas.


O regresso a conta gotas dos internacionais condicionou a distribuição de minutos nos seis jogos efectuados e prejudicou a assimilação das ideias do novo treinador. Além disso, a defesa viu-se privada do rei das bolas aéreas, porque Bruno Alves esteve numa espécie de quarentena. Sereno tem sentido dificuldades e só agora é que Rolando voltou para fazer dupla com Maicon. Nas laterais, os titulares da época passada só chegaram há uma semana e estão sem ritmo para grandes aventuras, ainda que pelo menos Álvaro Pereira deva ser titular já no sábado. No meio-campo, nota-se estabilidade nas escolhas. Porém, Villas-Boas quer uma equipa forte na circulação rápida de bola e a pressionar bem alto, mecanismos diferentes dos de Jesualdo.

Na frente, as apostas são fáceis de adivinhar, mas a finalização está longe de ser ideal. Hulk está em grande forma e vai disfarçando esses problemas. A equipa até tem criado várias oportunidades, mas a pontaria está por afinar: Falcao fez 348 minutos sem facturar. Walter fez os primeiros jogos e marcou, mas ainda não tem "pernas" para 90 minutos. No lado esquerdo, há três bons candidatos à vaga, mas nenhum está a desequilibrar: Varela voltou de lesão, Rodríguez procura voltar à forma depois de uma época para esquecer e James tem enorme potencial, mas ainda está no processo de adaptação.

A única certeza que fica da pré-época é que este FC Porto vai continuar a jogar em 4x3x3, com defesa à zona, privilegiando a circulação de bola.

in "ojogo.pt"

Rolando: "Vamos tapar esse buraco"

Há um 'se' na resposta, mas a verdade é que a saída de Bruno Alves para o Zenit já começa a ser comentada por antecipação pelos próprios companheiros. Rolando é uma peça-chave desse enredo por razões óbvias e dá duas certezas. "Se o Bruno sair, vou sentir a sua falta, mas já estou habituado a ver sair grandes jogadores. Vai ficar um buraco, mas o jogador que vier a seguir, com trabalho, vai conseguir tapá-lo. É uma pena vê-lo sair, mas, se for bom para ele e para o clube... Se for embora, que seja para conseguir uma vida melhor e que seja feliz. Nós vamos fazer tudo para conseguir os nossos objectivos", explicou Rolando.


Saindo Bruno Alves, o mais certo é que venha outro central, embora Rolando se apresse a serenar os adeptos com as opções actuais. "O Maicon já fez alguns jogos importantes e tem qualidade. O Sereno é um grande jogador e gosto muito dele, apesar de ser a primeira vez que estou a jogar ao seu lado. Provou que tinha qualidade em Guimarães e esteve bem em Espanha. Qualquer um de nós conseguirá corresponder às expectativas do clube. Os adeptos que fiquem descansados." Ora, no sábado, com o Benfica, Rolando e Maicon são os grandes candidatos aos lugares. "Já joguei com o Maicon e demo-nos bem. Houve entrosamento. Se formos ambos escolhidos, corresponderemos. Se for o Sereno, também."

O jogo com o Benfica já domina, obviamente, as atenções dos jogadores portistas e Rolando reconhece a importância extra de uma vitória. "Ganhar a um grande é diferente, porque a rivalidade é maior e os adeptos levam estes jogos a peito. Nós também sentimos estes jogos de maneira diferente, devido à motivação e ao ambiente que o rodeia. Ganhando, será uma excelente motivação para o resto da época. Começar bem é melhor e vamos tentar ganhar o troféu."

A treinar há menos tempo do que os companheiros, Rolando disse ter encontrado "um plantel com muita vontade de trabalhar e de triunfar", com o objectivo final "de devolver o clube ao lugar que merece". "Temos qualidade suficiente para alcançar os objectivos que estão traçados", acrescentou ainda.

As impressões do defesa-central sobre André Villas-Boas são as melhores. "Até agora levo duas semanas de trabalho e estou a gostar dos métodos. São diferentes em relação aos outros treinadores que tive. O trabalho do treinador está a ser aceite pelo grupo e vamos continuar a assimilar as ideias dele, sempre com o objectivo final de ganharmos. É para isso que trabalhamos. Vamos ver daqui a uns tempos como será, mas espero que ganhe títulos", disse.

Miguel Lopes

"FC Porto vive de títulos"

Escolhido também para apresentar formalmente as novas camisolas, Miguel Lopes confessou que não se sente em vantagem na luta pelo lado direito da defesa. "Fucile esteve no Mundial", diz, indiferente às notícias da saída do uruguaio. "Só tenho de pensar em trabalhar e não se o Fucile vai ou não sair. Ele está connosco, assim como o Sapunaru, e o principal é ajudar o FC Porto". Ganhar é obrigatório. "Este grupo é mentalmente forte. O FC Porto tem de ganhar títulos este ano. Sem ganhar títulos não é o FC Porto", rematou. O primeiro é já no sábado.


Guarín

"Quero repetir nível do final da época"

Guarín esteve irreconhecível no final da época passada. Para melhor. O colombiano concorda e quer repetir. "A motivação é essa: repetir o nível da parte final da época. Foi muito bom". O médio arrancou os trabalhos lesionado e confessa que terá de acelerar agora. "Estou em desvantagem em relação ao grupo, mas tranquilo e a aumentar o ritmo dia a dia. Tive um bom trabalho com os preparadores e, agora, tenho-me integrado no grupo. Espero conseguir o nível de jogo ideal", diz. "Melhorar a cada jogo é o nosso objectivo, de forma a ganharmos jogos e títulos".

Pioneiro na reciclagem



FC Porto é o primeiro clube em Portugal a utilizar uma camisola fabricada a partir da reciclagem de garrafas de plástico, em respeito pelas normas ambientais. Mais leve e confortável são duas características apontadas por Rolando, Guarín e Miguel Lopes. "Esteticamente, a camisola é similar, mas é diferente em termos do material usado. É mais confortável. Transpira-se muito a jogar futebol, mas esta camisola não fica pesada", justifica o central. Guarín aplaude a preocupação ambiental. "É uma boa experiência vestir uma camisola com material que combate o desperdício. A preocupação ambiental é muito importante." Já Miguel Lopes diz que a camisola "é mais confortável", aprovando a iniciativa. "Acho fantástica a preocupação ambiental". Mas, segundo Miguel Lopes, faltava uma coisa à camisola para ser perfeita: "Falta-lhe o escudo de campeão aqui no braço, mas vamos tê-lo."

in "ojogo.pt"

Bruno Alves no Zenit

                                  

Bruno Alves vai mesmo juntar-se a Danny e Fernando Meira no Zenit. O acordo entre o FC Porto e o emblema russo está alinhavado e deverá ficar fechado entre hoje e amanhã por uma verba, segundo apurou O JOGO, a rondar os 22 milhões de euros. Esta saída obriga os portistas a irem ao mercado - restam Maicon, Rolando e Sereno - e O JOGO sabe que, tratando-se de uma posição sensível para preencher, a aposta vai recair num jogador de topo que não chegue apenas para completar o quarteto de centrais. O nome ainda está guardado a sete chaves, mas a aposta será na qualidade, em alguém que tenha condições para se impor e até assumir protagonismo.


O Zenit aceitou melhorar os valores da primeira proposta revelada por O JOGO a 21 de Julho e prepara-se para oferecer um contrato milionário a Bruno Alves com a duração prevista de quatro temporadas. As conversas nunca foram interrompidas e mesmo com o Zenit a contratar outro central (Lukovic, da Udinese) Bruno Alves continuou a ser uma prioridade do técnico Luciano Spalletti. As boas relações de Jorge Mendes, empresário do central, com o clube russo facilitam o acordo.

Curiosamente, ontem, a Imprensa russa fez eco de uma revelação de Alexei Miller, o principal accionista do clube e dono da Gazprom, que garantia para breve a chegada de um grande reforço. "Será um jogador de topo, desses que têm sido relacionados com o Zenit regularmente na Imprensa". Deveria estar a referir-se ao internacional português.

Conversa com o treinador

Antes de o treino começar, André Villas-Boas teve uma curta conversa com Bruno Alves. O defesa-central não jogou em Paris, tal como Raul Meireles, e ontem, pelo que se viu, treinou normalmente. Na corrida de aquecimento liderou o grupo. Pela última vez?

in "ojogo.pt"